• Nenhum resultado encontrado

5 CONCLUSÕES

5.1 Teste dos objetivos

Para o teste do objetivo geral e dos objetivos específicos formulados neste estudo de caso foram utilizados os resultados da aplicação do método OKA na organização militar. 5.1.1 Teste do Objetivo Geral

O objetivo geral do trabalho foi de propor e testar um método para aplicação do método OKA, que apresentasse as características de funcionalidade, usabilidade, manutenibilidade e portabilidade.

A proposta foi construída por meio de informações obtidas na literatura seguidas de entrevistas com aplicadores do método OKA em outras organizações, e por meio dessas etapas, extraíram-se informações importantes para construção do método de aplicação.

Após a construção do método de aplicação foi realizado o teste em uma organização pública militar onde o método pode ser testado. Os resultados do teste, obtidos por meio da pesquisa de campo, conduzida junto aos 02 (dois) aplicadores do questionário do método OKA, indicam que o método proposto e testado nesta pesquisa, pode: a) ser um guia referencial quanto à aplicação do método OKA nas organizações públicas, com suas etapas, fases e atividades; b) O método pode ser modificado para eficiência ou para o bom funcionamento da organização que o aplique; e c) O método pode ser adaptável para aplicação em diferentes ambientes da administração pública. Apesar da excelente avaliação dos 13 (treze) respondentes, nas atividades que participaram na aplicação do método OKA, o treinamento deveria ter uma melhor abordagem do tema de gestão do conhecimento, um

detalhamento maior nas questões do método OKA e uma maior carga horária. Presumi-se que o método de aplicação do método OKA pode ser útil e economiza tempo das organizações que não tem experiência de aplicação do método OKA, bem como apoiar a melhoria da sua aplicação nas organizações públicas, o que vai ao encontro ao objetivo geral proposto para este trabalho de pesquisa.

5.1.2 Teste dos objetivos específicos

Dentro da abrangência do objetivo geral foram elencados alguns objetivos específicos que caracterizam as etapas desta pesquisa. São eles:

Identificar na literatura procedimentos e informações relevantes para compor um método desta natureza;

Identificar organizações com experiência na aplicação do método OKA e, por intermédio dessas organizações, obter e testar os procedimentos utilizados na aplicação do método;

Construir o método baseado nas informações levantadas nos dois primeiros itens;

Testar a funcionalidade, a usabilidade, a manutenibilidade e a portabilidade do método, em uma organização pública;

Captar subsídios para melhoria do método de aplicação, através das oportunidades identificadas com a aplicação do instrumento proposto.

A seguir as etapas acima serão detalhadas.

a) Identificar na literatura procedimentos e informações relevantes para compor um método desta natureza

Na literatura foi possível identificar que existem vários métodos apropriados para resolver problemas de todos os tipos, desde um simples andar de bicicleta até os mais complexos, como pilotar um avião (MESQUITA FILHO, 2006, p.1). Também por meio da literatura a palavra método foi entendida como uma atitude diante dos problemas e que fornece oportunidades criativas de resolução diante deles. Por este motivo, o processo geral de

resolução de problemas, tema da Engenharia de Métodos, foi um referencial para criação do método de aplicação do método OKA (SOUTO, 1998, p.40).

O processo geral de resolução de problemas apresentou um conjunto de procedimentos tais como a avaliação de alternativas e as soluções preferidas, que possibilitaram levantar os requisitos necessários para criar um método que atendesse os aplicadores do método OKA.

Pôde-se perceber que esses procedimentos utilizados para criação do método de aplicação do método OKA são semelhantes à análise de requisitos no desenvolvimento de um software, no que tange o levantamento das melhores características para atender as necessidades e expectativas do usuário.

Devido a essa similaridade entre os requisitos para criação do método de aplicação com os requisitos no desenvolvimento de software foi abordado o modelo composto de características e subcaracterísticas, as quais foram usadas como uma lista de verificação de tópicos relacionados com a qualidade do método para aplicação do método OKA. As características e subcaracterísitcas escolhidas para compor o método de aplicação estão contidas na norma ISO 9126-1 de 2003 que estabelece um modelo básico de qualidade de produto de software, transformando-a em referência conhecida pela maioria da comunidade de qualidade de software, e por abordar as características de funcionalidade, usabilidade, manutenibilidade e portabilidade que foram as qualidades propostas para o método de aplicação do método OKA (ISO/IEC 9126-1, 2003, p.7). Essas qualidades citadas na norma ISO/IEC 9126-1 foram escolhidas no intuito de criar um método que seja compreendido, apreendido, adequado a sua finalidade e fácil de utilizar.

Desta forma entende-se que a literatura forneceu subsídios para compor o método de aplicação do método OKA, apresentando procedimentos que consistem em delimitar o problema, realizar observações e interpretá-las a partir das relações encontradas. Também forneceu informações para poder testá-lo por meio das características oferecidas na norma ISO/IEC 9126-1.

b) Identificar organizações com experiência na aplicação do método OKA e, por intermédio dessas organizações, obter e testar os procedimentos utilizados na aplicação do método

Foram identificadas cinco organizações públicas que aplicaram o método OKA. Em três delas foi possível realizar entrevistas com os aplicadores do método, sendo uma do poder legislativo, um ministério da administração direta do Governo Federal e uma estatal do setor

elétrico. As outras duas organizações, uma que presta serviços em tecnologia da informação e comunicações para o setor público e outra é empresa pública com atividades bancárias, foi possível somente analisar documentos e apresentações.

Essas organizações contribuíram para levantar informações importantes na aplicação do método OKA, tais como:

A importância da aprovação junto à alta administração / gerência;

As vantagens e desvantagens em aplicar o método de forma global ou em parte da organização;

A possibilidade de aplicar o método de forma mista juntando as vantagens da forma individual e da coletiva;

A estimativa média de tempo para realização do projeto;

A importância da capacitação da equipe coordenadora e dos respondentes no intuito de harmonizar o entendimento das questões do questionário do método OKA;

A realização de oficinas para discussão dos resultados obtidos com a aplicação do método OKA;

O conteúdo e a estrutura dos relatórios finais.

Pode-se afirmar que as entrevistas com os aplicadores do método OKA nas organizações, bem como as análises documentais dessas organizações públicas, foram importantes e contribuíram muito para criação do método de aplicação do método OKA.

c) Construir o método baseado nas informações levantadas nos itens (a) e (b)

Com base nos itens (a) e (b) foi proposto o método de aplicação do método OKA conforme apresentado na seção 3.5 deste documento. A proposta do método foi submetida para avaliação de aproximadamente 80 (oitenta) participantes das 03 (três) oficinas do método OKA, que tinha como objetivo, capacitar os participantes para diagnosticar a situação da gestão do conhecimento nas organizações públicas utilizando-se o método OKA. As oficinas promovidas pelo CT-GCIE tiveram duração de 16 (dezesseis) horas, sendo uma seção de 02 (duas) horas, para apresentação da proposta do método objeto desta dissertação.

Essa etapa da construção do método de aplicação do método OKA foi muito importante, porque possibilitou um primeiro contato com aplicadores potenciais do método OKA que tinham interesse em ajudar, criticar, sugerir, adaptar, participar e colaborar com o método para aplicação do método OKA. Dessa forma, foi possível juntamente como esses aplicadores potenciais, alterar nomenclaturas das fases, acrescentar e inserir atividades e corrigir sua ordem de execução.

d) Testar a funcionalidade, usabilidade, manutenibilidade e portabilidade do método junto uma organização pública.

O teste foi realizado em uma organização militar conforme apresentado na seção 3.7.1 deste documento. A aplicação do método OKA na organização militar seguiu todos os passos sugeridos do método de aplicação apresentado na seção 3.5 desta pesquisa e desta forma possibilitou testar completamente o método proposto.

Participaram do teste do método 02 (dois) aplicadores e 15 (quinze) respondentes, que após a aplicação do método OKA, responderam os instrumentos de levantamento de dados disponibilizados no Apêndice A e B. De posse dos resultados dos questionários foi possível obter a satisfação dos aplicadores e dos respondentes em relação à funcionalidade, usabilidade, manutenibilidade e portabilidade do método de aplicação para o método OKA.

e) Captar subsídios para melhoria do método de aplicação, através das oportunidades identificadas com a aplicação do instrumento proposto.

Durante a aplicação do método OKA na organização militar foi possível identificar alguns pontos importantes que não estão explícitos no método proposto, tais como:

Um patrocinador com poder de decisão e de fácil acesso a gerência que apóie a aplicação do método OKA. É importante ter um patrocinador que tenha fácil acesso a alta administração / gerência e que possa decidir, autorizar, facilitar e liderar a aplicação do método OKA na organização.

Atenção dos ativistas do conhecimento para perceber as oportunidades que surgem durante as reuniões, apresentações e em conversas informais para apresentar e vender a idéia de aplicação do método OKA;

Iniciar a elaboração de um plano de GC, após o diagnóstico obtido pelo método OKA, que vai ao encontro da Gespública do Governo Federal que se baseia em auto- avaliação e planos de melhoria contínua. Também pode ser uma prática de GC na organização, que resulta em melhor avaliação do critério de informação e conhecimento da Gespública do Governo Federal.

Realizar oficinas dentro da organização iguais às oficinas promovidas pelo CT-CGIE que facilitem a aplicação do método OKA na organização. A oficina foi importante porque promoveu para os dois ativistas do conhecimento da organização militar, uma capacitação de forma ampla no diagnostico da situação da gestão do conhecimento utilizando-se o método OKA.