• Nenhum resultado encontrado

Análises de rede precisam expurgar lixo virtual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Análises de rede precisam expurgar lixo virtual"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

Terça-feira 12.8.2014

l

País

l

O GLOBO

l

9

Dois jovens são indiciados

por estupro de adolescente

Vítima, de 17 anos, disse

ter sido abusada por

dez rapazes ao sair de

festa em Bauru

LEONARDOGUANDELINE

leonardo@sp.oglobo.com.br

-SÃO PAULO-A Polícia de Bauru, em São Paulo, concluiu ontem o inquérito que apurava o abu-so sexual de uma adolescente de 17 anos após uma festa de aniversário na cidade, no últi-mo dia 1º. Dois jovens, vizi-nhos da vítima e presos horas após o crime, foram indiciados por estupro e roubo, segundo a delegada Priscila Bianchini, da Delegacia de Defesa da Mu-lher. Em depoimento, a jovem diz ter sido abusada

sexual-mente por cerca de dez rapa-zes, entre eles menores de ida-de. Os demais suspeitos não foram reconhecidos pela víti-ma e não serão indiciados por falta de provas. Os dois rapazes presos confirmaram que man-tiveram relações sexuais com a garota em um terreno baldio após a festa, mas negam que tenham forçado ela a isso.

— Coletamos o maior núme-ro de pnúme-rovas possíveis, de to-das as partes. Foram analisa-das imagens de câmeras de se-gurança, todos os suspeitos fo-ram ouvidos — diz a delegada, que já encaminhou o inquérito ao Poder Judiciário.

A adolescente alegou que um dos acusados ofereceu carona para atraí-la até o terreno onde estariam outras pessoas.l

Decreto regulamenta

meia-entrada jovem

Governo criará novo

documento para

adolescentes de

baixa renda

ALEXANDRERODRIGUES

alexandre.rodrigues@oglobo.com.br

A presidente Dilma Rousseff assi-nou ontem decreto que regula-menta a lei que instituiu o Estatu-to da Juventude, aprovado pelo Congresso há um ano, após qua-se dez de tramitação. O governo vai criar um novo documento para jovens de baixa renda, a Identidade Jovem, para que eles tenham acesso à meia-entrada em atividades culturais e viajem de graça ou com desconto em ônibus interestaduais, mesmo que não sejam estudantes.

Até agora, esses direitos eram regulados por leis estaduais. Além disso, o decreto formaliza a obrigação de linhas interestadu-ais de concessionárias de trans-porte coletivo rodoviário, ferrovi-ário e aquaviferrovi-ário a reservarem vagas de gratuidade e meia-pas-sagem para jovens de baixa ren-da, nos mesmos moldes do que já acontece em relação ao Estatu-to do Idoso, cuja reserva de vagas segue inalterada.

A previsão da Secretaria Nacional de Juventude, su-bordinada à Secretaria Geral da Presidência, era de que o decreto fosse publicado no Diário Oficial de hoje. Em campanha pela reeleição, a presidente escolheu o Dia In-ternacional da Juventude (12 de agosto) para a regulamen-tar o estatuto.

No documento, são considera-dos jovens de baixa renda aque-les com idade entre 15 e 29 anos cuja família ganhe mensalmente até dois salários mínimos e esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, que concede benefícios como o Bolsa Família.

POLTRONAS GRATUITAS EM ÔNIBUS

O decreto também regulamen-ta o acesso ao transporte coletivo interestadual. No caso de ônibus interestadual, por exemplo, cada veículo deverá reservar quatro poltronas para beneficiários do estatuto: duas gratuitas e outras duas com 50% de desconto na passagem. Os jovens deverão fa-zer as reservas com antecedência de no mínimo três horas nos gui-chês das concessionárias, medi-ante a apresentação da Identida-de Jovem. O documento será emitido em todo o país.l

A Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio), em audiência reali-zada ontem, apresentou provas que mos-tram que Raul Amaro Nin Ferreira, de 27 anos, foi torturado até a morte dentro do Hospital Central do Exército, no Rio de Ja-neiro, durante a ditadura. De acordo com as informações divulgadas na sede da Or-dem dos Advogados do Brasil, é a primei-ra vez que há comprovação destas práti-cas dentro de um centro hospitalar no Brasil.

— Mesmo nas piores situações de viola-ções de direitos humanos que a humani-dade enfrenta, as pessoas não são mortas dentro de um hospital. O triste da história que temos para revelar é exatamente isso: Raul Amaro foi torturado e morto dentro do Hospital Central do Exército — afirmou a presidente da CEV-Rio, Nadine Borges, em sessão que contou com a participação do ex-preso político Álvaro Caldas e de Fe-lipe Nin, sobrinho de Raul.

O engenheiro Raul Amaro foi preso no dia 1º de agosto de 1971 em uma blitz em Laranjeiras. Ele foi levado ao Dops e, no dia seguinte, transferido para o DOI-Codi. Em seu prontuário de entrada no Dops, o preso aparece em foto sem nenhuma le-são, mas quando deu entrada, no dia 4 do mesmo mês, no Hospital Central do Exér-cito (HCE) apresentava vários ferimentos no corpo. A justificativa para os ferimen-tos, registrada na caderneta nº 6.400 da 13ª Enfermaria, era de que teria acontecido

uma briga durante a revista na casa de Raul. Durante os oito dias que esteve no hospital, o preso foi interrogado duas ve-zes, como apontam documentos produzi-do pelos militares, e nessas ocasiões foi torturado, como afirma relatório do médi-co-legista Nelson Massini.

Em julho de 2012, O GLOBO noticiou que documentos mostravam que Raul te-ria chegado vivo ao Dops. A informação serviu para que a família retomasse a in-vestigação e elaborasse um relatório com 262 páginas que evidenciam que o preso foi interrogado dentro do HCE.

— O Hospital Central era usado como uma extensão do DOI-Codi. Para lá eram levados presos feridos na rua, em alguma

ação de combate, ou por terem chegado ao limite de resistência da tortura — afir-mou o ex-preso político Álvaro Caldas.

Além dos documentos autorizando interrogatórios, a investigação con-tou com uma análise do médico-le-gista Nelson Massini que confirmou que Raul foi torturado durante o perí-odo em que esteve no hospital. Utili-zando uma metodologia que consiste em compreender a datação das lesões através de suas tonalidades — conhecida como espectro de equi-moses de Legran Du Salle — o legista utilizou os documentos da época pa-ra chegar à conclusão.

— Ao vermos a descrição das lesões, vi-mos que ele as sofreu enquanto estava no hospital. Esta afirmação desmente a ver-são oficial de que ele teria tido uma briga antes de ser preso, e é confirmada quan-do comparamos com as informações que conseguimos com os levantamentos nos arquivos — analisou Massini.

A família de Raul emitiu uma nota manifestando o “horror” diante tor-tura nas dependências do Hospital Central do Exército (HCE): “A família se sente chocada com a contradição entre o que já é público sobre o caso de Raul Amaro e as versões oficiais de que a instituição militar desco-nhece as torturas ocorridas em pes-soas mantidas sob sua responsabili-dade durante a ditadura militar e manifesta a expectativa de algum pronunciamento das autoridades competentes sobre o caso”.l

Laudo mostra que jovem morreu em unidade de saúde do Exército

RAPHAELKAPA

raphael.kapa@oglobo.com.br

ARQUIVO NACIONAL

Amaro.Jovem entrou no DOPs sem ferimento

Comissão da Verdade diz que

preso foi torturado em hospital

L

a Fontaine já recorreu à histórica fábula do “lobo em pele de cor-deiro” para ilustrar, à sua maneira, uma situação em que a aparência esconde uma realidade, gerando uma ilusão que passa por fato consumado e, em contrapartida, uma ame-aça real que passa despercebi-da. Embora antiga, a fábula não perdeu a sua validade para ca-racterizar as mais diversas situ-ações da sociedade moderna. Uma delas é a que vem se con-figurando no ambiente virtual.

O maior acesso dos brasilei-ros à internet e o aumento do volume de conteúdo dissemi-nado pela web têm atraído atenção para as análises de big data. Mercado, imprensa e go-vernos recorrem cada vez mais a técnicas de análise de rede para apoiar decisões. Mas essa prática embute riscos de mani-pulação pouco considerados. A DAPP/FGV — parceira do GLOBO no monitoramento de redes — tem desenvolvido me-canismos próprios de filtragem e identificou ao menos 25% de “lixo on-line” em pesquisas fei-tas nas duas últimas semanas.

Em monitoramento ainda

bruto de dados sobre seguran-ça, detectamos cerca de um quarto de conteúdo provenien-te de robôs, perfis fakes e spams — devidamente expurgados do resultado final apresentado aos leitores de O GLOBO no último dia 10. Casos como esse reve-lam a importância da limpeza dos dados da internet. Essa, in-felizmente, não tem sido a práti-ca que percebemos de outras fontes que têm feito análises de redes, nas quais o alto volume de menções, por exemplo, su-gere vulnerabilidade às ações de máquinas de propaganda.

No universo das redes sociais circulam tanto conteúdos úteis quanto inúteis para captar o sentimento da sociedade na web. Estes últimos muitas vezes criados com o fim específico de distorcê-lo. A internet é um ca-nal fundamental para adensar o debate público, mas requer prudência e critério, sob pena de comprometer o seu potenci-al como ferramenta democráti-ca. É preciso, pois, distinguir o lobo em meio aos cordeiros do ambiente virtual.

MARCOAURÉLIORUEDIGER

Análises de rede precisam

expurgar lixo virtual

Artigo

Marco Aurélio Ruediger é diretor da FGV/DAPP (Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas)

Peruano é preso por filmar pacientes nuas

Técnico em radiologia fazia

imagens há mais de dez

anos em hospitais de SP

-SÃO PAULO-A polícia prendeu em Sorocaba, no interior paulista, um técnico em radio-logia peruano, suspeito de filmar as paci-entes que ficavam nuas antes de fazerem exames médicos. Manuel Ávila, de 50 anos, segundo a polícia, fazia as filmagens há pelo menos dez anos. Nesse período, ele trabalhou em quatro clínicas e hospi-tais da cidade, além de outros hospihospi-tais, inclusive na Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Ele é também suspeito de insta-lar câmeras em banheiros.

Os vídeos foram descobertos em um

po-rão na casa onde o técnico em radiologia morava com a ex-mulher, que entregou mídias com as imagens à polícia.

— Ele fazia o armazenamento indevido na casa dele. O foco agora é verificar se ele colocou essas imagens na internet, numa rede internacional de pedofilia — diz a de-legada Ana Luiza Salomone, da Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba, acres-centando que na residência do suspeito também foi localizado material de porno-grafia infantil.

POLÍCIA COMEÇA A FAZER INTIMAÇÕES

Ontem, a polícia começou a intimar do-nos de clínicas e hospitais onde o técnico em radiologia trabalhou.

—Ele tinha muita imagem também an-gariada da internet e muito material im-presso de crianças em situação de

porno-grafia — acrescentou a delegada.

Manuel Ávila, que foi preso na última sexta-feira, nasceu em Lima e está no Bra-sil há mais de 20 anos. Atualmente, ele tra-balhava numa clínica de Barueri (SP).

Segundo o programa Fantástico, da Re-de Globo, as investigações revelam que o peruano também instalou câmeras escon-didas na própria casa. Uma jovem, paren-te da ex-mulher dele, viu as imagens e se reconheceu em três gravações feitas há 17 anos. Em uma delas, ela aparece tomando banho. Em outra, Ávila aparece tocando a menina, que na época tinha 11 anos, en-quanto a garota dormia.

O Conselho Regional de Técnicos em Radiologia abriu uma sindicância para apurar o caso. O peruano pode ter o regis-tro cassado ao término da medida admi-nistrativa.(Com TV Globo)l

Referências

Documentos relacionados

As interações entre as formigas e os diásporos podem ser afetadas pelas características dos ecossistemas (BOTTCHER, 2006), mas pouco se sabe sobre as interações dessas espécies

cisalhamento na linha de cola após o tratamento térmico, para este adesivo, foram associados principalmente a redução na adesão química, devido a diminuição do número

A convocação dos candidatos relacionados no Anexo I deste Edital, para realizarem a etapa de Investigação Social, do Concurso Público para o cargo de Agente Penitenciário,

Por isso (como dito anteriormente), palavras e versos reverberam memórias, desdobram-se e se recon guram de um a outro poema, para completar, para dar sentido ao trauma cifrado:

alternativas que enfrentem iniqüidades entre os municípios ligadas a qualquer um dos temas citados ou outros. Programa de Requalificação das Unidades Básica de Saúde:

Perdas por redução ao valor recuperável em ativos financeiros disponíveis para venda são reconhecidas pela reclassificação da perda acumulada reconhecida em outros

2001, foi dada ênfase apenas ao alongamento dos músculos isquiotibiais, enquanto o tratamento por meio da RPG alongou todos os músculos da cadeia posterior e, por meio do

Certifico que a Chefia do Departamento de Ciências Sociais homologou por ad referendum a composição da Comissão Examinadora do Processo Seletivo Simplificado para