• Nenhum resultado encontrado

5 CONCLUSÕES

5.2 Teste das suposições

A Norma ISO/IEC 9126-1(2006) propõe estabelecer um conjunto de características e subcaracterísticas que permitem testar a qualidade de produto de software. Apesar desta pesquisa não ter tratado da qualidade de software, a ISO/IEC 9126-1(2006) serviu de base no teste do método de aplicação do método OKA.

Assim, este estudo procurou testar o método de aplicação para o método OKA em relação à funcionalidade, usabilidade, manutenibilidade e portabilidade que são as características de qualidade na criação do produto de software trazidas na norma ISO/IEC 9126-1.

Será apresentado, a seguir, o resultado de cada uma das características e subcaracterísticas que compõem a parte do teste do método para aplicação do método OKA, onde poderá ser visto no detalhe a análise dada pelos membros da equipe coordenadora que aplicou o método OKA na organização militar e também por meio da pesquisa de campo que foi realizada com os respondentes do questionário do método OKA.

5.2.1 Quanto à característica de funcionalidade e a subcaracterística de adequação do método de aplicação do método OKA.

O método proposto é adequado porque possui um conjunto de etapas, fases e atividades que ajudam guiar as tarefas e facilitam aplicar o método OKA. O método proposto é ainda adequado por servir como referência quanto à aplicação do método OKA e por ser um instrumento de formalização, que tem o propósito de administrar a aplicação do método OKA para produzir o mesmo resultado, senão um tender para o mesmo objetivo que é o diagnóstico inicial da GC dentro da organização.

O método de aplicação do método OKA é também adequado porque na visão da maioria dos respondentes, foi possível observar que o treinamento, o plantão de dúvidas e as discussões realizadas pelo fórum digital, foram instrumentos efetivos para realizar a aplicação do método OKA, bem como ajudaram os respondentes no preenchimento do questionário do método OKA. Isso porque numa escala de 1 a 5 de satisfação da funcionalidade das atividades do método de aplicação do método OKA, o treinamento obteve uma media de 3,84, o plantão de dúvidas obteve um média de 4,80 e o fórum de discussões obteve 4,25 de satisfação. Contudo, 03 (três) respondentes ficaram parcialmente insatisfeitos devido à abordagem superficial do tema de gestão do conhecimento e pela pouca abordagem nas questões do método OKA e também pela pequena carga horária disponibilizada pela gerência geral da organização militar.

O relatório final foi avaliado como satisfatório, conforme média de 4,84, obtida por meio dos respondentes. Para eles o relatório final conseguiu relatar toda aplicação do método OKA e indicou a avaliação da qualidade do desempenho de GC da organização e as necessidades de assumir medidas corretivas para tal.

5.2.2 Quanto à característica de usabilidade do método proposto e as subcaracteristicas de inteligibilidade, apreensibilidade, operacionalidade.

Comparado com as aplicações empíricas das organizações que haviam aplicado o método OKA, o método proposto é de fácil entendimento, aprendizado, compreensão e possibilita visualizar a aplicação passo a passo do método OKA tornando sua operação clara, simples e inteligível.

Contudo o teste de operacionalidade do treinamento do método foi um pouco criticada por 02 (dois) respondentes, pelos poucos exercícios e o pouco contato com a ferramenta SysOKA. Na escala de 1 a 5 de satisfação essa subcaracterística obteve média de 3,70 de satisfação. As discussões do fórum digital também tiveram algumas críticas, apesar da subcaracterística de apreensibilidade obter média de 4,50 de satisfação. 01 (um) participante ficou parcialmente satisfeito devido a pouca participação e a discordância de pensamentos dos respondentes que ocorreram no fórum de discussões. Diferente das atividades de treinamento e do fórum de discussões, o plantão de dúvidas e o relatório final foram bem avaliados pelos 13 (treze) respondentes, alcançando médias de 4,80 e 4,76 respectivamente, e isso demonstrou que as duas atividades proporcionaram aprendizagem e compreensão dos assuntos tratados nelas.

5.2.3 Quanto à característica de manutenibilidade e as subcaracteristicas de manutenibilidade do método proposto.

O método proposto possibilitou que algumas fases pudessem ser modificadas e corrigidas para atender a organização militar durante a aplicação do método OKA. Um exemplo foi à parte de discussão que o método propunha ser em forma de oficina presencial e no estudo de caso foi realizada por meio de um fórum digital. Outro exemplo foi à identificação e eleição de um patrocinador com poder de decisão e de fácil acesso a gerência que apoiou a aplicação do método OKA, que não foi sugerido no método proposto.

Contudo a característica de manutenibilidade foi avaliada somente para a atividade do treinamento não sendo possível aplicá-la nas outras atividades do método de aplicação para o método OKA. A manutenibilidade obteve a média de 2,07 na avaliação dos respondentes devido ao problema da carga horária do treinamento, de apenas 02 (duas) horas disponibilizada pela gerencia geral da organização militar. Desta forma acredita-se que o método proposto pode ser adaptado às circunstâncias específicas de cada aplicação. Porém algumas atividades como o treinamento, não podem ser modificadas em grande escala porque prejudicam a aplicação do método OKA.

5.2.4 Quanto à característica de portabilidade do método proposto e a subcaracerísitca de adaptabilidade

O método proposto pode ser adaptado para atender as necessidades da organização que esteja aplicando o método OKA. No estudo de caso foi aplicado em uma parte de uma organização militar da Administração Direta do Governo Federal, mas poderia ser aplicada na organização toda, devendo ser adaptada a quantidade de pessoas, o tipo de treinamento, o tamanho da equipe coordenadora entre outras coisas. Desta forma o método proposto torna-se adaptável para aplicação em diferentes ambientes da administração pública.

Na visão dos 13 (treze) respondentes as atividades de treinamento, plantão de dúvidas, discussões e o relatório final foram muito bem avaliados nessa característica, alcançando médias entre 4,76 e 5,00 de satisfação, e dessa forma percebe-se que as atividades podem ser adaptadas e transferidas para outras organizações públicas.