• Nenhum resultado encontrado

CRESCIMENTO E FENOLOGIA DE ARAÇÁ-PERA (PSIDIUM ACUTANGULUM DC).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "CRESCIMENTO E FENOLOGIA DE ARAÇÁ-PERA (PSIDIUM ACUTANGULUM DC)."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CRESCIMENTO E FENOLOGIA DE ARAÇÁ-PERA

( P S I D I U M A C U T A N G U L U M

DC) .

Martha de Aguiar Falcão (1)

Sidney Alberto do Ν. Ferreira (2)

Charles Roland Clement (2)

Tereza Cristina Τ. dos Santos (3)

Rosana de Medeiros Souza (3)

R E S U M O

0

araçá-pera

(Psidium acutangulum D

C) é uma

frutífera

encontrada em forma

silvestre

ou

cultivada na Amazônia. Seus f r u t o s ,

em geral, ácidos, normalmente

são

consumidos na

forma de refresco.

Neste trabalho, são

apresentados e discutidos dados referentes ao

desenvolvimento e fenologia dessa espécie. Para tanto, foram

utilizadas

sete plantas, escolhidas

ao acaso,

que

não haviam sido adubadas e outras sete que receberam 25, 5 0 e 6 0

kg/ha

de

N, Ρ

2

0

5

e

K

20 ,

respectivamente. Observou-se que após três anos de estabelecimento da planta

no campo, a mesma

diminui

sua taxa de crescimento, tendo

a

adubação exercido grande

influência no

seu desenvolvimento.

A

floração ocorreu praticamente durante o ano todo, com

menores

emissões florais nos meses de janeiro, fevereiro e

março.

A

frutificação

concentrou-se no concentrou-segundo concentrou-semestre de

cada ano, com maiores produções nos meses de

outubro,

novembro

e dezembro. Os parâmetros

vegetativos, a fl

oração e frutificação foram favorecidas pela adubação

das plantas.

A s abelhas

foram os insetos mais freqüentes durante a floração.

I N T R O D U Ç Ã O

0 a r a ç á - p e r a , também conhecido como araçá-goiaba e araçá-do-Pará, é una e s p é c i e da f a m í l i a Myrtaceae, cujo c e n t r o de origem ainda não f o i determinado, embora s e j a tipicamente Amazônica. Segundo McVaugh ( 1 9 6 9 ) , é difundida no norte da América do S u l , tendo s i d o observada nas Guianas, A l t o Orinoco e Baixo Amazonas. Nestas r e g i õ e s , o araçá-pera ê encontrado c u l t i v a d o ou na forma s i l v e s t r e e neste caso os f r u t o s são de tamanhos bastante reduzidos ( C a v a l c a n t e , 1 9 7 6 ) .

Algumas v e z e s , a e s p é c i e araçá-pera f o i denominada Britoa acida Berg. (Zayas, 1968; Fouque, 1972). Outras v e z e s , Britoa acida f o i dada como sinônimo de Psldiun acutangulue (McVaugh, 1969-, Cavalcante, 1976; Calzada Benza, 1980). Correa (1926) considerou Psidiun acutangulun e Britoa acida como e s p é c i e s d i s t i n t a s . Segundo McVaugh (comunicação p e s s o a l ) , p e l o f a t o de Britoa acida Berg, t e r s i d o uma denominação p o s t e r i o r a de De C a n d o l l e , o c o r r e t o é o uso de Psidiun acutangulura D.C.

1

Fundação Universidade do Amazonas - FUA, Manaus (AM). 2

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Manaus - AM. 3

Bolsista CNPq/FUA.

(2)

A planta de araçá-pera é uma pequena árvore de aproximadamente 8 metros de a l t u r a , com os râmulos quadrangulares cora a r e s t a s a l a d a s . As folhas são e l í p t i c a s , de a t é 14 cm de comprimento por 4 a 6 cm de largura, base arredondada ou subcurvada e ápice pontiagudo. A

i n f l o r e s c ê n c i a é a x i l a r , cora 1 a 3 f l o r e s l o n g i p e c i o l a d a s . 0 fruto é uma baga g l o b o s a , peri forme ou e l i p s ó i d e de 6 a 8 cm de diâmetro, chegando a pesar 240 g (Figura 1 ) . As sementes são em número variado e de tamanho uniforme, com mais ou menos 7 mm, obtusamente t r i a n g u l a r e s . Quando maduros, os frutos são amarelos de polpa esbranquiçada, de sabor bastante a g r a d á v e l , embora ácido (McVaugh, 1958; Cacalcante, 1976).

Dada a sua a c i d e z , normalmente os frutos são consumidos na forma de r e f r e s c o , s o r v e t e , doces, g e l é i a e creme. Dentro da v a r i a ç ã o genética da e s p é c i e , existem alguns frutos com menor acidez que podem ser consumidos in natura.

A m u l t i p l i c a ç ã o do araçá-pera ê f e i t a , em g e r a l , por meio de sementes, não e x i s t i n d o informações sobre outras formas de propagação. Em média, a germinação i n i c i a - s e aos 30 dias após a semeadura até 100 dias com aproximadamente 84% de emergência ( F e r r e i r a , 1982).

Este trabalho tem por o b j e t i v o apresentar alguns dados r e f e r e n t e s ao desenvolvimento e f e n o l o g i a de plantas de araçá-pera, não adubadas e adubadas.

MATERIAL E M É T O D O S

Este experimento f o i r e a l i z a d o dentro de um ensaio de adubação de araçá-pera ( A l f a i a & F e r r e i r a , 1988 a e b ) , situado na Estação Exprimental de F r u t i c u l t u r a T r o p i c a l do INPA, no km 40 da BR 174, era Manaus-AM. 0 clima é c l a s s i f i c a d o com ' ' A f i ' *, no sistema de Kõppen, cora médias anuais de 2478 mm de chuva e 25,6° de temperatura ( R i b e i r o , 1976). 0 s o l o nas proximidades do experimento f o i c l a s s i f i c a d o como P o d z ó l i c o Vermelho Amarelo, de textura a r g i l o s a , com r e l e v o suave ondulado e vegetação o r i g i n a l de f l o r e s t a t r o p i c a l úmida (Ranzani, 1980).

No ensaio de adubação, instalado era a b r i l de 1980 cora espaçamento de 6 χ 6 ni, foram e s c o l h i d a s , ao acaso, s e t e plantas de parcelas que não foram adubadas e outras s e t e de parcelas que receberam anualmente 25, 50 e 60 kg/ha de N, P205 e KjO, respectivamente.

0 desenvolvimento das plantas f o i a v a l i a d o através de medições da a l t u r a da p l a n t a , altura do tronco ( d i s t â n c i a e n t r e o c o l o e a inserção do primeiro g a l h o ) , diâmetro da copa e diâmetro do c o l o , era i n t e r v a l o s de quatro meses, desde a b r i l de 1980 a a b r i l de 1985. Para cada período de 12 meses de observação dos d i f e r e n t e s f a t o r e s , f o i calculada a Taxa de Crescimento r e l a t i v o , de acordo com Radford ( 1 9 6 7 ) .

As observações f e n o l ó g i c a s foram efetuadas semanalmente, durante d o i s anos, desde a b r i l de 1983 a março de 1985. Em cada planta, foram e s c o l h i d o s , ao acaso, t r ê s galhos onde se avaliaram a f l o r a ç ã o e f r u t i f i c a ç ã o , estímando-se o t o t a l de f l o r e s e f r u t o s , a t r a v é s de regra de t r ê s simples. Foram observados e capturados os i n s e t o s que visitavam as f l o r e s , para p o s t e r i o r i d e n t i f i c a ç ã o e para r e t i r a r os pólens de suas patas, a fim de serem f e i t a s comparações com os das f l o r e s . 0 método usado na preparação do p ó l e n , em ambos os c a s o s , f o i o da a c e t ó l i s e (Erdtman, 1960), seguido da montagem dos grãos em g e l a t i n a g l i c e r i n a d a .

RESULTADOS E D I S C U S S Ã O

(3)

plantas de a r a ç á - p e r a , na qual se v e r i f i c a que a adubação favoreceu a ura maior crescimento das p l a n t a s , durante os c i n c o anos de estabelecimento da cultura no campo, confirmando os dados de A l f a i a & F e r r e i r a ( 1 9 8 8 a ) .

Através das Taxas de Crescimento R e l a t i v o s (Quadro I ) , nota-se que durante os dois primeiros anos, da cultura no campo, registraram-se os mais a l t o s incrementos no desenvolvimento v e g e t a t i v o das plantas de araçã-pera. Do t e r c e i r o ao quinto ano, observa-se que a cultura apresentou uma tendência de diminuição progressiva nas taxas de crescimento, indicando a proximidade de e s t a b i l i z a ç ã o do seu desenvolvimento. Levando-se em conta o e f e i t o da adubação, v e r i f i c a - s e que as plantas adubadas apresentaram maiores taxas de crescimentos no primeiro ano de campo, enquanto as plantas não adubadas apresentaram índices mais elevados no segundo ano.

(4)

O 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 τ -» 1

4 β 12 4 8 1 2 4 8 12 4 8 12 4 8 12 4 MESES DO ANO ( 1 9 8 0 - 1 9 8 5 )

Fig. 2. Dados médios do desenvolvimento de plantas de araçá-pera (Psidium acutangulum DC), não adubadas ( ) e adubadas (+).

(5)

chuva, f a t o e s t e também observado era uraari ( F a l c ã o & L l e r a s , 1980a), mapati ( F a l c ã o & L l e r a s , 1980b), pajurá ( F a l c ã o & L l e r a s , 1981), g r a v i o l a ( F a l c ã o et a i . , 1982), cupuaçu ( F a l c ã o & L l e r a s , 1983), araçá-boi ( F a l c ã o et a i . , 1988) e carau-carau ( F a l c ã o et a l . , 1989). Quanto à f r u t i f i c a ç ã o , a mesma se concentrou no segundo semestre de cada ano, cora ura maior número de f r u t o s produzidos no f i n a l do p e r í o d o s e c o , i n í c i o da estação chuvosa, e n t r e os raeses de outubro a dezembro.

Quadro I. Taxas de Crescimentos Relativos (cm/cm.ano) da altura total, diâmetro da copa, altura do tronco e diâmetro do colo de plantas de araçá-pera, não adubadas e adubadas. (*)

Ano* após planto

ι (igei) 2(1962) 3(1983) 4(1964) 5(1985)

A * * » pianta

nio adubada 0.52 0.81 0.47 0.21 0.09

.adubada 1,10 0.64 0.37 0,19 0,08

Diametro copa

.não adubada 0,26 1,04 0,60 0.17 0,15

adubada 0,75 0.92 0.19 0.32 0,06

Atara tronco

. n i o adubada 0.21 1.10 0.62 0.11 0.39

.adubada 1,01 1.00 0.86 0.17 0.12

D&netocoio

. nSo adubada 0.70 0.95 0.62 0.21 0,20

. adubada 1.14 0.90 0,46 0,22 0.15

* Para a «erto da calculo, am cada TCR lo) cooeWerado o período desde abril do ano anterior ale abril do ano acima dtado.

No Quadro I I , observa-se urna grande v a r i a ç ã o nos números absolutos de f l o r e s e f r u t o s e porcentagem de vingamento e n t r e as plantas estudadas, t a n t o naquelas que não foram adubadas quanto nas que receberam f e r t i l i z a n t e s . A c r e d i t a - s e que esta v a r i a ç ã o e s t e j a relacionada cora a v a r i a ç ã o g e n é t i c a e x i s t e n t e e n t r e as p l a n t a s , uma vez que todas as arvores foram provenientes de sementes de f r u t o s de p o l i n i z a ç ã o a b e r t a , c o l h i d o s ao a c a s o . Ainda no Quadro I I , bera como na Figura 3, foram marcantes os aumentos no número de f l o r e s e f r u t o s nas plantas adubadas. Em termos g e r a i s , houve um incremento de 426', f l o r e s e 341% de f r u t o s . A l f a i a & F e r r e i r a (1988b), u t i l i z a n d o ura maior número de plantas para compor a média, obtiveram um incremento na produção de frutos da ordem de 588%. Vale r e s s a l t a r que era n í v e i s mais elevados de f ó s f o r o (75 kg de P205/ h a ) e p o t á s s i o (75 kg de KjO/ha) os incrementos no desenvolvimento v e g e t a t i v o e na produção de frutos de araçá-pera podem ser ainda maiores ( A l f a i a & F e r r e i r a , 1988 a e b ) .

Além da f l o r a ç ã o e f r u t i f i c a ç ã o , foram f e i t a s observações quanto à mudança f o l i a r . Era g e r a l , esta ocorreu de modo l e n t o , no fira da f r u t i f i c a ç ã o , sendo que após o surgimento das f o l h a s novas i n i c i a v a - s e a f l o r a ç ã o . I s t o também aconteceu com outras e s p é c i e s estudadas por ( F a l c ã o et a l . (1988, 1989).

(6)

b o n b l f o r n l s ; Heiipona p s e u d l c e n t r i s ; Apls meli 1 f e r a ; Melipona l a t e r a l i s ; Eulaema (Apleulaema) mocsaru; Negai opta s p . ; e P t i t o t r i g o n a l u r i d a . Em menor número, foram encontradas outras abelhas: Polybla c f . d i a i d i a t a , Polybinae e Partamona s p . . Observaram-se também bastante formigas, que foram i d e n t i f i c a d a s como Crematogaster sp. e Ectatonna quadrìdeus. A maioria das abelhas encontradas em araçã-pera foram também encontradas em araçá-boi ( F a l c ã o e t a l . ,

O 1 ι ι ι 1— ι 1 — ι r —ι— « — ι — ι — ι — r — ι — ι 1— ι — ι — τ — ι — ι

A Μ <J J A S O N D J F M A M Ü J A S O N D J F M

1 9 8 3 1 9 8 4 1 9 8 5

(7)

Quadro 11. Floração, frutificação e vinga men to* de frutos de plantas araçá-pera, não adubadas e adubadas, por período

de doze meses.

Ptenta 1 9 6 3 / 1 9 8 4 1 9 8 4 / 1 9 8 5

Flores Frutos Vingamento Flores Frutos Vingamento

NSo adubada

1 144 92 64 648 56 9

2 454 46 10 1887 702 37

3 2355 570 24 1785 465 26

4 146 26 18 1076 40 4

5 97 0 0 987 99 10

6 1087 98 9 2199 326 15

7 32 0 0 136 8 6

Média 616 119 18 1245 242 15

C . V . { % ) 138 171 124 60 109 79

Adubada

1 2700 114 4 3576 744 21

2 4037 286 7 1078 583 54

3 8003 153 2 18982 4171 22

4 6625 1785 27 5067 840 17

5 915 150 16 2265 300 13

β 4443 537 12 6324 599 9

7 1479 206 14 2993 672 22

Média 4029 462 12 5755 1130 23

C . V . ( % ) 65 130 73 106 120 65

* 100 χ (no frutos / n© de flores)

1988) e carau-camu ( F a l c ã o e t a l . , 1 9 8 9 ) , todos da f a m í l i a Myrtaceae, levando a supor que e s t e f a t o s e j a d e v i d o as e s p é c i e s s e encontrarem na mesma área. Quanto à preparação das lâminas com o pólen r e t i r a d o das patas das abelhas, notou-se que tanto a Apis « e l i i f e r a , Eulaema

(Apleulaema) aocsura, Melipona l a t e r a l i s e Melipona pseudocentris possuíam maior número de grãos de põlen de araçá-pera por lâmina. As outras abelhas apresentaram poucos grãos de pôlen de a r a ç á - p e r a . Quanto â suposição de serem auto-fecundadas, 100 botões f l o r a i s foram

r e v e s t i d o s com saquinhos de morim, constatou-se que não houve fecundação.

C O N C L U S Õ E S

As plantas de araçá-pera florescera durante praticamente todo o ano, sendo que a produção de f r u t o s concentra-se nos meses de outubro a dezembro. A adubação exerceu grande i n f l u ê n c i a , tanto para o s parâmetros v e g e t a t i v o s quanto para a f l o r a ç ã o e f r u t i f i c a ç ã o das p l a n t a s . A maior freqüência de abelhas durante a f l o r a ç ã o sugere que e s t e s i n s e t o s são de grande

(8)

SUMMARY

The araçá-pera (Feìdium acutanquìum D.C.) is a wild or cultivated fruit species of

Amazonia. I t s f r u i t s are acid but flavorful, normally consumed a s a juice. This paper discusses

i t s development and phenology, using 7 randomly chosen plante that received no fertilizer and

7 t h a t received 2 5 kg/ha N, 5 0 kg/ha P205 a n d 5 0 kg/ha K20 , on a medium texture, yellow

oxisol, 6 0 km n o r t h of Manaus, 3raz\\. Growth r a t e s slowed a f t e r 3 years in t h e field in both

treatments, although t h e fertilized plants were much larger. Flowering occurs year round, with

least emission from January to march. Fruiting is concentrated from octuber t o december.

fertilization increased flowering and fruiting. Bees are t h e m o s t frequent insect visitors on

t h e flowers

A G R A D E C I M E N T O S

Os autores agradecera as v a l i o s a s c o n t r i b u i ç õ e s do Dr. Francisco J. A g u i l l e r a P e r a i t a ( I N P A ) , Dr. Jesus S. Moure ( U n i v . Fed. da B a h i a ) , Dr. Walwick E. Kerr ( U n i v . Fed. de Uberlândia) e Dr. João Camargo ( F a c . Medicina de R i b e i r ã o P r e t o ) p e l a s I d e n t i f i c a ç õ e s dos i n s e t o s . A Dra. Marlene F. da S i l v a p e l a s sugestões apresentadas e ao S r . Daraião Leocádio pela ajuda nos trabalhos de campo.

Referências bibliográficas

Alfaia, S. S. & Ferreira, S. A. N. - 1988a. Influência de fósforo e potássio no crescimento vegetativo de plantas de araçá-pera (Psidium a c u t a n g u l u m D . C . ) . R e v i s t a B r a s i l e i r a d e F r u t i c u l t u r a . [no prelo] .

- 1988b. Influência de fósforo e potássio no rendimento de frutos d e araçá-pera (Psidium a c u t a n g u l u m D.C.) . R e v i s t a B r a s i l e i r a d e F r u t i c u l t u r a , [no prelo].

Calzada Benza, J. - 1980. 143 frutales nativos. San Borja, Libreria El Estudiante. 314p.

Cavalcante, P. B. - 1976. Frutas comestíveis da Amazônia. 3a

ed., Belém, INPA. 166p.

Correa, Μ. P. - 1926. D i c i o n á r i o d a s p l a n t a s ú t e i s d o B r a s i l e d a s e x ó t i c a s c u l t i v a d a s . Rio de Janeiro, Imprensa Nacional.

Erdtman, G . - 1960. The acetolysis method: a revised description. B o t . T i d s k n . Lund., 54(4):561-664.

Falcão, M. A . & Lleras, E . - 1980a. Aspectos fenológicos, ecológicos e de produtividade do umari (Poraqueiba s e r i c e a Tulasne) . A c t a A m a z ô n i c a , 10(3):445-462.

_ 1980b. Aspectos fenológicos, ecológicos e de produtividade do mapati (Pourouma c e c r o p i a e f o l i a Mart.) . A c t a A m a z ô n i c a , 10(4):711-723.

1981. Aspectos fenológicos, ecológicos e de produtividade d o p a j u r a (Couepia b r a c t e o s a B e n t h . ) . A c t a A m a z ô n i c a , 11 (3):473-482.

Falcão, Μ. Α.; Lleras, E. ; Leite, A. M. C. - 1982. Aspectos fenológicos, ecológicos e de produtividade da graviola (Annona m u r i c a t a L. ) na região de Manaus. A c t a A m a z ô n i c a , 12(1):27-32.

(9)

Falcão, Μ. Α.; Chavez Flores, W. Β.; Ferreira, S. A. N.; Clement, C. R .; Barros, M. J. B . ; Brito, J. M. C.; Santos, Γ . C . T. - 1988. Aspectos fenológicos e ecológicos do araçá-boi (Eugenia s t i p i t a t a McVaugh) na Amazônia Central. I. Plantas Juvenis. Acta A m a z ô n i c a , 1 8 ( 3 - 4 ) : 2 7 - 3 8 .

Falcão, M. A.; Ferreira, S. A. N.; Chavez Flores, W. Β.; Clement, C. R. - 1989. Aspectos fenológicos e ecológicos do camu-camu (Myrciaria d ú b i a (H.B.K.) McVaugh) na terra firme da Amazônia Central. In: C o n g r e s s o B r a s i l e i r o d e F r u t i c u l t u r a , 10, Fortaleza. Anais...SBF. p . 59 - 64.

Ferreira, S. A. N. - 1982. Observações da germinação de sementes de araçá-pera (Psidium a c u t a n g u l u m D . C . ) . A c t a A m a z ô n i c a , 12(3):503-507.

Fouque, A. - 1972. Especes frutieres d'Amérique tropicale. Fruits, 2 8( 4 ) : 1 2 1 - 1 3 9 . McVaugh, R. - 1958. Flora of Peru. F i e l d M u s e u m of N a t u r a l H i s t o r y - Botany,

13(4): 789-790.

1969. Botany of the Guayana Highland: part 8. M e m o i r s of the N e w Y o r k B o t a n i c a l G a r d e n , 18(2):55-28 6.

Radford, P. J. - 1967. Growth analysis formulae: their use and abuse. C r o p S c i e n c e , 7(3) : 171-175.

Ranzani, G. - 1980. Identificação e caracterização de alguns solos da estação Experimental de Silvicultura Tropical do INPA. A c t a A m a z ô n i c a , 1 0 ( 1 ) : 7 - 4 1 . Ribeiro, Μ . Ν . G. 1976. Aspectos climatológicos de Manaus. A c t a A m a z ô n i c a , 1 4 ( 1

-2 ) : 159-174.

Zayas, J. C. - 1969. La g u a y a b a y o t r a s f r u t a s m y r t á c e a s . La Habana, Instituto dei Libro. 87p

Imagem

Fig.  1 . A - Galho do araçá-pera com botões florais e flor;  Β  - O fruto do araçá-pera
Fig.  2. Dados médios do desenvolvimento de plantas de araçá-pera  (Psidium acutangulum  DC), não adubadas ( ) e  adubadas (+)
Fig.   3 . Dados climáticos e médias de floração e frutificação (sem e com adubação) observados durante a fenologia de  araçá-pera  (Psidium acutangulum)

Referências

Documentos relacionados

Considerar que uma restrição domina categoricamente outra, de modo que a segunda nunca possa vir a apresentar um valor de ponto de seleção (e, consequentemente, um

Claro que vamos refletir sobre esses questionamentos, mas não é objetivo desse trabalho fechar uma metodologia estanque e padronizada sobre o ensino do oral. Nossa meta é

Na realidade do município de Venda Nova do Imigrante, para que se observe um equilíbrio entre o custo empenhado para a realização da coleta seletiva e a economia gerada

Atualmente, os estudos realizados com professores de EF sobre inclusão escolar são frequentes e tentam identificar os obstáculos ainda presentes nas aulas, assim como responder

Outras mitologias que conhecemos, de culturas indígenas sul e norte- americanas e de povos naturais (Naturvölker) em outros continentes, todos colocam nossa espécie, a

A Oi sentiu os impactos da segunda onda de covid-19 no primeiro trimestre de 2021, principalmente em comparação ao mesmo período do ano passado, quando a pandemia ainda estava

Neste particular, a adopção de sistemas de accountability robustos, promotores da responsabilização e da autonomia dos praticantes, a par do reconhecimento da importância

Objetivo:Avaliar a longevidade de restaurações adesivas diretas em dentes decíduos submetidos à remoção parcial de tecido cariado (RPTC) e os possíveis fatores