• Nenhum resultado encontrado

Efeitos de um extrato aquoso de porangaba (Cordia salicifolia) na marcação de constituintes sanguíneos com tecnécio-99m e na morfologia de hemácias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Efeitos de um extrato aquoso de porangaba (Cordia salicifolia) na marcação de constituintes sanguíneos com tecnécio-99m e na morfologia de hemácias"

Copied!
68
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Efeitos de um extrato aquoso de porangaba (Cordia salicifolia) na marcação de constituintes sanguíneos com tecnécio-99m e na morfologia de hemácias

JACQUES NATAN GRINAPEL FRYDMAN

(2)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Efeitos de um extrato aquoso de porangaba (Cordia salicifolia) na marcação de constituintes sanguíneos com tecnécio-99m e na morfologia de hemácias

JACQUES NATAN GRINAPEL FRYDMAN

Dissertação a ser apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde.

Orientador: Prof. Dr. Mario Bernardo Filho Co-orientador: Prof. Dr. Aldo da Cunha Medeiros

(3)

Divisão de Serviços Técnicos

Catalogação da Publicação na Fonte UFRN Frydman, Jacques Natan Grinapel

Efeitos de um extrato aquoso de porangaba (Cordia salicifolia) na marcação de constituintes sanguíneos com tecnécio-99m e na morfologia de hemácias / Jacques Natan Grinapel Frydman. – Natal, RN, 2009. xii, 54p.

Orientador: Mário Bernardo-Filho Co-orientador: Aldo da Cunha Medeiros

Tese (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

(4)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE

Professora Doutora Técia Maria de Oliveira Maranhão

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde

(5)

JACQUES NATAN GRINAPEL FRYDMAN

Efeitos de um extrato aquoso de porangaba (Cordia salicifolia) na marcação de constituintes sanguíneos com tecnécio-99m e na morfologia de hemácias

BANCA EXAMINADORA

MEMBROS TITULARES

PRESIDENTE DA BANCA:

Prof. Dr. Mario Bernardo Filho – Universidade do Estado do Rio de Janeiro Prof. Dr.

Prof. Dr.

Natal / RN 2009

(6)

DEDICATÓRIA

À minha esposa Vanessa, por seu apoio e incentivo incondicionais e por estar sempre ao meu lado superando todas as adversidades.

“A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis,

teriam ficado adormecidas” (Horácio)

Ao meu filho João Gabriel, meu mais precioso projeto. Fonte de toda a minha inspiração e energia.

“A criança é alegria como o raio de sol e estímulo como a esperança” (Coelho

Neto)

Aos meus pais, pelo apoio e orientação no caminho a ser trilhado.

“Somos o resultado de muitos esforços que não são nossos” (Georges Chevrot)

“É na educação dos filhos que se revelam a virtude dos pais” (Coelho Neto)

A Deus, fonte fecunda de luz, felicidades e virtudes. Que Ele continue sempre a nos prodigalizar os seus benefícios.

A eles dedico tudo o que fiz, faço e farei.

(7)

AGRADECIMENTOS

Obrigado Senhor por ter me permitido aprender e ter me concedido a oportunidade de colaborar com mais um conhecimento para a humanidade.

“Quem é o sábio? Aquele que aprende de cada pessoa” (Pirkei Avot)

À minha esposa e filho por todo amor, carinho, vibração em cada conquista e compreensão da necessidade de minha ausência em determinados momentos.

“Apenas em torno de uma mulher que ama se pode formar uma família” (Friedrich

Schlegel)

Ao Professor Mario Bernardo Filho por todo seu esforço em conduzir seus alunos no caminho da busca do conhecimento e da excelência, forjando o caráter do cientista. Como orientador soube indicar caminhos e sugerir soluções para que esta caminhada pudesse ter êxito, meu respeito e admiração. Um exemplo a ser seguido.

“A coisa principal da vida não é o conhecimento, mas o que dele se faz” (Talmude)

Ao Professor Adenilson de Souza da Fonseca pela orientação, e grande incentivo durante a iniciação científica e todo o processo de seleção, execução e conclusão do mestrado.

“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo.” (Galilleu Galilei)

(8)

Aos amigos e companheiros de pesquisa: Gabrielle Rocha, Márcia Pereira, Camila Godinho, Rosane Neves, Bernardo Rebello, Angélica Garcia-Pinto, Mônica Benarroz, Maria Regina Macedo e Sebastião Santos Filho, nos momentos difíceis e alegres.

“O prazer dos banquetes não está nos pratos, mas sim nas pessoas que acompanham a mesa.” (Talmude)

Ao Serviço de Medicina Nuclear e ao Laboratório de Endocrinologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto pelo suporte aos resultados obtidos.

Ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Ao auxílio dado pelo CAPES, FAPERJ e CNPq.

(9)

LISTA DE ABREVIAÇÕES, SIGLAS E SÍMBOLOS

Células Vermelhas do Sangue CVS

Cloreto estanoso SnCl2

Cordia salicifolia C. salicifolia

Extrato Aquoso da Porangaba ExPo

Pertecnetato de sódio Na99mTcO4

Tecnécio-99m (meta estável) 99mTc

Molibdênio-99 99Mo

99-Molibdênio / Tecnécio-99m 99Mo / 99mTc

Nanômetro nm

Micrograma g

Microlitro L

Quiloeletronvolt kev

Porcentagem de radioatividade incorporada %ATI

Cloreto de sódio NaCl

Milímetro cúbico mm3

Íon estanoso Sn+2

Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ

Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES Fundo de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq

(10)

SUMÁRIO

Dedicatória...v

Agradecimentos...vi

Lista de abreviações siglas e símbolos………...………...…...…viii Sumário...………...………...ix

Abstract...x

Resumo………...………...………...xi

1 INTRODUÇÃO...1

2 REVISÃO DA LITERATURA...3

3 REFERÊNCIAS ...7

4 INDEXAÇÃO DE ARTIGOS ...12

4.1 Artigos publicados...12

5 COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E CONCLUSÕES...18

(11)

ABSTRACT

Effects of a Cordia salicifolia (porangaba) extract on the labeling of blood cells (BCs) with technetium-99m ((99m)Tc) and on the morphology of red BCs were evaluated. Labeling of cellular and molecular structures with (99m)Tc depends on a reducing agent. Some physical characteristics, as visible absorbance spectrum, electric conductivity, and refractive index of this porangaba extract, were also determined. Blood samples from Wistar rats were incubated with porangaba extract or with 0.9% NaCl (control). Labeling of blood constituents with (99m)Tc was performed. Plasma (P) and BCs, both soluble (SF-P and SF-BC) and insoluble (IF-P and IF-BC) fractions, were separated. The radioactivity in each fraction was counted, and the percentage of radioactivity incorporated (%ATI) was calculated. Blood smears were prepared, fixed, and stained, and the morphology of the red BCs was evaluated. Data showed an absorbance peak at 480 nm and electric conductibility and refractive index concentration-dependent. Porangaba extract decreased significantly (P < .05) the BC, IF-P, and IF-BC %ATI, and no modifications were verified on the shape of red BCs. Analysis of the results reveals that some physical parameters could be useful to aid in characterizing the extract studied. Moreover, it is possible that chemical compounds of this extract could have chelating/redox actions or be capable of binding to plasma and/or cellular proteins.

(12)

RESUMO

Extratos aquosos de Cordia salicifolia (porangaba) têm sido utilizados popularmente para tratamento de diversas doenças. O uso de radionuclídeos com finalidades diagnósticas e terapêuticas tem contribuído para avanços em Ciências da Saúde. Radiofármacos marcados com tecnécio-99m (99mTc) tem possibilitado a obtenção de imagens diagnósticas em Medicina Nuclear. Tem sido descrito que fármacos sintéticos e extratos de plantas medicinais podem interferir na marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc. Este estudo teve como objetivos a obtenção de um extrato aquoso de porangaba (ExPo) com a realização de controles de reprodutibilidade de preparo do mesmo e avaliação de seu efeito in vitro na marcação de constituintes sanguíneos com 99m

(13)

Esse estudo é uma pesquisa experimental com caráter multidisciplinar. Foi desenvolvido em colaboração com diferentes Departamentos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Serviços da área Biomédica do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ, atestando o caráter multidisciplinar da pesquisa .

(14)

1. INTRODUÇÃO

Células vermelhas do sangue (CVS) são marcadas com tecnécio-99m (99mTc) e usadas em diferentes aplicações em medicina nuclear1-4. O processo de marcação de estruturas celulares e moleculares com 99mTc depende de um agente redutor e o cloreto estanoso (SnCl2) tem sido o agente redutor mais utilizado5. Tem sido sugerido, para CVS, que o transporte do íon pertecnetato para o meio intracelular ocorra através do sistema de transporte transmembrana do tipo banda-36, enquanto o transporte do íon estanoso ocorreria através de canais de cálcio7. A ligação do 99mTc, agora com número de oxidação reduzido, ocorreria, principalmente, na cadeia da beta hemoglobina6.

Estudos têm mostrado que drogas naturais e sintéticas podem alterar a marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc. Os dados obtidos nestes trabalhos científicos têm estimulado a utilização de procedimentos que envolvam esta marcação de com 99mTc como em ensaio in vitro para análise de propriedades químicas de fármacos sintéticos e produtos naturais8-10.

A análise morfológica qualitativa e quantitativa tem sido utilizada como um método para avaliar se os efeitos dos fármacos no processo de radiomarcação poderiam estar relacionados com alterações na forma das CVS9.

(15)

dados experimentais ou clínicos estão disponíveis sobre suas propriedades farmacológicas no PubMed (www.pubmed.com), mas alguns de seus efeitos sobre o sistema cardiovascular11, ações antiviral12, cicatrizante13, além de efeito citotóxico14 foram descritos. Dados sobre a análise fitoquímica do extrato de porangaba também são escassos e, atualmente, sabe-se que frutos vermelhos ou bagas de porangaba contêm cafeína, potássio, alantoína e ácido alantóico13.

Propriedades físicas do extrato de porangaba não foram encontradas na literatura (PubMed). Uma propriedade física útil e que pode ajudar a caracterizar e estimar o grau de pureza ou a determinar a concentração de uma substância ou solução é o índice de refração15. Condutibilidade elétrica e o perfil do espectro de absorbância são outros parâmetros físicos que podem ser utilizados para caracterizar uma solução de composição desconhecida, como um extrato de plantas medicinais9.

Poucos são os dados experimentais disponíveis sobre as características físicas, bem como os efeitos biológicos do extrato de porangaba, apesar de sua popularidade no Brasil. A utilização de diferentes ensaios e testes pode permitir a avaliação e obtenção de mais informações sobre as características físicas e possíveis mecanismos de ação das substâncias presentes neste produto natural. Esses fatos têm estimulado o estudo de efeitos biológicos de um extrato aquoso de porangaba (ExPo) na marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc e na morfologia de CVS isoladas de ratos Wistar.

(16)

2. REVISÃO DE LITERATURA 2.1. Aplicações do tecnécio-99m em Saúde

As aplicações das radiações ionizantes e de elementos radioativos são de grande interesse em Ciências da Saúde como um meio de auxiliar o diagnóstico e o tratamento das doenças. Os avanços no conhecimento para a manipulação e controle dos elementos radioativos têm permitido que os processos envolvidos na sua produção, no seu armazenamento e no seu uso se tornassem cada vez mais seguros5.

Em medicina nuclear, os radionuclídeos podem ser utilizados como fontes de radiação, onde o meio biológico recebe apenas as radiações emitidas pelo radionuclídeo usado, e como traçadores (radiofármacos), o próprio radioisótopo é incorporado no meio biológico que se deseja estudar5, 16.

O tecnécio-99m (99mTc) é o radionuclídeo mais utilizado para obtenção de imagens cintilográficas em medicina nuclear17. Isto se deve por este radionuclídeo apresentar propriedades que favorecem a sua utilização, tais como: (i) um metal de transição do grupo 7; (ii) decaimento com uma meia vida de 6 horas; (iii) emissão de radiação gama com energia de 140 keV, (iv) é facilmente eluído de gerador Molibdênio-99/Tecnécio-99m (99Mo/99mTc); (v) rejeitos radioativos praticamente desprezíveis. Além disso, os números de oxidação mais estáveis são +7 e +4, mas outras formas com número de oxidação entre -1 a +7 também são encontradas, o que possibilita a marcação de inúmeras estruturas de interesse biomédico de variadas formas químicas5, 18.

(17)

2.2. Marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc: aplicações em Saúde e

modelo experimental

Hemácias marcadas in vitro com 99mTc são utilizadas para obtenção de imagens diagnósticas de hemorragias gastrintestinais19, fluxo sanguíneo arterial periférico20, hemangiomas hepáticos21, carcinoma renal22, retículo endotelial esplênico23, tromboses veínicas24. Além disso, a marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc tem sido utilizada como modelo experimental, conveniente e útil para o estudo de propriedades químicas de fármacos sintéticos e extratos de plantas medicinais12, 14, 25.

Na ligação 99mTc-hemácias tem sido sugerido que: (i) o íon estanoso (Sn+2) é transportado através de canais de cálcio para o interior das células, ligando-se ao componente celular; (ii) o íon pertecnetato vai para o meio intracelular através do sistema de transporte transmembrana do tipo banda-3; (iii) ao mesmo tempo, o íon pertecnetato, dentro da célula na presença do Sn+2 é reduzido e se liga principalmente à cadeia-beta da hemoglobina26, 27.

Na técnica da marcação de hemácias com 99mTc, na forma de pertecnetato, esse radionuclídeo também pode estar ligado às proteínas plasmáticas dependendo, da concentração do agente redutor e do tempo de incubação considerado28, 29.

2.3. Hemácias: morfologia e modelo experimental

As células do sangue são geralmente estudadas em distensões preparadas pelo espalhamento de uma gota de sangue sobre lâminas de vidro para microscopia de luz30.

(18)

A composição interna das hemácias é mantida à custa de mecanismos que requerem energia. A membrana que reveste a hemácia é semipermeável, permitindo a passagem de água e eletrólitos32, 33.

As hemácias apresentam alterações em sua morfologia as quais podem refletir estados de anormalidade do organismo. O conhecimento de tais alterações pode ser utilizado no diagnóstico de doenças34.

2.4. Plantas medicinais: utilização na medicina popular e efeitos biológicos

Está amplamente evidenciado na literatura que as plantas medicinais possuem uma variedade de substâncias, os fitoquímicos, que podem apresentar propriedades antioxidantes, anticarcinogênicas35, ação antiplaquetária36, bem como antimicrobianas e antifúngicas37, podendo agir na estabilização da membrana mitocondrial e aumento de sua função, como quelante de metais, na estimulação do sistema de defesa antioxidante da célula e na indução de apoptose em células pré-neoplásicas e neoplásicas36.

A marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc pode ser alterada por uma variedade de fármacos sintéticos e plantas medicinais14, 29, 38.

2.5. Cordia salicifolia: utilização na medicina popular, efeitos biológicos e caracterização de extrato aquoso

(19)

identificados incluem a cafeína, a alantoína e o ácido alantóico40.

Propriedades físicas do ExPo não foram determinadas até o presente momento (www.pubmed.com). Uma propriedade física útil para caracterizar e estimar a pureza ou para determinar a concentração de uma substância ou de uma solução é o índice de refração41. A condutibilidade elétrica e o perfil do espectro da absorbância são outros parâmetros físicos que poderiam ser determinados e usados para caracterizar uma solução de composição desconhecida, tal como um extrato de uma planta medicinal29.

Poucos dados experimentais estão disponíveis sobre os efeitos biológicos de extratos de porangaba, apesar de seu uso no Brasil40. A utilização de diferentes ensaios poderia permitir a obtenção de mais informações sobre as características físicas e o possível mecanismo de ação das substâncias presentes neste produto natural.

2.6. Efeitos de produtos naturais na marcação de constituintes sanguíneos com

99mTc e na morfologia de hemácias

Pelo fato dos produtos naturais estarem presentes na dieta ou como medicamentos, eles podem alterar a marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc7, 29, 42. Entretanto, esta interação ainda não está completamente compreendida, o que poderia acarretar alterações nos resultados obtidos em exames de medicina nuclear, levando a um diagnóstico incorreto e à necessidade da repetição do procedimento43.

(20)

3. REFERÊNCIAS 1. World Health Organization. Preventing chronic diseases: a vital investment. Geneva,

Switzerland, World Health Organization, 2005.

2. Albuquerque EM, Souza SGA, Baessa AR. Pesquisa e inovação em saúde: uma discussão a partir da literatura sobre economia da tecnologia. Ciênc Saúde Coletiva 2004; 9: 277-294.

3. Early PJ, Sodee DB. Principles and practice of nuclear medicine. 2nd ed. London: Mosby Year Book; 1995.

4. Schillaci, O. Single-photon emission computed tomography/computed tomography in lung cancer and malignant lymphoma. Semin Nucl Med 2006; 36: 275-285.

5. Saha GB. Fundamentals of Nuclear Pharmacy. New York: Springer-Verlag; 2004.

6. Oliveira R, Santos D, Ferreira D, Coelho P, Veiga F. Preparações radiofarmacêuticas e suas aplicações. Braz J Pharm Sci 2006; 42: 151-165.

7. Oliveira JF, Avila AS, Braga AC, De Oliveira MB, Boasquevisque EM, Jales RL, et al. Effect of extract of medicinal plants on the labeling of blood elements with technetium-99m and on the morphology of red blood cells: I-a study with Paullinia cupana. Fitoterapia 2002; 73: 305-312.

8. Bernardo Filho M, Santos Filho SD, Moura EG, Maiworm AI, Orlando MMC, Penas ME, et al. Drug interaction with radiopharmaceuticals: a Review. Braz Arch Biol Technol 2005; 48: 13-28.

(21)

10. Howarth DM. The role of nuclear medicine in the detection of acute gastrointestinal bleeding. Semin Nucl Med 2006; 36: 133-146.

11. Oliveira JF, Oliveira MB, Ávila AS, Braga ACS, Catanho MTJA, Jales RLC, et al. Assessment of the effect of Fucus vesiculosus extract on the labeling of blood constituents with technetium-99m and the histological modifications on the shape of the red blood cells. Food Chem Toxicol 2003; 41: 15-20.

12. Fernandes JFO, Brito LC, Frydman JNG, Santos Filho S, Bernardo Filho M. An aqueous extract of Pfaffia sp. Does not alter the labeling of blood constituents with technetium-99m and the morphology of the red blood cells. Braz J Pharmacogn 2005; 15: 126-132.

13. Freitas RS, Moreno SR, Lima Filho GL, Fonseca AS, Bernardo Filho M. Effect of a commercial extract of Paullinia cupana (guarana) on the binding of 99mTc-DMSA on blood constituents: An in vivo study. Appl Radiat Isot 2007; 65: 528-533.

14. Fonseca AS, Frydman JN, Rocha VC, Bernardo Filho M. Acetylsalicylic acid decreases the labeling of blood constituents with technetium-99m. Acta Biol Hung 2007; 58: 187-198.

15. Craig WJ. Health-promoting properties of common herbs. Am J Clin Nutr 1999: 70 Suppl 3: 491-499.

16. Bushong SC. Radiological Science for Technologists: Physics, Biology and Protection. Missouri: Mosby; 2001.

17. Zolle I. Technetium-99m Pharmaceuticals: Preparation and Quality Control in Nuclear Medicine. Berlin, Springer; 2007.

(22)

19. Olds GD, Cooper GS, Chak A, Sivak MV Jr, Chitale AA, Wong RC: The yield of bleeding scans in acute lower gastrointestinal hemorrhage. J Clin Gastroenterol 2005; 39: 273-277.

20. Harel F, Dupuis J, Benelfassi A, Ruel N, Gregoire J. Radionuclide plethysmography for non-invasive evaluation of peripheral arterial blood flow. Am J Physiol Heart Circ Physiol 2005; 289: H258-H262.

21. Verdu J, Martinez A, Anton MA, Munoz JM, Riera M, Jover R, et al. Increased thallium-201 uptake and Tc-99m red blood cell accumulation in hemangioma. Clin Nucl Med 2005; 30: 25-26.

22. Cortes J, Alonso JI, Ruiz Oliva F, Alvarez S, Ormijana JS, Caton B, et al. Renal cell carcinoma detected on Tc-99m-labeled red blood cell imaging. Clin Nucl Med 2003; 28: 920-922.

23. Slart RH, Phan TT, Talsma MD, Jager PL. Different splenic uptake of Tc-99m sulfur colloid and Tc-99m heat-denatured red blood cells in an infant with complete situs inversus. Clin Nucl Med 2004; 29: 590-591.

24. Baker WJ, Datz FL. Preparation and clinical utility of labeled blood products. In: Saha GB. (ed.) Essentials of Nuclear Medicine Sciences. Sydney: Williams and Wilkins; 1987.

25. Ribeiro CG, Rebello BM, Neves RF, Santos-Filho SD, Fonseca AS, Medeiros AC, et al. Evaluation of the effect of an extract of Sabugueiro (Sambucus australis) on the labeling of blood constituents with technetium-99m. Braz Arch Biol Technol 2007; 50: 161-166.

26. Dewanjee MK, Rao SA, Penniston JT. Mechanism of red blood cell labeling with 99mTechnetium-pertecnetate and the role of cation pumps at RBC membrane on distribution and binding of Sn+2 and 99mTechnetium with membrane proteins and hemoglobin. J Label Compd Radiopharm 1982; 11: 1464-1466.

(23)

28. Bernardo Filho M, Firmino Nogueira J, Sturm JA, Mendes Boasquevisque E. Plasma proteins labelling with 99m-technetium. Arq Biol Tecnol 1990; 33(4): 811-817.

29. Benarroz MO, Fonseca AS, Rocha GS, Frydman JN, Rocha VC, Pereira MO, et al. Cinnamomum zeylanicum extract on the radiolabelling of blood constituents and the morphometry of red blood cells: in vitro assay. Appl Radiat Isot 2008; 66: 139-146.

30. Junqueira LC, Carneiro J, editors. Histologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara koogan; 2004.

31. Guyton AC, Hall JE, editors. Tratado de Fisiologia Médica. Brasil: Elsevier; 2006.

32. Berne RM, Levy MN, editors. Fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara koogan; 2000.

33. Stryer L, editor. Biochemistry. New York: WH Freeman and Company; 2004.

34. Hoffbrand AV; Pettit JE; Moss PAH, editors. Essential Haematology. USA: Blackwell Science; 2001.

35. Murcia MA, Egea I, Romajaro F, Parras P, Jimenez AM, Martinez-Tome M. Antioxidant evaluation in dessert spices compared with common food additives. Infleunce of irradiation procedure. J Agric Food Chem 2004; 7: 1872-1881.

36. Ferrari CKB. Functional foods, herbs and nutraceuticals: towards biochemical mechanisms of healthy aging. Biogerontology 2004; 5: 275–289.

37. Yanagimoto K, Ochi H, Lee KG, Shibamoto T. Antioxidative activities of volatile extracts from green tea, oolong tea, and black tea. J Agric Food Chem 2003; 51: 7396-401.

(24)

39. Hayashi K, Hayashi T, Morita N, Niwayama S. Antiviral activity of an extract of Cordia salicifolia on herpes simplex virus type 1. Planta Med 1990; 56: 439-443.

40. Saito ML, Oliveira F. Morfodiagnose e identificação cromatográfica em camada delgada de chá de bugre - Cordia ecalyculata Vell. Rev Bras Farm 1986; 67: 1-16.

41. Castilho PC, Costa MC, Rodrigues A, Partidário A. Characterization of laurel fruit oil from Madeira Island, Portugal. J Am Oil Chem Soc 2006; 82: 863-868.

42. Frydman JNG, Oliveira MBN, Santos AEO, Fonseca AS, Santos R, Bernardo Filho M. Influence of methylxanthines on the labeling of blood elements with 99mTechnetium. Pak J Biol Sci 2004; 4: 521-524.

43. Sampson CB, editor. Textbook of Radiopharmacy: Theory and Pratice. Amsterdam: Gordon and Breach Science Publishers; 1999.

44. Dacie SJV, Lewis SM. Practical Haematology. 8th ed. New York: Churchill Livingstone; 1995.

(25)
(26)
(27)
(28)
(29)
(30)
(31)

5. COMENTÁRIOS, CRÍTICAS E CONCLUSÕES Todo profissional que busca a excelência no desempenho e vislumbra a possibilidade de ser um formador de opinião e um multiplicador de conhecimentos, precisa hoje cumprir uma etapa marcante e fundamental na carreira acadêmica: o mestrado.

A educação continuada, através de um curso de pós-graduação strictu sensu, possibilita ao aluno participar das mudanças no contexto social decorrentes dos avanços tecnológicos, a partir do aperfeiçoamento, capacitação e qualificação técnica, bem como agregar valores inerentes ao cientista: investigação, crítica e criatividade.

Ingressar no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi uma experiência ímpar. Ainda que cumprindo créditos e exercendo as atividades acadêmicas e científicas em outra Universidade (UERJ). Cursar as disciplinas em diferentes departamentos e compartilhar experiências e o conhecimento com profissionais das áreas mais diversas foi muito enriquecedor.

A convivência com mestres e doutores, alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos foi um grande desafio. Um ambiente restrito, cujo crivo não é apenas o saber, mas o aprimoramento do saber, o compromisso com a ciência e a dedicação no estudo em desenvolvimento. Entretanto, o mais desafiador foi desenvolver um projeto em modelos experimentais, avaliando efeitos biológicos e interações entre drogas naturais e sintéticas com material radioativo, linha de pesquisa do Laboratório de Radiofarmácia Experimental do Departamento de Biofísica e Biometria (UERJ), local onde desenvolvi minha pesquisa.

(32)

Entretanto, como todo serviço público, as restrições orçamentárias estão presentes e prejudicam muitos projetos. A restrição do número de “bolsas de estudo” impede a

dedicação integral do discente, visto que o trabalho remunerado é uma necessidade real para muitos. A carência de recursos humanos (secretário ou auxiliar administrativo) e recursos materiais (por exemplo computadores), podem ser citados como pontos críticos nas condições gerais do desenvolvimento de uma pesquisa científica. Contudo, as dificuldades foram superadas com o trabalho em equipe e a boa vontade de todos os integrantes do grupo de pesquisa.

Como biólogo, investigar os efeitos biológicos de produtos naturais era pertinente. A escolha de um produto natural que tivesse efeitos biológicos diversos e com boa aceitação popular no mercado foi meu primeiro passo investigatório. A porangaba (Cordia salicifolia), uma planta largamente empregada na medicina popular, tem despertado interesse de alguns pesquisadores, especialmente na América do Sul, onde tem sido investigada por inúmeras propriedades e daí a curiosidade de estudá-la.

O desenvolvimento dos experimentos descritos nesta dissertação baseou-se nos modelos experimentais de marcação de hemácias com material radioativo (99mTc) e na morfologia de sangue de animais. No tratamento in vitro amostras de sangue isoladas de animais foram incubadas com extrato de porangaba. Esse modelo é bem estabelecido, com diversas publicações em revistas indexadas.

Este estudo, apesar de ser uma pesquisa experimental, tem caráter multidisciplinar. Foi realizado em colaboração com o Setor de Medicina Nuclear e o Laboratório de Endocrinologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto – UERJ e através do convênio entre duas universidades públicas, a UERJ e a UFRN. Essas parcerias possibilitaram novas idéias e perspectivas, além de agregar conhecimentos de diferentes áreas.

Os resultados deste estudo viabilizaram a publicação de um artigo original

(33)

blood constituents and on the morphology of red blood cells” em revista internacional de impacto relevante, Journal of medicinal food, com índice de impacto 1,3 (referente ao ano de 2006) e Qualis A internacional.

Em outros estudos em paralelo, um artigo que está no prelo, intitulado:

“Acetylsalicylic acid and morphology of red blood cells” em revista internacional de impacto relevante, Brazilian Archives of Biology and Technology, com índice de impacto 0,353 (referente ao ano de 2008) e Qualis B Internacional, bem como a co-autoria de

outros três artigos, “Cinnamomum zeylanicum extract on the radiolabelling of blood

constituents and the morphometry of red blood cells: In vitro assay” (Applied Radiation and Isotopes - 2008), “Effects of a Chronic Sucralose Sweetener on the Labeling of Blood Constituents with Technetium-99m, Morphology of Red Blood Cells and the Biodistribution

of Sodium Pertechnetate in Rats” (Brazilian Archives of Biology and Technology - 2008) e

“Acetylsalicylic acid decreases the labeling of blood constituents with technetium-99m”

(Acta Biologica Hungarica – 2007).

Verificou-se, através de pesquisa bibliográfica e experimental, que as substâncias presentes nos extratos vegetais podem produzir efeitos que possibilitem uma alteração no processo de marcação de hemácias com 99mTc, assim como na morfologia das células vermelhas.

Neste estudo, o objeto de pesquisa foi a Cordia salicifolia, uma planta popularmente conhecida como porangaba, chá de bugre, café do mato ou ainda bugrinho. O produto foi adquirido na forma de apresentação em folhas e pequenos galhos, mas foi utilizado na forma de extrato aquoso para a metodologia aplicada.

(34)

perímetro/área.

Os dados obtidos neste trabalho são de relevante importância por descreverem algumas das interações entre a porangaba, como planta medicinal e os constituintes sanguíneos marcados com 99mTc, como radiobiocomplexos. Além disso, até o momento não foram encontrados relatos dos efeitos de extratos de porangaba sobre radiofármacos.

Embora, os resultados apresentados sejam experimentais, podem ser úteis para compreensão de problemas associados à interpretação inadequada de exames de medicina nuclear e/ou à necessidade de repetição deste tipo de procedimento clínico em pacientes que estejam fazendo uso da porangaba como planta medicinal.

A porangaba vem sendo largamente estudada em diferentes áreas, seja nas ciências biomédicas ou na química ou ainda na indústria farmacêutica. Portanto colaborar com o meio científico com informações da pesquisa básica pode em algum aspecto trazer esclarecimentos sobre o tema.

(35)
(36)

6.2. Artigo no prelo

ACETYLSALICYLIC ACID AND MORPHOLOGY OF RED

BLOOD CELLS

Jacques Natan Grinapel Frydman1,2, Adenilson de Souza da Fonseca2,*, Vanessa Câmara da Rocha2, Monica Oliveira Benarroz1,2, Gabrielle de Souza Rocha1,2, Marcia de Oliveira Pereira1,2, Mario José

Pereira3 and Mario Bernardo-Filho2 1

Universidade Federal do Rio Grande do Norte,Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Rio Grande do

Norte, Brasil. 1

Departamento de Biofísica e Biometria; 3Departamento de Fisiologia, Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Avenida 28 de Setembro 87,

fundos, 20551-030, Rio de Janeiro, Brasil.

ABSTRACT

Acetylsalicylic acid (ASA) is a classical antipyretic, analgesic, anti-inflammatory and for secondary prevention of thrombotic phenomenon in the heart, brain and peripheral circulation.

Undesirable gastric effects can occur at therapeutic doses. This work has evaluated the effect of in vitro and in vivo treatment with ASA on the morphology of the red blood cells. Blood samples or Wistar rats were treated with ASA during 1 hour. Blood samples or animals treated with saline were used as control group. Blood smears were prepared, fixed, stained and the qualitative and quantitative morphology of red blood cells were evaluated under optical microscopy. Data showed that the in vitro treatment during 1 hour with ASA at higher dose used significantly (p<0.05) modified the perimeter/area ratio of the red blood cells. No morphological alterations were obtained with the in vivo treatment. ASA acid use at highest doses may interfere on shape of red blood cells.

Keywords: Acetylsalicylic Acid; Blood Cells; Morphology

Corresponding author.

INTRODUCTION

Acetylsalicylic acid is a classical nonsteroidal antipyretic, analgesic and anti-inflammatory drug and in the United States alone, 35,000 kg are consumed daily (Jack, 1997). Its actions are based on irreversible inhibition of cyclooxygenases 1 and 2 that are responsible for the prostaglandin synthesis and some autacoids (Catella-Lawson, 2001; Amann & Peskar, 2002; Aude & Mehta, 2002). The anti-thrombotic action of acetylsalicylic acid is due mainly to its antiplatelet action (Grotta et al., 1985; Catella-Lawson, 2001; Insel, 2001) but it has been postulated that the inhibition of oxidative stress could be related to ability of this drug to prevent cerebrovascular accidents (Sagone & Husney, 1987; Guerrero et al., 2004).

On the other hand, acetylsalicylic acid at

therapeutic doses could induce gastrointestinal adverse effects as gastric ulceration, erosive gastritis, gastrointestinal hemorrhage and exacerbation of peptic ulcer symptoms (Bollini et

al., 1992), as well as ions imbalance associated to

respiratory alkalosis with increased Na+, K+ and bicarbonate excretion (Lauwerys & Bernard, 1989; Nuyts et al., 1989).

Morphometric analysis has been used to evaluate morphological changes induced in different cellular systems: (i) chronic ocular hypertensive effects on thickness of retinal nerve fiber layer and optic disc structure (Shimazawa et

al., 2006), (ii) relationship between infarct-related

artery stenosis and capillary density (Prech et al., 2006) and (iii) effects of sexual hormones on mamma gland (Pompei et al., 2005). Red blood cells have been

(37)

the structure and morphology of these cells (Nwafor & Coakley, 1986; Scheiman & Elta, 1990; Li et al., 1999; Shacter & Weitzman, 2002; Suwalsky et al., 2003; Hubner et al., 2005; Santos

et al., 2005; Zhang et al., 2005). The

morphometric analysis (area, shape and volume measurements) has been used to evaluate the alterations induced by natural products and synthetic drugs on membrane of red blood cells (Oliveira et al., 2002; Moreno et al., 2004).

The aim of this work was to evaluate the effect of in vitro and in vivo treatment with acetylsalicylic acid on the morphology of the red blood cells.

MATERIAL AND METHODS

Animals

Adult male Wistar naive rats (3-4 month of age, body weight 250-350g) were housed, five per cage, in an environmental controlled room. Animals had free access to water and food and ambient temperature was kept at 25 2oC. Experiments were conducted in accordance with the Department Committee of Animal Care.

Drugs

Commercial acetylsalicylic acid used in this study was purchased from Bayer (Aspirin , Brazil).

In vitro treatment with acetylsalicylic acid

Samples of heparinized whole blood were treated during 1 hour with acetylsalicylic acid at different doses (0.01, 0.10 and 1.00 mg/mL). Blood samples treated with 0.9% NaCl were used as control group. These concentrations were

chosen to be similar the plasma levels found in human beings under antiinflammatory therapy with this drug (Insel, 2001).

In vivo treatment with acetylsalicylic acid

Wistar rats (n=9) were treated during 1

hour with acetylsalicylic acid at different doses (1.5, 3.0 and 6.0 mg/kg, intragastric adminstration) and after heparinized whole

blood were withdrawn. Animals (n=10) treated with saline solution (0.9% NaCl, intragastric

adminstration) were used as control group. These doses are similar to used in antiinflammatory therapy with this drug (Insel,

2001) and experimental investigations (Guerrero et al., 2004).

Morphological evaluation of red blood cells

Histological preparations were carried out with blood samples in vitro or in vivo treated with acetylsalicylic acid during 1 hour at room temperature, or with NaCl 0.9% as control group. Blood smears were prepared, dried, fixed and staining by May-Grünwald-Giensa method (Junqueira & Carneiro, 2002). After that, the images of red blood cells were acquired (Optronics, Japan) from blood smears to qualitative morphology analysis under optical microscopy (x1000). To morphometric analysis of red blood cells the perimeter/area ratio was obtained from images by specific program (Image ProPlus Software). Morphological analysis were

carried out by blind way by a specialist in histological analises.

Statistical analysis

Data are reported as means ± SD of perimeter/area ratio and they were compared between the treated and control group by One way analysis of variance - ANOVA, followed by Bonferroni post test with a p<0.05 as significant level. InStat Graphpad software was used to perform statistical analysis (GraphPad InStat version 3.00 for Windows 95, GraphPad Software, San Diego California, USA).

RESULTS

The figures 1 and 2 show the photomicrographs of the blood smears from blood

in vitro treated with 0.9% NaCl solution (control)

and with acetylsalicylic acid at the highest concentration used (1.0 mg/mL), respectively. The qualitative morphological analysis by the comparison between these figures suggests that the acetylsalicylic acid induces important changes on the shape of the red blood cells.

The figure 3 shows the perimeter/area ratio for red blood cells from blood samples in

vitro treated with acetylsalicylic acid at different

concentrations. The analysis of these data indicates that acetylsalicylic acid significantly (p=0.014)

(38)

FIGURE 1: Photomicrography of blood smears

from blood samples in vitro treated with 0.9% NaCl solution (control group). Samples of whole blood from Wistar rats were treated with 0.9% NaCl solution during 60 minutes. Blood smears were prepared, dried, fixed and staining by May-Grünwald-Giensa method. The morphology of red blood cells was evaluated under optical microscopy (x1000) after image capture.

FIGURE 2: Photomicrography of blood smears

from blood samples in vitro treated with acetylsalicylic acid. Samples of whole blood from

Wistar rats were treated with acetylsalicylic acid

(1.0 mg/mL) during 60 minutes. Blood smears were prepared, dried, fixed and staining by May-Grünwald-Giensa method. The morphology of red blood cells was evaluated under optical microscopy (x1000) after image capture.

FIGURE 3: Effects of acetylsalicylic acid on the

perimeter/area ratio of red blood cells from blood

in vitro treated. Samples of whole blood from Wistar rats were treated with acetylsalicylic acid

at different concentrations during 60 minutes. Blood smears were prepared, dried, fixed and staining by May-Grünwald-Giensa method. The morphology of red blood cells was evaluated under optical microscopy (x1000) after image captures of five fields for each smear and five smears for each acetylsalicylic acid concentration. After that, morphometric measurements (perimeter and area) were carried out and perimeter/area calculated.

The figures 4 and 5 show the photomicrographs of the blood smears from blood

in vivo treated with 0.9% NaCl solution (control)

and with acetylsalicylic acid at the highest dose used (6 mg/kg), respectively. The qualitative morphological analysis by the comparison between these figures suggests that the in vivo acetylsalicylic acid not induce important modifications in the shape of the red blood cells.

The figure 6 shows the perimeter/area ratio for red blood cells from blood samples in

vivo treated with acetylsalicylic acid at different

doses. The analysis of these data indicates that in

vivo acetylsalicylic acid not alter significantly

(p=0.749) the perimeter/area ratio of red blood cells.

DISCUSSION

The data obtained in this work have showed that in vitro or in vivo acetylsalicylic acid has not effect on morphology of red blood cells at doses similar to used in anti-thrombotic, antipyretic or anti-inflammatory therapy (figures 3, 5 and 6). However, in vitro acetylsalicylic acid at the higher dose studied (1.0 mg/mL) could alter the morphology of red blood cells as observed by

(39)

qualitative analysis and confirmed by morphometric measurement of perimeter/area ratio (figures 2 and 3).

FIGURE 4: Photomicrography of blood smears

from blood samples in vivo treated with 0.9% NaCl solution (control group). Wistar rats were treated with NaCl 0.9% solution during 60 minutes. After that, blood samples were withdraw, blood smears were prepared, dried, fixed and staining by May-Grünwald-Giensa method. The morphology of red blood cells was evaluated

under optical microscopy (x1000) after image capture.

FIGURE 5: Photomicrography of blood smears

from blood samples in vivo treated with acetylsalicylic acid. Wistar rats were treated with acetylsalicylic acid (6.0 mg/kg) during 60 minutes. After that, blood samples were withdraw, blood smears were prepared, dried, fixed and staining by May-Grünwald-Giensa method. The morphology of red blood cells was evaluated under optical microscopy (x1000) after image capture.

FIGURE 6: Effects of acetylsalicylic acid on the

perimeter/area ratio of red blood cells from blood

in vivo treated. Wistar rats were treated with

acetylsalicylic acid at different concentrations during 60 minutes. After that, blood samples were withdraw, blood smears were prepared, dried, fixed and staining by May-Grünwald-Giensa method. The morphology of red blood cells was evaluated under optical microscopy (x1000) after image captures of five fields for each smear and five smears for each acetylsalicylic acid concentration. After that, morphometric measurements (perimeter and area) were carried out and perimeter/area calculated.

Different techniques have been used to evaluate the effects of the interaction between drugs and plasma membrane. Using a photometric method it was demonstrated that derivates but not acetylsalicylic acid are capable of induce changes in red blood cell shape (Li et al., 1999). However, in an in vitro study was verified that acetylsalicylic acid at highest doses could increase the deformability and osmotic fragility of the membrane of red blood cells (Bilto, 1999). By electron spin resonance spectroscopy it was demonstrated that human beings submitted to highest doses of acetylsalicylic acid presented structural changes of the membrane of red blood cells (Mazorow et al., 1985).

It was demonstrated that 30 minutes after a single dose of 0.65g, only 27% of acetylsalicylic is in acetylated form due its metabolism in plasma, liver and erythrocytes (Amann & Peskar, 2002). About 50% of acetylsalicylic acid are de-acetylated to salicylate already during and immediately after its absorption (Amann & Peskar, 2002). In this condition acetylsalicylic acid reaches detectable plasma level at 30 minutes but the higher plasma concentration occurs only after 1 hour (Insel, 2001). However, our data suggest that the acetylsalicylic

0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1

0 1.5 3.0 6.0

Acetylsalicylic Acid (mg/kg)

(40)

acid concentration reached 1 hour after in vivo treatment could be low and no alterations on membrane shape could be observed. This hypothesis was confirmed by in vitro treatment at high dose (1.0 mg/mL) where modifications on membrane shape were observed (figures 2 and 3).

Acetylsalicylic acid at normal dose (10mg/kg/day) can cause peroxidation in human erythrocytes increasing glutathione peroxidase and catalase activities but without to change the susceptibility to oxidation (Durak et al., 2001).

Other authors reported decreasing of glutathione levels in Wistar rats after acetylsalicylic acid treatment at 10mg/kg with plasma levels about 10 g/mL (Guerrero et al., 2004). In fact, it was hypothesized that gastric

damage induced by acetylsalicylic acid may be connected with the degradation of the lipid components of the cellular membranes (Javor et

al., 1986). Salicylates may cause direct cellular

toxicity via inhibition of membrane transport properties (Scheiman & Elta, 1990). Other data have demonstrated that acetylsalicylic acid can alter the inward calcium currents by voltage-gated Ca+2 channels (Greffrath et al., 2002; kim et al., 2001). Indeed, salicylates uncouple oxidative phosphorylation leading diminished cellular ATP concentrations at pharmacologic relevant doses (Cronstein et al., 1994). This effect may alter ions balance ATP-dependent and induce alterations on membrane. These mechanisms could be involved in effects of in vitro acetylsalicylic acid on membrane of red blood cells for us observed.

In conclusion, acetylsalicylic acid at doses similar to anti-thrombotic, antipyretic, analgesic or anti-inflammatory therapy could be not capable but at toxic doses alterations on membrane of red blood cells could be induced.

RESUMO

O ácido acetilsalicílico (AAS) é uma droga com ação antipirética, analgésica, anti-inflamatóra e para prevenção de eventos trombóticos no coração, cérebro e circulação periférica. Efeitos gástricos indesejados podem ocorrer em doses terapêuticas. Este trabalho avaliou o efeito do tratamento in vitro e in vivo com AAS na morfologia dos eritrócitos. Amostras de sangue ou ratos Wistar foram tratadas com AAS durante 1 hora. Amostras sangüíneas ou animais tratados com salina foram utilizados como grupos controle. Distensões de sangue foram preparadas, fixadas, coradas e a análise morfológica qualitativa e quantitativa dos

Os dados mostraram que o tratamento in vitro durante 1 hora com AAS na maior dose utilizada modificou significativamente (p<0.05) a relação perímetro/área dos eritrócitos. Não foram obtidas alterações morfológicas com o tratamento in vivo. O uso do AAS em doses altas poderia interferir na forma dos eritrócitos.

REFERENCES

Amann, R., Peskar, B. A. (2002), Anti-inflammatory effects of aspirin and sodium salicylate. Eur. J. Pharmacol., 447, 1-9.

Aude, Y. W., Mehta, J. L. (2002), Nonplatelet-mediated effects of aspirin. Drugs Today

(Barcelona), 38, 501-507.

Bilto, Y. Y. (1999), Rheological action of aspirin on human erythrocytes. Clin. Hemorheol.

Micro., 20, 159-165.

Bollini, P., Garcia Rodriguez, L. A., Perez Gutthann, S., Walker, A. M. (1992), The impact of research quality and study design on epidemiologic estimates of the effect of nonsteroidal anti-inflammatory drugs on upper gastrointestinal tract disease. Arch. Intern. Med.,

152, 1289-1295.

Catella-Lawson, F. (2001), Vascular biology of thrombosis: platelet-vessel wall interactions and aspirin effects. Neurology, 57 (suppl.), S5-S7. Cronstein, B. N., Van de Stouwe, M., Druska, L.,

Levin, R. I., Weissmann, G. (1994), Nonsteroidal antiinflammatory agents inhibit stimulated neutrophil adhesion to endothelium: adenosine dependent and independent mechanisms.

Inflammation, 18, 323-335.

Durak, I., Karaayvaz, M., Cimen, M. Y., Avci, A., Cimen, O. B., Buyukkocak, S., Ozturk, H. S., Ozbek, H., Kacmaz, M. (2001), Aspirin impairs antioxidant system and causes peroxidation in human erythrocytes and guinea pig myocardial tissue. Hum. Exp. Toxicol., 20, 34-37.

Greffrath, W., Kirschstein, T., Nawrath, H., Treede, R. D. (2002), Acetylsalicylic acid reduces heat responses in rat nociceptive primary sensory neurons--evidence for a new mechanism of action. Neurosci. Lett., 320, 61-64.

Grotta, J. C., Lemak, N. A., Gary, H., Fields, W. S., Vital, D. (1985), Does platelet antiaggregant therapy lessen the severity of stroke? Neurology,

35, 632-636.

(41)

Cruz, J. P. (2004), Antioxidant effects of a single dose of acetylsalicylic acidand salicylic acid in rat brain slices subjected to oxygen-glucose deprivation in relation with its antiplatelet effect.

Neurosci. Lett., 328, 153-156.

Gwyn, K., Sinicrope, F. A. (2002), Chemoprevention of colorectal cancer. Am. J.

Gastroenterol., 97, 13-21.

Hubner, Y., Hoettges, K. F., Kass, G. E., Ogin, S. L., Hughes, M. P. (2005), Parallel measurements of drug actions on Erythrocytes by dielectrophoresis, using a three-dimensional electrode design. IEE Proc. Nanobiotechnol.,

152, 150-154.

Insel, P. A. (2001), Analgesic-antipyretic and antiinflammatory agents and drugs employed in the treatment of gout. In: Hardman, J. G., Limbird, L. E., Gilman, A. G. (ed) Goodman &

Gilman’s: The Pharmacological Basis of Therapeutics. McGraw-Hill, New York.

Jack, D. B. (1997), One hundred years of aspirin.

Lancet, 350, 437-439.

Javor, T., Tarnok, F., Past, T., Nagy, S. (1986), Cytoprotective effect of free radical scavengers against mucosal damage produced by different antirheumatic drugs. Int. J. Tissue React., 8, 35-40.

Junqueira, L. C., Carneiro, J. (2002), Basic

Histology. 10th ed. McGraw-Hill Medical, New York.

Kim, E. Y., Chang, S. Y., Chung, J. M., Ryu, B. R., Joo, C. K., Moon, H. S., Kang, K., Yoon, S. H., Han, P. L., Gwag, B. J. (2001), Attenuation of Zn2+ neurotoxicity by aspirin: role of N-type Ca2+ channel and the carboxyl acid group.

Neurobiol. Dis., 8, 774-783.

Lauwerys, R., Bernard, A. (1989), Preclinical detection of nephrotoxicity: description of the tests and appraisal of their health significance.

Toxicol. Lett., 46, 13-29.

Li, A., Seipelt, H., Muller, C., Shi, Y., Artmann, M. (1999), Effects of salicylic acid derivatives on red blood cell membranes. Pharmacol.

Toxicol., 85, 206-211.

Mazorow, D. L., Haug, A., Bull, R., McGroarty, E. J. (1985), Effects of aspirin, indomethacin, and sodium salicylate on human erythrocyte membranes as detected with electron spin resonance spectroscopy. Thromb. Res., 40, 779-792.

Moreno, S. R. F., Carvalho, J. J., Nascimento, A. L. R., Freitas, R. S., Diré, G. F., Lima, E. A., Lima-Filho, G. L., Rocha, E. K., Bernardo-Filho, M. (2004), Biodistribution of sodium pertechnetate and light microscopy of organs

isolated from the rats: study of the effects of a

Ginkgo biloba extract. Pakistan J. Nut., 3,

64-67.

Mori, H., Matsunaga, K., Tanakamaru, Y., Kawabata, K., Yamada, Y., Sugie, S., Nishikawa, A. (1999), Effects of protocatechuic acid, S-methylmethanethiosulfonate or 5-hydroxy-4-(2-phenyl-(E)ethenyl)-2(5H)-furanone(KYN-54) on

4-(methylnitrosamino)-1-(3-pyridyl)-1-butanone-induced pulmonary carcinogenesis in mice. Cancer Lett., 135, 123-127.

Moyad, M. A. (2001), Review of potential risk factors for kidney (renal cell) cancer. Semin.

Urol. Oncol., 19, 280-293.

Nwafor, A., Coakley, W. T. (1986), Charge-independent effects of drugs on erythrocyte morphology. Biochem. Pharmacol., 35, 953-957. Nuyts, G. D., Elseviers, M. M., De Broe, M. E.

(1989), Health impact of renal disease due to nephrotoxicity. Toxicol. Lett., 46, 31-44.

Oliveira, J. F. Ávila, A. S., Braga, A. C. S., Oliveira, M. B. N., Boasquevisque, E. M., Jales, R. L., Cardoso, V. N., Bernardo-Filho, M. (2002), Effect of extract of medicinal plants on the labeling of blood elements with Technetium-99m and on the morphology of red blood cells: a study with Paullinia cupana. Fitoterapia, 73, 305-312.

Podhaisky, H. P., Abate, A., Polte, T., Oberle, S., Schroder, H. (1997), Aspirin protects endothelial cells from oxidative stress--possible synergism with vitamin E. FEBS Lett., 417, 349-351. Pompei, L. M., Carvalho, F. M., Ortiz, S. C.,

Motta, M. C., Cruz, R. J., Melo, N. R. (2005) Morphometric evaluation of effects of two sex steroids on mammary gland of female rats.

Maturitas, 5, 370-379.

Prech, M., Grajek, S., Marszalek, A., Lesiak, M., Jemielity, M., Araszkiewicz, A., Mularek-Kubzdelat, T., Cieslinski, A. (2006), Chronic infarct-related artery occlusion is associated with a reduction in capillary density. Effects on infarct healing. Eur. J. Heart Fail., 8, 373-80. Sagone, A. L., Husney, R. M. (1987), Oxidation of

salicylates by stimulated granulocytes: evidence that these drugs act as free radical scavengers in biological systems. J. Immunol., 138, 2177-2183.

Santos, N. C., Martins-Silva, J., Saldanha, C. (2005), Gramicidin D and dithiothreitol effects on erythrocyte exovesiculation. Cell Biochem.

Biophys., 43, 419-430.

(42)

versus aspirin: results of experimental models and endoscopic studies in humans. Sem. Arthritis

Rheumatism, 20, 121-127.

Shacter, E., Weitzman, S. A. (2002), Chronic inflammation and cancer. Oncology (Williston

Park), 16, 217-226.

Shimazawa, M., Taniguchi, T., Sasaoka, M., Hara, H. (2006), Nerve fiber layer measurement using scanning laser polarimetry with fixed corneal compensator in normal cynomolgus monkey eyes. Ophthalmic Res., 38, 1-7.

Suwalsky, M., Hernandez, P. L., Villena, F., Sotomayor, C. P. (2003), The anticancer drug cytarabine does not

interact with the human erythrocyte membrane. Z.

Naturforschung C, 58, 885-890.

Wu, R., Lamontagne, D., de Champlin, J. (2002), Antioxidative properties of acetylsalicylic acidon vascular tissues from normotensive and spontaneously hypertensive rats. Circulation,

105, 387-392.

(43)
(44)
(45)
(46)
(47)
(48)
(49)
(50)
(51)
(52)
(53)
(54)
(55)
(56)
(57)
(58)
(59)
(60)
(61)
(62)
(63)
(64)
(65)
(66)
(67)
(68)

Imagem

FIGURE  1:  Photomicrography  of  blood  smears  from  blood  samples  in  vitro  treated  with  0.9%  NaCl  solution  (control  group)
FIGURE  6:  Effects  of  acetylsalicylic  acid  on  the  perimeter/area ratio of red blood cells from blood  in  vivo  treated

Referências

Documentos relacionados

biloba extract on the labeling of RBC and plasma proteins with Tc-99m in vitro and to assess the pos- sible interference of this phytotherapeutic agent with the integrity of

Effect of Ginkgo biloba extract on the labeling of red blood cells (RBC) and on the insoluble fraction of the red blood cells (IF-RBC) and plasma (IF-P) with Tc-99m.. Samples of

(2002), Effect of extract of medicinal plants on the labeling of blood elements with technetium-99m and on the morphology of red blood cells: I - a study with Paullinia cupana.

In conclusion, the data presented in this work showed that in vitro and in vivo treatment with acetylsalicylic acid at the concentrations usually found in the plasma of human

Blood smears in micorospcopes shades, the RBC morphology was evaluated under optical microscope (x40). Both results suggested that the damage on membrane exists and is

This work evaluates effects of the sweetener with sucralose on the labeling of blood constituents with technetium- 99m ( 99m Tc), on the morphology of red blood cells (RBC)

The aim of this study was to evaluate the effect of in vivo treatment with an aqueous cinnamon extract on the labeling of blood constituents with 99m Tc and on

The influence (in vivo and in vitro) of an Uncaria tomentosa extract (Cats claw) on the labeling of red blood cells (RBCs) and plasma and cellular proteins with technetium-99m