• Nenhum resultado encontrado

Análise imunofenotípica de subpopulações linfocitárias do sangue periférico na esclerose sistêmica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Análise imunofenotípica de subpopulações linfocitárias do sangue periférico na esclerose sistêmica."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Análise imunofenotípica de subpopulações linfocitárias

do sangue periférico na esclerose sistêmica

c

*)

/mmunaphenatypic ana/ysis af Iymphacyte subpapu/atians

in the b/aad af systemic sc/erasis patients

Linete Parolin Ercole(1), Mariester Malvezzi(2), Antonio Carlos Boaretti(3) , Shirley Ramos da Rosa Utiyama(4) , Acir Rachid(5) e Sebastião Cezar Radominski(6)

RESUMO

A esclerose sistêmica (ES) é uma doença inflamatória crônica do tecido conjuntivo, de etiologia desconhecida, caracterizada por fibrose e dano micro vascular dos órgãos afetados. Há várias evi-dências de que a ativação do sistema imune celular participa de maneira expressiva na sua patogênese. Objetivo: Analisar nu-mericamente as subpopulações linfocitárias no sangue periférico de pacientes com ES e sua possível relação com fatores clínicos e laboratoriais. Métodos: Foram analisadas as subpopulações lin-focitárias de 42 pacientes com ES e 28 controles normais, através da citometria de fluxo utilizando os antígenos linfocitários: CD2, CD3, CD4, CD8, CD19, CD25, CD45RA, CD56, CD71, HLA-DR , tcr。Oセ@ e TCRy/8. Resultados: Nos pacientes com ES compa-rados com o grupo-controle, foram encontcompa-rados valores por-centuais normais para os linfócitos T CD2+, CD3+, CD3+CD4+, CD3+CD8+, CD25+, CD4+CD45RA +, CD8+CD45RA +, CD71 + e para a relação CD4+ /CD8 + . Em contraste, os linfócitos T CD3+TCRy/8+ mostraram-se com porcentuais diminuídos nos pacientes com ES difusa, de longa duração, com envolvimento pulmonar caracterizado por doença pulmonar restritiva, envol-vimento muscular e presença de antil:orpo anti-Scl-70. Os paci-entes com a forma difusa de ES apresentaram, tanto na fase re-cente como na tardia, aumento na porcentagem de linfócitos T CD4+ e CD8+ expressando moléculas de ativação HLA-DR. Na fase tardia da doença, não importando a forma clínica, foi en-contrado aumento na porcentagem de linfócitos T CD4+CD45RA+. Os pacientes com ES limitada e fase recente

ABSTRACT

Systemic sclerosis (SSc) is a chronic inflammatory connective

tissue disease o[ unknown etioiogy characterized by fibrosis

and microvascuiar injury in affected organs. It has become

clear that th e activation o[ celluiar immune system piays a

central roie in the pathogenesis o[ SSc. Objective: The

purpose oE this study was to anaiyze numerically iymphocytic

subpopuiations in the biood o[ systemic sclerosis patients

and their relations with clinicai and iaboratory mani[estations.

Methods: We studied a group o[ 42 patients with SSc and

a group oE 28 matched normai controis by flow cytometry

using the [ollowing iymphocyte celi-surrace markers: CD2,

CD3, CD4, CDS, CD19, CD25, CD45RA, CD56, CD71,

HLA-DR, TCRa/ {3 and TCRy/O. Results: SSc patients had similar

percentages o[ CD2+, CD3+, CD3+CD4+, CD3+CDS+, CD25+,

CD4+CD45RA+, CDS+CD45RA+, CD71+ cells and CD4+/

CDS+ celi ratio when compared to . normal controis. ln

contrast, the percentages o[ TCRy/ O cells were significantiy

iower in SSc patients with diffuse and iate-stage disease with puimonary and muscle invoivement and the presence

o[ anti-Scl-70 antibodies. Patients with diffuse SSc in early

and iate-stage disease had significantly increased percentages

o[ HLA-DR in CD4+ and CDS+ celis; patients with iate-stage

disease had increased percentages o[ CD4+CD45RA+ T celis;

patients with iimited and eariy-stage disease had small

Departamentos de Clínica Médica e de Patologia. Hospi tal de Clínicas da UFPR. Curitiba, PR. Recebido em 7/6/2002. Aprovado, após revisão, em 2/12/2002. 1 Professora assistente doutora da disciplina de Reumatologia da FEPAR.

2. Professora adjunta da disciplina de Hematologia; coordenadora do Laboratório de Imunofenotipagem do HC/UFPR. 3. Professor titula r da disciplina de Patologia Médica - UFPR.

4. Professora adjunta da disciplina de Patologia Médica - UFPR. 5. Professor sênior do Departamento de Clínica Médica - UFPR. 6. Professor ad junto da disciplina de Reumatologia - UFPR.

Endereço para correspondência: Linete Parolin Ercole. Rua Benedito Soares Pinto, 2.123, CEP 8360 1-040, Campo Largo, PR.

(2)

Ercole et aI.

mostraram diminuição na porcentagem dos linfócitos B CD19+.

Os pacientes com doença difusa e fase tardia apresentaram dimi-nuição na porcentagem dos linfócitos NK CD56+. Conclusões:

Estes resultados sugerem que as alterações dos linfócitos T , B e

NK possam estar envolvidas no processo de desencadeamento e/ ou perpetuação da ES, havendo a possibilidade de ter utilida-de prognóstica em alguns grupos utilida-de pacientes.

Palavras-chave: esclerose sistêmica, linfócitos T , linfócitos gamai delta, autoimunidade, imunofenotipagem.

INTRODUÇÃO

A esclerose sistêmica (ES) é uma doença inflamatória crô-nica do tecido conjuntivo, de etiologia desconhecida, ca-racterizada por fibrose e dano microvascular dos órgãos afetados, apresentando diversas manifestações clínicas e laboratoriais com curso e prognóstico variáveis. Ainda que a etiologia e a patogênese da ES permaneçam obscuras, existem muitas evidências que a ativação dos sistemas imu-nes celular e humoral, que é evento precoce imu-nessa doen-ça, participe de maneira muito intensa nestes processos. Com a ativação do sistema imune celular, os linfócitos e seus produtos solúveis, incluindo as cito quinas e os auto-anticorpos, podem ativar ou destruir as células endoteli-ais, os fibroblastos e a síntese de colágeno. Desta maneira o sistema imune pode causar dano tecidual nos pacientes com ES (1-4).

Estudos demonstram que os linfócitos T ativados na fase inicial da doença migram infiltrando a pele e os ór-gãos internos. O predomínio de subpopulações distintas de linfócitos T na pele (CD4+) e no pulmão (CD8+) de pacientes com ES sugere que diferentes linfócitos T pos-sam contribuir para o processo de doença em diferentes órgãos(4-'O) .

Outras evidências da ativação imune na ES são os acha-dos de mediadores solúveis (citoquinas) em grandes quan-tidades, incluindo a interleucina-2, a interleucina-4, a in-terleucina-6, a interleucina-12 e o fator de necrose tumoral-a (TNF-a) . Todos estes mediadores podem ser produzidos pelos linfócitos T ou outras células inflama-tórias(3,4,6" ,) .

Os linfócitos B também são ativados precocemente, le-vando à hipergamaglobulinemia e à produção de auto-an-ticorpos, como o anti-topoisomerase I (anti-Scl-70), o anticentrômero e o anti-RNA polimerase I e III, que são encontrados com freqüência e considerados relativamente específicos para a ES(3,4,6) .

142

pereentages of B eelis (CD19+): and patients with diffuse

and iate-stage disease had small pereentages of NK eells

(CD56 +). Conc1usions: These results suggest that T , B and

NK eell alterations may be invoived in the onset of the

disease and/ or in the perpetuation of disease, and may

eventuaJJy be usefui as a prognostie indieator in seleeted

patient subgroups.

Keywords: systemie sc1erosis, T eelis, gamma / delta eelis, autoimmunity, immunophenotypie anaiysis.

O estudo das populaçôes de linfócitos no sangue de pacientes com ES tem apresentado resultados conflitantes por causa dos diferentes métodos empregados e dos dife-rentes critérios de seleção dos pacientes(l2-'5). Com a dis-ponibilidade dos anticorpos monoclonais e da citometria de fluxo tornou-se possível a determinação do fenótipo das células de acordo com as suas populações funcional-mente distintas(6, '6- '8).

No presente estudo, foram analisadas as subpopulações linfocitárias no sangue periférico de pacientes com ES, nas formas clínicas limitada e difusa, juntamente com sua cor-relação com o tempo de doença, manifestações clínicas e presença de auto-anticorpos, um trabalho inédito na po-pulação brasileira.

PACIENTES E MÉTODOS

Foram estudados 42 pacientes com ES definidos de acordo com os critérios do Colégio Americano de Reumatolo-gia(l9), atendidos no ambulatório de reumatologia do Hos-pital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Entre estes, 38 eram mulheres e 4 homens, 38 eram brancos e 4 negros; a idade de início da doença variou de 11 a 54 anos (média: 37,5 anos); a duração da doença variou de 1 a 30 anos (média: 6,1 anos). Vinte e três apresentaram a forma difusa e 19 a forma limitada(20). Os pacientes foram dividi-dos quanto à duração da doença: menos de 3 anos como doença recente e mais de 3 anos como doença tardia(21), resultando em 16 pacientes com ES recente e 26 com ES tardia. Nenhum dos pacientes estava recebendo terapia imunossupressora. Foram incluídos apenas os pacientes em uso de prednisona em doses baixas « 1 Omg/ d) . Foram es-tudados 28 controles normais, indivíduos sadios, sem evi-dência de doença reumática; sendo 20 mulheres e 8 ho-mens, a idade variou de 27 a 53 anos (média: 37 anos), 25 brancos e 3 negros.

(3)

ANTICORPOS ANTINUCLEARES (ANA)

OS ANA foram determinados pela técnica de imunofluo-rescência indireta usando como substrato células HEp-2. O anticorpo anticentrômero foi detectado da mesma forma. Um padrão nuclear nítido na diluição de 1:40 foi conside-rado positivo(22-24). O anticorpo anti-Scl-70 foi detectado por ELISA, utilizando o Kit Hemagem (São Paulo, Bra-sil)(24). Os anticorpos anti-RNP, anti-Sm, anti-Ro e anti-La foram detectados através da técnica de imunodifusão dupla de Ouchterlony, utilizando como substrato o extra to de baço de vitelo (Escola Paulista de Medicina, Brasil) (25) .

SUBPOPULAÇÕES LINFOCITÁRIAS

As amostras de sangue foram coletadas em anticoagulante EDTA e ajustadas com concentração final de l x l06 células/

mI. Foram coradas pela técnica de "cora-lisa", usando imu-nofluorescência direta (com exceção do CD45RA, onde foi realizada imunofluorescência indireta). Os antígenos de ex-pressão foram analisados utilizando os anticorpos monoclo-nais apresentados na Tabela 1. Os anticorpos monoclomonoclo-nais foram previamente conjugados com os fluorocromos isoti-ocianato de fluoresceína (FITe) , ficoeritrina (PE) e ficoeri-trina/ cianina5 (PECy5) ou peridina clorofilada (PerCP) ou terceira cor (Te): 1) IgG1/IgGl / IgGl (FITC/ PE/ PECy5), HLA-DR (PE) e CD4/CD8/ CD3 (FITC/ PE/ PECy5) adquiri-do de Immunotech (França); 2) CD45RA (PURO), CD25 (FITC),CD8IHLA-DR (FITC/ PE), CD4 (FITC), CD71(FITC), CD56 (PE), HLA-DR (PerCP), TCRa/ 13 (FITC) e TCRy/ Õ (PE) obtido da Becton Dickinson (EUA); 3) CD4 (PE), CD19 (PECy5), CD2 (PE) e CD45 (FI TC) adquirido da DAKO (Di-namirca) e 4) CD8 (TC) e CD3 (TC) obtido da CALTAG (EUA). Brevemente, 100)..1.1 das amostras foram incubadas por 15 minutos à temperatura ambien.te, no escuro, na presença de 10)..1.1 de cada anticorpo monoclonal de acordo com titu-lação prévia. Após, foi adicionado 1 ml de solução de FACS lysin (Becton Dickinson) diluída 1/10 (v/ v) em água desti-lada, e a seguir nova incubação por 10 minutos à tempera-tura ambiente, no escuro, para lisar as hemácias. As células foram centrifugadas (5 minutos a 2000 rpm) e o botão de células foi lavado com 3 ml de PBS. Finalmente, as células foram ressuspensas em 1 ml de PBS para serem analisadas no citômetro. A aquisição foi realizada no citômetro de fluxo FACS Vantage (Becton Dickinson) equipado com o feixe de laser "INNOV A Enterprise Ion Laser", que produz um feixe de 488 nm na potência de 80 mW. A calibração do aparelho foi realizada antes da aquisição dos dados utilizan-do-se protocolos previamente estabelecidos. Foram adqui-ridos 15.000 eventos por tubo e analisados pelo programa Paint-A-Gate PRO (Becton Dickinson)(26).

Rev Bras Reumatol . v. 43, n, 3, p. 14 1-8, mai./jun., 2003

ANÁLISE ESTATíSTICA

Para comparações entre os grupos de pacientes e contro-les foi utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whit-ney. Para amostras independentes foi utilizado o teste " t de Student".

""

RESULTADOS

COMPARAÇÃO ENTRE AS SUBPOPULAÇÕES LINFO-CITÁRIAS DO GRUPO DE PACIENTES COM ES E DO GRUPO-CONTROLE

Encontrou-se aumento estatisticamente significativo nas porcentagens dos marcadores de ativação de linfó citos T CD4+HLA-DR+ (p<0,05) e CD8+HLA-DR+ (p<O,Ol) no sa ngu e periférico dos pacientes com ES com relação aos do grupo-controle, enquanto que a proporção de lin-fócitos T CD3+TCRy/ Õ+ (p < 0,05) esteve significativa-mente diminuída. Também observaram-se diminuídas as

TABELA 1

A N TI COR POS MONOCLONAIS E AS SUBPO PU LAÇÕES LI NFOCITÁRIAS co ャ セespondentes@

Anticorpos SubpopuLações

monocLonais Linfocitárias CD3+ Pan linfócito T

CD3+CD4+ Linfócito T auxiliador/ indutor CD3+CD8+ Linfócito T supressor/citotóxico CD3+CD4+CD8+ Linfócito T com dupla expressão positiva CD3+CD4-CD8- Linfócito T com dupla expressão negativa CD45RA+

CD4+CD45RA+ CD8+CD45RA+ CD25+ CD4+CD25+ CD8+CD25+ CD4+H LA-DR+ CD8+HLA-DR+ CD3+TCR 。Oセ@ CD3+TCR y/I)

CD2+

Molécula acessória de ativação Linfócito T auxiliador virgem Linfócito T supressor virgem

Molécula acessória de ativação - receptor IL-2 Linfócito T auxiliador ativado

Linfócito T supressor ativado

Linfócito T auxiliador ativado com receptor CPH Linfócito T supressor ativado com receptor CPH Receptor linfócito T a/b

Receptor linfócito T g/d Pan linfócito T CD71+

CD19+

Molécula acessória de ativação - receptor transferrina Pan linfócito B

CD56+ Linfócito NK

(4)

Ercole et aI.

porcentagens de linfócitos CD19+ (p<O,05) e CD56+

(p<O,Ol) no grupo com ES, sendo estatisticamente signi-ficativa esta diferença com o grupo-controle.

CORRELAÇÃO ENTRE AS SUBPOPULAÇÕES

LINFO-CITÁRIAS E AS FORMAS CL Í NICAS DA ES

Ao serem comparadas as subpopulações de linfócitos dos pacientes com ES difusa e do grupo-controle, observou-se aumento no porcentual dos linfócitos T com marcadores de ativação CD4+HLA-DR+ (p<O,Ol) e CD8+HLA-DR+

(p<O,OOl). Os linfócitos T com expressão CD3+TCRy/ S+

(p<O,Ol) estavam em proporções diminuídas, assim como os linfócitos NK CD56+ (p<O,O l ).

Foram também comparadas as subpopulações linfocitá-rias dos pacientes com a forma limitada da ES e do grupo-controle. Foi encontrado aumento na população de linfó-citos T CD3+CD4+ (p<O,05), com diminuição dos linfócitos CD19+ (p<O,05) no grupo de pacientes.

Quando foram correlacionadas as subpopulações linfo-citárias das formas clínicas difusa e limitada da ES, obser-vou - se diminuição das porcentagens de linfócitos T CD3+CD4+ (p<O,05) na forma difusa e aumento de lin-fócitos T CD4+HLA-DR+ (p<O,Ol) na forma clifusa.

CORRELA ÇÃO ENTRE AS SUBPOPULA Ç ÕES LINFO

-CITÁRIAS E A DURAÇÃO DA ES

Q uando comparou-se as subpopulações linfocitárias dos pa-cientes com ES recente com as do grupo-controle, encon-trou-se aumento do marcador de ativação CD8+HLA-DR+

(p<O,05) e diminuição dos linfócitos B CD19+ (p<O,05). Com relação à ES fase tardia, quando comparadas as subpopulações destas com as do grupo-controle, foi ob-servado aumento dos linfócitos T CD3+CD4+ (p<O,05) e diminuição dos linfócitos T CD3+TCRy/8+ (p<O,05). Das

moléculas de ativação observou-se aumento dos linfócitos T CD4+CD45RA+ (p<O,05), CD4+HLA-DR + (p < O,05) e

CD8+HLA-DR+ (p<O,Ol). Os linfócitos NK CD56+

(p<O,Ol) estavam diminuídos.

Na ES recente foram maiores as porcentagens de linfó-citos NK CD56+ (p <O,Ol) quando comparadas com as en-contradas nos pacientes com ES tardia.

CORRELAÇÃO ENTRE AS SUBPOPULAÇÕES

LINFOCI-TÁRIAS E A PRESENÇA DE ANTICORPO ANTI- SCL - 70

Nos pacientes portadores de anticorpo anti-Scl-70 consta-tou-se a diminuição dos linfócitos T CD3+TCRy/S+

(p<O,05) quando comparados com os pacientes sem este anticorpo.

144

CORRELAÇÃ O ENTRE AS SUBPOPULAÇÕES

LINFO-CITÁ RIAS E A PRESENÇ A DE ANTICORPO

ANTlCEN-TRÔMERO

Foi encontrada a diminuição das moléculas de ativação dos linfócitos T CD4+HLA-DR+ (p<O,05) nos pacientes com

ES portadores de ACA quando comparados com os pacientes com ES sem ACA.

CORREL AÇÃO ENTRE AS SUBPOPULA Ç ÕES

L1NFO-CI TÁRIAS E AS MANIFESTA Ç ÕES CL Í NICAS DA ES

Foi observada associação estatisticamente significativa en-tre os pacientes que apr(;:sentavam comprometimento pulmonar - do tipo doença pulmonar restritiva (DPR)

(p <O,05) - e comprometimento muscular (p <O,05) com a diminuição de linfócitos T CD3+TCRy/ S+ (p < O,05).

As manifestações clínicas articular, cutânea, vascular, pulmonar do tipo HP, cardíaca e renal não apresentaram correlação estatística significativa com as subpopulações lin-focitárias .

Na Tabela 2 encontram-se resumidos os fenótipos dos linfócitos do sangue periférico dos pacientes estudados com ES.

DiSCUSSÃO

Nos pacientes com ES os antígenos de superficie qu e ca-racterizam a linhagem linfóide T (CD2+, CD3+, CD3+CD4+ e CD3+CD8+) apresentaram valores porcen-tuais normais quando comparados com o grupo-controle. Estes achados são condizentes com os relatos de Bruns et

al. (17), porém cliscordam dos achados de Frieri et al. (27), onde os valores de CD3+ e CD8+ estavam climinuídos, mas o

CD4+ estava aumentado. A razão CD4+ / CD8+ também esteve normal nos pacientes com ES em estudo, discor-dando de vários autores(14.16,28-30) que encontraram aumen-to nesta razão com relação aos controles, sugerindo que a redução do número de células CD8+ possa ser causada tam-bém pela diminuição do número de linfócitos NK, pois estas células também apresentam o antígeno CD8 em sua superucie. Uma explicação para esta diversidade de acha-dos pode ser a diferença na própria seleção acha-dos pacientes, quanto ao estágio, forma clínica, duração e tratamento da doença, o que torna dificil avaliar o envolvimento celular imune de forma comparativa nos diferentes trabalhos.

Observou-se nos pacientes com ES limitada e forma tar-dia da doença, aumento estatisticamente significativo dos linfócitos T CD3+CD4+ quando correlacionadas com as subpopulações que caracterizam a linhagem de linfócitos T com as formas clínicas e o tempo de doença.

(5)

Na avaliação dos linfócitos T expressando TCRy/ O foi encontrada diminuição estatisticamente significativa nos portadores da doença em comparação com os controles. A maioria dos linfócitos T núduros expressam em sua mem-brana o tcr。Oセ@ que está associado com o complexo CD3 e aproximadamente 5% dos linfócitos T expressam o TCRy/ O. Estes linfócitos T expressando o TCRy/ O agem na ho-meostase da resposta imune e parecem estar envolvidos em várias condições como as imunodeficiências, infecções e doenças autoimunes(31,32). Também parecem exercer fun-ção reguladora nos tecidos durante a resposta imune, sen-do encontrada deposição destas células nas áreas perivas-culares nos estágios iniciais da ES e em menor grau, nas fases escleróticas crónicas. Foi sugerido que estes linfócitos

T CD3+TCRy/ 8+ possam estar envolvidos na patogênese

da lesão cutânea e de outros órgãos na ES, tanto no início como na perpetuação da doença(32,33).

Os achados de diminuição dos linfócitos T CD3+TCRy/ 8+

neste trabalho concordam com os relatos de alguns autores(6,21), que sugerem que o subtipo de linfócitos T pode desempe-nhar papel na ES. Provavelmente a redução dos linfócitos T

CD3+TCRy/ 8+ na circulação seja causada pelo recrutamento

destes linfócitos nos tecidos dos pacientes para a manutenção do processo de atividade da doença, pois os mesmos estão relacionados com o equilíbrio da resposta imune.

A partir da análise, neste estudo, dos parâmetros clínicos e da apresentação dos linfócitos T CD3+TCRy/ 8+,

obser-vou-se uma diminuição estatisticamente significativa des-tes linfócitos nos paciendes-tes portadores de ES difusa, de lon-ga duração, com envolvimento pulmonar caracterizado por DPR, envolvimento muscular e presença de anticorpo anti-Scl-70. Esta população pode ser considerada como um

gru-po especial de pacientes com manifestações imunes seme-lhantes, pois é bem fundamentada na literatura que a ES

difusa tem relação com a presença de anticorpo anti-Scl-70 e com o envolvimento pulmonar(34.35) . Este achado pode sugerir que os linfócitos T CD3+TCRy/ 8+ neste grupo de pacientes possa estar envolvido na perpetuação da lesão na

ES . Holcombe et a1. (21) também encontraram diminuição mais evidente do linfócito T CD3+TCRy/ 8+ nos pacientes

com ES difusa e presença de anticorpo anti-Scl-70, porém discordam do resultado deste estudo quanto ao tempo de doença, pois encontraram maior freqüência desta alteração nos pacientes com doença recente.

TABE LA 2

CARACTERíSTI CAS FENOTíPI CAS DOS LINFÓCITOS NOS PAC IEN T ES COM ES

Subpopulações ES total ES difusa ES limitada ES recente ES tardia Envolvimento Envolvimento

linfocitárias pulmonar - OPR vascular

[02+ N N N N N N N

---

-[03+ N N N N N N N

[03+ [04+ N N A N A N N

CD3+[08+ N N N N N N N

MMMMMMNMMMセ@

CD4+/ CD8+ N N N N N N N

-CD3+ T[Ry/8 O O N N O O O

-_ .. ----

---

---

--..

[04+ HLA-OR+ A A N An A N N

- - - -

-[08+HLA- OR+ A A N A A N N

セMセN@ セセセセ@ セセセMセ@

C025+C04+ N N N N N N N

-CD71+CD4+ N N N N N N N

セMセ@

-C071+C08+ N N N N N N N

N⦅MセM MM⦅NセM

"---_.--._.-C04+C045RA+ N N N On N N N

- - -

-C08+C045RA+ N N N N N .- N N

.

-

-C019+ O On O O On N N

C056+ O O N N O N N

N=normal comparado com o controle; D-diminuído comparado com o controle (p<O,05); A-aumentado comparado com os controles (p<O,05); Dn=diminuído comparado com o controle sem significado estatístico; An=aumentado comparado com o controle sem significado estatístico.

(6)

Ercole et aI.

o

aparecimento de linfócitos T ativados na circulação é um achado comum nos pacientes com doenças autoimu-nes. Na ES, como uma destas doenças, a presença de linfó-citos T ativados provavelmente implica na continuação das reações imunes dependentes de linfócitos T em todo o corpo. A natureza do processo de ativação na ES é desco-nhecido, mas o mecanismo de ativação parece estar pre-sente durante os estágios iniciais da doença e persiste com a evolução da mesma(1 0.16).

As proteínas de adesão na superficie dos linfócitos, tam-bém conhecidas como moléculas acessórias, podem ser res-ponsáveis pelas diferentes condições de ativação e função efetora dos linfócitos T CD4+ e CD8+ (36) . As diferentes expressões de algumas moléculas de ativação nos linfócitos T CD4+ e CD8+ como HLA-DR (receptor do Complexo Principal de Histocompatibilidade Classe II), CD25 (cadeia

ex

do receptor de interleucina-2), CD71 (receptor da trans-ferrina) e CD45RA (célula T virgem) são utilizadas para avaliar a ativação dos linfócitos T no sangue periférico dos pacientes com ES.

Neste estudo , observou-se aumento estatisticamente sig-nificativo dos níveis de linfócitos CD4+ HLA-DR + e

CD8+HLA-DR+ nos pacientes com ES quando compara-dos com o grupo-controle, indicando qu e os linfócitos T estão ativados nestes pacientes e, portanto, podem partici-par no m ecanismo da doença . Tais achados concordam com relatos de outros autores(6, 16,30,36) .

Algumas particularidades foram encontradas nos paci-entes em estudo quando avaliados quanto à duração da doença, forma clínica e presença de auto-anticorpos.

Com relação à forma clínica observou-se na ES difusa aumento estatístico significativo de linfócitos CD4+HLA-DR+ e CD8+HLA-DR+, estando normais os níveis destas células nos pacientes com ES limitada. É provável que esta alteração sugira maior atividade da doença na forma difusa que na limitada, pois esta última possui um curso mais ar-rastado e menos agressivo(34) .

Quando se analisou o tempo de duração da doença, foi observado, em pacientes com menos de três anos de doen-ça, aumento estatisticamente significativo do número de células CD8+ HLA-DR + e aumento não significativo de cé-lulas CD4+HLA-DR+. Nos pacientes com doença de longa duração, ambas as células CD4+ HLA-DR+ e CD8+HLA-DR + mostraram-se em níveis aumentados, A observação da expressão HLA-DR nos linfócitos T circulantes de pa-cientes com doença prolongada indica que a ativação não está presente apenas como um evento inicial transitório, mas é mantida através de todos os estágios da doença(1 6).

146

Nos pacientes portadores de ES com anticorpo anticen-trômero presente, observou-se diminuição estatisticamen-te significativa de células CD4+ HLA-DR +, o que pode es-tar relacionado com a atividade geralmente mais branda da doença em presença deste anticorpo, que é característico da forma limitada, uma forma quase sempre menos agres-siva(34), porém, o número encontrado de pacientes foi pe-queno para maiores considerações.

As moléculas de ativação CD25 e CD7 1 não se apresen-taram alteradas nos linfócitos T CD4+ e CD8+ dos pacien-tes com ES, quando coo;parados com ogrupo-controle, diferi ndo de outros relatos onde ocorreu aumento nestes marcadores de ativação (6,17.30,36).

A expressão da isoforma CD45RA do CD45, que repre-senta os linfócitos T virgens, ou seja, aqueles que nunca encontraram antígeno, foi avaliada nos linfócitos T CD4+

e CD8+ . Observou-se níveis normais de linfócitos T

CD4+CD45RA+ e CD8+CD45RA+ nos pacientes com ES

quando comparados com o grupo-controle. No estudo de Kahan et a1, (37), também não ocorreu variação de linfócitos

T CD4+CD45RA+ com relação ao grupo- controle, con-tudo , os valores para a subpopulação de linfócitos T

CD8+CD45RA+ foram significativamente maiores no gru-po com ES. Para Fiocco et a1. (36), os pacientes com ES tam-bém não apresentaram variação quanto ao número de lin-fócitos T CD4+CD45RA +, o que não ocorreu com as observações de Gustafsson et a1. (16) e de Frieri et alo (27), que referem redução do número de linfócitos CD4+CD45RA+.

Estes autores sugerem que os linfócitos T CD4+CD45RA+

têm um papel importante na ativação dos linfócitos T CD8 +

supressores, podendo levar à supressão da síntese de imu-noglobulinas pelos linfócitos B e que, talvez, a diminuição dos linfócitos T CD4+CD45RA+ esteja implicada também na função dos linfócitos NK.

Ao avaliar a subpopulação de linfócitos T CD4+CD45RA+

com relação ao tempo de doença observou-se na fase ini-cial da ES diminuição não significativa estatisticamente des-tas células, porém, nos pacientes com doença de longa du-ração observou-se aumento significativo estatisticamente dos mesmos. Concordando com Frieri et alo (27) que sugere que

tal alteração possa indicar a ocorrência de um defeito na imunorregulação nos pacientes com ES, já que estas células são linfócitos indutores dos linfócitos T CD8+ supressores. Com relação aos linfócitos B, avaliados através da pes-quisa de CD 19+, foi observada a diminuição nos valores porcentuais dos mesmos no grupo de pacientes com rela-ção ao grupo- controle. Da mesma forma, ocorreu dimi-nuição estatística significativa dos linfócitos B nos pacientes

(7)

com ES limitada e naqueles com doença recente, como também, foi observada a diminuição não significativa esta-tisticamente nestes linfócitos nos pacientes com ES difusa e naqueles com doença tardia, como referido por outros autores(27). Entretanto, encontramos relatos de aumento dos valores percentuais de linfócitos B CD19+ nos pacientes com ES quando comparados com o grupo-controle, de-monstrando qu e pequ enas alterações na expressão de CD19+ podem induzir a produção de auto-anticorpos(38), pois, a molécula de superncie CD19 funcionaria como uma proteína especializada que regula a sinalização dos linfóci-tos B e a produção de autoanticorpos(39).

Outra subpopulação de linfócitos analisada foi a dos lin-fócitos NK, que se apresentaram em números porcentuais diminuídos quando avaliados pelo CD56+ nos pacientes com ES, concordando com os achados de outros auto-res(27). Porém , em outros estudos não há referência quanto a variação do número de linfócitos NK(21,30.40), enquanto que em outros relatos há aumento do número de linfóci-tos NK CD56+, sugerindo que estes linfócilinfóci-tos participa-riam na modulação da fun ção dos linfócitos B , diversa-mente do que fazem os linfócitos NK CD16+ (41 ). Estas variações entre os resultados podem ser causadas pela utili-zação de diferentes anticorpos na identificação da popula-ção de linfócitos com atividade NK(21.27).

R EFERÊNCIAS

1. Silver R M , Miller KS: Lung involvement in systemic sclerosis. Rheum Dis Clin North Am 17: 199-216, 1990.

2. Black CM: Systemi c sclerosis "state of art" 1995 . Scand] Rh eumatol 24: 194-96, 1995. •

3. White B: Immunologic aspects of scleroderma. C urr Opin Rh eum 7: 541-45, 1995.

4. Furst DE, Clements PJ: Hypothesis for the pathogenesis of systemi c sclerosis.] Rheumatol24: 53-7, 1997 .

5. Gudbjornsson B, Hallgren R , N ettelbladt A, et aI: Phenotypic and functional activation of alveolar macrophages, T Iymphocytes and NK cells in pati ents with systemic sclerosis and primary Sjogren's syndrome. Ann Rheum Dis 53 : 574-79, 1994.

6. White B: Immunopathogenesis of systemic sclerosis. Rheum Dis C lin North Am 22: 695-708, 1996.

7. Kopinski P: U se of flow cytom etry in evaluation of cellular changes in interstitiallung dideases . Folia Med C racov 38: 69-1 15, 1997. 8. Domagala-Kulawik] , Hoser G, Doboszynska A, Kawiak] , Droszcz

W: Interstiti allung disease in systenuc sclerosis: comparison ofB ALF Iymphocyte phenotype and DLCO impairment. Resp ir Med 92 : 1295-301, 1998.

9. Czitjak L, Koncz A, Varga I, Devenyi K, Kumanovics G, Szues G : Investigation of th e alveolar macrophages and T Iymphocytes in 15 patients with systemic sclerosis. Clin Rheumatol 18: 357-63 , 1999.

Rev Bras Reumatol , v. 43 . n. 3. p. 141 -8. mai ./jun .. 2003

Avaliando a forma clínica e o tempo de duração da ES

com o comportamento dos linfócitos NK CD56+, obser-vo u-se diminuição destes nos pacientes com ES difusa e do ença prolonga da, porém, na forma limitada e fase re-ce nte da ES não ocorreu variação destes linfócitos. Estas alterações podem refletir um subgrupo específico da doen-ça ou então um defeito não definido na função dos linfó-citos NK(21 ,27,42).

Em uma análise global das subpopulações linfocitárias na

ES foi possível concluir que estes dados fornecem indicações importantes para sugerir que a imunidade mediada por cé-lulas estej a envolvida no processo de desencadeamento e manutenção da ES. Tais evidências são a presença de ativa-ção dos linfócitos T, através dos marcadores HLA-DR e CD45RA+, e a redução dos linfócitos T CD3+TCRy/ Õ+, dos linfócitos B e dos linfócitos NK.

O ac hado de um subgrupo particular formado por pa-cientes com ES difusa, de longa duração, com envolvi-mento pulmonar (DPR) e muscular e presença de anti-corpo anti-Scl-7 0, relacionados com a redu ção dos linfócitos T CD3+TCRy/ Õ+, pode sugerir que a avaliação das subpopulações linfocitárias possa servir como marca-dores para o prognóstico destes pacientes. Para verificar tais suposições seria de valia realizar acompanhamento de tais subgrupos.

10. Bresser P , ] anse n HM , Weller FR, Lutter R, O ut TA: T-cell activation in the lungs of pati ents with systemi c sclerosis and its rela tion with pulmonary fib rosis. Chest 120: 66S-68S, 2001 . 11 . Sato S, Hanakawa H , Hasegawa M, et aI: LeveIs of interleukin 12, a

cytokin e o f type 1 heI per T cells, are eleva ted in sera from patients with systemi c sclerosis. J. Rh eumatol 27 : 2838-42, 2000.

12. Gupta S, M alayiva AN, R aj agopolan P: Subpopulations of hum an T Iymphocytes. Imbalance of T cell subpopulatios in pati ents with progressive systemi c sclerosis. C li n Exp Immunol 38: 342-47,1979. 13. Alarcón-Segovia D, Palacios R, Kasep G I: Human post-thymi c prec urso r cells in health and disease. Immunoregulatory circuits of the peripheral blood mononuclear cells from patients with progressive systemi c sclerosis. ] C lin Lab Immunol 5: 143-48, 1981.

14. Whiteside TL, Kumagai Y, R oul11m AD, Almendinge r R , Rodnan GP: Supressor cell fun ction and T Iymphocyte subpopulations in periph eral blood of patients w ith progressive sys temic sclerosis. Arthritis Rh eul11 26 : 841-7,1983.

15. Keyston e EC, Lau C, Gladman DD, Wilkinson S, Lee P, Shore A: Immunoregulatory T cell subpopulations in patients with scleroderma using monoclonal antibodies. Clin Exp Immunol 48 : 443-88, 1982 . 16. G ustafsson R , Totterman T H , Klareskog L, Hi llgren R : Increase in ac ti vated T cells and reduction in supp erssor inducer T cells in systemic sclerosis. Ann Rheum Dis 49: 40-5 , 1990.

17. Bruns M , Herrmann K, Haustei n UF: Iml11unologic parameters in systemic sclerosis. Int] Dermatol 33: 25-32,1994.

(8)

Ercole et aI.

18. Dalkilic E, Dilek K, Gull ulu M , et aI: Lymphocyte phenotypes in systemic sclerosis. Ann Rheum Dis 58: 719-20, 1999 .

19. Masi A T, Rodnan GP, Medsger Jr TA, et aI: Preliminary criteria for the classification of systemic sclerosis (scleroderma). Arthritis Rheum 23: 581-90, 1980.

20. LeRoy EC, Black C, FleischmajerR, et aI: Scleroderma (systemic sclerosis): classification, subsets and pathoge nesis. J. Rh eul11ato l 15: 202-5,1 988.

21. Holcombe RF, Baethge BA, WolfRE, Betzing KW, Steeart RM: N atural killer cells an d gd T cells in scleroderma: relationship to disease duration and anti-Scl-70 antibodies. Ann Rh eum Dis 54: 69-72, 1995.

22. Tan EM, C hristia C, HolmanHR, et aI: Anti-tissue antibodi es in rheumati c disease standardizati on and nomenclature. Arthritis Rheul11 20: 1419-20, 1977.

23. Molden DP, Nakamura RM, Tan EM: Standardization of th e immuno flu o resce nce test for autoantib ody to nucl ea r antigens (ANA): use of reference sera of defined antibody specificity. Am J Clin Pathol 82: 57-66, 1984 .

24. T an EM, Rodnan GP, Garcia I, Moroi Y, Friysler MJ, Peebles C : Diversity of an tinucl ear an tibodies in progressive systemi c sclerosis. Arthritis Rheum 23: 617-25, 1980.

25. Wilson MR, Sanders RD: lmmunodilfusion assays for antibodies to small nucl ea r ribon ucleo proteins and other cellular antigens. ln: Manual of Clinical Laboratory lmmunology. Rose NR, Maca rio EC, Fahey JL, Friedman H, Penn GM (Ed) . American Society for Microbiology: Washington 741-6, 1992.

26. Orfao A, Buitrago JM G: Detectión y cuantificación de an tíge nos celulares. ln : La citometría de flujo en el laborato rio clínico. Ribó FA (Ed) . Vi gor: Salamanca 31-51,1995.

27. Frieri M , C hann abasap pa A, Paolano A, et aI: Altered T cell subp op u lat io ns and Iymph ocy tes ex press ing natural killer cell phenotypes in patients with progressive systemic sclerosis. J Allergy C lin Immunol 87 : 773-9, 1991.

28. Umehara H, Kumaga i S, lshida H , Suginoshita T, Maeda M, lmura H: Enhanced production ofinterl eukin-2 in pati ents with progressive systemic sclerosis. Hyperactivity of CD4-positive T cells? Arthritis Rheum 31: 40 1-7, 1988.

29. Postlethwa ite AE: Ea rly immune events in scleroderma. Rh em Dis Clin N orth Am 16: 125-39, 1990.

30. Dau PC, Callahan JP: lmmune modu lation during treatm ent of systemic sclerosis with plasmapheresis and immunosuppressive drugs. Clin lmmunol lmmunopathol 70: 159-65, 1994.

31. Gerli R, Agea E, Bertotto A: Ana lys is of T cells bea rin g dilferent isotypic form s of the gd T cell receptor in patients with systemi c autoim un e diseases. J Rheumatol 18: 1504- 10, 1991.

32. G iacomelli R , Matucci-Cerinic M , C ipriani P, et aI: C ircutating Vd1 + T cells are ac tivated and accumu late in th e skin of systemi c sclerosis pati ents. Arthritis Rheum 41: 327-34, 1998.

33. Kahaleh MB, Fan PS, Otsuka T: Gammadelta receptor bearin g T cells in scleroderma: enhanced interacti on with vascular endothelial cells in vitro. C lin lmmunol 91: 188-95, 1999.

34. Mitche U H , Bolster MB, LeR oy EC: Scleroderma and related conditions. Med C lin N orth Am 22: 751-64, 1997.

35 . Ri zou C, loannidis JP, Panou - Po monis E, et aI: B-cell epitope mapping ofDNA topoisomerase I defin es epitopes strongly associated with pulmonary fibro sis in systemic sclerosis. AmJ Respir Cell MoI Biol 22: 344-51, 2000.

36. Fiocco U , R osada M , Cozzi L, et aI: Ea rly phenotypic activation of circulating helper mel110ry T cells in scleroderma: co rrelati on with disease activity. Ann Rheum Dis 52: 272-77, 1993.

37. Kahan A, Kahan A, Picard F, M enkes CJ , Amor B: Abn ormalities of T Iymphocyte subse ts in systemi c sclerosis demonstrated with anti-CD45RA and anti-CD29 monoclonal antibodies. Ann Rh eum Dis 50: 354-58, 1991.

38 . Sato S, Hasegawa M , Fujimoto M , Tedder TF , Takehara K: Quantitative genetic variation in CD19 expression co rrelates with au toi mmunity. J Immunol 165: 6635-43, 2000 .

39. Tedder TF, Sato S,PoeJC, Fujimoto M: CD19 and CD22 regulate a B Iymphocyte signa l transduction pathway that contributes to auto immunity. Keio J M ed 49:1-1 3, 2000.

40. Kantor TV, Whiteside TL, Friberg D, Buckingh am RB, Medsger Jr TA: Lymphokin e-activated kill er cell and natural killer cell

acti vities in patients with systemic sclerosis. Arthritis Rh eum 35: 694-99, 1992.

41. Famulano G, Quintieri F, D'Ambrosio A, Pizzuto F, Giacomelli R, Pugliese 0, Tonietti G: Espansione dele cellule NK CD56+ co m ridotta citotossicità in un a paziente alfe tta da sclerosi sistemica. Recenti Prog Med 83:18-20,1992.

42 . Miller EB, Hiserodt J C, Hunt LE , Steen VD, Medsger Jr TA: Reduced natural killer ceU activity in patients with systemic sclerosis: correlati on with clinical disease type. Arthritis Rheum 31: 1515-23,1988.

Referências

Documentos relacionados

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), foi um compromisso assumido em 2012 entre Governo Federal, juntamente com os Estados, Municípios e Distrito

tro: ambos apresentam suas próprias reivindicações. Dessa forma, pre- valece entre eles, diante das densas aspirações de cada um, u m tipo de tensão, u m a confrontação mútua,

Em relação à análise de populações de células CD19 + , linfócitos B,, foi observado aumento na população destas células no sangue periférico dos pacientes com

Para nosso caso, devido à excitação das amostras com fótons de 2.34 eV, as transições interbanda da prata são desprezíveis e os mecanismos que contribuem para a resposta não

Objetivo: Investigar a correlação entre a contagem de linfócitos totais e células T CD3 + no sangue periférico em receptores de transplante renal submetidos a tratamento

sem cabeça, a construção representou 16,7% das ocorrências na classe baixa, 83,3% na classe média e não foi empregada na classe alta, apontando que esta construção de tópico foi

Não temos como mensurar a receptividade deste trabalho pela comunidade de Caetité, assim como pelas fontes e pelo público como um todo, mas esperamos sim, que este produto venha