• Nenhum resultado encontrado

Atualm ente no Estado de São Paulo existem m ais de 6.200 superm ercados e hiperm ercados representando 27,0% do m ercado nacional segundo o Censo 2000 da Associação Brasileira de Superm ercados - ABRAS. Estim a- se que os m unicípios da Grande São Paulo concentram m ais de 60% de todos os estabelecim entos do Estado. Esses dados aj udam a visualizar a dim ensão do m ercado paulist a para o set or superm ercadist a do com ércio varej ista e a concentração na região m etropolitana.

Quant o ao núm ero de em presas, são m ais de 5.000 no Est ado, ent ret ant o as 10 m aiores respondem por m ais de 50% do t ot al do fat uram ent o, revelando tam bém grande concentração financeira na m ão de poucas em presas.

Entre as 500 m aiores em presas superm ercadistas do país, 185 são paulistas respondendo a 38,9% do faturam ento nacional. Apesar desse grande núm ero de em presas a m aioria funciona com um núm ero reduzido de loj as, entre 1 e 3 estabelecim entos. No Brasil, a m édia de loj as por em presa é de

1,24 com m édia de at é 200m2 de área de vendas. I sto é, apesar dos vários

processos de fusão que estão ocorrendo no país, principalm ente a partir de m eados da década de 1990, ainda há um a grande pulverização de em presas pequenas m uitas vezes funcionando com o m ercearias ou quitandas que am pliaram sua área de vendas e colocaram um a caixa registradora.

Nas grandes cidades, principalm ente nos bairros m ais próxim os ao cent ro, o que se percebe é a concentração de estabelecim entos de m édio e grande porte e é na periferia que se pode encontrar a m aioria dos pequenos estabelecim entos que abastecem , em parte, o bairro.

De acordo com a ABRAS, 84,3% das loj as possuem at é 700 m2 de

área de vendas e apenas 2,1% possuem m ais de 2.500 m2. 48,7% t êm no

m áxim o 3 check- outs. Em São Paulo, este núm ero é de 40% e apenas 1% das loj as possuem m ais de 50 check- outs. Do total das loj as no Brasil, 51,2% tem no m áxim o dez anos de idade, refletindo o boom de inaugurações que ocorreram no país na década de 1990, principalm ente após o Plano Real.

Apesar de pequenas e j ovens, 41,4% das loj as do país j á possuem algum serviço de autom ação, isto é, possuem leitores ópticos na frente

de caixa ou serviços aut om at izados de entrega e recebim ento de m ercadorias em seus depósit os. Em São Paulo, est e núm ero é de 41,5% do t ot al de estabelecim entos.

Quanto ao horário de funcionam ento, segundo a ABRAS, 60,8% abrem suas port as aos dom ingos, m as apenas 10% funcionam 24 horas e est ão concentradas em cidades com m ais de 300 m il habitantes, fundam entalm ente nas regiões m etropolitanas.

Para esta pesquisa, selecionam os as 08 m aiores em presas do

setor que possuem loj as na Grande São Paulo3 1 pois estas respondem pela m aior

parte do núm ero total de estabelecim entos de m édio e grande porte e funcionam nas áreas m ais estratégicas da m etrópole. Além disso, a m aior parte das em presas de superm ercados possui no m áxim o entre um a e duas loj as localizadas m uitas vezes em apenas alguns distritos da capital ou ficando restritas aos m unicípios da região m etropolitana, e seus estabelecim entos foram se adaptando conform e as “ grandes em presas” iam inovando em seus sistem as operacionais e de venda3 2.

Essas 08 em presas respondem por 38% do fat uram ent o nacional e para o Est ado de São Paulo, concent ram m ais de 55% do fat uram ent o t ot al. Distribuem - se por t odas as regiões da m et rópole e operam com variados

t am anhos de loj as, oscilando ent re 500 e 2.500 m2 de área de vendas com um a

m édia de 12 check- outs por lo j a. A grande m aioria dos estabelecim entos tem m enos de 10 anos em operação.

Sobre os superm ercados da Grande São Paulo, a dissertação de

m estrado de Pintaudi3 3 apresent a com o foi o processo de surgim ent o e difusão

nos prim eiros 20 anos destes estabelecim ent os. Na sua pesquisa, a Autora m ost rou a gênese e o desenvolvim ent o dos est abelecim ent os da m et rópole, e naquele m om ento eram 835 loj as divididas em um grande núm ero de em presas. A Cia. Brasileira de Distribuição, responsável pela m arca Pão de Açúcar, era a

31 As 8 em pr esas selecionadas possuíam fat ur am ent o br ut o super ior a 300 m ilhões de r eais em

2000, segundo a ABRAS, o que r epr esent a 0, 5% do t ot al nacional ou 5% do Est ado de São Paulo.

32 At ualm ent e dev ido ao gr ande núm er o de em pr esas super m er cadist as no país ser ia m uit o

com plicado pr opor um a pesquisa com t odas as em pr esas, pois m uit as não liber am os dados e são na m aior ia das v ezes em pr esas de bair r o. Par a um a pesquisa desse por t e ser lev ada adiant e o ideal ser ia que um gr upo de pesquisador es pudessem r ealizá-la.

33 PI NTAUDI , S.M. Os superm ercados na grande São Paulo – Cont r ibuição ao est udo da

t r ansfor m ação do com ér cio v ar ej ist a de gêner os alim ent ícios nas gr andes m et r ópoles. São Paulo: USP, 1981, Dissert ação ( m est rado em Geografia) – FFLCH – USP, 1981, 113p.

m aior em presa da época seguida de Peg & Pag, Morita, Eletroradiobras, Martins Sé, Sesi e Barateiro.

Atualm ente m uitas das em presas que funcionavam naquele m om ent o – década de 1970 – não est ão m ais em operação, pois algum as foram com pradas, indicando a concentração financeira do setor.

Um resultado que o trabalho de Pintaudi (op.cit) apresenta é a grande concentração de superm ercados nas áreas centrais da m etrópole e a rarefação em áreas periféricas principalm ente nas regiões Norte e Leste da capital. Hoje, analisando as m aiores em presas do setor, j untas possuem 216 loj as e apresent am um padrão de localização t am bém m uit o concent rado no

cham ado centro expandido da m etrópole3 4.

Outro ponto interessante que a pesquisa de Pintaudi (op.cit) traz, é quanto ao pro cesso de aberturas das loj as na m etrópole, pois a partir de 1953, data de inauguração do prim eiro superm ercado em São Paulo, as regiões, da Consolação, Bela Vista, Santa Cecília, Pinheiros, Jardim Paulista, Aclim ação, I taim Bibi, Saúde, Moem a, Santana, Moóca, I piranga e Vila Prudente foram aquelas que m ais concentravam estabelecim entos inaugurados principalm ente antes de 1974 e atualm ente figuram entre as lojas m ais antigas da cidade.

At ualm ent e as grandes em presas do set or at uam com form at os de loj as específicos para cada clientela, principalm ente nos seguintes form atos: Superm ercados, Hiperm ercados, Loj as de Desconto ( hard discount), Cash &

Carry ( at acado) , Loj as de Vizinhança, Hiperm ercados Com pact os.

Em São Paulo exist em t odos esses t ipos de loj a conform e a em presa. O Quadro 01 apresenta essa distinção.

34 Por cent r o ex pandido, denom inam os a r egião delim it a da ent re a Marginal Tiet ê ( Nort e) , Marginal

Pinheiros ( Oest e) , Av. dos Bandeirant es ( Sul) , Av. Tancredo Neves ( Sudest e) e Av. Salim Farah Maluf ( Lest e) .

Figura 01: Diferentes form atos de loj as do setor superm ercadista em operação na Metrópole Paulista.

Em pr e sa For m a t o Ca r a ct e r íst ica s

Pão de Açúcar Superm ercado Loj as entre 400 e 2.500 m2 de área de vendas,

cent rada nos consum idores de alt os rendim ent os. Grande quantidade de produtos im portados ( vinhos, queij os, hort ifrut i, carnes e doces)

Sé Superm ercado Loj as ent re 400 e 2.500 m2 de área de vendas, sem dist inção de consum idor. As loj as possuem produt os diferenciados conform e a localização.

Coop Superm ercado Loj as ent re 1.500 e 3.500 m2 de área de vendas, focalizado nas pessoas com faixa de rendim ent o m édio e baixo. As com pras são feitas a partir de cadast ro e os consum idores são considerados como cooperadores.

Champion Superm ercado Loj as ent re 1.500 e 3.000 m2 de área de vendas, focalizando as pessoas com faixa de rendim ent o alt o e m édio. Grande quantidade de produtos im portados e de m arca própria.

Barateiro Loj a de Vizinhança Loj as entre 400 e 1.500 m2 de área de vendas,

centrado no público de baixa renda. Grande quantidade de produtos de m arca própria.

Todo Dia Loj a de Vizinhança Loj as ent re 1.500 e 3.000 m2 de área de vendas,

centrado no público de baixa renda. Grande quant idade de produt os de m arca própria. Pouca preocupação com layout interno.

Sonda Superm ercado e

Hiperm ercado Com pact o

Lojas com 2.000 m2 de área de vendas com fort e predom inância em gêneros alim entícios para os superm ercados e loj as com 5.000 m2 de área de vendas, sem dist inção de m ercado consum idor. Grande variedade em produtos perecíveis e para o lar para os hiperm ercados.

D’Avó Hiperm ercado

Com pact o

Loj as com 5.000 m2 de área de vendas, localizadas na periferia de São Paulo. Grande diversidade em alim entícios e produtos para o lar. Seu público alvo são as pessoas de renda m édia - baixa.

Extra Hiperm ercado Loj as ent re 7.000 e 15.000 m2 de área de vendas. Grande diversidade de produtos, incluindo sua própria m arca. Área de estacionam ento superior a 500 vagas.

Carrefour Hiperm ercado Loj as ent re 7.000 e 12.000 m2 de área de vendas. Grande diversidade de produtos, incluindo sua própria m arca. Área de estacionam ento superior a 500 vagas.

Big Hiperm ercado Loj as entre 6.000 e 10.000 m 2 de área de vendas.

Focaliza m ais as pessoas com ext rat os de rendimento médio- alto e m édio- baixo. Grande diversidade de produtos, incluindo sua própria m arca. Área de estacionam ento superior a 500 vagas.

Wal Mart Supercent er Lojas com 12.000 m2 de área de vendas. Grande

diversidade de produtos, incluindo sua própria m arca com seções caract eríst icas de loj as de depart am ent os. Área de est acionam ent o superior a 1.000 vagas

Font e: Gr upo Pão de Açúcar , Car r efour , Sonda, D’av ó, Wal-Mar t , Sonae, Coop, Sé. Org: SI LVA, C.H.C.

O Carrefour atua ainda no set or de Loj as de Descont o com a rede

DI A – Superm ercado da Econom ia ( figura 03) , que t êm com o caract eríst icas

atender ao público do bairro onde se localiza e vender produtos de m arca própria com baixos preços. Possui baixo investim ento de layout e as m ercadorias são dispostas em suas próprias caixas, não havendo gastos com funcionários para repor as gôndolas. A Wal Mart, atua tam bém no setor de cash & carry com as loj as Sam ´ s Club. Este form ato de loj a se caracteriza pela venda no atacado para clientes cadastrados que pagam um a taxa anual para poder realizar suas com pras.

Os superm ercados represent am 45% de nossa am ost ra, ou sej a, 216 estabelecim entos divididos entre 153 na cidade de São Paulo e 63 nos m unicípios da Grande São Paulo. São sete as em presas de nossa análise, a saber: Pão de Açúcar, Barateiro, Sé, Cham pion, Todo Dia, Sonda e Coop.

Figura 03: Fot ografia do Form at o Hard Discount da em presa francesa Carrefour – DI A% Superm ercado da Econom ia (Loj a do Cam buci)

Aut or: Carlos H. C. Silva

A figura 02 t raz a localização dos superm ercados na Grande São Paulo e a tabela 01 relaciona a quantidade de lojas de cada rede no Estado de São Paulo. A partir delas podem os fazer algum as considerações.

Pela figura 02 podem os perceber a grande concentração dos superm ercados no cham ado centro expandido da m etrópole principalm ente no seu vetor centro - sudoeste. Nesta região, percebe- se forte concorrência entre duas redes: O Pão de Açúcar e o Sé.

Nas áreas com preendidas entre o centro e a Av. Salim Farah Maluf na região leste há poucas lojas, e as que existem são principalm ente da rede Barateiro.

Na Zona Oest e são poucos os superm ercados e se localizam principalm ente ao longo das duas rodovias que cruzam esta região de São Paulo ( Av. Francisco Morat o que depois se torna a Rod. Régis Bittencourt e a Rod. Raposo Tavares) .

Tabela 01: Distribuição dos Superm ercados na Grande São Paulo.

Superm ercado São Paulo Grande S.Paulo I nterior Tot al

Pão de Açúcar 55 ( 54) 7( 5) 57( 52) 119( 11 1) Barateiro 59( 64) 33( 31) 25( 28) 117( 12 3) Sé 32 ( 31) 7( 6) 22( 23) 61( 60) Cham pion 1 1 20( 21) 22( 23) Coop 0 14 3 17 Sonda 5 0 0 5 Todo Dia 1 1 0 2

Font e: Gr upo Pão de Açúcar , Coop, Sé, Car r efour , Wal-Mart . Org: SI LVA, C.H.C.

Na Zona Norte da capital há poucas lojas estando distrib uídas por vários distritos, não havendo um a grande concentração.

A Zona Leste é a m enos atendida por superm ercados, pois são poucas as lojas para a quantidade de habitantes que residem nesta parte de São Paulo. O Barateiro é o que m ais atende esta região.

A Zona Sul da capital é principalm ente atendida pela rede Barateiro, concentrada principalm ente na região de Santo Am aro e Socorro.

Quanto aos m unicípios da Grande São Paulo, Santo André, São Bernardo do Cam po e Guarulhos são aqueles que m ais possuem loj as. O Barat eiro é o m ais abundant e com 33 loj as seguido da COOP com 14 loj as.

A rede COOP está concentrada na região do ABC. As dem ais estão distribuídas tanto na capital quanto nos m unicípios da região m etropolitana. A rede Cham pion, que é o form ato superm ercado do Carrefour, possui apenas duas loj as na Grande São Paulo, um a na região de I nterlagos e a outra em São Bernardo do Cam po. A Bandeira Cham pion é forte nos m unicípios do interior do Estado. As loj as Todo Dia da em presa Wal- Mart são apenas duas: um a na Av. Sapopem ba e a outra no m unicípio de Taboão da Serra, am bas inauguras em 2001.

No intuito de fazer um a análise m ais aprofundada do setor superm ercadista da grande São Paulo apresentarem os considerações sobre os

Superm ercados de cada rede em São Paulo, destacando o padrão de localização e as características das loj as.

2 .1 Pã o de Açúca r

Os superm ercados Pão de Açúcar são m uit o ant igos em São Paulo. A prim eira loja foi inaugurada na Av. Brigadeiro Luís Antônio na altura do núm ero 3.100 no bairro de Cerqueira César em 1959, ao lado da Doceira Pão de Açúcar, prim eiro estabelecim ento com ercial do grupo no Brasil, inaugurado em 1948. Ent re 1959 e 1963 exist ia apenas est a loj a Pão de Açúcar em t odo o país, m as no final de 1963 abre- se a segunda loj a no bairro de Higienópolis. 1965 é um ano m arco da história do Pão de Açúcar, pois foi quando houve a aquisição da rede Sirva- se, pioneira em superm ercados no país, am pliando de 6 para 9 o núm ero de loj as. Em 1966 inaugura- se o prim eiro superm ercado fora da cidade de São Paulo e a cidade escolhida foi Santos no litoral, a qual foi a 12ª loja da rede. Nesse m esm o ano, inaugura- se o prim eiro Shopping Center do país, na Av. Faria Lim a no bairro de Pinheiros, local onde tam bém passa a funcionar o prim eiro superm ercado em Shopping Center.

Até 1970 o Pão de Açúcar m antinha em funcionam ento m ais de 70 loj as em várias cidades do Estado com o Cam pinas, Piracicaba, Taubaté, Lim eira, Rio Claro e Ribeirão Preto.

A partir de 1970 o grupo diversifica m uito m ais suas operações e passa a atuar inclusive no exterior, quando abre a prim eira loja em Lisboa – Port ugal e em 1971 o prim eiro Hiperm ercado do país com o nom e de Jum bo. Durante toda a década de 1970, são abertas inúm eras loj as em diversos form at os: Loj as de Descont o, Revendedoras de Autom óveis, Agências de Turism o, Loj as de Eletroeletrônicos, Seguradoras e Restaurantes. Em 1975 abre a prim eira loj a na Espanha e passa a atuar em outros Estados com o Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais e Pará.

A década de 1970 tam bém é caracterizada por várias aquisições do grupo, principalm ente de superm ercados, o que am pliou para 236 lojas em 1978.

Nos anos 80 o Pão de Açúcar se t orna um a das m aiores em presas privadas do país em faturam ento, chegando a 626 loj as em 1985, at uando em

diversos setores da econom ia, inclusive com ações na bolsa de valores e um a grande linha de produtos próprios.

No final de 1989 a em presa passa por um a grande reform ulação que vai afetar os seus negócios até m eados da década de 90, quando fecha um a grande quantidade de lojas e restringe seus investim entos em alguns ram os, com o no superm ercadist a. Em 1992 são 262 loj as em operação apenas nos form atos superm ercados, hiperm ercados e loj as de eletroeletrônicos.

Em 1998 a com panhia decide am pliar com lojas de vizinhança e com pra as redes Barateiro e Peralta em São Paulo chegando ao núm ero de 416 lojas no ano 2000. Adquire várias redes locais pelo país convertendo- as em loj as Pão de Açúcar ou Extra.

At ualm ent e os superm ercados Pão de Açúcar são em núm ero de 185 divididos em oit o Est ados, sendo que São Paulo responde por 65% do t ot al de loj as. Das 119 loj as localizadas no Est ado de São Paulo, 54,5% est ão concentradas na região m etropolitana. A figura 04 m ostra a atuação no Estado de São Paulo do Pão de Açúcar e por ela podem os perceber que existe um a grande concentração nos m unicípios da Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral e no Vale do Paraíba, além de im portantes m unicípios do interior com o Ribeirão Preto, Cam pinas e Piracicaba, por exem plo.

O Pão de Açúcar tem com o público alvo as pessoas de alta renda da m etrópole e por isso suas loj as estão concentradas nos distritos de m ais alta renda com o Moem a, Perdizes, Jd. Paulista, I taim Bibi e Consolação. Existe grande diversidade em produtos im portados e sua seção de hortifruti é m uito diversificada. Vendem aproxim adam ente 10.000 itens nas m aiores lojas e entre 5.000 e 7.000 it ens nas loj as m enores.

As m aiores loj as do Pão de Açúcar são as unidades Ricardo Jafet

com 3.560 m2 e Jabaquara com 4.730 m2, am bas eram antigas loj as do Jum bo

hiperm ercados. As m enores loj as são as unidades do Jd. Paulista com 387 m2 e

da Padre Antônio Vieira com 331 m2.

É loj a âncora de três Shopping Centers de São Paulo, a saber: I guatem i, Market Place e Villa Lobos, t odos direcionados a pessoas de alt o poder aquisitivo da m etrópole

Figura 04: Mapa de localização dos Superm ercados Pão de Açúcar no Estado de São Paulo.

Itanhaém Peruíbe

Mongaguá

Praia GrandeSão Vicente Santos

Guarujá S. Bernardo Sto. André S. Caetano CotiaTaboão S. Sebastião Caraguatatuba Jacareí S. José Campos TaubatéPindamonhangaba Guaratinguetá Lorena Campos Jordão Caçapava Barueri Limeira Piracicaba Campinas Franca Rib. Preto Araçatuba Km 120 80 40 0

Fonte: Pão de Açúcar ORG: SILVA, C.H.C.

Pelo próprio slogan da REDE “ PÃO DE AÇÚCAR: LUGAR DE GENTE FELI Z”

se pode perceber a segm entação de seu m ercado consum idor, pois se a localização prim az das loj as é nas áreas de m ais alta renda seus produtos possuem preços um pouco m ais elevados do que as out ras loj as da rede ( Ext ra e Barateiro) conclui- se que para freqüentar a loj a a pessoa deve estar de bem com a vida e com os bolsos cheio de dinheiro.

Já no interior, essa segm entação de público alvo ocorre som ente nos m unicípios onde há m ais de um a loja da rede. Em Taubaté, cidade do interior do Estado de São Paulo onde o Pão de Açúcar m ant ém o m aior núm ero de loj as em funcionam ent o ( cinco) , j á exist e um a segm ent ação conform e o bairro de sua localização. Na loja da I ndependência, próxim o aos bairros de m aior poder aquisitivo, alguns produtos têm preços diferenciados. Já na loj a do Parque Paduan, próxim a a bairros m ais carentes, os produtos são relativam ente m ais baratos. Nas outras três loj as ( localizadas no centro da cidade) , os preços são iguais pois atendem a um público diversificado de todas as partes da cidade. Em Lim eira ( SP) , onde há som ente um a loj a localizada próxim o ao centro, os