• Nenhum resultado encontrado

Influência da fonte de antigeno e dos fatores alérgicos no teste intradérmico da esquistossomose mansônica.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Influência da fonte de antigeno e dos fatores alérgicos no teste intradérmico da esquistossomose mansônica."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

INFLUÊNCIA D A FONTE DO ANTÍG ENO E D O S FATORES ALÉR­

G IC O S N O TESTE INTRADÉRMICO DA

E SQ U IST O SSO M O SE M A N SÔ N IC A

A d ria n a B ezerra de C arv a lh o *, M aria T h erez a A lm eid a ** e A ggeu M a g a lh ã e s F ilh o

73 í c e t e n t a e t r è s : p a c i e n t e s e s q u i s t o s s c m ó t i c o s e 29 t v i n t e e n e v e ) i n d i v í ­ d u o s n ã o - p a r a s i t a d o s f o r a m t e s t a d o s p e i o t e s t e i n t r a d é r m i c o p a r a e s q u i s t o s s o ­ m o s e m a n s ô n i o a u t i l i z a n d o - s e a n t í g e n o d e v e r m e s a d u l t o s S. m a n se n i o b t i d o s p e r f i l t r a ç ã o s a n g u í n e a h u m a n a . G t e s t e f o i c o m p a r a d o c o m o a n t í g e n o c l á s ­ s i c o o b t i d o d e v e r m e s d o c a m u n d o n g o , o b s e r v a n d o - s e a i n t e r f e r ê n c i a d e m a n i ­ f e s t a ç õ e s a l é r g i c a s .

IN TRO DUÇÃO

S m ith e r s e T erry (1 2 ), em 1968, d e ­ m o n str a r a m que v erm es a d u lto s de S . m a n s o n i tr a n sfe r id o s de u m h o sp ed eiro

p ara outro, im u n iza d o co n tr a o p rim eiro, era m d e str u id e s. C o n se q ü e n te m e n te , fico u co m p rov a d a a in co rp o ra çã o de a n tíg e n o s do h o sp ed eiro à su p e r fíc ie do p a r a sito , f e ­ n ô m e n o e ste d e n o m in a d o por vá rio s a u to ­ res de p r e m u n iç ã o cu im u n id a d e c o n c o m i­ ta n te < 1, 8, 12, 13) .

U su a lm e n te , o a n tíg e n o p ara o a u x ílio de d ia g n ó stic o n a e sq u isto sso m o se m a n sô -n ic a é p r ep a ra d o com v erm es a d u lto s o b ­ tid o s por p e r fu sã o de c a m u n d o n g o s e x p e ­ r im e n ta lm e n te in fe c ta d o s (5) . A ssim s e n ­ do, os v erm es d e se n v o lv id o s em c a m u n d o n ­ gos n a tu r a lm e n te in co rp o ra m os a n tíg e n o s de h isto c o m p a tib ilid a d e do h o sp ed eiro , o ca m u n d o n g o , os q u ais d evem in flu e n c ia r

n a r e sp o n siv id a d e q u a n d o in je ta d o s na p ele h u m a n a .

In d iv íd u o s p o rta d o res de m a n ife sta ç õ e s a lé r g ic a s p o d eria m ta m b é m rea g ir com um a lto ín d ic e de fa ls a p o sitiv itia d e ao te ste in tr a d é r m ic o (ID T ), co n fo r m e s a lie n ta D a v is (2) .

C aso ta is fe n ô m e n o s o corram , os a n t í­ g en o s p a ra ID T p rep a ra d os pela p rim eira vez a p a rtir de v erm es ob tid os no h o s p e ­ d eiro h u m a n o d evem o ferec er resu lta d o s m a is v erd a d eiro s.

F in a lm e n te , in d iv íd u o s de gru p os s a n ­ g u ín e o s ABO in c o m p a tív e is com o doad or dos v erm es d e v e m rea g ir ta m b é m co n tra os a n tíg e n o s dc h isto c o m p a tib ilid a d e , com o refere R o se n fie ld (9) .

E sta in v e s tig a ç ã o tem por fin a lid a d e a v a lia r a té que p o n to os a n tíg e n o s de h is ­ to c o m p a tib ilid a d e (a n tíg e n o s do h o sp e d e i­ ro in co rp o ra d o s a o v erm e) e os fa to r e s a lé r g ic o s in te r fe r e m n o s re su lta d o s do ID T.

Trabalho realizado no XV Dept/1 de Anatomia e Fisiologia Patológicas da Faculdade cte Medicina da

Universidade Federal de Pernambuco.

* Médica estagiária do Departamento de Anatomia e Fisiologia Patológica da Fac, de Medicina, da Univ.

Federal de Pernambuco.

** Médica estagiária do Departamento de Anatomia e Fisiologia Patológica da Fac. de Medicina da Univ.

Federal de Pernambuco.

*** Prof. Adjunto do IV Departamento de Anatomia e Fisiologia Patológica do Hospital das Clinicas üe

Universidade Federal de Pernambuco.

(2)

186

R sv. Soc. B ras. M ed. T roo.

Vol. VI — N? 4

M ATERIAL E M ÉTODOS

M a t e r i a l

A n tíg e n o sa lin o p a ra ID T n a e sq u isto s­ so m o se m a n sô n ic a de v erm es a d u lto s S . m a n s o n i , c o lh id o s por filtr a ç ã o s a n g u ín e a

h u m a n a e p rep a ra d o n o la b o ra tó rio de Im u n o p a to lo g ia do D e p a r ta m e n to de A n a ­ to m ia e F isio lo g ia P a to ló g ic a s do H o sp ita l d as C lin ic a s da U n iv e r sid a d e F e d e r a l de P ern a m b u co ( F .M .U .F .P e .) — S e rv iço do P ro í. R . de B a rr o s C o elh o .

A n tíg e n o sa lin o p ara ID T n a e sq u isto s­ so m o se m a n sô n ic a do I n s titu to d e c i ê n ­ c ia s B io ló g ic a s da U n iv ersid a d e F ed e ra l de M in a s G era is — S erv iço do P ro f. P e lle -grin o , de v erm es a d u lto s ob tid os por p e r-fu sã o de c a m u n d o n g o s in fe c ta d o s e x p e r i­ m e n ta lm e n te .

A n tiso ro s p ara d e te r m in a ç ã o de grup o sa n g u ín e o fa b r ica d o s p e lo L a b o ra tório J o h n so n & J o h n so n .

S e r in g a s tip o tu b e r c u lin a e a g u lh a s 1 0 x 4 m m .

73 (s e te n ta e três) p a c ie n te s a d u lto s, se le c io n a d o s n a s 1^ C lín ic a M éd ica, 2?- C lí­ n ic a M éd ica e n a D isc ip lin a de D o e n ç a s I n fe c c io s a s e P a r a sitá r ia s do H o sp ita l das C lín ic a s (H C) da F .M .U .F .P e ., e lim in a n ­ do o v os v iá v e is de S . m a n s o n i , e liv re s de

o u tras p a r a sito se s, o b se r v a n d o -se os ca so s em que e x istia m r e fe r ê n c ia s de m a n ife s ­ ta ç õ e s a lé r g ic a s (a sm a b rôn q u ica, u r tic á -ria, r in ite v a so m o to r a e d e r m a tite e sq u is-to sso m ó tic a ) .

29 (v in te e n o v e) in d iv íd u o s a d u ltos, n ã o p a r a sita d o s (7 ), n o s q u ais ta m b é m eram co lh id o s os d ad os a lé r g ic o s.

M é t c d o s

O s v erm es h u m a n o s de S. m a n s o n i f o ­

ra m c o lh id o s de p a c ie n te s e sq u isto sso m ó -tic o s n a 2? C lín ic a do H .C . da F.M .U .F .P e. A pós e sp le n e c to m ia , com d e slo c a m e n to p rév io dos v erm es p e lo G lu c o n a to de sódio e A n tim o n ilo (T r io stib ), n a d ose de 15-17 m g /k g . de p e so foi m a n tid a a filtr a ç ã o s a n ­ g u ín e a a tr a v é s d a v eia e sp lé n ic a , em c ir ­ c u la çã o e x tra co rp ó rea d u r a n te 55 m in u to s. Os p a r a sito s fo ra m im e d ia ta m e n te e n v ia ­ d os ao n o sso lab o ra tó rio, la v a d o s por 3 v e ­ zes em so lu çã o fisio ló g ic a , em se g u id a c o n ­ g e la d o s e lio filiz a d o s. D a í por d ia n te o b e ­ d e c e u -se r ig o r o sa m e n te a té c n ic a u tiliz a d a

por K a g a n e P e lle g r in o (5) n a p r ep a ra çã o do a n tíg e n o p r o c e d e n te de B e lo H orizo n te. U m a vez a ju sta d o o co n te ú d o de n itr o ­ g ê n io p r o té ic o p ara 30-40 a g /m l de N2

(m éto d o de m ic r o -K j e ld a h l), co m o rec o ­ m en d a m K a g a n e G o o d ch ild (4 ), os te s te s fo ra m rea liza d o s d a s e g u in te m a n e ir a : 0.05 m l de ca d a a n tíg e n o era m in je ta d o s, in -tr a d e r m ic a m e n te , a o m e sm o tem p o (p or 2 o b s e r v a d o r e s), em p o n to s sep a ra d o s n a s c c s ta s (m e ta d e su p erio r) dos in d iv íd u o s, em á rea de p ele sem tr a ta m e n to p r év io . N a m e sm a o ca siã o , em á rea se p a r a d a 0,05 m l de soro fisio ló g ic o era in je ta d o co m a m esm a té c n ic a , o b te n d o -se um a p á p u la que v a rio u de 0,4 a 0,9 cm - (m éd ia de 0,5 cm -) de aco rd o com a p a d ro n iza çã o da O M S (5) .

A le itu r a dos r e su lta d o s, 15 m in u to s a p ó s a in je ç ã o in tr a d é r m ic a dos dois a n tí-g en o s, foi m e n su r a d a c a lc u la n d o -se a á rea da p á p u la em c m 2 (r e su lta d o s p o sitiv o s a cim a d e 1,2 c m 2, d u v id o so s en tre 1,0 e 1,1 cm-' e n e g a tiv o s m e n o r e s que 0,9 cm -) . A fim de v e r ific a r se a d ife r e n ç a d a s á rea s era sig n ific a tiv a , foi fe ito o te s te “t ” de S tu d e n t.

R ESU LT A D O S

N a ta b e la 1, os 73 (s e te n ta e tr ê s) p a ­ c ie n te s e sq u isto ssc m ó tic o s fo r n e c e r a m u m a m é d ia de m e n su r a ç ã o n a s á rea s d a s p á -p u la s m u ito m a io r com a n tíg e n o de v erm es de ca m u n d o n g o , do que com o de v erm es h u m a n o s . O b te v e -se u m p e r c e n tu a l de p o sitiv id a d e de 100% p a ra o p rim eiro e de 90 % p ara o s e g u n d o . D o s 29 (v in te e n o v e) in d iv íd u o s u sa d o s com o c o n tr o le d a p a r a -sito se, o b se r v o u -se da m e sm a m a n e ir a um a m a io r m éd ia n a s á rea s o b tid a s com a n t í­ g e n o de v erm es de c a m u n d o n g o , a p r e se n ­ ta n d o p orém um p e r c e n tu a l de fa lsa p o si­ tiv id a d e de 52% p ara o a n tíg e n o de v e r ­ m es de c a m u n d o n g o e de 27% p ara o a n t í­ g e n o de v erm es h u m a n o s. E m r e la çã o às d ife r e n ç a s e n tr e a s á r e a s o b tid a s com o uso dos d ois a n tíg e n o s estu d a d o s n o s p a ­ c ie n te s esq u isto sso m ó tic o s, e sta s fo ra m s ig -n ific a -n t e s e o “p ” m e-n o r que 0,001.

(3)

Julho-A g-osto, 1972

R ev. S ee. B ras. M ed. Trop.

187

TABELA I

E ST U D O COM PARATIVO DO ID T U S A N D O -SE AgC * E AgH

R ESU LT A D O S

N ú m ero de in d iv íd u o s ...

M éd ia das á rea s do c o n tro le com soro f is io ­ ló g ico log o a p ó s a in je ç ã o (e m 2) ...

M éd ia das á r e a s com AgC (c m 2) ...

M éd ia d a s á rea s com A gH (c m 2) ...

% de p o sitiv id a d e com AgC ...

% de p o sitiv id a d e cc m AgH ...

G rup o de p a c ie n te s

* AgC — A n tíg e n o de v erm es d.o c a m u n d o n g o ** A gH — A n tíg e n o d e v erm es h u m a n o s

TABELA II

73

0,5

2,745

1,672

100

90

G rupo s /p a r a s ito s e (co n tro le )

29

0,5

1,665

0,812

52

27

VALOR DAS M A N IFESTAÇÕ ES ALÉRG ICAS

R ESU LT A D O S

N ° de in d iv . Ivlédia d as M éd ia das D ife r e n ç a te sta d o s á rea s co m á rea s com de m éd ia s

AgC (c m 2) AgH (c m 2 ) p /o s dois A gs. (c m 2)

P a c ie n te s sem r e fe r ê n c ia s a m a n ife s ta ­ çõ es a lé r g ic a s ...

In d iv íd u o s se m p a r a sito se e sem r e fe ­ rê n c ia s a m a n ife s ta ç õ e s a lé r g ic a s (c o n tr o le ) ...

P a c ie n te s co m r e fe r ê n c ia s a m a n ife s ta ­ çõ es a lé r g ic a s ...

In d iv íd u o s sem p a r a sito se s e com r e fe ­ r ê n c ia s a m a n ife s ta ç õ e s a lé r g ic a s ..

39

34

20

2,656

0,633

3,458

2.156

1,521

0,577

1,552

0,917

1,135

0,058

1,906

(4)

188

R ev. Soc. B ras. M ed. Trop.

V ol. VI — N'C 4

N estes, o a n tíg e n o de v erm es do c a m u n ­ d o n g o ta m b é m se a p r e se n to u co m m aior g ra u de r e a tiv id a d e .

D o grup o c o n tro le da p a r a sito se e sem m a n ife s ta ç õ e s a lé r g ic a s, em n ú m ero de 9 (n o v e ) , resu lto u u m a m éd ia das á rea s q u a ­ se ig u a l p a ra os dois a n tíg e n o s.

N os 34 (tr in ta e q u a tro ) e sq u isto sso m ó -tico s com m a n ife s ta ç õ e s a lé r g ic a s a p r e se n ­ to u -se um r e su lta d o a n á lo g o ao g e r a lm e n ­ te o b serv a d o .

P o rém n o grup o n ã o p a r a sita d o e com ta is r e fe r ê n c ia s de a le rg ia , em n ú m ero de 20 (v in te ) , h o u v e co m o m é d ia u m a in te r ­ p r e ta ç ã o fa lsa m e n te p o sitiv a p ara o a n t í­ g e n o de v erm es do c a m u n d o n g o e n e g a tiv a no ca so do a n tíg e n o de v erm es h u m a n o s.

N e ste gru p o e stu d a d o p e la ta b e la 2 foi e n c o n tr a d o u m v alor s ig n ific a n te p a ra um “p ” m e n o r que 0,01, (“t ” = 2,242) .

A n a lisa n d o -se a d ife r e n ç a e n tr e as m é ­ d ia s d as á r e a s p a p u lo sa s n o s p a c ie n te s n ã o a lé rg ico s e a lé r g ic o s com os 2 a n tíg e n o s, o b se r v a -se 1,135 c m 2 p a ra os p r im eiro s e 1,906 c m 2 n o s seg u n d o s.

N a ta b e la 3, on d e u m gru p o de 10 (dez) p a c ie n te s esq u isto sso m ó tic o s ABO in c o m ­ p a tív e is fo ra m te sta d o s, a m éd ia d as áreas com o a n tíg e n o de v erm es h u m a n o s foi de 1,620 c m 2. C o m p a r a n d o -se este dad o com o grup o de 10 (dez) p a c ie n te s ABO c o m ­ p a tív eis, o b se r v a -se u m a se n sív e l d im in u i­ ç ã o da m éd ia d as á rea s m e n su r a d a s para 1,132, com u m a d ife r e n ç a de 0,488, um “t ” = 2,435, s ig n ific a n te p ara um "p’’ m e ­ nor que 0,01.

C O M ENTÁRIO S E CONCLUSÕES

Os d ad os do ID T fo r n e c id o s n a s ta b e ­ la s 1 e 2 a p r e se n ta m u m a in te n sid a d e m e ­ nor de p o sitiv id a d e , em m éd ia d a s á rea s m e n su r a d a s p ara o a n tíg e n o de v erm es o riu n d o s do m esm o h o sp ed eiro , n o to ta l dos in d iv íd u o s te sta d o s e e sp e c ia lm e n te n o s e sq u isto sso m ó tic o s. D o m esm o m od o, os fe n ô m e n o s a lé rg ico s in te r fe r e m n a in t e n ­ sid a d e da r e sp o sta aos d o is a n tíg e n o s .

E ste s fa to s v êm le v a n ta r um a sp ecto n o v o n a in te r p r e ta ç ã o ep id e m io ló g ic a do te s te (6, 7, 13) .

Q u an d o u m a g ra n d e a m o str a de p o p u ­ la ç ã o é a n a lisa d a p elo ID T p ara a v a lia ­ çã o de á r e a s e n d ê m ic a s, u m a p a r c e la de in d iv íd u o s fo r n e c e re su lta d o s p o sitiv o s p a ra esq u isto sso m o se m a n sô n ic a com á rea s p a p u lo sa s m u ito p r ó x im a s à m a rg em m í­ n im a de p o sitiv id a d e (1,2 cm -) (6, 7) .

C o n fo rm e a c a b a m o s de ob servar, os f e ­ n ô m e n o s de h isto c o m p a tib ilid a d e d e c o r r e n ­ te s à e u m a d istâ n c ia filo g e n é tic a , p o d e ­ ria m ser os r e sp o n sá v e is p elo a cr é sc im o da in te n sid a d e n o ID T n o s in d iv íd u o s n ã o p a ­ ra sita d o s e e x a ta m e n te n a d ose n e c e ssá r ia p ara u m a fa lsa p o sitiv id a d e .

É in te r e ssa n te n o ta r ta m b é m o c o m ­ p o r ta m e n to n o qu.e diz r e sp eito aos fa to r e s a lé rg ico s n os in d iv íd u o s n ã o p a r a sita d o s. Sobre e ste a sp e c to , o a n tíg e n o de v erm es do c a m u n d o n g o lev a a p o ssib ilid a d e de u m a fa lsa p o sitiv id a d e, o que n ã o é o b ­ serv a d o n o s m e sm c s in d iv íd u o s com o a n ­ tíg e n o de fo n te h o m ó lo g a .

t

AB

àl

LA

Ili

RESULTADOS OBTIDOS COM O ESTUDO SUMÁRIO

DA HISTOCOMPATIBILIDADE (IDT)

RESULTADOS

N*? de in d iv . testarlos M éd ia das á rea s com das m éd ia sD ife r e n ç a

A gH (c m 2) (c m 2)

G rupo de p a c ie n te s

ABO

in c o m p a tív e is . 10 1,620

0,488

(5)

J u lh o -A g o sto , 1972

R ev. Soc. B ra s. M ed. Trop.

189

S a b e n d o -se que a a n a fila x ía c u tâ n e a a tiv a n o h o m e m é m e d ia d a por a n tico rp o s r e a g ín ic o s c ito fílic o s e h o m o c ito tr ó p ic o s, p e r te n c e n te s a c la sse IgE d as im u n o g lo b u -lin a s (2, 3, 1 4 ), te n ta r e m o s fo r n e c e r a l­ gu m su b síd io sobre os d ife r e n te s m e c a n is ­

m os n o s dois a n tíg e n o s estu d a d o s.

N os p a c ie n te s e sq u isto sso m ó tlc o s sem r e fe r ê n c ia s a m a n ife s ta ç õ e s a lé r g ic a s (14) os a n tic o r p o s r e a g ín ic o s a tu a r ia m co n tr a a s fr a ç õ e s a n tig ê n ic a s do S. m a n s o n i e

c o n tr a a s fr a ç õ e s a n tig ê n ic a s do c a m u n ­ d o n g o in c o r p o r a d a s ao p a r a sita , q u a n d o se u tiliza o a n tíg e n o de v erm es ob tid os d este a n im a l (9) . No c a so dos m e sm o s p a c ie n ­ tes fr e n te a o a n tíg e n o de v erm es h u m a n o s e lim in a - s e o c o m p o n e n te h e te r ó lo g o do c a m u n d o n g o .

N os p a c ie n te s a lé rg ico s o m e c a n ism o to r n a -se ex a c e r b a d o p ela a to p ia , u m a vez

que a lg u n s in d iv íd u o s a p r e se n ta m um m a io r n ív e l sérico úe a n tic o r p o s r e a g ín i­ cos (3) . P a ra u m a m e lh o r v a lo r iz a ç ã o da a le rg ia , fo i v e r ific a d a u m a fa ls a p o sitiv i-dad e a o ID T em in d iv íd u o s n ã o p a r a s ita ­ dos co m ta is r e fe r ê n c ia s, ou se ja , p o s s u in ­ do a n tic o r p o s r e a g ín ic o s a c im a do “n ív e l c r ític o ” c h a m a d o por D a v is (2 ), ao e m p r e ­ g a r -s e o a n tíg e n o de v erm es do c a m u n ­ d o n g o .

Os d a d o s a p re cia d o s q u a n to à h is to -c o m p a tib ilid a d e ABO su g ere m a e x istê n -c ia de im u n id a d e c o n c o m ita n te n o h o sp e d e ir o h u m a n o (1, 11, 12) .

O m e c a n ism o a tr a v é s do qu al isto in ­ te r fe r e n a in te n s id a d e d o ID T em p a c ie n ­ tes e sq u isto sso m ó tic o s a in d a p e r m a n e c e a té o m o m e n to obscuro.

S U M M A R Y

I t h a s b e e n d e m o n s t r a t e d b y S m i t h e r s & T e r r y ( 8 / t h a t a d u l t w o r m s a r e d e s t r o y ­ e d w h e n t h e y a r e t r a n s f e r r e d t o a n o t h e r h o s t p r e v i o u s l y i m m u n i z e d b y t h e f i r s t o n e .

4 s i s w e l l k n o w n , t h e s c h i s t o r o m a a n t i g e n u s e d i n t h e s c h i s t o s o m i a s i s i n t r a d e r m a l t e s t is u s u a l l y p r e p a r e d f r o m w o r m s o b t a i n e d w i t h e x p e r i m e n t a l l y i n i e c t e d m i c e .

T h i s f a c t r a i s e d a n i m p o r t a n t q u e s t i o n i n o u r m i n d : C o u l d t h e a n t i g e n p r e p a r e d f r o m m i c e w o r m s b r i n g w i t h i t s o m e o f t h e h o s t a n t i g e n s ?

I f t h i s i s s c , t h e h o s t a n t i g e n s c o n t a m i n a t e t h e S. m a n s c n i a n t i g e n a n d w o u l d i n t e r f e r e w i t h t h e s p e c i f i c i t y o f t h e t e s t .

S h i s t o s o m a a n t i g e n s f r o m w o r m s r e m o v e d b y p o r t a l b l e e d p e r f u s i o n d u r i n g s p l e ­ n e c t o m y o f h u m a n p a t i e n t s, w e r e p r e p a r e d a n d t e s t e d s i d e b y s i d e , u s i n g t h e w e l l -k n o w n a n t i g e n p r e p a r e d f r o m m i c e i n B r a z i l b y P e l l e g r i n o .

73 p a t i e n t s w i t h o u t a n y o t h e r p a r a s i t o s i s i c e r e t e s t e d u s i n g b o t h k i n d s o f a n t i g e n a t t h e s a m e t i m e , a n d 29 i n d i v i d u a l s w i t h o u t t h e p a r a & i t o i i s w e r e u s e d f o r c o n t r o l .

F r o m t a b l e l , to e c a n s e e t h a t t h e a n t i g e n g a v e . a. l a r g e <Jze p a p u l e w i t h 1 0 0 % p o ­ s i t i v e , c o m p a r e d w i t h t h e s m a l l e r h u m a n a n t i g e n , b u t s h o w e d a p e r c e n t a g e o f 52*?, f a l s e p o s i t i v e . I n t h e p a t i e n t s t e s t e d w i t h a n t i g e n f r o m h u m a n S.

m

ansoni

w o r m ? th a

p o s i t i v i t y i c a s 9Qc:< a n d t h e f a l s e c a s e s d r o p p e d t o 2 7 % . L o o k i n g a t t a b l e 2, i r e l a t i o n ­ s h i p t o t h e a l l e r g i c f a c t o r s ) o n e c a n s e e t h a t m i z e a n t i g e n g a v e m e r e p o s i t i v e r e ­ s u l t s i n 39 p a t i e n t s w i t h o u t a n a l l e r g i c b a c k g r o u n d . O n t h e o t h e r h a n d i n the . c o n ­ t r o l g r o u p w i t h o u t s c h i s t o s o m i a s i s a n d w i t h a l l e r g i c m a n i f e s t a t i o n t h e a v e r a g e t i z e o f t h e p a p u l e s w a s p o s i t i v e f o r t h e m i c e S. m a n s c n i a n t i g e n a n d ' n e g a t i v e f o r t h e h u ­ m a n S. m a n so n i a n t i g e n .

I n c o n c l u s i o n , i t h a s b e e n d e m o n s t r a t e d t h a t a v e r a g e s i z e o f t h e p a p u l e s o f b o t h a n t i g e n w e r e s m a l l e r w h e n t h e a n t i g e n f r o m w o r m s o f t h e h u m a n h o s t w a s u s e d . A t s a m e t i m e , t h e a l l e r g i c ' p a t i e n t s c o n d i t i o n g a v e p a p u l e b i g g e r t h a n t h e n o n a l l e r g i c p a ­ t i e n t s .

(6)

190

R ev. Soc. B ras. M ed. Trop.

Vol. VI — N? 4

R EFE R ÊN C IA S B IB L IO G R Á FIC A S

1. CAPRO N, S. e t a lii — Les a n tig ê n e s de S c h i s t o s o m a m a n s o n i , II — É tud e

im u n c c le c tr o p h o r c tiq u e co m p a ré e de d iv ers sta d e s la r v a ir e s e t des a d u lte s fle d e u x se x e s . A sp ects im u n o lo g iq u es des r e la tio n s h ô te -p a r a s ite de la cer-ca ire e t de l ’a d u lte de S . m a n s o n i . A nn

de l ’I n s titu t P a ste u r 5: 799-810, 1965.

2. D A V IS, B E R N A R D D. et a lli — “H i-p e r se n sib ilid a d ” : In: D a v is, B ern a rd D. e t a lli — T r a ta d o de M icrob iologia, B a r c e lo n a , S a lv a t, 1970, cap . 17, p. 538-583.

3. H U M PH R E Y , S. H. & W H ITE, R . G . — Im m u n o lo g y fo r S tu d e n ts o f M e­ d ic in e 3. ed. O xford a n d E d inb urg, B la ck w e ll S c ie n tific P u b lica tio n s, 1970.

4. K AG AN, IR V IN G & GO ODCH ILD, C.

G. — P o ly sa c h a r id e c o n te n t o f S c h is ­ to so m a sk in w ith c o m p a r iso n s o f re-a tiv ity o f n itr o g e n re-a n d c re-a rb o h y d rre-a te cc n te u d s. A m . J. T rop. M ed. H yg. 12 :

179, 1963.

5. K AG AN, IR V IN G G . & PE L L E G R I­ NO, S . — A c r itic a l rev iew o f im m u ­ n o lo g ic a l m e th o d s for d ia g n o sis of B ilh a r z ia sis, B u ll. W ld. H lth . 2 5 :

611-674, 1961.

6. K AG AN, IR V IN G G . — S ero lo g ic

d ia g n o sis o f S c h isto so m ia sis, B u ll. N . Y A cad Ced. 4 4 : 262-277, 1968.

7. K H ALIL, H . M . — P r e v a le n c e of S h isto so m ia sic in G ezer, S u d a n , as rev e a le d by th e in tr a d e r m a l te st, T ran s. R oy. Soc. T rop. M ed. H y g . 61,

100-103, 1967.

8. M AGALHAES FILH O, A . e t a lii —

E stu d o im u n o ló g ic o do fíg a d o , b aço e g â n g lio lin fá tic o de p a c ie n te s n a fo r ­ m a h e p a to e s p lê n ic a d a e sq u isto sso ­ m o se m a n sô n ic a , u tiliz a n d o a m ic r o s-co p ia de flu o r e s c ê n c ia . R ev Soc. B ras. M ed. T rop., 2, 112-125, 168.

9. R O SEN FIELD , R IC H A R D E . — “E s­ ta d o a c tu a l de a lg u n s p r o b lem a s de lo s gru p os s a n g u ín e o s h u m a n o s ” In: M iesch er, P e te r A . & M uller — e B e rh ard, H a n s J. — T r a ta d o de im u n o -p a to lo g ia . B a r c e lo n a , C ie n tific o M e­ dica, 1971, v. 2, cap. 36, p. 493-511.

10. R U SSE L , PA U L S . e t a lii — “I m u n o -p a to lo g ia c lín ic a del tr a n s-p la n te r e ­ n a l” In: M iesch er, P e te r A. & M uller e B erh a rd , H a n s J . — T r a ta d o de Im u n o p a to lo g ia . B a r c e lo n a , C ie n tifi­ co M éd ica, 1971, v. 2, cap. 62, p. 837-853.

11. SA D U N , E . H . — P a r a sito lo g ic p a ­ th o lo g ic a n d se r o lo g ic r e a c tio n s to

S c h i s t o s o m a m a n s o n i in m o n k e y s e x

-p lo sed to ir r a d ia te d c er ca ria e, A m . J, Trop. M ed. H yg., 1 3 : 548-557, 1964.

12. SM IT H E R S, S . R . & T E R R Y , R . J . — T h e im m u n o lo g y of S c h isto so m ia sis. Adv. P a r a sito l. 7 : 41-93, 1968.

13. P ro c e e d in g s o f th e S e v e n th I n te r n a ­ tio n a l C o n g resses o n T rop ica l M ed i­ cin e a n d M alaria, 2, p. 30-51, 1964.

Referências

Documentos relacionados

Ao considerar a notável melhoria nos resultados do Idepe alcançados pelas escolas de Ensino Médio após a implementação do Programa de Educação Integral,

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Muito embora, no que diz respeito à visão global da evasão do sistema de ensino superior, o reingresso dos evadidos do BACH em graduações, dentro e fora da

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

Não podemos deixar de dizer que o sujeito pode não se importar com a distância do estabelecimento, dependendo do motivo pelo qual ingressa na academia, como

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para