• Nenhum resultado encontrado

Estimativas de correlação e repetibilidade para caracteres do fruto de bacurizeiro.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Estimativas de correlação e repetibilidade para caracteres do fruto de bacurizeiro."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CARACTERES DO FRUTO DE BACURIZEIRO

Estimates correlation and repeatability for characters of the bacurizeiro fruit

João Tomé de Farias Neto1, José Urano de Carvalho1, Carlos Hans Muller1

RESUMO

Conduziu-se este trabalho com o objetivo de estimar os coeficientes de correlação e de repetibilidade envolvendo do-ze caracteres do fruto de bacurido-zeiro: comprimento do fruto (CF), diâmetro do fruto (DF), espessura da casca (EC), peso da cas-ca (PC), peso das sementes (PS), número de sementes (NS), volume da cas-cavidade interna (VCI), peso do fruto (PF), peso total de polpa (PTP), porcentagens de casca (%C), sementes (%S) e polpa total (%PTP). As estimativas dos coeficientes de repetibi-lidade das características CF, DF, EC, PC, PS, VCI, PTP, %C e %PTP demonstraram alta regularidade nos indivíduos, e quatro a doze medições são necessárias para obter predições com confiabilidade em torno de 95%. Com exceção do caráter EC, não foram observadas grandes diferenças entre as estimativas dos coeficientes de repetibilidade obtidos pelo método da ANOVA e pelos métodos de análise multivariada. O aumento na precisão em termos de predição do valor real dos indivíduos além de 95% implicará aumentar, sobremaneira, o número de medições, que, por sua vez, pouco acrescentará em termos de precisão, sendo, então, injustificado seu uso. PTP apresentou associações positivas com o DF, VCI e PF.

Termos para indexação:Platonia insignis, herdabilidade, fruticultura, caracterização, acesso.

ABTRACT

This work had as aim to estimate the repeatability and correlation coefficients involving twelve characters of the bacurizeiro fruit: length of the fruit (CF), diameter of the fruit (DF), thickness of the rind (EC), weight of the rind (PC), weight of the seeds (PS), number of seeds (NS), volume of internal cavity (VCI), weight of the fruit (PF), total weight of pulp (PTP), percentages of rind (%C), seeds (%S) and total pulp (%PTP). The estimates of the coefficients of repeatability of characteristics CF, DF, EC, PC, PS, VCI, PTP, %C and %PTP demonstrated high regularity in the individuals and four to twelve measurements are necessary to get predictions with around 95% of reliability. With exception of character EC, had not been observed great differences between the estimates of the coefficients of repeatability obtained by the ANOVA method and the methods of multivaried analysis. The increase in the precision in terms of prediction of the real value of the individuals beyond 95%, will imply to excessive increase, in the number of measurements adding little in precision terms, being then unjustifiable its use. Total weight of pulp presented positive associations with the diameter of fruit, volume of the internal cavity and weight of the fruit.

Index terms: Platonia insignis, heritability, fruit crop, characterization, access.

(Recebido para publicação em 17 de junho de 2003 e aprovado em 27 de outubro de 2003)

INTRODUÇÃO

O bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) é uma

espécie frutífera e madeireira nativa da Amazônia e com centro de origem no Estado do Pará, onde estão es-tabelecidas densas e diversificadas populações naturais. É também encontrado, espontaneamente, nos outros Es-tados da Amazônia brasileira, no Piauí e Maranhão (LOUREIRO et al., 1979; CAVALCANTE, 1996). Os frutos dessa Clusiaceae têm grande aceitação nas áreas de ocorrência natural da espécie, principalmente no Es-tado do Pará, que se constitui no maior produtor e prin-cipal consumidor. Estimativas indicam que somente na cidade de Belém, PA são comercializados, anualmente,

sete milhões de frutos, com valor total de U$ 1,61 mi-lhão (SHANLEY, 2000).

Na experimentação com espécies perenes, tem-se realizado, na tem-seleção da espécie ou do genótipo supe-rior, avaliações periódicas. Essas avaliações com fre-qüência envolvem grande número de experimentos, vá-rias etapas e diferentes características, significando o emprego de considerável mão-de-obra e tempo.

Como alternativa para sobrepujar tais limita-ções, o conhecimento do coeficiente de repetibilidade (r) torna-se necessário. Por meio da estimativa desse coeficiente, é possível determinar quantas medições de-verão ser realizadas em cada indivíduo para que a ava-liação e/ou caracterização fenotípica seja feita com a

(2)

precisão desejada pelo pesquisador. Valores altos da es-timativa da repetibilidade indicam que é possível predi-zer o valor real dos indivíduos com número relativa-mente pequeno de avaliações (CRUZ e REGAZI, 1994). Adicionalmente, a repetibilidade expressa o va-lor máximo que a herdabilidade pode atingir, pois ex-pressa a proporção da variância fenotípica que é atribu-ída às diferenças genéticas confundidas com os efeitos permanentes que atuam na cultivar ou progênie. Assim, a utilização do coeficiente de repetibilidade associado à propagação vegetativa consiste em uma estratégia de melhoramento para o bacurizeiro, a qual, quando apli-cada ao germoplasma atualmente disponível, permitirá ganhos genéticos rápidos, comparados aos obtidos por estratégias baseadas em teste de progênies.

Outro parâmetro importante no melhoramento de plantas visando ao aumento da eficiência da seleção é o conhecimento das correlações entre os caracteres de interesse agronômico, porquanto permite direcionar as estratégias de melhoramento a serem adotadas, maxi-mizando os ganhos genéticos por meio dos ciclos de se-leção. Cruz e Regazi (1994) ressaltaram a importância das correlações, afirmando que elas quantificam a pos-sibilidade de ganhos via seleção indireta por seleção em caracteres correlacionados e que caracteres correlacio-nados de baixa herdabilidade têm a seleção mais eficiente quando realizada sobre caracteres que lhe são correla-cionados. Objetivou-se com este trabalho obter estima-tivas para os coeficientes de correlação e de repetibili-dade de doze caracteres dos frutos de bacurizeiro.

MATERIAL E MÉTODOS

Foram utilizados dados de caracterização de frutos de 13 matrizes de bacurizeiro estabelecidas em uma população natural, no município de Caruta-pera, MA. Em cada indivíduo foram amostrados dez frutos e avaliaram-se as seguintes características: comprimento do fruto (CF), diâmetro do fruto (DF), espessura da casca (EC), peso da casca (PC), peso das sementes (PS), número de sementes (NS), volu-me da cavidade interna (VCI), peso do fruto (PF), peso total de polpa (PTP), porcentagens de casca (%C), sementes (%S) e polpa total (% PT).

Os caracteres CF, DF e a EC foram determina-dos com paquímetro digital, sendo o CF medido na porção mais larga do fruto; DF compreendeu a distân-cia entre as cicatrizes do pedúnculo e do estigma e EC foi medida após a abertura transversal dos frutos no ponto médio da distância entre as referidas cicatrizes.

O VCI foi estimado medindo-se o volume de água com-portado na parte interna da casca, após a abertura transversal dos frutos e remoção das sementes, polpa e do conjunto representado pela coluna placentária e óvu-los abortados. O valor do caráter NS foi transformado para

x

e as características %C, %S e %PT foram transformadas para arcosin da raiz quadrada da pro-porção (arcsin (x/100)1/2), conforme Steel e Torrie

(1980).

A estimativa dos coeficientes de repetibilidade foi obtida pelos métodos: análise de variância (ANOVA), componentes principais e análise estrutural, com base na matriz de correlação e de covariância. Es-ses métodos encontram-se descritos em Abeywardena (1972), Rutledge (1974), Mansour et al. (1974) e Cruz e Regazi (1994). Todas as análises estatísticas foram realizadas utilizando o programa computacional GENES (CRUZ, 2001).

Estimativas de correlação fenotípica entre todos os caracteres foram realizadas usando-se as fórmulas apresentadas por Falconer (1987). Para testar se os va-lores das correlações não diferiram de zero, utilizou-se o teste t, com n-2 número de graus de liberdade, sendo no número de genótipos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados da análise de variância, utilizan-do-se o modelo com um fator de variação, são apresen-tados na Tabela 1. Com exceção do caráter espessura da casca (EC), cujo valor de F não foi significativo, foram detectadas diferenças significativas, a 1% de probabili-dade, para todas as outras, evidenciando a presença de variabilidade das características entre os indivíduos. Os valores médios estimados para a maioria dos caracteres estudados foram semelhantes aos encontrados por Guimarães et al. (1992). Carvalho et al. (2003) também obtiveram valores semelhantes, com exceção dos carac-teres NS (2,3±0,7), %S (18,7±3,3) e %PTP (27,7±2,4). Os maiores coeficientes de variação foram estimados para PF (37,6%), PS (36,5%), NS (33,5%), PTP (31,4%) e VCI (21,5%).

(3)

TABELA 1 – Análise de variância para comprimento do fruto (CF), diâmetro do fruto (DF), espessura da casca (EC), peso da casca (PC), peso da semente (PS), número de sementes (NS), volume da cavidade interna (VCI), pe-so do fruto (PF), pepe-so total de polpa (PTP), porcentagem de casca (%C), semente (%S) e pepe-so total de polpa (%PTP). Belém, PA. 2002.

FV CF DF EC PC PS NS VCI PF PTP %C %S %PTP

Indiv. 16,1** 8,15** 0,32 75235** 8065** 9,2 ** 19111** 381,2** 4174** 54,4** 33,5** 98,2**

Resíduo 0,398 0,391 0,80 1409,1 554,79 1,3 711,51 44,52 332,04 4,19 6,60 8,64

Média 9,67 8,31 1,12 226 64,6 3,4 123,8 348,6 58,0 53,50 24,86 24,3

CV (%) 6,5 6,9 25,7 16,5 36,5 33,5 21,5 37,6 31,4 3,83 10,33 12,11

**Significativo a 1% de probabilidade pelo teste F.

Percebe-se que, para os caracteres CF, DF, PC e VCI, a repetibilidade foi relativamente alta (acima de 0,70) em todos os métodos de estimação, com o valor real em torno de 97,4%, o que pode ser considerado um ótimo valor. Para os caracteres PS, PTP, %C e %PTP, a repetibilidade foi pouco menor, porém variando de 0,510 a 0,700, com predição do valor médio real em torno de 93,6%, o que pode ser considerado bastante sa-tisfatório. As menores estimativas foram obtidas para os caracteres NS, PF e %S, que variaram entre 0,289 a 0,479, com a predição do valor real médio de 87,7%, sugerindo a necessidade de aumento de medições para o aumento da acurácia, que certamente implicará maio-res custos e emprego e mão-de-obra. Esse fato também demonstra que essas características são mais influenciadas pelo ambiente, e que a seleção indireta via características de melhor controle genético seria uma estratégia interessante a ser aplicada.

A característica EC apresentou discrepâncias nas estimativas do coeficiente de repetibilidade obtidas pelas metodologias da ANOVA e análise estrutural, 0,288 e 0,224, respectivamente, e demais metodologias, cujas esti-mativas foram substancialmente mais altas. Portanto, am-bos os métodos foram ineficientes para eliminar o efeito de variação da EC, que ocorreu entre os indivíduos e se tor-nou um componente adicional do erro experimental.

Na Tabela 3, encontram-se as estimativas do número de medições necessárias para se ter diferentes valores de predição do valor real, obtidos a partir dos coeficientes de repetibilidade estimados pelo método dos componentes principais, baseado na matriz de cor-relação. Percebe-se que, para os caracteres CF, DF, EC, PC, PS, VCI, PTP, %C e %PTP, são necessárias de qua-tro a 12 medições, para obter predições com confiabili-dade em torno de 95%. Para o mesmo nível de

confia-bilidade, são necessárias 25, 29 e 33 medições para PF, NS e %S, respectivamente, que são as características que apresentaram menores coeficientes de repetibilida-de (Tabela 2). Nota-se que é possível obter maiores ní-veis de precisão para essas características mediante maior número de medições, nas quais se espera alcan-çar 99% de determinação do valor real dos indivíduos. Entretanto, o processo seletivo seria impraticável para a avaliação de alguns caracteres, pois seria necessário re-alizar 126, 149 e 169 medições para PF, NS e %S, res-pectivamente.

(4)

TABELA 2 – Estimativas da repetibilidade para comprimento do fruto (CF), diâmetro do fruto (DF), espessura da casca (EC), peso da casca (PC), peso da semente (PS), número de sementes (NS), volume da cavidade interna (VCI), peso do fruto (PF), peso total de polpa (PTP), porcentagens de casca (%C), sementes (%S) e peso total de polpa (%PTP). Belém, PA.2002.

Componentes principais Análise estrutural Caráter Anova

Covariância Correlação Covariância Correlação CF 0,798 (97,4)1 0,813 (97,5) 0,804 (97,6) 0,802 (97,6) 0,790 (97,4)

DF 0,698 (95,8) 0,714 (96,1) 0,715 (96,2) 0,711 (96,1) 0,698 (95,8) EC 0,228 (74,6) 0,625 (94,3) 0,754 (96,8) 0,656 (95,0) 0,224 (74,3) PC 0,839 (98,1) 0,858 (96,3) 0,857 (98,4) 0,856 (98,3) 0,838 (98,1) PS 0,574 (93,1) 0,674 (95,3) 0,639 (94,5) 0,624 (94,3) 0,569 (92,9) NS 0,377 (85,8) 0,431 (89,1) 0,400 (86,9) 0,377 (85,8) 0,375 (85,7) VCI 0,721 (96,2) 0,748 (96,7) 0,734 (96,5) 0,731 (96,4) 0,712 (96,1) PF 0,431 (88,3) 0,479 (90,1) 0,441 (88,7) 0,433 (88,4) 0,433 (88,4) PTP 0,536 (92,0) 0,652 (94,9) 0,701 (96,1) 0,603 (93,8) 0,547 (92,3) % C 0,544 (92,3) 0,622 (94,3) 0,700 (96,0) 0,695 (95,8) 0,554 (92,5) %S 0,289 (80,3) 0,395 (86,7) 0,369 (85,4) 0,294 (80,7) 0,296 (80,8) %PTP 0,510 (91,2) 0,594 (93,6) 0,659 (95,1) 0,619 (94,2) 0,527 (91,8)

1Valores referentes ao coeficiente de determinação associado ao coeficiente de repetibilidade.

TABELA 3 – Estimativas do coeficiente de repetibilidade pelo método de componentes principais (correlação) e número de medições, associado a vários coeficientes de determinação (R2), para comprimento do fruto (CF),

diâ-metro do fruto (DF), espessura da casca (EC), peso da casca (PC), peso da semente (PS), volume da cavidade inter-na (VCI), número de sementes (NS), peso da placenta (PP), peso da polpa aderida (PPA), peso do fruto (PF), nú-mero segmentos partenocárpicos (NSP), peso dos segmentos partenocárpicos (PSP), peso total de polpa (PTP), ren-dimento de PTP. Belém, PA. 2002.

Caracteres Repetibilidade R2=0,90 R2=0,95 R2=0,99

CF 0,8047 3 5 25

DF 0,7153 4 8 40

EC 0,7545 3 7 33

PC 0,8571 2 4 17

PS 0,6329 6 12 58

NS 0,4008 14 29 149

VCI 0,7337 4 7 36

PF 0,4409 12 25 126

PTP 0,7143 4 8 40

%C 0,7070 4 8 41

%S 0,3696 16 33 169

(5)

TABELA 4 – Estimativas dos coeficientes de correlação fenotípica entre os caracteres comprimento do fruto (CF), diâmetro do fruto (DF), espessura da casca (EC), pesos da casca (PC), semente (PS), número de sementes/fruto (NS), volume cavidade interna (VCI), peso fruto (PF), peso total de polpa (PTP), porcentagens de casca (%C), se-mente (%S) e peso total de polpa (%PTP). Belém, PA. 2002.

Caract DF EC PC PS NS VCI PF PTP %C %S %PTP

CF 0,559 0,268 0,628 0,619 0,605 0,702 0,635 0,389 -0,018 0,404 -0,293

0,359 0,863 0,807 0,662 0,863 0,870 0,609 -0,084 0,415 -0,266

EC 0,456 0,342 0,286 0,327 0,418 0,216 0,272 0,045 -0,251

PC 0,864 0,707 ,894 0,970 0,545 0,212 0,359 -0,450

PS 0,848 0,90 0,889 0,397 -0,011 0,676 -0,534

NS 0,771 0,747 0,348 -0,063 0,710 -0,454

VCI 0,933 0,656 -0,123 0,515 -0,271

PF 0,053 0,403 -0,345

PTP -0,454 -0,011 0,450

% C -0,171 -0,641

% S -0,542

Coeficientes acima de 0,251 são significativos a 1% de probabilidade pelo teste t.

A correlação significativa e negativa entre % PTP e %C (-0,641) e %PTP com %S (-0,542), aliada ao bom índice de repetibilidade apresentado pelo primeiro (0,659), indica que a seleção para o primeiro resultará na obtenção de progênies, as quais tenderiam a ter me-nor %C e %S. Resultados semelhantes foram obtidos por Guimarães et al. (1992), que observaram que o ren-dimento de polpa está associado com o menor peso de sementes e casca do que com o tamanho do fruto. De fato, Carvalho et al. (2003), estudando um tipo de bacu-ri com elevado rendimento porcentual de polpa, vebacu-rifi- verifi-caram que as principais características diferencias rela-tivamente a outros tipos encontrados em populações na-turais e em áreas de cultivo são: casca fina, elevado número de segmentos partenocárpicos e grande fre-qüência de frutos com, no máximo, duas sementes. Ainda segundo esses autores, o tamanho, peso e volume da cavidade interna dos frutos são semelhantes ao da maioria dos tipos ocorrentes em área de dispersão e em áreas de cultivo.

CONCLUSÕES

Os coeficientes de repetibilidade de CF, DF, EC, PC, PS, VCI, PTP, %C e %PTP demonstram alta

regularidade nos indivíduos, e 4 a 12 medições são ne-cessárias para obter predições com confiabilidade em torno de 95%. Considerando o mesmo nível de preci-são, são necessárias 25, 29 e 33 para PF, NS e %C, res-pectivamente.

Não foram observadas grandes diferenças entre os coeficientes de repetibilidade obtidos pelo método da ANOVA e pelos métodos de análise multivariada, exceto para EC.

O aumento na precisão em termos de predição do valor real dos indivíduos além de 95% implicará aumentar, sobremaneira, o número de medições que, por sua vez, pouco acrescentará em termos de precisão, sendo então injustificado seu uso.

Peso total de polpa apresentou associações posi-tivas com o diâmetro de fruto, volume da cavidade in-terna e peso do fruto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(6)

CARVALHO, J. E. U.; NAZARÉ, R. F. R.; NASCIMENTO, W. M. O. Características físicas e fisí-cas-químicas de um tipo de bacuri (Platonia insignis

Mart.) com rendimento industrial superior. Revista Brasileira de Fruticultura, Cruz das Almas, v. 25, n. 2, p. 326-328, 2003.

CAVALCANTE, P. B. Frutas comestíveis da Amazô-nia. 6. ed. Belém: CNPq/Museu Paraense Emílio Goeldi, 1996. 279 p. (Coleção Adolpho Ducke).

CRUZ, C. D. Programa genes: aplicativo computa-cional em genética e estatística. Viçosa: UFV, 2001. 648 p.

CRUZ, C. D.; REGAZI, A. J. Modelos biométricos aplicados ao melhoramento genético. Viçosa: UFV, 1994. 390 p.

FALCONER, D. D. Introdução a genética quantitati-va. Viçosa: UFV, 1987. 279 p.

GUIMARÃES, A. D. G.; MOTA, M. G. C.; NAZARÉ, R. F. R. Coleta de germoplasma de bacuri (Platonia insignis Mart.) na Amazônia. I: microrregião Campos

do Marajó (Soure/Salvaterra). Belém: EMBRAPA-CPATU, 1992. 23 p. (Embrapa-CPATU. Boletim de Pesquisa, 132).

LOUREIRO, A. A.; SILVA, M. F. da; ALENCAR, J. da C. Essências madeireiras daAmazônia. Manaus: CNPq/INPA, 1979. v. 1, 245 p.

MANSOUR, H.; NORDHEIM, E. V.; RUTLEDGE, J. J. Estimation of repeatability. Theoretical and Applied. Genetics, Madison, v. 61, p. 247-250, 1974.

RUTLEDGE, J. J. A scaling which remove bias of Abeywardena’s estimatior of repeatibility. Journal of Genetic, New York, v. 16, p. 247-254, 1974.

SHANLEY, P. As the forest falls: the changing use, ecology and value of non-timber forest resources for caboclo communities in eastern Amazonia. 2000. 214 f. Thesis (Doctor) - The Durrel Institute of Conservation and Ecology, The University of Kent, Cantebury, 2000.

Imagem

TABELA 1  – Análise de variância para comprimento do fruto (CF), diâmetro do fruto (DF), espessura da casca  (EC), peso da casca (PC), peso da semente (PS), número de sementes (NS), volume da cavidade interna (VCI),  pe-so do fruto (PF), pepe-so total de p
TABELA 3  – Estimativas do coeficiente de repetibilidade pelo método de componentes principais (correlação) e  número de medições, associado a vários coeficientes de determinação (R 2 ), para comprimento do fruto (CF),
TABELA 4 – Estimativas dos coeficientes de correlação fenotípica entre os caracteres comprimento do fruto (CF),  diâmetro do fruto (DF), espessura da casca (EC), pesos da casca (PC), semente (PS), número de sementes/fruto  (NS), volume cavidade interna (VC

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Durante a pesquisa, foram entrevistados dois Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar que orientam as escolas objeto da pesquisa para verificar quais são as percepções

- Identificar os fatores dificultadores da Certificação ISO 9001:2008 na Escola Estadual Eduardo Ribeiro, a partir da percepção de funcionários administrativos,

[r]

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Rêgo e Rêgo (2000) destacam que é premente a introdução de novas metodologias de ensino, onde o aluno seja sujeito da aprendizagem, respeitando-se o seu contexto e

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se