• Nenhum resultado encontrado

UC22: Projeto Integrador Radialista – Produção de Rádio e TV

No documento Produção de Áudio e Vídeo (páginas 45-51)

CARGA HORÁRIA: 24 HORAS

O Projeto Integrador é uma Unidade Curricular de Natureza Diferenciada, baseada na metodologia de ação-reflexão-ação, que se constitui na proposição de situações desafiadoras a serem cumpridas pelo aluno.

O planejamento e execução do Projeto Integrador propiciam a articulação das competências previstas no perfil profissional de conclusão do curso, pois apresentam ao aluno situações que estimulam o seu desenvolvimento profissional ao ter que decidir, opinar e debater com o grupo a resolução de problemas a partir do tema gerador.

Durante a realização do Projeto, portanto, o aluno pode demonstrar sua atuação profissional pautada pelas marcas formativas do Senac, uma vez que permite o trabalho em equipe e o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.

As principais características do Projeto Integrador são:

• Articulação das competências do curso, com foco no desenvolvimento do perfil profissional de conclusão.

• Criação de estratégias para a solução de um problema ou de uma fonte geradora de problemas relacionada à prática profissional.

• Desenvolvimento de atividades em grupos realizadas pelos alunos, de maneira autônoma e responsável.

• Geração de novas aprendizagens ao longo do processo.

• Planejamento integrado entre todos os docentes do curso.

• Compromisso dos docentes com o desenvolvimento do Projeto no decorrer das Unidades Curriculares, sob a articulação do docente responsável pela unidade curricular Projeto Integrador, que tem papel de mediador e facilitador do processo.

• Espaço privilegiado para imprimir as Marcas Formativas Senac:

▪ Domínio técnico-científico.

▪ Atitude empreendedora.

▪ Visão crítica.

▪ Atitude sustentável.

▪ Atitude colaborativa.

A partir do tema gerador, o Projeto Integrador prevê três etapas para sua execução:

1ª Problematização: corresponde ao ponto de partida do projeto. Na definição do tema gerador, deve-se ter em vista uma situação plausível, identificada no campo de atuação profissional e que perpasse as competências do perfil de conclusão do curso. Neste momento, é feito o detalhamento do tema gerador e o levantamento das questões que vão nortear a pesquisa e o desenvolvimento do projeto. As questões devem mobilizar ações que articulem as competências do curso para a resolução do problema. Vale destacar que, caso o curso contemple mais de uma Unidade Curricular - Projeto Integrador, o tema gerador articula todas as competências relacionadas a essa UC-PI.

2ª Desenvolvimento: para o desenvolvimento do Projeto Integrador, é necessário que os alunos organizem e estruturem um plano de trabalho. Esse é o momento em que são elaboradas as estratégias para atingir os objetivos e dar respostas às questões formuladas na etapa de problematização. O plano de trabalho deve ser realizado conjuntamente pelos alunos e prever situações que extrapolem o espaço da sala aula, estimulando a pesquisa em bibliotecas, a visita aos ambientes reais de trabalho, a contribuição de outros docentes e profissionais, além de outras ações para a busca da resolução do problema.

3ª Síntese: momento de organização e avaliação das atividades desenvolvidas e dos resultados obtidos. Nesta etapa, os alunos podem rever suas convicções iniciais à luz das novas aprendizagens, expressar ideias com mais fundamentação teórica e prática, além de gerar produtos de maior complexidade. Ressalta-se que a proposta de solução deve trazer aspectos inovadores, tanto no próprio produto quanto na forma de apresentação.

UC4: Projeto Integrador Radialista – Assistência de Operações Audiovisuais Proposta 1: Os diversos processos da montagem de um produto audiovisual

O espectador, quando assiste seu programa preferido, muitas vezes não tem ideia de quantos profissionais e do tamanho do trabalho empenhado para a montagem daquela obra audiovisual. A cenografia, a iluminação, os objetos, o posicionamento das câmeras e dos microfones são elementos tão essenciais quanto o desempenho dos atores ou apresentadores. Com a democratização dos equipamentos de produção, novas linguagens surgem e com isso novas possibilidades de atuação e responsabilidades para o assistente de operações audiovisuais. Dentro desse cenário em constante transformação, o tema proposto busca refletir sobre o processo de montagem e responsabilidades desse profissional, de pequenas e grandes produções, e todos os elementos necessários para a realização adequada de um projeto audiovisual.

UC7: Projeto Integrador Radialista – Cenografia

Proposta 1: Estratégias criativas e desafios da produção cenográfica

O Cenógrafo concebe a cena a partir de elementos com formas, texturas e cores criando um ambiente espacial afim de atender às necessidades da produção. No aspecto técnico, concebe, projeta e monta de forma coletiva e orgânica o set de gravação em estúdio ou externa. Ao criar esta atmosfera cênica, acolhe e inspira atores na realização de suas performances, possibilitando a liberdade na criação das dinâmicas de cena e facilitando a decupagem da direção. O profissional é responsável em viabilizar todo o projeto até a sua conclusão, contudo, deve equilibrar os custos e a sua distribuição entre as cenas, mantendo a qualidade na entrega de cada trabalho do projeto. Cada vez mais, faz-se necessário a participação deste profissional nas tomadas de decisão da produção, pois fatores como, logística, ausência de espaço físico ou tempo hábil de entrega (deadline) definem a utilização do recurso de interação com ambientes virtuais, construções ou locações externas. As questões sustentáveis, como reutilização de material na produção de cenários e adereços, são um exemplo de redução das despesas.

UC10: Projeto Integrador Radialista – Direção de Imagens - TV

Proposta 1: A sensibilidade e a interpretação do roteiro para além do trabalho em câmeras simultâneas

A direção de imagem nasce da criação da televisão e sua natural vocação para realizar produções com mais de uma câmera, dessa maneira formatando diversos gêneros televisivos: programas jornalísticos, variedades, esportivos, musicais, ficcionais e, por meio destes, desenvolvendo a ideia a ser implementada no projeto audiovisual. A investigação do espaço onde o projeto audiovisual se desenvolverá e as necessidades que este projeto determina, envolvem ampla compreensão da utilização de equipamentos de áudio e vídeo.

A necessidade e organização na realização do projeto audiovisual, dentro do espaço estabelecido, pressupõe uma boa gestão de recursos humanos e tecnológicos. Por intermédio das múltiplas câmeras existentes, o recorte das imagens proporciona leitura imagética do projeto audiovisual e suas finalidades previamente debatidas. Um diretor de imagem tem a sensibilidade de interpretar as nuances características da produção e, por sua atuação, aprimorar a qualidade do conteúdo veiculado.

UC13: Projeto Integrador Radialista – Edição de Mídia Audiovisual

Proposta 1: O convencimento e a reflexão por meio de Imagem e Som

Nas diversas plataformas audiovisuais como o cinema, a televisão ou a internet, o que realmente prende a atenção do espectador em um vídeo é o storytelling, isto é, a capacidade de contar histórias de maneira relevante, em que os recursos audiovisuais são utilizados junto às palavras.

A forma como a história se desenrola e todos os elementos utilizados para contá-la fixa o interesse do começo ao fim, na maneira de se reconhecer as personagens, se a audiência fica aflita ou emocionada, como se aquela fosse a história de suas vidas, ou a vida que se gostaria de ter.

Independentemente da janela, é a forma da narrativa que seduz o espectador, junto à carga dramática, do tempo, do ritmo, da argumentação, da plástica e da velocidade como ela se desenvolve. Tudo isso forma um conjunto que constitui o formato de um vídeo, mas, para cada plataforma, espectador ou tema, existe um ritmo de edição diferente. Um filme dramático não é montado na mesma velocidade que um filme de ação, um videoclipe ou um vídeo publicitário. O tempo entre um corte e outro, e também entre as cenas, muda, assim como mudam as trilhas, o posicionamento das câmeras, enfim, toda a construção audiovisual que envolve a linguagem. O tema proposto busca estimular o aluno a pensar sobre o seu papel de protagonista, que monta diversas histórias a partir do material apresentado, considerando os inúmeros formatos e as diversas linguagens.

Proposta 2: Novas linguagens de edição para multiplataforma

“Toda a eloquência do cinema é atingida na Sala de Edição”. Nesta frase de Walter Murch, um dos maiores editores do século 20, verificamos a importância da etapa de edição para uma obra audiovisual. Possibilitando ao espectador experimentar a realidade narrativa por diferentes ângulos, até mesmo simultâneos, tendo o controle do tempo e do espaço, verificamos no trabalho do editor, uma grande responsabilidade pelo entendimento da obra.

Verdades e mentiras se sobrepõe num jogo de convencimento e argumentação, que cada vez mais expande seus formatos e plataformas de interação. Obtêm-se a partir das realidades, estendidas e virtualizadas, a realização de alguns trabalhos que seriam inimagináveis na era de Murch e mesmo assim, com a diversificação cada vez maior desta área de trabalho, a função ainda tem seu caráter decisivo na finalização da produção audiovisual pretendida. Dessa maneira, o tema proposto visa contribuir para o

desenvolvimento de um projeto no decorrer do curso, além de investigar sobre as diferentes transformações que a área de edição passa, tanto em termos de narrativa como em termos de tecnologia aplicada aos processos de finalização.

UC16: Projeto Integrador Radialista – Iluminação

Proposta 1: As novas tecnologias na antiga arte de iluminar

O papel da luz naquilo que se enxerga e que se transforma em linguagem gráfica, reflete sentimentos, orienta, transmite sensações e imita a realidade ao iluminar personagens e ambientes. A estratégia da luz apropriada somada a arte de fazer sombras, dão o contraste que definem o tempo e a ação, elementos determinantes na exposição de todos os tons em cada frame. Os avanços tecnológicos impactaram de maneira geral o mercado trazendo soluções sustentáveis, como equipamentos mais leves e compactos, de baixo consumo energético e de custo reduzido. O estudo do projeto de luz, bem como o controle e automação também são possíveis, graças a utilização de softwares específicos para área.

Diante desse cenário, a mão de obra especializada continua sendo o diferencial do profissional do setor, tendo como exemplo a estratégia de escolha de um estúdio que leva em conta o uso da luz natural, combinando tecnologia, criatividade e sustentabilidade.

Portanto, o profissional deve levar em consideração a alta capacidade de resolução dos novos equipamentos de captação que, aliados à sua habilidade técnica, ao seu olhar artístico e à sua sensibilidade criativa, sejam captadas pelas lentes e apresentados no produto audiovisual, atingindo o seu objetivo.

UC18: Projeto Integrador Radialista – Operação de Câmera

Proposta 1: A escolha da tecnologia alinhada à narrativa audiovisual

O operador de câmera realiza a condução do equipamento para que uma história seja contada por intermédio de um registro audiovisual. Para isso, aplica conceitos fotográficos, criatividade e técnicas da linguagem da imagem que envolvem planos e movimentos, captando a essência das ações e emoções, garantindo que a mensagem seja transmitida até o telespectador. Os avanços tecnológicos criaram novos formatos de janela, além de promover mudanças significativas na forma de consumir conteúdos em áudio e vídeo, resignificando os conceitos da produção audiovisual. Nas questões técnicas, surgem equipamentos cada vez menores e com mais recursos, entre os quais, a alta capacidade de resolução, a praticidade de operação e o baixo custo. Portanto, diferentemente de outras épocas, em que as câmeras eram específicas para cada mercado de acordo com o grau de exigência de qualidade, atualmente conta-se com uma vasta gama de equipamentos que podem ser utilizados de forma híbrida praticamente em todas as frentes de produção, o que possibilita novos workflows e produções de baixo custo garantindo a qualidade da produção.

UC22: Projeto Integrador Radialista – Produção de Rádio e TV

Proposta 1: Estratégias de integração entre equipes de produção de conteúdo audiovisual Um produto audiovisual, como um filme, um programa de rádio ou uma novela, é um projeto em grupo, com diversas tarefas a serem realizadas no processo que se inicia na construção do roteiro, pesquisas, escolha do cenário11, figurino, objetos de cena12, equipe, toda a produção, gravação, edição, finalização e distribuição. Cada membro da equipe atua dentro da função que escolheu ou na que mais se identificou. É um equívoco pensar que a responsabilidade de um erro é sempre de algum contexto externo, da produção, do roteiro ou do diretor. Imprevistos acontecem e faz parte deste pacote considerar alternativas em caso de impossibilidades de realização.

Cada um é responsável pelo produto audiovisual tanto quanto o outro e a quantidade desses processos, bem como sua qualidade e suas possibilidades variam bastante de acordo com a tecnologia e principalmente segundo o orçamento, mas é preciso reconhecer que a preparação para as gravações leva em conta a maneira como o projeto será finalizado.

Dentro desse cenário, o tema proposto busca refletir sobre a importância do trabalho em equipe na produção audiovisual e como o sucesso de um projeto passa por várias mãos até encontrar seu resultado final.

Outros temas geradores podem ser definidos em conjunto com os alunos, desde que constituam uma situação-problema e atendam aos indicadores para avaliação.

Para avaliação da unidade curricular Projeto Integrador são propostos os seguintes indicadores, cuja função é evidenciar o alcance dos objetivos da unidade curricular:

• Adota estratégias que evidenciam as marcas formativas do Senac na resolução dos desafios apresentados.

• Elabora síntese do Projeto Integrador, respondendo às especificações do tema gerador.

• Apresenta os resultados do Projeto Integrador com coerência, coesão e criatividade, propondo soluções inovadoras, a partir da visão crítica da atuação profissional no segmento.

• Articula as competências do curso no desenvolvimento do Projeto Integrador.

11 Em peças de áudio o cenário é construído na sonoplastia.

12 Em peças de áudio o os objetos de cena são construídos na sonoplastia.

6. ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

As orientações metodológicas deste curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac, pautam-se pelo princípio da aprendizagem com autonomia e pela metodologia de desenvolvimento de competências, estas entendidas como “ação/fazer profissional observável, potencialmente criativo (a), que articula conhecimentos, habilidades e atitudes/valores e que permite desenvolvimento contínuo”.

As competências que compõem a organização curricular do curso foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando a área de atuação e os processos de trabalho deste profissional. Para o desenvolvimento das competências foi configurado um percurso metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações de aprendizagem que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação e para a solução de questões inerentes à natureza da ocupação.

A mobilização e a articulação dos elementos da competência requerem a proposição de situações desafiadoras de aprendizagem, que apresentem níveis crescentes de complexidade e se relacionem com a realidade do aluno e com o contexto da ocupação.

No que concerne às orientações metodológicas para a unidade curricular Projeto Integrador, ressalta-se que o tema gerador deve se basear em problemas da realidade da ocupação, propiciando desafios significativos que estimulem a pesquisa a partir de diferentes temas e ações relacionadas ao setor produtivo ao qual o curso está vinculado. Neste sentido, a proposta deve contribuir para o desenvolvimento de projetos consistentes, que ultrapassem a mera sistematização das informações trabalhadas durante as demais unidades curriculares.

7. CRITÉRIOS DE APROVEITAMENTO DE

No documento Produção de Áudio e Vídeo (páginas 45-51)

Documentos relacionados