• Nenhum resultado encontrado

TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA DE ASSISTIDOS

No documento NOTA TÉCNICA ATUARIAL (páginas 30-34)

Conforme “Capítulo da Migração” do Regulamento do PLANO DE BENEFÍCIOS

ENERGISA e do PLANO DE BENEFÍCIOS I preveem de forma pormenorizada acerca da Migração voluntária de Assistidos, inscritos no PLANO DE BENEFÍCIOS I, CNPB no.1989.0011-65.

19.1. CONDIÇÕES DE MIGRAÇÃO:

Será facultado aos Assistidos, inscritos no PLANO DE BENEFÍCIOS I, CNPB no.1989.0011-65, inscreverem-se neste PLANO DE BENEFÍCIOS ENERGISA, mediante requerimento formal à ENTIDADE.

No prazo de até 180 (cento e oitenta) dias contados da aprovação das alterações do Regulamento pela autoridade competente, o Conselho Deliberativo da ENERGISAPREV estabelecerá o prazo máximo de 180 (noventa) dias para que os Assistidos, do Plano de Benefícios I,

formalizem sua opção pela adesão a este PLANO DE BENEFÍCIOS ENERGISA, mediante transferência das respectivas reservas de migração, sendo este prazo contado a partir do recebimento do termo de migração e demais informações necessárias para a decisão dos Assistidos.

Segundo informações da ENERGISAPREV, encontra-se em vigor, a possibilidade de uma 4ª tranche de migração.

19.2. FUNDOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS PARA MIGRAÇÃO

Aos Assistidos, inscritos no PLANO DE BENEFÍCIOS I, que se inscreverem neste PLANO DE BENEFÍCIOSENERGISA dentro do prazo legal, terão resguardados os seguintes direitos acumulados:

A) CONDIÇÕES INDIVIDUAIS ASSISTIDOS E ATIVO VINCULADO:

A Migração das Reservas Matemáticas Líquidas dos Assistidos que optaram pela migração de Plano, acrescidas do FUNDO PARA REVISÃO DO

PLANO e do RESULTADO PATRIMONIAL do Plano, serão incorporadas no saldo de CONTA INDIVIDUAL do PLANO DE BENEFÍCIOS ENERGISA.

FUNDO PARA REVISÃO DO PLANO

Tendo em vista que o Fundo para Revisão do Plano, refere-se à distribuição do Superávit de 2020, e representa as contribuições futuras dos assistidos de 2021, 2022 e 2023, o critério de

proporcionalidade será com base na representatividade das

contribuições futuras de cada Assistido que optou pela migração para o PLANO DE BENEFÍCIOS ENERGISA.

B) CONDIÇÕES COLETIVAS:

Os Fundos do PLANO DE BENEFÍCIOS I serão subdivididos conforme detalhe a seguir:

FUNDO ADMINISTRATIVO - O PLANO DE BENEFÍCIOS ENERGISA contará com a migração proporcional do Fundo Administrativo constituído no PLANO DE BENEFÍCIOS I posicionado na Data de Recálculo. O critério de proporcionalidade será com base no contingente per capta de

Assistidos, efetivamente migrados.

FUNDO DE INVESTIMENTOS - Os recursos alocados no Fundo de Investimento no PLANO DE BENEFÍCIOS I, e desde que tais recursos guardem relação com o Programa de operações com Assistidos deverão ser transferidos para o Fundo de investimentos do PLANO DE BENEFÍCIOS ENERGISA sob esta mesma titularidade em conta coletiva, utilizando para tanto a proporção do saldo devedor dos mutuários optantes pela transferência voluntária entre Planos e que possuem empréstimos vigentes no Plano de origem.

C) RESULTADO PATRIMONIAL (EXCEDENTE OU INSUFICIÊNCIA)

EXIGÍVEL CONTINGENCIAL

Se houver exigível contingencial relacionado à demanda judicial ou extrajudicial de natureza geral/coletiva na data efetiva da migração, o exercício da opção pela migração estará condicionado à prévia celebração de acordo nas ações judiciais movidas por Assistidos ou Beneficiários contra a ENERGISAPREV, que repercutam no cálculo ou valor do benefício pago por este Plano, com renúncia expressa ao

direito sobre o qual se fundam. Deste modo, o valor deverá ser

segregado para acompanhar o movimento dos assistidos, considerando a proporcional entre as reservas matemáticas dos assistidos, optantes e não optantes e deverão ser objeto de reversão ao patrimônio de

cobertura do plano, refletindo assim nas reservas de migração recalculadas na data efetiva.

Segregação da Insuficiência/Excedente do Patrimônio, referente à parte cindida:

Os recursos proporcionais a serem migrados, visam, sobretudo, prover o estímulo à migração, beneficiando todos os interessados que optarem facultativamente pela migração para o PLANO DE BENEFÍCIOS ENERGISA e, nesse contexto, há o estabelecimento dos seguintes normativos de

migração:

EXCEDENTE OU INSUFICIÊNCIA PATRIMONIAL

Excedente Patrimonial: Em caso de apuração de eventual

Superávit/Excedente Patrimonial na Data do Recálculo, a Reserva de Contingência e Reserva Especial serão destinadas exclusivamente aos Assistidos, uma vez que a Patrocinadora não contribuiu, até 12/2021, e estarão disponibilizadas individualmente sob a titularidade daqueles que optarem pela migração no saldo de Conta Individual, enquanto o valor relativo aos assistidos não optantes permanecerá no resultado do plano de origem, com vistas ao resguardo do seu equilíbrio econômico-financeiro e atuarial. O valor migrado será alocado na Conta Individual.

As formas de utilização dos citados recursos transferidos obedecem às regras aplicáveis à Conta Individual previstas no Regulamento do PLANO DE BENEFÍCIOS ENERGISA.

Insuficiência Patrimonial: Na apuração de Déficit/Insuficiência

Patrimonial, o montante atribuível será exclusivamente dos Assistidos, uma vez que a Patrocinadora não contribuiu, até 12/2021, conforme estabelece o Art. 14 da Res. CNPC nº 30/2018.

A parcela do déficit, atribuível aos Assistidos optantes pela migração, será rateada entre estes, com base na Reserva Matemática Individual, e o valor cabível a cada um, será subtraído da respectiva Conta Individual.

Em suma, a parcela resultante do excesso ou da insuficiência patrimonial dos Assistidos, será, respectivamente, acrescida ou deduzida dos recursos migrados e estará disponibilizada

individualmente sob a titularidade de cada Assistido e será incorporada, consoante sua constituição, ao saldo de Conta Individual.

No PLANO DE BENEFÍCIOS I, não há contribuição por parte da Patrocinadora, ficando a proporcionalidade contributiva do Plano integralmente para o Assistido.

RM Migração Assistidos ou Vinculado= RM ap ou inv ou pm

+

𝐹𝑢𝑛𝑑𝑜 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑑𝑒𝑛𝑐𝑖𝑎𝑙 𝑑𝑒 𝑅𝑒𝑣𝑖𝑠ã𝑜 𝑑𝑜 𝑃𝑙𝑎𝑛𝑜 + 𝑅𝑒𝑠𝑢𝑙𝑡𝑎𝑑𝑜(𝐸𝑥𝑐𝑒𝑑𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑜𝑢 𝐼𝑛𝑠𝑢𝑓𝑖𝑐𝑖ê𝑛𝑐𝑖𝑎)

No documento NOTA TÉCNICA ATUARIAL (páginas 30-34)

Documentos relacionados