• Nenhum resultado encontrado

Presidente da C.P.L.

RECEBIDOEM

/_____

ozto

e

PBEFFIIURA MUMICIPAI. Dl.

T

JQllFIÇ

JIOUIEA, IIERO MIA! DO CALE.

PREFEITURA DE JIQUIRIÇA - BAHIA

PROCESSO ADMINISTRATIVO N° 023/20 17 PARECER N° /20 17

DATA DE ABERTURA: 17/02/20 17

PARECER JURÍDICO

Modalidade de Licitação Número Lgão Presencial 023/20 17

EMENTA: DIREITO ADMINISTRATIVO - LICITAÇÃO PÚBLICA - PREGÃO -LEI FEDERAL N.° 10.520/2002 - ART.1 - SERVIÇO COMUM. Subsunção do serviço

a ser contratado ao regramento da Lei Federal n° 10.520/2002, no seu art.1°, aplicável a modalidade tipo pregão.

Contratação de uma empresa especializada em locação de máquinas para realização dos serviços de manutenção do Aterro Sanitário deste Municipio de Jiquiriçá - Bahia, (conforme termo de referência do editai), através da Secretaria Municipal de Infraestrutura durante o exercício de 2017..

Cumpre o presente parecer à finalidade de manifestação técnico-juridico sobre a legalidade do Pregão Presencial, tombado sob o número em epigrafe, que tem por escopo a Contratação de uma empresa especializada em locação de máquinas para realização dos serviços de manutenção do Aterro Sanitário deste Municipio de Jiquiriçá - Bahia, (conforme termo de referência do edital), através da Secretaria Municipal de Infraestrutura durante o exercicio de 2017.

Inicialmente esta Assessoria manifestara-se pela regularidade dos atos praticados na fase preparatória para o certame, ressalvando e reiterando nesta oportunidade o quanto já fora exposto, inclusive com emissão do parecèr prévio já anexado ao processo administrativo correspondente.

Analisaremos agora a fase posterior do mesmo, que tomamos como marco inicial o instrumento convocatório (o Edital) e a sua respectiva publicação.

É o relatório.

O Edital preenche todos os requisitos legais a ele impostos, sendo conciso e suficientemente claro no que tarige as orientações destinadas aos participantes, oferecendo assim ampla possibilidade de conhecimento de todas as características e peculiaridades do objeto, bem como, dos requisitos a serem cumpridos pelos que se habilitaram a participar do certame.

O processo foi regularmente deflagrado, tendo sido o resumo do edital devidamente publicado, consoante se constata nos autos, pelo que restou cumprido o princípio da publicidade, na forma exigida pela Lei Federal n°.

10.520/2002, publicação esta tanto no Diário Oficial do Município em 24 de março de 2017, a qual pode ser visualizada através do endereço eletrônico http://www.iiguirica.ba.gov.br/diarioOficial, quanto em jornal de grande circulação (Correio da Bahia) também em 24 de março de 2017.

Foram réspeitados os prazos legais e até a realização do mesmo não fora aventado qualquer questionamento sobre os termos do Edital, nem sobre qualquer outro ato administrativo relacionado ao processo.

Na data consignada de abertura das propostas, qual seja 05 de abril de 2017, uma das licitantes que compareceu ao certame informou que não teve acesso ao Edital. Acertadamente, a pregoeira suspendeu os trabalhos, tendo remarcado a abertura dos trabalhos no dia seguinte para que a Licitante T N LOCADORA E SERVIÇOS LTDA pudesse ter ciéncia do instrumento convocatório. Tal medida fora prontamente acatada pelos licitantes presentes.

r Na

data marcada e designadaara abertura dos envelopes A- Propostad Preço e B - Documentos de Habilitação, o ato realizou-se com o cumprimento rigoroso do procedimento previsto na Lei 10.520/2002, apurando-se em primeiro a colheita da proposta de preços, seguida da negociação.

De acordo com a ata registrada neste processo, foi dado inicio a fase inicial de credenciamento, oportunidade na qual compareceram duas empresas licitantes, as mesma que estavam presentes no dia anterior em que fora remarcada o certame:

Licitante 1: ECOLÓGICO LOCAÇÃO E SERVIÇOS TERRAPLANAGEM LTDA - ME- CNPJ 10.516.833/0001-63, situada no Loteamento Beira Rio, n° 1375, 1° andar - Centro -Jiquiriçá - Bahia, CEP: 45.470-000, devidamente representada pelo Sr. FABIO FERREIRA DA CRUZ TEIXEIRA, Brasileiro, empresário, maior, casado, portador da cédula de identidade sob número 09662733-62 SSP-BA, inscrito no CPF sob número 836.283.805-10.

Licitante 2: T N LOCADORA E SERVIÇOS LTDA (CNPJ: 18.972.352/000 1-74), situada na Rua Otávio Mangabeira, n°. 180 - Bairro Centro - Amargosa - Bahia, CEP: 45.300-000, devidamente representada pelo Sr' THULIO DE ASSIS SAMPAIO, brasileiro, solteiro, administrador, portador da cédula de identidade sob número 1203086 1-48 expedido pelo SSP-BA e inscrito no CPF sob número 057.517. 145-12, residente e domiciliado no Caminho 06- Centro

- Amargosa - Bahia, CEP: 45.300-000.

Após os devidos esclarecimentos de praxe, sobretudo no que se refere ao rito do procedimento licitatório, foram solicitados os envelopes de preço e documentos de habilitação. Iniciou-se a abertura do envelope de n°1 com a

n

proposta de preços, as quais foram devidamente consignadas na ata respectiva.

Em seguida, considerando que a segunda licitante T P4 LOCADORA E SERVIÇOS LTDA fez registrar que não participaria do certame e que ficaria apenas como ouvinte sem nada a declarar, procedeu-se também dentro dos rigores da lei especifica, com a tomada de lances da empresa licitante vencedora, com a busca de propostas de preços ainda mais vantajosas para a administração pública municipal, tendo a pregoeira logrado êxito ao conseguir reduzir a proposta aventada inicialmente.

Os demais procedimentos atinentes ao Pregão Presencial foram realizados em conformidade com a lei especifica e com Edital.

Cumpre ressaltar que a pregoeita, consoante lavrado em ata, abriu oportunidade para que os licitantes manifestassem quaisquer impugnações ou esclarecimentos acerca do procedimento, tanto na fase de habilitação quanto após a abertura dos envelopes com as propostas. No entanto, não houve manifestações por parte dos participantes do certame

Posto isso, desde que atendidas as recomendações constantes no parecer prévio ressaltado mais uma vez neste arrazoado, não vislumbrando vicio de forma que contrarie as disposições do edital e da Lei 10.520/2002, opinamos pela regularidade do mesmo, fazendo indicativo pela homologação do objeto da licitação em favor da empresa vencedora do objeto do certame para a licitante: ECOLOGICO LOCAÇÃO E SERVIÇOS TERRAPLANAGEM LTDA - ME— CNPJ 10.516.833/0001-63, é a vencedora do Lote 1, com o valor de R$ 19.500,00 (dezenove mil e quinhentos reais) mensais, equivalendo um montante total global de R$ 175.500,00 (cento e setenta e cinco mil e quinhentos reais), que ofertou o menor valor em conformidade com a ata do procedimento licitatório ora em análise.

Ante o exposto, ressalvado opinião em contrário, opino pela homologação do certame.

o parecer, S.M.J.

J ui á, 06 de ab ii de 2017

Vic o ouza

Assessor Juridi - OAB/BA 27.140

t

YEEFEITUBA MUCI?E DE,

* 4!

JIDOIRIÇ4' IEBRA TRAE DO VALI

ADJUDICAÇÃO

PREGAOPRESENCIAL N° 023/2017

APREGOEIRA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JIQUIRIÇÁ - BAHIA, no

uso de suas atribuições legais, em conformidade a Lei n° 10.520/02 e em

Documentos relacionados