• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA DE PESQUISA

3.4 Coleta de dados

3.4.1 Variáveis da pesquisa

A variável é definida como uma unidade de análise a ser investigada na pesquisa, podendo se referir “[...] a uma pessoa, um evento ou um objeto, até um grupo de pessoas, um relacionamento ou um acordo.” (COLLIS; HUSSEY, Ibid., p. 146).

No paradigma fenomenológico as variáveis podem ser denominadas de fenômenos, porém se considerar o paradigma positivista, são definidas por valores. Assim devem ser examinadas como valor numérico ou fenômeno conforme definição abaixo:

[...] variável pode ser considerada como uma classificação ou medida; uma quantidade que varia; um conceito operacional, que contém ou apresenta valores; aspecto, propriedade ou fator, discernível em um objeto de estudo e possível de mensuração. Os valores que são adicionados ao conceito operacional, para transformá-lo em variável, podem ser quantidades, qualidades, características, magnitudes, traços etc., que se alteram em cada caso particular e são totalmente abrangentes e mutuamente exclusivos. Por sua vez, o conceito operacional pode ser um objeto, processo, agente, fenômeno, problema etc. (MARCONI; LAKATOS, p. 139, 2005).

A pesquisa científica está fundamentada em dados coletados que se referem às variáveis selecionadas. Essas variáveis podem ser classificadas como: qualitativas, cujos dados coletados são não-numéricos e dizem respeito ao fenômeno em estudo; e quantitativas discretas, quando usam dados numéricos com escala limitada, como os dias da semana, as horas do dia e data de nascimento; e quantitativas contínuas, definida por qualquer valor numérico, sem limite entre o começo e o fim da escala, tais como renda do empregado e faturamento da empresa (COLLIS; HUSSEY, op. cit., p. 146-147).

Há ainda a diferenciação entre variáveis independentes definida por Marconi e Lakatos (2005, p. 140) como “aquela que influencia, determina ou afeta outra variável”; e a variável dependente classificada como “valores (fenômenos, fatores) a serem explicados ou

descobertos, em virtude de serem influenciados, determinados ou afetados pela variável independente”. Pode-se concluir que a variável independente antecede a variável dependente. De acordo com Collis e Hussey (2005, p. 331) o estudo positivista considera as variáveis dependentes e independentes para a escolha e análise dos dados coletados. As variáveis dependentes são aquelas cujos valores são previstos pelas variáveis independentes e as variáveis independentes aquelas que podem ser manipuladas para prever os valores da variável dependente.

A Ilustração 5 mostra as variáveis qualitativas, quantitativas, dependentes e independentes que fazem parte desta pesquisa:

Ilustração nº 5 - Modelo teórico da pesquisa FONTE: Elaborado pela pesquisadora, 2009.

De acordo com o modelo teórico escolhido e as variáveis devidamente identificadas são detalhadas a seguir cada uma delas considerando a fundamentação conceitual utilizada.

Variáveis Dependentes PQVT:  Área gestora do PQVT  Ações desenvolvidas (BPSO -96)  Instrumentos de definição do conteúdo  Formação da equipe do PQVT  Público atendido  Orçamento específico para o PQVT  Base conceitual do PQVT Variáveis Independentes Gestão de projetos Processos  Preparação  Estruturação  Execução  Conclusão Áreas de conhecimento  Comunicação  Gerenciamento de riscos  Recursos humanos  Aquisições Empresas Variáveis Qualitativas Porte da empresa Localização Ramo de atividade Variáveis Quantitativas Contínuas Faturamento anual Número de empregados Número de membros da equipe do PQVT

3.4.1.1 Definição das variáveis da pesquisa

As variáveis independentes desta pesquisa foram definidas considerando os seguintes modelos teóricos:

- Gestão de projetos: baseada no modelo de processos da administração de projetos de Maximiano (2007, p. 50-54) dividido nas fases de: preparação, estruturação, execução e conclusão. E nas áreas de conhecimento, definidas no guia PMBoK, como de comunicação, gerenciamento de riscos, recursos humanos e aquisições.

Os grupos de processos da administração de projetos são detalhados a seguir:

- Preparação: fase inicial que contempla as três variáveis críticas de desempenho: escopo, prazo e custo. Assim ela é subdividida em: ideia inicial; definição do PQVT; definição de atividades, prazos e custos; proposta básica; aprovação.

- Estruturação: formada pela montagem da equipe de projeto; detalhamento dos planos; mobilização dos recursos; início do projeto.

- Execução: consiste em realização das atividades; controle do progresso; e administração de mudanças no escopo, prazo e custo.

- Conclusão: está dividida em apresentação do PQVT; aprovação do cliente; fechamento administrativo (relatórios, balanços); desmobilização dos recursos; e início de novo ciclo de vida.

As práticas nas seguintes áreas de conhecimento em administração de projeto são:

- Comunicação: desenvolvimento, coleta, armazenagem e disseminação de informações do projeto.

- Gerenciamento de riscos: consiste em identificar e analisar os riscos do projeto e planejar as respostas para saná-los. Há também o monitoramento dos riscos.

- Recursos humanos: planejar e montar a equipe de projetos, desenvolver e gerenciar os membros da equipe.

- Aquisições: processos de compras e aquisições de produtos, serviços ou resultados. Inclui o plano e administração de contratos, como também, seleção e acompanhamento de terceiros.

As variáveis dependentes estão vinculadas ao PQVT usando os indicadores biopsicossocial e organizacional pelo instrumento denominado de BPSO-96 de Limongi-França (2004a, p. 134- 138) para a análise das atividades dos PQVT implantados nas organizações e a pesquisa realizada por Arellano (2007, p. 91-144) em empresas premiadas pela ABQV nos anos de 1996 a 2006.

Com base nos modelos apresentados são identificadas as seguintes informações:

- Área gestora do PQVT: responsável pela implantação e gerenciamento das ações do PQVT;

- Ações desenvolvidas no PQVT:

 Biológicas: relacionadas a saúde, doenças associadas ao trabalho, hábitos saudáveis, dependência química, alimentação, obesidade, check-up, DST, e estilo de vida.

 Psicológicas: satisfação, motivação, auto-estima, lazer externo, tratamento psicológico, e satisfação interna.

 Sociais: relação entre competitividade e bem-estar, bom ambiente de trabalho, programas de reciclagem, palestras e eventos relacionados a cidadania, comunidade, filantropia e voluntariado, melhoria do clima organizacional.

 Organizacionais: lazer interno, ambiente físico, arranjos flexíveis, benefícios, produtividade, qualidade total e competitividade organizacional, comprometimento dos empregados, reconhecimento do indivíduo, aumento da produtividade, aumento da competitividade, imagem da empresa, redução dos custos, ISO 9000 e exigência de qualidade.

Os indicadores do instrumento BPSO-96 (Limongi-França, 2004a) são referências conceituais para auxiliar no reconhecimento das ações do PQVT desenvolvidos nas

organizações. Todavia, alguns temas que fazem parte desses indicadores como satisfação e motivação no trabalho, cidadania, sustentabilidade, entre outros, não fazem parte do objeto de estudo desta pesquisa, sendo mencionados apenas como parte das ações de QVT.

- Instrumentos de definição do conteúdo: conhecer quais instrumentos são aplicados na definição do conteúdo do PQVT de acordo com a necessidade do público atendido e estratégias organizacionais;

- Formação da equipe do PQVT: as áreas e os profissionais envolvidos no desenvolvimento e implantação das ações do PQVT;

- Público atendido: são reconhecidos os públicos previamente identificados como funcionários; funcionários e família; funcionários, família e terceiros; e funcionário, família e comunidade.

- Orçamento específico para o PQVT: a existência de orçamento exclusivo para as ações de QVT provam o caráter estratégico do programa.

- Base conceitual do PQVT: pesquisadores ou consultores externos encarados como agentes influenciadores do programa.

Além dessas variáveis independentes e dependentes são também investigadas as variáveis qualitativas e quantitativas contínuas para contribuir na elaboração do perfil dos PQVT nas empresas pesquisadas, tais como:

- Qualitativas: porte da empresa, localização, e ramo de atividade;

- Quantitativas contínuas: faturamento anual, número de empregados e número de membros da equipe do PQVT.

Após definido o modelo teórico e as respectivas variáveis envolvidas, são apresentados, em seguida, os critérios selecionados na escolha das unidades de análise.