• Nenhum resultado encontrado

Superintendências Regionais de Ensino: estrutura, competências e atividades referentes à administração de pessoal que estão sob sua

1 O CASO DE GESTÃO: A SUPERINTENDÊNCIA DE PESSOAL, SUAS ATRIBUIÇÕES E SUA RELAÇÃO COM AS SUPERINTENDÊNCIAS REGIONAIS

1.4 Superintendências Regionais de Ensino: estrutura, competências e atividades referentes à administração de pessoal que estão sob sua

responsabilidade

Em linhas gerais, a estrutura das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), assim como as atividades relacionadas à administração de pessoal dos servidores lotados em Unidades sob a sua jurisdição. Ao trazermos a estrutura e as atividades sob a responsabilidade das SREs, objetivamos apresentar as mesmas como importantes Órgãos da SEE, responsáveis diretamente pela descentralização dos procedimentos constantes na Lei Delegada nº 180/2011 e no Decreto nº 45.849/2011, bem como suas responsabilidades no que tange aos procedimentos administrativos referentes a servidores vinculados às unidades sob a jurisdição de cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino.

De acordo com a Lei Delegada nº 180/2011, a estrutura orgânica das SREs é assim constituída: “[...] Gabinete da Superintendente, Assessoria e três diretorias, a saber: Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI), Diretoria Educacional (DIRE) e Diretoria de Pessoal (DIPE)” (MINAS GERAIS, 2011, s/p).

Já as sete SREs de maior porte possuem, cada uma, duas Diretorias Educacionais e, nesse caso, essas SREs têm em suas estruturas quatro diretorias. Eis a estrutura orgânica padrão das SREs, adaptada do organograma oficial da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Figura 3: Organograma Padrão das SREs

Fonte: Adaptado pelo autor com base no Organograma Oficial da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, 2014.

O Decreto nº 45.849/2011 também trata das competências das SREs, suas responsabilidades em relação à sua jurisdição, incluindo as escolas sob sua subordinação.

Art. 70. As Superintendências Regionais de Ensino estão subordinadas ao titular da Secretaria Adjunta e têm por finalidade exercer, em nível regional, as ações de supervisão técnico- pedagógica, de orientação normativa, de cooperação, de articulação e de integração do Estado e Município, em consonância com as diretrizes e políticas educacionais. (MINAS GERAIS, 2011, s/p)

Ainda conforme o Decreto nº 45.849/2011, cabe às Superintendências Regionais de Ensino:

GABINETE

DAFI DIRE DIPE

[...] promover, no âmbito regional, a coordenação e implementação da política educacional do estado, orientar as unidades escolares (escolas estaduais) e prefeituras municipais na elaboração, acompanhamento e avaliação dos planos, programas e projetos educacionais. (MINAS GERAIS, 2011, s/p)

Além dessas tarefas, também é da responsabilidade das SREs exercer as seguintes funções:

[...] coordenar o funcionamento do serviço de inspeção escolar, os processos de organização do atendimento escolar e de apoio ao aluno, as ações administrativas e financeiras necessárias ao desempenho das suas atividades, aplicar as normas de administração de pessoal e, ainda, orientar a gestão de recursos humanos, observando a política e as diretrizes da administração pública estadual, dentre outras. (MINAS GERAIS, 2011, s/p)

No âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, as Superintendências Regionais de Ensino exercem o papel de serem as representantes legais da SEE/MG em nível regional. Sendo assim, para que possam promover a coordenação e a implementação da política educacional do Estado de Minas Gerais, as SREs contam, em seu quadro de pessoal, com um corpo técnico treinado pelo Órgão Central da SEE/MG afinado com as determinações desse órgão.

Para que se proceda às orientações das unidades escolares e das prefeituras municipais, a equipe de técnicos das SREs agenda visitas técnicas em períodos previamente estabelecidos, determinando quantos e quais servidores devem participar do treinamento para que aconteçam as orientações desejadas.

A coordenação do Serviço de Inspeção Escolar acontece na sede da Superintendência Regional de Ensino e é normalmente exercida pela Diretoria Educacional.

As orientações voltadas ao atendimento escolar e apoio ao aluno são planejadas pela direção da SRE, que organiza os treinamentos anuais para todos os Diretores e Secretários das Escolas Estaduais. Esses treinamentos podem ser realizados na sede da Superintendência Regional de Ensino ou em uma escola estadual previamente escolhida.

Em relação às orientações administrativas e financeiras, estas ficam a cargo dos diretores da Diretoria de Pessoal e Diretoria Administrativa e Financeira, ambas

da Superintendência Regional de Ensino. De acordo com a Resolução SEE nº 2077/2012, também é da competência dessas diretorias:

[...] o planejamento, a organização e a coordenação de todos os treinamentos que envolvem procedimentos financeiros e administrativos que se fizerem necessários no decorrer do ano, sendo convocados a participarem todos os servidores envolvidos no processo, tanto aqueles servidores lotados nas sedes das SREs, quanto os servidores lotados nas Escolas Estaduais. (MINAS GERAIS, 2012, s/p)

Mas nem sempre as orientações são realizadas diretamente aos servidores por meio de treinamentos presenciais. Na maioria das vezes, essas orientações acontecem por meio de ofícios e circulares e, nesse caso, as chefias imediatas se comprometem a dar ciência a todos os servidores envolvidos no processo.

A fiscalização que visa a verificar o cumprimento das determinações oriundas tanto do Órgão Central quanto da Direção da Superintendência Regional de Ensino, fica a cargo dos Diretores das SREs e de suas equipes de Inspetores.

Ainda no que tange às orientações e financeiras, destacamos os seguintes escritos, conforme Decreto nº 45.849/2011:

[...] os procedimentos administrativos e financeiros relativos a servidores lotados na sede das SREs e em unidades escolares a elas jurisdicionadas são descentralizados, ficando sob a responsabilidade das Superintendências Regionais de Ensino a gestão de tais procedimentos. (MINAS GERAIS, 2011, s/p)

Entretanto, na prática, verifica-se que a SPS vem realizando atividades que, teoricamente, são de responsabilidade das SREs, as quais, apresentamos a seguir.

De acordo com as competências elencadas no Decreto nº 45.849/2011, em relação à Superintendência de Pessoal (SPS) e às Superintendências Regionais de Ensino (SREs), verifica-se que, na prática, a SPS realiza, além de suas atividades, tais como “[...] planejar, coordenar, implementar e fiscalizar ações referente a administração de pessoal no âmbito da SEE/MG”, outras que são de competência das SREs, como “[...] executar procedimentos administrativos referentes a servidores lotados em unidades administrativas jurisdicionadas em cada uma das SREs [...]” (MINAS GERAIS, 2011, s/p). Tal situação faz com que a SPS acumule

atividades de planejamento e orientação com atividades de execução que são de responsabilidade das SREs.

Dentre as atividades executadas pela Superintendência de Pessoal que fazem parte das atividades sob a competência das Superintendências Regionais de Ensino, elencadas no Decreto nº 45.849/2011, destacamos:

(i) atender servidores lotados em escolas estaduais para esclarecer dúvidas funcionais e/ou financeiras, agilizar o andamento de processos de aposentadoria, emissão de segunda via de contracheques, esclarecer dúvidas sobre seus direitos, deveres e legislação de pessoal; (ii) atender solicitações de procuradores legalmente constituídos, de pensionistas, para calcular valores que o ex-servidor falecido estaria recebendo se vivo estivesse, para solicitar ao órgão competente – IPSEMG, a atualização de sua pensão; (iii) atender solicitação do IPSEMG para calcular valores que o ex-servidor falecido, cujo último vínculo se deu em escola estadual, estaria recebendo se vivo estivesse, para proceder à atualização de pensão; (iv) atender solicitação do INSS para fornecer histórico funcional de servidor lotado em escola estadual para verificar direitos; (v) atender solicitação judicial para fornecer informações e/ou documentos de servidor lotado em escola estadual e (vi) atender outros órgãos estaduais para fornecer informações e/ou documentos de servidor lotado em escola estadual. (MINAS GERAIS, 2011, s/p)

Assim, quando a SPS realiza atividades que são de responsabilidade das SREs, há sobrecarga de atividades no setor. Nesse sentido, ressaltamos as orientações descritas pelo Decreto nº 45.849/2011:

[...] os procedimentos administrativos e financeiros referentes a servidores lotados na sede das Superintendências Regionais de Ensino e nas Escolas Estaduais é descentralizado para as SREs, cabendo a estas a realização de todas as atividades administrativas e financeiras referentes a servidores lotados em uma das Unidades de sua circunscrição. (MINAS GERAIS, 2011, s/p)

Devido ao grande número de servidores vinculados a cada uma das regionais, as atividades administrativas e financeiras desenvolvidas por estas geram grande volume de procedimentos. Dentre as atividades administrativas e financeiras constantes no Decreto nº 45.849/2011, que estão sob a responsabilidade das Superintendências Regionais de Ensino, destacamos as seguintes:

[...] executar as atividades referentes a admissão de pessoal, concessão de direitos e vantagens, aposentadoria, desligamento de

servidores, controle da frequência e dos afastamento dos servidores, controle e guarda de todos os documentos funcionais dos servidores (pasta funcional), processamento da folha de pagamento de pessoal e ainda, processar no Sistema de Administração de Pessoal (SISAP), todos os registros funcionais e financeiros de seus servidores. (MINAS GERAIS, 2011, s/p)

Desse modo, acreditamos ser necessário que cada setor cuide da gestão das atividades que estão sob a sua responsabilidade, de modo que possibilitem cumprir as competências elencadas na legislação da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Minas Gerais referentes à Delegação de Competências, quais sejam o Decreto nº 45.849/2011 e a Resolução SEE nº 2.077/2012.

Assim, analisamos, no capítulo 2, a situação problema verificada na Superintendência de Pessoal (SPS), apresentada no item 1.2.1, qual seja: devido ao fato de a SPS executar atividades que teoricamente são da responsabilidade de outros setores, ocorrem sobrecarga de trabalho, queda da qualidade do serviço prestado, divergências nas informações prestadas e conflitos de interesses, que, no nosso entender, são ocasionados pela centralização de procedimentos administrativos na SPS. Esses problemas podem ser equacionados com a reorganização do Setor por meio de uma proposta de descentralização de atividades com outros setores, principalmente com as Superintendências Regionais de Ensino. Essa proposta de reorganização dos procedimentos administrativos na SPS, por meio da descentralização de procedimentos, se constituiu em um importante instrumento capaz de possibilitar maior fluidez no desempenho das atividades desenvolvidas no setor e também nas SREs.

As Superintendências Regionais de Ensino têm autonomia para gerenciar e prestar todas as informações demandadas referentes aos seus servidores, isto é, aos servidores lotados em unidades educacionais jurisdicionadas a determinada SRE, pois são estas as responsáveis pela guarda, controle e organização de toda a documentação referente a servidores vinculados em escolas sob sua jurisdição.

Assim, esclarecemos que não se trata aqui de sugerir uma transferência de serviços e/ou responsabilidades da SPS para as SREs, e sim de propor que cada regional execute eficazmente as atividades que são de responsabilidade e competência relativas ao seu universo de abrangência.

A seguir, os pontos em que observamos haver sinergia entre as SREs e a SPS, ou seja, ajuda mútua em relação à gestão das atividades envolvendo

procedimentos administrativos dos servidores da SEE, tanto nas ações executadas pela Superintendência de Pessoal quanto nas atividades executadas pelas Superintendências Regionais de Ensino, cujo objetivo é evidenciar a relação de parceria existente entre ambas.

1.5 Superintendência de Pessoal e Superintendências Regionais de Ensino: