• Nenhum resultado encontrado

a) TEMATICA I - Evidências da associação entre fragilidade física e comprometimento cognitivo

No documento CURITIBA 2018 (páginas 37-41)

3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 a) TEMATICA I - Evidências da associação entre fragilidade física e comprometimento cognitivo

O conceito de fragilidade física não inclui a cognição como uma variável determinante para o ciclo da síndrome (Fried, 2001). Estudos têm apresentado evidências sobre a associação entre o domínio cognitivo e a condição de fragilidade, destacando a relevância da avaliação cognitiva em idosos frágeis e pré-frágeis.

(FOUGÉRE et al., 2017).

Estudo desenvolvido em Seul (Coreia do Sul) analisou a relação entre cognição e fragilidade. Foram incluídos no estudo 121 mulheres com idade > 65 anos, acompanhadas em um serviço ambulatorial, submetidas à avaliação dos marcadores de fragilidade física, segundo o fenótipo da fragilidade e cognitivamente pela Avaliação Cognitiva de Montreal (MOCA). Os indivíduos foram distribuídos em grupos com cognição preservada e alteração cognitiva. Observou-se associação entre o declínio cognitivo e idade (p=0.004). O grupo com cognição preservada apresentou melhores resultados nos marcadores de força de preensão manual e velocidade da marcha (p<0,001). (KANG et al., 2016).

Na Holanda, estudo transversal multicêntrico desenvolvido nas cidades Amsterdã, Leiden, Apeldoorn, Nijmegen, Groningen objetivou investigar a associação entre fragilidade física e funcionamento cognitivo em idosos com depressão. Os participantes foram avaliados quanto à fragilidade segundo o fenótipo da fragilidade física, cognição por meio do MEEM e depressão segundo critérios do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders IV (DSM-IV). Participaram do estudo 378 idosos com idade entre 60 a 90 (66,1% mulheres), acompanhados em um ambulatório de saúde mental. Observou-se a prevalência de 27,25% (n=103) de frágeis, 56,61%

(n=214) de pré-frágeis e 16,14% (n=61) de robustos. A fragilidade física foi associada a piores resultados nos domínios de memória verbal (p=0,039), velocidade de processamento (p=0,001) e memória de trabalho (p=0,004). (ARTS et al., 2016).

Estudo de revisão sistemática investigou a associação entre a condição de fragilidade e comprometimento cognitivo. Ser frágil é um fator de risco para comprometimento das funções cognitivas, devido ao compartilhamento de

mecanismos fisiopatológicos como doença cardiovascular isquêmica, arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca congestiva, aterosclerose, hipertensão, doença renal crônica, resistência à insulina, distúrbios do sono, inflamação crônica, imunossenescência e obesidade. A revisão conclui que a cognição deve ser avaliada em idosos frágeis, em razão do risco para o comprometimento das funções cognitivas e demências. (SEARLE, ROCKWOOD, 2015).

Estudo de coorte desenvolvido em Singapura objetivou explorar os fatores associados à fragilidade no envelhecimento saudável, no Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), Doença de Alzheimer (DA) leve e moderada. A amostra foi constituída por 299 indivíduos, acompanhados em uma clínica especializada em memória. As avaliações compreenderam a condição de fragilidade pelo critério de Buchmann, sarcopenia por critérios do Asian Working Group for Sarcopenia e desempenho cognitivo por meio do MEEM e Clinical Dementia Rating (CDR). A média de idade dos participantes foi de 70,8 anos, 32,8% homens e 67,2 mulheres, 5,35% (n=16) com CCL e 22,74% (n=68) com DA leve e 5,01 % (n=15) com DA grave. A prevalência da fragilidade foi de 16,7% da amostra total, 43,8% em indivíduos com CCL, 39,7% com demência leve e 60,0 % dos que apresentam DA moderada. Houve associação entre a fragilidade e CCL, DA leve e DA moderada (p<0,001). (CHONG et al., 2015).

Estudo transversal analisou a associação entre a fragilidade, declínio cognitivo e sarcopenia em 273 idosas com idade > 65 anos, provenientes da comunidade, em Kyoto (Japão). O fenótipo da fragilidade foi utilizado para avaliar a fragilidade, o MEEM e Scenery Picture Memory Test (SPMT) empregado para a cognição, e quanto a sarcopenia aplicaram o algoritmo do Asian Working Group for Sarcopenia. Na análise de regressão logística multivariada, idosos frágeis apresentaram maior risco de declínio cognitivo (OR 5,76; IC 95%; 1,20 a 27,6), diminuição da memória (OR 5,53;

IC 95%; 1,64 a 18,7) e sarcopenia (OR 19,1; IC 95%; 3.73 a 98,0) quando comparado aos não-frágeis. Não houve associação entre sarcopenia e comprometimento cognitivo. (NISHIGUCHI et al., 2015).

O estudo transversal desenvolvido em Taipei (Taiwan) investigou a prevalência de prejuízo cognitivo em idosos frágeis e pré-frágeis. O Fenótipo da fragilidade foi utilizado para a avaliação da fragilidade e uma bateria de testes neuropsicológicos para a avaliação cognitiva. A prevalência de frágeis foi de 4,9% e pré-frágeis 40,2%.

A redução da velocidade da marcha foi associada a piores resultados da cognição global (p<0,05), no domínio verbal (p<0,05) e função visuoespacial e executiva

(p<0,005). Identificou-se maior risco de comprometimento de memória em indivíduos pré-frágeis (OR 1,28; IC 95%; 1,03 a 1,60) e frágeis (OR 1,79; IC 95%; 1,05 a 3,04).

(WU et al., 2015).

Investigação transversal analisou a associação entre a fragilidade física e o desempenho cognitivo de idosos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) na região sul do Brasil. Incluíram-se 100 idosos com idade > 60 anos, avaliados pelo MEEM e pela Escala de Fragilidade de Edmonton. Dos idosos avaliados 81% eram não frágeis, 16% aparentemente vulneráveis à fragilidade e 3%

apresentaram fragilidade leve (3%). Houve associação significativa entre o desempenho cognitivo e fragilidade (p=0,006). (GRDEN et al., 2015).

Estudo de revisão sistemática objetivou explorar a relação entre a fragilidade e cognição. Os estudos demonstraram que indivíduos frágeis apresentam pior desempenho cognitivo em comparação a idosos não frágeis, contudo, poucos estudos que constituíram a revisão examinaram a associação entre fragilidade e funções ou domínios cognitivos específicos. Foram incluídos no corpus da revisão estudos de intervenção, que indicaram o efeito positivo de programas de exercício físico sobre a condição de fragilidade física e melhora do desempenho cognitivo global.

(ROBERTSON et al., 2014).

Estudo longitudinal realizado com uma amostra de 4.649 idosos em Dublin (Irlanda) objetivou investigar a relação entre a fragilidade física e comprometimento cognitivo. A fragilidade foi avaliada por meio do fenótipo da fragilidade e a função cognitiva pelo Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e Montreal Cognitive Assessment (MOCA). A prevalência da fragilidade foi de 1,9% (n=90) e pré-fragilidade 31,1% (n=1.444). O score médio no MEEM foi 27,6 pontos e a função cognitiva foi significativamente pior (exceto a memória auto referida e a velocidade de processamento neurocognitivo) em frágeis e pré-frágeis (p<0,05). Concluiu-se que, os frágeis e pré-frágeis apresentam pior desempenho cognitivo quando comparado aos não frágeis. (ROBERTSON et al., 2014).

Investigação transversal desenvolvida em Seul/Gyeonggi (Coreia do Sul) analisou a associação entre o desempenho cognitivo e fragilidade em 10.338 idosos provenientes da comunidade. O Fenótipo da fragilidade foi utilizado para a avaliação da fragilidade e a versão adaptada do Mini-Exame do Estado Mental Coreano (MEEM- K) para mensurar a função cognitiva global. Observou-se maior prevalência de alteração cognitiva em idosos frágeis (55,8% entre os homens, 35,2% em mulheres)

quando comparada aos não-frágeis (22,1% em homens, 15,6% em mulheres). Houve associação entre comprometimento cognitivo e risco de fragilidade em homens (OR 1,81; IC 95%; 1,25 a 2,60) e em mulheres (OR 1,69; IC 95%; 1,25 a 2,30). As alterações nos subdomínios cognitivos de orientação temporal, registro, atenção e julgamento foram associadas à fragilidade em ambos os sexos. (HAN et al., 2014).

Nas mesmas províncias do estudo op cit. de Seul/Gyeonggi (Coreia do Sul) foi desenvolvida uma pesquisa com o objetivo de investigar a relação entre fragilidade e função cognitiva em idosos sem demência. Incluíram-se 486 idosos com idade >65 anos vivendo na comunidade, avaliados pelo Fenótipo da fragilidade e Mini-Exame do Estado Mental. A prevalência da fragilidade foi de 7,4% (n=36), pré-fragilidade 50,2%

(n=244). O comprometimento cognitivo foi identificado em 30,6% dos idosos frágeis, 16,8% nos pré-frágeis e 6,3% em robustos. Observou-se associação entre fragilidade e comprometimento cognitivo (p<0,001). (KIM et al., 2014).

Em Seattle/Washington (EUA), estudo desenvolvido com 201 idosos objetivou examinar a relação entre fragilidade e alteração cognitiva em idosos com comprometimento cognitivo leve (CCL). Para a avaliação da fragilidade física utilizou- se o fenótipo da fragilidade e o desempenho cognitivo foi mensurado por uma bateria de testes neuropsicológicos. Identificou-se associação entre a redução da velocidade da marcha e comprometimento cognitivo global (p<0,05). Os domínios de memória, atenção e funções executivas associaram-se à redução da força de preensão manual (p=0,05). (MCGOUGH et al., 2013).

Estudo transversal foi desenvolvido com o objetivo de examinar a associação entre a fragilidade e o desempenho cognitivo de idosos no destrito de Ermelino Matarazo/ São Paulo (Brasil). Constituíram a amostra 384 idosos da comunidade, com prevalência da faixa etária entre 65 a 79 anos, sexo feminino (67,2%) e entre um e quatro anos de escolaridade (60,2%). Os idosos foram avaliados por meio dos marcadores do fenótipo da fragilidade e do MEEM. O score total dos idosos frágeis no MEEM foi significativamente pior quando comparado aos não-frágeis (p<0,001). A condição de fragilidade esteve associada a piores resultados nos dominios: orientação no tempo e espaço (p<0,001), memória imediata (p=0,027), memória tardia (p=0,046), repetição (p=0,032), comando (p=0,006), função visuespacial (p=0,038). (MACUCO et al., 2012).

3.1 b) TEMA II - Mecanismos fisiopatológicos da fragilidade e comprometimento

No documento CURITIBA 2018 (páginas 37-41)