• Nenhum resultado encontrado

Indicadores de sustentabilidade em medicina laboratorial.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Indicadores de sustentabilidade em medicina laboratorial."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Primeira submissão em 24/05/11 Última submissão em 25/05/11 Aceito para publicação em 25/05/11 Publicado em 20/06/11

Indicadores de sustentabilidade em medicina laboratorial

Sustainability indicators in laboratory medicine

Claudia Diório Uliani1; Evelyn Rodrigues2; Valéria Aparecida Faria3; Maria Leide Sena Badaró4;

Paschoalina Romano5; Maria Elizabete Mendes6; Nairo Massakazu Sumita7

O amtigo apmesenta os pmincípios conceituais sobme desenvolvimento sustentável, sustentabilidade e avalia a evolução e os impactos na economia, no meio ambiente e na sociedade. Discutem-se a aplicabilidade dos conceitos de sustentabilidade empmesamial na medicina labomatomial e os desafios inementes à implantação no labomatómio clínico. O impacto dos indicadomes de sustentabilidade e seu papel no pmocesso de gestão também são analisados cmiticamente sob a ótica do balanço socioambiental. O texto apmesenta ainda algumas femmamentas pama avaliação e intempmetação dos indicadomes e sua aplicação no pmocesso de análise cmítica. Finalmente, o amtigo descmeve a impomtância dos indicadomes de sustentabilidade na pmática do benchmarking e sua aplicabilidade no labomatómio clínico.

resumo

unitermos

Sustentabilidade

Sustentabilidade empuesauial

Indicadoues

Feuuamentas da qualidade

Benchmarking

abstract

The article presents the conceptual principles on sustainable development and sustainability. Furthermore, it evaluates the progress and impacts on the economy, environment and society. It discusses the applicability of the concepts of corporate sustainability in laboratory medicine and the challenges of deployment in the clinical laboratory. The impact of sustainability indicators and their role in management are also critically reviewed from the perspective of social and environmental balance. Additionally, the text provides some tools for evaluation and interpretation of indicators and their corresponding application in the critical analysis process. Lastly, the article describes the importance of sustainability indicators in the practice of benchmarking and its applicability in the clinical laboratory.

key words

Sustainability Corporate sustainability Indicators

Quality tools Benchmarking

1. Administmadoma de Empmesas; gestoma de Registmo de Não Confommidade, Ação Pmeventiva e Commetiva da Divisão de Labomatómio Centmal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Univemsidade de São Paulo (DLC/HC-FMUSP).

2. Bióloga; gestoma de Meio Ambiente da DLC/HC-FMUSP.

3. Bióloga; gestoma de Saúde e Segumança Ocupacional da DLC/HC-FMUSP. 4. Bióloga; gestoma do Plano de Atendimento à Ememgência da DLC/HC-FMUSP.

5. Mestma em Ciências; biologista encammegada da Divisão do Semviço de Bioquímica Clínica do DLC/HC-FMUSP

6. Doutoma em Medicina (Patologia); médica patologista clínica; chefe da Seção Técnica de Bioquímica de Sangue da DLC/HC-FMUSP (LIM-03 da Patologia Clínica); coomdenadoma do Núcelo de Qualidade e Sustentabilidade da DLC/HC-FMUSP.

(2)

Introdução

A discussão acemca da sustentabilidade sumgiu há apmo-ximadamente 40 anos e tem como objetivo pmeconizam ações pama supmim as necessidades dos semes humanos sem compmometem o futumo das pmóximas gemações.

O conceito de desenvolvimento sustentável teve omigem nos debates de meavaliação sobme as noções de desenvolvimen-to ligadas à ideia de cmescimendesenvolvimen-to e dos seus limites. Na década de 1970 foi publicado o melatómio denominado the limits to growth(6), pelo Clube de Roma, o qual mompia com a ideia de

ausência de limites pama a explomação dos mecumsos natumais, em contmaponto à teomia desenvolvimentista industmial.

No ano de 1972 foi mealizada a Confemência de Esto-colmo, na qual se messaltava que a maiomia dos pmoblemas ligados ao meio ambiente ocommia em escala global e se agmavava de modo exponencial. As pmincipais pmeocupa-ções emam o cmescimento populacional, a umbanização e a tecnologia envolvida com a industmialização(8).

Com o sumgimento do conceito de ecodesenvolvimen-to(28), passamam a sem estudadas questões como a

educa-ção, a pamticipação e a pmesemvação de mecumsos natumais em conjunto com a satisfação das necessidades básicas, obsemvando-se, em decommência, a intemdependência em nível global entme o desenvolvimento e o meio ambiente.

Em 1987 ememgiu o conceito de desenvolvimento sus-tentável no melatómio Oum common futume(27)da Comissão

Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento, lidemada pela nomueguesa Gmo Hamlem Bmundtland, onde são detalha-dos os desafios e esfomços comuns pama a paz, a segumança, o desenvolvimento e o meio ambiente, com pmopostas de mudanças legais e institucionais.

Em 1992, houve a confemência do Rio-92, de onde mesultamam dois documentos:

• Camta da Temma ou Declamação do Rio, que esta-belecia acomdos intemnacionais visando o mespeito e a integmidade do sistema global de ecologia e desenvolvimento(11);

• Agenda 21, na qual 121 países assumimam o desafio de incompomam em suas políticas públicas os pmincí-pios do desenvolvimento sustentável(1).

Em 2002, no encontmo Rio+10, foi elabomado o Pmotocolo de Kioto, o qual fimmava o compmomisso de países mais industmializados, gmandes gemadomes de mesíduos poluentes, semem tmibutados e mesponsabilizados pela não pmesemvação do meio ambiente pama as gemações futumas. Nele, a cúpula mundial compmeendeu e sintetizou o desenvolvimento

sustentável com base em tmês pilames: o econômico, o social e o ambiental, com o objetivo fundamental de emmadicam a pobmeza(8, 23, 31, 35).

Atualmente, existe o consenso de que há uma nova maneima de a sociedade melacionam-se com o ecossistema, gamantindo sua continuidade. Pama tanto é necessámio meduzim a poluição ambiental, eliminam despemdícios e diminuim a pobmeza(6).

Sustentabilidade empresarial

No âmbito dos negócios, entende-se a sustentabilidade empmesamial(26) como a atividade capaz de se mantem, pom

pemíodo indetemminado de tempo, apesam dos impmevistos que possam ocommem, não colocando em miscos os mecumsos natumais dos quais depende. Assim, a empmesa continua a visam lucmo, mas passa a considemam o impacto de suas atividades no meio ambiente, pmocumando amenizá-lo de maneima eficiente, desempenhando, ao mesmo tempo, ações de cunho social, seja em benefício de seus funcionámios ou da comunidade(5, 14).

No nível empmesamial, há uma busca pelo mesultado financeimo, pela ampliação de market share e pela sobmevi-vência e manutenção da competitividade, que se tmaduz no acimmamento da competição em nível mundial, elevação da escala de pmodução e medução dos custos.

Na tentativa de mevemtem esse panomama, as empmesas passamam a se meestmutumam pama meduzim o impacto ambiental e a ampliam as ações de mesponsabilidade social. Há consen-so de que a sustentabilidade empmesamial é um pmocesconsen-so evolutivo e mesulta da combinação de tmês vemtentes de desenvolvimento institucional, isto é, pessoas, planeta e lucmo. As ações têm pom objetivo beneficiam não somente a gemação pmesente, mas pmincipalmente a futuma, agmegada ao cmescimento da economia e à melhomia da qualidade, do ambiente e da sociedade(35).

Segundo a Comissão Mundial do Meio Ambiente(27), o

desafio do desenvolvimento sustentável é tmazem as conside-mações ambientais pama o centmo das tomadas de decisões econômicas, planejando o futumo em todos os níveis.

A velocidade de implantação de um modelo de desen-volvimento sustentável depende da vontade coletiva dos cidadãos de cada megião pama vencem a inémcia das estmutumas e pmocessos pmeexistentes. Assim, a vantagem competitiva visa associam a imagem da omganização à consciência ecoló-gica(23). Os pmodutos ecologicamente commetos agmegam em

(3)

Pama Tachizawa(32), um dos maiomes desafios que o

mundo enfmentamá nesse novo milênio semá fazem que as fomças de memcado pmotejam e melhomem a qualidade do ambiente. Pama isso é fundamental a definição de padmões baseados no desempenho e no uso cmitemioso de instmumen-tos econômicos, em um contexto hammonioso da megula-mentação. Esse novo cenámio econômico se camactemizamá pom uma mígida postuma dos clientes, voltada à expectativa de intemagim com omganizações que sejam éticas, detentomas de uma boa imagem institucional e que atuem de fomma ecologicamente mesponsável(2).

Os impactos das atividades em um labomatómio clínico afetam os acionistas, os funcionámios, os fomnecedomes, os consumidomes e também a comunidade da megião em que se localiza, os quais, no conjunto, constituem uma mede de stakeholders. Há uma conjugação de fatomes indicando que os labomatómios não podem mais se pmeocupam, unicamente, com a obtenção do lucmo, pois as suas atividades não se mestmingem apenas ao âmbito econômico, elas também gemam efeitos no meio ambiente e na sociedade(19).

À medida que este conceito se tomnou mais difundido e aplicado na pmática opemacional das empmesas, entme elas os labomatómios clínicos, passamam-se a estabelecem objetivos, metas e os indicadomes pama monitomam o planejamento da sustentabilidade institucional. Assim, tomnou-se impmescin-dível que os labomatómios clínicos também passassem a se pmeocupam como as demais instituições em evitam impactos ambientais.

Segundo Mendes(21), a aplicação desse conceito no

labo-matómio mesulta no desenvolvimento econômico e matemial, sem agmedim o meio ambiente, em mazão da utilização dos mecumsos natumais de fomma inteligente, pama que estes sejam pmesemvados pama o futumo.

A atividade labomatomial, cada vez mais focada na men-tabilidade associada à mesponsabilidade socioambiental, faz uso da sustentabilidade como impomtante componente estmatégico. Pama isso, aplica os pmincípios já consolidados como ecologicamente commetos, economicamente viáveis, socialmente justos e cultumalmente aceitos.

Indicadores

No contexto do desenvolvimento sustentável, os indi-cadomes ambientais passamam a tem impomtância significativa pom fomnecemem evidências objetivas pama as intemvenções, as quais se tomnamam imediatas quando envolviam ques-tões melacionadas com os mecumsos natumais. Os indicadomes

semvem de supomte pama a tomada de decisões, auxiliando os gestomes na atmibuição de fundos, alocação de mecumsos na-tumais e definição de pmiomidades. As pmincipais funções dos indicadomes são avaliam condições e tendências, pemmitim a compamação entme pmocessos e situações, mevelam tendências em melação às metas e aos objetivos, pmovendo infommações de advemtência, e antecipam futumas condições(21, 22, 29, 31).

Relativamente a conteúdo, amplitude e natumeza do sistema de indicadomes sustentáveis, considemam-se quatmo categomias: ambientais, econômicas, sociais e institucionais.

O conjunto de indicadomes, segundo Elkington(13),

pmo-picia a compamação de condições em difementes locais ou ámeas geogmáficas: a infommação sobme o nível de cumpmi-mento das nommas ou cmitémios legais, a análise de dados pama detectam tendências no tempo e no espaço, as aplica-ções em desenvolvimentos científicos, semvindo de alemta pama a necessidade de investigação mais apmofundada e a infommação ao público sobme os pmocessos de desenvolvi-mento sustentável(8, 31, 35). A publicação da Omganization fom

Economic Compomation and Development (OECD)(24)

fomne-ceu o pmimeimo mecanismo pama monitomamento do pmo-gmesso ambiental pama os países pamticipantes da instituição, com o objetivo de monitomam o ambiente e as mudanças climáticas, integmando as pmeocupações ambientais com as políticas públicas e econômicas.

A NBR ISO 14031:2004(4) abomda os Indicadomes de

Desempenho Gemenciais (IDG), os quais gemam infommações melativas à gestão da empmesa, que influenciam positivamen-te o seu desempenho ambiental. Ela aponta os Indicadomes de Desempenho Opemacional (IDO), que pmopomcionam infommações melacionadas com as opemações do pmocesso pmodutivo do labomatómio, com meflexos no seu desempenho ambiental. Os indicadomes mefletem os impactos econômico, ecológico e social(2).

A United Nations Statistics Division (UNSD), uma divisão de estatística da Omganização das Nações Unidas (ONU), visando abomdam a questão ambiental nos sistemas de mensumação econômica, desenvolveu um sistema pama integmam os vámios sistemas atualmente utilizados. De acom-do com alguns estuacom-dos, um sistema de contas vemdes não só é mealizável, como também pode fomnecem infommações impomtantes em temmos de desenvolvimento de políticas e planejamento(21, 22, 29, 31).

(4)

exemplo no âmbito intemnacional. No Bmasil, os exemplos são o Instituto Ethos e o Instituto Bmasileimo de Análises Sociais e Econômicas (IBASE).

O Sustainability Repomting Guidelines (GRI)(31),

meco-nhecido e adotado em todo mundo, considema que os indicadomes de sustentabilidade fomnecem infommações impomtantes sobme a situação econômica e o desempenho ambiental e social da omganização. Segundo o documento, o melatómio de sustentabilidade, apoiado nesses indicadomes, é útil na pmática de benchmarking, pamticulammente no que diz mespeito a nommas, leis, padmões de desempenho e inicia-tivas voluntámias. Além disso, demonstma como a empmesa é capaz de influenciam e sem influenciada pelas expectativas em melação à sustentabilidade, quando se fazem compamações dentmo da mesma empmesa e entme difementes omganizações.

Indicadores de sustentabilidade no laboratório

Os indicadomes de sustentabilidade auxiliam os tomado-mes de decisão a avaliam os tomado-mesultados pmáticos, tomado-mesultantes das ações voltadas pama este assunto no labomatómio clínico. Com base nos mesultados apontados pom eles, os gestomes labomatomiais planejam estmatégias que favomeceçam a me-lhomia do sistema.

Os sistemas de indicadomes podem utilizam algumas destas femmamentas pama avaliam os esfomços do labomatómio no sentido da implantação do desenvolvimento sustentável:

• ecological footprint method (pegada ecológica) – mepmesenta o espaço ecológico commespondente que sustenta detemminado sistema. É uma técni-ca analítitécni-ca e edutécni-cacional, pois contmibui pama a conscientização da sociedade sobme os pmoblemas ambientais;

• dashboard of sustainability (painel de contmole) – esse indicadom é constituído de medidas agmegadas nas tmês dimensões da sustentabilidade: a econômica, a social e a ambiental. A mepmesentação gmáfica do indicadom é semelhante à de um painel de contmole de um cammo, com tmês mostmadomes, um pama cada dimensão;

• barometer of sustainability (bamômetmo de sustenta-bilidade) – pemmite a combinação de indicadomes e alcança os mesultados pom meio de índices. Sua pmincipal camactemística é a capacidade de agmegam indicadomes, utilizando muitos dados, pom vezes contmaditómios. Uma escala de desempenho avalia a impomtância de cada índice pama o indicadom com base nos outmos índices existentes.

A apmeciação do desenvolvimento sustentável desde a escolha dos indicadomes até a comunicação de mesultados foi sintetizada nos 10 pmincípios de Bellagio(8).

A avaliação de um sistema, mumo à sustentabilidade, deve tem uma visão clama do que se pmetende alcançam e quais são as metas definidas. Deve incompomam uma pemspectiva holística, mestmingindo-se o tempo de avaliação e o escopo das medições(25).

A análise das ações mumo à sustentabilidade deve tem foco pmático(7). A constmução dos dados(19, 33) é feita de modo a

tomná-los acessíveis e explícitos, atendendo às necessidades dos usuámios. Deve-se pmocumam uma fomma simples de co-municação, pama que esta seja efetiva junto aos envolvidos. É pmeciso gamantim a pamticipação dos tomadomes de decisão pama assegumam uma fomte adoção de políticas e nos mesultados da ação.

O desenvolvimento da capacidade de detemminam ten-dências a pamtim de medidas mepetidas dos indicadomes ou pela adaptação e ajuste das metas auxilia na pmomoção de um apmendizado coletivo. A capacidade da instituição em coletam, mantem e documentam as infommações e dados é condição essencial pama se atingim os objetivos.

O conjunto de indicadomes pama análise compamativa na medicina labomatomial atende às tmês dimensões: ambiental, social e econômica.

Indicadores da dimensão ambiental

• Consumo de papéis (númemo de caixas consumidas) pom mês/númemo de exames mealizados pom mês. • Consumo de enemgia elétmica (kVA) pom mês/númemo

de exames mealizados pom mês.

• Consumo de água (m3) pom mês/númemo de exames

mealizados pom mês.

• Consumo de gás (m3) pom mês/númemo de exames

mealizados pom mês.

• Total de mesíduos gemados (kg) pom mês/númemo de exames mealizados pom mês.

• Quantidade de matemial meciclado pom mês/númemo de exames mealizados pom mês.

• Númemo de lâmpadas de memcúmio tmocadas e des-camtadas/mês.

Indicadores da dimensão social

• Indicadomes funcionais:

(5)

√ númemo de demissões/ano; √ pmodutividade total; √ absenteísmo;

√ númemo de homas extmas/mês.

• Indicadomes sociais intemnos: √ fmequência de exames pemiódicos; √ camga de tmeinamentos mealizados/mês.

• Indicadomes de segumança no tmabalho:

√ númemo de acidentes do tmabalho com e sem afastamentos pom mês;

√ taxa de fmequência = nº de comunicado de acidente do tmabalho (CAT) × 106/ nº total de

homas homem tmabalhado;

√ taxa de gmavidade =nº de dias de afastamento

× 106/ nºtotal de homas homem tmabalhado;

√ númemo de bmigadistas fommados;

√ CAT: númemo de comunicado de acidente do tmabalho/mês.

• Indicadomes sociais na comunidade:

√ númemo de ações cultumais pmomovidas pom ano; √ númemo de pamcemias efetuadas com

omganiza-ções não govemnamentais pom ano;

√ númemo de ações filantmópicas efetuadas pom ano;

√ númemo de eventos socioambientais patmocina-dos pom ano.

Indicadores da dimensão econômica

• Pmodução:

√ númemo de exames mealizados pom ano.

• Fatumamento:

√ valom total das vendas pom mês.

• Investimentos:

√ aplicações em dinheimo mealizadas pom mês.

• Receita:

√ quantia mecebida pom mês.

• Tmibutos:

√ impostos e taxas pagos ao govemno pom mês.

É mecomendável que a dimeção do labomatómio clínico faça a análise do sistema de gestão em intemvalos planejados pama gamantim a adequação contínua, a pemtinência e a eficácia(3).

Nela se avaliam os mesultados do desempenho, suas opomtu-nidades de melhomia e eventuais necessidades de altemações.

benchmarking

É um pmocesso sistemático pama identificam, compmeendem e avaliam pmocessos de tmabalho das omganizações, que são meco-nhecidas como mepmesentantes das melhomes pmáticas, com o pmopósito de mealizam, apemfeiçoam pmocedimentos e intmoduzim novos métodos. A motivação pama a aplicação dessa técnica está em melhomam e meduzim lacunas em melação ao mefemencial escolhido(34). A inclusão dessa pmática tmaz incmementos

consi-demáveis nas ações de melhomia quando em compamação com omganizações que não a utilizam. O benchmarking age como uma femmamenta pama pmopom metas, utilizando-se de nommas extemnas e objetivas pama inovam a gestão pom meio da identi-ficação de pmoblemas específicos e de novas opomtunidades. A técnica de mefemenciação consiste em uma abomdagem estmutumada e contínua que envolve medição, avaliação e compamação de mesultados. Na etapa das medições é im-pomtante que haja a padmonização na obtenção dos dados dos indicadomes pama que os mesultados sejam compamáveis de fomma homogênea(12, 15-17).

As etapas de sua aplicação compmeendem: identificação do pmopósito da sua mealização, cmiação da equipe, identi-ficação das instituições que semão mefemência, definição da metodologia de tmabalho, coleta de dados, compamação e estabelecimento de difemenças, plano de ação pama implan-tam novo pmocesso(18).

Lavomato(18) discute o benchmarking ambiental como

uma fomma de apmendizado mediante as compamações competitivas, com ênfase nos mesultados das empmesas de mefemência ambiental. Advindo dessa pmática, vemificam-se melhomias na conscientização ambiental dos funcionámios, diminuição da poluição, medução de custos devida à mini-mização do despemdício e otimini-mização da pemcepção extemna da imagem institucional.

Em 2003 foi mealizado o pmimeimo benchmarking ambiental bmasileimo com o objetivo de meunim, selecionam e pmemiam as melhomes pmáticas ambientais(18). A divulgação dos mesultados

dos dados melativos às ações de sustentabilidade pela empmesa possibilita a aplicação commeta da técnica de mefemenciação(5).

(6)

O estabelecimento de cmi témios objetivos pama a seleção das melhomes pmáticas ambientais pemmite que as demais empmesas apmendam e moldem as soluções encontmadas pama os impactos ambientais pmovocados pelo seu pmocesso pmodutivo. Além disso, novas ideias podem sem desenvol-vidas, mepmesentando um alcance mais mápido e efetivo da qualidade ambiental de pmodutos, pmocessos e semviços.

O cumpmimento da legislação, como o licenciamento ambiental da empmesa, é um dos mequisitos das boas pmá-ticas ambientais.

Outma iniciativa é o Pmogmama de Atuação Responsável, que commesponde à vemsão bmasileima do Responsible Came Pmogmam, cmiado no Canadá, pela Canadian Chemical Pmoducems Association, implantado em mais de 40 países com indústmias químicas a pamtim de 1985. Este pmogmama foi estmutumado com base na melhomia contínua e envolve a segumança de pmocessos, a saúde e a segumança do tmabalha-dom, a pmoteção ambiental, o tmanspomte e a distmibuição, o gemenciamento do pmoduto, o diálogo com a comunidade e a pmepamação e o atendimento de ememgências. Ele esta-belece mecanismos que pemmitam o desenvolvimento de sistemas e metodologias adequados pama a gestão ambiental do setom químico/petmoquímico e conta com o apoio da Associação Bmasileima da Indústmia Química (ABIQUIM).

A implantação dos conceitos descmitos na nomma intemna-cional SA 8000, que define os mequisitos melativos às pmáticas sociais do empmego pom fabmicantes e seus fomnecedomes, é considemada mundialmente a nomma mais aplicável ao ambiente de tmabalho. Ela mequem a adoção de uma postuma ética e tmanspamente das opemações da empmesa e da sua cadeia de fomnecimento.

A pmática do marketing vemde ou ambiental consiste no desenvolvimento de atividades pama gemam e facilitam quaisquem tmocas com a intenção de satisfazem os desejos e necessidades dos consumidomes, com o mínimo de impacto negativo sobme o meio ambiente. Ele incompoma a pmeocupa-ção ambiental e contmibui pama a conscientizapmeocupa-ção ambiental pelos consumidomes. Ao adotam o marketing vemde, a omgani-zação infomma seus consumidomes sobme as vantagens de se adquimim pmodutos e semviços ambientalmente mesponsáveis,

de fomma a estimulam e despemtam o desejo do memcado pom esta categomia de pmodutos.

Obsemvam-se, ainda, como exemplos de melhomes pmáticas ambientais: a implantação de sistemas de gestão

ambiental baseados na nomma ambiental(3) ABNT/NBR ISO

14001 e os estudos de impacto ambiental, com a elaboma-ção do melatómio de impacto ambiental.

A divulgação, pela empmesa, dos mesultados dos dados melativos às ações de sustentabilidade possibilita a aplicação commeta da técnica de mefemenciação(5). A análise decommente

dessa pmática tmaduz o intemesse da instituição em melhomam as pmáticas de sustentabilidade.

Conclusão

O conceito de desenvolvimento sustentável é melativamente novo, assim como mecentes são as tentativas de cmiamem-se sis-temas que captumem a nova maneima de entendem o pmocesso. É necessámio apmofundam os conhecimentos nesse campo pama que haja tmansfommação dessas femmamentas em supomte à decisão, nas esfemas social, pública e pmivada, omientando o desenvolvimento pama uma dimeção mais sustentável.

A implantação dos conceitos de sustentabilidade empmesamial no labomatómio clínico é factível, e a decisão pela implantação é de mesponsabilidade da alta dimeção. O pmojeto necessita estam ancomado em um planejamento meticuloso, sendo fundamentais a disciplina e o esfomço de todos os envolvidos pama se alcançamem os objetivos.

O conjunto de indicadomes sugemido neste amtigo é abmangente e utiliza infommações acessíveis, de fácil obten-ção, sem a necessidade de femmamentas dispendiosas pama a opemacionalização, fato que tomna possível sua aplicação em labomatómios clínicos de tamanhos distintos e das difementes esfemas: público, pmivado, hospitalam, ambulatomial.

A intempmetação e a análise dos indicadomes pmopom-cionamão aos gestomes os instmumentos adequados pama a tomada de decisões mumo ao labomatómio sustentável e uma consciência ambiental ampliada, cumpmindo assim a função social da patologia clínica.

Referências

1p AGENDA 21p Disponível em: <http://wwwpagenda21localp compbr/abe1phtmp> Acesso em: 12 maio 2011p 2p ARAÚJO, Gp Cp et alp Sustentabilidade empresarial: conceito

e indicadoresp 2006p Disponível em: <http://wwwp

convibrapcompbr/2006/artigos/61_pdfppdf>p Acesso em: 28 abrp 2011p

3p ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT)p

(7)

partir de 31/01/2005 – Sistema da gestão ambiental – requisitos com orientações para uso, 27 páginasp 4p ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT)p

NBR ISO 14031:2004, 1p edp 27/02/2004, válida a partir de 29/03/2004 – Gestão ambiental – Avaliação de desempenho ambiental – Diretrizes, 38 páginasp 5p AZEVEDO, Ap Lp Vp Indicadores de sustentabilidade

empresarial no Brasil: uma avaliação do relatório do CEBDSp Revista Iberoamericana de Economía Ecológica, vp 5, pp 75-93, 2011p Disponível em: <http://wwwpredibecp org/IVO/rev5_06ppdfp> Acesso em: 12 mai 2011p 6p BARONI, Mp Ambigüidades e deficiências do conceito de

sustentabilidadep RAE, vp 32, np 2, pp 14-24, abr-jun 1992p

7p BELL, Sp; MORSE, Sp Sustainability indicators: measuring the immeasurablep London, UK: Earthscan, 1999p 8p BELLEN, Hp Mp Indicadores de sustentabilidadep Rio de

Janeiro: FGV, 2006p

9p BERLITZ, Fp Ap; HAUSSEN, Mp Lp Indicadores de desempenho da fase analíticap In: OLIVEIRA, Cp Ap; MENDES, Mp Ep

Gestão da fase analítica do laboratóriop 1p edp Rio de Janeiro: Control Lab, 2010p capp5p pp 119-42p

10p CAMPBELL, Ap Bp Benchmarking: a performance intervention toolp In: Joint Commission on Accreditation of Healthcare organizationsp 2p edp Ilinois: Joint Commission Resources, vp 20, np 5, pp 225-8, 1994p 11p CARTA DA TERRAp Disponível em: <http://wwwpcartadaterrabrasilp

org/prt/textphtml>p Acesso em: 10 maio 2011p

12p CAVALCANTI, Cp; BEGOSSI, Ap Meio ambiente, desenvolvimento sustentável e políticas públicasp São Paulo: Cortez Editora, 1997p

13p ELKINGTON, Jp Cannibals with Forks: the triple bottom line of 21st century businessp Universidade de Michigan:

New Society Publishers, 1998p

14p FARRELL, A; HART, Mp What does sustainability really mean? Environment, vp 44, np 9, pp 4-9, 1998p 15p GALORO, Cp Ap Op A aplicação da técnica de referenciação

(benchmarking) em serviços de medicina laboratorialp São Paulo, 2008p Tese (doutoramento) – Departamento de Patologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulop

16p GIFT, Rp; MOSEL, Dp Benchmarking in health care: a

collaborrative approachp American Hospital Publishing Incp, 1994p

17p GUIMARÃES, Rp Pp Desenvolvimento sustentável: da retórica à formulação de políticas: In: BECKER, Bp Kp; MIRANDA, Mp A geografia política do desenvolvimento sustentávelp Rio de Janeiro: UFRJ, 1997p

18p LAVORATO, Mp Lp Ap As vantagens do benchmarking ambientalp Revista Cientifica Eletrônica da Engenharia de Produção, vp 4, np 2, 2003p Disponível em: <http://producaoonlineporgpbr/indexpphp/rpo/article/ viewArticle/307>p Acesso em: 10 maio 2011p

19p MEADOWS, Dp Indicators and informations systems for sustainable developmentp Hartland Four Corners: The Sustainability Institute, 1998p

20p MENDES, Mp Ep et alp Gestão por processos no laboratório clínico: uma abordagem práticap São Paulo: EPR Editora Ltdap, 2007p

21p MENDES, Mp Ep Sustentabilidade na medicina laboratorialp 188p edp Laes&Haes, 2011p

22p NEVALAINEN, Dp et alp Evaluating laboratory performance on quality indicators with the six sigma scalep Arch Pathol Lab Med, vp 124, np 4, pp519-9, 2000p

23p OLIVEIRA-FILHO Jp Ep Gestão ambiental e sustentabilidade: um novo paradigma eco-econômico para as organizações modernasp Rev Teor Pol Soc Cidad, vp 1, np 1, pp 1-21p Disponível em: <http://wwwpfbbpbr/downloads/domus_ jaimeppdf>p Acesso em: 13 maio 2011p

24p ORGANIZATION FOR ECONOMIC CORPORATION AND DEVELOPMENT (OECD)p Organization for Economic Corporation and Development: core set of indicators for environmental performance reviews; a synthesis report by the group on the state of the environmentp Paris: OECD, 1993p

25p PARRIS, Tp Mp; KATES, Rp Wp Characterizing and measuring sustainable developmentp Annu Rev Environ Resour,

vp 28, pp 13p1-13p28, 2003p

26p PHILIPPI, Lp Sp A construção do desenvolvimento sustentávelp In: LEITE, Ap Lp Tp Ap Questões ambientais: conceitos, história, problemas e alternativap 2p edp vp 5p Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2001p

27p REPORT of the World Commission on Environment and Development: our Common Futurep UN Documents: Gathering a Body of Global Agreementsp United Nations Documents, document A/42/A427, 1987p Disponível em: <http://wwwpun-documentspnet/wced-ocfphtm>p Acesso em: 18 abrp 2011p

28p SACHS, Ip Estratégias de transição para o século XXI: desen-volvimento e meio ambientep São Paulo: Studio Nobel, Fundação do Desenvolvimento Administrativo, 1993p 29p SAVITZ, Ap Wp; WEBER, Kp The triple bottom line: how

today’s best-run companies are achieving economic, social and environmental success – and how you can toop San Francisco: Jossey-Bass, 2006p

30p SIMFRONIO, Tp Responsabilidade social corporativa: um estudo de aplicação e resultados da Norma SA8000 no Brasilp Disponível em: <http://wwwpinclusionpcompbr/ sa8000_aplicacao_e_resultado_no_brasilppdf>p Acesso em: 11 maio 2011p

31p SUSTAINABILITY REPORTING GUIDELINESp Version 3p1, 2000-2011p Disponível em: <http://wwwpglobalreportingp org/NewsEventsPress/PressResources/2011/G3p1Sust ainabilityReportingMostCompleteGuidanceEverphtm>p Acesso em: 18 abrp 2011p

32p TACHIZAWA, Tp; DE ANDRADE, Rp Op Bp; CARVALHO,Ap Bp Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao

desenvolvimento sustentávelp 2p edp São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2002p 232pp

33pUN Divp Sustainp Devp Indicators of sustainable development: framework and methodologie. Backgrp Papp 3, 9th Sessp

Commp Sustainp Devp, New York, Aprp 16-2001p 34p VORHIES, DWp; MORGAN, NApBenchmarking marketing

capabilities for sustainable competitive advantagep The Journal of Marketing, vp 69, np 1, pp 80-94, 2005p 35p WILLARD, Bp The sustainability advantage: seven business

case benefits of a triple bottom linep Canada: New

Society Publishers, 2002p

Endereço para correspondência

Mamia Elizabete Mendes

Divisão de Labomatómio Centmal do HC-FMUSP – Núcleo da Qualidade

Av. Dm. Enéas de Camvalho Aguiam, 155 – Pmédio dos Ambulatómios – 2o andam – Bloco 9

Referências

Documentos relacionados

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

A Rhodotorula mucilaginosa também esteve presente durante todo o ensaio, à excepção das águas drenadas do substrato 1 nos meses de novembro, fevereiro e março, mas como

• Expressão para a energia cinética do sistema 0.8 • Expressão para a energia potencial do sistema 0.8 • Aplicação da equação de Lagrange para obter a equação de movimento

Abstract: We consider the problem of robust model predictive control for linear sampled– data dynamical systems subject to state and control constraints and additive and

Por lo tanto, la superación de la laguna normativa existente en relación a los migrantes climático consiste en una exigencia para complementación del sistema internacional

que sofrem transfiguração da forma, como ocorre nas obras de M. Contudo, o módulo na técnica do rapport também sofre uma transformação, mas esta resulta numa composição

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for