• Nenhum resultado encontrado

Iniciando a dieta cetogênica

8.8 Treinamento dos pais e/ou cuidadores

O papel dos pais e/ou cuidadores é fundamental para o tratamento com a DC, já que eles serão os responsáveis pela compra, pesagem, preparo e fornecimento da alimentação para a criança. Por isso, devem ser treinados para administrar a dieta da melhor maneira possível e para saber lidar com todos os tipos de situações.

Antes do início da DC, o profissional que acompanha o caso deve explicar o que é a dieta cetogênica, quais são os alimentos permitidos e proibidos, o cronograma, como os fármacos vão ser administrados, quais são os exames necessários e qual é a frequência das consultas. É importante, também, verificar as expectativas reais da família em relação à dieta: diminuição das crises, dos medicamentos ou melhora do com-portamento/desenvolvimento, por exemplo. O especialista deve explicar que nem todos os pacientes respondem bem à dieta e que nem todos se tornam livres de crise ou de medicamentos2 e informar o tempo mínimo, de três meses, para verificar o efeito da dieta e o tempo total estimado do tratamento, que fica em torno de dois anos.

Os pais e/ou cuidadores devem ser orientados, também, quanto às informações que estão disponíveis na internet, pois nem todos os sites, blogs e grupos são confiáveis e podem apresentar informações errôneas, que prejudicam o tratamento. Por outro lado, se selecionados os sites corretos, as famílias podem obter dados, receitas e dicas de outros fami-liares que também adotaram a dieta, o que pode contribuir muito para o sucesso do tratamento.

»Medicamentos: todos os fármacos prescritos para a criança devem ser isentos de carboidratos ou ter o mínimo possível, para que não interfiram no tratamento.

Recomenda-se fazer um ajuste por vez e esperar, pelo menos, uma semana para observar os resultados antes que seja realizada outra alteração2.

Conheça, a seguir, a árvore de decisões para o ajuste fino da dieta ceto-gênica (figura 14)134.

Figura 14: Árvore de decisões

Sim Sim

Sim Sim

Sim

Não Não

Não

Não

Não Crises

controladas? Criança consome

100% da dieta? Ajustar a dieta

Rápido ganho ou perda de

peso?

Aumentar proporção, acrescentar TCM, retirar alimentos processados

Ajustar calorias Está em cetose?

Está em estresse?

Corrigir/minimizar Manter a

dieta

melhora das Sem crises após três meses –

retirar dieta

1) Acesse: www.ketocalculadora.com.br

KetoCalculadora

A

KetoCalculadora é uma ferramenta desenvolvida pela Danone Nutricia, em parceria com nutricionistas especializadas em dieta cetogênica, e tem como objetivo facilitar o cálculo de dietas ceto-gênicas, através de um cálculo sistematizado, com possibilidade de registro de histórico dos pacientes e formação de um banco de dados de alimentos e receitas.

O software é de uso online, passa por constantes atualizações e favo-rece o trabalho do nutricionista, pois permite que o mesmo elabore as die-tas mais rapidamente, podendo dar mais atenção na orientação da dieta ao paciente, favorecendo a sua adesão ao tratamento.

Para o acesso inicial, siga os seguintes passos:

Capítulo 9

a. Clique em “usar calculadora”

b. Realize o cadastro (lembre-se: a Ketocalculadora é de uso exclu-sivo de profissionais de saúde – médicos ou nutricionistas)

3) Para incluir uma dieta para esse paciente, escolha “Nova Dieta”

a. Insira os dados nutricionais do paciente:

i. peso atual, peso ideal e estatura são itens obrigatórios. Os campos de diagnóstico nutricional (zIMC, zP/I, zP/E e zE/I) são opcionais e de preenchimento do usuário

ii. o cálculo do valor calórico total (VCT) será feito automati-camente, considerando o peso ideal informado

b. Inclua os dados do paciente e salve (“Salvar”) a. Clique em “adicionar”

2) Para incluir um novo paciente, clique em “Meus pacientes”.

(Ver lista)

b. escolha o tipo de alimentação:

i. oral

i.i escolha a distribuição de macronutrientes (proporção da dieta)

a. 1:1 b. 2:1 c. 2,5:1 d. 3:1 e. 3,5:1 f. 4:1 g. 4,5:1 h. 5:1

ii.i Selecione a quantidade de proteína por kilo por dia (de 0,7 a 1,5g/kg/dia) (“PTN(g)”)

iii.i escolha o número de refeições no dia (“Refeições”) a. 3 a 8 refeições/ dia

e. Coloque a quantidade em gramas (ou ml) do alimento desejado. Insira quantos alimentos forem necessários para alcançar as metas de macronutrientes da linha “Total por horário (necessário)”

b. Nomeie cada refeição (em palavras ou números/

horas)

c. Clique em “Adicionar alimentos” para iniciar o planejamento da dieta

d. Localize o alimento manualmente ou use a caixa de busca. Assim que encontrar, clique no ícone “+”

para adicioná-lo ao planejamento

f. Repita o procedimento acima para todas as refei-ções programadas para o paciente

g. Clique em “Salvar dieta”

ii. Enteral/ Mista

i.i escolha o tipo de proporção da dieta a. 4:1 (somente essa relação disponível)

ii.i Selecione a quantidade de proteína por kilo por dia (de 0,7 a 1,5g/kg/dia)

iii.i escolha o fracionamento da dieta a. 3 a 8 refeições/ dia

iv.i Em “Fracionamento”:

a. Nomeie cada refeição (em palavras ou números/

horas)

b. Insira a quantidade de Ketocal 4:1 em pó que cor-responda a quantidade de lipídeos, proteínas e car-boidratos descrita na linha “Total por horário (atual)”

e “Total por horário (necessário)”

c. Repita o procedimento acima para todas as refei-ções programadas para o paciente

d. Clique em “Salvar dieta”

4) Salvar e imprimir

Após “Salvar a dieta”, é possível imprimir (ou salvar) dois tipos de dieta: a via para o paciente (“Imprimir – Paciente”) e a via para o profissional (“Imprimir – Profissional)

A via para o paciente: na primeira página, aparecem os dados cadas-trais do paciente e também os parâmetros antropométricos utilizados para a dieta calculada. A partir da segunda página, aparecem as refeições e os alimentos substitutos. E, na última página, orientações sobre o manejo da dieta e dicas de marcas de produtos industrializados:

Nas páginas referentes às refeições, as informações dos alimentos são apresentadas com mais detalhes.

A via para o profissional apresenta algumas diferenças: na primeira página, além das informações de cadastro do paciente, é apresentado, tam-bém, o diagnóstico nutricional e os cálculos relacionados à dieta, como valor calórico total do dia e distribuição de macronutrientes.

Caso não queira imprimir ou salvar a dieta calculada, clique novamente em “Salvar Dieta” e o planejamento dietético estará finalizado.

5) Inclusão de alimentos e receitas

É possível adicionar alimentos e receitas para uso pessoal ou que possam ser disponibilizadas para a comunidade que tem acesso à Ketocalculadora (nesse caso, as inclusões passam por avaliação de um time de especialistas, antes de serem liberadas na rede). O passo a passo é o seguinte:

a. Clicar em “Alimentos” no painel principal do lado esquerdo. Em seguida, clicar em “Adicionar”.

i. Preencher as informações solicitadas e “Salvar”

b. Clicar em “Receitas” no painel principal do lado esquerdo. Em seguida, clicar em “Adicionar”.

i. Preencher as informações solicitadas e “Salvar”

ii. Note que no painel principal – “Receitas”, existem duas abas: uma com “Receitas globais” (são receitas aprovadas para uso de todos os usuários da Ketocalculadora) e “Minhas receitas”

(receitas de uso pessoal que não estão disponíveis para os demais usuários).

Suplementação na