• Nenhum resultado encontrado

Efeito de três tipos de calcários na reação do solo e no desenvolvimento da soja.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Efeito de três tipos de calcários na reação do solo e no desenvolvimento da soja."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

R E A Ç Ã O D O SOLO E NO D E S E N V O L V I M E N T O D A

SOJA (*)

J . ROMANO GALLO, R . A . CATANI e H . GARGANTINI, engenheiros-agrônomos, Seção de Fertilidade do Solo, Instituto Agronômico

R E S U M O

O trabalho t e v e p o r o b j e t i v o comparar a eficiência d e calcários calcítico e d o l o m í ticos na correção d a acidez d o solo e sua influência n o crescimento d a planta e na c o m -posição química e m cálcio e magnésio, das fôlhas. O ensaio foi instalado c o m soja, e m vasos de Mitscherlich e constou de oito tratamentos c o m três repetições. T o d o s os vasos receberam igualmente N , P2O5 e K 2O nas formas d e nitrato d e amônio, fosfato

d e a m ô n i o e nitrato de potássio. F o r a m utilizados três calcários diferentes : u m alta-m e n t e cálcico, u alta-m d o l o alta-m í t i c o sedialta-mentar e u alta-m d o l o alta-m í t i c o típico, e alta-m quantidades equi-valentes q u a n t o ao valor neutralizante total. O grau d e finura d o s materiais calcários foi d a d o por u m a mistura, e m partes iguais, das frações limitadas pelas peneiras T y l e r d e 65-150 e 150-270 malhas p o r polegada. A o c a b o d e 2 meses e meio, as seguintes observações e determinações foram feitas : a) reação d o solo ( p H ) e hidrogênio trocável; b ) teor de cálcio e magnésio nas fôlhas; c ) desenvolvimento da planta e pêso d e m a t e -rial s ê c o .

Os resultados o b t i d o s permitem concluir que nas condições da experiência e m es-tufa, c o m o tipo d e s o l o terra roxa misturada, nível q u í m i c o d o solo empregado e c o m o grau de finura d o material utilizado, o c o m p o r t a m e n t o dos calcários calcítico e d o l o -míticos n o solo foram virtualmente iguais n o a u m e n t o d o valor p H e n o decréscimo d e H + trocável. A quantidade d e calcário adicionada, calculada para elevar a saturação e m bases d o solo a 7 0 % , elevou o pH d o solo a u m valor satisfatório e m relação a o es-perado.

Q u a n t o a o desenvolvimento d a soja, os calcários acarretaram a u m e n t o d e produ-ç ã o d e hastes e fôlhas. Os calcários dolomíticos produziram maior pêso d e material sêco.

(2)

122 B R A G A N T I A VO L . 15, N . ° 12

em M g O , ou se o hidrogênio d o solo seria igualmente neutralizado median-te a adição de u m calcário dolomítico, c o m median-teor elevado em magnésio, isto é, 2 5 - 3 0 % em C a O e 15-20% em M g O . Entre os dolomíticos, os de ori-gem sedimentar teriam mais prontamente efeito sobre a acidez do solo que os do tipo cristalino?

Segundo investigações conduzidas por Beacher e outros (1), em expe-riência em vasos, c o m trevo, os calcaiios calcíticos e dolomíticos de peneira

100 o u malha mais fina, usados em quantidades quimicamente iguais, f o -ram igualmente efetivos no aumento d o p H e no decréscimo do hidrogê-nio trocável d o solo. Entre os calcários de grau de finura 10-20 malhas, os dolomíticos reagiram menos intensamente c o m o hidrogênio do solo, en-quanto os calcíticos tiveram maior efeito, em relação a essa característica.

A fim de conseguir algumas informações de caráter preliminar sobre o assunto, foi instalado u m ensaio em vasos, c o m três calcários diferentes, dos tipos calcítico, dolomítico sedimentar e dolomítico cristalino.

Procurou-se, também, comparar neste trabalho, os resultados dos tes-tes de laboratório, usados, para fins de calagem, na avaliação da exigência de calcário de u m solo, c o m os dados obtidos no ensaio. O m é t o d o ba-seia-se na relação entre p H e a porcentagem de saturação em bases (2), e as estimativas são feitas a partir d o p H e do H +

trocável expresso em equivalentes miligramas por 100 g de solo. A s recomendações de calcário são orientadas para conduzir o solo ao valor p H 6,5, aproximadamente, considerado ótimo para a maioria dos casos. Muitas vezes, quantidades inadequadas de calcário têm sido recomendadas. Por esse m é t o d o , se as condições não forem totalmente satisfeitas, pode-se estar seguro, no entan-to, contra os efeitos de uma calagem excessiva.

Além dos objetivos citados, foi estudada a influência dos materiais calcários no crescimento da soja e na composição química das folhas, em cálcio e magnésio.

2 — M A T E R I A L E M É T O D O

Foram utilizados vasos de Mitscherlich esmaltados, contendo terra roxa misturada, procedente da Estação Experimental Central do Instituto Agronômico, em Campinas, retirada à profundidade de 0 — 20 c m . Cada vaso recebeu 6 kg de terra seca ao ar, passada na peneira de 4 m m de abertura de malha.

Foram os seguintes os resultados da análise química do solo usado :

p H 5,30 Carbono ( C ) 2 , 0 6 %

Nitrogênio ( N ) 0,140% P O ? C) 0,013 e. mg/100 g de solo seco K + trocÁvel 0,18 e. mg " " " C a +2

trocável 3,63 e. m g " " " M g +2

trocável 0,87 e. m g " " " " H + trocável 5,40 e. m g " " " "

(!) P O .3

(3)

C o m o planta foi empregada a soja (Glycine max ( L . ) Merrill), varie-dade " A b u r a " . As sementes foram inoculadas com inoculante específico "Legume-Aid Inoculant" na proporção de 240 g de inoculante para 60 kg de sementes.

O ensaio foi instalado em novembro de 1953 e teve a duração de dois meses e meio, a contar da data da instalação, procedendo-se à colheita quando as plantas mostraram-se em início de florescimento.

Os tratamentos, em número de oito, c o m três repetições, foram os se-guintes : 1 —• testemunha geral; 2 •— • testemunha sem calcário; 3 — 1 dose de calcário calei tico; 4 —-2 doses de calcário calcítico; 5 — 1 dose de calcário dolomítico sedimentar; 6 — 2 doses de calcário dolomítico sedimentar; 7 — 1 dose de calcário dolomítico cristalino; 8 — 2 doses de calcário dolomítico cristalino.

A s quantidades de calcários correspondentes a 1 dose foram calcula-das para se obter uma saturação em bases de 7 0 % . Essas quantidades são quimicamente equivalentes quanto ao total de neutralizante, e para o cálculo foram considerados o p l l e o H +

trocável do solo (2).

Os seguintes calcários foram utilizados neste trabalho : calcário de Itaú, material calcítico ou altamente cálcico; calcário de Limeira, dolomí-tico sedimentar; calcário de Taubaté, dolomídolomí-tico cristalino. Algumas das características desses materiais são citadas em trabalhos precedentes (3,4). O grau de finura dos materiais calcários estudados foi dado por uma mis-tura, em partes iguais, das frações limitadas pelas peneiras Tyler de 65-150 e 150-270 malhas por polegada. Os calcários foram uniformizados quanto ao grau de finura, para que, na interpretação dos resultados, caso houves-sem variações em relação ao efeito dos calcários sobre o p H e na redução do H + trocável do solo, estas não fossem atribuídas à diversidade granu-lométrica. A composição química foi a seguinte :

Material Teores totais

CaO M g O C a C 03 equiv.

% % %

Itaú 47,2 5,1 96,8 Limeira 27,0 19,2 96,9 Taubaté 31,7 19,7 105,4

T o d o s os tratamentos, c o m exceção do testemunha geral, receberam por vaso, 2,2 g de P206 e 3,0 g de K20 , respectivamente nas formas de

( N H4)2H P 04 e K N O 3, em solução; 2,0 g cie N por vaso, nas formas

dos sais citados e de N H 4N O 3, ' em solução.

N o solo foi mantida umidade favorável- durante toda a duração do ensaio, procedendo-se, diariamente, ao retorno do percolado.

(4)

124 B R A G A N T I A VO L . 15, N . ° 12

receberam terra c o m calcário na base d e uma e duas doses, segundo o s tratamentos. Instalado o ensaio, no mesmo dia cada vaso foi umedecido c o m 13^ litros de água, a fim de ativar a ação d o calcário no solo, e em seguida coberto c o m o próprio coletor invertido, para evitar evaporação

excessiva.

N o dia 20 de novembro foram feitas aplicações dos adubos em solu-ção, nas bases citadas, e procedeu-se à semeasolu-ção, utilizando-se 10 sementes por vaso. A s sementes de soja germinaram em 25 de novembro e em 1.° d e dezembro foi feito u m desbaste, deixando-se quatro plantas por vaso.

N o dia 26 de janeiro de 1954 foram feitas observações sobre o desenvolvi-mento das plantas, comprovadas c o m fotografias, e nessa mesma data efe-tuou-se a colheita da parte aérea, cortando-se as plantas rente ao solo. O material colhido foi seco em estufa a 60-70°C e pesado, determinando-se os teores de cálcio e magnésio nas folhas.

3 — R E S U L T A D O S O B T I D O S

3 . 1 — E F E I T O S S O B R E A A C I D E Z D O S O L O

Findo o ensaio, o solo foi removido dos vasos e depois de seco ao ar foi desterroado, homogenizado e passado em peneira de 2 m m . Para cada repetição foram determinados o p H e o H +

trocável. Determinou-se o p H na suspensão obtida c o m 10 g de terra e 25 m l de água destilada, após 3 horas de repouso. O H +

trocável o u adsorvido foi determinado por agitação de 5 g de terra c o m 100 ml de solução normal de acetato de cál-cio (2). Os resultados obtidos são apresentados no quadro 1.

Q U A D R O 1.—Resultados da análise do solo, dois meses e meios após a instalação do en-saio. Os valores do hidrogênio trocável são expressos em equivalentes miligramas por 1 0 0 gramas de solo

T R A T A M E N T O S

1.» repetição 2.» 1 epetição 3." repetição

T R A T A M E N T O S

pH H+

troe. pH H+ troe. pH H+ troe.

e. mg e. mg e. mg

Testemunha geral — 5,75 5,44 5,65 5,17 5,65 4,96 Testem, sem calo. 5,60 6,10 5,65 5,84 5,60 5,97 1 dose Itaú . — 6,25 4,64 6,20 5,04 6,25 4,96 2 doses Itaú 6,60 3,38 6,60 3,52 6,65 3,60 6,25 4,88 6,25 5,12 6,30 5,04 6,55 3,84 6,65 3,76 6,70 3,92 6,30 5,28 6;30 5,28 6,25 5,04 2 doses Taubaté - - 6,50 4,00 6,70 3,68 6,70 3,92

Os dados d o quadro 1 mostram a influência de três tipos diferentes de materiais calcários sobre o p H e o teor de H +

(5)

Analisando-se os dados do quadro 1, pode-se observar que os solos de todos os tratamentos que receberam calcário, independentemente da n a -tureza do material usado, tiveram seu p H elevado c o m o aumento da quan-tidade de calcário adicionada. Os teores de H + trocável decresceram no mesmo sentido, isto é, diminuiram à medida que a quantidade de calcário aumentou.

Comparando-se os resultados de p H e H+

trocável para uma e duas doses dos calcários calcítico e dolomíticos, conclui-se que, para doses idên-ticas, não se registraram variações apreciáveis entre esses dados.

N ã o houve diferença entre o p H do tratamento testemunha sem cal-cário, quando comparado ao tratamento testemunha geral. O H +

tro-cável do tratamento sem calcário, no entanto, foi ligeiramente mais elevado em todas as repetições.

Por conseguinte, c o m a p o i o nos resultados obtidos, pode-se dizer que

os efeitos determinados pelos materiais calcários calcítico e dolomíticos na acidez do solo foram praticamente idênticos. As pequenas variações apre-sentadas são de pouca importância agronômica. Provavelmente, maiores diferenças poderão ser obtidas aumentando-se o tempo de ação do calcário no solo.

Segundo foi verificado em trabalhos anteriores (3,4), os calcários estu-dados p o d e m ser diferençados pela solubilidade em solução de ácido acé-tico a 1%, solução esta que permite refletir em conjunto as características do material, como composição química, propriedades físico-químicas, ca-racterísticas mineralógicas etc. E m outras palavras, a solubilidade em so-lução de ácido acético a 1% possibilita identificar o material, isto é, se se trata de u m calcário altamente cálcico ou de u m calcário dolomítico e, entre estes, se o material é do tipo sedimentar ou de natureza cristalina.

Os dados desta experiência preliminar v ê m demonstrar que, apesar dos calcários utilizados neste trabalho apresentarem solubilidade distinta em ácido acético a 1%, por serem diferentes, os efeitos determinados no solo sobre o p H e o H+ trocável foram iguais o u semelhantes, nos três casos.

Ainda que a solubilidade em solução diluída de ácido acético

consti-t u a u m valioso auxiliar na caracconsti-terização, idenconsti-tificação e classificação dos

calcários, como o é o ácido cítrico a 2 % para os fosfatos naturais, não se pode, diante dos dados obtidos, estimar a provável atividade do ma-terial no solo ou comparar o valor agronômico dos calcários, apoiandose nos resultados obtidos em laboratório, em condições determinadas e c o m -paráveis, o que, aliás, j á foi ventilado em trabalho anterior (3).

A s quantidades de calcários calculadas teoricamente como suficientes para conduzir o solo à saturação em bases de 7 0 % , não elevaram o p H ao valor esperado 6,5 mas o p H médio de n o v e repetições foi de 6,25, o que pode ser tido c o m o resultado satisfatório, dada a duração de apenas

2}/2 meses da experiência. Deve-se considerar, todavia, que a reação dos

(6)

1 2 6 B R A G A N T I A V O L . 1 5 , N . ° 1 2

revestem-se de importância o grau de finura e o tempo de contato das partículas de calcário c o m o solo.

O fato de os calcários calcítico e dolomíticos não apresentarem dife-rença sugere que, na aquisição de u m material calcário para fins de corre-tivo, satisfeitas as condições de grau de finura, o primeiro requisito a ser considerado é ò custo por unidade de equivalente quilograma de neutra-lizante (2

) .

3.2 — E F E I T O S S O B R E A P R O D U Ç Ã O D E M A T E R I A L S E C O

N o quadro 2 são apresentados os pesos de material seco corresponden-tes à parte aérea (hascorresponden-tes e folhas) e os resultados da análise de cálcio e magnésio de folhas de soja, na ocasião da colheita do ensaio.

Q U A D K O 2.—Produções de material seco do3 diferentes tratamentos de ensaio de soja em vasos. Porcentagem de cálcio e magnésio nas folhas, no final do ensaio

Peso de material Quantidade do elemento seco no material seco

TRATAMENTOS

Hastes e folhas Folhas

9 CaO MgO

% • %

Testemunha geral 26 1,48 0,73

133 1,47 0,80 175 1,80 0,86 181 2,10 0,89 198 1,76 1,08 207 1,99 1,28

1 dose Taubaté . 210 1,76 1,16

2 doses Taubaté ... 217 2,08 1,32

A figura 1 reúne duas fotografias tomadas também n o dia em que se procedeu à colheita d o ensaio (dois meses após a germinação). Pela f o -tografia A percebe-se, de forma nítida, o maior desenvolvimento das plan-tas de soja contidas no vaso 3 (1 dose de calcário de Limeira) sobre as plantas dos vasos 2 (testemunha sem calcário) e 3 (testemunha geral). A inspeção da fotografia B não permite diferençar visualmente o desenvolvi-mento das plantas contidas nos vasos 1 ( 1 dose de calcário Itaú), 4 ( 1 dose de calcário de Limeira) e 7 (1 dose de calcário de Taubaté), o que, no entanto, foi possível através do peso de material seco, que possibilitou uma comparação de ordem quantitativa.

N ã o obstante a soja mostre-se tolerante até certo ponto à acidez d o solo, as produções de hastes e folhas foram mais elevadas em todos os tra-tamentos c o m calcário.

(2

) O numero de e. kg de neutralizante existente em 100 kg de calcário é dado pela soma : % CaO'28 +

(7)
(8)

128 B R A G A N T I A VOL,. 1 5 , N . ° 1 2

Tomando-se por referência o tratamento testemunha sem calcário, os acréscimos porcentuais de produção de material seco sobre a produção de material seco desse tratamento, atribuidos à ação do calcário, foram os seguintes : 1 dose de calcário Itaú, 32; 2 doses de calcário Itaú, 36; 1 dose de calcário de Limeira, 49; 2 doses de calcário de Limeira, 56; 1 dose de calcário de Taubaté, 58; 2 doses de calcário de Taubaté, 63.

C o m o se nota, a produção de material seco de hastes e folhas foi maior nos tratamentos que receberam calcário doJomítico. A maior pro-dução de soja para feno, procedente de solos tratados c o m calcários

dolomíticos, em relação aos tratados c o m calcários calei ticos, tem sido

apontada por outros autores (6). A soja é uma planta exigente em magné-sio e a produção mais baixa dos tratamentos c o m calcário calcítico pode ser atribuida ao teor menos elevado em magnésio, nos tecidos da planta. W e b b e colaboradores (7) estudaram o efeito do magnésio sobre a pro-dução da soja e verificaram que, em geral, uma deficiência de magnésio, em qualquer período de crescimento da planta, afeta sensivelmente a pro-dução de sementes e vagens; tem efeito moderado sobre a propro-dução de hastes, pecíolos e raízes e pequena influência quanto à produção de folio-los. Segundo esses autores, a maior parte do magnésio acumula-se nas

folhas, onde a atividade é mais intensa. Conforme citam H a m m o n d e

outros (5), da quantidade total de cálcio e magnésio da planta madura,

77% de cálcio e 66% de magnésio estão contidos nas folhas. C o m o a

maior parte de cálcio e magnésio acumula-se nas folhas, estas constituem, por conseguinte, a parte vegetal mais importante para o controle desses elementos.

Os resultados obtidos (quadro 2) mostram que o teor de magnésio das folhas foi maior nos tratamentos c o m calcário dolomítico e cresceu c o m a quantidade aplicada. N ã o houve, entretanto, variação ponderável quan-to ao teor em cálcio, para doses idênticas. Os dados relativos à porcen-tagem de magnésio contida nas folhas estão de acordo c o m a ordem de produção de material seco apresentada.

4 — C O N C L U S Õ E S

As conclusões mais importantes que os dados obtidos permitem tirar

são as seguintes :

a) H o u v e u m aumento significativo do p H do solo e u m decréscimo de H+

trocável, em todos os tratamentos que receberam calcário. b ) N ã o foi notada diferença significativa no p H e H +

trocável d o solo para quaisquer dos três tipos de materiais usados : calcário calcítico, calcário dolomítico sedimentar e calcário dolomítico cristalino.

c) O p H do solo cresceu e o H +

trocável decresceu c o m o aumento

da quantidade de calcário calcítico o u dolomítico.

d) A quantidade de calcário adicionada ao solo, calculada a partir d o p H e do H+

(9)

S U M M A R Y

A s t u d y w a s m a d e o f the effect of three types of finely p o w d e r e d limestone (calcitic, t y p i c a l d o l o m i t i c , and sedimentary d o l o m i t i c ) o n soil acidity, o n the d e v e -l o p m e n t of s o y b e a n p-lants g r o w i n g in treated soi-l, and o n the minera-l content o f their leaves.

T h e experiment was carried o u t under greenhouse conditions in Mitscherlich pots filled w i t h the "terra roxa m i s t u r a d a " t y p e of soil. Eight treatments w i t h three replications were c o m p a r e d . E q u a l a m o u n t s o f N , P2O5, and K 2O were a d d e d t o all pots, e x c e p t

t o o n e of t h e controls. A n o t h e r control received t h e fertilizers b u t n o limestone. T w o levels of each o f the three t y p e s o f limestone w e r e tested. T h e limestones w e r e finely p o w d e r e d , and a mixture of equal parts of the fractions o b t a i n e d t h r o u g h the T y l e r sieves 65-150 and 160-270 was used.

T h e following d a t a w e r e t a k e n 21

/2 m o n t h s after the experiment w a s started: a)

soil reaction ( p H ) and exchangeable h y d r o g e n ; b ) calcium and magnesium c o n t e n t of the leaves; c ) g r o w t h o f the plants and w e i g h t of d r y matter. T h e results obtained indi-cated that under the conditions of the experiment the three types o f limestone induced the same changes in p H and the same decrease of exchangeable h y d r o g e n in the soil. A m o u n t s of limestone sufficient t o saturate a b o u t 7 0 % of the exchange capacity in-creased the p H t o a satisfactory level as was expected. T h e three t y p e s of limestone increased the g r o w t h of the plant and the a m o u n t o f d r y matter p r o d u c e d . T h e d o -lomitic limestone g a v e the greatest increases. F o r the same t y p e of limestone the in-crease in d r y m a t t e r was greater in plants t h a t received the higher level of the treat-ment.

L I T E R A T U R A C I T A D A

1. B E A C H E R , R . L . , L O N G E N E C K E R , D . & M E R K L E , F . G . Influence of form, fineness, and a m o u n t o f limestone o n plant d e v e l o p m e n t a n d certain soil cha-racteristics. Soil. S c i . 73:75-82. 1952.

2 . C A T A N I , R . A . & G A L L O , J. R . A v a l i a ç ã o d a exigência e m calcário d o s solos d o E s t a d o de S ã o Paulo, mediante correlação entre o p H e a p o r c e n t a g e m d e sa-turação e m bases. R e v . A g r i e , Piracicaba 30:49-60. 1955.

(10)

4. & C A T A N I , R . A . Solubilidade de alguns tipos de calcários. Bragantia 13:[63]-74. 1954.

5 . H A M M O N D , L . C , B L A C K , C . A . & N O R M A N , A . G . N u t r i e n t u p t a k e b y s o y -beans o n t w o I o w a soils. A m e s , I o w a agric. E x p . Sta., 1951. p . 463-512. ( R e s . Bull. N . ° 384)

6. M E Y E R , T . A . & V O L K , G . W . Effect of particle size of limestones o n soil reac-tion, exchangeable cations, a n d plant g r o w t h . Soil Sci. 73:37-52. 1952. 7. W E B B , J. T . , O H L R O G G E , A . J. & B A R B E R , S. A . T h e effect o f m a g n e s i u m

Referências

Documentos relacionados

Quanto ao tratamento periodontal em pacientes com coagulopatas hereditárias, é correto afirmar: a Polimentos coronarianos devem ser realizados de maneira esporádica, pois

dade se algumas destas recomendações não forem seguidas? Este tipo de conhecimento é de suma im- portância para os trabalhos da Ass i stência Técnica, pois que,

O biogás gerado no tratamento de águas residuárias de suinocultura, quando reaproveitado como fonte energética, necessita passar por processos de purificação

Em seguida, identifica um conjunto de Unidades de Convergências que são elementos elaborados para determinar a convergência dos fatores relevantes dentro da Acessibilidade

Raichelis 1997 apresenta cinco categorias que na sua concepção devem orientar a análise de uma esfera pública tal como são os conselhos: a visibilidade social, na qual, as ações e

conducting examination-in-chief and cross-examination respectively, the aim is for counsels to debate (affirm and discredit) the macro-narratives of guilt and innocence. The

Derivaram de ações capazes de interferir no dimensionamento desta unidade, especialmente que atuassem sobre as vazões e qualidades de água a demandar e

Assim, constata-se que a modalidade tátil se desenvolve por meio de um processo de crescimento gradativo e seqüencial, e aqueles que convivem com cegueira ou com baixa visão têm