• Nenhum resultado encontrado

Diagnóstico angiográfico dos tumores de plexo coróide do ventrículo lateral.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Diagnóstico angiográfico dos tumores de plexo coróide do ventrículo lateral."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

DIAGNÓSTICO ANGIOGRÁFICO DOS TUMORES DE PLEXO CORÓIDE

DO VENTRÍCULO LATERAL

N É L I O G A R C Í A D E B A R R O S * G I L B E R T O M A C H A D O D E A L M E I D A **

E m 1960, D o n a l d D . M a t s o n , discutindo u m caso apresentado por F a b e r

e V a w t e r

6

salientou a importância do papiloma do plexo coróide para

di-versas especialidades m é d i c a s : ao geneticista interessa a possibilidade de o

processo ser congênito; ao fisiologista, a razão do hidrocéfalo n a ausência

de bloqueio ao trânsito do líquido cefalorraqueano ( L C R ) ; a o patologista,

a r e l a ç ã o dêste t u m o r com os ependimomas e o conceito de malignidade;

ao pediatra, a relativa freqüência e m t e n r a idade; ao neurocirurgião, a

possibilidade de cura cirúrgica quando precocemente diagnosticado. E n t r e

-tanto, M a t s o n não salientou o interêsse que t a l t u m o r t e m para o

neurorra-diologista, e m vista das dificuldades diagnósticas reconhecidas pela maioria

dos autores

4, 6, 7, 1 0

.

1 4

. R e a l m e n t e , o quadro clínico n ã o apresenta c a r a c

-terísticas uniformes e o pneumoventriculograma, feito c o m a quantidade

de ar usualmente empregada, é insuficiente, sendo necessário estudo c o m

g r a n d e v o l u m e de contraste, o que torna o e x a m e m u i t o traumatizante,

especialmente e m crianças hidrocefálicas.

E m 1955, E r n s t i n g

5

j á sugeria o emprêgo de angiografia cerebral, e m

conjunto com o estudo pneumográfico, para o diagnóstico dos papilomas do

plexo coróide. N o caso apresentado por êste autor, o e x a m e , indicado por

ter ocorrido hemorragia meníngea, permitiu verificar que o v a s o aferente

ao t u m o r era a artéria coróidea anterior. A b b o t t e col.

1

, e m 1957, em o u

-tra criança com hemorragia subaracnóidea, realizaram angiografia carotídea

bilateral e vertebral, demonstrando que a i r r i g a ç ã o do papiloma se fazia

pela artéria coróidea posterior. Êstes autores salientaram a importância

do aspecto angiográfico, caracterizado por pequenas alterações vasculares

n a r e g i ã o do confluente ventricular. E n t r e t a n t o , a maioria dos autores

com séries grandes dêste t u m o r l i m i t a v a - s e a o emprêgo das pneumografias,

quando a primeira manifestação clínica n ã o consistia e m episódio

hemorrá-gico. E m 1958 P e c k e r e c o l .

1 2

consideraram, como método eletivo para o

diagnóstico dos papilomas do plexo coróide, o estudo angiográfico, que t e m

a v a n t a g e m de permitir a a v a l i a ç ã o cuidadosa dos pedículos arteriais a f e

-rentes. Contudo, trabalhos u l t e r i o r e s

2 , 3, 4, 6, 7, 9, 10, 11, 14, 1 5

c o n t i n u a r a m a n ã o

dar importância às angiografias, havendo apenas referências isoladas

8, 1 3

a

casos diagnosticados por êste e x a m e .

(2)

O conceito de m a l i g n i d a d e dos t u m o r e s do plexo coróide n ã o e s t á re-lacionado ao aspecto histológico, m a s s i m c o m a existência, ou não, de in-f i l t r a ç ã o t u m o r a l . O nosso segundo doente pode ser incluído neste grupo.

M A T E R I A L

(3)

E S T U D O R A D I O L Ó G I C O D O S 5 C A S O S

CASO 1 — L C B ( R e g . 558083). Angiografia cerebral via artéria carótida direita.

A r t é r i a cerebral anterior estirada e d e s v i a d a p a r a a esquerda. A r t é r i a cerebral média r e c a l c a d a p a r a dentro e fortemente e l e v a d a , a p r o x i m a n d o - s e , nos filmes de perfil, da cerebral anterior. A a r t é r i a coróidea anterior, m u i t o calibrosa, dirige-se para a á r e a de c i r c u l a ç ã o p a t o l ó g i c a i r r e g u l a r , medindo três c e n t í m e t r o s no m a i o r diâmetro, c o n s t i t u i d a por f i n a rêde v a s c u l a r e s i t u a d a e m p r o j e ç ã o parietal, porém a b a i x o do grupo s i l v i a n o .

Comentários — O e x a m e s u g e r i u i n i c i a l m e n t e a e x i s t ê n c i a de t u m o r cístico c o m pequena m a s s a sólida. N o a t o c i r ú r g i c o v e r i f i c a m o s que o processo e x p a n s i v o e r a m u i t o maior, o c u p a n d o quase todo o v e n t r í c u l o l a t e r a l d i l a t a d o . O g r a n d e l e v a n -t a m e n -t o das a r -t é r i a s do g r u p o s i l v i a n o era c a u s a d o pela m a i o r d i l a -t a ç ã o do côrno temporal, bloqueado pelo tumor.

CASO 2 — P G D ( R e g . 698908). Angiografia cerebral via artéria carótida

es-querda. D e s v i o p a r a a direita da a r t é r i a cerebral anterior, que se apresenta esti-rada. A r t é r i a cerebral m é d i a d e s l o c a d a p a r a dentro, p a r a a frente e p a r a c i m a , descrevendo, nos f i l m e s de perfil, trajeto s e m e l h a n t e a o da a r t é r i a cerebral a n t e -rior. N o t e m p o a r t e r i a l n ã o h o u v e c o n t r a s t a ç ã o d a á r e a de c i r c u l a ç ã o p a t o l ó g i c a , v i s í v e l nos tempos c a p i l a r e s e venosos. O s vasos a n ô m a l o s são pequenos, o c u p a m á r e a de l i m i t e s imprecisos, c o m dois c e n t í m e t r o s no m a i o r d i â m e t r o e estão e m sit u a ç ã o s e m e l h a n sit e à do caso ansiterior. A p a r sit e ansiterior da v e i a de G a l e n o e n c o n -tra-se a b a i x a d a . Pneumoventriculografia. A p ó s p e r f u r a ç ã o p a r i e t o t e m p o r a l esquer-d a foi a t i n g i esquer-d a c a v i esquer-d a esquer-d e c í s t i c a contenesquer-do liquiesquer-do fortemente x a n t o c r ô m i c o . O a r injetado d e l i m i t o u c a v i d a d e de l i m i t e s i r r e g u l a r e s .

Comentários — N e s t e caso o estudo p n e u m o g r á f i c o n a d a esclareceu, m o s t r a n d o a p e n a s c a v i d a d e que no a t o c i r ú r g i c o v e r i f i c o u - s e corresponder à p o r ç ã o d e f o r m a d a do v e n t r í c u l o l a t e r a l . O t u m o r e n c o n t r a d o n a o p e r a ç ã o e r a m u i t o m a i o r do que a á r e a de c i r c u l a ç ã o p a t o l ó g i c a o b s e r v a d a n a a n g i o g r a f i a . A a c e n t u a d a e l e v a ç ã o do grupo s i l v i a n o pôde ser e x p l i c a d a p e l a m a i o r d i l a t a ç ã o do côrno t e m p o r a l do v e n t r í c u l o l a t e r a l , c a u s a d a por bloqueio do m e s m o .

CASO 3 — I F C ( R e g . 718073). Angiografia cerebral via artéria carótida direita.

A l é m dos sinais indiretos de a c e n t u a d a d i l a t a ç ã o v e n t r i c u l a r e do l e v a n t a m e n t o do grupo s i l v i a n o , notase, a o n í v e l do c o n f l u e n t e v e n t r i c u l a r , á r e a de v a s c u l a r i z a -ç ã o e x a g e r a d a , m a i s n í t i d a nos tempos venosos, de l i m i t e s i r r e g u l a r e s , medindo c ê r c a de 4 c m no m a i o r d i â m e t r o . A s a r t é r i a s coróideas posterior e anterior dirig e m s e p a r a os v a s o s p a t o l ó dirig i c o s . Pneumoventriculodirigrafia c o m 50 m l de ar. D e -formidade da porção posterior do v e n t r í c u l o l a t e r a l direito, c o m a m p u t a ç ã o do côrno o c c i p i t a l .

Comentários — Depois de realizado o estudo p n e u m o g r á f i c o , a c r i a n ç a piorou p r o g r e s s i v a m e n t e , v i n d o a f a l e c e r após 7 dias. N a necropsia c o m p r o v o u s e a e x i s -t ê n c i a de p a p i l o m a do p l e x o coróide n a s porções pos-teriores do v e n -t r í c u l o l a -t e r a l direito. N e s t e caso n ã o h a v i a e l e v a ç ã o da a r t é r i a cerebral média, o que é e x p l i -c a d o pelo f a t o de n ã o ter h a v i d o bloqueio do -c ô r n o t e m p o r a l .

CASO 4 — E C O M ( R e g . 721859). Angiografia cerebral via artéria carótida

(4)

tempos venosos, medindo cêrca de 6 , 5 c m no maior d i â m e t r o e de limites nítidos. A i r r i g a ç ã o do processo e x p a n s i v o é f e i t a p r i n c i p a l m e n t e às custas d a a r t é r i a co-róidea posterior esquerda. Angiografia cerebral via artéria carótida esquerda. A l é m d a v i s i b i l i z a ç ã o m a i s nítida do processo e x p a n s i v o demonstrado no e x a m e anterior, notam-se sinais indiretos de d i l a t a ç ã o v e n t r i c u l a r , sem desvio da cerebral anterior, m a s e l e v a ç ã o do g r u p o s i l v i a n o (fig. 1 ) .

Comentários — O e x a m e foi feito c o m a c r i a n ç a em estado m u i t o g r a v e , devido à h e m o r r a g i a m e n í n g e a m a c i ç a e à g r a n d e hipertensão i n t r a c r a n i a n a . A p ó s a a n -g i o -g r a f i a cerebral a paciente c o n t i n u o u a piorar, apesar d a d r e n a -g e m v e n t r i c u l a r c o n t í n u a , v i n d o a falecer no dia s e g u i n t e . Ê s t e foi o único dos nossos casos e m q u e a á r e a de c i r c u l a ç ã o p a t o l ó g i c a d e m o n s t r a d a nas a n g i o g r a f i a s correspondeu a o v o l u m e r e a l do processo e x p a n s i v o , c o m p r o v a d o n a necropsia.

(5)

Comentários — O quadro a n g i o g r á f i c o difere dos anteriores. O s caracteres de m a l i g n i d a d e são evidentes, a á r e a de c i r c u l a ç ã o p a t o l ó g i c a c o m retenção de con-traste é m a i o r que nos outros casos. E s t a c r i a n ç a c h e g o u a o hospital e m estado g r a v e , tendo sido operada no mesmo dia. Desde o i n í c i o do a t o c i r ú r g i c o o edema cerebral era m u i t o a c e n t u a d o e o s a n g r a m e n t o t ã o a b u n d a n t e que levou a paciente a paciente ao choque e ao óbito. A biopsia revelou t r a t a r s e de c a r c i n o m a , i n v a -sivo, do p l e x o coróide.

D I S C U S S Ã O

O s papilomas do plexo coróide determinam quadros clínicos diversos.

A hipertensão intracraniana é freqüente, podendo estar, ou não,

acompa-nhada de sinais de localização. O u t r a s vêzes, o quadro inicia-se por

hemor-ragia meníngea, como ocorreu e m nosso caso 4. N o s pacientes dêste ú l t i m o

grupo o e x a m e neurorradiológico que t e m sido empregado com mais

fre-qüência é a angiografia cerebral. N o s demais casos, em que o processo

ex-pansivo a c a r r e t a quadro clínico de hipertensão intracraniana, a maioria dos

autores opta pelas pneumografias. A c r e d i t a m o s que a experiência

adqui-rida com alguns casos referidos na literatura

1, 5, 8, 12, 13

(6)

rela-tados a t e s t a m as vantagens da angiografia cerebral. Êste e x a m e é menos

traumatizante do que as pneumografias realizadas com a quantidade de

contraste necessária para o diagnóstico dos papilomas do plexo coróide dos

ventrículos laterais. E m dois de nossos doentes foram feitas

ventriculogra-fias. N o caso 2 o e x a m e mostrou u m cisto, não dando maiores informações

quanto à etiología do processo. N o caso 3 a pneumoventriculografia

mos-trou deformidade da porção posterior do ventrículo lateral; só a análise e m

conjunto com a angiografia permitiu firmar o diagnóstico radiológico de

papiloma do plexo coróide.

A s angiografias demonstraram, em todos os casos de papilomas, a

exis-tência de área de circulação patológica, mais nítida nos tempos venosos.

E m 3 doentes (casos 1, 2 e 3) havia delicada rêde vascular e em u m caso

(4) os vasos patológicos f o r m a v a m grande conglomerado, mostrando

nitida-mente o volume do processo expansivo. É interessante c h a m a r a atenção

para o fato de que só neste último enfêrmo havia correspondência entre o

t a m a n h o da área de circulação patológica e o volume do tumor. O quadro

histopatológico dêste caso foi semelhante ao encontrado nos demais, sem

caracteres de malignidade. A angiografia do caso 5 apresentou aspecto

di-ferente. A presença de fístulas arteriovenosas, o grande número de vasos

neoformados e a extensa área de retenção de contraste sugeriam m a l i g n i

-dade do tumor. A biopsia revelou tratar-se de carcinoma, pois, além do

aspecto histológico indicar malignidade, havia infiltração de áreas vizinhas,

fato que não ocorreu e m nenhum dos outros 4 casos.

E m 4 dos doentes (casos 1, 2, 4 e 5) havia desvio, para dentro e para

cima, dos vasos do grupo silviano. N o s casos 1, 2 e 5 êste deslocamento

arterial era t ã o acentuado que não poderia ser explicado pela localização

do tumor. Realmente, a maior dilatação do côrno temporal, por bloqueio

do mesmo, foi a causa do grande desvio arterial, fato êste que constitui mais

u m elemento para se suspeitar do diagnóstico de papiloma do plexo coróide.

E m todos os pacientes havia sinais indiretos de dilatação ventricular e,

e m três casos (1, 2 e 5), desvio contralateral da artéria cerebral anterior.

O u t r a v a n t a g e m do exame angiográfico é permitir o estudo dos

prin-cipais vasos aferentes e eferentes ao tumor, o que pode ter importância

na orientação da t á t i c a cirúrgica.

(7)

R E S U M O

O s autores consideram a angiografia cerebral c o m o método de escolha

para o diagnóstico dos tumores de plexo coróide dos ventrículos laterais.

A s pneumografias, por necessitarem de grande quantidade de contraste, são

muito traumatizantes e, não raro, insuficientes. N o s 5 casos apresentados,

as angiografias cerebrais demonstraram a existência de circulação

patoló-gica, permitindo o diagnóstico correto. O u t r o elemento interessante é a

de-monstração da dilatação do côrno temporal bloqueado. A l é m disso, o e x a m e

permite estudar os vasos aferentes e eferentes, facilitando, desta maneira,

a t á t i c a cirúrgica. O aspecto angiográfico de u m caso de carcinoma foi

diverso dos 4 casos de papiloma.

S U M M A R Y

Angiographic diagnosis of tumors of the choroid plexus of the lateral

ventricles

T h e authors believe that cerebral angiography is t h e best

neuroradio-logic procedure for the diagnosis of tumors of the choroid plexus of the

lateral ventricles. P n e u m o g r a p h s needing a large quantity of contrast m a

-terial are very t r a u m a t i c and occasionally insufficient. I n t h e 3 cases

re-ported cerebral angiograms disclosed the presence of pathological circulation,

enhancing a correct diagnosis. A n o t h e r interesting point is t h e

demonstra-tion of the dilatademonstra-tion of the blocked temporal horn. I n addidemonstra-tion, angiography

allows the study of the afferent and efferent vessels, thus facilitating surgical

procedures. T h e angiographic picture in a case of carcinoma was different

from those found in four papillomata cases.

R E F E R Ê N C I A S

(8)

p l e x u s in childhood. J . N e u r o s u r g . 17:1002-1027, 1960. 12. P E C K E R , J . ; B E R D E T , H . & M E S S I M Y , R . — L e s papillomes des p l e x u s choroides des v e n t r i c u l e s l a t é r a u x . E t u d e c l i n i q u e et a n a t o m i q u e de 5 c a s operés. N e u r o - c h i r u r g i e 4:45-60, 1958. 13. S E A R S , R . A . & B U R N E T T , S . W . — A n g i o g r a p h i c a p p e a r a n c e of a p a p i l l o m a o f t h e choroid p l e x u s . J . N e u r o s u r g . 18:822-825, 1961. 14. S J O G R E N , I . ; G R O T T E , G . & O L D I N G , L . — Choroid p l e x u s p a p i l l o m a a n d i n f a n t i l e h y d r o c e p h a l u s . A c t a p a e -diat. 53:182-187, 1964. 15. W I L K I N S , H . ,& R U T L E D G E , B . J . — P a p i l l o m a s of t h e choroid p l e x u s . J . N e u r o s u r g . 18:14-18, 1961.

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

E não esquecendo que cada individuo atribui um diferente significado face ao trabalho, o valor que cada individuo procura e atribui ao trabalho de acordo com Levy-Leboyer

Visando identificar processos de documentação e também contribuir para a formação continuada dos educadores que atuam na Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI)

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;