• Nenhum resultado encontrado

Influência dos óxidos de ferro livres e da matéria orgânica na adsorção da água pelo solo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Influência dos óxidos de ferro livres e da matéria orgânica na adsorção da água pelo solo."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

INFLUÊNCIA D O S ÓXIDOS DE F E R R O LIVRES E DA MATÉ-RIA ORGÂNICA NA ADSORÇÃO DA ÁGUA P E L O SOLO (1

)

FRANCISCO G R O H M A N N e OTÁVIO A N T Ô N I O DE CAMARGO (2

) , Seção de Pedologia,

Instituto Agronômico

S I N O P S E

Foi estudada a correlação entre a superfície específica e a á g u a higros¬ cópica de q u a t r o perfis de latossolos e cinco perfis de podzólicos, n u m total de 42 a m o s t r a s . E s t u d o u - s e , t a m b é m , a influência da m a t é r i a orgânica do solo e dos óxidos de ferro livres n a retenção da á g u a .

F o r a m encontrados coeficientes de correlação b a s t a n t e elevados entre super-fície específica e á g u a higroscópica, para os diversos t r a t a m e n t o s a que foram submetidas as a m o s t r a s .

O s óxidos de ferro livres, de u m a m a n e i r a geral, a u m e n t a m o teor de água retida nas condições estudadas, enquanto a presença da matéria orgânica preju-dica a adsorção da á g u a .

1 — INTRODUÇÃO

Diversas são as propriedades químicas e físicas que são

rela-cionadas com a superfície específica. Dentre essas propriedades,

a retenção de água tem sido focalizada por diversos autores, os

quais, na sua grande maioria, têm encontrado alta correlação

entre esses dois parâmetros. Poucos são os autores, porém, que

se têm preocupado no estudo da influência da matéria orgânica e

dos óxidos de ferro livres na retenção da água nas superfícies

coloidais.

(1

) Recebido para publicação em 16 de fevereiro de 1973. (2

(2)

Marel (16), relacionou a superfície específica de vários sedi-mentos e de minerais de argila com a água adsorvida a 93,9% de umidade relativa, encontrando boa correlação entre as duas variá-veis. Estudou, também, a espessura da camada de água retida, chegando à conclusão de que a superfície das partículas de dife-rentes composições acham-se envolvidas por duas camadas

mono-o

moleculares com espessura total de 5,75 A.

Mortland (18) correlacionou a superfície específica com água retida a 1 e 27 atmosferas, encontrando os coeficientes 0,953 e 0,955, respectivamente. Por outro lado, Morin e Jacobs (17) apre-sentam um coeficiente de correlação de 0,941 para água retida a

uma tensão de 15 atmosferas. Grohmann (9), estudando os materiais utilizados no presente trabalho, encontrou os seguintes coeficientes de correlação para água a 1 e 15 atmosferas, respecti-vamente: para os podzólicos — 0,814 e 0,929, e para os latosso-los — 0,850 e 0,852.

Banin (3), estudando a correlação entre propriedades físicas e químicas de solos de Israel, achou boa correlação entre a super-fície específica e água higroscópica.

Aomine e Outsuda (1), estudando a retenção de água em solos com argilas alofânicas e montmoriloníticas a diversas umida-des relativas, mostraram a grande higroscopicidade umida-desses ma-teriais através da mensuração da espessura da camada de água envolvente, que também é usada no presente trabalho para melhor evidenciar as características estudadas.

Estudando a influência dos óxidos de ferro livres na reten-ção da água pelo solo, Ashkar, Bodman e Peters (2) constataram aumento nessa retenção com a eliminação dos óxidos de ferro, ao passo que Preebe e Stirk (19) e Kun-Huang (14) constataram diminuição.

(3)
(4)
(5)
(6)
(7)
(8)
(9)
(10)

r - l CM

(11)
(12)
(13)
(14)

As equações de regressão estimadas e os coeficientes de corre-lação para água higroscópica e superfície específica nos diversos tratamentos foram os seguintes:

1 — Solos latossólicos

A) solo original Y ( H y ) = 0,16 X ( S t ) — 1,91 r = 0,78**

b) solo sem mat. org. Y = 0,19 X + 3,58 r = 0,56**

c) solo sem ferro e sem

mat. org. Y = 0,20 X + 0,38 r = 0,68**

2 — Solos podsólicos

a) solo original Y = 0,04 X + 2,62 r = 0,82**

b) solo sem mat. org. Y = 0,30 X + 0,98 r = 0,58**

c) solo sem ferro e sem

mat. org. Y = 0,06 X + 2,27 r = 0,87**

Nas figuras 1 e 2 são apresentados os gráficos das linhas de regressão e os respectivos coeficientes de correlação.

Estudando a correlação entre superfície específica e água retida a altas tensões, Mortland (18) e Marel (16) encontraram altos coeficientes de correlação, vindo os resultados obtidos pelos autores corroborar essas observações.

Morin e Jacobs (17) e Grohmann (9) também encontraram boas correlações para superfície específica e água retida a 15 at-mosferas. Os primeiros afirmam que, quando a matéria orgânica foi destruída nas amostras estudadas, o coeficiente de correlação foi menor, e que está de acordo com os resultados obtidos no pre-sente trabalho.

Pela análise dos resultados dos quadros 4 e 5, pode-se notar que existe uma tendência generalizada de aumentar a espessura da camada e o teor de água, relativamente ao solo original, quan-do se destrói a matéria orgânica.

(15)

blo-queando posições de troca da argila, segundo Segalen (21), posi-ções estas que, com a eliminação daquele constituinte, ficariam acessíveis à água. Por outro lado, a matéria orgânica poderia estar complexando parte dos óxidos de ferro "ativos", segundo Bremner (4), diminuindo assim a atividade desses óxidos com relação à adsorção superficial da água.

Com a eliminação do material orgânico, a superfície dos óxi-dos de ferro que estaria bloqueada devido à complexação ficaria exposta para adsorver moléculas de água, aumentado assim o seu teor e sua espessura. Tal idéia está de acordo com Jurinak (12) que, estudando o comportamento da água na superfície da hematita (Fe2Oa), quando foi t r a t a d a com diferentes anions, não constatou

efeito destes na adsorção física da água, concluindo que os óxidos de ferro são grandes responsáveis pela total capacidade de adsor-ção de água pelo solo e que essa atividade é funadsor-ção do número de hidroxilas na superfície do colóide.

Com a posterior eliminação do ferro, novas posições de troca na argila devem surgir, ficando assim um maior número delas disponíveis à água, mas, por outro lado, a parte dos óxidos de ferro "ativos", que estariam adsorvendo água, também seria eliminada, resultando, conseqüentemente, numa diminuição do teor de água adsorvida pelo material isento de ferro.

Pelo exame dos dados do quadro 4, pode-se notar que o com-portamento do Latossolo Vermelho-Escuro orto com relação ao teor e à espessura da camada de água é diferente daqueles apre-sentados pelos outros perfis. Isto pode sugerir que a maioria dos óxidos de ferro "ativos", mais que propriamente retendo água, estejam bloqueando posições da superfície, onde a água seria retida.

(16)
(17)
(18)

os dados sugerem que os produtos ferruginosos formam agrega-dos desordenaagrega-dos, irregulares e porosos, e que as superfícies ad-sorventes são grandemente aumentadas devido a esses óxidos de ferro com tal tipo de estrutura. Ainda com relação ao Latossolo Vermelho-Escuro orto, a discrepância mostrada por esse solo po-deria ser explicada pela presença de vermiculita no perfil, como pode ser visto no quadro 3 . Os óxidos estariam bloqueando parte da superfície da vermiculita, prejudicando a adsorção de água, e quando livre daquele material exporia maior superfície, que ficaria disponível à adsorção.

O aumento na retenção de água provocada com a eliminação dos óxidos de ferro do Latossolo Vermelho-Escuro orto corrobora a opinião de Ashkar, Bodman e Preeble (3), e, por outro lado, a diminuição na retenção de água nos outros perfis latossólicos cor-robora as opiniões de Preeble e Stirk (19) e Kun Huang e Tsen Tuo (14), que indicam possivelmente que as opiniões desses auto-res não se contradizem, mas talvez tenham trabalhado com ma-teriais cujos óxidos de ferro apresentem grau de cristalinidade diferente e, como conseqüência, diferentes propriedades de su-perfície (22) .

Os dados obtidos para os solos Podzólico Vermelho-Amarelo var. Piracicaba, como pode ser visto no quadro 5, apresentam comportamento diferente dos demais solos podzólicos. Esse com-portamento diferente possivelmente esteja ligado à presença, nesse perfil, de minerais de argila 2:1 com grade expansiva, como in-dica o quadro 3.

(19)

4 — CONCLUSÕES

1) Correlação elevada foi obtida quando se relacionaram a superfície e a água higroscópica, nos vários tratamentos a que foram submetidas as amostras do solo.

2) O coeficiente de correlação entre superfície específica e água higroscópica das amostras sem matéria orgânica é menor que o coeficiente de correlação do solo original.

3) A espessura da camada de água e o teor de água higros-cópica são maiores, relativamente ao solo original, quando se destrói a matéria orgânica.

4) Após a eliminação dos óxidos de ferro livres, tanto a es-pessura como o teor de água higroscópica do solo diminuem.

5) O grau de cristalinidade dos óxidos de ferro possivel-mente influa nos fenômenos de adsorção, e em particular da água.

I N F L U E N C E O F F R E E I R O N O X I D E S A N D O R G A N I C M A T T E R O N W A T E R R E T E N T I O N B Y S O I L

S U M M A R Y

Good correlations between specific surface area and hygroscopic w a t e r were found for original soil, soil without organic m a t t e r and soil without organic m a t t e r and iron oxides.

F r e e iron oxides, in a general way, increased w a t e r retention while organic matter decreased it.

L I T E R A T U R A C I T A D A

1. A O M I N E , S. & O T S U D A , H . Surface of soil allophanic clays. I n : T r a n s . 9th I n t e r . C o n g r . Soil Sci. 1960. v . l . p.731-737.

2 . A S H K A R , M . A . ; B O D M A N , G. B . & P E T E R S , O . B . Sodium hyposulfite soluble iron oxide and w a t e r retention by soils. P r o c . Soil Sci. S o c . A m . 20:352-356, 1956.

(20)

4. B R E M N E R , J . M . ; H E I N T Z E , S. G . ; M A N N , P . J . G. & L E E S , H . M e t a l l o - , r g a n i c complexes in soil. N a t u r e 158:790-791, 1946.

5. C A R T E R , D . L . ; H E I L M A N , M . D . & G O N Z A L E Z , G. L . E t h y l e n e glycol monoethyl ether for determining surface area of silicate m i n e r a l s . Soil Sci. 100:356-360, 1965.

6. D H O O R E , T . D . ; F R I P I A T , J . J . & G A S T U C H E , M . C. Les argiles tropicales et leur oxyde de fcr de r e c o u v r e m e n t . I n : C. R . 2.° Conf. Intern. Sci. Sol, 1954. p . 2 5 7 .

7. F R I P I A T , J . J . & G A S T U C H E , M . C. Quelques caractéristiques ther-miques des complexes synthétiques kaolinite-oxydes de fer trivalent. Bull. A c a d . S c . R o y . Belgique 34:890-891, 1952.

8. & . E t u d e physico-chimique des surfaces des argiles. Les combinaisons de la kaolinite avec les oxydes de fer trivalent. Bruxelles, 1 N E A C , 1960. 60p. ( P u b l . 54)

9. G R O H M A N N , F . A superfície específica e sua correlação com proprie-dades físicas e físico-químicas do solo. Campinas, 1970. 52fls. (Tese de d o u t o r a m e n t o apresentada à Escola Superior de Agricultura «Luiz de Queiroz», U S P )

10. H E I L M A N , M . D . ; C A R T E R , D . L . & G O N Z A L E Z , C . L . T h e ethylene glycol monoethyl ether technique for determining soil surface area. Soil Sci. 100:409-413, 1965.

11. J A C K S O N , M . L . Soil chemical analysis. Advanced c o u r s e . Madison, U n i v . of Wisconsin, D e p . Soils, 1956. 991p.

12. JLTR1NAK, J . J . Surface chemistry of h e m a t i t e : Anion penetration effect on water a d s o r p t i o n . P r o c . Soil Sci. S o c . A m . 30:559-563, 1966.

13. K E E N , B . A . & C O U T S , J . R . H . «Single value» soil p r o p e r t i e s : a study of the significance of certain soil c o n s t a n t s . J . a g r i c . Sci. 18:740-765, 1928.

14. K U N - H U A N G , H . & T S E N - T U O , C . Certain physico-chemical proper-ties of the Pinchen clay and the function of its iron oxides and organic m a t t e r . P r o c . Sod Sci. S o c . A m . 23:270-273, 1959.

15. L U T Z , J . F . T h e effect of iron on some physical-chemical properties of bentonite suspensions. P r o c . Soil Sci. Soc. A m . 1:291-297, 1938.

16. M A R E L , H . W . van d e r . Cation exchange, specific surface and adsorbed w a t e r molecules. Z . P f l - E r n a h r . D u n g . Hodenk. 114:161,175, 1966.

17. M O R I N , R . E . & J A C O B S . H . S. Surface area determination of soMs bv adsorption of ethylene glycol v a p o r . P r o c . Soil Sci. S o c . A m . 28: 190-194, 1964.

18. M O R T L A N D , M . M . Specific surface and its relationships to some phy-sical and chemical properties of soils. Soil Sci. 78:343-347, 1954.

19. P R E E B L E , R . E . & S T I R K , G. B . Effect of iron oxide on range of available water in soils. Soil Sci. 88:213-217, 1959.

20. R O B I N S O N , G. W . L o s suelos. Barcelona, Ediciones O m e g a , 1960

515 p .

2 1 . S E G A L E N , P . Le fer dans les sols. Paris, O R S T O N , 1964. 150p.

Referências

Documentos relacionados

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e