• Nenhum resultado encontrado

Melhoramento de Agave por hibridação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Melhoramento de Agave por hibridação."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

MELHORAMENTO DE AGAVE POR HIBRIDAÇAO (1)

ANTONIO LUIZ DE BARROS SALGADO (2), DIBCEU CIARAMELLO (2) e ANÍSIO AZZTNI (2),

Seção de Plantas Fibrosas, Instituto Agronômico (3)

(1) Trabalho apresentado na 26.a Reunião Anual da SBPC, realizada em Recife (PE) de 10 a 17 de julho de 1974. Recebido para publicação em 22 de outubro de 1976.

O Com bolsa de suplementação do CNPq.

(3) Os autores expressam seus agradecimentos ao Eng.° Agr.° Júlio C. Medina pela orientação

prestada no início deste trabalho.

SINOPSE

Infrutíferos todos os trabalhos visando ao melhoramento de Agave sisalana Perr., por meio de propagação sexual, os estudos voltaram-se para outras espécies, dentre elas duas diplóides: o A. amaniensis e o A. angustifolia: a primeira se caracteriza por apresentar folhas grandes e de boa conformação e, a segunda, por produzir elevado número de folhas.

Nesse estudo utilizou-se A. amaniensis e seu híbrido com A. angustifolia.

Os indivíduos obtidos (F2) apresentaram grande variação nas suas características, mas só foram estudadas as plantas de porte semelhante ao de A sisalana.

Dentre esses indivíduos, alguns se destacaram por apresentar produção total e produção média anual de fibras bem superiores aquela obtida normalmente com o sisal comum.

1. INTRODUÇÃO Devido à queda de preços

so-frida pelas fibras duras a partir da década de 50, os pesquisadores liga-dos aos estuliga-dos com o sisal, inten-sificaram os esforços objetivando à obtenção de uma planta que apresen-tasse as características quantitativas e

qualitativas do sisal comum (Agave

sisalana Perr.).

Todo o sisal cultivado mundial-mente possui, provavelmundial-mente, a mes-ma constituição genética, pois provém

(2)

Propagando-se vegetativamente, quer por bulbilhos, quer por reben-tões, essa planta não oferecia, até há bem pouco tempo, muita possibi-lidade de melhoramento por seleção massal.

Após a descoberta da técnica de induzir a produção de frutos e semen-tes de sisal, diversos pesquisadores,

tanto na África (3) como no Brasil (5), passaram a produzir plântulas dessa espécie, esperançosos por

con-seguir entre os descendentes, alguns que suplantassem a planta-mãe. En-tretanto, todos os esforços foram vãos, pois a A. sisaiana, sempre que propagada por via sexual, apresentou espinhos no bordo das folhas,

carac-terística sumamente indesejável e que não se manifesta quando da propa-gação vegetativa.

Resultados favoráveis foram conseguidos na África (1, 4) ao se cruzarem duas espécies diplóides: A.

angustifotia x A. amaniensis,

forne-cendo, pelo retrocruzamento de seu Fx com A. amamensfc, indivíduos de grande interesse, dentre os quais se destaca o híbrido 11.648, com uma produção de folhas e fibras equi-valente a duas ou três vezes à do sisal comum. CIARAMELLO; CAS-TRO & PETINELLI (2) destacam a produção do A. sisaiana Perr., em experimentos localizados na Esta-ção Experimental de Tatuí, em 217 folhas úteis, em média, com um ren-dimento de 3,70% de fibras e pro-dução de fibras por planta de apro-ximadamente 4kg.'

Mesmo assim, esse híbrido não chegou a resolver os problemas de todas as regiões sisaleiras, pois, além de exigente em solo e clima, mostrou--se suscetível ao ataque de algumas espécies de Phytophtora.

2. MATERIAL E MÉTODOS 2 . 1 . OBTENÇÃO DE SEMENTES

Para o presente estudo, foram utilizadas as espécies de Agave

ama-niensis e seu híbrido com o A. angus-tifotia, respectivamente originários da

França e da África, East African Agricultural Research Institute, Ama-ni, Tanganica, bulbilhos Fi.

Cultivadas uma ao lado da outra no parque do Instituto Agronômico, em Campinas, essas plantas flores-ceram simultaneamente em fins de 1957. Foram efetuadas polinizações em janeiro de 1958, usando-se como receptor o A. amaniensis e, como polinizador, o seu híbrido. As flores foram emasculadas pouco antes da deiscência das anteras e permanece-ram protegidas com um saco de papel por dois dias, tempo suficiente para que os estigmas se mostrassem recep-tivos. As polinizações, com pólen recém-colhido, foram realizadas ao raiar do sol, antes da chegada das abelhas, protegendo-se, novamente, as inflorescências com saco de papel, até que fosse assegurado o recolhi-mento dos frutos. Estes, após dois meses, foram colhidos e postos a se-car, aguardando-se a deiscência para a coleta das sementes.

2 . 2 . OBTENÇÃO DE PLÂNTULAS

(3)

As plantas selecionadas foram man-tidas em canteiro, no Centro Expe-rimental de Campinas, até 1961, quando foi efetuada nova seleção, levando-se em consideração o vigor, conformação da planta e ausência de espinhos nos bordos das folhas, traos-plantando-se para a Estação Experi-mental de Tatuí as plantas escolhidas para observações complementares.

2.3 ESTUDO DAS PLANTULAS

As plantas selecionadas foram cultivadas em latossolo roxo da Esta-ção Experimental de Tatuí, obedecen-do ao espaçamento de 2m entre as linhas de 25 plantas e lm entre cada planta, ocupando uma área total de 500m2 de terreno, obedecendo ao de-lineamento experimental de distribui-ção sistemática. Após dois anos de cultivo, foram submetidas às primei-ras colheitas, deixando-se de doze a quinze folhas em cada planta. Ano-tou-se o número e peso das folhas coletadas, retirando-se uma amostra de dez folhas de cada planta, para o cálculo do rendimento em fibra.

Para a extração das fibras, uti-lizou-se desfibradeira de alimentação manual, idêntica às que vêm sendo usadas nas explorações sisaleiras do Nordeste.

3. RESULTADOS 3 . 1 . PRODUÇÃO D E FRUTOS E

SEMENTES

Em março de 1958 foram co-lhidos 340 frutos provenientes da polinização de 1.097 flores de A.

amamensis com pólen recém-colhido

do seu híbrido com A. angustífolia.

O espaço transcorrido entre a

polinização e a colheita dos frutos foi de dois meses.

A contagem das sementes por fruto, após a secagem, revelou ter--se obtido, em média, 126 sementes férteis e 260 estéreis.

Nos frutos de A. amaniensis ob-tidos por polinização natural, houve formação de apenas 23 sementes fér-teis e 360 estéreis.

3 . 2 . OBTENÇÃO DAS PLANTULAS

As sementes obtidas através de cruzamentos foram semeadas em es-tufa, iniciando-se a germinação após

15 dias. Constatou-se o aparecimen-to de plantas albinas, que morriam alguns dias após a emergência. Pas-sou-se a observar a ocorrência desse fenômeno, tendo-se anotado, em um canteiro, o aparecimento de 117 plantas albinas e 418 com pigmenta-ção normal.

Verificou-se segregação para coloração, tamanho das folhas, con-formação, ocorrência de espinhos nos bordos das folhas e outras caracte-rísticas, mas sem a preocupação de buscar as bases para essas variações. Muitas das características estavam ausentes em ambos os pais, e foram eliminadas todas as plantas que se mostravam indesejáveis como produ-toras de fibras.

3 . 3 . PRODUÇÃO D E TOLHAS E FIBRAS

(4)

aos treze anos ainda não tinham flo-rescido. Houve também grandes dife-renças na produção.

No quadro 1 são apresentados, resumidamente, os dados de produção de folhas e fibras obtidas por planta, durante seu ciclo vegetativo e sua média anual.

Comparando-se a espécie de sisal comum, Agave sisalana Perr. (2, 3, 4), que vem sendo cultivada no Brasil e na maioria dos países pro-dutores desse tipo de fibra, com as plantas selecionadas, obtiveram-se

plantas com mais do dobro de pro-dução de folhas e o triplo em percen-tagem de fibras, e clones com uma produção média anual de fibra supe-rior ao dobro das plantas que vêm sendo cultivadas.

(5)
(6)

4 . CONCLUSÕES

As primeiras observações com a seleção do sisal possibilitam as se-guintes conclusões:

a) Pela polinização artificial é possível conseguir bom pegamento de frutos de Agave amaniensis e produ-ção de sementes em maior quantidade que a obtida em polinização natural;

b) Apareceram plantas albinas na proporção aproximada de 1:3, em relação às de pigmentação normal, que morreram logo após o nasci-mento;

c) Houve segregação para nú-mero e tamanho de folhas,

conforma-ção das plantas, coloraconforma-ção, formato e ocorrência de espinhos nas margens das folhas;

d) Houve plantas precoces,

com florescimento aos quatro e cinco anos, em contraposição àquelas que aos treze anos não haviam sequer emi-tido pendão floral;

e) A produção de folhas, em número e peso, foi bastante variável, havendo muitas plantas que ultrapas-saram o dobro da produção do sisal comum, cultivado na Estação Expe-rimental de Tatuí.

f) Nove plantas produziram mais que 10kg de fibras secas, en-quanto sete ultrapassaram a produção média anual de lkg por pé.

SISAL B R E E D I N G

SUMMARY

Agave amaniensis a n d its hybrid with A. angustifolia were used o n a breeding p r o g r a m conducted from 1958 t o 1974 a t t h e I n s t i t u t o Agronômico, C a m p i n a s , S ã o Paulo, Brazil.

T h e a u t h o r s obtained 340 fruits o u t of 1,097 flowers polinated a n d e a c h fruit produced, average of 126 seeds.

T h e seedlings obtained showed segregation for some characteristics b u t only those characteristics which interfere with t h e production or t h e facility o n t h e h a n d l i n g of t h e m a t e r i a l were considered. All t h e p l a n t s t h a t showed leaf m a r g i n s with spines were eliminated.

Some p l a n t s showed ability to produce m o r e leaves and fibres t h a n t h e c o m m o n sisal, A. sisalana P e r r . Nine of t h e m produced more t h a n 10kg of dried fibers before poling a n d seven h a d a m e a n above l k g of dried fibres per year, being double t h a t produced by common sisal.

LITERATURA CITADA

1. ALLEN, D. J. Control of zebra-disease of Agave hybrids by breeding for resistance t o P h y t o p h t o r a spp. PANS. 17(1):42-46, 1971.

2. CIARAMELLO, D.; CASTRO, G. A. P . & P E T I N E L L I , A. Estudo c o m p a r a t i v o e n t r e espécies de Agave. B r a g a n t i a , C a m p i n a s , 34:195-203, 1975.

3 . K I R B Y , R. H. Agave family. I n : Vegetable fibres. New York, Interscience, 1963. p.217-265.

4 . LOCK, G. W. Sisal. London, Spottiswoode, Ballantyne, 1962. 355p.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Usado como medida das características do fluxo base das bacias hidrográficas, avalia de forma sistemática a proporção do escoamento total da bacia hidrográfica, sendo importante

[4] Website Imprensa da Universidade de Coimbra (1).. 13 como periódicos de estudantes e folhetos; mas, também de livros de matrículas e de exames, cartas de curso, teses e

A reinserção, nesta perspectiva, convoca um papel mais activo da sociedade e, nesta medida, é preferível, enquanto conceito que encerra um programa de acção para a

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Figura 93 – Variação do perfil da intensidade de amônia formada durante a introdução de H2 na mistura gasosa, obtida na configuração de superfície para diferentes materiais

Após a execução das medidas emergenciais e instalação de ancoragens adicionais para estabilizar a cortina ancorada foram instaladas duas verticais inclinométricas