• Nenhum resultado encontrado

Atividades de extensão do Museu de Paleontologia e Estratigrafia Paulo Milton Barbosa Landim (DGA/IGCE/UNESP Rio Claro)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Atividades de extensão do Museu de Paleontologia e Estratigrafia Paulo Milton Barbosa Landim (DGA/IGCE/UNESP Rio Claro)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Atividades de Extensão do Museu de Paleontologia e Estratigrafia Paulo

Milton Barbosa Landim (DGA / IGCE / UNESP Rio Claro)

Bertini, R. J. Rio Claro – IGCE rbertini@rc.unesp.br , Dietrich Bertini, L. M. Rio Claro – IGCE, servidor técnico administrativo e pós graduando em Museografia e Patrimônio Cultural na Rede de Educação Claretiano - liliamdb@rc.unep.br

Eixo 1 - “Direitos, Responsabilidades e Expressões para o Exercício da Cidadania" (inclui as áreas de:

Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Política e Economia)

Resumo

Este Projeto pretendeu formalizar as atividades de extensão que vem sendo desenvolvidas, pelo Museu de Paleontologia e Estratigrafia “Paulo Milton Barbosa Landim”, desde sua criação há mais de 20 anos. O Museu recebe escolas das

redes pública e particular de ensino,

pesquisadores e pessoas da comunidade interessadas em seus acervos. Permite a formação continuada de estudantes de graduação e pós-graduação, que atuam como estagiários na recepção de visitantes. Ao longo destes anos possibilitou o desenvolvimento de pesquisas científicas como projetos de iniciação científica, mestrados e doutoramentos. Além disto recebeu apoio de órgãos de fomento como CNPq e FAPESP. Suas atividades projetam o nome da Universidade Estadual Paulista de forma bastante positiva, seja por meio de revistas especializadas, eventos ou através da mídia.

Palavras Chave:Museu, Paleontologia, Estratigrafia

Abstract:

This Project sought to formalize outreach activities that have been developed by the Museum of Paleontology and Stratigraphy "Paulo Milton Barbosa Landim”, since its inception more than 20 years ago. This Museum receives public and private schools students, researchers and people in the community interested in their collections. It allows the continued training of undergraduate and graduate students, working as interns at the reception of visitors. Over the years it enabled the development of scientific researchs and scientific projects, masters and doctorates. Besides received supports from development agencies as CNPq and FAPESP. Its activities design the São Paulo State University name in a very positive way, either through journals, events or through the media.

Keywords:Museum, Paleontology, Stratigraphy

Introdução

O Museu de Paleontologia e Estratigrafia “Prof. Dr. Paulo Milton Barbosa Landim”, homenageando um dos fundadores do Curso em

(2)

O Museu está estruturado de forma cronológica dos períodos geológicos, assim os visitantes caminham dos momentos geológicos mais antigos para os mais recentes. Cada vitrine contém fósseis e informações sobre eventos marcantes deste. Estas informações também fazem parte do site (http://www.rc.unesp.br/museupaleonto/), Anexo 1, hoje com mais de 11000 acessos.

Além das funções de preservar, conservar, pesquisar e expor, os museus são atualmente reconhecidos por sua missão cultural, que apresenta-se também como campo fértil para práticas educativas, descobertas, prazer, passeio, sociabilidade (Gruzman, 2007). Neste sentido o MPE cumpre seu papel colocando-se disponível a visitas guiadas de escolas.

Estas escolas vêm das redes pública e privada de todo o Estado de São Paulo, interior e capital. O público é bastante diversificado, constituído por estudantes de pré escola, ensinos fundamentais I e II, ensino médio e mesmo universitários. Algumas universidades visitantes são oriundas de outros estados, como por exemplo a Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal do Sul de Minas e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Macaé-RJ). Algumas visitas são acompanhadas de palestras ou mesmo visitas ao campo.

Contabilizando o número médio de visitas por ano, de aproximadamente 1300 pessoas, e os eventos que ocorreram previamente na UNESP Rio Claro, como Casa Aberta e Venha nos Conhecer, podemos afirmar que nestes anos de existência mais de 30000 pessoas visitaram o Museu de Paleontologia e Estratigrafia.

Os estudantes, sejam de Iniciação Científica, Mestrado ou Doutorado, se envolvem nas

atividades de recepção de alunos visitantes. Alguns monitores, quando estudantes, hoje são docentes em universidades.

Nestes anos de funcionamento produziu monografias de Graduação, de alunos dos cursos em Geologia, Ciências Biológicas e Ecologia; dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento, dos cursos de Pós-Graduação em Geologia Regional e Geociências / Meio Ambiente. Manteve convênios com a Prefeitura Municipal de Monte Alto (SP), Prefeitura Municipal de Uberaba (MG) e Grupo de Ciências Luckesi, Escola Estadual José Firpo, Lucélia (SP). Tais convênios visavam a troca de experiências e acessoria a estas exposições. Em Lucélia por exemplo, fósseis encontrados e identificados, resultaram em uma Dissertação de Mestrado (Geroto, 2010).

O Museu está cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Em 2014 participou da 12ª Semana Nacional de Museus, e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com exposições no Shopping Center Rio Claro. Também esteve presente no 16º Seminário de Extensão, no âmbito da 12ª Mostra Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Este ano desenvolveu atividades na 13ª Semana de Museus, e está inscrito na 9ª Primavera dos Museus, a ser realizada em Setembro.

Objetivos

Os objetivos básicos do Museu de Paleontologia e Estratigrafia “Paulo Milton Barbosa Landim” são:

- arquivar espécimens de rochas sedimentares e fósseis;

(3)

externos à Universidade Estadual Paulista, ligados à Paleontologia e Estratigrafia;

- receber estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, além de universitários;

- comprometer-se com a promoção das Ciências, em especial Geológicas e Biológicas, junto à sociedade;

- desenvolver atividades com vistas à inclusão social;

- participar de eventos que divulguem e projetem o nome da Universidade Estadual Paulista.

Material e Métodos

A divulgação do Museu de Paleontologia e Estratigrafia é feita nas escolas, pelo site do Museu (http://www.rc.unesp.br/museupaleonto/), Anexo 1,

na página no facebook

(https://www.facebook.com/museu.paleonto.estratigr afia?ref=hl), e também através dos vários eventos desenvolvidos fora do âmbito da Universidade Estadual Paulista.

Muitos professores dos ensinos

fundamental e médio, orientados por nós, se utilizam de informações da homepage em aulas de informática antes da visita. Esta homepage é bastante simples e esclarecedora para estudantes destes níveis de ensino.

No Museu as vitrines estão dispostas em ordem cronológica, com informações sobre cada período geológico e espécimens contidos. A homepage é contemplada com quase todas as informações do Museu, ou seja, uma descrição de cada momento geológico, com links para Paleogeografia e animais e vegetais representativos deste período.

Os visitantes podem ser recebidos pelo coordenador, pela funcionária responsável ou pelos estudantes de graduação e pós-graduação,

dependendo da disponibilidade e características daqueles que visitam o Museu. Universitários são usualmente recebidos pelo coordenador, e muitas vezes estas visitas são acrescidas de palestras e trabalhos de campo.

Resultados e Discussão

Durante o ano de 2014 o Projeto resultou no

atendimento de 35 escolas dos ensinos

Fundamental I, Fundamental II, Médio e 12 universidades, além de uma visita para pessoas portadoras de necessidades especiais da ADERC, Associação dos Excepcionais de Rio Claro. Somam-se no total 36 visitas, com 1554 visitantes.

O Museu participou da 12ª Semana Nacional de Museus, em Maio de 2014, com uma exposição no Shopping Center Rio Claro. Foram levadas duas vitrines, com rochas sedimentares e fósseis, e uma mesa com fósseis para serem manuseados pela população. Estima-se que mais de 1500 pessoas tenham passado pelo local.

Entre os dias 13 a 19 de Outubro de 2014 participou da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A gerência do Shopping Center Rio Claro disponibilizou um grande espaço para vários cursos da Universidade Estadual Paulista. O Museu participou com o tema “A importância das réplicas na Paleontologia”, mostrando a confecção de uma réplica e diversas réplicas do acervo.

De 4 a 6 de Novembro participou do 16º Seminário de Extensão, no âmbito da 12ª. Mostra

Acadêmica da Universidade Metodista de

Piracicaba, com um resumo, e exposição de um poster.

(4)

Cegos de Rio Claro, levando mais de 30 peças cuidadosamente selecionadas, para a vivência de pessoas cegas.

Em Maio de 2015 novamente participou da 13ª Semana Nacional de Museus. Desta vez o Museu recebeu escolas e pessoas da comunidade na própria Universidade, inclusive no Sábado desta semana.

No Anexo 2 segue uma lista completa de visitas ocorridas de 2014 até o presente momento.

Conclusões

A maioria das instituições e escolas que nos visitam voltam a nos visitar nos anos seguintes , ou seja, temos um público fixo, o que nos leva a crer que estamos desempenhando nosso trabalho de maneira apropriada.

O Museu serve de elo entre pesquisadores e coletividade, incentivando o espírito científico e a inclinação para a ciência. Utilizando-o como

administrador de coleções, a Universidade Estadual Paulista presta um inestimável serviço ao patrimônio científico do Estado de São Paulo, não apenas fomentando novas pesquisas, mas também expondo suas coleções e tornando-as acessíveis a pesquisadores e público leigo.

Suas atividades projetam o nome da UNESP de forma bastante positiva, seja por meio de revistas especializadas, eventos ou pela mídia.

Agradecimentos

A todos os estudantes da UNESP de Rio Claro, que atuaram como voluntários, sejam dos cursos em Geologia, Ecologia ou Biologia, e pós-graduandos, recebendo visitantes no Museu, ou levando-os ao campo. De todas as maneiras

contribuíram para acrescentar conhecimento a estes visitantes, além da divulgação de seus respectivos cursos da Universidade Estadual Paulista.

Ao Departamento de Geologia Aplicada por todo o apoio recebido de várias maneiras.

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que nos contemplou com dois projetos de Infra estrutura.

À Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Paulista, que nos permitiu divulgar as atividades do Museu de Paleontologia e Estratigrafia.

____________________

GRUZMAN, C. & SIQUEIRA, V. H. F.. O papel educacional do Museu

de Ciências: desafios e transformações conceituais. Revista Electrónica

de Enseñanza de las Ciencias, VOLUME 6, Número 2, p.402-423, 2007.

GEROTO, C. F. C. Revisão histórica, prospecção e levantamento dos

fósseis de vertebrados, especialmente titanossauros, nas regiões

fossilíferas ente Lucélia e Pacaembu (Grupo Bauru, Formação

Adamantina), Sudoeste do Estado de São Paulo”. 2010. UNESP / IGCE / Curso de Pós-Graduação em Geologia Regional, Rio Claro: 193p.

(5)
(6)

Anexo 2 lista completa de visitas ocorridas de 2014 até o presente momento.

Data Escola Cidade No.

16/02/2014 UNESP - Geologia Rio Claro (SP) 35

24/03/2014 E. E. Zita de Godoy Camargo Rio Claro (SP) 40

27/03/2014 Colégio Inovati - Valinhos Valinhos (SP) 23

31/03/2014 E. E. Zita de Godoy Camargo Rio Claro (SP) 40

12/04/2014 UNIMONTE - Curso Geologia Santos (SP) 20

15/04/2014 Centro Educacional SESI Rio Claro (SP) 62

24/04/2014 COOPEP Piracicaba (SP) 24

22/05/2014 Escola Comunitária de Campinas Campinas (SP) 57

23/05/2014 Escola Comunitária de Campinas Campinas (SP) 45

27/05/2014 Colégio Claretiano Rio Claro (SP) 50

28/05/2014 Universidade Federal DO Sul de Minas Inconfidentes (MG) 06

29/05/2014 Colégio Claretiano Rio Claro (SP) 42

30/05/2014 Universidade Federal de Alfenas Alfenas (MG) 18

10/06/2014 COTIL - UNICAMP - Geodésia e Cartografia Limeira (SP) 41

29/08/2014 Colégio COC Araraquara (SP) 28

02/09/2014 E. E. Prof. José Fernandes - Ajapi Rio Claro (SP) 22

03/09/2014 E. E. Prof. José Fernandes - Ajapi Rio Claro (SP) 19

04/09/2014 E. E. Prof. José Fernandes - Ajapi Rio Claro (SP) 28

05/09/2014 E. E. Prof. José Fernandes - Ajapi Rio Claro (SP) 25

05/09/2014 E. E. Profa. Adalgisa Perin B. Franzini Araras (SP) 40

05/09/2014 See-Saw Parnamby Bilingual São Paulo (SP) 41

19/09/2014 Faculdade de Engenharia de Agrimensura Pirassununga (SP) 25

03/10/2014 COC Rio Claro (SP) 51

03/10/2014 ADERC-Associação dos Excepcionais Rio Claro Rio Claro (SP) 09

08/10/2014 COC Leme (SP) 13

17/10/2014 Universidade Federal de Alfenas Alfenas (SP) 35

24/10/2014 E. E. Prefeito Mário Arsoni Santa Cruz das

Palmeiras (SP) 28

19/11/2014 UNESP - FEIS - Ilha Solteira Ilha Solteira (SP) 18

28/11/2014 Cooperativa de Ensino e Cutura CEC-COC Santa Rita do Passa

Quatro (SP) 18

(7)

15/04/2015 Colégio Claretiano Rio Claro (SP) 40

16/04/2015 Colégio Claretiano Rio Claro (SP) 22

25/04/2015 UNIMONTE – Curso de Geologia Santos (SP) 25

30/04/2015 CMA - Centro Municipal de Apoio aos Cegos de Rio

Claro - Museu Itinerante Rio Claro (SP) 22

06/05/2015 E. E. Profa. Carolina A. Seraphim Rio Claro (SP) 52

14/05/2015 E. E. Profa. Carolina A. Seraphim Rio Claro (SP) 55

12/05/2015 Colégio Rumo São Paulo (SP) 47

12/05/2015 Escola COOPEP Piracicaba (SP) 20

15/05/2015 UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas Alfenas (MG) 15

16/05/2015 UNIMEP - Curso em Ciências Biológicas Piracicaba (SP) 35

21/05/2015 E. E. Heloise Lemene Marasca Rio Claro (SP) 30

21/05/2015 UNESP - Curso de Geografia Rio Claro (SP) 06

28/05/2015 COTIL - UNICAMP Limeira (SP) 45

11/06/2015 Colégio Franciscano Ave Maria Campinas (SP) 43

11/06/2015 Marciano Toledo Pizza Rio Claro (SP) 31

12/06/2015 Instituto Educacional Imaculada Campinas (SP) 48

17/06/2015 Instituto Educacional Imaculada Campinas (SP) 50

26/06/2015 Instituto Educacional Imaculada Campinas (SP) 42

Referências

Documentos relacionados

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

O Núcleo de Estudos Agrários (NEA) teve suas atividades iniciadas no mês de julho de 2008, sendo lotado no Departamento de Geografia do IGCE, da UNESP – Rio Claro e cadastrado

LOCAL: Instituto de Biociências-UNESP, Departamento de Botânica, Rio Claro, SP NÍVEL: Doutorado. BANCA EXAMINADORA: Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - IBt (orientador)

Foram desenvolvidas duas formulações, uma utilizando um adoçante natural (stévia) e outra utilizando um adoçante artificial (sucralose) e foram realizadas análises

Zagalo notes that Portuguese game creators achieved international success on different mobile platforms and underlies the commitment of Ydreams, a company devoted to create

The present study investigated the effect of UST using an ultrasound probe in three different processes: enzyme treatment, substrate pre-treatment (inulin

Juliana de Souza Silva (Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro), Samuel de Souza Neto (Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro), Larissa Cerignoni Benites (Instituto

Antonio deixou de ser o Diretor responsável pelo Suitability e foi nomeado Diretor responsável pelo cumprimento de regras, políticas, procedimentos e