• Nenhum resultado encontrado

Rocurônio e sugamadex em recém-nascido de 3 dias para drenagem de um cisto ovariano. Controle neuromuscular e revisão da literatura.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Rocurônio e sugamadex em recém-nascido de 3 dias para drenagem de um cisto ovariano. Controle neuromuscular e revisão da literatura."

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

RevBrasAnestesiol.2016;66(4):430---432

REVISTA

BRASILEIRA

DE

ANESTESIOLOGIA

PublicaçãoOficialdaSociedadeBrasileiradeAnestesiologia

www.sba.com.br

INFORMAC

¸ÃO

CLÍNICA

Rocurônio

e

sugamadex

em

recém-nascido

de

3

dias

para

drenagem

de

um

cisto

ovariano.

Controle

neuromuscular

e

revisão

da

literatura

Ricardo

Vieira

Carlos

a,

,

Marcelo

Luis

Abramides

Torres

a

e

Hans

D.

de

Boer

b

aDepartamentodeAnestesiologia,InstitutodaCrianc¸a,HospitaldasClínicas,FaculdadedeMedicinadaUniversidadedeSão

Paulo,SãoPaulo,SP,Brasil

bDepartamentodeAnestesiologiaeMedicinadaDor,MartiniGeneralHospitalGroningen,Groningen,PaísesBaixos

Recebidoem17dedezembrode2014;aceitoem27dejaneirode2015 DisponívelnaInternetem6demaiode2016

PALAVRAS-CHAVE

Recém-nascidos; Cistoovariano; Sugamadex; Rocurônio;

Agentedereversão

Resumo Relatodocasodeumacrianc¸arecém-nascidadetrêsdiasdeidadecomumcisto ovarianogiganteprogramadaparaacirurgia.Apacienterecebeuumadosedesugamadexpara reverterobloqueioneuromuscularinduzidoporrocurônio.Umarecuperac¸ãorápidaeeficiente dobloqueioneuromuscularfoiobtida dentrode90segundos.Nãoforamobservadosefeitos adversosououtrosproblemasdeseguranc¸a.Alémdisso,umarevisãodaliteraturasobreouso desugamadexemrecém-nascidosfoifeita.

© 2015 SociedadeBrasileira de Anestesiologia. Publicado por Elsevier EditoraLtda. Este é umartigoOpenAccesssobalicençadeCCBY-NC-ND(http://creativecommons.org/licenses/ by-nc-nd/4.0/).

KEYWORDS

Neonates; Ovariancyst; Sugammadex; Rocuronium; Reversalagent

Rocuroniumandsugammadexina3daysoldneonatefordraininganovariancyst.

Neuromuscularmanagementandreviewoftheliterature

Abstract Acaseisreportedinwhicha3-daysoldneonatewithagiantovariancystwas sche-duledforsurgery.Thepatientreceivedadoseofsugammadextoreversearocuronium-induced neuromuscularblock. Afastandefficient recoveryfrom neuromuscularblock wasachieved within90s.Noadverseeventsorothersafetyconcernswereobserved.Furthermore,areview oftheliteratureontheuseofsugammadexinneonateswasperformed.

©2015SociedadeBrasileiradeAnestesiologia.PublishedbyElsevierEditoraLtda.Thisisan open access article under the CC BY-NC-ND license (http://creativecommons.org/licenses/ by-nc-nd/4.0/).

Autorparacorrespondência.

E-mail:ricardovieirac@gmail.com(R.V.Carlos). http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2015.09.005

(2)

Rocurônioesugamadexemrecém-nascidode3diasparadrenagemdeumcistoovariano 431

Introduc

¸ão

Cistosovarianosneonataissãoincomuns.Aincidência des-sescistoséde1/2.500 nascidosvivoseadetecc¸ãoé com frequência feita no pré-natal durante a ecografia no fim dagravidez.1---3Essescistosestãoassociadosacomplicac¸ões pré-epós-nataiscomoatorc¸ãodoovário,quepodelevarà perdadeovário,especialmenteemcistosvolumosos.1 Por-tanto,otratamentodecistosovarianosincluiobservac¸ãoe intervenc¸ãocirúrgicaquandosintomáticos.1,2

Rocurônioéumagentebloqueadorneuromuscular comu-menteusadoemanestesiaclínicaeadministradoemtodas as faixas etárias, incluindo recém-nascidos. Sugamadex é o primeiro agente seletivo de ligac¸ão ao bloqueador neuromusculardesenvolvidoparareverterobloqueio neu-romuscular (BNM) induzido por rocurônio ou vecurônio. Sugamadexfoiestudadoemadultosecrianc¸ascommaisde quatroanos,mashápoucosdadosdisponíveissobrea eficá-ciaeseguranc¸adesugamadexnareversãodoBNMinduzido porrocurônioemrecém-nascidos.3,4

Relatamos o caso de uma crianc¸a recém-nascida (três dias), com um cisto gigante no ovário, que recebeu uma dose desugamadex para reverterumprofundoBNM indu-zido por rocurônio. Discutimos a seguranc¸a e eficácia de sugamadex. Alémdisso, umarevisãodaliteraturasobreo usodesugamadexemrecém-nascidosfoifeita.

Relato

de

caso

Uma crianc¸a do sexo feminino, com três dias, 2,98kg, apresentou-se com um cisto gigante no ovário, volume de180mLconfirmadoporultrassonografia.Oexamefísico revelou uma massa palpável na região abdominal.Exame adicionalnãorevelououtraafecc¸ão.Apósobteraassinatura damãeem termodeconsentimento informado,a crianc¸a foiprogramadaparacirurgiaabertaparadrenarocistosob anestesiageral.

Um acesso intravenoso (IV) foi previamente inserido.

A monitorac¸ão intraoperatória padrão incluiu ECG, PANI, oximetriadepulso, capnografia,analisadordegases anes-tésicos e termômetro esofágico. A func¸ão neuromuscular foi monitorada com o uso de TOF (sequência de quatro estímulos) donervoulnar e foiquantificada com acelero-miografia (TOF-WatchTM SX, Schering-Plough Ireland Ltd.,

Dublin, Irlanda). A variável de eficácia primária para a reversão foi definida como o tempo desde o início da administrac¸ãodesugamadexatéarecuperac¸ãodarazãode TOFpara0,9.

Apósapré-oxigenac¸ão,aanestesiafoiinduzidacom sevo-flurano via máscarafaciale opiáceo IV.Os procedimentos

de configurac¸ão, calibrac¸ão e estabilizac¸ão do monitora-mentoneuromuscularforamexecutados.Apaciente,então, recebeu uma injec¸ão IV em bolus 0,9mgkg−1de

rocurô-nio. Subsequentemente, a intubac¸ão traqueal foi feita e os pulmões foram ventilados com uma mistura de oxigê-nio e ar em proporc¸ão de 2:3. O procedimento cirúrgico transcorreu normalmente, 240mL de líquido foram dre-nados do cisto ovariano e uma ooforectomia parcial foi feita. A durac¸ão da anestesia foi de 75min. No fim do procedimento,amonitorac¸ãoneuromuscularmostrouuma contagempós-tetânica(PTC1),indicouumprofundoBNM.

Areversão doBNMinduzidopor rocurôniofoi feitacoma administrac¸ãode4mgkg−1desugamadex(12mg).Otempo

paraa recuperac¸ão do BNM induzido por rocurônio até a razãodeTOF para0,9 foide90s.Em comparac¸ãocomos valoresbasais,nãoforamobservadasalterac¸õesnapressão arterialou batimentoscardíacos após a administrac¸ão da dosedesugamadex.Nooitavominutoapósaadministrac¸ão de sugamadex, a traqueia foi extubada e a paciente recebeu alta para a assistência neonatal. A recuperac¸ão da paciente da anestesia transcorreu sem intercorrên-cias e não foram observados sinais de BNM residual ou recurarizac¸ão.

Revisãodaliteratura

ArevisãodaliteraturafoifeitanoPubMede em arquivos pessoais de ambos os autores com critérios de pes-quisa para sugamadex e recém-nascidos. Os critérios de inclusãoforam: recém-nascidos tratados com sugamadex, artigosem idiomainglês.Essaspublicac¸õesforam recolhi-daseanalisadas.Apesquisabibliográficasobresugamadex erecém-nascidosresultouemapenasduaspublicac¸õesque atendiamaos critériosdeinclusão(nenhuma doPubMed), nasquais24pacientesforamdescritosequeserãodiscutidas aseguir.4,5

Discussão

A reversão de um BNM profundo induzido por rocurônio comsugamadex (4mgkg−1)em nossapaciente foi rápida,

completa e sem sinais de curarizac¸ão residual no pós--operatório(CRPO)ourecurarizac¸ão.Sugamadexfoiseguro e bem tolerado. A reversão doBNM é importante para a acelerac¸ão da recuperac¸ão do paciente e prevenc¸ão de CRPO. O BNM induzido por rocurônio pode ser revertida porinibidoresdacolinesterase.Noentanto,areversãodo BNMcominibidoresdacolinesterase(emcombinac¸ãocom antagonistas muscarínicos) tem limitac¸ões devido ao seu mecanismo de ac¸ão (ineficaz contra BNM profundo) e é frequentementeassociadaaefeitos colateraiscolinérgicos indesejáveis.

Sugamadex pode ligar-se a drogas esteroides de BNM como rocurônio ou vecurônio e formar um complexo. Aencapsulac¸ão da molécula derocurônio por sugamadex resulta em uma diminuic¸ão rápida de rocurônio livre no plasma e, subsequentemente, do receptor nicotínico na placaterminalmotorae levaaumrápido reaparecimento daatividademuscular.Apósaencapsulac¸ão,rocurônionão estádisponívelparaseligaraoreceptornicotíniconajunc¸ão neuromuscular.Issopromove aliberac¸ãodereceptoresde acetilcolinaeaatividademuscularreaparece.

Discussãodarevisãodaliteratura

(3)

432 R.V.Carlosetal.

relatosobrepreocupac¸õescomaseguranc¸aemrelac¸ãoao sugamadex.5 Naoutrapublicac¸ão,relatou-seque 23 paci-entesforamalocadosemdoisgrupos:A,pacientescomum dia(n=8,médiade pesoem kge[DP]2,8 [0,8])eB,1-7 dias(n=15,médiadepesoemkge[DP]2,4[0,8]).4Todos osrecém-nascidos receberam sugamadex (4mgkg−1)para

areversãodeumBNMprofundoinduzidoporrocurônio.A recuperac¸ãopararazãoTOFnoGrupoAfoide1,4min(0,9) (DP) e 1,2 (0,5), respectivamente. Sugamadex foi seguro ebemtolerado.Emtodosospacientes,a recuperac¸ãofoi rápidaecompleta.

Os resultados de nossa paciente estão de acordo com os encontrados na literatura e as doses de sugamadex (4mgkg−1) produziram tempos de recuperac¸ão

semelhan-tes como em outras faixas etárias.3 Portanto, a dosagem e os tempos de recuperac¸ão são idênticos em todas as faixas etárias e o uso de sugamadex em recém-nascidos tambémpode ser comparavelmente benéfico, como mos-tradoemgruposdepacientesdeoutrasfaixasetárias.Isso precisa ser confirmado em mais casosou estudos dedica-dos.Alémdisso,aadministrac¸ãodebloqueioneuromuscular emneonatostambémdeveconsistirdaescolhaapropriada de um agente bloqueador neuromuscular, monitoramento neuromuscular objetivo e reversão adequada para evitar aCRPO.

Divulgac

¸ão

Aprovac¸ãoética:nãofoinecessárioobteraprovac¸ãoética; amãedacrianc¸apermitiuapublicac¸ão.

Conflitos

de

interesse

Osautoresdeclaramnãohaverconflitosdeinteresse.

Referências

1.NoiaG, RiccardiM,ViscontiD,etal.Invasivefetaltherapies: approachand resultsin treatingfetal ovarian cysts.JMatern FetalNeonatalMed.2012;25:299---303.

2.PapicJC,BillmireDF,RescorlaFJ,etal.Managementofneonatal ovariancystsand itseffectonovarianpreservation. JPediatr Surg.2014;49:990---4.

3.PlaudB,MeretojaO,HofmockelR,etal.Reversalof rocuronium--inducedneuromuscularblockadewithsugammadexinpediatric andadultsurgicalpatients.Anesthesiology.2009;110:284---94. 4.AlonsoA,deBoerHD,BooijL.Reversalofrocuronium-induced

neuromuscularblockbysugammadex in neonates.EurJ Ana-esthesiol.2014;31Suppl.52:163.

Referências

Documentos relacionados

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

NATIONAL SECURITY STRATEGY OF THE UNITED STATES OF AMERICA, White House, NSC, September 2002.. Dollar diplomacy: a study in American

O objetivo deste artigo é justamente abordar uma metodologia alternativa para a elaboração de análises contábeis e financeiras, denominada de balanço perguntado e

Ângela Ferreira, Em Sítio Algum / No Place at All, Museu do Chiado – MNAC / IPM, Lisboa, 2003 Ângela Ferreira’s Zip Zap Circus School, ICA Cape Town, Hansa Reproprint cape Town,2003

O Custeio Baseado em Atividade nas empresas de prestação de serviço, assim como na indústria, envolve os seguintes passos: os recursos consumidos são acumulados por

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e