• Nenhum resultado encontrado

Superando os desapontamentos

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 115-118)

Clamaram a ti, e foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram.

Salmos 22.5

Com frequência nossos maiores desapontamentos ocorrem quando as pessoas falham conosco, ou pelo menos quando nós sentimos que falharam. Pessoas podem nos ferir profundamente. Às vezes elas sabem que estão nos ferindo, mas outras vezes estão apenas fazendo o melhor que podem. Porém, qualquer que seja o caso, o nível de realização e de felicidade que experimentamos não pode depender de outras pessoas; deve depender de Deus.

É evidente que temos de confiar em outras pessoas para algumas coisas, e é doloroso quando elas não correspondem. No entanto, nosso sucesso supremo e nossa alegria não devem depender de pessoas. Não há por que prolongar o sofrimento que sentimos quando alguém faz ou deixa de fazer algo conosco, pois acima de tudo nossa recompensa está nas mãos de Deus.

Também ficamos desapontados quando acreditamos que fracassamos de alguma forma, talvez devido à falta de cuidado, ou mesmo após havermos empregado nossos melhores esforços. Mesmo quando temos de arcar com as consequências das escolhas erradas que fizemos, Deus continua do nosso lado (cf. Mq 7.8). Mesmo diante dos nossos piores fracassos, Deus age para o nosso bem, desde que nos humilhemos na sua presença.

Lembre-se desta verdade: erramos quando esperamos demais de nós mesmos, de outras pessoas e da vida – quando nossas expectativas deviam se concentrar em Deus. Senhor, só tu és o meu guia, meu companheiro, minha força e minha vida. Em tempos de grande desapontamento, me apegarei a ti. Recuso-me a permitir que o desapontamento encha minha mente, minhas emoções e se revele no meu semblante. Entrego a ti todos os detalhes da minha vida, até mesmo a dor que sinto no coração. Usa-a para me aperfeiçoar e para te glorificar. Obrigada por tua bondade infinita para comigo.

Leia Salmos 24 e reflita.

Desafios para a esposa que ora

Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos. Salmos 24.3-4 O grande desafio de ser uma esposa que ora, além do tempo que isso exige, é manter o coração puro. Para se comunicar livremente com Deus, seu coração precisa estar em ordem diante dele. Por isso, o ato de orar pelo marido deve ser precedido pelo ato de orar pela esposa dele. Se você abriga ressentimento, raiva, rancor ou uma atitude que não agrada a Deus, mesmo que os pedidos sejam legítimos, será difícil receber respostas para suas orações.

Se, contudo, você entregar esses sentimentos a Deus com total honestidade e se dedicar à oração, seu casamento passará por mudanças drásticas, que certamente não aconteceriam de nenhuma outra maneira.

Comece pedindo ao Senhor que lhe revele como colocar seu marido antes dos filhos, do trabalho, da família, dos amigos, das atividades e de quaisquer outros interesses. Peça-lhe que a ajude a resgatar as ocasiões em que seu marido foi levado a duvidar disso. Esse princípio é fundamental e faz parte do projeto de Deus para o casamento. Peça perdão, caso tenha sido negligente nessa área.

Em seguida, ore pedindo que Deus lhe mostre como organizar suas prioridades, de modo que você não ocupe seu tempo com coisas que a consomem ou não têm propósito eterno. Os reflexos de sua atitude e os resultados de suas orações serão sentidos no seu casamento antes mesmo que você possa imaginar. Querido Deus, declaro que tu és Senhor sobre minha vida. Ajuda-me a te buscar a cada dia e a organizar minhas prioridades de forma correta. Orienta-me sobre o que fazer neste momento para mostrar ao meu marido que ele ocupa um lugar importante em meu coração.

Leia Salmos 25.4-5, 8-10 e reflita.

Aprendendo a caminhar com Deus

Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores. Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho. Salmos 25.8-9 Quando caminhamos com alguém a quem amamos, gostamos de fazê-lo de mãos dadas. O mesmo ocorre com Deus. Ele nos ama tanto que deseja que andemos com ele seguros em sua mão. A diferença é que ele não quer que a soltemos, nunca. De fato, sua vontade é que nos tornemos mais e mais dependentes dele. Deus quer que escalemos alturas que nem imaginamos, mas para isso temos de atravessar os vales profundos e os caminhos estreitos da vida, onde poderíamos nos perder facilmente.

O fato é que não existe um meio de seguirmos em segurança, sozinhos. Jamais conheceremos a alegria da verdadeira liberdade até que entendamos que não podemos dar um passo sem sua ajuda. Mas, cabe a nós a iniciativa. Jamais aprenderemos a caminhar com Deus se não dermos o primeiro passo. Não podemos nos deixar paralisar pelo medo. Deus só abriu as águas do Jordão para os israelitas depois que eles colocaram os pés na água (Js 3.15-16). Ele sempre exige que o primeiro passo seja nosso. Mas, para dá-lo, temos de olhar para Deus, segurar-lhe a mão. Só depois desse primeiro passo é que ele nos mostrará os passos subsequentes. Descobriremos como evitar o que nos separa dele e do que ele tem preparado para nós. Quando caminhamos com Deus ele nos ensina a caminhar à luz da sua verdade, revelação e amor. Pai celestial, quero andar segura em tua mão. Ajuda-me a não temer e a dar o primeiro passo. Sei que nesse momento abrirás o caminho por onde desejas que eu vá. Reconheço que, ao tentar andar sozinha, desvio- me dele. Mesmo quando eu não puder ver exatamente para onde vou, dá-me confiança de que podes e me capacitarás a chegar ao meu destino. Ajuda-me a depender totalmente de ti, pois sei que essa é minha maior bênção.

Leia Salmos 27.1-3 e reflita.

No documento Bom Dia! - Stormie Omartian.pdf (páginas 115-118)