• Nenhum resultado encontrado

Anos potenciais de vida perdidos por mulheres vítimas de homicídio na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Anos potenciais de vida perdidos por mulheres vítimas de homicídio na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Anos potenciais de vida perdidos por mulheres

vítimas de homicídio na cidade do Recife,

Pernambuco, Brasil

Years of potential life lost by female homicide

victims in Recife, Pernambuco State, Brazil

1 Universidade Federal de

Pernambuco, Recife, Brasil.

2 Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil.

Correspondência L. S. Silva

Universidade Federal de Pernambuco.

Rua Amália 112, Recife, PE 50630-210, Brasil. leonildoss@gmail.com

Leonildo Severino da Silva 1 Maria Lúcia Neto de Menezes 2 Cyntia Lins de Almeida Lopes 2 Maria Suely Medeiros Corrêa 2

Abstract

This cross-sectional epidemiological study aimed to calculate the potential years of life lost by fe-male homicide victims in Recife, Pernambuco State, Brazil, in 2003-2007. A database was used from the Operational Division for Information on Births and Deaths under the Recife Munici-pal Health Department. All death certificates for childbearing-age women were reviewed for the five-year period. The results showed a total of 12,120 potential years of life lost by these women, mostly young, black (88%), with unknown levels of schooling (78.2%), single (80%), in District III of the city, and murdered with firearms in their own homes. The specific mortality rate was 10.8 homicides per 100,000 childbearing-age women. The 43.3 years of life lost per woman express the city’s characteristics, poverty levels, unemploy-ment, population density, residential instability, and social inequality, exposing residents to social strife, crime, and violence.

Potential Years of Life Lost; Homicide; Women

Introdução

A violência tem sido um dos fenômenos con-temporâneos que, além da inquietude social que provoca, causa um contingente substancial de vítimas todos os anos. Considerada como um problema de saúde pública, a violência contra a mulher existe em todos os países e grupos so-ciais, indistintamente das condições socioeco-nômicas, credo e cultura, representando uma das principais causas de sofrimento físico e psicoló-gico, assim como um sério problema que emerge nas relações entre homens e mulheres 1,2.

A violência se manifesta na dimensão de de-sigualdade e é uma ameaça permanente à vida por sua alusão à morte e ainda por se caracterizar pela passividade e silêncio da vítima. Exercida em sua maioria no ambiente familiar e pelo parceiro íntimo, a violência contra a mulher se manifesta de formas e intensidades distintas, é um fenôme-no complexo e tem múltipla causalidade 1,3.

(2)

indicadores com os de outros países do mundo e pela percepção da população sobre sua própria insegurança. Considerando o mapa da violência homicida nas capitais brasileiras na última dé-cada, é possível verificar que Recife está entre as capitais que encabeçam a lista das Regiões Me-tropolitanas por seus índices de violência homi-cida, indicando que ainda existe concentração da violência nas capitais do país 5.

No Estado de Pernambuco, vem sendo ob-servado número crescente de homicídios de mulheres em espaços públicos, cometidos por desconhecidos, seja pelo envolvimento de seus companheiros, familiares ou mesmo delas com o crime organizado ou resultante da crescente vio-lência urbana 6. Segundo dados do Projeto Ob-servatório da Violência contra a Mulher, Recife é apontado como um dos municípios onde mais se pratica violência contra a mulher 7.Contudo, a despeito desses dados, pouco se sabe a respeito dos homicídios praticados contra as mulheres, o que produz um profundo impacto negativo so-bre as políticas públicas e as ações da sociedade civil voltadas para a superação da violência.

A realização do presente estudo justifica-se pela magnitude da violência praticada contra a mulher, responde a lacunas de conhecimentos sobre os dados da violência que ocorre em Recife, principalmente no que tange à caracterização so-ciodemográfica desse grupo, e atende a deman-das de políticas públicas de atenção à saúde da mulher que visam promover ações preventivas em relação à violência doméstica e sexual.

Conforme Arnold et al. 8, a medida dos anos potenciais de vida perdidos tem sido utilizada para o monitoramento de mortes violentas e para a redefinição das prioridades em saúde pública. Anos potenciais de vida perdidos é um indicador que estima o tempo que a pessoa deveria ter vi-vido se não morresse prematuramente. A medida dos anos potenciais de vida perdidos enfatiza as causas específicas de óbito que afetam grupos etários mais jovens, resultando numa ordenação diferente das causas de morte. Vários autores têm utilizado o indicador anos potenciais de vida per-didos por sua capacidade de discriminar a mag-nitude, a vulnerabilidade e a transcendência de causas de óbitos 9.

A análise de interpretação das variáveis re-lacionadas aos homicídios praticados contra mulheres poderá fomentar o interesse por novos estudos que abordem a compreensão de suas vertentes e a construção de rede de apoio políti-co-assistencial integral à saúde da mulher. Desse modo, o presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de calcular os anos potenciais de vida perdidos por mulheres vítimas de homicídio na cidade do Recife, no quinquênio 2003-2007.

Métodos

Foi realizado um estudo descritivo, tipo transver-sal e retrospectivo. Seu caráter descritivo pauta-se na busca do que está ocorrendo na população, constituindo uma obra de reconhecimento preli-minar sobre a situação em questão. Por tratar-se de um estudo transversal e retrospectivo, as men-surações das variáveis de interesse foram feitas simultaneamente, constituindo uma radiografia estática do que ocorreu em um dado momento no passado, incluindo informações retrospecti-vas e sugerindo a discussão das mesmas 10.

O lócus da pesquisa foi a cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, situada no litoral nordestino entre outras duas metrópoles regionais, Salvador e Fortaleza. Na ocasião do es-tudo, a capital pernambucana possuía 94 bairros, sendo divididos em 6 Regiões Político-adminis-trativas. A população total do Recife, no ano 2000, era composta de 1.422.905 habitantes (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. http://www. ibge.gov.br), dentre essa população total, 53,5% eram mulheres, sendo 55,2% na faixa etária de 20-59 anos.

Foram analisadas todas as Declarações de Óbito (DO) de mulheres com idade fértil (entre 10 e 49 anos), residentes na cidade do Recife, mortas por homicídio, no período entre 1o de janeiro de

2003 a 31 de dezembro de 2007. A causa básica do óbito foi selecionada de acordo com a codifi-cação da Classificodifi-cação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, 10a revisão (CID-10), no capítulo XX, das causas externas de morbidade e de mortalidade, entre a codificação X85-Y09, referente às agressões.

As informações foram acessadas no banco de dados da Gerência Operacional de Informa-ção de Mortalidade e Natalidade da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade, e foram revisadas no sistema operacional da referida gerência todas as declarações de óbitos disponíveis no período compreendido entre janeiro de 2003 a dezem-bro de 2007. A coleta de dados foi desenvolvida após anuência da Diretoria Geral da Gestão do Trabalho da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife, como também da análise e aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Uni-versidade de Pernambuco (UPE), cujo parecer de aprovação foi emitido em 9 de novembro de 2009 (registro CEP/UPE nº. 214/09).

(3)

estado civil, relação do óbito com o ciclo graví-dicopuerperal; (c) anos potenciais de vida perdi-dos, considerando: anos analisaperdi-dos, faixa etária, escolaridade da vítima e raça/cor.

Para cálculo dos anos potenciais de vida per-didos, foi feita a distribuição dos óbitos por agru-pamento de idade, e, calculada a média de idade de cada grupo; em seguida, a idade média de ca-da grupo de ica-dade foi subtraíca-da ca-da ica-dade limite de 70 anos (critério sugerido pelo Ministério da Saúde, que estabelece uma idade limite para o cálculo dos anos potenciais de vida perdidos em 70 anos 11). A seguir, multiplicou-se o número de

óbitos de cada grupo de idade pelo número de anos que faltavam para atingir a idade limite de 70 anos. A soma desses produtos fornece o total de anos potenciais de vida perdidos, valor que representa o número estimado de perdas para uma causa específica ou para todas as causas 12. Esse indicador expressa o efeito das mortes ocor-ridas precocemente em relação à duração de vida esperada para uma determinada população. Per-mite fazer a comparação da importância relativa que as diferentes causas de morte assumem nes-sa população 13.

Para cálculo dos anos potenciais de vida per-didos, adotou-se a técnica proposta por Rome-der & McWhinnie 12, que estabelece uma idade limite para o cálculo dos anos potenciais de vida perdidos com base na vida média da população, cálculo também utilizado em estudo mais atual, aplicado por Arnold et al. 8. A soma desses pro-dutos forneceu o total de anos potenciais de vida perdidos. Os dados presentes nos instrumentos de coleta de dados foram organizados em tabelas e gráficos, nos quais, constaram valores relativos, posteriormente discutidos à luz da literatura re-lativa à temática.

Resultados

A análise dos homicídios de mulheres em idade fértil, no quinquênio 2003-2007, revelou a exis-tência de 280 ocorrências (média anual de 56 ca-sos), com linha de tendência crescente nos cinco anos, tendo sido o ano de 2004 aquele em que houve o maior número de vítimas, totalizando um coeficiente de 10,8 óbitos de mulheres em idade fértil por 100 mil habitantes.

A Região Político-administrativa III foi a área de maior número de registro de homicídios, com 35% das ocorrências; seguida pela Região Político-administrativa VI, com 16,8% dos casos estudados.

Entre os óbitos analisados, a maioria (82,5%) ocorreu como resultado de agressões provocadas com uso de arma de fogo (CID-10: X954, X959

e X950). Essas três causas principais de homicí-dios entre mulheres diferenciam-se pelo local de ocorrência. A maioria ocorreu por arma de fogo na residência da vítima (61,8%), enquanto que outros 17,5% ocorreram por arma de fogo em lu-gares públicos (rua e estrada), e 3,2% ocorreram em local não especificado. Entre outras causas quantitativamente menores, 2,9% foram provo-cadas por objeto cortante ou penetrante fora da residência da vítima, e 14,6%, por outras causas básicas (afogamento, objeto contundente, enfor-camento e sufoenfor-camento).

No levantamento de informações sobre a as-sistência médica prestada à vítima, foi identifi-cado que, em 12,9% dos casos, houve registro da prestação de assistência, 37,5% não receberam assistência, e, em 49,6% dos casos, essa infor-mação não foi declarada no atestado de óbito da vítima.

Quanto ao perfil das vítimas (Tabela 1), a maior parte contava menos de 30 anos de idade (64,2%), tendo sido contabilizado um percentu-al de 26,4%, da população estudada, composto por adolescentes (10-19 anos). A escolarização desconhecida predominou entre os registros (78,2%), como também as negras (88%) e soltei-ras (80%).

Tabela 1

Perfi l das mulheres vítimas de homicídios. Recife, Pernambuco, Brasil, 2003-2007.

Variáveis n %

Idade (anos)

10-19 74 26,4

20-29 106 37,8

30-39 64 22,9

40-49 36 12,9

Escolaridade (anos concluídos)

1-7 39 13,9

8 ou + 22 7,9

Ignorada 219 78,2

Raça/cor

Branca 31 11,0

Negra 246 88,0

Ignorada 3 1,0

Estado civil

Solteira 224 80,0

Casada/Unida 27 9,6

Viúva/Separada 4 1,4

Ignorado 25 9,0

(4)

Foi identificado que, em 1% dos casos, houve registro de óbito relacionado ao ciclo gravídico-puerperal, classificado como morte materna de causa não obstétrica. No entanto, observou-se que, no atestado de óbito de 21% das vítimas, esse dado foi registrado como ignorado.

O impacto da mortalidade por causas exter-nas, considerando o indicador anos potenciais de vida perdidos analisado ao longo dos anos de 2003-2007, permitiu verificar que foram perdi-dos 12.120 anos potenciais de vidas femininas, cerceadas prematuramente como consequência da violência (Tabela 2). O ano em que ocorreu o maior número de perdas foi 2004, com 3.145 anos (25,9% do total analisado). O maior per-centual de perdas se deu em jovens entre 20 e 29 anos, em que foi possível calcular um potencial de vida perdido de 4.823 anos.

A análise da linha de tendência dos anos po-tenciais de vida perdidos permitiu verificar que, exceto na faixa etária de 40-49 anos, houve uma ascensão no número de homicídios, passando de 1.792 anos potenciais de vida perdidos em 2003 para 2.453 anos potencias de vida perdidos em 2007. Tendo em vista o conjunto total de homicí-dios e o total de anos potenciais de vida perdidos, pode-se calcular que, para cada mulher em idade fértil assassinada, foram perdidos 43,3 anos de vida no período estudado.

A análise do recorte de cor/raça das vidas femininas perdidas evidenciou que os anos po-tenciais de vida perdidos das mulheres identi-ficadas como pertencentes à população negra, pretas e pardas de acordo com análise do recorte racial pelo IBGE 14 (10.591 anos potenciais de vi-da perdidos), foi quase oito vezes maior do que os anos potenciais de vida perdidos das brancas (1.336,5) (Figura 1). No quesito relativo aos anos

potenciais de vida perdidos em relação ao grau de escolarização, dois aspectos que mereceram destaque: o primeiro é relativo à falta de registros fidedignos sobre a escolarização da vítima (9.396 anos potenciais de vida perdidos), impedindo uma adequada análise da influência da escola-rização na redução dos anos potenciais de vida perdidos; o segundo aspecto é a queda de quase 50% dos anos potenciais de vida perdidos quan-do a escolaridade avançou de 1-7 anos de estuquan-do (1.719,5 anos potenciais de vida perdidos) para 8 anos ou mais (967,5 anos potenciais de vida perdidos).

Discussão

No Recife, assim como no Brasil, a violência vem manifestando-se em números elevados e cres-centes, provocando indicadores de saúde abso-lutamente negativos para a sua população. Esses dados revelam consonância com os estudos de Simões 15, quando demonstrou que, no Brasil, as taxas de mortalidade por causas externas cresce-ram cerca de 50% do fim dos anos 70 para a pri-meira metade da década de 90 16, com importan-tes diferenças regionais. De modo similar, Lau-renti et al. 17, em pesquisa realizada nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, com mulheres de 10-49 anos, identificaram o homicídio como a terceira causa de morte dessa população.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde (DATASUS. Indicadores e dados básicos. http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2009.htm, acessado em 10/Mar/2011),a média da taxa de mortalidade por causas externas no Recife, du-rante o quinquênio 2003-2007, foi de 22,8, tendo apresentado também uma tendência crescente.

Tabela 2

Distribuição dos anos potenciais de vida perdidos por mulheres, de acordo com a faixa etária. Recife, Pernambuco, Brasil, 2003-2007.

Ano Faixa etária (anos) Total

10-19 20-29 30-39 40-49

n % n % n % n % n %

2003 610,5 14,9 546,0 11,3 355,0 15,6 280,5 30,6 1.792,0 14,8 2004 1.110,0 27,0 1.410,5 29,3 497,0 21,9 127,5 13,9 3.145,0 25,9 2005 888,0 21,6 910,0 18,9 461,5 20,3 178,5 19,4 2.438,0 20,1 2006 832,5 20,3 864,5 17,9 390,5 17,2 204,0 22,2 2.291,5 18,9

2007 666,0 16,2 1.092,0 22,6 568,0 25,0 127,5 13,9 2.453,5 20,3 Total 4.107,0 100,0 4.823,0 100,0 2.272,0 100,0 918,0 100,0 12.120,0 100,0

(5)

Considerando apenas os homicídios, a média da taxa de mortalidade do Recife foi de 12 para cada 100 mil habitantes. Esse último dado assemelha-se ao que foi calculado no preassemelha-sente estudo, com discreta elevação porque, no estudo, não foram considerados, para efeito de cálculo, os óbitos por causa mal definida ou por eventos de inten-ção indeterminada.

Sabe-se que a melhoria da qualidade e da co-bertura dos registros sobre a violência no país, e em especial no Estado de Pernambuco, pode refletir no crescente aumento dos números sobre a violência. Há diferentes iniciativas articulando esforços de diversos níveis e estruturas de Gover-no e da sociedade civil voltadas para o enfrenta-mento da violência em geral. São essas iniciativas que conseguiram estagnar os níveis de violência homicida, a partir de 2003, em várias Unidades Federadas e até fazer os índices retrocederem, de forma significativa, em alguns Estados. Contudo, Recife continua figurando entre as capitais mais violentas do país, perdendo apenas para Maceió 5.

Assim, como no âmbito nacional, há dife-renças importantes na distribuição espacial dos homicídios, verificando-se estreita relação da violência com o modo de vida das vítimas, com suas características socioeconômicas e

demo-gráficas, tornando esses indivíduos mais vulne-ráveis. A configuração físico-territorial do Recife e as diferenças provocadas pelo quadro socioe-conômico que se consolidou ao longo de sua his-tória exibem a convivência de seus habitantes: próximos territorialmente, mas separados pelas enormes diferenças sociais. A Região Político-administrativa III é a área que apresenta maior extensão territorial, na qual se encontra a maior parte dos morros existentes na cidade, maior nú-mero de áreas pobres e que é, paradoxalmente, o território em que a renda se apresenta mais con-centrada 18.

Recife se destaca por seu comportamento sui generis: elevada taxa de homicídio e baixa taxa de lesões corporais. Isso talvez possa ser explicado pela baixa concentração (27,1%) de registro de ocorrência de lesões corporais nessa capital 19. Estudo realizado por Holmes 20, em Recife, mos-trou que os homicídios estão relacionados à ex-posição dos grupos populacionais menos favore-cidos nos espaços urbanos onde o desemprego, a renda, o nível de escolaridade e as condições de habitação não lhes favorecem. Esses dados con-firmam a configuração espacial dos assassinatos analisados no presente estudo. Em se tratando da epidemiologia da violência, Yunes 21 chama a

Figura 1

Distribuição dos anos potenciais de vida perdidos quanto à raça/cor da vítima. Recife, Pernambuco, Brasil, 2003-2007.

Fonte: Gerência Operacional de Informação sobre Mortalidade e Natalidade, Secretaria de Saúde, Prefeitura do Recife. 0

500 1.000 1.500 2.000 2.500 3.000

Anos potenciais de vida per

didos

Negras

Brancas

Ignoradas

(6)

atenção também para o fato de que a população pobre sofre de múltiplas privações que podem contribuir como fatores favoráveis à violência, como é o caso do desemprego.

Por outro lado, é preciso manter o olhar crí-tico na interpretação desses números, uma vez que a violência praticada contra a mulher, fre-quentemente, está associada a múltiplos fatores. É necessário cautela para não se deixar condu-zir pela concepção simplista de causa e efeito, esquecendo-se questões como a relação desigual de gêneros que tantas vezes explica o empodera-mento do homem sobre o corpo e a vida de suas companheiras.

De acordo com a Política Nacional de En-frentamento à Violência contra as Mulheres, a violência contra as mulheres só pode ser enten-dida no contexto das relações desiguais de gê-nero, como forma de reprodução do controle do corpo feminino e das mulheres numa sociedade sexista e patriarcal. As desigualdades de gêne-ro têm, assim, na violência contra as mulheres, sua expressão máxima, que, por sua vez, deve ser compreendida como uma violação dos direitos humanos das mulheres, remete a um fenôme-no multifacetado, com raízes histórico-culturais, que é permeado por questões étnico-raciais, de classe e de geração 22.

Os homicídios causados por armas de fogo e seu crescimento no Brasil revelam o amplo aces-so e a disponibilidade de armas no país. Pesqui-sa feita com dados do Instituto Médico Legal de São Paulo evidenciava que, em 1960, esse tipo de arma foi responsável por 28,4% do total de mor-tes e, para os homicídios do ano 2000, mostrava que 90% foram perpetrados por esse meio 23. Em Recife, em 1997, as armas de fogo foram respon-sáveis por 97% das mortes por homicídios em menores de 20 anos 24.

A discussão sobre como controlar a epidemia das mortes por armas de fogo é de grande com-plexidade e envolve diferentes dimensões. Estu-do de Gawryszewski et al. 23 revelou que as armas de fogo desempenharam um papel importante entre os homicídios ocorridos no Brasil, e, por es-se motivo, é imprescindível que es-sejam instituídas políticas de controle de arma no país.

Entre as respostas da sociedade civil, em 2003, um importante passo foi dado para reduzir as mortes por armas de fogo. Sob a liderança de organizações não-governamentais que mobili-zaram grandes manifestações públicas, articu-lação com parlamentares comprometidos com políticas de paz e o apoio de parte importante da mídia, foi aprovado, no Congresso Nacional, o Estatuto do Desarmamento (Lei nº. 10.826) 25. Isoladamente, o Estatuto do Desarmamento não produzirá efeito algum. Mas deve ser utilizado de

maneira séria, eficiente e responsável, de modo a permitir o enfrentamento do tráfico ilegal de armas e munição, o combate à violência urbana e a diminuição dos homicídios na sociedade 26.

Ao analisar o cenário dos homicídios, a lite-ratura assinala que a maioria das ações violen-tas contra a mulher ocorre no âmbito privado, no domicílio da vítima 27, realidade confirmada quando analisadas as mortes ocorridas no pre-sente estudo. Diante do exposto, Costa et al. 28

salientaram que a maior ocorrência de violência envolvendo mulheres que se encontravam em seus domicílios tem a ver com o fato de que es-sas mulheres permanecem mais tempo em casa e, por esse motivo, estão mais expostas a sofrer agressões nesses espaços. Com isso, fragiliza-se a hipótese de que as mulheres estariam morrendo por razões ligadas à criminalidade urbana, se-ja como vítimas de latrocínio e balas perdidas ou pelo seu próprio envolvimento com grupos criminosos. Por outro lado, permanece, como questão, a concentração dos casos de homicídios de mulheres em áreas de maior atuação desses grupos e de circulação de armas de fogo, que, por sua vez, apresentam características comuns de precariedade de condições de vida e pouco aces-so a políticas e serviços públicos 29.

Quanto ao registro sobre a assistência médica prestada à vítima de homicídio, Gawryszewski et al. 23 mostraram que, na maioria dos óbitos analisados no estudo, as vítimas foram transpor-tadas para o hospital, não significando, obriga-toriamente, que os indivíduos tenham chegado a receber algum tipo de assistência. Em virtude da arma de fogo ser o principal instrumento para a execução do homicídio, dado que também é identificado no presente estudo, a hipótese ini-cial era de que a maior parte dessas vítimas não se beneficiaria da assistência médica, mas essa hipótese não foi confirmada com a análise dos laudos de necropsia.

(7)

Os números relativos à mortalidade específi-ca por raça/cor da vítima reafirmam os achados de outras pesquisas quanto às desigualdades da situação de saúde da população negra em relação à população branca 31,32,33,34, em que são

verifica-dos maiores coeficientes de mortalidade em mu-lheres adultas negras, com risco de morte quase duas vezes superior ao observado para mulheres brancas. Esses dados revelam a perversa associa-ção entre a violência, condiassocia-ção socioeconômica desfavorável e a cor da pele da vítima.

A maior mortalidade de negros tem relação com níveis de renda e de escolaridade mais bai-xos, possivelmente também associada ao racis-mo e à discriminação, pode-se afirmar, conforme Araújo et al. 9, que esses fatores se somam na de-terminação de desvantagem também na mortali-dade por causas externas dessa população.

Ao descrever e analisar comparativamente as características sociodemográficas e as causas básicas de morte em mulheres adultas negras e brancas, residentes na cidade de Recife, no pe-ríodo de 2001-2003, Santos et al. 34 reafirmam a importância da incorporação do recorte racial quando da elaboração de perfis epidemiológicos e de análises de situações de saúde. As desigual-dades reveladas na mortalidade das mulheres ne-gras residentes em Recife reforçam a necessidade do aprimoramento da vigilância em saúde e do incentivo à produção de conhecimento sobre de-sigualdades raciais em saúde. Indicam, também, a necessidade da efetivação de políticas e ações públicas baseadas em princípios de cidadania e de respeito à dignidade da pessoa humana 34.

No quesito relativo à escolaridade da vítima, são escassos os estudos que fazem a associação entre escolaridade e diminuição da crimina-lidade, mas, segundo Soares 35, a escolaridade reduz significativamente o risco de morte de um indivíduo. Ele considera ainda que o baixo ní-vel de escolaridade de um indivíduo implica em um menor nível socioeconômico, o qual, intui-tivamente, está ligado à maior exposição desse à violência. Ao considerar essa associação, po-de-se inferir que a educação passa a ter o papel mais importante na redução direta dos níveis de violência 35.

Fazendo uma correlação entre escolaridade e raça/cor, é possível observar alguns aspectos. De acordo com Carvalho 36, no Brasil, somente 2% dos estudantes universitários são negros. Segun-do Silva 37, as negras possuem: menor nível de escolaridade, trabalham mais, porém com ren-dimento menor, e são poucas as que conseguem romper barreiras de preconceito e discrimina-ção racial e ascender socialmente. Nesse sentido, não é possível deixar de salientar que o grau de instrução relacionado ao alto índice de mulheres

negras vítimas de homicídios coloca essa popu-lação em evidência, como sendo uma popupopu-lação vítima de vários aspectos que colocam em risco sua própria vida.

Quando analisado o estado civil das vítimas, foi possível verificar semelhança com os estudos realizados no Distrito Federal, desenvolvido por Soares 38, que analisou o efeito do estado civil sobre a probabilidade de vitimização por ho-micídio. Usando os dados de mortalidade da Secretaria de Saúde de 1993, ele mostrou que o grupo de mais alto risco para homicídios é o de solteiros, com uma elevada taxa de 40,78 por 100 mil, seguido pelos casados, com 21,12 e pelos outros grupos de estado civil, com 13,34. Esses resultados também condizem com o encontra-do internacionalmente. Porém, eles podem estar simplesmente traduzindo as diferenças de idade, uma vez que a percentagem dos solteiros dimi-nui com a idade.

Desde 1995, foram incluídas variáveis espe-cíficas na DO, visando à identificação de mortes de mulheres em idade reprodutiva no território brasileiro, definidas a partir da constatação da gravidez no momento da morte ou nos 12 meses anteriores (campos 43 e 44 da DO). Entretanto, Laurenti et al. 39 constataram preenchimento ina-dequado desses campos. Nesse período, quase 90% das DO apresentavam resposta “Ignorado” para o campo 43, correspondente à pergunta so-bre a morte ter ocorrido durante a gravidez, parto ou aborto, e mais de 90% de resposta “Ignorado” para o campo 44, correspondente à pergunta so-bre a morte ter ocorrido durante o puerpério. A constatação desse fato representa sérias limita-ções à tentativa de ampliar o conhecimento dos óbitos relacionados ao ciclo gravídico-puerperal exclusivamente pela análise dessas informações constantes das DO.

(8)

econômicas acarretadas por esses óbitos, espe-cialmente tendo em vista que eles se concen-tram, sobretudo, na população adulta jovem, em idade potencialmente ativa 40. Pela frequência com que ocorrem e por serem os adolescentes e adultos jovens os grupos mais atingidos, as cau-sas externas são as maiores responsáveis pelos anos potenciais de vida perdidos.

Os 43,3 anos de vida perdidos por cada vítima refletem, entre outros aspectos, a características do município, relativas ao nível de pobreza, de-semprego, densidade populacional, instabilida-de resiinstabilida-dencial, instabilida-desigualdainstabilida-de social, que expõem seus habitantes a crises sociais, crimes e violên-cia. Para o enfrentamento de toda essa proble-mática, é imprescindível o desenvolvimento de um conjunto de ações articuladas e sistemati-zadas de diferentes setores governamentais, de diversificados segmentos sociais e da população em geral. É preciso lembrar que a violência apre-senta-se sempre multifacetada, envolvendo, em sua gênese e desenvolvimento, vários segmentos e aspectos: ela não é somente um problema de segurança, de justiça, de educação ou de saúde, mas representa um verdadeiro mosaico formado por todos esses componentes. Assim, parcerias efetivas entre diferentes segmentos – governa-mentais ou não – devem ser construídas e con-solidadas, com medidas multissetoriais voltadas à prevenção da violência e à promoção da saúde, que tentem defrontar a multicausalidade, atuan-do de maneira preventiva e integrada, de moatuan-do a enfrentar o crime e, ao mesmo tempo, tentar construir a cidadania, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população.

Considerações finais

Os princípios da cultura de paz propostos pe-lo Manifesto do ano 2000 da Organização das Nações Unidas têm se revelado um importante instrumento para nortear as mudanças culturais necessárias para a superação da violência. Esses princípios apontam na direção de repensar valo-res, crenças e atitudes, estimulando processos de transformação dos indivíduos, das instituições e das relações sociais, essenciais para a revitaliza-ção das práticas nos serviços de saúde 41.

(9)

Resumo

Estudo epidemiológico, transversal, objetivando cal-cular os anos potenciais de vida perdidos por mulheres vítimas de homicídio na cidade do Recife, Pernambu-co, Brasil, no quinquênio 2003-2007. Utilizou-se de um banco de dados da Gerência Operacional de Informa-ção de Mortalidade e Natalidade da Secretaria de Saú-de do Recife, e foram revisadas todas as Saú-declarações Saú-de óbitos das vítimas de homicídio, com idade fértil no quinquênio analisado. Os resultados revelaram que houve 12.120 anos potenciais de vida perdidos, no pe-ríodo, por mulheres jovens, negras (88%), de escolari-dade desconhecida (78,2%), solteiras (80%), mortas na Região Político-administrativa III, que foram assassi-nadas com uso de arma de fogo, no próprio domicílio. A taxa de mortalidade específica, no período, corres-pondeu a 10,8 por 100 mil mulheres em idade fértil. Os 43,3 anos de vida perdidos por cada vítima refletem, entre outros aspectos, as características do município, relativas ao nível de pobreza, desemprego, densidade populacional, instabilidade residencial, desigualdade social, que expõem seus habitantes a crises sociais, cri-mes e violência.

Anos Potenciais de Vida Perdidos; Homicídio; Mulheres

Colaboradores

L. S. Silva e C. L. A. Lopes participaram do desenvolvi-mento do projeto, da análise e interpretação dos dados e elaboração do artigo. M. L. N. Menezes foi responsável principal pela análise e interpretação dos dados, reda-ção do artigo e aprovareda-ção final da versão a ser publica-da. M. S. M. Corrêa colaborou na análise e interpretação dos dados, na revisão crítica do texto e aprovação da versão final do artigo a ser publicado.

Referências

1. Krug EG, Dahlberg LL, Mercy J, Zwi A, Lozano-Ascencio R. Rapport mondial sur la violence et la sante. http:// www.who.int (acessado em 31/Mai/ 2009).

2. Sampaio J, Vidal L, Spinelli MB, Silva MCM, Viana P, Gandelsman R. Assistência integral à mulher ví-tima de violência doméstica e sexista. Protocola. Recife: Prefeitura do Recife; 2005.

3. Monteiro CFS, Souza IEO. Vivência da violência conjugal: fatos do cotidiano. Texto & Contexto En-ferm 2007; 16:26-31.

4. Faúndes A, Parpinelli MA, Cecatti JG. Mortalida-de Mortalida-de mulheres em idaMortalida-de fértil, em Campinas, São Paulo 1985-1994. Cad Saúde Pública 2000; 16: 671-9.

5. Waiselfisz JJ. Mapa da violência 2011. Os jovens do Brasil. São Paulo: Instituto Sangari/Brasília: Minis-tério da Saúde; 2011.

6. Portella AP. Abordagem social sobre violência e saúde das mulheres. Jornal da Rede Feminista de Saúde 2002; 22:17-9.

7. Portella AP. Homicídios de mulheres em Pernam-buco, 2002-2004: uma caracterização a partir de notícias de jornais. SOS Corpo; 2005. http:// www.violenciamulher.org.br (acessado em 16/ Nov/2009).

(10)

9. Araújo EM, Costa MCN, Hogan VK, Mota ELA, Araújo TM, Oliveira NF. Diferenciais de raça/cor da pele em anos potenciais de vida perdidos por cau-sas externas. Rev Saúde Pública 2009; 43:405-12. 10. Pereira MG. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de

Janeiro: Editora Guanabara Koogan; 2008. 11. Ministério da Saúde. Investigação sobre perfis de

saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 1998. 12. Romeder JM, Mcwhinnie JR. The development of

potential years of life lost as an indicator of prema-ture mortality. Rev Epidemiol Sante Publique 1978; 26:97-115.

13. Rouquayrol MZ, Almeida Filho N. Epidemiologia e saúde. 6a Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan; 2003.

14. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas racial brasileiro 2004. Rio de Janeiro: Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatística; 2004.

15. Simões CSC. Perfis de saúde e de mortalidade no Brasil: uma análise de seus condicionantes em grupos populacionais específicos. Brasília: Organi-zação Pan-Americana da Saúde; 2002.

16. Mello Jorge MHP, Gotlieb SLD. As condições de saúde no Brasil: retrospecto de 1979 a 1995. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2000.

17. Laurenti R, Mello Jorge MH, Gotlieb SLD. Mortali-dade de mulheres de 10 a 49 anos – ênfase na mor-talidade materna. São Paulo: Ministério da Saúde/ Organização Pan-Americana da Saúde/Universi-dade de São Paulo; 2002.

18. Araújo MS. Trabalhos para discussão. Recife: Fun-dação Joaquim Nabuco; 2002. http://www.fundaj. gov.br/tpd/143.html (acessado em 01/Dez/2009). 19. Souza ER, Lima MLC. Panorama da violência

urba-na no Brasil e suas capitais. Ciênc Saúde Coletiva 2006; 11:1211-22.

20. Holmes CEM. Anos potenciais de vida perdidos – APVP: análise das desigualdades segundo estrato de condições de vida na cidade do Recife, 2000 [Dissertação de Mestrado]. Recife: Programa Inte-grado de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Cen-tro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco; 2002.

21. Yunes J. Epidemiologia da violência. In: Oliveira MC, organizador. Demografia da exclusão social: temas e abordagens. Campinas: Editora Unicamp; 2001. p. 145-65.

22. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Brasília: Ministério da Saúde; 2007.

23. Gawryszewski VP, Kahn T, Mello Jorge MHP. Infor-mações sobre homicídios e sua integração com o setor saúde e segurança pública. Rev Saúde Públi-ca 2005; 39:627-33.

24. Falbo GH, Buzzetti R, Cattaneo A. Homicide in children and adolescents: a case-control study in Recife, Brazil. Bull World Health Organ 2001; 79:2-7.

25. Bastos ML, Casara RRR. Estatuto do desarmamen-to – uma questão de competência. Santa Catari-na: Universidade Federal de Santa Catarina; 2007. http://www.buscalegis.ufsc.br/revistas/index.php (acessado em 01/Dez/2009)

26. Ramos S. Respostas brasileiras à violência e novas mediações: o caso do Grupo Cultural AfroReggae e a experiência do projeto Juventude e Polícia. Ciênc Saúde Coletiva 2006; 11:1303-11.

27. Souza ER. Masculinidade e violência no Brasil: contribuições para a reflexão no campo da saúde. Ciênc Saúde Coletiva 2005; 10:59-70.

28. Costa COM, Carvalho RC, Bárbara JFRS, Santos CAST, Gomes WA, Sousa HL. O perfil da violência contra crianças e adolescentes, segundo regis-tros de Conselhos Tutelares: vítimas, agressores e manifestações de violência. Ciênc Saúde Coletiva 2007; 12:1129-41.

29. Portella AP. Caracterização dos homicídios de mu-lheres, 2002-2007. Recife: SOS Corpo: Instituto Fe-minista para a Democracia/Observatório da Vio-lência contra as Mulheres em Pernambuco; 2008. 30. Cardia N. Jovens, violência fatal, superposição de

carências e mercado de trabalho. http://www.nev. prp.usp.br (acessado em 10/Dez/2009).

31. Barbosa MIS. É mulher, mas é negra: perfil da mortalidade do ‘quarto de despejo’. Jornal da Rede Feminista de Saúde 2001; (23):34-6.

32. Cunha EMGP. Mortalidade infantil e raça: as dife-renças da desigualdade. Jornal da Rede Feminista de Saúde 2001; (23):48-50.

33. Batista LE. Mulheres e homens negros: saúde, do-ença e morte [Tese de Doutorado]. Araraquara: Universidade Estadual Paulista; 2002.

34. Santos SM, Guimarães, MJB, Araújo TVB. Desigual-dades raciais na mortalidade de mulheres adultas no Recife, 2001 a 2003. Saúde Soc 2007; 16:87-102. 35. Soares SSD. Educação: um escudo contra o

homi-cídio. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; 2007. (Texto pra Discussão, 1298). 36. Carvalho JJ. Inclusão étnica e racial no Brasil. A

questão das cotas no ensino superior. São Paulo: Editora Atttar; 2005.

37. Silva MN. A mulher negra: o preço de uma trajetó-ria de sucesso [Dissertação de Mestrado]. São Pau-lo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; 1999.

38. Soares GAD. Homicídios no Brasil: vários factoides em busca de uma teoria. Relatório parcial do pro-jeto Covariatas Macroestruturais do Homicídio no Brasil. In: Meeting of the Latin American Studies Association. Miami: Latin American Studies Asso-ciation, Hyatt Regency Miami; 2000. p. 10-24. 39. Laurenti R, Mello-Jorge MHP, Gotlieb SLD. Mortes

maternas no Brasil: análise do preenchimento de variável da declaração de óbito. Inf Epidemiol SUS 2000; 9:43-50.

40. Gomes MMF, Assis HM, Francisquini VLC, Ro-drigues RN. Mortalidade por causas externas no Brasil em 2000: pobreza, desigualdade ou políti-cas sociais inadequadas? In: Seminário População, Pobreza e Desigualdade, 2007. http://www.abep. nepo.unicamp.br (acessado em 10/Nov/2009). 41. Melman J, Ciliberti ME, Aoki M, Figueira Júnior N.

Tecendo redes de paz. Saúde Soc 2009; 18 Suppl 1:66-72.

Recebido em 17/Abr/2010

Referências

Documentos relacionados

The convex sets separation is very important in convex programming, a very powerful mathematical tool for, see [ ], operations research, management

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

Esse tipo arranjo físico é em geral muito utilizado quando a uma variação substancial dos fluxos que ocorrem nos setores da organização, o grande desafio da

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção