• Nenhum resultado encontrado

Corn leaf sampling for nitrogen diagnosis.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Corn leaf sampling for nitrogen diagnosis."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AMOSTRAGEM DE FOLHAS DE MILHO PARA FINS DE DIAGNOSE DE NUTRIÇÃO NITROGENADA (1)

ARQUIMEDES LAVORENTI, Seção de Química Analítica, PAULO BOLLER GALLO, Estação Experimental de Mococa, EDUARDO SAWAZAKI (2), Seção de Milho e Cereais Di-versos, e RÚTER HIROCE, Seção de Química Analítica, Instituto Agronômico.

(1) Recebido para publicação a 22 de janeiro de 1981. (2) Com bolsa de suplementação do CNPq.

É bastante conhecida a im-portância do nitrogênio para o milho, cuja carência pode ser detectada através de sintomas manifestados pelas folhas e rela-cionados com baixos teores do nutriente. Embora sua aplicação tardia não tenha aumentado a pro-dução do milho (6), o diagnóstico de sua carência permite tomada de medidas preventivas para o próximo cultivo na área carente. A análise química foliar constitui uma técnica que permite conhecer o estado nutricional da planta de áreas com fertilidade desconhe-cida e, desse modo, estimar a ne-cessidade de fertilização e conhe-cer também efeitos de outros fato-res que afetam a nutrição de plantas em condições de campo (5).

(2)

interseção da lâmina com a bainha é visível.

ANDRADE (1) comparou efeitos de variedades nos teores de nutrientes da folha + 4 aos 60 dias e da folha abaixo e oposta à espiga, no florescimento.

O presente trabalho visou comparar, numa mesma idade, a sensibilidade da folha + 4 , da fo-lha da espiga e da abaixo e oposta à espiga no estudo da nutrição nitrogenada do milho.

Material e métodos: O

expe-rimento foi instalado no ano agrí-cola 1979/80 na Estação Experi-mental de Mococa, Instituto Agro-nômico, Campinas (SP). O solo pertence ao Grande Grupo Podzó-lico Vermelho-Amarelo orto. Apli-caram-se 2.500kg/ha de calcário dolomítico para correção de acidez e uma adubação básica de 300kg/ / h a da fórmula 4-14-8 de NPK para elevar o nível de fertilidade. As análises químicas do solo antes do plantio do milho apresentaram os seguintes resultados: pH = 5,9; matéria orgânica = 2,0%; Al = traços; Ca2+ = 2,4 e Mg2+ = 1,1 meq/lOOml de solo; P = 4 e K — 152, em nsr/ml do solo. Os teores de P são considerados mé-dios e os de K, elevados.

O experimento foi delineado em blocos ao acaso com três tra-tamentos e cinco repetições. Os

tratamentos consistiram na apli-cação em cobertura de 0, 30 e 60kg/ha de N, na forma de sulfato de amônio, aos 35 dias após a emergência do milho. Em todos os tratamentos, foram aplicados no sulco do plantio, durante a semea-dura, 12kg/ha de N, através da fórmula 4-14-8.

Cada parcela constou de seis linhas de 5m, espaçadas de lm. Vinte dias após a germinação, rea-lizou-se o desbaste, deixando-se cinco plantas por metro linear. Para o cômputo da produção, fo-ram consideradas as duas linhas centrais, excluindo-se 0,50m de cada extremidade. A semeadura foi efetuada a 15 de outubro de 1979 com o milho híbrido 'IAC Hmd 7974'. As amostragens de folhas foram efetuadas numa mes-ma época, aos 67 dias após a ger-minação, coincidindo com a época do florescimento. Foram coleta-das folhas de três posições da mesma planta: a) folha -j-4; b) folha da espiga; c) folha abaixo e oposta à primeira espiga, num total de vinte folhas de cada posi-ção por parcela experimental.

(3)

químicas, sendo desprezada a ner-vura central. 0 preparo das amos-tras e as determinações dos teores de N, P, K, Ca, Mg e S foram efetuados segundo técnicas descri-tas por BATAGLIA et alii (3). Por ocasião da colheita, foram coletadas amostras de grãos de cada parcela, nas quais foram de-terminados os mesmos nutrientes

analisados nas folhas.

Resultados e discussão: A

avaliação da folha mais adequa-da ao estudo adequa-da nutrição mineral de planta é feita pela análise da variância dos teores de nutrien-tes contidos nas folhas de plan-tas submetidas às diferentes do-ses de fertilizantes, pelo coeficien-te de correlação entre os coeficien-teores

dos nutrientes das folhas e a pro-dução e pelo coeficiente de varia-ção do experimento. A análise da variância dos teores de nutrientes mostra o efeito diferencial das doses jle nutrientes; o coeficiente de correlação entre os teores de nutrientes e a produção mostra o efeito simultâneo dos nutrientes nesses parâmetros, e o coeficiente de variação revela a homogenei-dade dos teores dos nutrientes.

Pelo quadro 1 nota-se que a folha + 4 apresentou, na análise da variância, valor de F signifi-cativo e mais elevado do que nas outras folhas, o coeficiente de cor-relação entre N das folhas e a produção mais elevado, embora

não significativamente (9) e o

coeficiente de variação menor, re-velando, na época da amostragem, ser a folha fisiologicamente re-cém-madura e, portanto, contendo teores de nitrogênio nas folhas menos heterogêneos de plantas de uma parcela para outra. A folha que revela maior sensibilidade aos efeitos da adubação e que apre-senta menor variação do teor de nutrientes é a que melhor se pres-ta ao estudo da nutrição mineral de plantas, embora, em casos de carência aguda de um nutriente qualquer folha ou mesmo qualquer órgão sirva ao objetivo proposto.

Nota-se, pelo quadro 2, que o adubo nitrogenado, além do efeito sobre os teores de N, teve efeito positivo nos teores de P, S e Ca das folhas + 4 , nos teores de P e S da folha da espiga e nos de K da folha abaixo e oposta à espiga. O efeito no teor de S das folhas é explicado pelo teor de S no sulfato de amônio e no de P e Ca, por haver sinergismo com o N (8). Nos grãos, o efeito do adubo nitro-genado foi pouco acentuado e os teores dos macronutrientes foram mais baixos do que os das folhas, exceto o fósforo.

Conclusão: Desses resultados,

(4)
(5)
(6)

CORN LEAF SAMPLING FOR N I T R O G E N D I A G N O S I S

SUMMARY

Corn leaf samples were t a k e n a t different positions of t h e stalk i n order to find out t h e best correlation between N c o n t e n t in t h e leaf a n d g r a i n yield. T h e experiment w a s carried o u t on a Ortho-Red-Yellow soil a t Mococa E x p e r i m e n t a l S t a t i o n . T h e experiment was a randomized block design with five replications. T h e t r e a t m e n t s consisted of application a s side dressing of 0, 30 a n d 6 ú k g N / h a a s a m m o n i u m sulphate. At p l a n t i n g time t h e q u a n t i t y of fertilizer applied was 300 k g / h a of t h e formula 4-14-8. At flowering, leaf + 4 , e a r leaf a n d t h e leaf below a n d opposite to t h e first corn ear were sampled.

T h e leaves from t h e t h r e e sampling m e t h o d s and t h e grain yield a t harvesting time were analysed for total N, P, K, Ca, Mg a n d S. T h e application of S fertilizer showed pronounced effect on t h e c o n t e n t of N in t h e leaves + 4 . T h e r e were n o significant differences among correlation coefficients obtained between N c o n t e n t of t h e different leaves and grain yield. F u r t h e r , t h e N fertilizer h a d a positive effect on t h e P C a a n d S content of t h e leaves + 4 , on t h e P a n d S content of ear leaves a n d on t h e K content of t h e leaves below a n d opposite t o t h e first corn ear. Nitrogen application did n o t have a pronounced effect on t h e c o n t e n t of n u t r i e n t e s in t h e grain yield. T h e leaf + 4 showed t h e least coefficient of variation for nitrogen n u t r i t i o n diagnosis.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. ANDRADE A. G. Acumulação diferencial de n u t r i e n t e s por cinco cultivares de milho (Zea mays L.). Piracicaba, Escola S u p e r i o r de Agricultura Luiz de Queiroz,

1975. 91p. (Dissertação de Mestrado)

2. ARNON, I. Determining fertilizer requirements. I n : M I N E R A L n u t r i t i o n of maize, Bern, I n t e r n a t i o n a l Potash I n s t i t u t e , 1975. p.245-279.

3. BATAGLIA, O . C.; T E I X E I R A , J . P . F . ; FURLANI, P . R.; FURLANI, A. M. C.; GALLO, J. R. Métodos de analise química de p l a n t a s . C a m p i n a s , I n s t i t u t o Agronômico, 1978. 31p. (Circular, 87)

4. GALLO, J. R. & COELHO, F . A. S. Diagnose d a n u t r i ç ã o n i t r o g e n a d a do milho, pela análise química das folhas. B r a g a n t i a , C a m p i n a s , 22:537-548, 1963.

5. HANWAY, J. J. P l a n t analysis. Guide for corn needs. B e t t e r Crops with P l a n t Food, 46:50-55, 1962.

6. HIROCE, R.; MIRANDA, L. T.; SOARES, E. C o n t a m i n a ç ã o de parcelas de ensaio de milho por nutrientes aplicados e m parcelas adjacentes. Revista Brasileira de Ciência do Solo, C a m p i n a s , 3:190-193, 1979.

7. LOUÉ, A. Contribuição p a r a estudo d a n u t r i ç ã o catiônica do milho, principalmente a do potássio. I I I . A n u t r i ç ã o catiônica do m i l h o e a diagnose foliar. Fertilité,

20:33-50, 1963.

8. NIELSEN, K . F . ; CARSON, R. B . ; H O F F M A N , I. A study of t h e ion interactions in t h e u p t a k e of nitrogen, phosphorus, potassium, calcium, chlorine a n d sulfur by corn. Soil Science, 95:315-321, 1963.

9. PIEDRABUENA, A. E. & BARACHO, I. R. Teste de significância e n t r e coeficientes de correlação. Ciência e C u l t u r a , S ã o P a u l o , 28(2):191-192, 1976.

Referências

Documentos relacionados

Os dados de incidência foram obtidos do RCPB de Fortaleza a partir do sistema basepopWeb (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, 2010), sendo coletados: o número de casos novos

2 Pedro NUNES CD1ºM 3 Afonso CÂMARA CD1ºM 1º CLASSIFICADO 2º CLASSIFICADO 3ºs CLASSIFICADO CLASSIFICAÇÕES FINAIS CADETES FEMININOS 1º CLASSIFICADO 2º CLASSIFICADO 3ºs

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além

Afastamento da sala de audiências: reflete a sensibilidade dos juízes quanto ao impacto das condições físicas, sobretudo das características austeras da sala da audiência de

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar as características de madeira do híbrido Euca/ytpus grandis x Euca/ytpus urophylla e da celulose entre o primeiro ano até o sétimo ano

Rain amounts (mm/day) are shown on top.. BP, MP - Precipitation amounts in mms, at Belém and Manaus, respectively. DPB, PPM - " d " parameter values of daily

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Com o objetivo de analisar o perfil enzimático desses fungos e avaliar atividade antifúngica de própolis brasileiras verde e vermelha, como também de lectinas de sementes de