• Nenhum resultado encontrado

Método para registro continuo da pressão intracraniana.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Método para registro continuo da pressão intracraniana."

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

METODO PARA REGISTRO CONTINUO DA PRESSÃO

INTRACRANIANA

H E N R I Q U E S. I V A M O T O * M I T S U O N U M O T O * *

R . M . P E A R D O N D O N A G H Y * * *

Os monitores de pressão intracraniana têm despertado muito interesse entre neurologistas e neurocirurgiões, não somente pelo seu valor como uten-sílios de pesquisa mas t a m b é m como instrumentos de grande utilidade clínica. E n t r e os vários monitores existentes, os interruptores a pressão ("pressure switches") de N u m o t o se destacam pela simplicidade, precisão e segurança. Esses interruptores f o r a m criados em nossos laboratórios ^ 5

. 6

e utilizados em numerosos experimentos animais e em 91 pacientes em nosso Serviço.

I N S T R U M E N T A Ç Ã O E M É T O D O

O i n t e r r u p t o r é c o m p o s t o d e u m b a l ã o d e s u á s t i c o c o m u m p a r de e l e t r o d o s f i x o s e m suas p a r e d e s ( F i g . 1 ) . O b a l ã o , q u e m e d e a p r o x i m a d a m e n t e 1 0 x 9 x 1 m m , é l i g a d o , a t r a v é s de u m t u b o d e p o l i v i n i l , a u m a s e r i n g a e a u m m a n ó m e t r o . O s i s t e m a é p r e e n c h i d o c o m a r . C a d a u m d o s e l e t r o d o s é l i g a d o a u m f i o c o n t i d o n o t u b o d e p o l i v i n i l e c o n e c t a d o a u m " o h m m e t e r .

O i n t e r r u p t o r p o d e ser e m p r e g a d o p a r a m e d i r q u a i s q u e r d a s p r e s s õ e s i n t r a c r a n i a -nas, a saber, a i n t r a v e n t r i c u l a r , i n t r a c e r e b r a l , s u b a r a c n ó i d e a , s u b d u r a l ou e p i d u r a l . N a p r á t i c a c l í n i c a t e m o s l i m i t a d o o seu uso p a r a m e d i d a s d a s pressões e p i d u r a l e s u b d u r a l . P o r m o t i v o d e s e g u r a n ç a e s i m p l i c i d a d e , t e m o s u t i l i z a d o a p e n a s o e s p a ç o e p i d u r a l u l t i m a m e n t e .

O b a l ã o é c o l o c a d o e n t r e a d u r a m a t e r e o c r â n i o . E n q u a n t o a p r e s s ã o d o a r c o n t i d o d e n t r o d o s i s t e m a f o r m e n o r q u e a p r e s s ã o e p i d u r a l , o s d o i s e l e t r o d o s f a z e m c o n t a t o e n t r e si. A o se l i g a r os f i o s a u m a b a t e r i a d e l a n t e r n a d e m ã o c o m u m , u m a p e q u e n a c o r r e n t e e l é t r i c a c i r c u l a a t r a v é s d o s f i o s e d o s e l e t r o d o s , o q u e é a c u s a d o p e l o " o h m m e t e r " . O e m b o l o d a s e r i n g a é e n t ã o c o m p r i m i d o g r a d u a l m e n t e . Q u a n d o a p r e s s ã o d o a r u l t r a p a s s a r a p r e s s ã o e p i d u r a l , a s d u a s p a r e d e s d o b a l ã o s e a f a s t a m u m a da o u t r a , os e l e t r o d o s se s e p a r a m , e a c o r r e n t e e l é t r i c a é i n t e r r o m p i d a . A p r e s s ã o e m q u e a c o r r e n t e é i n t e r r o m p i d a c o r r e s p o n d e à p r e s s ã o e p i d u r a l .

(2)

H á m o d e l o s m a i s s o f i s t i c a d o s c o m s i s t e m a s de r e g i s t r o a u t o m á t i c o * o u c o m p u -t a d o r e s . U l -t i m a m e n -t e -t e m o s u s a d o u m m o d e l o d e s e n v o l v i d o p o r u m a i n d ú s -t r i a l o c a l * e m q u e os fios e l é t r i c o s e e l e t r o d o s f o r a m s u b s t i t u í d o s p o r " f i b e r o p t i c " , o q u a l u t i l i -z a u m a c o r r e n t e l u m i n o s a e m v e -z d e c o r r e n t e e l é t r i c a . Esses s i s t e m a s s ã o m a i s c o m p l e x o s m a s o p r i n c í p i o b á s i c o d e f u n c i o n a m e n t o é o m e s m o .

Implantação do interruptor — O p a c i e n t e p o d e s e r o p e r a d o s o b a n e s t e s i a l o c a l o u g e r a l . F a z - s e u m a i n c i s ã o l i n e a r d e 3 o u 4 c e n t í m e t r o s n o c o u r o c a b e l u d o , s e g u i d a p o r u m a t r e p a n a ç ã o . O i n t e r r u p t o r é p a s s a d o s o b o c o u r o c a b e l u d o a t r a v é s d e u m a o u t r a i n c i s ã o d e 1 c e n t í m e t r o , l e v a d o a o o r i f í c i o d e t r e p a n a ç ã o e a l o j a d o e n t r e a t á b u a óssea i n t e r n a e a d u r a m a t e r . A s i n c i s õ e s s ã o s u t u r a d a s .

P a r a se r e m o v e r o i n t e r r u p t o r , b a s t a s e p a r a r o s l á b i o s d a i n c i s ã o m e n o r e p u x a r o t u b o d e p o l i v i n i l . E m m u i t o s d e nossos casos o s i n t e r r u p t o r e s f o r a m I m p l a n t a d o s a t r a v é s d a m e s m a a b e r t u r a óssea f e i t a n u m a t r e p a n a ç ã o e x p l o r a d o r a o u c r a n i o t o m i a , a o i n v é s d e se t e r usado u m o r i f í c i o i n d e p e n d e n t e . P r e f e r i m o s o e s p a ç o e p i d u r a l a o s u b d u r a l p o r q u e as m e n i n g e s n ã o s ã o i n v a d i d a s .

I N D I C A Ç Õ E S

O uso do monitor é indicado nos casos de hipertensão intracraniana em que o conhecimento do v a l o r da pressão é importante para o controle terapêutico. P o r exemplo, n u m paciente comatoso com edema cerebral t r a u m á -tico, poderemos saber se as medidas antihipertensivas (manitol, elevação da cabeça e tronco, hiperventilação) estão surtindo efeito. N o mesmo paciente, uma elevação rápida e contínua da pressão pode ser o único indício de u m he-m a t o he-m a intracraniano ehe-m desenvolvihe-mento. Muitos dos nossos pacientes cohe-m edema cerebral traumático sofrem t a m b é m de problemas respiratórios e r e

(3)

querem a administração de curare para possibilitar u m a ventilação pulmonar

adequada; nesses casos, o valor do interruptor a pressão é inestimável, pois a

maioria dos sinais clínicos iniciais de hipertensão intracraniana e herniação

cerebral são cobertos pela droga.

A o lado dos traumatismos, temos utilizado os interruptores em casos de

en-cefalite, hemorragia subaracnóidea, hidrocéfalo

2

, infarto c e r e b r a l

4

, intoxicação

por monóxido de carbono e hemorracia intracerebral. Eles têm sido muito

úteis também durante cirurgias decompressivas

3

.

Complicações ocorreram em apenas 3 pacientes. Dois desenvolveram uma

pequena coleção purulenta no couro cabeludo que foi facilmente tratada. O

terceiro foi u m paciente com u m a fratura craniana exposta, laceração cerebral

e hematoma intracerebral, o qual desenvolveu u m a infecção subcutánea e

sub-seqüentemente u m abscesso cerebral que requereu drenagem.

R E S U M O E C O N C L U S Õ E S

Pacientes com hipertensão intracraniana aguda podem ser melhor

mani-pulados se a pressão intracraniana for constantemente medida.

U m a série de 91 pacientes com traumatismos cranio-encefálicos agudos,

hemorragia subaracnóidea, encefalite, hemorragia intracerebral, ou intoxicação

por monóxido de carbono foi acompanhada usando o interruptor a pressão de

N u m o t o por u m método aqui descrito. O principal benefício tem sido o

co-nhecimento do valor da pressão intracraniana a todo momento e a detecção

rápida de elevações da pressão.

Complicações se limitaram a 3 casos de infecção. Dois deles foram

pe-quenas coleções purulentas no ponto de saída do tubo no couro cabeludo. U m

paciente com u m a f r a t u r a craniana exposta, laceração cerebral e hematoma

intracerebral desenvolveu uma infecção da ferida operatoria e abscesso cerebral

que requereu drenagem.

S U M M A R Y

A method for continuous monitoring of the intracranial pressure

P a t i e n t s suffering a c u t e intracranial pressure increases can be m o r e

ad-v a n t a g e o u s l y handled if t h e intracranial pressure is constantly m o n i t o r e d .

91 patients w i t h a c u t e head injuries, hydrocephalus, c e r e b r a l infarction,

subarachnoid h e m o r r h a g e , encephalitis, i n t r a c e r e b r a l h e m o r r h a g e , o r carbon

m o n o x i d e i n t o x i c a t i o n h a v e been so m o n i t o r e d b y using the N u m o t o pressure

s w i t c h b y a m e t h o d herein described. T h e m a i n a d v a n t a g e has been the

k n o w l e d g e o f the l e v e l of intracranial pressure at any g i v e n t i m e and the e a r l y

(4)

T h e r e w e r e no c o m p l i c a t i o n s e x c e p t f o r 3 cases o f infection. T w o of these c a -ses w e r e m i n o r p u r u l e n t c o l l e c t i o n s o n l y a t the site of e x i t of the t u b e in t h e scalp. O n e p a t i e n t w i t h a c o m p o u n d wound , c e r e b r a l l a c e r a t i o n , and intrac e r e b r a l h e m a t o m a d e v e l o p e d a w o u n d i n f e intrac t i o n and brain absintracess w h i intrac h r e -q u i r e d d r a i n a g e .

R E F E R Ê N C I A S

1. D O N A G H Y , R. M . P . ; N U M O T O , M . ; W A L L M A N , L . J.; F L A N A G A N , M . E . ; C H A F F E E , B . A . ; M O O D Y , R . ; S L A T E R , J. & P A C K A R D , A . J. — R e d u c t i o n o f p o s t t r a u m a t i c n e u r o l o g i c a l r e s i d u a l o n t h e d a y o f i n j u r y . P r o c . T h i r d I n t e r n a -t i o n a l C o n g r e s s o f N e u r o l o g i c a l S u r g e r y . E x c e r p -t a I n -t e r n a -t i o n a l C o n g r e s s S e r i e s No 110, pp 174-180, 1965.

2 . D O N A G H Y , R . M . P . & N U M O T O , M . — M i n u t e by m i n u t e i n t r a c r a n i a l p r e s s u r e m o -n i t o r i -n g as a g u i d e t o m a -n a g e m e -n t o f p a t h o l o g i c a l i -n t r a c r a -n i a l pressure. I-n B r o c k M . & D i e t z , H . — I n t r a c r a n i a l P r e s s u r e , E x p e r i m e n t a l a n d C l i n i c a l A s p e c t s . S p r i n g e r V e r l a g , B e r l i n - H e i d e l b e r g - N e w Y o r k , 1972, pp 217-221.

3 . I V A M O T O , H . S.; N U M O T O , M . & D O N A G H Y , R . M . P . — M o n i t o r i n g o f e p i d u r a l p r e s s u r e as a g u i d e d u r i n g d e c o m p r e s s i v e s u r g e r y . A n n u a l M e e t i n g o f t h e A m e -r i c a n A s s o c i a t i o n o f N e u -r o l o g i c a l S u -r g e o n s , St. L o u i s ( M i s s o u -r i ) U.S.A., a b -r i l d e 1974.

4 . I V A M O T O , H . S.; N U M O T O , M . ; D O N A G H Y , R . M . P . — S u r g i c a l d e c o m p r e s s i o n for c e r e b r a l a n d c e r e b e l l a r i n f a r c t s . S t r o k e 5:365, 1974.

5. N U M O T O , M . ; S L A T E R , J. P . & D O N A G H Y , R . M . P . — A n i m p l a n t a b l e s w i t c h f o r m o n i t o r i n g i n t r a c r a n i a l p r e s s u r e . L a n c e t 1:528, 1966.

6 . N U M O T O , M . ; S L A T E R , J. P . & D O N A G H Y , R . M . P . — A n a u t o m a t i c m e t h o d f o r m e a s u r i n g a n d r e c o r d i n g i n t r a c r a n i a l pressure. M e d . R e s . E n g . 8:38, 1969.

Referências

Documentos relacionados

Guerra et al., 2016 relataram um caso de um paciente homem diabético de 70 anos de idade com doença renal crônica passou a fazer uso de colecalciferol e calcitriol

➢ Durante essa semana estarão se preparando para os desafios finais que ocorreram na semana 3.. Apresentação

ESTE CÁLCULO FOI FEITO COM BASE NO VALOR GASTO NAS METAS ANTERIORMENTE DEFINIDAS: PERCENTUAL DO MATERIAL DIDÁTICO EM RELAÇÃO AO VALOR DAS HORAS TÉCNICAS (0%). ESTE CÁLCULO FOI

Figura 1.1 Esquema representativo da técnica de SELEX para o desenvolvimento de aptâmeros de RNA. Este procedimento é caracteriza- do pela repetição de passos sucessivos: incubação

9.4.2.2 As exigências para prestação da Prova Escrita, bem como a data de sua realização, poderão ser alteradas por determinação do Município ou da Secretaria de Estado da Saúde

A mentalidade patriarcal impregnada na cultura brasileira tem sido um dos fatores responsáveis pela subordinação das mulheres e sua invisibilidade política. Essa

Além do relatório Neiva-Penna, outro veículo importante de difusão da imagem pública da doença de Chagas como bandeira da campanha pelo sa- neamento rural foram os artigos de

Os identificadores de tais endemias julgam ser necessário um trabalho sistemático para o saneamento dessas regiões afastadas e não são só estas. Aqui, mesmo, nos arredores do Rio