• Nenhum resultado encontrado

Terceiro período: permuta, imigração e estrada de ferro Alta Sorocabana O terceiro período se inicia por volta de 1890 e segue até meados de 1929 O

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

2.4 A ocupação das terras do Paranapanema

2.4.2 Terceiro período: permuta, imigração e estrada de ferro Alta Sorocabana O terceiro período se inicia por volta de 1890 e segue até meados de 1929 O

marco de início foi a permuta das Fazendas Pirapó-Santo Anastácio e Boa Esperança do Aguapehy feita entre Manoel Goulart e João Evangelista de Lima. Devido à realização da troca, com sua “legitimação” no cartório e da ratificação da transação feita pelos familiares de João Evangelista de Lima69, foram incrementados vários outros elementos e sujeitos no transcorrer do processo de ocupação, sobretudo de venda das terras, e povoamento.

Como vimos anteriormente, os períodos precedentes foram assinalados pela vinda de familiares e uma porção de sul-mineiros que migraram devido à “boa fama” que tiveram as terras do Paranapanema em ambos os períodos. Já o momento porvindouro foi marcado pela intensificação do processo migratório, sobretudo, das regiões velhas e o enceto das imigrações, especialmente impulsionada depois por Manoel Goulart após a permuta das fazendas, tendo participação decisiva em toda a região. Pois, após a permuta que mudou a lógica e intensidade de todo o processo de ocupação, estes passaram a complexificar ainda mais a problemática referente à ilegitimidade da posse da terra e intensificar o processo de ocupação e povoamento da região visto as várias companhias de colonização, surgimentos de núcleos urbanos,

José Sobreiro Filho aumento e surgimento de demais vias de circulação, etc., que surgiram concomitantemente à sua intensificação.

Assim, a vinda de migrantes e imigrantes para a região foi intensificada depois da permuta visto que Manoel Pereira Goulart, “proprietário” da Fazenda Pirapó-Santo Anastácio energizou o processo de comercialização das terras e a vinda de colonos. O advento dos imigrantes, além de criar outra dinâmica na região, fez parte de uma estratégia de tentativa de legitimação da posse da terra. Leite (1998) traz em nota de rodapé o trecho da petição de alocação de colonos enviada por Manoel Pereira Goulart ao Ministério da Agricultura em 1891. Conforme apontamos anteriormente, o parecer foi positivo e o trecho “relativos ao contrato de Manuel Pereira Goulart, para a localização de imigrantes em sua fazenda no estado de São Paulo” (LEITE, 1998, p. 43) foi utilizado por Manuel Goulart como respaldo para a legitimidade da terra.

Deste modo, iniciou-se um processo de alocação de imigrantes que encetou uma nova dinâmica de povoação na região. Em um quadro um pouco mais amplo sobre a região, mescla-se no terceiro período o processo migratório com forte incentivo do Estado, a atuação das companhias de colonização e dos agentes, o avanço da agricultura capitalista, o processo de desmatamento, diversos interesses políticos, a intensificação da comercialização da terra, o surgimento de grilos e conflitos70 dentro do grilo Pirapó- Santo Anastácio e o processo de dotação de infraestrutura territorial sob área com sérias implicações jurídicas quanto á posse e legitimidade da terra.

A estrada boiadeira, a estrada de ferro e o surgimento das cidades

A estrada boiadeira teve papel fundamental para o desenvolvimento da região. Sua importância se deu por ser a primeira via que permitia o acesso de migrantes, o transporte do gado oriundo do estado do Mato Grosso e a circulação de mercadorias até a região, mas, sobretudo, da região para a capital do estado de São Paulo. Sua origem está diretamente atrelada ao processo de expansão do capitalismo frente ao oeste do estado de São Paulo e do estado de Mato Grosso até a capital de São Paulo.

Desde a realização das expedições da Comissão Geográfica e Geológica rumo aos rios Paranapanema, Paraná, Tietê, Peixe e Feio (Aguapeí) cunharam interesses em

José Sobreiro Filho expandir a produção e integrar as terras do Vale do Paranapanema ao resto da porção produtiva do Estado. Assim, a região que até aquele momento tinha poucos habitantes, passou a ser mais ambicionada pelos olhos do capital. No entanto, as vias de acesso eram demasiadamente restritas e morosas, fato que, com o reconhecimento da área, sobretudo, dos cursos fluviais, seria mais facilmente resolvido.

Conforme Leite (1972, p. 54) foi planejado um audacioso empreendimento de ligar Vacaria71 no estado do Mato Grosso, cruzando o rio Paraná, até a região de Campos Novos no estado de São Paulo cuja finalidade principal era o transporte da boiada. Com o aval de ambos os estados, a abertura da estrada boiadeira iniciou-se por ação do estado de São Paulo que contratou a Companhia Diederichsen & Tibiriçá72 e em 1905 já encontrava-se aberta ligando as pontas dos trilhos da Sorocabana (Cobra, 1923, p. 186; Leite, 1998, p. 33). A estrada boiadeira teve uma de suas bases em um rancho denominado Indiana73, criado por volta de 1907, que logo passou a ocupar posição importante de entrepostos de Campos Novos e Porto Tibiriça74 (LEITE, 1972, p. 55; MONBEIG, 1984, p. 182-3)75.

A criação da estrada teve significativo impacto na criação de mercados consumidores, sobretudo, no setor frigorífico. Sua criação foi, de fato, pensada e realizada com a finalidade de complementar e se articular com a estrada de ferro, que se encontrava a caminho da região. Estabelecida esta dinâmica, mesmo sabendo do processo de expansão do café, ficava claro que os rebanhos também tinham forte influencia sobre a região. Assim como a estrada boiadeira, a Estrada de Ferro Sorocabana teve significativa importância por impulsionar uma nova dinâmica na região. Sua criação, em todo o estado de São Paulo, acompanhou a expansão e foi gestado dentro da expansão cafeeira (GARCIA, 1992, p. 17), e na região da Alta Sorocabana não deixou de ser diferente (SANCHEZ, 1973, p. 23).

A estrada de ferro tinha se estacionado às margens do rio Paranapanema no município de Salto Grande por volta de 1910. No entanto, devido à expansão da cafeicultura e povoação da região, a linha férrea tomou novo impulso rumo às barrancas do rio Paraná. Os trilhos seguiam o curso do espigão visto a facilidade de penetração e de engenharia de estrada (ANTONIO, 1984, p. 64), o avanço da povoação e derrubada

71 Mais informações sobre o transporte de gado ver em Abreu, 1997, p. 37-59.

72 Esta antecedeu a Companhia de Viação São Paulo-Mato Grosso (LEITE, 1972, p. 54). 73 Atualmente a cidade de Indiana.

74 Atualmente no Município de Presidente Epitácio.

75 Depois da criação desta, no transcorrer das décadas foram criadas várias outras estradas, sobretudo para o transporte das toras de madeira (VASQUES, 1973).

José Sobreiro Filho da mata76. Em 1916 alcançou o município de Quatá, em 1920 o município de Presidente Prudente77 e somente em 1922 que chegou até o município de Presidente Epitácio (MONBEIG, 1984, p. 197). De acordo com Leite (1972, p. 55-6) os municípios da região disputaram para serem cortados pela estrada de ferro, pois a estrada contribuiria significativamente para a circulação e povoação dos municípios.

O avanço dos trilhos foi fundamental para o desenvolvimento dos povoados na região (LEITE, 1998, p. 32), pois implicou em uma nova dinâmica de ocupação, povoação e relações de trabalho na região. Milhares de famílias migraram das zonas velhas rumo à região para trabalhar na produção cafeeira. Vieram migrantes de todas as características, tais como comerciantes, especuladores, foragidos, ocupantes, etc. (LEITE, 1998, p. 44). Dentre eles, muitos se tornaram produtores donos de propriedades que se dedicavam, sobretudo, ao café, à criação de gado e à derrubada da mata. Além da criação de gado da região, o transporte do gado proveniente do Mato Grosso atraiu para a região grande quantidade de frigoríficos como a Swift e King Ranch (TEIXEIRA, 1979, p. 73-4).

A Estrada de Ferro Sorocabana contava com o eixo principal que ligava Salto Grande até Presidente Epitácio e outro eixo secundário que saía de Presidente Prudente e chegava até Porto Euclides78 (Ver figura 3), mas cujo objetivo era alcançar o município de Rosana para futuramente chegar a Dourados no Mato Grosso do Sul, denominado Ramal de Dourados (LEITE, 1972, p. 121).

76 Segundo Leite (1972, p. 55-6) o trecho que ia de Botucatu a Presidente Epitácio demorou 33 anos para ser construído.

77 Muitos foram beneficiados nesse período, sobretudo pelo avanço da cafeicultura e comercialização de terras, dentre eles destacam-se Francisco de Paula Goulart e Marcondes no município de Presidente Prudente (ABREU, 1982, p. 21).

78 Atualmente localizado no Município de Euclides da Cunha Paulista. Antigamente fazia parte do município de Teodoro Sampaio.

José Sobreiro Filho De um modo geral, a criação da estrada de ferro beneficiou a todos sanando a deficiência e problemática da escoação da produção com baixos custos (GARCIA, 1992, p.15). No entanto, destaca-se que os grandes proprietários de terras, os produtores, as empresas de colonização e os comerciantes foram os mais beneficiados pelo processo. De acordo com Abreu (1972, p. 38-42) e Antonio (1984, p. 66), além de responsável pela criação e crescimento de muitos núcleos urbanos a ferrovia foi uma porta de entrada para muitos comerciantes, compradores, abastecimento da região e para um transporte rápido, seguro e barato para a produção de café, visto as dificuldades de circulação da época.

Dentre uma grande variação de desdobramentos causados pela construção da Estrada de Ferro, destacaram-se a atração de migrantes e imigrantes que procuravam comprar terras para o cultivo do café e trabalho. Esta situação acarretou no surgimento de pequenos municípios, distritos e desenvolvimento dos municípios já estabelecidos até então (LEITE, 1998, p. 36). Em sua maioria, os municípios da região do Pontal do Paranapanema tiveram o seu surgimento atrelado e viabilizado pelo surgimento das vias de circulação, sendo as principais a estrada boiadeira e a estrada de ferro79. No entanto, o principal elemento impulsionador e motivador do surgimento das cidades na região foi a necessidade de aporte para a produção agropecuária e exploração dos recursos naturais, ou seja, as cidades surgiram para dar suporte à exploração econômica da região (ABREU, 1972, p. 42).

Segundo Leite (1972, p. 55), o primeiro povoado nestas terras foi o de Indiana criado em 1907. Sua criação tivera a finalidade de ser um importante entreposto para a estrada boiadeira, visto que daria condições para que a circulação do gado tivesse total aporte durante o trajeto até os centros urbanos mais desenvolvimentos e área litorânea (LEITE, 1972, p. 153). Deste modo, tamanha foi a importância que o pequeno povoado de Indiana ganhara neste período que nele se estabeleceu a sede da Cia. de Viação São Paulo-Mato Grosso. No entanto, apesar do pequeno povoado ter se tornado município, não tivera muito significância nos anos posteriores, visto que não se preocupou com a fixação do colonizador e loteamento das terras (LEITE, 1972, p. 153).

A pecuária teve importância expressiva neste processo. Visto que foi criada significativa demanda de consumo de carne pelos países que compunham o quadro dos aliados na Primeira Guerra Mundial coube ao Brasil intensificar a produção para suprir

79 Os demais foram surgindo no transcorrer do processo de ocupação e processos emancipatórios de alguns distritos que se tornaram municípios.

José Sobreiro Filho a demanda. Neste sentido, as novas áreas foram inseridas no processo80. A região do Pontal do Paranapanema, sendo área de expansão da produção agropecuária e itinerário do transporte de gado proveniente da produção do Mato Gross, foi incluída na produção nacional e incorporada na perspectiva de suprir a demanda do mercado mundial. Assim, com a dinâmica intensificada, novos e pequenos núcleos urbanos foram se formando e, para tanto, as vias de transporte ampliadas e melhoradas, sobretudo com a construção da ferrovia. Tanto a população urbana quanto rural tivera significativa parcela de importância neste processo.

Com a chegada da estrada de ferro a rede urbana foi se desenvolvendo no curso da linha férrea, ou seja, ao longo da linha alguns pequenos povoados foram tomando maiores formas e também surgindo demais povoados nas paradas e pequenas estações. Assim, aos poucos o oeste do estado de São Paulo ia se tornando mais acessível para o povoamento e os migrantes das diversas regiões do país e imigrantes de diversas partes do mundo. Aos poucos a região foi tomando novas feições e cada vez mais se heterogenêizando. Muitos dos pequenos povoados tiveram boiadeiros, tropeiros, comerciantes, colonos, loteadores de terras, fazendeiros, coronéis, comerciantes, etc. como sujeitos importantes em seu processo de fundação. Monbeig (1984, p. 203-4) destaca que aos poucos mudou-se a dinâmica “Outrora dizia-se “fulano abriu tal fazenda”, agora diz-se “fulano fundou tal cidade”.”. Leite (1972, p. 58) destaca que pelo fato das numerosas fazendas e centenas de pequenas e médias propriedades que não eram mais autossuficientes criarem demandas que somente foram sanadas com o surgindo de várias cidades e pequenos núcleos urbanos.

Com o passar do tempo, dentre os vários pequenos povoados que foram surgindo aos poucos alguns foram tomando maior importância na região e sendo elevados à categoria de municípios, através de decretos de lei, conforme apresentamos no quadro 1:

José Sobreiro Filho

Quadro 1 - Pontal do Paranapanema - Data de elevação à categoria de Município Municípios Data Presidente Prudente 28/11/1921 Santo Anastácio 19/11/1925 Presidente Venceslau 02/09/1926 Presidente Bernardes 23/01/1935 Regente Feijó 28/06/1935 Rancharia 05/07/1935 Martinópolis 30/11/1938 Alfredo Marcondes 24/12/1948 Indiana 24/12/1948 Piquerobi 24/12/1948 Pirapozinho 24/12/1948 Presidente Epitácio 24/12/1948 Alvares Machado 30/11/1944 Iepê 30/11/1944 Anhumas 30/12/1953 Caiabu 30/11/1953 Caiuá 30/12/1953 Taciba 30/12/1953 Marabá Paulista 30/12/1953 Mirante do Paranapanema 30/12/1953 Sandovalina 31/12/1958 João Ramalho 18/02/1959 Santo Expedito 18/02/1959 Estrela do Norte 28/02/1964 Narandiba 28/02/1964 Tarabaí 28/02/1964 Teodoro Sampaio 28/02/1964

Euclides da Cunha Paulista 09/01/1990

Rosana 09/01/1990

Emilianópolis 30/12/1991

Nantes 27/12/1995

Ribeirão dos Índios 27/12/1995

José Sobreiro Filho Presidente Prudente

Dentre as diversas cidades criadas, logo no início da ocupação da região, Presidente Prudente foi se diferenciando das demais por exercer influência visto que concentrava capitais e serviços. Ou seja, além da cidade sediar algumas das principais companhias de loteamento e processamento de matéria prima da região, também concentrava os serviços jurídicos, por ser a primeira comarca da região, e um comércio variado (LEITE, 1972, p. 58).

Sua fundação tinha como principal finalidade amparar e dar substrato ao intenso desenvolvimento da agropecuária na região, sobretudo, ao crescimento da cafeicultura (ABREU, 1982, p. 19). Desta maneira, Presidente Prudente foi, aos poucos, exercendo influência sobre a maioria das cidades da Alta Sorocabana, fato que contribuiu efetivamente para mudar a feição e dependência de sua zona rural (ABREU, 1982, p. 91) e também a estrutura política até então centralizada na imagem dos coronéis como os chefes políticos, visto que tinha uma estrutura agrária baseada no latifúndio (ABREU, 1982, p. 31-2).

Em sua gênese destacam-se, de acordo com Leite (1972) e Abreu (1982), dois personagens fundamentais para a sua formação, crescimento e pujança perante às demais cidades da região. O núcleo urbano, que inicialmente foi conhecido por alguns como “Patrimônio do Veado” e por outros como “Vila Goulart” tivera sua dinâmica de ocupação e povoação dinamizada pelos trilhos da Ferrovia Alta Sorocabana que atingiu o pequeno povoado em 1917 (LEITE, 1972, 119). Segundo Abreu (1982), a fundação da Vila Goulart iniciou-se nas terras do Coronel Goulart no dia 14 de setembro de 1917:

O Coronel Francisco de Paula Goulart era proprietário , juntamente com os irmãos por herança paterna, de um latifúndio – a Fazenda Pirapó-Santo Anastácio. Em 1917, chegou ao local onde se ergueria uma das estações da Estrada de Ferro Sorocabana, a primeira localizada em suas terras; mandou locar o sítio de um núcleo urbano e ao lado, o de uma fazenda que pretendia abrir para plantar café. Assim, nasceu a Vila Goulart a 14 de setembro de 1917. Ao mesmo tempo que abria sua fazenda, Goulart ia vendendo terras do seu latifúndio aos interessados que chegavam, participantes da marcha do café. Além de lavradores, apareceram interessados em comprar lotes na Vila, a fim de explorarem o comércio. Com a inauguração do tráfego normal de trens em 196 de janeiro de 1919, foi chegando mais gente e aumentando o povoamento tanto rural como urbano. (ABREU, 1982, p. 21-2)

José Sobreiro Filho Acerca da configuração, organização espacial primária e da dinâmica estabelecida pela chegada dos trilhos81:

Era uma igrejinha de madeira, situada no mesmo lugar onde hoje se ergue a Catedral da cidade e umas poucas casas, também de tábuas, dispostas ao longo de quatro esboçadas avenidas. Poucas eram as cidades, na época, que tinham o privilégio de se tornarem ponta de trilhos e <<boca de sertão>>.

Construída a pequena estação pela ferrovia, esta toma o nome de <<Estação de Presidente Prudente>> e, em janeiro de 1919, inaugura- se o tráfego normal de trens.

Esta condição deu vida e movimento ao povoado. Multiplicaram-se os edifícios, sobressaindo-se o grande número de casas comerciais. Era, então, a Vila Goulart, o ponto mais avançado do Sudoeste Bandeirante. Local obrigatório de abastecimento dos sítios e fazendas recém abertos, dos viajantes, dos boiadeiros, dos colonos e dos trabalhadores da ferrovia. (LEITE, 1972, p. 119)

A Vila Goulart se caracterizou como centro de abastecimento e serviços por concentrar casas de comércio, escolas, farmácias, hospitais, serviços especializados, etc. Tais serviços e a terra economicamente acessível contribuíram atraindo pessoas para povoar e se fixar na cidade (ABREU, 1982, p. 23). No entanto, formou-se outra vila denominada “Vila Marcondes” muito próxima à Vila Goulart. O fundador foi o Coronel José Soares Marcondes, que apesar de não ser possuidor de terras na região era proprietário da Companhia Marcondes de Colonização, Indústria e Comércio. Sua companhia realizou a venda de tratos de terras adquiridos de Manoel Pereira Goulart no trato de terras denominado Montalvão, latifúndio que divisava com a Fazenda Pirapó- Santo Anastácio tendo como marco delimitador a linha férrea da Estrada de Ferro Sorocabana82. Segundo Abreu (1982, p. 23), a área de aproximadamente 4.700 alqueires foi dividida em vários lotes que variavam de 5 até 20 alqueires. Também, como parte de seu processo de retalhamento e comercialização das terras da área, realizou muitas propagandas destacando a fertilidade do solo no estado e no exterior para atrair imigrantes, fato que contribuiu para vender todos os lotes rapidamente.

A comercialização e parcelamento da área contribuiu para o crescimento da Vila Marcondes. Mais adiante, visto o crescimento tanto da Vila Marcondes quanto da Vila Goulart, ambas as vilas se fundiram e com a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana e o estabelecimento da estação ferroviária as vilas, que pertenciam aos territórios dos Municípios de Campos Novos do Paranapanema e Conceição do Monte Alegre, passam

81 Os trilhos chegam ao pequeno povoado em 1917. No entanto, somente em 1944 que, já constituída como cidade, o município ganha uma nova estação ferroviária (ABREU, 1982, p. 138).

82

José Sobreiro Filho a ser denominadas como Presidente Prudente e conquista sua emancipação. Este processo contou, sobretudo, com a principal participação e atuação de Marcondes e Goulart (ABREU, 1982, p. 23-5). Segundo Abreu (1982), a atuação de Marcondes e Goulart tinha a seguinte feição:

A presença do Coronel Goulart, que residia no local, ele próprio lavrador, era um estímulo moral na ocupação incipiente do sertão. Seu prestígio de grande proprietário resolvia questões entre moradores, afugentava os valentões e os fora-da-lei que apareciam. Socorria nas doenças, atendia nas condições dramáticas de crimes de toda ordem, convocando as autoridades e apaziguando os ânimos. O Coronel Marcondes, embora ausente, pois residia em São Paulo, era representado pelo prestígio da Companhia Marcondes, sua empresa colonizadora, cujo armazém fornecia aos colonos e cujos prepostos os amparavam e atendiam. E quando de suas visitas, sua presença, ruidosa, sempre cercado de comitiva, infundia a confiança na vitória sobre aqueles dias duros do começo. Desta forma, a liderança de Goulart e Marcondes era incontestável. A política não poderia, portanto, estar em outras mãos; era decorrência natural do poder econômico, social e moral. (ABREU, 1982, p. 24-5)

No entanto, conforme mencionamos anteriormente, tanto o Coronel Francisco de Paula Goulart quanto Marcondes, foram dois personagens de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento da cidade. Eram também grandes concorrentes e inimigos políticos. A disputa política estabelecida entre eles, em sua maioria, contribuiu para o crescimento do município de Presidente Prudente. Para se entender a origem da disputa devemos remontar até o período embrionário do município, ou seja quando ainda era denominado pelo nome de duas vilas principais, sendo elas: a Vila Marcondes e a Vila Goulart. A concorrência entre ambos converteu-se em vários benefícios para a cidade, para os colonos que se aventuravam e para os próprios, conforme destaca Leite:

Em Presidente Prudente, no entanto, Goulart e Marcondes cuidaram justamente da fixação do colono comprador de suas terras, oferecendo-lhe condições conforme já se viu. Outrossim, a rivalidade que fatalmente acabou surgindo entre a Vila Goulart e a Vila Marcondes tornou-se profundamente benéfica ao povoado. Cada uma delas procurava oferecer melhores serviços para atrair moradores. Essa concorrência acabou por oferecer datas, nas vilas, quase de graça, a quem desejasse montar uma padaria, uma famarcia ou um bar.