• Nenhum resultado encontrado

Efeito da suplementação com feno de Leucena (Leucaena leucocephala (Lam) de Wit) durante a estação seca sobre o desenvolvimento ponderal de ovinos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Efeito da suplementação com feno de Leucena (Leucaena leucocephala (Lam) de Wit) durante a estação seca sobre o desenvolvimento ponderal de ovinos."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Efeito da Suplementação com Feno de Leucena (

Leucaena leucocephala

(Lam) de Wit)

durante a Estação Seca sobre o Desenvolvimento Ponderal de Ovinos

Antônio Alves de Souza1, Gastão Barreto Espíndola1

RESUMO -O objetivo deste experimento foi estudar o desempenho de borregos suplementados com dois níveis de feno de leucena (Leucaena leucocephala (Lam) de Wit), durante a estação seca, em comparação com animais mantidos em pastagem exclusiva de capim-buffel (Cenchrus ciliaris, L) ou em pastagem consorciada de capim-buffel com guandu (Cajanus cajan). Durante a estação das águas,

foi determinado ainda o desempenho dos animais que foram mantidos em pastagem comum de capim-buffel, sem suplementação. Os seguintes tratamentos foram testados durante a estação seca: A - pasto de capim-buffel; B - pasto de capim-buffel consorciado com guandu; C - pasto de capim-buffel suplementado com feno de leucena (250 g/animal•d); e D - pasto de capim-buffel suplementado com feno de leucena (500 g/animal•d). Durante a estação seca, somente os borregos suplementados com o nível mais alto de feno de leucena (tratamento D) apresentaram ganho diário de peso mais elevado que os animais mantidos em dieta exclusiva de pasto (tratamentos A e B). Na estação das águas, os animais que apresentaram melhor desempenho durante a estação seca passaram a apresentar ganho diário de peso inferior em relação aos dos demais tratamentos. Quando as duas estações foram consideradas em conjunto, a vantagem com a suplementação desapareceu e não houve diferenças entre tratamentos. O uso de feno de leucena para suplementação de borregos mantidos a pasto, durante a estação seca, é eficiente, desde que os animais estejam terminados e sejam abatidos ao final da estação.

Palavras-chave: feno de leucena, ganho compensatório, ovinos, pastejo, suplementação na estação seca

Effect of Supplementation with

Leucaena leucocephala

Hay during the Dry Season on

the Ponderal Development Sheep

ABSTRACT - The objective of this experiment was to study the performance of lambs supplemented with two levels of Leucaena leucocephala hay during the dry season in comparison to animals grazing on buffel grass or buffel grass grown with Cajanus cajan. During

the rainy season, the performance of animals that were maintained in buffel grass pasture without supplementation was also determined. The following treatments were tested during the dry season: A - buffel grass pasture; B - buffel grass pasture consorted with Cajanus cajan; C - buffel grass pasture supplemented with Leucaena hay (250 g/anim•d); D - buffel grass pasture supplemented with Leucaena

hay (500 g/anim•d). During the dry season, only lambs supplemented with the highest level of Leucaena hay (treatment D) showed daily

weight gain higher than those animals on exclusively pasture diets (treatments A and B). During the rainy season, the animals that showed better daily gain rates in the dry season performed daily weight gain worse in relation to the others treatments. When both seasons were considered, the advantage with supplementation disappeared and there were no differences among treatments. The use of Leucaena hay

for supplementation of lambs maintained in pasture, during the dry season, is efficient, since the animals are finished and slaughter at the end of the season.

Key Words: Leucaena leucocephala hay, compensatory growth, sheep, grazing, dry season supplementation

1 Professor do Departamento de Zootecnia, UFC, Fortaleza - CE. Introdução

No Nordeste brasileiro ocorrem apenas duas es-tações climáticas bem diferenciadas, uma estação úmida ou estação das águas, com duração de quatro a seis meses, e uma estação seca, que dura de seis a oito meses. Durante a estação das águas, desenvol-vem-se pastos abundantes e de boa qualidade, permi-tindo que os rebanhos alcancem elevadas taxas de crescimento. No entanto, por ocasião da estação seca, os animais em geral perdem peso, devido à acentuada e progressiva escassez de pasto,

associa-da à perassocia-da de qualiassocia-dade associa-da forragem.

Essa alternância de períodos de crescimento com períodos de perda de peso dos animais retarda a idade de abate, causando grandes prejuízos aos produtores e à economia em geral, além de criar flutuações quanto à oferta de produtos animais e ao abasteci-mento da população.

(2)

SOUZA e ESPÍNDOLA animais durante esse período, como forma de reduzir

o tempo necessário para se alcançar o peso de abate e melhorar o desempenho da atividade pecuária.

O emprego de alimentos concentrados para essa finalidade, além de ser limitado e controvertido, devi-do a seu elevadevi-do custo, mostra-se geralmente inade-quado quando os animais são mantidos a pasto após o período de suplementação, em virtude da ocorrên-cia de ganho compensatório (WRIGHT et al., 1986). Dessa forma, parece razoável imaginar que o problema poderá ser solucionado com a utilização de feno de leguminosas, cuja produção está ao alcance, inclusive, do pequeno criador.

Trabalhos experimentais têm demonstrado que a leucena (Leucaena leucocephala (Lam) de Wit) apresenta grande potencial de produção forrageira nas condições do semi-árido nordestino, tanto em culturas de sequeiro (VALE e PANT, 1984) quanto em culturas irrigadas (SOUZA, 1987), composição químico-bromatológica semelhante à da alfafa (NAS, 1977), alta digestibilidade e elevado nível de consumo pelos animais (COSTA et al., 1990b).

Os objetivos deste trabalho foram estudar o desempenho de ovinos, suplementados com feno de leucena durante a estação seca, em comparação com animais não-suplementados, mantidos em pastagem exclusiva de gramíneas ou de gramíneas consorcia-das com leguminosas, e verificar se a suplementação com feno durante a estação seca também resulta em ganho compensatório na estação das águas subse-qüente, fato observado quando a suplementação é feita com alimentos concentrados.

Material e Métodos

O experimento foi conduzido na Fazenda Experi-mental Vale do Curu, pertencente à Universidade Federal do Ceará, localizada no município de Pentecoste-CE a 118 km de Fortaleza. A precipita-ção pluvial média na região é de, aproximadamente, 800 mm, sendo os meses de março e abril os mais chuvosos. A temperatura média anual é de 27°C, com média das máximas e mínimas de 32,8 e 22,1oC, respectivamente.

O experimento teve duração total de 168 dias, compreendendo duas fases distintas. Na primeira fase, que compreendeu o período mais crítico da estação seca (outubro a janeiro), com duração de 98 dias, os animais foram submetidos aos seguintes tratamentos experimentais: A - pasto de capim-buffel; B - pasto de capim-buffel consorciado, com guandu

(Cajanus cajan); C - pasto de capim-buffel mais suplemento de feno de leucena (250 g/animal/dia); e D - pasto de capim-buffel mais suplemento de feno de leucena (500 g/animal/dia). Para diminuir o efeito da variação aleatória das pastagens, utilizaram-se, em cada tratamento, dois piquetes de 0,5 ha, escolhidos como os mais uniformes entre os quatro piquetes disponíveis. O pastejo foi feito alternando-se a ocu-pação dos piquetes, conforme sua condição. Quando se confirmou o estabelecimento da estação das águas, foi encerrada a primeira fase do trabalho, iniciando-se, sem interrupção, a segunda fainiciando-se, quando os animais foram reunidos num único grupo e mantidos em pastagem comum de capim-buffel, sem suplementação, durante 70 dias.

A lotação das pastagens em ambas as fases do experimento foi mantida baixa, com sete borregos por hectare, de forma a se obter baixa pressão de pastejo e fazer ressaltar o efeito da qualidade dos pastos e da suplementação.

Para fenação da leucena, foi utilizada uma área cimentada, sobre a qual se espalharam os ramos e, após a obtenção do ponto de feno, recolheram-se apenas as folhas, descartando-se os caules, para se obter material uniforme e de qualidade elevada. O material fenado foi colocado em sacos de aniagem e armazenado em depósito até o início do experimento. O feno obtido apresentou 89,6% de matéria seca (MS) e 23,57% de proteína bruta (PB).

Na primeira fase do trabalho, a disponibilidade aparente de forragem foi estimada antes da entrada dos animais nas pastagens, utilizando-se metodologia descrita pelo NATIONAL RESEARCH COUNCIL -NRC (1962). Amostras de forragem foram retiradas para realização das análises de MS e PB, de acordo com metodologia descrita por SILVA (1990).

Por ocasião da determinação de disponibilidade aparente das forragens (mês de outubro), quase todas as folhas de guandu já tinham caducado, razão pela qual não se realizou separadamente a disponibi-lidade aparente específica dessa leguminosa, consti-tuinte do tratamento B.

Os animais experimentais, constituídos por 28 borregos da raça Morada Nova, variedade branca, com cerca de 12 meses de idade e peso médio inicial de 22,0 kg, receberam água e suplementação mineral completa à vontade. As pesagens dos animais foram realizadas no início do experimento e a cada intervalo de 14 dias, sempre após jejum prévio de 16 horas.

(3)

repeti-ções, sendo cada animal considerado uma repetição. Foi usado o peso vivo inicial dos animais como critério para formação dos blocos.

As taxas diárias de ganho de peso dos animais foram calculadas individualmente em cada uma das fases experimentais e submetidas à análise de variância, considerando-se cada uma das fases de forma independente e, também, as duas fases em conjunto. Adotou-se o seguinte modelo matemático: Yij = µ+ Ti + Bj + εij, em que Yij é valor observado no i-ésimo tratamento no j-ésimo bloco; µ, média geral; Ti, efeito do tratamento i (i=1,2,3,4); Bj, efeito do bloco j (j=1,2,3, ... ,7); e εij, erro associado ao i-ésimo tratamento do j-ésimo bloco.

As médias foram comparadas pelo teste Tukey, a 5%.

Resultados e Discussão

Disponibilidade aparente de forragem

A disponibilidade aparente de forragens variou de 4,73 a 6,40 toneladas de matéria seca/ha entre trata-mentos e a participacão de capim-buffel na composi-ção das pastagens, de 33,3 a 76,0% (Tabela 1).

Considerando-se a taxa de lotação de 7 borregos/ha, a forragem disponível era mais que suficiente para atender, em quantidade, as necessidades dos animais. Teores de matéria seca e proteína bruta

Em todos os tratamentos, observou-se elevado teor de MS das forragens (Tabela 2) – característica normal nesse período do ano (mês de outubro) –, já que durante a estação seca a ocorrência de chuvas é insignificante e a temperatura média fica acima de 30°C.

O teor médio de PB do pasto nos diferentes tratamentos (Tabela 2) variou de 4,78 a 4,94%. Estes valores, semelhantes aos obtidos em condições

simi-lares por outros pesquisadores (CATUNDA, 1981; FONSECA e ESCUDER, 1983), podem ser conside-rados muito baixos, já que os ruminantes necessitam de dietas com pelo menos 7 a 8% de proteína bruta (MILFORD e RAIDOCK, 1965), para que possam alcançar níveis de consumo e digestibilidade suficien-tes para sua manutenção.

O feno de leucena utilizado como suplemento apresentou 23,57% PB, teor mais elevado que os comumente relatados na literatura (GURGEL et al., 1992; COSTA et al., 1990b), porém justificável, porque o material foi constituído apenas de folhas, as quais apresentam teor de PB bem mais elevado que os caules.

Ganho de peso dos borregos durante a estação seca

As taxas médias de ganho de peso dos borregos alcançadas na primeira fase experimental, durante a estação seca, são apresentadas na Tabela 3.

A taxa diária de ganho de peso alcançada pelos animais mantidos em pastagem exclusiva de capim-buffel (tratamento A), apesar de modesta (21,4 g/animal/dia), pode ser considerada satisfatória e reflete condições do pasto superiores às comumente verificadas na região, em que os animais normalmen-te apresentam perda de peso durannormalmen-te a estação seca. A utilização de capim-buffel em consórcio com guandu (tratamento B) não foi eficiente no sentido de melhorar o ganho de peso dos borregos durante a estação seca. Efetivamente, as pastagens consorci-adas de capim-buffel com guandu apresentaram a mais baixa disponibilidade aparente de forragem (Tabela 1), o que certamente resultou em menor possibilidade para que os borregos pudessem seleci-onar dieta mais adequada. Por outro lado, a folhagem

Tabela 1 - Disponibilidade aparente de forragens no início do experimento

Table 1 - Apparent availability of forages at the begginning of the trial

Disponibilidade aparente de forragens Apparent availability of forages

Tratamento Capim-buffel Outras espécies Total

Treatment Buffel grass Other species t MS/ha

t MS/ha % t MS/ha %

A - Capim-buffel 4,56 76,0 1,44 24,0 6,00

Buffel grass

B - Capim-buffel + guandu 1,57 33,3 3,16 66,7 4,73 Buffel grass + Cajanus cajan

C - Capim-buffel + 250 g leucena 3,21 50,1 3,19 49,9 6,40 Buffel grass + 250 g Leucaena hay

(4)

SOUZA e ESPÍNDOLA

do guandu já havia caducado quase completamente, por ocasião do ingresso dos animais nas áreas de pastejo, o que certamente prejudicou a contribuição desta leguminosa no sentido de melhorar a qualidade da dieta dos animais. Observou-se, no entanto, que os animais consumiram rapidamente toda a folhagem de guandu caída ao solo, sob as plantas.

A suplementação dos borregos com 250 g de feno de leucena por dia (tratamento C) resultou em consi-derável aumento na taxa diária de ganho de peso, em relação aos animais mantidos em pastagem exclusiva de capim-buffel (tratamento A) ou em pastagem consorciada de capim-buffel e guandu (tratamento B), embora as diferenças de ganho de peso não tenham sido significativas.

Efeito positivo da suplementação com feno de leucena sobre o ganho de peso dos borregos mantidos em pastagem de capim-buffel, durante a estação seca, ficou claramente evidenciado, quando o nível de suplementação foi de 500 g de feno de leucena por dia (tratamento D).

Pode-se concluir que, durante a estação seca, mesmo em condições de elevada disponibilidade de forragem, os borregos não conseguem selecionar dieta satisfatória em pastagens de capim-buffel ou de capim-buffel consorciado com guandu. A suplementação com feno de leucena foi capaz de melhorar a qualidade da dieta e permitir que os animais alcançassem taxas mais elevadas de ganho de peso durante o período mais crítico da estação seca. Ganho de peso dos borregos durante a estação das águas

As taxas de ganho de peso dos borregos obtidas durante a estação das águas, quando os animais de todos os tratamentos foram mantidos em pastagem

exclusiva de capim-buffel, sem suplementação, são apresentadas na Tabela 3.

As taxas diárias de ganho de peso de 65,1 e 65,3 g obtidas, respectivamente, em pastagem exclusiva de capim-buffel (tratamento A) e pastagem consorciada de capim buffel com guandu (tratamento B) possivel-mente caracterizam o limite máximo de ganho de peso alcançável por borregos em regime de pasto, nas condições deste trabalho, já que a pastagem se apre-sentava em excelente estado e a lotação era baixa.

Durante a estação das águas, embora todos os animais estivessem sob o mesmo regime de alimenta-ção, mantidos em pastagem comum de capim-buffel, constatou-se marcante influência dos tratamentos diferenciados recebidos na estação seca anterior. Os animais que haviam alcançado desempenhos mais modestos (tratamentos A, B e C), durante a estação seca, passaram a apresentar os melhores resultados na estação das águas e, inversamente, os animais que, em virtude da suplementação, haviam apresen-tado o melhor desempenho durante a estação seca (tratamento D) passaram ao pior resultado na esta-ção das águas, caracterizando com clareza o fenôme-no conhecido como ganho compensatório. Esse gan-ho ou crescimento compensatório, já observado com bovinos (WRIGHT et al., 1986), parece decorrer, sobretudo, da maior eficiência dos animais mais ma-gros em consumir e transformar alimentos em peso vivo, quando comparados a animais mais gordos. Efeti-vamente, sabe-se que, em animais adultos, nos quais os tecidos nervoso e esquelético já completaram sua for-mação, os nutrientes absorvidos são destinados com prioridade à formação de tecido muscular, enquanto a síntese de gordura, que vai constituir o tecido adiposo, depende da ocorrência de excedentes de energia. Além disso, a formação de tecido adiposo requer, por unidade de massa, muito mais energia (alimento) que o tecido muscular, já que as gorduras são, em média, 2,25 vezes mais ricas em energia que as proteínas. Por isso, depois da puberdade até a idade adulta, os animais apresentam taxas de ganho de peso decrescentes, que são tanto menores quanto maior a quantidade de gordura já depositada em seu corpo.

Em conclusão, os animais que, em decorrência da suplementação, engordaram mais na primeira fase (estação seca) acabaram se tornando menos compe-titivos que os animais não-suplementados e, por con-seguinte, apresentaram limitada capacidade de en-gorda na fase seguinte, embora mantidos nas mesmas condições de pastejo dos demais animais, em pasta-gens de alta qualidade.

Tabela 2 - Teor de matéria seca e proteína bruta no feno de leucena e nas forragens

Table 2 - Dry matter and crude protein content of Leucaena hay and forages

Tratamento % MS %PB

Treatment DM CP Feno de leucena 89,6 23,57 Leucaena hay

A - Capim-buffel 89,4 4,85 Buffel grass

B - Capim-buffel + guandu 90,1 4,94 Buffel grass + Cajanus cajan

C - Capim-buffel + 250 g leucena 88,7 4,78 Buffel grass + 250 g Leucaena hay

(5)

Ganho de peso dos borregos durante as duas estações, seca e das águas

Quando a análise foi feita considerando as taxas médias de ganho de peso dos borregos para as duas estações em conjunto (Tabela 3), não se observaram diferenças significativas entre tratamentos, o que de-monstra que as melhores taxas de ganho de peso alcançadas pelos animais suplementados com feno de leucena durante a estação seca foram inteiramente anu-ladas pelas taxas menores obtidas na estação das águas. Como os benefícios da suplementação durante a estação seca, embora evidentes, não persistem du-rante a estação das águas subseqüente, torna-se necessário planejar o manejo de suplementação de forma que, ao final da estação seca, os borregos possam alcançar peso de abate, quando, inclusive, se obtêm melhores preços, devido à escassez de animais gordos nesse período.

Evolução do crescimento dos animais

Deve-se destacar o fato de que, no período de 70 a 84 dias, todos os borregos, de todos os tratamentos, apresentaram acentuada perda de peso vivo (Figura 1), sendo, no entanto, a perda menos pronunciada com os animais que recebiam suplementação com feno de leucena (tratamentos C e D). Esta súbita redução de peso vivo dos animais coincidiu com o surgimento de nova brotação na pastagem, decorren-te de precipitação pluvial de 90 mm ocorrida nesse período, que acabaria caracterizando o início da esta-ção das águas. Provavelmente, a preferência pela brotação nova e muita rica em umidade teria

resulta-do em consumo de matéria seca muito baixo, o que explicaria a repentina queda no peso vivo dos ani-mais. As fezes dos animais tornaram-se menos consistentes como conseqüência da seleção de dieta mais rica em umidade, mas não se observou ocorrência de diarréia, como costuma acontecer por ocasião das primeiras chuvas. Aparentemente,

Tabela 3 - Ganho de peso médio diário dos borregos na estação seca, na estação das águas e nas duas estações em conjunto

Table 3 - Daily weight gain of lambs in the dry season, in the rainy season and in both seasons

Tratamento Ganho de peso diário (g)

Treatment Daily weight gain

Estação seca Estação das águas Duas estações Dry season Rainy season Both seasons

A - Capim-buffel 21,40b 65,1a 39,6a

Buffel grass

B - Capim-buffel + guandu 8,80b 65,3a 32,3a

Buffel grass + Cajanus cajan

C - Capim-buffel + 250 g leucena 31,70ab 57,1a 42,3a Buffel grass + 250 g Leucaena hay

D - Capim-buffel + 500 g leucena 59,60a 15,1b 41,1a Buffel grass + 500 g Leucaena hay

Médias, na coluna, seguidas de letras diferentes são diferentes (P<0,05) pelo teste Tukey. Means, within a column, followed by different letters are different (P<.05) by Tukey test.

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

0 14 28 42 56 70 84 98 112 126 140 154 168

A B C D

Figura 1 - Peso vivo dos borregos durante as estações seca (0-84 dias ) e das águas (84-168 dias). A Capimbuffel; B Capimbuffel + guandu; C -Capim-buffel + 250 g leucena; D - -Capim-buffel + 500 g leucena.

Figure 1 - Live weight of lambs during the dry (0-84 days) and the rainy season (84-168 days). A - grass; B - Buffel-grass + Cajanus cajan; C - Buffel-Buffel-grass + 250 g Leucaena hay; d - Buffel-grass + 500 g Leucaena hay.

Peso vivo (kg)

Live weight

(6)

SOUZA e ESPÍNDOLA a utilização do feno de leucena, alimento com baixo

teor de umidade, teria contribuído nesse período para assegurar melhor nível de consumo de maté-ria seca dos animais suplementados, em relação aos não-suplementados, o que explicaria a maior estabilidade de peso daqueles animais.

Conclusões

A suplementação de borregos com feno de leucena, durante a estação seca, é capaz de melhorar significa-tivamente a taxa de crescimento dos animais.

Animais suplementados durante a estação seca devem estar prontos para abate ao final da estação, pois a vantagem obtida com a suplementação tende a ser anulada durante a estação das águas seguinte, caso os animais sejam mantidos em regime de pasto. Pastagens de capim-buffel ou capim-buffel con-sorciado com guandu não permitem crescimento satisfatório de borregos durante a estação seca.

Referências Bibliográficas

CATUNDA, A.G. Efeito da suplementação protéica sobre o desenvolvimento ponderal de ovinos mantidos em pastos de capim-buffel (Cenchrus ciliaris, L). Fortaleza-CE: UFC, 1981. 42p. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Univer-sidade Federal do Ceará, 1981.

COSTA, E.S., SOUZA, A.A., BEZERRA NETO, F.A.B. et al. 1990a. Determinação da digestibilidade do feno de leucena por diferentes métodos. Pesq. Agrop. Bras., 25 (9):1261-1267.

COSTA, E.S., SOUZA, A.A., BEZERRA NETO, F.A.B. et al. 1990b. Valor nutritivo e efeito de diferentes níveis de feno de leucena sobre o consumo e digestibilidade das rações. Pesq. Agrop. Bras.,25(9):1357-1366.

FONSECA, D.M.O., ESCUDER, C.J. Carga animal e produti-vidade em pastagens de capim-buffel. 1983. R. Soc. Bras. Zootec.,12(1):11-24.

GURGEL, M., SOUZA, A.A., LIMA, F.A.M. 1992. Avaliação do feno de leucena no crescimento de cordeiros Morada Nova em confinamento. Pesq. Agrop. Bras., 27(11):1519-1526. MILFORD, R., RAIDOCK, K.P. 1965. The nutrient value of

protein in subtropical pastures species grown in Southeast Queensland. Aust. J. Exp. Agric. Anim. Husb., 5:13-17.

NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES - NAS. 1977.

Leucaena: promising forage and tree-crop for the tropics.

Washington, D.C. 115p.

NATIONAL RESEARCH COUNCIL - NRC. 1962. Basic problems and techniques in range research. Washington, D.C. 341p.

SILVA, D.J. 1990. Análise de alimentos (métodos químicos e biológicos). Viçosa, MG: UFV. 166p.

SOUZA, A.A. Espaçamento de plantio da leucena (Leucaena leucocephala (Lam) de Wit) para produção de forragem em

sistema de corte. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 24, 1987, Brasília. Anais...

Brasília: SBZ, 1987, p.240.

VALE, L.V., PANT, K.P. Produção de forragem de leucena (Leucaena leucocephala) em região tropical semi-árida do Nordeste brasileiro. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDA-DE BRASILEIRA SOCIEDA-DE ZOOTECNIA, 21, 1984. Belo Hori-zonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 1984, p.404.

WRIGHT, I.A., RUSSEL, A.J.F., HUNTER, E.A. 1986. Effect of winter food level on compensatory growth of weaned suckled calves grazed at two sward heights. Anim. Prod. 43(1):211-223.

Referências

Documentos relacionados

inclusive os certificados e comprovantes de todas as atividades citadas. Pede-se que os certificados sejam numerados de acordo com a ordem em que são citados no

Diet variety seems to decrease with age in childhood; these findings enhance the need of implementing effective strategies to increase the con- sumption of a variety of healthy

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

Um tempo em que, compartilhar a vida, brincar e narrar são modos não lineares de viver o tempo na escola e aprender (BARBOSA, 2013). O interessante é que as crianças

Assim, o presente trabalho surgiu com o objetivo de analisar e refletir sobre como o uso de novas tecnologias, em especial o data show, no ensino de Geografia nos dias atuais

Apesar de ser considerada uma fonte renovável, a geração de energia elétrica através da construção e operação de reservatórios causa diversos impactos negativos de

É importante lembrar que, partindo da noção de apelo musical de Didier-Weill (DIDIER-WEILL, 1999) concebemos a repetição de uma palavra (provavelmente ainda não

Os docentes devem controlar a presença dos alunos nas atividades síncronas, bem como o cumprimento das atividades assíncronas, para efeitos de controlo da assiduidade e também para