• Nenhum resultado encontrado

Correlações entre as concentrações de nutrientes, alumínio e sódio nas folhas de "coast cross nº 1" e a análise física e química de um latossol vermelho amarelo: I. Concentrações de nutrientes nas folhas em função das frações granulométricas do solo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Correlações entre as concentrações de nutrientes, alumínio e sódio nas folhas de "coast cross nº 1" e a análise física e química de um latossol vermelho amarelo: I. Concentrações de nutrientes nas folhas em função das frações granulométricas do solo."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CORRELAÇÕES ENTRE AS CONCENTRAÇÕES DE NUTRIENTES,

ALUMÍNIO E SÓDIO NAS FOLHAS DE "COAST CROSS N

o

1" E A

ANÁLISE FÍSICA E QUÍMICA DE UM LATOSSOL VERMELHO AMARELO.

I. CONCENTRAÇÕES DE NUTRIENTES NAS FOLHAS EM FUNÇÃO

DAS FRAÇÕES GRANULOMÉTRICAS DO SOLO

F.J. H a s s * H.P. Haag**

* Laboratório Agronômico SC Ltda. Microquímica Indús-trias Químicas Ltda. - LAGRO, Campinas, SP.

** Departamento de Química da E.S.A. "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo - 13.400 - Piracicaba, SP.

RESUMO:

Foi realizado um levantamento em 41 áreas de um solo classificado como Latossol Vermelho Amarelo, com amostragens de solo e de folhas da forrageira "Coast Cross no 1" objetivando o estudo de correlações entre

as concentrações de nutrientes, alumínio e sódio nas folhas e as análises físicas do solo. Os autores obser-varam que a concentração de potássio nas folhas

corre-laciona-se negativamente com a fração silte do solo. A concentração de cobre nas folhas correlaciona-se nega-tivamente com a fração areia fina e posinega-tivamente com argila.

Ferro, manganês, zinco, sódio, boro e alumínio não apresentam correlações entre as suas concentrações

foliares e os teores de argila no solo.

(2)

CORRELATION BETWEEN NUTRIENT CONCENTRATION, Na AND Al

IN THE LEAVES OF "COAST CROSS N

o

1" AND PHYSICAL AND

CHEMICAL ANALYSES IN A TYPIC ACRORTOX SOIL. I. NUTRIENT

CONCENTRATION IN THE LEAVES AND SOIL PHYSICAL

CHARACTERISTICS

ABSTRACT:

The authors observed that leaf potassium concentration correlates negatively with soil silt content. Leaf copper concentration presents a negative correlation with sand and a positive correlation with clay.

Index terms:

nutrients, A l , N a , coast cross, correlation, physical analyses, typic acrortox soil.

INTRODUÇÃO

A analise química e granulométrica de solos e a analise e diagnose foliar constituem os principais re-cursos para se estabelecer as recomendações visando o uso racional de fertilizantes na nutrição vegetal.

Muitos fatores influem direta ou indiretamente na concentração de um nutriente na planta, a qual e uma integral de todos os fatores que interagem (MUNSON & NELSON, 1 9 7 4 ) .

A revisão bibliográfica acerca de correlações en-tre resultados de analises de folhas e de solo apresen-ta poucas referências direapresen-tas, sendo mais comuns inclu-sões em trabalhos com outros objetivos.

Trata-se de um tema complexo, com resultados nem sempre significativos a primeira vista, como demonstram os trabalhos de OSISAME et ilii (1973) e SILLAMPA(1982).

(3)

nutrientes nas folhas de citros (Citrus sinensis (L.)

Osbeck e

Citrus sinensis

x

Citrus reticulata)

e as

características físicas e químicas do Latossol Vermelho Amarelo fase arenosa e do Latossol Vermelho Escuro

or-to, obtendo correlações negativas de cálcio, magnésio e cobre com a fração areia grossa dos solos; cálcio, mag-nésio e zinco com a areia fina; magmag-nésio com o silte; nitrogênio, fósforo e cobre com a argila. Correlações positivas entre cálcio, magnésio e zinco com areia fina; cobre, boro e zinco com silte e cobre, magnésio, b o -ro e zinco com argila. Fósfo-ro, magnésio, manganês e sódio apresentaram correlações positivas com seus cor-respondentes nos solos, enquanto cobre e zinco negati-vas .

A hipótese do presente trabalho e: existem corre-lações diretas entre as análises químicas das folhas e as análises físicas do solo.

M A T E R I A L E M É T O D O S

0 presente levantamento foi realizado em pastagem de capim "Coast cross n9 1" (Cynodon spp) , no município de Jaguariuna, situado no sudoeste do Estado de Sao Paulo, nas coordenadas geográficas, latitude S: 22°5A',

longitude WG: 47°05' e a 669 metros de altitude (IBGE, 1957) .

0 solo onde a pastagem está instalada é classi-ficado como Latossolo Vermelho Amarelo, álico, A

mode-rado, textura argilosa, Unidade Mato Dentro (Typic A c r o r t o x ) . Segundo OLIVEIRA et alii (1979) essa

unidade é constituída por solos profundos, bem drenados, p o -rosos, com textura barrenta ou argilosa no horizonte A e argilosa no horizonte B. Relevo aplainado ou suave ondulado. Sao solos muito ácidos, apresentando sob con-dições naturais valores muito baixos de soma e satura-ção em bases e valores altos de alumínio trocãvel.

(4)

Cynodon, ao qual pertencem também a grama seda, capim bermuda, capim burro, grama de lavadeira, capim estrela de Porto Rico (MITIDIERI, 1983).

Foram selecionadas 41 áreas distintas, correspon-dendo em média 2,45ha/amostra.

Em cada área foi colhida uma amostra de solo da camada arável (0 - 20cm de profundidade), com trado gal-vanizado, com um mínimo de 20 sub-amostras (pontos de amostragens) e armazenada em saco de polietileno.

As amostras de folhas foram coletadas nas mesmas áreas selecionadas para os solos, tendo sido realizadas no período da manha, aguardando um intervalo de 24 ho-ras apôs a ocorrência de chuvas. A época de coleta foi no final do verão e início do outono (entre março e a b r i l ) , tendo sido escolhido o período imediato ã co-lheita de feno na propriedade. Sendo portanto folhas maduras sem atingir a senescencia. Foram coletadas as partes aéreas normalmente retiradas pelo gado em pasto-reio, constituída de folhas e talos/1, com um mínimo de 20 pontos dentro de cada área amostrada, perfazendo cerca de 400 gramas de material verde por amostra.

As amostras de terra foram secas ao ar, destorroa-das e homogeneizadestorroa-das. Separadestorroa-das em duas porções, sendo a primeira passada em peneira com malhas de 2,0mm (ABNT 10) destinada a análise química e granulométrica.

A separação das frações areia grossa e areia fi-na, limo (silte) e argila foi realizada pelo "método da pipeta", modificado por GROHMANN & van RAIJ (1975), e dispersão com NaOH 0,1 N.

A classificação textural adotada foi a preconiza-da por MEDINA & GROHMANN (1967) e a escala textural a de Atterberg (Internacional).

(5)

desmineralizada. Depois de perderem a umidade externa ã temperatura ambiente, foram secas em estufa com cir-culação forçada de ar a 60-80°C.

0 material foi moído e analisado para nitrogênio (digestão s u l f ú r i c a ) , fósforo, potássio, cálcio, magné-sio, enxofre, ferro, manganês, cobre e zinco (digestão nítrico-perclórica), segundo os métodos descritos por SARRUGE & HAAG (1974), alumínio e sódio segundo instru-ções contidas em The Perkin Elmer Corporation (1971) .

R E S U L T A D O S E D I S C U S S Ã O

Concentração de nutrientes nas folhas em função

das frações granulomêtricas dos solos.

Foram correlacionados os teores de nutrientes das folhas com as frações granulomêtricas dos solos: areia grossa e areia fina, silte e argila.

Segundo MILLAR et alii (1965) todos os íons adsor-vidos na fração coloidal do solo nao sao igualmente disponíveis. Os íons da mesma natureza podem nao ser igualmente acessíveis ás plantas; alguns estão forte-mente retidos â superfície coloidal, enquanto que

ou-tros se movem nas partes externas da camada iônica e outros ficam retidos na rede cristalina.

As concentrações de potássio nas folhas apresen-taram correlação linear e positiva com a fração silte dos solos.

Nao foram verificadas correlações entre as con-centrações de fósforo, cálcio, magnésio e enxofre e as frações granulomêtricas dos solos.

(6)

decendo em função da argila; cálcio, magnésio e boro cres-ceram.

A equação traduzindo o fenômeno observado, é ilustrado na Figura 1.

As concentrações foliares de cobre foram signi-ficativas em função dos teores de argila dos solos, nas equações de regressão linear positiva e quadrãtica (Fi-gura 2 ) . TEBALE & GHONSIKAR (1977) na índia, observa-ram que uma alta proporção de argila favoreceu a dis-ponibilidade do cobre nos solos.

Houve correlação linear negativa entre as con-centrações de cobre nas folhas e a fração areia fina dos solos (Figura 3 ) .

Com a fração areia grossa nao se observou corre-lação.

Ferro, manganês, zinco, sódio e alumínio e boro nao apresentaram correlações entre suas concentrações foliares e os teores de argila nos solos. Zinco nas folhas nao se correlacionou cora a fração areia fina dos solos.

MURTHY e MENTHA (1974) na índia, observaram re-tenção do zinco adicionado com o tamanho das partículas do solo e o aumento do zinco disponível com o teor de argila. Solos de textura arenosa sao mais deficientes em zinco que outros.

As baixas correlações verificadas entre as con-centrações de nutrientes nas folhas com as frações granu-lométricas dos solos podem ser atribuídas a disponibili-dade dos nutrientes devido a alterações ocorridas na umi-dade dos solos. Embora a coleta das amostras tenha sido realizada no verão, a vegetação das plantas iniciou-se na primavera do ano anterior, proveniente de um "deficit" hídrico prolongado. FAGERIA et alvi (1984) trabalhando

(7)
(8)
(9)
(10)

que a toxidez de ferro em arroz cultivado em vasos, foi ocasionada por uma desordem fisiológica causada por de-ficiência ou desequilíbrio múltiplo no solo.

C O N C L U S Õ E S

- Potássio nas folhas correlaciona-se negativa-mente com a fração silte do solo.

- Cobre nas folhas correlaciona-se negativamente com a fração areia fina e positivamente com argila.

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

BENCKISER, G.; SANTIAGO, S.; NEVE, H.U.; WATANABE, I.; OTTOW, J.C. Effect of fertilization on oxidation , dehydrogenase activity, iron-reducing population and Fe formation in the rhizosphere of rice (Oriza sativa) in relation to iron toxicity. Plant and Soil, The Hague, 29:305-16, 1984.

FAGERIA, N.K.; BARBOSA FILHO, M . P . ; CARVALHO, J.R.P.; RANGEL, P.H.N.; CUTRIM, V.A. Avaliação preliminar de cultivares de arroz para tolerância à toxidez de ferro. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, 19(10):1271-8, 1984.

GROHMANN, F. & RAIJ, B. van. Influência dos métodos de dispersão da argila do solo. In: CONGRESSO BRASI-LEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 1 4 . , Santa Maria, 1975. Anais. Santa Maria, UFSC; Sociedade Brasileira de

Ciência do Solo, 1975. p.123-32.

(11)

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Enci-clopédia dos municípios brasileiros. Rio de

Janei-ro, 1957. v.29, p.297-304.

MEDINA, H.P. & GROHMANN, F. Contribuição ao estudo da

análise granulométrica do solo. In: CONGRESSO

BRA-SILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 6., Salvador, 1967. Anais.

Rio de Janeiro, 1967. p.29-38.

MILLAR, L.E.; TURK, L.M.; FOTH, H.D. Fundamentals of

soil science. 4.ed. New York, John Wiley, 1965. 491p.

MITIDIERI, J. Manual de gramíneas e leguminosas para

pastos tropicais. São Paulo, Nobel; EDUSP, 1983.

198p.

MUNSON, R.D. & NELSON, W.L. Principles and practices

in plant analysis. In: WALSH, L.M. & BEATON, J.D.,

ed. Soil testing and plant analysis. Madison, Soil

Science Society of America, 1973. p.223-48.

MURTHY, K.S.N. & MENHTA, B.V. Studies on the fixation

of zinc. Plant and Soil, The Hague, 41: 215-21,

1974.

OLIVEIRA, J.B.; MENK.J.R.J.; ROTTA, C.L. Levantamento

semidetalhado dos solos do Estado de São Paulo - Qua¬

drícula de Campinas. Rio de Janeiro, SUPREN/IBGE, 1979. 169p. (Série Recursos Naturais e o Meio Am-biente, 5 ) .

OSISAME, O.A.; SCHULTE, E.E.; COREY, R.B. Soil tests for available copper and zinc in soils of Western

Nigeria. Journal of Science of Food and Agriculture.

London, 24:1341-9, 1973.

SARRUGE, J.R. & HAAG, H.P. Análises químicas em

plan-tas. Piracicaba, ESALQ, Departamento de Química,

1974. 56p.

SILLAMPA, M. Micronutrients and the nutrient status

of soils; a global study. Roma, FAO, 1982. 558p.

(12)

TEBALE, R.R. & GHONSIKAR, C P . A note on the copper

status of some soils of Prabhani district.

Research

Bulletin,

Marathanada,

1

(10):143-5, 1977.

Recebido para publicação em: 20/12/88

Referências

Documentos relacionados

À semelhança do inquérito aos alunos do ensino secundário, esta secção descreve e discute a opinião dos alunos do ensino superior a distância, sobre as características dos

317 Casa do Tatuapé - Museu da Cidade de São Paulo - São Paulo Tatuapé House - Museum of the City of São Paulo. 318 Casa Guilherme de Almeida - São Paulo Guilherme de

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

♦ Algumas instruções possuem mais 1, 2 ou 4 bytes adicionais para especificar um endereço de memória.. ♦ Algumas instruções possuem mais 1, 2 ou 4 bytes adicionais

trabalho do 63° Batalhão de Infantaria, Organização Militar do Exercito Brasileiro. Para a realização deste estudo foi aplicado um questionário entre todos os

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

O desmame de bezerros aos 91 dias de idade não altera o desenvolvimento, as características de carcaça e o rendimento dos cortes comerciais, viabilizando a produção e o abate