• Nenhum resultado encontrado

Eficiência de vários adubos fosfatados: I. efeito imediato .

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Eficiência de vários adubos fosfatados: I. efeito imediato ."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

E F I C I Ê N C I A D E V Á R I O S A D U B O S F O S F A T A D O S .

I. E F E I T O

I M E D I A T O ( * )

TAKASHI MURAOKA (**) A. M. LOUIS NEPTUNE (***)

R E S U M O

Foram comparados diversos adubos fosfatados, tais como superfosfato simples, superfosfato concentrado, fosforita de Olinda, termofosíato, polifosfato de amônio, fosfato diamônico

( D A P ) , metafosfato de potássio e metafosfato de cálcio, em duas unidades de solos, um regossol e um latossol. O experi-mento foi realizado em casa de vegetação com trigo ( T r i t i c u m

a e s t i v u m ) .

Considerando o peso da matéria seca e a concentração do fósforo nas plantas, verificou-se que os adubos superfosfato concentrado, polifosfato de ainônio e D A P deram melhores resultados no regossol, enquanto que no latossol destacaram-se os adubos polifosfato de amônio, D A P e o metafosfato de potássio.

INTRODUÇÃO

A eficiência de um fertilizante fosfatado para aumento na produ-ção não depende somente do seu conteúdo em fósforo. De acordo com TISDALE e RUCKER, 1964, depende de três fatores: a) a característica da cultura; b) o solo e condições climáticas sob as quais a cultura se desenvolve; e c) propriedades químicas e físicas do fertilizante utilizado e a dose e método de aplicação. Isso explica a discordância muitas vezes observados nos resultados de estudos de comparação de fertilizantes fosfatados.

HISDALE e WINTERS (1953), comparando metafosfato de cálcio com superfosfato concentrado, em 38 experimentos, constataram que o

sunerfosfato era sunerior àauele adubo em 32 casos.

* Recebido para publicação em 30-12-1977.

** Centro de Energia Nuclear na Agricultura ( C E N A ) . Bolsista do CNPq.

(2)

L I T Y N S K I et al., (1957) fizeram um estudo comparando fosforita (14,10% Ι Λ Α ) , termofosfato (29.10% P2Os) e metafosfato de cálcio (60,25% P2b5) em milho e centeio em solo ácido e obtiveram menor pro-dução de matéria seca com o fosforita do que com metafosfato. e este por sua vez, menor do que com termofosfato.

De uma maneira geral, o efeito do fosforita tem sido inferior (BLANCO et a l , 1965; M A T T I N G L Y e PENNY, 1968), mas o fosforita parece apresentar efeito residual geralmente superior (MALAVOLTA et a i , 1953), ou igual a superfosfato simnles e triplo ( M A T T I N G L Y ,

1968).

TERM AN e SILVERBERG (1958) relatam que superfosfato con-centrado, fosfato diamônico (DAP) e metafosfato de amônio apresentam resultados similares em diversas culturas. BLANCHAR e CALDWELL (1965) não constataram diferenças entre DAP e superfosfato simples.

PATELA e K A L C K M A N N , 1967, compararam superfosfato simples, termofosfato, fosforita de Olinda e metafosfato de cálcio em trigo du-Obtiveram melhor resultado com superfosfato termofosfato, para efeito rante 5 anos, estudando efeito direto e residual de cada fertilizante, direto, e com fosforita e metafosfato de cálcio par o efeito residual.

Interesse crescente vem sendo tomado em polifosfatos por causa da sua alta concentração em teor de fósforo e por sua extrema solubilidade em água. Como nos estudos com os demais adubos fosfatados os resul-tados tem sido variáveis (STROEHLEIN et al. 1968 e TERMAN, 1971).

O presnte trabalho tem como objetivo comparar eficiência de vá-rios fertilzantes fosfatados de solubilidade e teor em P205 diferentes.

MATERIAIS Ε MÉTODOS

O experimento foi realizado na cas de vegetação em vasos com capacidade de 2800 cm3, com duas unidades de solos, regosol (experi-mento I ) e latossol vermelho amarelo (experi(experi-mento I I ) (Quadro 1).

Utilizou-se delineamente experimental inteiramente casualizado, com 11 tratamentos par cada unidade de solo e 3 repetições, sendo 8 tratamentos com adubos fosfatados e os restantes, NK, Ν e testemunha absoluta.

Foi conduzido em duas fases: a primeira consagrou-se ao estuda do efeito imediato dos adubos fosfatados na cultura de trigo (Triticum

aestivum L . ) cultivar Alvorada 50, e a segunda fase, ao estudo do efeito

residual dos mesmos, com milho (Zea mays L . ) cultivar Centralmex.

(3)

Para fonte de nitrogênio foi utilzado o sulfato de amônio (20% N )

e para o potássio, o cloreto de potássio (60% K20 ) . A dose de fósforo foi

equivalente a 120 kg de P205/ h a , portanto 135 mg de P205 por vaso.

Foram utilizados os seguintes adubos fosfatados: metafosfato de po-tássio, metafosfato de cálcio, polifosfato de amônio, fosfato diamônio

( D A P ) , termofosfato, superfosfato triplo, superfosfato simples e fos-forita de Olinda (Quadro 2 ) .

(4)

Cada tratamento, portanto, recebeu as seguintes quantidades de adubos:

O metafosfato de potássio (proveniente da T.V.A., U.S.A.), que ori-ginalmente apresentava-se em forma de lâmina de 2 a 4 mm de espes-sura e tamanhos variáveois de 1 a 4 mm, ou em pedaços, foi finamente moído.

Os fertilizantes foram misturados nos respectivos vasos, antes do plantio (15 sementes de trigo por vaso).

O experimento foi instalado no dia 4/7/1969. Foram semeadas 15 sementes por vaso e no 13.° dia efetuou-se o desbaste; foram deixadas

10 plantas em cada vaso.

(5)

RESULTADOS Ε DISCUSSÃO

Os resultados de peso de matéria seca, teor em nitrogênio, fósforo e potássio nas plantas do experimento estão nos Quadros 3 e 4.

Quadro 3 — Peso em g de matéria seca (m.s.) e mg de elementos na matéria seca, em trigo no Regossol.

Dentre de cada experimento, a diferença nos desenvolvimentos entre as plantas de diferentes tratamentos começou a aparecer a partir do 30.° dia. As plantas dos tratamentos DAP, superfosfato simples, poli-fosfato de amônio e superpoli-fosfato triplo, em ambos os tipos de solos, foram os que aparentemente melhor desenvolviam, enquanto que os trata-mentos Testemunha e N, eram os piores.

Experimento I: Regossol (Quadro 3)

No regossol, antes da colheita, as plantas dos tratamentos superfos-fato simples, DAP e superfossuperfos-fato triplo apresentavam-se desenvolvidos. Os demais mostraram desenvolvimento aparentemente semlhants entre

(6)

1) Peso de matéria seca

São significativas (Teste de Tukey — nível 5

% ) as seguintes dife-renças (Quadro 3 ) : a) Todos os tratamentos, com exceção do fosforita, superiores aos tratamentos: Testemunha, Ν e Ν + K . b) Todos os tratamentos, com exceção dos testemunhas, N e N + K , superiores a do fosforita, c) D A P : maior em relação a metafosfato de Ca e Termo-fosfato. d) Polifosfato: maior em relação a metafosfato de Ca, ter-mofosfato e metafosfato de K . e) Super triplo: maior em relação a metafosfato de Ca, termofosfato e metafosfato de K .

Não houve diferença significativa entre:

a) DAP, polifosfato, super triplo e super simples. b) DAP e metafosfato de K .

c) metafosfato de Ca, termofosfato, super simples e metafosfato. d) Testemunha, Ν , Ν + Κ e Fosforita.

(7)

Considerando-se o teor em nitrogênio nas plantas, os contrastes que diferiram significativamente são:

a) Todos os tratamentos, com exceção do fosforita, superiores: a) Testemunha, Ν e Ν + K . b) Todos os tratamentos, com exceção do Ν, Ν + Κ e testemunha, superiores a do fosforita, c) o tratamento super triplo apresenta quantidade de Ν superior as do termofosfato. d) O tratamento super triplo apresenta quantidade de Ν superior ao de metafosfato de Ca.

Não houve diferença significativa entre:

a) Metafosfato de K , metafosfato de Ca, DAP, super simples, ter-mofosfato e polifosfato, b) Testemunha, Ν, Ν + Κ e fosforita c) super simples, metafosfato de K, super triplo, DAP e polifosfato.

3) Teor em fósforo

Os contrastes que diferiram significativamente são (Teste Tukey — nível 5 % ) : a) Todos superiores aos seguintes tratamentos: Tes-temunha, Ν, Ν + Κ e fosforita; b) DAP, super triplo e polifosfato, que não diferiram significativamente entre si, apresentavam quanti-dade de Ρ superior aos: metafosfato de Ca, termofosfato, super simples e metafosfato de K, os quais também não se diferiram significativa-mente entre si.

Não apresentaram diferença significativa entre:

a) DAP, super triplo e polifosfato, b) metafosfato de Ca, ter-mofosfato, super simples e metafosfato de K, c) Testemunha, Ν, Ν

+ K e fosforita.

4) Teor em potássio

São significativas (Tukey — nível de 5%) as seguintes diferenças: 1. Todos os tratamentos superiores aos seguintes tratamentos: teste-munha, Ν, Ν + Κ e fosforita.

Não houve diferenças signifisativas entre a) Testemunha, Ν, Ν + Κ e fosforita. b) Os demais tratamentos.

Experimento Hs íatossol (Quadro 4)

1) Peso de matéria seca

(8)

Não houve diferença significativa entre: a) Testemunha Ν, Ν + Κ e fosforita, b) DAP e polifosfato. c) Fosforita, super simples, super triplo, termofosfato e metafosfato de Ca.

2) Teor em nitrogênio

Para o teor em nitrogênio nas plantas as seguintes diferenças são significativas: a) todos os tratamentos, com exceção do fosforita e testemunha superiores aos seguintes: Ν e Ν + K. b) todos, com exce-ção do fosforita, super simples, Ν , Ν + Κ e super triplo, superiores a Testemunra, c) Tratamentos polifosfato, metafosfato de P, DAP, ter-mofosfato e polifosfato, superiores ao fosforita e Testemunha.

Não houve diferenças significativas entre: a) Ν, Ν + Κ, teste-munha e fosforita; b) Fosforita, super simples, super triplo, termo-fosfato, DAP, metafosfato de Ca, c) Polifosfato e os anteriores (com exceção do fosforita).

3) Teor em fósforo

As seguintes diferenças são significativas: a) metafosfato de Ca, metafosfato de K, super simples, termofosfato polifosfato apresen-tam quantidade de Ρ superior aos seguintes traapresen-tamentos: Ν e Ν + K .

b) Metafosfato de Κ e polifosfato, superiores ao Testemunha.

Não apresentam diferenças significativas entre: a) Metafosfato de Ca, metafosfato de K, super simples, termofosfato, super triplo, po-lifosfato. b) Ν, Ν + Κ, testemunha e fosforita, c) fosforita com

1. d) Testemunha com a (com exceção do metafosfato de Κ e poli-fosfato). e) DAP com a.

4) Teor em potássio

São significativas as seguintes diferenças: a) Metafosfato de Ca, metafosfato de Κ e termofosfato apresentam quantidades de Κ su-perior ao da Testemunha, b) Metafosfato de Κ e termofosfato supe-riores ao de tratamento N.

Não há diferença significativa entre: a) metafosfato de Ca, me-tafosfato de Κ e termofosfato. b) Testemunha, Ν e Ν + Κ . o super simples, super triplo, DAP, polifosfato, fosforita, Ν + Κ e os do a. d) Testemunha e os seguintes: super simples, super triplo, DAP, polifosfato, fosforita e Ν + K .

CONCLUSŐES

(9)

1.1. Super Triplo, Polifosfato e DAP deram maiores quantidades cie matéria seca.

1.2. Como fonte de Ρ os melhores adubos foram super triplo, DAP e polifosfato. O metafosfato de K , metafosfato de Ca e termofosfato

apresentaram efeito semelhante ΰ do super simples.

2. No Latossol

2.1. Polifosfato, DAP e metafosfato de Κ deram maiores quanti* ciades de matéria seca.

2.2. Como fontes de Ρ os melhores adubos foram: polifosfato, me-tafosfato de K , DAP e termofosfato. Os demais apresentaram efeitos semelhantes a do super.

3. O Fosforita, tanto para a matéria seca como para fonte de Ρ foi o adubo que deu pior resultado em ambos os tipos de solos.

4. As plantas absorveram maior quantidade de Κ do metafosfato de Κ do que do KC1 (aplicado com outros adubos fosfatados). Portan-to, além de ser ótimo adubo fosfatado, é também ótima fonte de potássio.

5. O D A P e polifosfato são adubos que deram melhores resultados em matéria seca e quantidade de Ν e Ρ absorvidas.

S U M M A R Y

E F F I C I E N C Y O F P H O S P H A T E F E R T I L I Z E R S . I I Μ E D I A T E E F F E C T . Ordinary superphosphate, triple superphosphate, Olinda rodk phosphate, thermos-phosphate, ammonium polithermos-phosphate, diammonium thermos-phosphate, potassium metaphosphafe were applied to regosol and red yellow latosol and evaluated as phosphorus sources for

wheats in greenhouse experiment.

Considering the dry matter weight and phosphorus content in the plants, the experiment showed that triple superphosphate, ammonium poliphosphate and diammonium poliphosphate were the best phosphorus sourcecs in regosol, whereas in the latosol, ammonium poliphosphate, diammonium poliphosphate and potassium metaphosphate

were the best sources.

L I T E R A T U R A C I T A D A

B L A N C H A R , R . W . , C A L D W E L L , A . C . , 1965. Phosphorus availability of monocal¬ cium and diamonium phosphates in calcareous soils. J. A g r i c . Food Chem.,

(10)

B L A N C O , H . C . , V E N T U R I N I , W . R . , G A R G A N T I N I , H., 1965. Modo de ação do adubo fosfatado aplicado em trigo e o seu efeito residual em soja em solos de acidez variável. Bragantia, 24: 261-279.

L I T Υ Ν S K I , Τ . , J U R K O W S K A , Η . , G O R L A C H . Ε . , 1957. Investigations on the value of calcium metaphosphate as a phosphate fertilizer Sesz. N a v k . Szkol. R o l .

R o l . N . ° 2, 65-91. Abstracts Soil and Fertilizers.

L O T T , W . J . P . , G A L L O , R . J . M E D C A L F , J.J., 1956. A técnica da análise foliar

aplicado ao cafceiro. Boi. Inst. A g r o n . Campinas, n.° 79.

M A L A V O L T A , Ε . , C O U R Y , Τ . , R A N Z A N I , G . , C A T A N I , R . A . B R A S I L , Sob.

M . O . C . , A R R U D A , H . V . de, 1953. Competição eentre adubos fosfatados em

milho (Zea mays, L . ) . Anais da E S A L Q K . Piracicaba, 10:110-120.

M A T T I N G L Y , G . E . G . , P E N N Y , Α . , 1968. Evaluation of Phosphate Fertilizers. I . Immediate value of dicalcium phosphate, nitrophosphates, Gafsa Rock Phosphate, Basic Slag and Potassium metaphosphate for barley and reye grass. J. A g r i c .

Sci.f Camb. 70: 131-138.

M A T T I N G L Y , G . E . G . , 1968. Evaluation of Phosphate fertilizers. I I . Residual value of dicalcium phosphate, nitrophosphates, Gafsa Rock phosphate, Basic Slag and Potassium metaphosphate for potatoes, barley and swedes grown in rotation, with

special reference to changes in soil phosphorus status. J. A g r i c . Sci. 70: 139-156.

P A T E L A , J . F . , K A L C K M A N N , R . E . , 1967. Experimentação sobre o valor agrícola

•de alguns fertilizantes fosfatados. Folha de Resultados N . ° 4, I P E A S .

S T R O E H L E I N , J . L . , S A B E T , S . A . e C L E M E N T Z , D . M . , 1968. Response of plants to polyphosphate on calcareous soils. A g r o n . J., 60:576-577.

T E R M A N , G . L . , 1971. Phosphate fertilizer sources: Agronomic effectiveness in relation to chemical and physical properties. Meeting of Fertilizer Society, Burlington House, Piccadilly, London, 14/10/1971.

T E R M A N , G . L . e S I L V E R B E R G , J. 1958. Some results with new high analysis fertilizers. Farm. Chem. 12(6):31-32.

T I S D A L E , S . L . e D . L . R U C K E R , 1964. Crop response to varions phosphates. The sulphur Institute Technical Bulletin Number 9.

Referências

Documentos relacionados

minoritários da COSAN no Brasil (“OPA”) e nos Estados Unidos da América (“Exchange Offer”), com o fim de permitir que os acionistas da COSAN permutem ações da COSAN de que

Como já dissemos anteriormente, antes da entrada em vigor do CSC, os suprimentos dos sócios eram interpretados como contrato de mútuo mercantil. No caso de nada se dizer em relação

Neste caso, portanto, a alteração não é simplesmente lexical, como no caso anterior e, por isso, outro conjunto de regras de mapeamento estilístico será acionado no protótipo, para

Uma parte considerável da elite recifense estava em sintonia com as políticas da capital do Brasil, acabaram com a escravidão, mas os negros não tiveram a sua liberdade

Para entender melhor como se dá a atuação pedagógica do(a) professor(a) diante do contexto socioeconômico, no qual a instituição escolar e os seus respectivos alunos

SUPLICY, Marta. Para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente precisa do apoio da família... A princípio, ele desenhava nas cavernas os acontecimentos por ele vividos..

PROCURADOR-CHEFE DA REPÚBLICA DA PR-RS, com base no Regulamento do Programa de Estágio aprovado pela Portaria PGR/MPUnº 378, de 09 de agosto de 2010, alterada pela Portaria PGR/MPU

IX.a A recomendação de nomeação ou destituição de Coordenador ou Vice Coordenador de Conselho de Raça será feita de acordo com os interesses e planejamento da CBKC relativamente