• Nenhum resultado encontrado

Prevalência de hemoglobinas anormais em recém-nascidos da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Prevalência de hemoglobinas anormais em recém-nascidos da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

P revalência de hemoglobinas anormais

em recém-nascidos da cidade de Natal,

Rio Grande do Norte, Brasil

P revalence of abnormal hemoglobins in newborn s

in Natal, Rio Grande do Norte, Brazil

1 De p a rtamento de Pe d i a t r i a , Un i ve r s i d a d e Fe d e ral do Rio Grande do No rt e , Na t a l , Bra s i l . 2 Ce n t ro de Hematologia e He m o t e rapia do Rio Gra n d e do No rt e , Na t a l , Bra s i l . 3 Curso de Fa r m á c i a , Un i versidade Fe d e ral do Rio Grande do No rt e , Na t a l , Bra s i l .

4 De p a rtamento de An á l i s e s Clínicas e Tox i c o l ó g i c a s , Un i versidade Fe d e ral do Rio Grande do No rt e , Na t a l , Bra s i l .

C o r re s p o n d ê n c i a Maria Cristina Pignataro Em e renciano de Ara ú j o De p a rtamento de Pe d i a t r i a , Un i versidade Fe d e ral do Rio Grande do No rt e . Rua Ge n e ral Cord e i ro de Farias s/n, Na t a l , RN 5 9 0 1 0 - 1 8 0 , Bra s i l .

c r i s t i n a p i g n a t a ro @ b o l . c o m . b r

Maria Cristina Pignataro Em e renciano

de Araújo 1

Édvis Santos Soares Se rafim 2

Wi vel Antonio Pe re i ra de Ca s t ro Jr.3

Te reza Maria Dantas de Me d e i ros 4

A b s t r a c t

Hemoglobinopathies are among the most p re va-lent here d i t a ry diseases in humans. Studies in d i f f e rent areas of Brazil have identified the p re valence of S and C abnormal hemoglobins. The study analyzed 1,940 cord blood samples of newborns from maternity hospitals in Na-t a l , Rio Grande do No rNa-te SNa-t a Na-t e , Na-to inve s Na-t i g a Na-t e the pre valence of abnormal hemoglobins. Al l samples were submitted to cellulose acetate e l e c t ro p h o resis using a Tr i s - E D TA - b o rate b u f f e r at pH 8.5. El e c t ro p h o resis in agar gel pH 6.2 was performed on samples presenting abnor-mal hemoglobin. Some 37 (1.91%) of the new-borns presented hemoglobinopathies, as fol-l ow s : 29 (1.50%) sickfol-le cefol-lfol-l trait (Hb FA S ) , 6 (0.31%) heterozygous Hb C (Hb FAC ) , one ( 0 . 0 5 % ) h o m ozygous Hb S (Hb FS), and one (0.05%) Hb Ba rts suggestive of alpha thalassemia. The re-sults show the need to implement screening for hemoglobinopathies in the neonatal popula-t i o n .

Sickle He m o g l o b i n ; Sickle Cell An e m i a ; Ne o n a-tal Scre e n i n g

I n t ro d u ç ã o

As hemoglobinopatias são doenças genetica-mente determinadas e apresentam morbidade s i g n i f i c a t i va em todo o mundo 1.

De n t re as hemoglobinas anorm a i s, a hemo-globina S é a mais freqüente e os homoz i g o t o s ou port a d o res de anemia falciforme apre s e n-tam anemia hemolítica crônica, estando asso-ciada a manifestações clínicas importantes d e s-de os pri m e i ros anos s-de vida, incluindo aum e n-tada suscetibilidade a infecções e re c o r re n t e s episódios de oclusão vascular 2 , 3 , 4. Em b o ra o t raço falciforme (Hb AS) comumente seja as-s i n t o m á t i c o, há relatoas-s de morte as-súbita e com-plicações clínicas tais como hematúria, hipos-t e n ú ria, embolismo pulmonar e infarhipos-to esplê-nico especialmente quando os port a d o res são expostos a condições extremas de baixa tensão de oxigênio como ocorre em esforços físicos e x-t e n u a n x-t e s, despre s s u rização da cabine de vôo e em grandes altitudes 5.

A identificação de hemoglobinas anorm a i s em recém-nascidos permite o diagnóstico pre-coce de port a d o res de anemia falciform e, evi-tando ou reduzindo as complicações clínicas da doença, part i c u l a rmente as infecções pneu-mocócicas que constituem uma das pri n c i p a i s causas de mortalidade nesses pacientes 6 , 7 , 8.

(2)

dos recém-nascidos afetados, às quais poderá ser dado aconselhamento genético que possi-bilite uma decisão consciente em futura gra-v id ez 9.

As duas hemoglobinas anormais mais fre-qüentes na população bra s i l e i ra são as hemo-globinas S e C, ambas de origem africana, evi-denciando a intensa participação do negro a f ri-cano na composição populacional bra s i l e i ra

1 0 , 1 1. Esse fato é bem cara c t e rizado nos estudos de pre valência de hemoglobinopatias re al i z a-dos em diferentes regiões do Brasil 1 2 , 1 3 , 1 4 , 1 5 , 1 6 , 1 7 , 1 8 , 1 9 , 2 0 , 2 1.

Nesse estudo objetivamos investigar a pre-valência de hemoglobinopatias em neonatos por intermédio da triagem em sangue de cor-dão umbilical em uma população da cidade de Natal, Rio Grande do No rt e, Brasil.

Casuística e métodos

No período de janeiro a deze m b ro de 2001, fo-ram analisadas 1.940 amostras de sangue de c o rdão umbilical de recém-nascidos prove-nientes de três maternidades públicas da cida-de cida-de Natal: 830 amostras da Ma t e rnidacida-de Es-cola Ja n u á rio Cicco (MEJC), da Un i ve r s i d a d e Fe d e ral do Rio Grande do No rte (UFRN); 797 do Hospital e Ma t e rnidade Santa Ca t a rina, da Se c re t a ria Estadual de Saúde; e 313 da Un i d a d e Mista Ma t e rn o - Infantil de Lagoa Seca, da Se-c re t a ria MuniSe-cipal de Saúde do Estado do Rio Grande do No rt e.

Os recém-nascidos foram escolhidos alea-t o ri a m e n alea-t e, independenalea-temenalea-te da idade ges-tacional e tipo de part o, após as mães serem in-f o rmadas sobre o estudo e assinarem o Te rm o de Consentimento Co n s c i e n t e. As va ri á veis a va-liadas durante a coleta foram grupo étnico ma-t e rn o, nama-turalidade mama-terna e procedência das a m o s t ra s. O grupo étnico materno foi definido por bra n c o, pardo e negro, considerando cri t é-rios como cor da pele, textura do cabelo e for-mato do nariz e lábios.

A coleta do sangue foi efetuada pelo obste-t ra re s p o n s á vel pelo parobste-to após o clampeam e n-to do cordão umbilical, colocadas em tubos contendo anticoagulante (EDTA) na pro p o r ç ã o de 1mg/mL de sangue e acondicionadas em g e l a d e i ra até o momento das análises, não ex-cedendo 48 hora s. In i c i a l m e n t e, os eri t r ó c i t o s f o ram lavados três vezes em solução de clore t o de sódio 0,154 M a 20oC e, em seguida, lisados com saponina a 1% 1 0. Todas as amostras fora m submetidas à eletro f o rese de hemoglobina em acetato de celulose utilizandose tampão Tri s -E D TA - Bo rato pH 8,5 2 2. As amostras que

apre-s e n t a ram hemoglobinaapre-s anormaiapre-s em pH alca-lino foram submetidas à eletro f o rese em gel de ágar pH 6,2, para confirmação das hemoglobi-nas anormais S e C 2 3.

Foi realizado estudo familiar de dez re-c é m -nasre-cidos que apre s e n t a ram hemoglobi-nas anormais e re t o rn a ram após os dois meses de vida para confirmação do diagnóstico. As a m o s t ras de sangue dos pais e das crianças fo-ram submetidas à eletro f o rese em pH alcali-n o, e aquelas que apre s e alcali-n t a ram hemoglobialcali-nas a n o rmais foram confirmadas mediante eletro-f o rese de hemoglobina em pH ácido e teste de solubilidade 2 4.

A análise estatística dos dados foi baseada em cálculos percentuais das va ri á veis qualita-t i va s. O qualita-tesqualita-te do qui-quadrado (χ2) foi utilizado com a finalidade de comparar as fre q ü ê n c i a s, utilizando-se nível de significância de 5%. A p a rte computacional foi realizada com base no pacote estatístico Statistica for Wi n d ows by St a t Soft, inc. versão 5.1, edição 1997.

O projeto de pesquisa foi previamente a p ro-vado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da U F R N e desenvolvido cumprindo integralmente os p ri ncípios éticos estabelecidos na Re s o l u ç ã o 196/96 do Conselho Nacional de Sa ú d e.

R e s u l t a d o s

A Tabela 1 apresenta os tipos de hemoglobinas e n c o n t radas nas análises das 1.940 amostra s de sangue de cordão umbilical, re l a c i o n a n d o os seus genótipos com o grupo étnico matern o. Do total analisado, 1.903 (98,09%) cri a n ç a s a p re s e n t a ram perfil eletroforético normal FA . O traço falciforme (genótipo FAS) foi o mais p re va l e n t e, re p resentando 1,5%, e a anemia f a l-c i f o rme (genótipo FS) l-correspondeu a 0,05%. Fo ram ainda detectados os genótipos FAC (0,31%) e a hemoglobina FA + Ba rt’s (0,05%).

As freqüências gênicas ve rificadas fora m 0,9905 para o gene βA, 0,0080 (gene βS) e 0,0015 p a ra o gene βC. Valendo-se do cálculo de Ha rd y-We i n b e rg, observou-se por meio do teste qui-q u a d rado (p < 1) qui-que a distribuição dos fenóti-pos na população se encontra dentro do espe-ra d o.

(3)

Cidade de Natal, com pre valência de 0,70% pa-ra o tpa-raço falciforme e 1,41% papa-ra o tpa-raço da hemoglobina C. Tomando-se por base as 1.798 a m o s t ras de crianças cujas mães eram natura i s do Estado do Rio Grande do No rte (Grande Na-tal e interior do Estado), 34 apre s e n t a ram he-moglobinas anorm a i s, re p resentando uma pre-valência de 1,89%.

Os dados expostos na Tabela 3 mostram os genótipos das dez crianças port a d o ras de he-moglobinas anorm a i s, que re t o rn a ram para c o n f i rm a ç ã o, e de seus familiare s.

D i s c u s s ã o

A cidade de Natal, capital do Estado do Rio Grande do No rte está situada na Região No r-deste do Brasil e tem sua composição étnica re-sultante da miscigenação de índios, brancos e n e g ros afri c a n o s. A maioria dos brancos ve i o

de Po rtugal; os negro s, principalmente da Co s-ta Oeste da África; e os índios das tribos Po t i-guar (Tupi), Tapuia e Ca ri ri 2 5 , 2 6.

At u a l m e n t e, de acordo com os re s u l t a d o s obtidos na Pesquisa Nacional por Amostra de D o m i c í l i o, o Rio Grande do No rte tem um total de 2.777.509 habitantes. Desse total, 1.454.665 (52,37%) foram classificados como pard o s, 1.171.699 (42,19%) bra n c o s, 126.441 (4,55%) n e g ro s, 2.374 (0,09%) da raça amarela, 3.169 (0,11%) de origem indígena e 19.161 (0,69%) sem declaração 2 7.

A amostra estudada foi constituída por uma maior percentagem de recém-nascidos cujas mães eram pard a s, re p resentando 62,10% da amostra. O grupo étnico branco contribuiu c o m 27,10% e o negro com 10,80% ( Tabela 1). As d i s c repâncias entre os percentuais da amostra analisada e os dados do IBGE se dão em virt u-de da dificuldau-de u-de cara c t e rização do gru p o étnico pela cor da pele.

Tabela 1

P revalência de hemoglobinas anormais em recém-nascidos conforme o grupo étnico matern o .

Grupo étnico G e n ó t i p o s To t a l

m a t e rn o FA FA S FA C F S FA + B a r t ’s

n % n % n % n % n % n %

B r a n c o 5 1 9 2 6 , 7 5 7 0 , 3 6 0 0 , 0 0 0 0 , 0 0 0 0 , 0 0 5 2 6 2 7 , 1 0

P a rd o 1 . 1 7 9 6 0 , 7 7 2 1 1 , 0 9 4 0 , 2 1 1 0 , 0 5 0 0 , 0 0 1 . 2 0 5 6 2 , 1 0

N e g ro 2 0 5 1 0 , 5 7 1 0 , 0 5 2 0 , 1 0 0 0 , 0 0 1 0 , 0 5 2 0 9 1 0 , 8 0

To t a l 1 . 9 0 3 9 8 , 0 9 2 9 1 , 5 0 6 0 , 3 1 1 0 , 0 5 1 0 , 0 5 1 . 9 4 0 1 0 0 , 0 0

χ2

( 2 )= 1,34.

p = 0,49.

FAS = Genótipo normal; FAZ = Traço falciforme; FAC = Traço para hemoglobina C; FS = Homozigoto para hemoglobina S (anemia falciforme); FA+Bart´s = Heterozigoto para alfa talassemia.

Tabela 2

P revalência de hemoglobinas anormais em recém-nascidos conforme a naturalidade matern a .

N a t u r a l i d a d e N ú m e ro G e n ó t i p o s To t a l

m a t e rn a de amostras FA S FA C F S FA + B a r t ’s

t e s t a d a s n % n % n % n % n %

I 1 . 1 1 0 2 1 1 , 8 9 2 0 , 1 8 0 0 , 0 0 0 0 , 0 0 2 3 2 , 0 7

I I 6 8 8 7 1 , 0 2 2 0 , 2 9 1 0 , 1 5 1 0 , 1 5 1 1 1 , 6 0

I I I 1 4 2 1 0 , 7 0 2 1 , 4 1 0 0 , 0 0 0 0 , 0 0 3 2 , 1 1

To t a l 1 . 9 4 0 2 9 1 , 5 0 6 0 , 3 1 1 0 , 0 5 1 0 , 0 5 3 7 1 , 9 1

χ2

( 2 )= 0,53

p = 0,77

(4)

A pre valência das hemoglobinas S e C en-c o n t radas nesse estudo não difere dos re s u l t a-dos obtia-dos em estudo anterior realizado na população de Natal como também de outro s a u t o res que analisaram essa distribuição em d i versas regiões do Brasil 1 1 , 1 3 , 1 6 , 1 7 , 1 9 , 2 0 , 2 8.

Analisando-se a pre valência de hemoglo-b inas anormais de acordo com a natura l i d a d e m a t e rna foi encontrado um maior perc e n t u a l nas crianças cujas mães eram provenientes de o u t ros estados do Brasil, contudo, re s i d e n t e s na cidade de Natal, re p resentando 2,11% com p re valência de 0,70%, para o traço falciform e, e 1,41%, para o traço da hemoglobina C (Ta b e l a 2). En t re t a n t o, não houve diferença estatistica-mente significativa entre os grupos (p = 0,07).

A cro m a t o g rafia líquida de alta re s o l u ç ã o ( H P LC) é considerada uma técnica altamente s e n s í vel para o estudo das hemoglobinas anor-mais porque evidencia pequenas quantidades de Hb A, bem como Hb S, Hb C e outras hemo-globinas anorm a i s, na presença de gra n d e s quantidades de Hb F. Os sistemas automatiza-dos pro p o rcionam um processamento rápido das amostras com um alto índice de re p ro d u t i-bilidade e exatidão, constituindo-se num exc e-lente método para triagem neonatal 6. To d a v i a , na litera t u ra, vários trabalhos demonstram a eficácia da eletro f o rese de hemoglobina em pH a l c a l i n o, seguida de eletro f o rese em pH ácido p a ra a detecção de hemoglobinopatias em san-gue de cordão 8 , 1 2 , 1 5 , 2 9.

A metodologia empregada nesse estudo m o s t rou-se sensível para diagnosticar hemo-globinas anormais em sangue de cord ã o. Obte-ve-se boa separação das hemoglobinas S e C e das hemoglobinas A e F, além da detecção de

hemoglobina Ba rt’s, encontrada em 0,05% da a m o s t ra total analisada, o que sugere o diag-nóstico de portador de alfa talassemia.

A presença da hemoglobina Ba rts também foi observada por Ruiz et al. 2 8, utilizando gel de ágar de amido, encontrando uma pre va l ê n-cia de 0,39% ao analisar 2.281 amostras de san-gue de cordão umbilical na cidade de Sa n t o s, São Pa u l o. Um estudo mais recente re a l i z a d o por Vi a n a - Ba racioli et al. 2 0, utilizando eletro-f o rese em pH alcalino e pesquisa de hemoglo-bina H intra - e ri t ro c i t á ria, evidenciou a pre va-lência de 4,38 % de Hb Ba rts em amostras de sangue de cordão umbilical de re c é m - n a s c i d o s do Hospital de Base de São José do Rio Pre t o, São Pa u l o.

Na litera t u ra, existem várias publicações relacionadas ao diagnóstico neonatal das he-moglobinopatias em diversos países, demons-t rando a impordemons-tância desse procedimendemons-to na redução da mortalidade em crianças menore s de cinco anos de idade 2 9 , 3 0 , 3 1 , 3 2.

No Brasil, diversos pesquisadores têm re a l i-zado estudos para a identificação de hemoglo-binas anormais em re c é m - n a s c i d o s. Ra m a l h o et al. 3 3p e s q u i s a ram a hemoglobina S em san-gue de cordão umbilical de 220 re c é m - n a s c i-dos na cidade de Ca m p i n a s, São Pa u l o, encon-t rando a pre valência de 2,72% para o encon-traço fal-c i f o rm e. A mesma pre valênfal-cia para o heteroz i-goto da hemoglobina S foi encontrada por Ru i z et al. 2 8, em um estudo realizado com 2.281 re-cém-nascidos da cidade de Sa n t o s. No Estado de Minas Ge ra i s, o pro g rama de triagem neo-natal para doença falciforme iniciado em mar-ço de 1998, analisou 605.419 cri a n ç a s, encon-trando uma prevalência de 3,2% para o traço f a l-c i f o rm e, 1,3% para o portador da hemoglobina C e 0,08% para doenças falciformes 3 4. Re c e n-t e m e n n-t e, esn-tudos realizados por Ducan-tn-ti en-t al.

1 5, em São José do Rio Pre t o, São Pa u l o, e Da u d t et al. 1 4, em Po rto Alegre, Rio Grande do Su l , e v i d e n c i a ram uma pre valência de 3,72 % e 1,2 %, re s p e c t i va m e n t e, para o traço falciform e.

A pre valência de 1,5% para o traço falcifor-me encontrada nesse estudo mostrou-se infe-rior à observada por Ba n d e i ra et al. 1 2em 1.988 recém-nascidos de Pe rn a m b u c o. Essa difere n ç a pode ser explicada pelo grande contingente de e s c ra vos africanos trazidos para aquele estado d u rante o período colonial bra s i l e i ro, fato que não ocorreu no Estado do Rio Grande do No rt e. Fo ram enviadas correspondências a todas as mães dos recém-nascidos que apre s e n t a ra m hemoglobinas anormais com o intuito de con-vidá-las a comparecer ao ambulatório de he-matologia do He m o n o rt e, para re c e b e rem o aconselhamento genético.

Tabela 3

Resultados dos genótipos das crianças portadoras de hemoglobinas a n o rmais e seus familiares, após confirm a ç ã o .

I d e n t i f i c a ç ã o G e n ó t i p o s

C r i a n ç a P a i M ã e I rm ã o

1 (E. R. T. ) A S A A A S A A

2 (F. L. C. O.) A S A S A S –

4 (M. F. A. S.) A S A S A A –

7 (G. N. A.) S F A S A S –

9 (A. D. N.) A S A S A A –

16 (G. P. C.) A S A S A A –

18 (A. C. M. L.) A S A S A A –

24 (E. C. L. A.) A C A C A A –

31 (T. S. N.) A S A A A S –

(5)

Das 37 crianças port a d o ras de hemoglobi-nopatias detectadas, apenas dez re t o rn a ra m , após dois meses, para confirmação do diag-nóstico e realização do estudo familiar (Ta b e l a 3). Admite-se que o re t o rno foi prejudicado pe-la dificuldade de localização de endereço de al-gumas mães, pela falta de conhecimento sufi-ciente sobre a importância do diagnóstico des-sa alteração genética e pelo reduzido poder a q u i s i t i vo da maioria delas.

Fo ram detectados dois casais considera d o s de ri s c o, heterozigotos para a hemoglobina S (Tabela 3). Os pais da criança, a qual apre s e n-tou traço falciform e, após re c e b e rem ori e n t a-ção médica sobre a alteraa-ção genética e a pro-babilidade do nascimento de filhos com ane-mia falciform e, decidiram não mais arri s c a r uma nova gestação. A criança diagnosticada como port a d o ra de anemia falciforme foi ins-c rita no ambulatório de hematologia do He m o-n o rte para acompao-nhameo-nto médico, io-ncluio-n- incluin-do o uso de terapia pre ve n t i va com antibiótico e esquema de va c i n a ç ã o.

A Po rt a ria do Mi n i s t é rio da Saúde no8 2 2 , de 6 de junho de 2001, publicada no Di á rio

Ofcial da União de 7 de junho de 2001, determ i-nou a obri g a t o riedade do Pro g rama Na c i o n a l de Triagem Neonatal em todo o Te r ri t ó rio Na-cional, tendo como objetivo o desenvo l v i m e n-to de ações de triagem neonatal, diagnóstico, acompanhamento e tratamento das doenças congênitas como fenilcetonúria, hipotire o i d i s-mo congênito, fibrose cística, doenças falcifor-mes e outras hemoglobinopatias 3 5.

L e vando-se em conta a extensão de nosso p a í s, a miscigenação racial e a pre valência das h e m o g l o b i n o p a t i a s, torna-se necessária a ex-pansão dos centros de triagem para detectar estas alterações genéticas, a fim de perm i t i r um melhor conhecimento sobre esse grupo de doenças here d i t á ri a s.

No Estado do Rio Grande do No rte não há relato de estudos re f e rentes à identificação de hemoglobinas anormais no período neonatal. Os resultados obtidos nesse estudo perm i t e m recomendar a implementação de um pro g ra-ma para triagem neonatal de hemoglobinopa-tias em nosso Estado, oferecendo orientações e aconselhamento genético às famílias das c ri a n-ças port a d o ras de hemoglobinas anorm a i s.

C o l a b o r a d o re s

M. C. P. E. Araújo contribuiu na elaboração do pro j e-to de pesquisa, coleta de amostra s, análises labora t o-ri a i s, interpretação dos dados e redação do texto. W. A. P. Ca s t ro Jr. auxiliou na execução das análises labo-ra t o ri a i s. E. S. S. Se labo-rafim participou do acompanha-mento e orientação médica aos pais e familiares dos recém-nascidos que apre s e n t a ram hemoglobinas a n o rm a i s. T. M. D. Me d e i ros contribuiu na execução das análises labora t o riais e redação do texto, assim como na revisão final da versão para publicação. R e s u m o

As hemoglobinopatias estão incluídas dentre as doen-ças hereditárias mais freqüentes nas populações hu-m a n a s . Estudos realizados ehu-m diferentes regiões do Brasil têm demonstrado que as hemoglobinas anor-mais S e C são as anor-mais pre va l e n t e s . Com o objetivo de i n vestigar a pre valência de hemoglobinas anormais no período neonatal, f o ram analisadas 1.940 amos-t ras de sangue de cordão umbilical provenienamos-tes de re-cém-nascidos de três maternidades da cidade de Na-t a l , Rio Grande do No rNa-t e . Todas as amosNa-tras fora m submetidas à eletro f o rese de hemoglobina em acetato de celulose utilizando tampão Tr i s - E D TA - Bo rato pH 8 , 5 . As amostras que apre s e n t a ram hemoglobinas anormais foram submetidas à eletro f o rese em gel de ágar pH 6,2 para confirmação. Fo ram identificadas 37 (1,91%) amostras com hemoglobinas anormais, d a s quais 29 (1,50%) com traço falciforme (Hb FA S ) , 0 6 (0,31 %) com Hb C, uma (0,05 %) com anemia falcifor-me (Hb FS) e uma (0,05 %) apresentou Hb Ba rt’s ,s u g e-rindo alfa talassemia. Os resultados encontrados evi-denciam a necessidade de implantação da triagem de hemoglobinopatias em recém-nascidos na nossa po-p u l a ç ã o.

(6)

R e f e r ê n c i a s

1 . We a t h e rall DJ, Clegg JB. Genetic disorders of he-moglobin. Semin Hematol 1999; 36:24-37. 2 . Leiken SL, Gallagher D, Kinney TR. Mo rtality in

c h i l d ren and adolescents with sickle cell disease. Pe d i a t rics 1989; 84:500-8.

3 . Powars D. Diagnosis at birth improves surv i val of c h i l d ren with sickle cell anemia. Pe d i a t rics 1989; 8 3 : 8 3 0 - 3 .

4 . Rodgers DW, Clarke JM, Cu p i d o re L. Early deaths in Jamaica children with sickle cell disease. Br Med J 1978; 1:1515-16.

5 . Ha rkness DR. Sickle cell trait revisited. Am J Me d-icine 1989; 87:30N-34N.

6 . Chapman CS. Neonatal screening for haemoglo-b i n o p h a t i e s. Clin Lahaemoglo-b Haematol 1999; 21:229-34. 7 . Gaston MH, Ve rter JI, Woods G, Pe g e l ow C, Ke l l

e-her J, Pre s b u ry G, et al. Prophylaxis with oral p e n i-cillin in children with sickle cell anemia: a ra n-d o m i zen-d trial. N Engl J Men-d 1986; 314:1593-99. 8 . Githens JH, Lane PA, Mc Cu rdy RS, Houston ML,

Mc Kinna JD, Cole DM. Ne w b o rn screening for hemoglobinopathies in Co l o ra d o. Am J Dis Child 1990; 144:466-70.

9 . Pe res MJ, Ca rn e i ro MH, Machado MC, Seixas T, Picanço I, Batalha L, et al. Ra s t reio neonatal de hemoglobinopatias numa população re s i d e n t e em Po rtugal. Acta Med Po rt 1996; 9:135-9. 1 0 . Naoum PC. Hemoglobinopatias e talassemias.

São Paulo: Ed i t o ra Sa rv i e r; 1997.

1 1 . Salzano FM, Tondo CV. Hemoglobin types in Brazilian populations. Hemoglobin 1982; 6:85. 1 2 . Ba n d e i ra FMGC, Leal MC, Souza RR, Fu rtado VC ,

Gomes YM, Ma rques NM. Ca racterísticas de re-cém-nascidos portadores de hemoglobinas “S” de-tectados através de triagem em sangue de cord ã o umbilical. J Pediatr (Rio J.) 1999; 7 5 : 1 6 7 - 7 1 . 1 3 . Beze r ra TMM; Albuquerque LMM, Lima AAB,

An-d raAn-de SR. Pre valência An-de hemoglobinas anorm a i s em Natal, Rio Grande do No rt e. Rev Bras Anal Clin 1991; 23:73-6.

1 4 . Daudt LE, Zechmaister D, Po rtal L, Ca m a rgo Ne t o E, Silla LMR, Giugliani R. Triagem neonatal para hemoglobinopatias: um estudo piloto em Po rt o A l e g re, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad Saúde Pú-blica 2002; 18:833-41.

1 5 . Ducatti RP, Te i x e i ra AEA, Galão HA, Bo n i n i - D o-mingos CR, Fe t t - Conte AC. In vestigação de he-moglobinopatias em sangue de cordão umbilical de recém-nascidos do Hospital de Base de São José do Rio Pre t o. Rev Bras Hematol He m o t e r 2001; 23:23-9.

1 6 . Mo re i ra HW, Mo n t e i ro SCM, Ma rques TC, Ol i ve i-ra FS, Be rtholo LC, Gi m e n ez I. Triagem das hemo-globinopatias por isoeletro f o c a l i z a ç ã o. Jo rnal Bra-s i l e i ro de Patologia 1999; 35:141-5.

1 7 . Naoum PC, Alva res Filho F, Domingos CRB, Fe r-ra ri F, Mo re i r-ra HW, Sampaio ZA, et al. He m o g l o-binas anormais no Brasil. Pre valência e dis-t ribuição geográfica. Revisdis-ta Bra s i l e i ra de Pa dis-t o l o-gia Clínica 1987; 23:68-79.

1 8 . Orlando GM, Naoum PC, Si q u e i ra FAM, Bo n i n i -Domingos CR. Diagnóstico labora t o rial de hemo-globinopatias em populações difere n c i a d a s. Re v Bras Hematol Hemoter 2000; 22:111-21.

1 9 . Ta va res Neto J, Naoun PC, Ad o rna J, Azevêdo P, Brito F, Caldas M, et al. Hemoglobinopatias no Di s t rito Fe d e ral, Brasil. Rev Soc Bras Med Tro p 1986; 19:13-9.

2 0 . Vi a n a - Ba racioli LMS, Bonini-Domingos CR, Pa-gliusi RA, Naoum PC. Pre venção de hemoglobi-nopatias a partir do estudo em gestantes. Re v Bras Hematol Hemoter 2001; 23:31-9.

2 1 . Zago MA, Costa FF, Tone LG, Bo t u ra C. He re d i t a ry hemoglobins disorders in Brazilian population. Hum He red 1983; 33:125-9.

2 2 . Ma re n g o - Rowe AJ. Rapid electro p h o resis and quantification of hemoglobin on cellulose ac-e t a t ac-e. J Clin Pathol 1965; 18:790-2.

2 3 . Vella F. Acid agar gel electro p h o resis of human h e m o g l o b i n s. Am J Clin Pathol 1968; 49:440. 2 4 . Magalhães E, Ara s h i ro DN. Um método simples

p a ra visualização da hemoglobina S em testes de s o l u b i l i d a d e. Revista Bra s i l e i ra de Patologia Clíni-ca 1977; 13:133-34.

2 5 . Cascudo LC. Hi s t ó ria da cidade do Natal. 2aEd .

Rio de Ja n e i ro: Civilização Bra s i l e i ra; 1980 2 6 . Me d e i ros TA. Aspectos geopolíticos e antro p

o-lógicos da história do Rio Grande do No rt e. Na t a l : Im p rensa Un i ve r s i t á ria; 1973.

2 7 . Fundação Instituto Bra s i l e i ro de Ge o g rafia e Esta-tística. Resultados pre l i m i n a res da amostra. http:// w w w. i b g e. g ov.br (acessado em 20/Nov / 2 0 0 2 ) . 2 8 . Ruiz MA, Gu e r ra CCC, Naoum PC. Detecção de

hemoglobinas anormais em sangue cordão de re-cém-nascidos na Cidade de Sa n t o s, São Pa u l o, a t ravés de eletro f o rese em gel de ágar de amido. Boletim da Sociedade Bra s i l e i ra de He m a t o l o g i a e He m o t e ra p i a 1986; 8:8-13.

2 9 . Serjeant BE, Forbes M, William LL, Serjeant GR. S c reening cord blood for detection of cell disease in Jamaica. Clin Chem 1974; 20:666-9.

3 0 . Charles C, Hopkinson E, Swan L, Mo r ris E. Neonatal cord blood screening in Guyana: a pre-l i m i n a ry re p o rt. West Indian Med J 1998; 47:58. 3 1 . John MA, Lungu FM. Haemoglobin electro p h o

re-sis patterns in Ba r b a d o s. West Indian M J 1999; 4 8 : 2 2 1 - 2 .

3 2 . Vichinsky E, Hurst D, Earles A, Kleman K, Lu b i n B. Ne w b o rn screening for sickle cell disease: ef-fect on mort a l i t y. Pe d i a t rics 1988; 81:749-55. 3 3 . Ramalho AS, Jo rge RN, Ol i ve i ra JA, Pe re i ra DA.

Hemoglobina “S” em recém-nascidos bra s i l e i ro s. J Pediatr (Rio J.) 1976; 41:22-4.

3 4 . Serjeant GR. Screening for sickle cell disease in Brasil. Lancet 2000; 356:168-9.

3 5 . Po rt a ria GM/MS no822, de 06 de junho de 2001.

Institui no âmbito do Sistema Único de Saúde o Pro g rama Nacional de Triagem Ne o n a t a l / P N T N . Di á rio Oficial da União 2001; 7 jun.

Recebido em 13/Ja n / 2 0 0 3

Referências

Documentos relacionados

O primeiro conjunto de artigos, uma reflexão sobre atores, doenças e instituições, particularmente no âmbito da hanse- níase, do seu espaço, do seu enquadramento ou confinamen- to

Dispõe tal MP que o poder concedente, por meio de órgão ou entidade da Administração Pública federal, será responsável pela realização do serviço público de energia elétrica

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

O canabidiol é um composto presente na planta Cannabis sativa, que promove diversos benefícios à saúde humana, como por exemplo sobre as doenças neurológicas como epilepsia,

O objetivo deste artigo é justamente abordar uma metodologia alternativa para a elaboração de análises contábeis e financeiras, denominada de balanço perguntado e

After the eval- uation of the influence of each modification of the surfaces on the internal air temperatures and energy consumption of the compressor a final test was done with

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Objetivo: Verificar a prevalência de Hemoglobina “S” (Hb “S”) em recém-nascidos (RN) no Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP) e sua ocorrência segundo o sexo, peso e