• Nenhum resultado encontrado

Pedagogia da fraternidade ecológica e formação transdisciplinar para um ensino educativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Pedagogia da fraternidade ecológica e formação transdisciplinar para um ensino educativo"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

1

Programa de Pós-Graduação em Educação

Estratégia do Pensamento e Produção do Conhecimento

PEDAGOGIA DA FRATERNIDADE ECOLÓGICA E

FORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR PARA

UM ENSINO EDUCATIVO

SAMIR CRISTINO DE SOUZA

(2)

2

Samir Cristino de Souza

PEDAGOGIA DA FRATERNIDADE ECOLÓGICA E

FORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR PARA

UM ENSINO EDUCATIVO

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Educação.

Orientadora: Profa. Dra. Maria da Conceição Xavier de Almeida.

(3)

3 Divisão de Serviços Técnicos

Catalogação da Publicação na Fonte. UFRN / Biblioteca Setorial do CCSA

Souza, Samir Cristino de.

Pedagogia da fraternidade ecológica e formação transdisciplinar para um ensino educativo / Samir Cristino de Souza. – Natal, RN, 2009.

243 f.

Orientadora: Profa. Dra. Maria da Conceição Xavier de Almeida.

Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-graduação em Educação.

1. Educação – Tese. 2. Formação de professores – Tese. 3. Pedagogia da fraternidade ecológica – Tese. 4. Saberes da tradição – Tese. 5. Complexidade – Tese. 6. Transdisciplinaridade – Tese. I. Almeida, Maria da Conceição Xavier de. II. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. III. Título.

(4)

4

Samir Cristino de Souza

Pedagogia da Fraternidade Ecológica e

Formação Transdisciplinar para um Ensino Educativo

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Educação.

Aprovado em 22 de setembro de 2009.

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________________________________ Profa. Dra. MARIA DA CONCEIÇÃO XAVIER DE ALMEIDA

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientadora

_____________________________________________________________________ Profa. Dra. LÚCIA HELENA VITALLI RANGEL

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 1º Avaliador externo

_____________________________________________________________________ Profa. Dra. JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA

Universidade Estadual do Rio Grande do Norte 2º Avaliador externo

_____________________________________________________________________ Prof. Dr. FRANCISCO DE ASSIS PEREIRA

Universidade Federal do Rio Grande do Norte 1º Avaliador interno

_____________________________________________________________________ Profa. Dra. WANI FERNANDES PEREIRA

Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2º Avaliador interno

_____________________________________________________________________ Prof. Dr. VALDENILDO PEDRO DA SILVA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Suplente externo

_____________________________________________________________________ Profa. Dra. ANA LÚCIA ASSUNÇÃO ARAGÃO

(5)

5

Dedico a

(6)

6

AGRADECIMENTOS

O agradecimento é sempre uma atitude de amor fraterno e reconhecimento pelo que foi feito ao outro e o desejo de nunca esquecer o amor doado. Assim, agradeço a Ceiça Almeida pela aposta, desafio e amor com que aceitou me orientar. Sua força, ousadia e obstinação em promover uma ciência mais aberta, sensível e que dialoga com o mundo é parte do que define sua intelectualidade. Agradeço, principalmente pela relação mantida no tempo da orientação, que me proporcionou conviver e partilhar momentos de tristeza, angústia e felicidade intensa durante esses anos. A sua delicadeza, competência, disposição para viver intensamente cada orientação, com amor, poesia e sabedoria, foram o alimento da minha alma nesse percurso.

À querida Wani Fernandes Pereira, que me acompanhou e me contagiou com seu sorriso e alegria constantes. Nos momentos de angústia, olhar para Wani e ver sua dedicação, alegria, solidariedade e afeto foram estímulos importantes para a minha trajetória.

A Francisco Lucas da Silva (Chico Lucas), pelo exemplo de sabedoria, amor e cuidado com a Natureza e pela disponibilidade afetuosa e fraterna em partilhar seus conhecimentos e saberes. À dona Maria e todos da família, pelo imenso afeto, alegria com que me trataram em todas as minhas visitas à Lagoa do Piató.

À minha querida amiga e irmã Silmara Lídia Marton, pela sua sabedoria, simplicidade, alegria, gentileza e amor fraterno na nossa convivência. A sua sensibilidade, o seu jeito meigo e delicado foi sempre inspiração no momento da escrita desta tese.

A Josineide Silveira de Oliveira, pelos momentos de partilha de conhecimentos, afetos e conselhos.

A todos os meus amigos-irmãos do GRECOM: Carlos Alberto Pereira Silva (Cacá), Anailton Guimarães Salgado (Nil), Valmir Henrique de Araújo, José Carlos da Silva Simplício, Analwik, Hostina Maria Ferreira do Nascimento, Paula Vanina, Louize Gabriela Silva de Souza, Williane de Sena Barbosa, Venâncio, Francisco das Chagas Silva Souza, pelos intensos momentos que vivenciamos de amor poesia e sabedoria.

A Renato Pereira de Figueiredo (Renatão), meu grande irmão com quem partilhei grandes momentos de brincadeiras, conhecimentos e experiências de vida.

(7)

7 orientadora, que ele sempre ganhava. Tenho minhas dúvidas!

A todos os amigos que compreenderam a minha ausência durante esse tempo.

Aos meus queridos alunos pesquisadores do GETC, pela ausência e paciência que tiveram comigo durante esse tempo e por terem assumido os trabalhos e atividades do grupo com muita dedicação e amor.

A todos os professores que compõem a banca de doutorado, pela disponibilidade em aceitar o convite.

Ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), seus professores e funcionários, pelo empenho e dedicação no desenvolvimento da pesquisa em educação.

Ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), pelo apoio dado durante esse período. Principalmente ao professor Tércio Luiz Gonzaga Freire e a professora Adriana Cláudia Câmara da Silva, pela amizade e compreensão durante esse tempo do doutorado.

Ao Professor José Yvan Pereira Leite e Jerônimo Pereira dos Santos, pelo apoio e compreensão nas minhas ausências.

O meu agradecimento especial é para os meus pais razão primeira da minha vida.

À minha mãe Maria Vicência da Conceição, que sempre me nutre de amor em todos os momentos da minha vida.

Ao meu pai Francisco Feitosa de Souza (em memória) que, na sua dureza, fragilidade e amor conduziu com obstinação a meus irmãos e a mim pelos caminhos da educação.

Ao meu filho Francesco Vitor Avelino de Souza, o maior presente que Deus me deu e que me ensina todos os dias a amar a vida.

À minha esposa e companheira de todas as horas Maria Verônica Avelino, pelo seu amor, paciência, cuidado e dedicação durante esses anos e por ter me dado o maior presente que um homem pode ter na vida.

À minha querida sobrinha Adriana, pela preocupação, incentivo e ajuda durante essa caminhada.

Aos meus irmãos, pelo apoio incondicional durante esse caminho que trilhei.

(8)

8

RESUMO

A separação entre as duas culturas (SNOW, 1995) fragmentou a compreensão do mundo, influenciou a educação em todos os níveis e tornou os seres humanos fragmentados em sua forma de pensar e produzir conhecimento. O acúmulo de conhecimento herdado desde o nascimento das ciências modernas no século XVII, não tem sido suficiente para enfrentar os novos desafios do mundo atual (MORIN, 2000; 2001; 2002a). É momento de buscar uma nova compreensão do mundo e referenciais para compreender os grandes acontecimentos e problemas que enfrentamos desde o início do que denominamos de Idade Moderna. A “Pedagogia da Fraternidade Ecológica” é aqui defendida e construída a partir de um novo referencial cosmológico, fundamentado na Grande Narrativa do Universo, e inspirada no modo de vida fraterna, no amor, na poesia e na sabedoria de São Francisco de Assis (Itália, séc. XII-XIII) e da vivência dos saberes tradicionais e da “lógica do sensível” (Lévi-Strauss) de Francisco Lucas da Silva, morador da comunidade de Areia Branca, às margens da Lagoa do Piató, no município de Assu no Rio Grande do Norte. Uma epistemologia fundada a partir da Grande Narrativa do Universo resgatará a relação fraterna entre homem e natureza. A partir desses referenciais e inspiração apontados, elaboro uma proposta de formação para os educadores: “Formação Transdisciplinar para o Ensino Educativo”, na qual desenvolvo o que denomino “Arquitetura Transdisciplinar de Saberes para o Ensino Educativo”, fundada nos princípios da complexidade e da transdisciplinaridade. Compreendemos que descobriremos o nosso papel mais amplo integrando o homem à história do universo, pois o bem-estar da Terra e o bem-estar do ser humano na comunidade terrestre pode ser o ponto que unificará a educação do futuro.

(9)

9 La séparation entre les deux cultures (Snow, 1995) a battu la compréhension du monde, a influencé l'éducation à tous les niveaux et a fragmenté les êtres humains dans leur façon de penser et de produire des connaissances. L'accumulation des connaissances héritées dès la naissance de la science moderne au XVIIe siècle, n'a pas été suffisantes pour relever les nouveaux défis du monde contemporain (Morin, 2000, 2001, 2002a). Maintenant c’est le temps de chercher une nouvelle compréhension du monde et des nouveaux façon de comprendre et résoudre les événements et problèmes de l'âge moderne. La Pédagogie de la fraternité écologique "est défendue et construite à partir d'un point de référence cosmologique nouvelle, basée sur le grand récit de l'univers, et inspirés par la vie fraternelle, l'amour, la poésie et la sagesse de saint François d'Assise (Italie , sec. XII-XIII) et l'expérience des connaissances traditionnelles et la «logique du sensible» (Lévi-Strauss) de Francisco da Silva Lucas, un résident de la communauté de Areia Branca, sur les rives du lac Piató dans la ville de Assu, Rio Grande do Norte. Une épistémologie fondée sur le grand récit de l'Univers rachetera des relations fraternelles entre l'homme et la nature. À partir de ces références j’ai elaboré une nouvelle formation pour les éducateurs, «formation interdisciplinaire pour enseigner de l'éducation», dans lequel je développe ce que j'appelle «Architecture transdisciplinaire de savoir pour la formation des enseignants, fondé sur les principes de la complexité et de la transdisciplinarité. Nous comprenons que notre rôle est plus large intégrant l'homme dans l'histoire de l'univers, car le bien de la terre et le bien-être de la communauté humaine sur terre peut bien-être le point que rejoindra l'enseignement de l'avenir.

(10)

10

ABSTRACT

The separation between the two cultures (SNOW, 1995) has fragmented the understanding of the world, it has influenced education in all levels and it has fragmented human beings in their way of thinking and producing knowledge. The accumulation of knowledge inherited since the beginnings of the Modern Sciences, in the 17th century, has not been enough to face the new challenges

of the world today (MORIN, 2000; 2001; 2002a). It is the moment to search for a new understanding of the world and for references in order to understand the major happenings and problems we face since the beginning of what we call the Modern Age: The “Pedagogy of the Ecologic Fraternity” defended and constructed from a new cosmological referential based on the Great Narrative of the Universe, and inspired in the fraternal way of life, in love, in poetry, in the wisdom of São Francisco de Assis (Italy, 12th-13th century) and in the experience of the traditional wisdom and the “logic of the sensible” (Lévi-Strauss) of Francisco Lucas de Silva, resident of the community of Areia Branca, in the banks of the Piató Pond in the borough of Assu, in Rio Grande do Norte. An epistemology founded on the Great Narrative of the Universe will recover the fraternal relation between Men and Nature. Based on these referentials and on above inspirations I put forward a proposition for educators: “A Transdisciplinary Training for Educative Teaching”, where I develop what I call a “Transdisciplinary Architecture of Knowledge for the Educative Teaching”, founded on the principles of Complexity and Transdisciplinarity. We believe we will find our broader role relating Men to the History of the Universe, because both human beings and Earth’s well being may be the link which shall unify the education of the future.

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Este trabalho tem como objetivo geral avaliar a quantidade de água pluvial que pode ser aproveitada após infiltrar em um pavimento permeável de concreto

A Rede de Sistemas Agroflorestais Agroecológicos do Sul (Rede SAFAS) surge das necessidades de: (i) integrar as experiências e conhecimentos dos diversos grupos

Esta pesquisa está inserida no campo da história da educação matemática e tem como objetivo analisar as prescrições metodológicas no manual Ver, Sentir, e Descobrir a

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

Como já foi dito neste trabalho, a Lei de Improbidade Administrativa passa por uma releitura doutrinária e jurisprudencial, visando delimitar de forma precisa os tipos ímprobos,