• Nenhum resultado encontrado

MARGEM VENDAS INVEST IMPOSTOS CAPITAL Empresas % Tri % Tri % Tri % Tri % Tr

13 Vale Rio Doce PNA 16,37%

14 Celesc PNB 13,98%

15 Cemig PN 13,98%

16 Petrobrás PN 12,47%

17 Aracruz PNB 12,43%

Quadro 5.3.7 - Influência de macrodirecionadores de valor na explicação da variância da ação

Assim, segundo resumem os quadros 5.3.6 e 5.3.7, destacaram-se as empresas Eletrobrás, Usiminas, Companhia Siderúrgica Nacional e Embraer, pois são as que mais apresentaram possibilidade dos macrodirecionadores de valor na explicação de alterações nos valores da ação. É interessante notar que as seis empresas que apresentaram causalidade tipo Granger (Embraer, Eletrobrás, Usiminas, Companhia Siderúrgica Nacional, Braskem e Telesp Operacional) também apresentaram, nos mesmos macrodirecionadores, poder de explicação da variância do valor da ação.

5.4 ANÁLISE DAS FUNÇÕES DE RESPOSTA A IMPULSO

Vale lembrar a que este processo testou o grau de resposta da variável preço da ação a alterações (impulsos) de um desvio padrão de cada um dos macrodirecionadores de valor, em cada uma das empresas. A linha cheia em cada gráfico corresponde aos pontos estimados da IRF de cada ação ao impulso dos macrodirecionadores de valor em uma unidade de desvio- padrão respectivas a eles. As linhas pontilhadas representam uma faixa de duas unidades de desvio-padrão do ponto estimado, para mais ou para menos. Se a faixa entre linhas pontilhadas inclui o eixo horizontal (eixo zero), o efeito é considerado insignificante. As curvas de Funções a Resposta a Impulso (IRF) mostraram resultados interessantes para os macrodirecionadores de valor: margem de lucro operacional, taxa de crescimento em vendas, alíquota de impostos pagos e taxa de investimento adicional.

Quanto às empresas, os resultados também foram compatíveis com os testes anteriores, apresentaram resultados interessantes as empresas Eletrobrás, Usiminas, Embraer e Companhia Siderúrgica Nacional. Para as demais empresas, as curvas de Funções a Resposta a Impulso (IRF) não apresentaram resultados significativos estatisticamente.

A análise IRF mostrou que o preço da ação pode, em algum grau, reagir a impulsos provenientes da taxa de crescimento em vendas para as empresas: Embraer, Companhia Siderúrgica Nacional e Usiminas. Os números revelaram, também, que o preço da ação pode, em algum grau, reagir a impulsos provenientes da margem de lucro operacional para as empresas: Eletrobrás, Braskem, Embraer e Usiminas. Para as empresas Eletrobrás, Companhia Siderúrgica Nacional, Sadia e Telesp Operacional, o preço da ação pode, em algum grau, reagir a impulsos provenientes da taxa de investimento adicional. Um outro macrodirecionador que apresentou resultados foi a alíquota de impostos pagos para a empresa Eletrobrás. Os resultados das IRF estão apresentados no ANEXO 2 ao final desta dissertação.

vendas e a taxa de investimento adicional. Entretanto, series da ação de nenhuma empresa apresentou reações a impulsos de alterações no custo médio ponderado de capital. Assim, as hipóteses de pesquisa de H6 a H10, foram testadas utilizando os processo de Decomposição da Variância (VDC) e Função de Resposta a Impulso (IRF). O presente estudo considerou que uma variação em um macrodirecionador de valor provoca e explica uma variação no valor da ação quando apontado por ambos os resultados das analises, VDC e IRF.

Dessa forma, os resultados das hipóteses podem ser expressos no Quadro resumo 5.4.1:

Quadro 5.4.1 – Resultados das hipóteses de Análise de Auto-regressão Vetorial

SIM = rejeita a hipótese nula h0 - NÃO = aceita a hipótese nula h0

Na analise de auto-regressão vetorial, onde se utilizaram as analises VDC e IRF, os macrodirecionadores de valor que mais se destacaram foram: a margem de lucro operacional, a taxa de crescimento em vendas e a taxa de investimento adicional. Para estes três macrodirecionadores, os resultados mostraram números mais significativos, sugerindo

VENDAS MARGEM INVEST IMPO STO S C APITAL 1 Ace sita PN NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

2 Aracruz PNB NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

3 Braske m PNA NÃO SIM NÃO NÃO NÃO

4 C e le sc PNB NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

5 C e mig PN NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

6 Ele trobras PNB NÃO SIM SIM NÃO NÃO

7 Embrae r PN SIM SIM NÃO NÃO NÃO

8 Ge rdau PN NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

9 Ipiranga Pe t PN NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

10 Light O N NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

11 Pe trobras PN NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

12 Sadia SA PN NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

13 Sid Nacional O N SIM NÃO NÃO NÃO NÃO

14 Souz a C ruz O N NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

15 Te le sp O pe rac PN NÃO NÃO SIM NÃO NÃO

16 Usiminas PNA SIM SIM NÃO NÃO NÃO

17 Vale Rio Doce PNA NÃO NÃO NÃO NÃO NÃO

indícios de que para determinadas empresas da amostra (Eletrobrás, Embraer, Companhia Siderúrgica Nacional, Usiminas e Telesp Operacional) uma variação no macrodirecionador pode provocar variação no preço da ação. Para as demais empresas da amostra, estes indícios não se concretizaram nas análises VDC, IRF, ou em ambas. Isto significa que, para a maioria das empresas da amostra, alterações nos macrodirecionadores de valor não provocam ou não explicam alterações no valor da ação.

É interessante notar que esses resultados foram compatíveis com os do teste de causalidade de granger para a maioria dos macrodirecionador e empresas. Sobre as análises de causalidade de Granger e auto-regressão vetorial pôde-se concluir que existem relações significativas somente entre determinados macrodirecionadores de valor e o preço da ação para determinadas empresas.

Os resultados mostraram que, para a Embraer, Companhia Siderúrgica Nacional e Usiminas, a taxa de crescimento em vendas pode ser preditora do preço da ação e uma alteração nela pode provocar alterações no preço da ação em períodos seguintes. Nas empresas Embraer e Eletrobrás a margem de lucro operacional apresenta o mesmo comportamento. Para estas empresas, a margem de lucro operacional pode ser preditora do preço da ação e uma alteração nela pode provocar alterações no preço da ação nos próximos trimestres. O mesmo também ocorreu com a taxa de investimento adicional na Eletrobrás. Para esta empresa o teste de causalidade de Granger e a análise de auto-regressão vetorial apontaram que a taxa de investimento pode ser preditora do preço da ação e que uma alteração na taxa de investimento adicional pode causar uma alteração no preço da ação. Os demais macrodirecionadores de valor de empresas da amostra não apresentaram dados consistentes nas três analises realizadas (causalidade Granger, VDC, IRF), demonstrando que não existem as relações pressupostas para a maioria das empresas estudadas.

Documentos relacionados