• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 COMÉRCIO ELETRÔNICO

3.3 Tendências e vantagens do negócio eletrônico

As principais tendências quanto à tecnologia, descritas por Franco Júnior (2000, p. 71), são:

a) utilização da tecnologia WAP (Wireless Access Protocol - protocolo de acesso remoto sem fio) que irá colocar um telefone celular embutido em nossos equipamentos de acesso à Internet, de tal forma que eles poderão chegar a estar constantemente conectados, independentemente de nossos telefones celulares normais;

b) utilização da tecnologia ATM (Asynchronous Tranfer Mode - modo de transferência assíncrona) criada para ser aplicada em redes multimídias para a transmissão de arquivos de tamanhos variados com vídeos e/ou áudio; e

c) utilização em larga escala do ASP (Aplications Service Provider - Provedor de Serviço em Aplicação) modelo integrado de comércio eletrônico em que todos os sistemas de negócio eletrônico de uma empresa podem estar fora dela, armazenados na rede física do fornecedor de soluções ASP. A empresa precisa tão somente ter em sua infra-estrutura terminais PC com acesso à Internet, formando sua Intranet com seu ASP. [...] O modelo ASP puro é um modelo de e-business baseado numa arquitetura cliente-servidor, em que o servidor fica remotamente instalado na base geográfica do corio (fornecedor de soluções ASP), e os terminais (clientes), na empresa cliente.

Todas essas tendências, na área de tecnologia, são altamente voláteis e podem não representar uma realidade por muito tempo. O processo de inovações tecnológicas e o surgimento de diversos aplicativos que possibilitam novas modalidades de integração de

informações aumenta em uma velocidade exponencial. O fundamental nessa área de tendências em tecnologia é ter em mente que todas elas pretendem integrar e solucionar problemas relacionados à informação. O que fazer com todas as informações que as empresas precisam para efetivarem seus processos de vendas na Internet, como codificá-las, quantificá- las e processá-las de forma a dar respostas rápidas e suporte nas operações de vendas? O que muda são as velocidades com que essas operações são processadas e o número de cruzamentos de informações que os sistemas podem oferecer.

No campo das vantagens da utilização do negócio eletrônico, do ponto de vista empresarial, Smith (2000, p. 99) faz uma lista com os dez maiores benefícios do comércio eletrônico:

1) maior receita;

2) custos gerais com mão-de-obra reduzidos; 3) despesas de estoque reduzidas;

4) acesso externo mais rápido a informações internas;

5) suporte 24 x 7 (24 horas por dia, 7 dias por semana) ao cliente; 6) disseminação mais rápida das informações;

7) custos de comunicação reduzidos;

8) melhor reputação no mercado e maior valor para o acionista; 9) melhor coleta de informações externas; e

10) despesas operacionais reduzidas através de redução de suprimentos.

É claro que grande parte dessas vantagens estão relacionadas à redução de custos, o que não se altera em relação ao discurso das empresas desde a era Taylor. Também é útil a relação dos quatro custos mais elevados do comércio eletrônico, listados por Smith (2000, p. 100):

1) salários mais altos per-capita para um quadro de funcionários mais qualificado; 2) custos mais elevados com tecnologia ;

3) custos contínuos com up grade do sistema; e

4) promoção para as empresas que estão expandindo sua área de operação.

Um dado importante a ser considerado pelo comércio eletrônico, é que os consumidores sempre poderão fazer várias associações na Internet, possibilitando uma enorme dispersão em relação à construção de marcas e vendas na rede, fazendo com que a tentativa de construir uma massa crítica de clientes em uma comunidade de valor seja cada vez mais difícil. O que realmente determina o caráter de mudança e de escolha dos consumidores na Internet é a diferenciação, mesmo fator que os distancia da marca ou valor conquistado, fazendo-os migrar para as demais opções dos concorrentes que ofereçam

melhores condições e atrativos. Esse é um mercado que se configura perigoso demais para investimentos em grande escala, dado ao seu alto grau de volatilidade e dispersão tecnológica. “O cliente, de modo geral, de qualquer segmento, tem um comportamento em comum: ser atendido rapidamente, isto é, prontamente” (FRANCO JÚNIOR, 2001, p. 72). Nesse cenário, as empresas têm de diversificar ao máximo, oferecendo um enorme número de opções aos consumidores, que buscam soluções personalizadas para suas necessidades de consumo.

Ainda no campo das tendências, Franco Júnior (2001) faz uma descrição do modelo de funcionamento das empresas de tecnologia e de negócio eletrônico, ressaltando que sua percepção está totalmente centrada na marca. Isto significa dizer que a valorização do capital empreendedor associada ao capital intelectual, com menores participações do capital (dinheiro tradicional) e do capital humano exclusivamente como força-de- trabalho, constitui um redirecionamento do modelo tradicional de empresas onde os donos e acionistas visam exclusivamente o lucro e se beneficiam da mais-valia para alcançar seus objetivos. Nas empresas de alta tecnologia e no campo do negócio eletrônico a tendência é a da participação de pequenos sócios que são remunerados por produtividade exclusivamente.

Segundo as tendências do e-business, o que deve agregar valor ao produto é sua marca e não o trabalho ou mesmo o capital investido nos bens-de-produção. [...] Nesse novo modelo de negócio, por simplificação na produção, tudo transformou-se em capital, até porque, dessa forma, a mais-valia deixa de existir. Temos, então, o capital (o dinheiro tradicional), o capital humano (mão-de-obra), o capital intelectual (conhecimento - patentes) e o capital empreendedor (disposição humana de assumir riscos). (FRANCO JÚNIOR, 2001, p. 73-77).

No modelo sugerido pelo autor, o negócio eletrônico é, então, uma empresa capitalista pura, onde os funcionários, além de ganharem seus salários como trabalhadores, vão receber resultados provenientes de seu capital investido (como capitalistas detentores do capital humano). Esse capital humano pode estar, geograficamente, em qualquer lugar onde a operação se configure, já que pela Internet eles ficam próximos.