• Nenhum resultado encontrado

Reforma tributária e o imposto único

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Reforma tributária e o imposto único"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Reforma tributária e

o Imposto Único

>Marcos Cintra

Introdução

A reforma tributária vem sendo levada em banho-ma-ria há cerca de vinte anos no Brasil. Nesse período a burocracia prevaleceu. Medidas isoladas em um ou outro imposto visaram somente aumentar a arrecadação. Essas ações isoladas torna-ram a estrutura cada vez mais complexa, impusetorna-ram custos crescentes para as empresas e o poder público e aprofundaram a desigualdade na distribuição do ônus entre os contribuintes.

Usualmente, quando se discute a reforma tributária, fundamentos como eficiência dos mecanismos de arrecadação, equidade, custos, incidências e combate à sonegação ficam em segundo plano. Esses pontos devem ser priorizados na constru-ção de uma estrutura de impostos justa e que estimule a pro-dução.

O Brasil tem a estrutura de impostos mais complexa do planeta. São inúmeras as formas de tributação. Há cerca de doze impostos e dezenas de taxas e contribuições que contem-plam uma infinidade de regras que até o mais experiente dos tributaristas tem dificuldade para assimilar. Todo ano o Fórum

Econômico Mundial mostra que essa para-fernália torna o sistema tributário brasileiro o mais ineficiente do mundo.

Desde 1990 proponho o Imposto Único como alternativa para o país. A pro-posta demarcou uma linha divisória entre o pensamento ortodoxo, baseado na ma-nutenção do atual sistema de impostos de-claratórios, e uma corrente inovadora que propõe uma estrutura simples, automática, abrangente e de baixo custo, consubstan-ciada na tributação sobre a movimentação financeira realizada através do sistema ban-cário.

A ideia do imposto único1 é secular.

Surgiu no século XVIII com os fisiocratas, que defendiam a taxação da terra como única fonte de extração de receita para o governo. O Canadá e os Estados Unidos vêm debaten-do a instituição de impostos sobre as

ope-“A ideia do imposto único é secular. Surgiu no século

XVIII com os fisiocratas, que defendiam a taxação da

terra como única fonte de extração de receita para o

(2)

“O Imposto Único traz inúmeras vantagens de ordem tributária. A

fiscalização torna-se mais simples; os critérios de taxação ficam mais

transparentes; os custos por parte do poder público, e também os custos do

setor privado vinculados às exigências tributárias, tornam-se menores.”

rações bancárias. Em alguns países, como a Argentina, a Colômbia e a Austrália, tributos sobre transações financeiras têm sido apli-cados. A França discutiu um Imposto Único no pós-guerra.

A questão que sempre norteou a in-tenção de se criar um sistema simples de tri-butação foi a busca de uma base tributável ampla o bastante a ponto de gerar receita suficiente para o poder público.

A transação financeira como base de incidência tributária surgiu com a supre-macia da moeda escritural sobre a moeda manual e com a intensa informatização das operações bancárias. A convergência entre a busca da unicidade tributária e a solidi-ficação de um sistema monetário baseado na moeda escritural eletrônica deu origem à proposta do Imposto Único no Brasil.

A principal razão de seu ressurgi-mento em nosso país advém de razões histó-ricas. Ainda que o Imposto Único tenha uma longa e respeitável tradição na evolução do pensamento econômico, ele nunca pode se materializar, pois em nenhuma circunstân-cia histórica uma sociedade reuniu as duas condições básicas para sua efetiva operacio-nalização. A primeira é a existência de um sistema bancário altamente informatizado,

com um sistema nacional de compensação de cheques e do-cumentos. A segunda é a predisposição cultural da sociedade de não usar moeda manual, substituindo-a pelas mais variadas formas de moeda escritural.

O Brasil preenche plenamente esses dois quesitos. Pos-sui um dos sistemas bancários mais desenvolvidos e informa-tizados do mundo, com padrões tecnológicos superiores aos encontrados em países desenvolvidos, como os Estados Unidos ou a União Européia. Em realidade, o “Brasil é referência mun-dial na tecnologia bancária”2. Além disso, é uma das economias mais desmonetizadas do planeta e que, culturalmente, já ab-sorveu a inevitável substituição da moeda manual pela moeda escritural, principalmente pela moeda eletrônica3.

“Não haveria mais Imposto de Renda

sobre a pessoa física e sobre a pessoa

jurídica; não haveria tributação sobre

a circulação, como o ICMS e o ISS; os

salários não sofreriam retenção de

qualquer tipo, como antecipação de

Imposto de Renda; não haveria mais

necessidade de escrituração fiscal ou

tributária nas empresas; não haveria

mais qualquer forma de declaração

para impostos de renda, de serviço,

de circulação ou de qualquer outro

tipo; não haveria mais necessidade de

manutenção das múltiplas estruturas de

(3)

“O Imposto Único, tomando-se a

experiência da CPMF como

exem-plo, acarretaria a virtual

elimina-ção da sonegaelimina-ção, da corrupelimina-ção

fiscal e da economia informal, com

custos administrativos ou de

fisca-lização pouco significativos”

Características do Imposto Único

e suas vantagens

O Imposto Único traz inúmeras van-tagens de ordem tributária. A fiscalização torna-se mais simples; os critérios de taxa-ção ficam mais transparentes; os custos por parte do poder público, e também os custos do setor privado vinculados às exigências tributárias, tornam-se menores. A simplifi-cação do processo fiscal é evidente quando toda a arrecadação se concentra em um úni-co tributo, incidente sobre uma única base.

São dois os pontos fundamentais da proposta do Imposto Único. Em

primei-ro lugar, a existência de apenas um imposto. Todos os demais seriam extintos, com exceção feita aos impostos extra-fiscais, como no caso das tarifas aduaneiras e outros tributos não--arrecadatórios, utilizados como instrumentos de intervenção na atividade econômica. Não haveria mais Imposto de Renda para a pessoa física e para a pessoa jurídica; não haveria tribu-tação sobre a circulação, como o ICMS e o ISS; os salários não sofreriam retenção de qualquer tipo, como antecipação de Im-posto de Renda; não haveria mais necessidade de escrituração fiscal ou tributária nas empresas; não haveria mais qualquer forma de declaração para impostos de renda, de serviço, de circulação ou de qualquer outro tipo; não haveria mais neces-sidade de manutenção das múltiplas estruturas de fiscalização hoje existentes.

(4)

exclusi-“O Imposto Único,

tomando-se a

experiência da CPMF

como exemplo,

acarretaria a virtual

eliminação da

sonegação, da corrupção

fiscal e da economia

informal, com custos

administrativos ou

de fiscalização pouco

significativos

vamente para as transações bancárias, em substituição à multiplicidade das atuais bases de tributação. Assim, toda vez que qualquer agente econômico efetuar um pa-gamento através do sistema bancário have-rá a incidência de imposto cobrado sobre o valor da transação. O tributo será dividido em partes iguais e cobrado do emitente e do beneficiado. Vale lembrar que o imposto não incidirá sobre transações nos mercados financeiro e de capital.

O Imposto Único, tomando-se a experiência da CPMF como exemplo, acar-retaria a virtual eliminação da sonegação, da corrupção fiscal e da economia informal, com custos administrativos ou de fiscaliza-ção pouco significativos. A arrecadafiscaliza-ção tri-butária seria efetuada automaticamente a

A cada transação, a conta credora e a conta devedora seriam debitadas em um percentual fixo do valor da transação. Assim, em toda transação efetuada mediante cheque ou qualquer ou-tro tipo de ordem de pagamento, o sistema automaticamente transferirá o produto de arrecadação à conta dos tesouros fede-ral, estaduais e municipais, segundo critérios predefinidos.

Esse sistema torna impraticável qualquer tentativa de sonegação, pois bastaria uma fiscalização nos sistemas de com-pensação do setor bancário para que ela fosse totalmente eli-minada.

O mais significativo nessa proposta é que a alíquota do imposto pode ser baixa. A experiência da CPMF mostrou que, apesar de todas as imunidades constitucionais existentes, e mesmo não havendo adequada fiscalização da Receita Fede-ral4 nos sistemas de pagamentos bancários, a arrecadação foi

significativa, e indica que uma alíquota de 2,81% em cada lado da transação seria capaz de gerar o equivalente a 80% da atual carga tributária. Vale dizer que, esse volume equivale a toda a arrecadação de tributos federais, estaduais, municipais de na-tureza arrecadatória. A diferença se refere a tributos regulató-rios como os de comércio exterior e o ITR, taxas nos três níveis de governo, INSS de empregado e contribuições que configu-ram poupança do trabalhador (PIS e FGTS).

(5)

ou depósito de numerário (moeda circulan-te) do sistema bancário poderia ser taxado de acordo com uma alíquota que em média reproduzisse o número de transações que se realizasse com essa mesma moeda até seu retorno ao sistema bancário.

Portanto, esse sistema de tributação eliminaria a sonegação e implicaria signifi-cativa liberação de recursos reais. Haveria uma sensível redução nos custos de pro-dução das empresas, no custo da máquina pública e nos preços, concomitantemente com a possibilidade de sensível redução na carga tributária. Certamente, alguns desses ganhos seriam do tipo once and for all, mas seriam suficientes para permitir um expres-sivo ajuste fiscal e uma sensível recuperação da capacidade de investimento do país.

As críticas ao Imposto Único e o

projeto no Congresso

Desde que a ideia do Imposto Único

“Desde que a ideia do Imposto Único

foi lançada, em 1990, quase todas as

teses elaboradas pelos seus críticos

foram refutadas através da

experiên-cia da CPMF. Hoje os adversários

des-sa proposta de tributação se apegam

apenas a uma delas, inerente a essa

metodologia de arrecadação, que é a

cumulatividade”

foi lançada, em 1990, quase todas as teses elaboradas pelos seus críticos foram refutadas através da experiência da CPMF. Hoje os adversários dessa proposta de tributação se apegam apenas a uma delas, inerente a essa metodologia de arreca-dação, que é a cumulatividade. Porém, a comparação desse tipo de imposto com a alternativa consubstanciada no imposto sobre valor agregado revela que a tributação sobre a movimen-tação financeira, mesmo cumulativa, gera mais benefícios.

O Imposto Único é inegavelmente um imposto cumulativo, incidindo sucessivamente em cada etapa do pro-cesso econômico que se traduza numa movimentação finan-ceira. Mas isso em nada o descredencia como bom imposto. Aqui é preciso advertir que a exigência da não-cumulatividade é apenas um fetiche tolo. Não existe imposto perfeitamente não cumulativo, a não ser na imaginação teórica descolada da realidade, ou no Diário Oficial.

Os impostos sobre valor adicionado seriam impraticá-veis se não comportassem, como de fato comportam em todos os lugares do mundo em que são praticados, as mais diversas exceções e regimes especiais que lhes conferem graus apreciá-veis de cumulatividade.

O Brasil tem uma parafernália de tributos cumulati-vos, dentre os quais, curiosamente, alguns são execrados (parte do PIS-Cofins), outros tolerados (ISS, parte do ICMS e do IPI),

ou-“O Brasil tem uma parafernália de tributos cumulativos, dentre

os quais, curiosamente, alguns são execrados (parte do

PIS-Co-fins), outros tolerados (ISS, parte do ICMS e do IPI), outros ainda

(6)

aci-igualmente cumulativos (IRPJ presumido e SIMPLES). O Imposto Único não é diferente deles sob esse aspecto, mas exibe as vanta-gens notáveis des critas acima, é simples e de baixo custo.

Ademais, os conhecidos postulados da teoria do second best e as conclusões da moderna teoria da tributação ótima mos-tram que não se pode afirmar a priori, que um imposto cumulativo seja menos eficien-te que os não cumulativos. Simulações mos-tram que um imposto cumulativo com uma alíquota baixa causa menos distorção sobre os preços relativos comparativamente a um sistema tradicional com tributos sobre valor agregado com alíquota alta. Por exemplo, um imposto sobre movimentação financei-ra com alíquota de 2,81% tem impacto, por exemplo, de 16% sobre os preços da indús-tria e no caso da tributação sobre o valor agregado (ICMS, IPI e INSS patronal) o ônus é de 45%5.

Cumpre lembrar que está parada há doze anos no Congresso Nacional a PEC 474/01, que cria o Imposto Único sobre mo-vimentação financeira. O projeto foi aprova-do por unanimidade pela Comissão de Re-forma Tributária da Câmara dos Deputados em 2002.

1- Cintra, Marcos, Por uma revolução tributária, Folha de S. Paulo, 14 jan.1990; transcrito em Al-buquerque, Marcos Cintra C. de (organizador), Tributação no Brasil e o Imposto Único, Makron Books, São Paulo, 1994.

2- Ver CORREA FONSECA, C. E. , Brasil é referên-cia mundial em tecnologia bancária , Valor Eco-nômico, 30 abr. 2002. Neste artigo, o diretor de Tecnologia da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reproduz dados de pesquisa reali-zada pela empresa McKinsey & Company e pela Fundação Getúlio Vargas, e afirma que “os ban-cos são os maiores investidores brasileiros em tecnologia, destinando anualmente 8,5% de seu patrimônio para aprimorar o parque tecnológico instalado, mais do que o dobro da média nacio-nal”. O início do funcionamento do Sistema de Pagamentos Brasileiro, SPB, a partir de abril de 2002, atesta o avanço da informatização bancá-ria no Brasil, onde a compensação bancábancá-ria co-meça a ser feita em tempo real.

pagamento no país advém do processo hiperinflacionário que duran-te cerca de 40 anos existiu no país. Naquelas circunstâncias, a moeda manual não-indexada foi abandonada pelos agentes econômicos, e a atividade bancária, estimulada pelo elevado float bancário, tornou-se tão mais rentável quanto mais rápida fosse a capacidade de captação e aplicação de depósitos junto ao público. Daí a informatização e o hiperdesenvolvimento da atividade bancária entre nós.

4- Ver Anexo V de Cintra (2003). [CINTRA Marcos, A Verdade sobre o Imposto Único, LCTE, São Paulo, 2003].Nesse texto, o Secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, em resposta a pergunta formulada pelo autor, evidencia a precariedade dos mecanismos de fiscalização da CPMF. A fiscalização deficiente fica evidenciada nas notícias surgi-das na imprensa em abril e maio de 2002 segundo as quais o Banco Central revelou a existência de mecanismos de burla da cobrança da CPMF oferecidos pelos bancos aos seus clientes de maior porte, e que resultou em autuações de bancos e de seus clientes feitas pela Receita Federal. As fraudes tornaram-se possíveis a partir de exceções permi-tidas na cobrança da CPMF para a movimentação de contas corren-tes de titularidade dos próprios bancos ou de entidades financeiras a eles associadas, em conjunto com a permissão de um endosso nos cheques. Ver Carta Capital, 15/05/2002; Valor Econômico, 24/04/2002; 09/05/2002. Cumpre lembrar que o projeto do Imposto Único Fede-ral, em tramitação no Congresso Nacional, inclui providências sim-ples que praticamente impossibilitariam tais fraudes.

5- Para obter a metodologia de cálculo e a comparação dos impactos do Imposto Único e de um sistema tributário tradicional sobre os pre-ços de 110 produtos ver capítulo 2 de Bank Transaction: pathway to the single tax ideal deMarcos Cintra, 2009, disponível em http://mpra. ub.uni-muenchen.de/16710/1/MPRA_paper_16710.pdf

Marcos Cintra

Referências

Documentos relacionados

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA PELO TITULAR (IMPOSTO COM EXIGIBILIDADE SUSPENSA).

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA PELO TITULAR IMPOSTO COM EXIGIBILIDADE SUSPENSA Sem Informações.. RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA PELO TITULAR (Valores em Reais) NOME DA FONTE PAGADORA

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA PELO TITULAR (Valores em Reais) NOME DA FONTE PAGADORA

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA FÍSICA E DO EXTERIOR PELO TITULAR.

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA PELO TITULAR (IMPOSTO COM EXIGIBILIDADE SUSPENSA).

RENDIMENTOS TRIBUTÁVEIS RECEBIDOS DE PESSOA JURÍDICA PELO TITULAR (IMPOSTO COM EXIGIBILIDADE SUSPENSA)..

ASSUNTO: IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA ­ IRPJ Ano­calendário: 2007, 2008, 2010 APROVEITAMENTO PELA PESSOA JURÍDICA DO IMPOSTO PAGO PELA PESSOA FÍSICA NA REQUALIFICAÇÃO