• Nenhum resultado encontrado

2- AS AÇÕES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PAIC EM

2.1 Técnicas Metodológicas

Para o cumprimento do objetivo proposto pelo trabalho, a abordagem adotada foi pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, que de acordo com Yin 2001, p. 21, “contribui, de forma inigualável, para compreensão que temos dos fenômenos individuais, organizacionais, sociais e políticos.” Para o autor, “a primeira e mais importante condição para se diferenciar as várias estratégias de pesquisa é identificar nela o tipo de questão que está sendo apresentada.” (Yin 2001, p. 26). Afirma o autor que para o estudo de caso, fazem-se questões do tipo “como” e “por que” sobre um conjunto contemporâneo de acontecimentos sobre o qual o pesquisador tem pouco ou nenhum controle.

O estudo ora proposto buscou responder às seguintes questões: Como se desenvolvem as ações de formação de professores do PAIC em Acopiara a partir do desenho proposto pelo Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC? Quais os maiores desafios no desenvolvimento dessa ação proposta pelo PAIC no âmbito da gestão municipal?

Yin 2001 chama atenção para uma preocupação bastante comum a respeito dos estudos de caso, o fato de os mesmos fornecerem pouca base para se fazer generalização científica. À guisa de uma definição técnica, Yin 2001, propõe que:

Um estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos (...) A investigação de estudo de caso enfrenta uma situação tecnicamente única em que haverá muito mais variáveis de interesse do que pontos de dados, e, como resultado, baseia-se em várias fontes de evidências, com os dados precisando convergir em um formato de triângulo, e como outro resultado, beneficia-se do desenvolvimento prévio de proposições teóricas para conduzir a coleta e análise de dados (YIN 2001, p. 32).

Ainda na compreensão do autor, o estudo de caso se destaca na pesquisa de avaliação, sobretudo, quando aplicada para explicar os vínculos causais em intervenções da vida real, descrever uma intervenção e o contexto da vida real em que ela ocorre e para ilustrar certos tópicos dentro de uma avaliação.

A adoção do método estudo de caso apresenta dentre suas características e possibilidades a relevância de, a partir do detalhamento de uma realidade, entender questões relacionadas ao contexto da prática, permitindo, diante do objetivo posto pela pesquisa.

Segundo Cunha, Deus e Maciel (s/d) o estudo de caso contribui para a compreensão de problemas da prática educacional, oferecendo subsídios para a tomada de decisões políticas, tendo o pesquisador o papel de descrever, interpretar, explicar e encadear evidências. Desse modo, o método do estudo de caso revela fatos relevantes para elucidar as questões específicas do objeto de estudo, oportunizando, desse modo, a coleta e análise de informações que favoreçam a avaliação de problemas no contexto local em que eles ocorrem.

A partir das fases propostas por Yin 2001, estabeleceram-se para a realização da pesquisa as etapas sequentes: seleção do locus da pesquisa, estabelecimento de técnicas para coleta de dados e análise dos dados coletados.

O estudo de caso proposto definiu como objeto de estudo as ações de formação continuada de professores do PAIC no Município de Acopiara, no intuito de buscar evidências que permitam analisar os momentos de formação continuada à luz da perspectiva de formação proposta pelo Programa, analisando ainda o alinhamento dessa ação com os demais eixos que compõem o PAIC, com vistas à proposição de plano de intervenção para o desenvolvimento das ações de formação em Acopiara.

A seleção do Município considerou o contexto de atuação da pesquisadora somado ao fato de o Município ser sido pioneiro na implementação do PAIC, um ano antes do mesmo tornar-se uma política estadual. O foco de análise direcionou-se ao desenho das ações de formação de professores proposto pelo PAIC bem como ao desenvolvimento dessa ação no Município.

Para Yin (2001 p. 105), “as evidências para um estudo de caso podem vir de fontes distintas: documentos, registros em arquivo, entrevistas, observação direta, observação participante e artefatos físicos.” Para o estudo proposto, foram utilizadas: documentação, registros em arquivos e entrevistas.

Os documentos para os estudos de caso (YIN 2001) podem corroborar e valorizar as evidências oriundas de outras fontes, fornecendo detalhes específicos. No trabalho realizado, a análise documental deteve-se às publicações impressas que abordam o contexto de criação do PAIC, como o Relatório Final do Comitê Cearense contra o Analfabetismo Escolar (2011) e a publicação PAIC: O Programa Alfabetização na Idade Certa-PAIC no Ceará (2012), Relatório da Secretaria Municipal de Educação (2013) e Plano de Trabalho Anual-PTA da Secretaria de Educação do Município (2013).

Os registros em arquivo (YIN 2001) podem ser utilizados em conjuntos com outras fontes, no entanto, deve-se considerar que a maioria dos registros em arquivos foi produzida com objetivos específicos, para públicos específicos, o que deve ser avaliado por completo, no intuito de se interpretar sua utilidade. O trabalho utilizou os arquivos disponíveis no site da Secretaria Estadual de

Educação-SEDUC para a construção das tabelas que apresentam os dados referentes aos estabelecimentos de ensino, atendimento, formação docente e resultados das avaliações externas.

As entrevistas (YIN 2001) consistem numa das fontes mais importantes de informação para um estudo de caso, podendo ser conduzidas de formas diversas: espontânea, quando permite que a indagação ao respondente sobre fatos ou ainda solicite-se sua opinião sobre determinados eventos, ressaltando- se que essa segunda possibilidade, o respondente se aproximará mais de um informante, pessoas consideradas fundamentais para o sucesso do estudo de caso; focal, quando o respondente é entrevistado por um curto período de tempo, sendo ainda consideradas espontâneas, assumindo o caráter de uma conversa informal, na qual o pesquisador, provavelmente, segue um conjunto de perguntas que se originam das questões propostas para o estudo de caso; e levantamento formal, que exige questões mais estruturadas, considerado parte de um estudo de caso.

As entrevistas realizadas assumiram características da entrevista focal, em que foram apresentadas questões mais pontuais em relação ao estudo proposto, embora os entrevistados tenham tido a oportunidade de discorrer informalmente sobre elas. As entrevistas ocorreram no dia 28 de junho de 2013, com a participação dos entrevistados cujos perfis estão relacionados no quadro 06, sujeitos anteriormente identificados no quadro 03 apresentado no capítulo 1.

Quadro 06: Perfil dos entrevistados

Entrevistado Formação Experiência Profissional

SM Graduação em Pedagogia Habilitação em Biologia e Química.

Especialização em Química. Especialização em Biologia.

12 anos de atuação como professora e 07 de atuação como

gestora escolar. CM Graduação em Pedagogia

Habilitação em Biologia e Química Especialização em Gestão Escolar.

14 anos de atuação como professora e 03 de atuação como

gestora escolar. F 1 Graduação em Pedagogia

Habilitação em Biologia. professora e 06 meses como 14 anos de atuação como formadora de professores. F 2 Graduação em Pedagogia

Habilitação em Biologia e Química Especialização em Gestão Escolar.

14 anos de atuação como professora, 03 de atuação como gestora escolar e 06 meses como

formadora de professores. F 3 Graduação em Letras

Especialização em Linguística. Especialização em Gestão Escolar.

08 anos de atuação como professora e 06 meses como

formadora de professores. F 4 Graduação em Pedagogia 08 anos de atuação como professora e 06 meses como

formadora de professores Fonte: Elaborado pela autora a partir das informações obtidas junto aos entrevistados.

Os procedimentos de coleta de dados adotados estão resumidos no quadro a seguir, no qual estão listados, na visão pontos fortes e fracos de cada um, bem como o material consultado para a realização do trabalho.

Quadro 07: Síntese das fontes de evidências utilizadas na pesquisa

Fontes de evidência Onde se encontram Material encontrado/fonte consultada/ Documentação Cartas, memorandos,

documentos administrativos agendas, avisos, relatórios

escritos, estudos ou avaliações formais do mesmo

local sob estudo.

Relatório final do CCEAE; relatório de atividades da

SME; relatórios das formações; Plano de trabalho

Anual-PTA 2013. Registros em arquivos Registro de serviços, registros

organizacionais, mapas e tabelas das características

geográficas de um lugar, dados de levantamentos e

registros pessoais.

Dados estatísticos da educação municipal.

Entrevistas Secretária de Educação,

Coordenadora Municipal do PAIC, Formadores da Educação Infantil, 1º, 2°, 3º, 4º

e 5º ano.

Fonte: adaptado pela autora a partir dos dados disponíveis em Yin 2001, p. 107-114.

Em se tratando da análise o autor chama atenção para a importância de se possuir uma estratégia analítica geral, no intuito de se tratar evidências de

modo justo, produzindo analíticas irrefutáveis, eliminando interpretações alternativas.

Segundo o autor, a estratégia analítica geral ajuda o pesquisador a selecionar dentre as diferentes técnicas para que possam oportunizar a conclusão com sucesso da fase analítica da pesquisa, apresentando duas estratégias para esse fim:

Baseando-se em proposições teóricas. A primeira e mais preferida

estratégia é seguir as proposições teóricas que levaram ao estudo de caso. Os objetivos e o projeto originais do estudo baseiam-se, presumivelmente, em proposições como essas, que por sua vez, refletem o conjunto de questões da pesquisa, as revisões feitas na literatura sobre o assunto e as novas interpretações que possam surgir. Desenvolvendo uma descrição do caso- Uma segunda estratégia analítica geral é desenvolver uma estrutura descritiva a fim de organizar o estudo de caso. É preferível utilizar proposições teóricas a utilizar essa estratégia, embora ela possa ser uma alternativa à falta de proposições teóricas (YIN, 2001, p. 133-134). A escolha pela estratégia que se baseia em proposições teóricas considerou a possibilidade de proceder-se à revisão da literatura, buscando interpretar, a partir dessa, os dados coletados através da consulta a documentos e da realização de entrevistas, que por sua vez compuseram a base de dados do estudo de caso.

Documentos relacionados