• Nenhum resultado encontrado

A capital federal nos altiplanos de Goiás - medicina, geografia e política nas comissões de estudos e localização das décadas de 1940 e 1950.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "A capital federal nos altiplanos de Goiás - medicina, geografia e política nas comissões de estudos e localização das décadas de 1940 e 1950."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

– medicina, geografia e política nas comissões de estudos

e localização das décadas de 1940 e 1950

The fed eral cap i tal in the pla teaus of Goiás:

med i cine ge og ra phy, and pol i tics in the re search and

lo ca tion com mis sions of the 1940s and 1950s

Tamara Rangel e Nísia Trindade Lima

De costas para o país, alheio à realidade do in te rior, o Governo Fed eral, constantemente ocupado ou preocupado com os problemas municipais de uma cidade absorvente e impressionante como o Rio, não é, objetivamente,

As autoras agradecem ao pesquisador Sérgio Nunes Pereira a indicação de importantes fontes utilizadas neste trabalho.

Tamara Rangel é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz/ Fiocruz, Rio de Ja neiro, Brasil (tamararangel@ya hoo.com.br).

Nísia Trindade Lima é doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Ja neiro -IUPERJ, pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde e editora científica da Editora Fiocruz, Rio de Ja neiro, Brasil (lima@fiocruz.br).

Artigo recebido em 31 de dezembro de 2010 e aprovado para publicação em 24 de fevereiro de 2011.

(2)

capaz de atender a este Brasil tão vasto e tão diverso (...). Eis porque, com toda a sinceridade, me convenci de que a mudança da cap i tal não é, atualmente, o maior ou menor problema nacional: é o único José Peixoto da Silveira, membro da Comissão de Localização da Nova Cap i tal Fed eral

O tre cho aci ma in te gra o pre fá cio do li vro A nova ca pi tal – por que, para onde e como mu dar a Ca pi tal Fe de ral, or ga ni za do pelo mé di co mi ne i ro e de fen sor da ca u sa mu dan cis ta José Pe i xo to da Sil ve i ra. Com tí tu lo bas tan te su ges ti vo, esta obra reúne uma sé rie de ar ti gos, con fe rên ci as, en tre vis tas e ca pí tu los de sua au to -ria, es cri tos a par tir dos anos 1940, com o ob je ti vo de de fen der o pon to de vis ta aci ma sin te ti za do. Pu bli ca do no mo men to em que as obras de cons tru ção de Bra sí lia ca mi nha vam a todo o va por e os de ba tes em tor no da ne ces si da de e da vi a bi -li da de da trans fe rên cia da ca pi tal fe de ral agi ta vam aque les que eram fa vo rá ve is à ide ia e os que se opu nham a ela, o li vro te ria con tri buído, se gun do pa la vras de Jus ce li no Ku bist chek no pre fá cio da se gun da edi ção da pu bli ca ção, “para es cla -re cer a opi nião pú bli ca so b-re o sen ti do da trans fe rên cia da Ca pi tal, dis si pan do dú vi das e in com pre en sões”(Sil ve i ra, 1997: 148). Das três per gun tas a que Pe i xo -to da Sil ve i ra se pro põe a res pon der no tí tu lo de sua obra, uma de las ser ve de mote a este tra ba lho – para onde mu dar a capital?

O Pla nal to Cen tral, onde atu al men te se en con tra o Dis tri to Fe de ral, foi de fi ni do ofi ci al men te como re gião para onde de ve ria ser le va da a ca pi tal do país na Car ta Cons ti tu ci o nal de 1891. A lo ca li za ção pre ci sa da ci da de, no en tan to, só foi es ta be le ci da mais de cin quen ta anos de po is, quan do a Co mis são de Lo ca li za -ção da Nova Ca pi tal Fe de ral, or ga ni za da pelo go ver no fe de ral em 1953, che gou a uma con clu são de fi ni ti va a res pe i to do sí tio mais ade qua do para este fim. O pro -ces so que se es ten de da de fi ni ção da re gião até a es co lha do sí tio en glo ba mu i tos es tu dos, efe tu a dos no in te ri or de ga bi ne tes e in loco, re a li za dos por pro fis si o na is de di ver sas áre as do co nhe ci men to e com di fe ren tes pon tos de vis ta so bre a me -lhor lo ca li za ção da fu tu ra sede ad mi nis tra ti va do país. Nes te ar ti go, dis cu ti mos a im por tân cia que ar gu men tos ori un dos da me di ci na e da ge o po lí ti ca, ali a dos a in -te res ses re gi o na is, ti ve ram nas co mis sões de es tu dos e de lo ca li za ção or ga ni za das pe los go ver nos de Du tra e Var gas nas dé ca das de 1940 e 1950, respectivamente.

(3)

tal toma este pro je to como re fle xo do es pí ri to em pre en de dor de JK, de sua gran de ca pa ci da de de equi li brar os di ver sos in te res ses so ci a is em jogo no pac to po lí ti co so bre o qual seu go ver no se apo i a va, ou como fru to da con ver gên cia desses in te res ses em tor no da po lí ti ca eco nô mi ca de sen vol vi men tis ta abra ça da pelo pre si -den te, sin te ti za da em seu Pro gra ma de Me tas (Skid mo re, 1982; Men don ça, 1985; Mo re i ra, 1998; Be ne vi des, 2002; Faro; Sil va, 2002; La fer, 2002; Leopoldi, 2002).

Alguns tra ba lhos, no en tan to, cha mam a aten ção para a mo bi li za ção dos go i a nos na fase fi nal desse pro ces so, res sal tan do seu im por tan te pa pel na vi a bi li -za ção da trans fe rên cia da ca pi tal (Sil va, 1997; Mo re i ra, 1998; Oli ve i ra, 2005a; 2005b). Aten tar para essa par ti ci pa ção in te res sa da de Go iás no pro ces so de es co -lha e efe ti va ção da mu dan ça e re for çar a di men são re gi o nal con ti da nes te pro je to é, tam bém, um de nos sos ob je ti vos.

O peso dos ar gu men tos ge o po lí ti cos so bre a de fi ni ção dos al ti pla nos de Go iás como re gião mais ade qua da para a ca pi tal tam bém não cos tu ma ser en fa ti -za do nos tra ba lhos que se de di cam a uma re fle xão so bre a cons tru ção de Bra sí lia. Do mes mo modo, não é con si de ra da a re cor ren te pre o cu pa ção com a sa lu bri da de lo cal ma ni fes ta da pelos in te gran tes das di fe ren tes co mis sões or ga ni za das des de o fi nal do sé cu lo XIX, com o fim de ana li sar o Pla nal to Cen tral. Uma das ex ce -ções à re grapode ser per ce bi da na re cen te pu bli ca ção Ve re das de Bra sí lia – as ex pe -di ções ge o grá fi cas em bus ca de um so nho. Ini ci a ti va do IBGE em ho me na gem aos 50 anos da ca pi tal fe de ral, o li vro pos sui como ob je ti vo cen tral en fa ti zar a par ti ci pa -ção do ór gão na tra je tó ria de Bra sí lia. Des ta obra, des ta ca mos o ca pí tu lo es cri to por Sér gio N. Pe re i ra (2010), que ver sa sobre a Co mis são de Estu dos para Lo ca li -za ção da Nova Ca pi tal do Bra sil, em pos sa da em 1946, no governo Dutra.

Com uma abor da gem que se afi na com as pre ten sões ini ci al men te es bo ça das nes te ar ti go, Pe re i ra res sal ta a par ti ci pa ção de geó gra fos, es ta tís ti cos e mi li -ta res nos de ba tes tra va dos -tan to no seio da pró pria co mis são quan to em es pa ços ins ti tu ci o na is a ela re la ci o na dos, como o Con se lho Na ci o nal de Ge o gra fia e o Ser vi ço Ge o grá fi co do Exér ci to, este úl ti mo re pre sen ta do pelo che fe da co mis são. O peso dos ar gu men tos ge o grá fi cos nas con clu sões a que che ga ram os mem bros des ta co mis são em 1948 a res pe i to da me lhor lo ca li za ção para a ca pi tal é en -fa ti za do pelo au tor, que se pre o cu pa em lo ca li zar his to ri ca men te os pon tos de vis ta de al guns de les no âm bi to ma i or do pen sa men to ge o po lí ti co, res sal tan do as li nhas teó ri cas e os au to res com as qua is di a lo ga vam. O re fle xo dis so está na po la -ri za ção da de ci são fi nal en tre aque les que op ta ram pelo T-riân gu lo Mi ne i ro e aque les que pre fe ri ram a área de fi ni da pela Co mis são Cruls, no relatório publicado em 1894.

(4)

pi tal não foi ape nas um dos tó pi cos na agen da de pre o cu pa ções da que les in te res -sa dos em re fle tir so bre a ge o po lí ti ca na ci o nal. A ide ia de fi xar a ca pi tal fe de ral no Bra sil Cen tral nos anos 1940 co a du nouse com a po lí ti ca de in te gra ção do ter ri tó rio pá trio le va da a cabo du ran te o go ver no de Var gas, no qual a ge o po lí ti ca ocu -pa va po si ção de des ta que (Mo ra es, 2005). Ini ci a ti vas como a Fun da ção Bra sil Cen tral e as Co lô ni as Agrí co las Na ci o na is vi sa vam à ex plo ra ção da par te ain da pou co co nhe ci da do ter ri tó rio, bem como sua ocu pa ção e in te gra ção. A Mar cha para o Oeste, tão pro pa ga da pe los in te lec tu a is des te pe río do, re fle tia, pois, essa pre o cu pa ção com a exis tên cia de enor mes “es pa ços va zi os” so bre os qua is o Esta do de ve ria man ter sua so be ra nia, no que a po lí ti ca go ver nis ta e o ideá rio ge o po lí -ti co se apro xi ma vam (Mi ya mo to, 1992). Nes te sen -ti do, pode-se afir mar que a cons tru ção de Bra sí lia nos anos 1950 re fle te, de cer to modo, esse Esta do ter ri to -ri a lis ta e ex pan si o nis ta da dé ca da ante-rior.

Em suma, par tin do do in te res se nessas ques tões, pro po mos, com este tra ba lho, mos trar de que for ma ar gu men tos pro ve ni en tes da me di ci na e da ge o po lí ti ca apa re ce ram as so ci a dos aos in te res ses po lí ti cos go i a nos no bojo das ati vi -da des de sen vol vi -das pe las co mis sões or ga ni za -das nas dé ca -das de 1940 e 1950. Acre di ta mos es tar con tri bu in do, as sim, para um en ten di men to mais am plo e com ple xo so bre as im pli ca ções con ti das nas de ci sões das duas co mis sões aqui ana li sa das, pro por ci o nan do um olhar mais aten to para a his tó ria da ide ia mu -dan cis ta.

A pri me i ra das co mis sões: Co mis são Cruls

(5)

Du ran te o go ver no de Flo ri a no Pe i xo to, mais pre ci sa men te em 1892, foi or ga ni za da aque la que tal vez seja a mais co nhe ci da co mis são de es tu dos cri a da com o fim de es tu dar e de mar car, no Pla nal to Cen tral, a re gião para onde de ve ria ser le va da a ca pi tal do país: a Co mis são Explo ra do ra do Pla nal to Cen tral do Bra -sil ou Co mis são Cruls (Ro sas, 1996; Ver ga ra, 2006, 2008 e 2010). Atra vés de seu re la tó rio, pu bli ca do em 1894, con clu iu-se que o es pa ço per cor ri do pe los 22 mem bros da co mis são (en tre mi li ta res, mé di cos, bo tâ ni cos, geó lo gos, as trô no mos e far ma cêu ti cos) pos su ía as ma i o res qua li da des pos sí ve is para abar car o em -pre en di men to. Além de per fe i to em ter mos de re cur sos na tu ra is e sa lu bri da de, o Pla nal to Cen tral con ta ria com pri vi le gi a da lo ca li za ção. As fa ci li da des de co mu -ni ca ção de cor ren tes da cen tra li da de des te ter ri tó rio in ten si fi ca ri am as re la ções in ter nas en tre os es ta dos e as re la ções ex ter nas en tre na ções. Além dis so, a re gião não so fre ria com os pe ri gos de in va são es tran ge i ra, di fe ren ci an dose da vul ne ra -bi li da de atri bu í da ao li to ral, pois, ao con trá rio des te, o Pla nal to Cen tral con ta ria com “pon tos es tra té gi cos” de de fe sa mi li tar. A fa ci li da de de acli ma ta ção do tra -ba lha dor eu ro peu à re gião tam bém apa re ce no re la tó rio Cruls, res sal tan do-se a ame ni da de do cli ma e a sa lu bri da de, de cor ren tes das ma i o res al ti tu des em re la -ção ao li to ral (Cruls, 2003).1

Do pon to de vis ta da hi gi e ne, fazse ne ces sá rio uma bre ve con tex tu a li za -ção dos ar gu men tos elen ca dos pelo mé di co da co mis são Antônio M. de Aze ve do Pi men tel, em re la tó rio que já foi ob je to de acu ra da aná li se por par te de Mo e ma Ver ga ra (2006; 2008). De ve mos lem brar, por exem plo, que a ên fa se dada ao cli ma ame no, às ma i o res al ti tu des, à ba i xa umi da de e ao ca lor não ex ces si vo da re gião se ex pli ca pela re la ção pro fun da que os mé di cos e sa ni ta ris tas jul ga vam exis tir en tre tais as pec tos e as con di ções de sa lu bri da de no pe río do em ques tão. Embo ra ou tras ver ten tes ex pli ca ti vas das ca u sas de do en ças e pro ble mas sa ni tá ri os já fi gu ras sem no pa no ra ma mé di coci en tí fi co da épo ca, os pres su pos tos do pa ra dig -ma am bi en ta lis ta – isto é, que le va vam em con ta as con di ções do meio am bi en te como a qua li da de das águas e do ar na pro pa ga ção de do en ças – ain da se fa zi am pre sen tes. A pró pria pre o cu pa ção em afir mar a ame ni da de do cli ma con fi gu ra um as pec to re le van te do pe río do, uma vez que o de se jo de o país se in se rir no con cer to das na ções ci vi li za das era in vi a bi li za do pela as so ci a ção co mu men te fe i -ta en tre o Bra sil e os tró pi cos (Fer re i ra, 2001). Ou tro as pec to re le van te re fe re-se à po si ção es tra té gi ca con fe ri da ao Pla nal to Cen tral: em uma épo ca em que o pe ri go de in va sões es tran ge i ras se dava por via ma rí ti ma, me lhor se ria se a ca pi tal não es ti ves se lo ca li za da no li to ral.

(6)

anos se pas sa ri am até que o pre ce i to cons ti tu ci o nal fos se fi nal men te con cre ti za do. A im por tân cia dada à sa lu bri da de do Pla nal to Cen tral, no en tan to, não de i -xa ria de fi gu rar na pa u ta de pre o cu pa ções da que les mais di re ta men te en vol vi dos com a ques tão da trans fe rên cia da ca pi tal e vol ta ria à tona nas co mis sões or ga ni -za das pos te ri or men te.

O en con tro da his tó ria com a ge o gra fia: os es tu dos da Co mis são Pol li Co e lho

Após re fe rên ci as pon tu a is nas Cons ti tu i ções se guin tes (1934 e 1937), a ques tão da mu dan ça da ca pi tal fe de ral só foi re to ma da de fato nos anos 1940, du ran te o go ver no do ma re chal Eu ri co Gas par Du tra. Após aca lo ra dos de ba tes so bre o tema na im pren sa e na Assem bléia Na ci o nal Cons ti tu in te, en vol ven do per so na gens como Jus ce li no Ku bits chek, Lu cas Lo pes, Isra el Pi nhe i ro e Pe dro Lu -do vi co Te i xe i ra, o Pla nal to Cen tral fi cou man ti -do na Cons ti tu i ção de 1946 como re gião pri vi le gi a da para os fu tu ros tra ba lhos de mar ca tó ri os, bem como a in di ca ção de que uma co mis são de téc ni cos fos se no me a da para pro ce der aos res pec ti vos es tu dos (Cou to, 2001; Bo jun ga, 2001; Sil ve i ra, 1957). A Co mis são de Estu -dos para a Lo ca li za ção da Nova Ca pi tal foi em pos sa da em no vem bro de 1946 e de ve ria le var em con si de ra ção o tra ba lho que ha via sido em pre en di do pela Co mis são Cruls, em bo ra não pre ci sas se se res trin gir aos mes mos. Esta va cons ti tu í da por 12 téc ni cos, che fi a dos pelo ge ne ral Djal ma Pol li Co e lho, os qua is de ve ri -am se di vi dir en tre tra ba lhos de ga bi ne te e de c-am po. Seus mem bros er-am to dos en ge nhe i ros,2 que se di fe ren ci a vam por suas es pe ci a li da des, com a úni ca ex ce ção do mé di co-sa ni ta ris ta Ge ral do H. de Paula e Souza.

(7)

fre quen tes, é pos sí vel iden ti fi car os as sun tos que mais ani ma vam os de ba tes en -tre os téc ni cos.

Enten den do a Co mis são que sua fun ção era a de si tu ar, den tro da re gião do Pla nal to Cen tral, o ter ri tó rio mais ade qua do para o fu tu ro Dis tri to Fede ral, seus mem bros não se res trin gi ram ao re tân gu lo de mar ca do an te ri or men te por Cruls, em bo ra aque la re gião fos se a pre fe ri da de Pol li Co e lho, en tão che fe da co -mis são.3 Sob a che fia de Le i te de Cas tro, duas ex pe di ções ge o grá fi cas fo ram or ga -ni za das em 1947 com o ob je ti vo de es tu dar o Pla nal to Cen tral e in di car sí ti os ade qua dos para lo ca li za ção da ca pi tal dentro das zonas selecionadas (Guimarães, 1949a; 1949b; Castro, 1948b; Ruellan, 1947).

As con clu sões a que es tas ex pe di ções che ga ram, após sete me ses de tra ba lhos de cam po, trans for ma ramse em re la tó ri os que cir cu la ram en tre os mem -bros da co mis são e fo ram de ba ti dos em suas ses sões ple ná ri as. To man do por base cri té ri os como cli ma, to po gra fia, abas te ci men to d’á gua, pro xi mi da de de flo res ta, ener gia hi dráu li ca, ma te ri a is de cons tru ção, na tu re za do sub so lo e pa i sa gem atra en te para a aná li se de sí ti os, e os cri té ri os de po si ção em re la ção às re giões mais po vo a das do país e mais de sen vol vi das, a zona que in clu ía o re tân gu lo Cruls fi cou em quin to lu gar em re la ção às de ma is. Embo ra apre sen tas se sí ti os ex ce len -tes no que se re fe re ao cli ma e à to po gra fia, foi con si de ra da de fi ci en te com re la ção aos de ma is tó pi cos: além de es tar mu i to dis tan te do ecú me no bra si le i ro, apre -sen tan do uma den si da de de mo grá fi ca mu i to ba i xa, seus so los se ri am po bres, sua pa i sa gem mo nó to na, seus re cur sos hí dri cos par cos e o Vão do Pa ra nã (a nor des te do qua dri lá te ro) se ria uma das zo nas mais as so la das pela ma lá ria no Bra sil Cen tral (Gu i ma rães, 1949: 5557). A zona que abran gia a área de Uber lân dia foi in di -ca da como a mais apro pri a da para se di ar a nova -capital.

(8)

Con si de ran do os as pec tos ge o grá fi cos como se cun dá ri os, Pol li Co e lho de fen dia sua pre fe rên cia com ar gu men tos pro ve ni en tes da ge o po lí ti ca, atu a li zan do ve lhas ques tões e in cor po ran do te mas como a fra gi li da de do sis te ma fe de -ra lis ta.4 Ele e os de ma is mem bros que com par ti lha vam do mes mo pon to de vis ta con si de ra vam de suma im por tân cia que a ca pi tal fos se le va da para a re gião já de -li mi ta da por Cruls, onde “a re sis tên cia eco nô mi ca e mi -li tar do Bra sil con tra qual quer ame a ça ou ata que po de ria ser ma i or e me lhor or ga ni za da”(Co e lho, 1948a: 21). De fen dia que a ca pi tal tam bém te ria uma fun ção co lo ni za do ra, e pou co im por ta va o fato de a zona ser de ba i xa den si da de de mo grá fi ca: o mais im por -tan te é que ela fi cas se numa po si ção cen tral para in flu ir no de sen vol vi men to do in te ri or des po vo a do (Co e lho, 1948b). Os de ma is pon tos ne ga ti vos, re la ci o na dos com a po bre za de re cur sos, ora eram re ba ti dos com base nos es tu dos es pe cí fi cos re a li za dos pe los pró pri os mem bros da co mis são, ora eram re a fir ma dos, já que se tra ta va de es co lher uma re gião ade qua da para os ser vi ços bu ro crá ti cos do Esta do e não um lu gar pro pí cio para a in dús tria e/ou agricultura (Coelho, 1948b; 1948c). Apesar da prioridade conferida à geopolítica, Polli Coelho não descartava outros aspectos que ajudavam a reforçar as qualidades do Planalto Central goiano (Coelho, 1948b: 14).

A sa lu bri da de da re gião es ta va en tre es tes as pec tos. No âm bi to da co mis -são, as con si de ra ções a res pe i to des te tema de ve ri am fi car a car go do mé di co que a in te gra va. No en tan to, a par ti ci pa ção de Ge ral do H. de Pa u la e Sou za ao lon go dos tra ba lhos de sen vol vi dos pela co mis são foi pou co ex pres si va. Atra vés das atas das ses sões, per ce be mos a ba i xa fre quên cia do mé di co, que com pa re ceu a ape nas cin co de las, fa zen dose pre sen te pela pri me i ra vez quan do a co mis são já re a li za -va sua 12ª ses são. Sua au sên cia se jus ti fi ca -va, ge ral men te, pe los com pro mis sos que as su mia em vi a gens para o ex te ri or, como quan do de sua par ti ci pa ção na 3ª ses são da Co mis são Inte ri na da Orga ni za ção Mun di al da Sa ú de, em Ge ne bra, da qual era mem bro e vice-pre si den te (Ro dri gues, 2008).

(9)

Tal ex cur são foi di ri gi da pelo en ge nhe i ro Je rô ni mo Co im bra Bu e no, fi -gu ra im por tan te que deve ser des ta ca da nes te tra ba lho. Go i a no, for ma do pela Esco la de Enge nha ria da Uni ver si da de do Rio de Ja ne i ro, foi res pon sá vel, jun ta -men te com seu ir mão, pela cons tru ção de Go iâ nia, ci da de ina u gu ra da em 1935. Ten do con cor ri do e ven ci do as ele i ções para o go ver no de seu es ta do em 1947, go -ver nou até 1950, acu mu lan do as fun ções de go -ver na dor e mem bro da co mis são de es tu dos. Con si de ra do como o “ho mem que cons tru iu po li ti ca men te Bra sí lia” (Sil va, 1997:39), al guns au to resafir mam que Co im bra Bu e no va liase de seu car -go para fa zer pro pa gan da mu dan cis ta (Sil ve i ra, 1997; Sil va, 1997; Mo re i ra, 2000). Seu em pe nho a fa vor da trans fe rên cia da ca pi tal para o Pla nal to Cen tral go i a no re fle te-se, por exem plo, na in clu são de um dis po si ti vo re la ti vo à ca u sa mu dan cis ta na pró pria Cons ti tu i ção do esta do de Go iás, pro mul ga da em ju lho de 1947. Com esse dis po si ti vo, ficava estabelecido o desmembramento automático da parcela do território goiano que fosse delimitada pelo governo federal para a futura capital (Silveira, 1957: 267).

O pro ces so de vo ta ção de ve ria ser re to ma do com o re tor no dos téc ni cos dos “al ti pla nos se ten tri o na is de Go iás”. A ne ces si da de, po rém, de me lhor apre -ci a ção dos do cu men tos por par te da ma i o ria fez com que ele fosse adiado por mais um mês.

Em mis são do go ver no na Eu ro pa, Pa u la e Sou za en ca mi nhou seu voto por es cri to. Assim pro ce den do, sua jus ti fi ca ti va de voto é uma das mais re su mi das e me nos con clu si vas do gru po. Englo ban do em duas áre as as ten dên ci as pre -fe ren ci a is da co mis são, a do nor te e a do sul, op tou por esta úl ti ma, ten do em vis ta prin ci pal men te ou tros as pec tos que não os sa ni tá ri os, já que

do pon to de vis ta hi giê ni co e sa ni tá rio, os mé to dos ci en tí fi cos mo der nos de um modo ge ral per mi tem es ta be le cerse a pro te ção sa ni tá ria de uma ou de ou tra área, já que sob esse as pec to, elas não pa -re cem en cer rar di fe -ren ças fun da men ta is a tal pon to que se te nha uma base para op tar de ci si va men te por uma de las (Sou za, 1948: 138).

Men ci o na tam bém o gran de nú me ro de in di ví du os ata ca dos por bó cio no nor te, mas afir ma pela ne ces si da de de aná li ses mais acu ra das des tes es pa ços, an tes de es ta be le cer um pa re cer mais con tun den te. Ao que tudo in di ca, ele não con clu iu o re la tó rio que es ta ria pre pa ran do so bre as con di ções sa ni tá ri as das re -giões em ques tão (Co mis são..., 1948:65).

(10)

con ce i to cor ren te con cre ti za do na ex pres são dura de ser o nos so país um vas to hos pi tal” (Vi e i ra, 1948: 87). Asse gu ra, no en tan to, que a re gião in di ca da para o novo Dis tri to Fe de ral se ria uma das “mais sa lu bres do Bra sil” (Vi e i ra, 1948: 88). As im pres sões pes so a is de Pol li Co e lho co a du nam-se com a afir ma ção de Sil va Vi e i ra: “Du ran te mi nha vi a gem ao Pla nal to, tive a pre o cu pa ção cons tan te de ob -ser var as con di ções de sa ú de da res pec ti va po pu la ção que ago ra con si de ro uma das mais fa vo re ci das do nos so in te ri or” (Co e lho, 1948b: 35). No re la tó rio apre -sen ta do pelo agrô no mo Arru da Câ ma ra, nota-se que, para além dos as pec tos agro ló gi cos, sua aten ção tam bém es te ve vol ta da para o modo de vida das po pu la ções, suas con di ções de mo ra dia, ves ti men ta e ali men ta ção. A sa lu bri da de, se gun do ele, “fa vo rá ve is como são, ge ral men te, as con di ções cli má ti cas – será as se -gu ra da em qual quer das re giões em es tu do” (Co e lho, 1948b: 21). Para ele, a presença da malária não impediria o povoamento e algumas medidas de saneamento, tais como desobstrução dos leitos e drenagem das terras alagáveis, seriam suficientes para garanti-lo.

Ou tro do cu men to in te res san te foi apre sen ta do por Co im bra Bu e no na ses são an te ri or àque la em que se deu a re so lu ção fi nal. Re fe re-se a uma ins pe ção sa ni tá ria re a li za da na Cha pa da dos Ve a de i ros e no qua dri lá te ro Cruls por uma co mis são de sa ni ta ris tas con vi da da pela Se cre ta ria de Sa ú de do Esta do de Go -iás.5 Entre suas con clu sões, des ta cam-se as se guin tes:

(...) 1. A in ci dên cia re la ti va ao gru po de do en ças in fec ci o sas e pa ra si tá ri as pode ser com pa ra da à de qual quer lu gar tido como sa lu bre no Bra sil; 2. A ma lá ria e a do en ça de Cha gas cons ti tu em pro ble -mas da re gião es tu da da, bem como de gran de par te do Bra sil, sus ce tí ve is de se rem re sol vi das; 3. No que diz res pe i to ao bó cio exis ten te em todo o Pla nal to Cen tral e fora dele, com sua pro fi la xia já co nhe ci da e efi caz, como vem sen do fe i ta em qua se to dos os pa í ses ci vi li za dos, é de se es pe -rar que o Bra sil siga em bre ve esse exem plo na so lu ção de tal pro ble ma (...) (Co mis são..., 1948: 75).

Com a le i tu ra des ta co mu ni ca ção às vés pe ras da vo ta ção fi nal, Co im bra Bu e no es pe ra va, pro va vel men te, po der sa nar al gu mas dú vi das exis ten tes quan to à sa lu bri da de da que la re gião e com isso, tal vez, an ga ri ar vo tos fa vo rá ve is à trans -fe rên cia da ca pi tal para aque la par te do Pla nal to Cen tral.

(11)

gu lo Mi ne i ro. Enten den do que a fun ção pri mor di al da nova ca pi tal se ria pro por -ci o nar ao go ver no con di ções ex ce len tes de ins ta la ção e pro xi mi da de com a par te mais po vo a da do país, a mi no ria – que con ta va en tre seus pro po nen tes com Pa u la e Sou za, Le i te de Cas tro e Lu cas Lo pes –, op tou por uma área de 6.000 km², lo ca li za da no Triân gu lo Mi ne i ro, onde se ria pos sí vel en con trar vá ri os sí ti os ade qua dos ao em pre en di men to, que, por con ta de tan tas fa ci li da des, po de ria ser con cre -ti za do ime di a ta men te (Cas tro, 1948a). Anos mais tar de, Lu cas Lo pes afir ma ria em um depoimento:

(...) ha via os que ti nham uma vi são glo bal, de que o im por tan te era que a ca pi tal fi cas se não no in te ri or de Go iás, mas num pon to que do mi nas se po li ti ca men te o Bra sil Cen tral. Todo o meu in te -res se em le var a ca pi tal para o Triân gu lo Mi ne i ro foi de ca rá ter po lí ti co. Eu sen tia que a ca pi tal no Triân gu lo Mi ne i ro se ria ca paz de con quis tar o Bra sil Cen tral por que aque la re gião ti nha ba ses eco nô mi cas boas e es ta va li ga da ao que eu cha ma va de core área, a área me du lar do Bra sil eco nô mi co. Todo o efe i to eco nô mi co do Triân gu lo Mi ne i ro po de ria ser pro -je ta do so bre a ba cia ama zô ni ca, o To can tins, etc. Além dis so, era uma área pró xi ma às fron te i ras do sul do Bra sil, que eram as fron te i ras mais ten sas (Lo pes, 1991: 100).

Já a ma i o ria, que con ta va com o pre si den te da co mis são e com Co im bra Bu e no, op tou pelo cen tro ge o mé tri co do Bra sil, numa re gião pra ti ca men te des po vo a da e inex plo ra da, com pre en den do que a nova ca pi tal tam bém te -ria uma fun ção co lo ni za do ra, de ven do a mu dan ça, no en tan to, efe tu ar-se após a exe cu ção de um lar go pro gra ma. Assim, den tro de uma área de cer ca de 78.000 km² – for ma da de ter ras do les te do es ta do de Go iás, con fi nan do a les te com os es ta dos da Ba hia e Mi nas Ge ra is, e abran gen do ao sul e par te do oes te o re tân gu lo de mar ca do pela Co mis são Cruls em 1892, e, ao nor te, a Cha pa da dos Ve a de i ros – de ve ria ser es co lhi do o me lhor sí tio para a nova ca pi tal (Cas -tro, 1948a).

(12)

(...) Como to das as re giões do in te ri or do Bra sil, com uma po pu la ção aban do na da a si mes ma na ig no rân cia e na in di gên cia, os atu a is ha bi tan tes do Ter ri tó rio re co men da do são ví ti mas fa ta is das en de mi as co muns, como a ma lá ria, ver mi no ses, bó cio e ou tras (...) (Co e -lho, 1948a: 25).

As van ta gens de se mu dar a ca pi tal fe de ral para aque la re gião re si di am jus ta men te na opor tu ni da de de li vrar tal “po pu la ção aban do na da” desses ma les, atra vés do em pre go de “pro ces sos co nhe ci dos e provados em todo o mundo”.

Após re ce ber o re la tó rio, o pre si den te en ca mi nhou as con clu sões a que che gou a co mis são ao Con gres so Na ci o nal, tal como man da va a Cons ti tu i ção. Uma vez no Con gres so, es tes es tu dos fo ram ana li sa dos por uma co mis são ins ti tu í da para tal, que che gou a uma de ci são di fe ren te da que la pos tu la da pela co mis -são Pol li Co e lho. Re a ções ao re la tó rio fi nal pro du zi do por esta co mis -são fi ze ram com que o pro je to fi cas se pa ra do. Cin co anos de po is, re to ma das as con clu sões da co mis são Pol li Co e lho, o Poder Exe cu ti vo deu seguimento ao projeto organizando uma nova comissão (Pereira, 2010:73).

Para onde le var a ca pi tal? A de fi ni ção do sí tio exa to para Bra sí lia

Em ja ne i ro de 1953, no go ver no de Ge tú lio Var gas, foi vo ta da e san ci o na da a lei que au to ri za va o Poder Exe cu ti vo a re a li zar os es tu dos de fi ni ti vos ne -ces sá ri os à lo ca li za ção da nova ca pi tal no Pla nal to Cen tral, e con cluí-los no pra zo de três anos. No pa rá gra fo pri me i ro des te ar ti go, en tre as con di ções que de ve ri -am ser sa tis fe i tas por tais es tu dos, fi gu r-am ini ci al men te o cli ma e a sa lu bri da de fa vo rá ve is, se gui dos pela fa ci li da de de abas te ci men to de água e ener gia elé tri ca, fa ci li da de de aces so às vias de trans por te ter res tres e aé re os, to po gra fia ade qua da, solo fa vo rá vel às edi fi ca ções e exis tên cia de materiais de construção; proximidade de terras para cultura e por último, paisagem atraente (Brasil, 1953).

(13)

que a cons tru ção de Bra sí lia fos se le va da a cabo em tão pou co tem po (Cas ti gli o -ne, 2010: 95). Para tan to, foi con tra ta da a em pre sa es tran ge i ra Do nald J. Bel cher and Asso ci a tes Incor po ra ted e de seu tra ba lho re sul tou um la u do onde cin co sí ti -os fo ram su ge ri d-os como mais ade qua d-os à construção da nova capital (Silveira, 1957; Castiglione, 2010).

Após o su i cí dio de Var gas, Café Fi lho as su miu a pre si dên cia e o mare -chal José Pes soa Ca val can ti de Albu quer que subs ti tu iu Ca i a do de Cas tro à fren te da Co mis são. Entre os no mes que pas saram a in te grála estavam os de José Pe i xo to da Sil ve i ra, mé di co que se des ta cou como um dos gran des de fen so res da ca u sa mu dan cis ta, e Fá bio Ma ce do So a res Gu i ma rães, geó gra fo que ha via par ti ci -pa do de uma das ex pe di ções ao Pla nal to Cen tral na co mis são Pol li Co e lho.7 Após aná li se cu i da do sa do ma te ri al for ne ci do pela em pre sa nor te-ame ri ca na, em 30 de abril de 1955 a co mis são de fi niu o sí tio de cor cas ta nho8 como o mais ade qua do (Sil ve i ra, 1957; Cou to, 2001; Cas ti gli o ne, 2010).Segun do José Pes soa, em ex po si ção à im pren sa em ja ne i ro de 1956, as con di ções cli má ti cas as so ci a das à salu -bri da de fo ram nor te a do ras da es co lha:

(...) cli ma ame no, seco e sa lu bér ri mo da que le fu tu ro cen tro ur ba no, a cer ca de 1.150 m so bre o ní vel do mar, que fará da nova ca pi tal um lu gar ide al para se vi ver e tra ba lhar, cer ca do de be los pa no ra -mas e mag ní fi cos ho ri zon tes (...) (Silve i ra, 1957: 273-274).

Entre os mem bros da co mis são che fi a da por José Pes soa, Pe i xo to da Sil -ve i ra tal -vez te nha sido um dos que mais lu tou em prol da ca u sa mu dan cis ta. Embo ra mi ne i ro de nas ci men to, teve toda sua tra je tó ria pro fis si o nal em Go iás. Foi con tra ta do como o pri me i ro mé di co da Co lô nia Agrí co la Na ci o nal de Ce res em 1941 e aos 40 anos in gres sou na car re i ra po lí ti ca. Atu ou em Go iás como pre fe -i to, de pu ta do es ta du al, se cre tá r-io de Saúde do es ta do (por duas ve zes), se cre tá r-io da Fazen da, se cre tá rio de Edu ca ção e Cul tu ra e fi nal men te de pu ta do fe de ral. Enquan to se de sen ro la vam os tra ba lhos da co mis são Pol li Co e lho, o de pu ta do Pe i xo to da Sil ve i ra en ga jou-se na de fe sa da in te ri o ri za ção da ca pi tal nas ses sões da Assem bléia Le gis la ti va do es ta do. Em uma de las, pe diu a seus pa res que apre -sen tas sem tra ba lhos de di vul ga ção so bre as van ta gens da trans fe rên cia da ca pi tal do país para aque la re gião. O bem su ce di do exem plo de Go iâ nia e os be ne fí ci os que o em pre en di men to mu dan cis ta tra ria para Go iás de ve ri am ser vir de in cen ti -vo para que os de pu ta dos ali pre sen tes se em pe nhas sem em dar a conhecer as excelências do Planalto Central (Silveira, 1957:221).

(14)

Sil ve i ra foi en tre vis ta do pelo jor nal O Glo bo em maio de 1953 so bre a ques tão da trans fe rên cia da ca pi tal. Na oca sião, afir mou que“[c]omo mé di co, co nhe ce dor da re gião e Se cre tá rio da Sa ú de do Esta do de Go iás, pos so as se gu rar que são ex ce len -tes as con di ções de cli ma e sa lu bri da de do Pla nal to Cen tral do Bra sil (...)”(Sil ve i ra, 1957: 202). Com ple men tan do o qua dro po si ti vo, dis se que as con di ções de sa lu -bri da de se ri am in dis cu tí ve is e Bra sí lia se ria mes mo um pa ra í so:

(...) Com ple tan do as in dis cu tí ve is con di ções de sa lu bri -da de, há nu me ro sos cur sos de água, em abun dân cia, de fá cil cap ta ção e ex ce len te ín di ce de po ta bi li da de. A pró pria to po gra fia da re gião, que não é mon ta nho sa e nem cha ta, mas su a ve men te on du la da, além de pro por -ci o nar os mais be los pa no ra mas, mu i to fa -ci li ta rá a ar qui te tu ra e as obras pú bli cas de cal ça men to, água e es go to. Nes tas con di ções – e de be la das al gu mas en de mi as de fá cil sa ne a men to, hoje, pe los mo der nos pro ces sos – Bra sí lia será uma nova e ver da de i ra “Xan gri-Lá” (...) (Sil ve i ra, 1957: 203).

Mu i to se de ba teu so bre a ques tão mu dan cis ta du ran te todo o pe río do de cons tru ção de Bra sí lia e múl ti plos ar gu men tos fo ram mo bi li za dos, tan to por quem re cla ma va pela ne ces si da de da trans fe rên cia, quan to por aque les que eram to tal men te con trá ri os à sua efe ti va ção. Qu an do não se opu nham à ide ia da mu dan ça, cri ti ca vam a for ma como o pro je to era con du zi do ou des qua li fi ca vam a re gião es co lhi da para abri gar a nova ca pi tal, apon tan do seus vá ri os pon tos ne ga ti -vos, en tre eles a in sa lu bri da de lo cal, a se cu ra do cli ma e a in fer ti li da de das ter ras. No li vro ci ta do na in tro du ção des te ar ti go, A nova ca pi tal, or ga ni za do por Pe i xo -to da Sil ve i ra, há uma pas sa gem in te res san te em que o au -tor bus ca ame ni zar os pon tos ne ga ti vos da re gião do pla nal to go i a no:

(15)

-len tes o tor nam mu i to pró prio para a fi na li da de de se fun dar uma ca pital (Sil ve i ra, 1957: 161).

Per gun ta do, cer ta vez, sobre os efe i tos da pu bli ca ção do li vro aci ma ci ta do so bre a mu dan ça da ca pi tal, Pe i xo to da Sil ve i ra res pon deu exal tan do o en tu si -as mo, a co ra gem e a de ter mi na ção de Jus ce li no Ku bist chek, ca rac te rís ti c-as às qua is se de via “ex clu si va men te” a mu dan ça da ca pi tal (Sil ve i ra, 1997: 148). No en tan to, a par ti ci pa ção dos go i a nos na con cre ti za ção do em pre en di men to foi de suma im por tân cia e, mais uma vez, me re ce des ta que.

Uma vez de fi ni da a lo ca li da de para as sen to da ca pi tal – que pa re cia pre en cher todas as exi gên ci as im pos tas pela le gis la ção, in clu si ve os de or dem sa ni -tá ria –, foi ne ces sá rio que o go ver na dor de Go iás, José Lu do vi co de Alme i da, aten des se a um pe di do do mare chal José Pes soa e ba i xas se um de cre to de cla ran do ser de uti li da de pú bli ca toda a área do fu tu ro Dis tri to Fede ral, o que acon te ceu em 30 de abril de 1955. Cin co me ses de po is, foi cri a da a Co mis são de Co o pe -ra ção pa-ra Mu dan ça da Ca pi tal, mais uma ini ci a ti va de peso dos go i a nos, que con tri bu i ria para tor nar pos sí vel a con cre ti za ção da meta-sín te se do go ver no JK, ten do em vis ta que seu ob je ti vo era efe tu ar a de sa pro pri a ção por ba i xos pre ços de gran des áre as do fu tu ro Dis tri to Fe de ral (Cas ti gli o ne, 2010).

Como mem bro des ta co mis são e se cre tá rio da Fazen da, Pe i xo to da Sil -ve i ra te-ve um en con tro com JK no qual este pe diu um pro je to de lei que des se ao Exe cu ti vo ple nos po de res para a cons tru ção e mu dan ça da ca pi tal. Re pas san do a ta re fa a pes so as mais com pe ten tes, Pe i xo to da Sil ve i ra voltou ao Rio de Ja ne i ro para en tre gar o pro je to, que le va va uma lon ga jus ti fi ca ção sua, ao lí der da ban ca -da go i a na, de pu ta do Ta ci a no de Melo. Mais tar de, no en tan to, esse pro je to de lei foi subs ti tuído e apro va do ou tro, de au to ria de San ti a go Dan tas, pelo qual foi cri -a d-a -a No v-a c-ap (Sil ve i r-a, 1997: 131-133). A p-ar tir de en tão, -al gu m-as pro vi dên ci -as no sen ti do da con cre ti za ção da ide ia se ri am to ma das. No que se re fe re aos cu i da -dos com a sa lu bri da de da re gião no pe río do da cons tru ção de Bra sí la, os mé di cos go i a nos se des ta ca ri am, de sem pe nhan do pa pel im por tan te na in te ri o ri za ção da ca pi tal (Vi e i ra, 2007; 2009).

Con si de ra ções fi na is

(16)

as de ci sões da que les di re ta men te en vol vi dos com a es co lha do me lhor lo cal para as sen to da sede ad mi nis tra ti va, teve por ob je ti vo am pli ar a com pre en são acer ca do por quê da de fi ni ção do Pla nal to Cen tral como lu gar mais ade qua do para este fim. A so lu ção apre sen ta da pela Co mis são Cruls no fi nal do sé cu lo XIX acabou pre va le cen do, mas as jus ti fi ca ti vas para tan to fo ram atu aliza das ao lon go do tem po, em bo ra no te mos a re cor rên cia da pre o cu pa ção com a sa lu bri da de lo cal e se -gu ran ça na ci o nal, esta última incorporada pela geopolítica.

Uma ou tra ques tão cara a este tra ba lho foi a aten ção dada à par ti ci pa ção go i a na no pro ces so de de fi ni ção da lo ca li za ção e vi a bi li za ção do pro je to mu dan -cis ta. Tal en ga ja men to ainda é tema pou co ex plo ra do pela histo ri o gra fia, em bo ra seja pos sí vel iden ti fi car suas ori gens pelo me nos des de o iní cio do sé cu lo XX (Sá, 2009; Vi e i ra, 2007; 2009; Sil va, 1997; Oli ve i ra, 2005a; 2005b). Neste ar ti go, a par ti ci pa ção go i a na tra du ziuse prin ci pal men te pe las ações de Jerô ni mo Co im -bra Bu e no e José Pe i xo to da Sil ve i ra, per so na gens im por tan tes, que sou be ram lan çar mão da po si ção que ocu pa vam como mem bros de co mis sões para re for çar a pro pa gan da mu dan cis ta em prol da ca u sa go i a na. Nos so in tu i to, ao fim e ao cabo, foi con si de rar de ma ne i ra con ju ga da to dos esses as pec tos, de modo a re for -çar a his to ri ci da de do pro ces so que cul mi nou com a ina u gu ra ção de Bra sí lia, em 21 de abril de 1960.

Notas

1. Alguns des tes ar gu men tos já ha vi am apa re ci do no opús cu lo es cri to por Fra-n cis co Adolp ho de Var Fra-nha geFra-n (1877) A ques tão da ca pi tal: ma rí ti ma ou no in te ri or?, um dos do cu men tos mais ci ta dos por aque les que se ocu pam do tema mu dan -cis ta. No Re la tó rio Cruls, nota-se uma atu a li za ção dos mes mos, em um con tex to de am plo de ba te so bre o tema da in cor -po ra ção dos sertões brasileiros (Lima, 2010).

2. São eles: Odo ri co Ro dri gues de Albu -quer que, Arthur Eu gê nio Ma ga ri nos Tor res Fi lho, Antô nio Car los Car do so, Fran cis co Xa vi er Ro dri gues de Sou za, Je rô ni mo Co im bra Bu e no, Jor ge Leal

Bur la ma qui, Lu cas Lo pes, Luiz de Anha ia Mel lo e Luiz Au gus to da Sil va Vieira, vice- presidente da comissão.

(17)

4. Re fe ri mo-nos como “ve lhas ques tões” aos ar gu men tos pre sen tes tan to no tra ba lho de Var nha gen, já ci ta do nes te ar ti go, como no Re la tó rio Cruls, re la ci o na dos à ne ces si da de de in te ri o -ri za ção da capital como medida de segu-rança.

5. Os mem bros des ta co mis são eram Álva ro Lobo Le i te e Pe dro Vas con ce los Bar ros (do Insti tu to Oswal do Cruz), I. da Cos ta So bri nho e José Antô nio Alves dos San tos (da Fa cul da de de Hi gi e ne de São Pa u lo) e Cel so Cal das (do De par ta men to Nacional de Saúde).

6. Os ou tros mem bros eram Tas so da Cu nha Ca val can ti, Pa u lo Bo si so, Au re -li a no Luiz de Fa ria, Jor ge d’Escrag nol le Ta u nay, Ade mar Bar bo sa de Alme i da Por tu gal, Flá vio Vi e i ra, João Cas te lo

Bran co, Pa u lo Assis Ri be i ro, Val dir Ni e -me yer, Jú lio Amé ri co dos Reis, Je rô ni mo Co im bra Bu e no, Mauro Borges Teixeira e Deoclécio Paulo Antunes.

7. A co mis são era com pos ta pe los an ti gos mem bros – Au re li a no Luiz de Fa ria, Ade mar Bar bo sa de Alme i da Por tu gal, Flá vio Vi e i ra, Pa u lo Assis Ri be i ro, Jú lio Amé ri co dos Reis – e mais José Pe i xo to da Sil ve i ra, Sil vio Bor ges de Sou za Mota, José Eu ri co Dias Mar tins, Fá bio Ma ce do So a res Gu i ma rães, Lu cí dio Albu quer que, Au gus to Sér gio da Sil va, Felinto Epitácio Maia e Rubens d’Almeida Horta Porto.

8. Para fa ci li tar os es tu dos e evi tar a es pe cu la ção imo bi liá ria, as áre as de -mar ca das fo ram no me a das por co res (cf. Castiglione, 2010).

Refe rências bibl iográficas

BENEVIDES, Ma ria Vic tó ria. O go ver no Ku bits chek: de sen vol vi men to eco nô mi co e es ta bi li da de po lí ti ca, 1956-1961. Pre fá cio de Cel so La fer. Rio de Ja ne i ro: Paz e Terra, 1976.

———. O go ver no Ku bits chek: a es pe -ran ça como fa tor de de sen vol vi men to. In: GOMES, Ange la de Cas tro (org.). O Bra sil de JK. Rio de Ja ne i ro: Ed. FGV, 2002. BOJUNGA, Cláu dio. JK: o ar tis ta do im pos -sí vel. Rio de Ja ne i ro: Obje ti va, 2001. BOMENY, He le na. Uto pi as de ci da de: as ca pi ta is do mo der nis mo. In: GOMES, Ânge la de Cas tro (org.). O Bra sil de JK. Rio de Ja ne i ro: Ed. FGV, 2002

BRASIL. Lei n° 1803 de 5 de ja ne i ro de 1953. Au to ri za o Po der Exe cu ti vo a re a li zar

es tu dos de fi ni ti vos so bre a lo ca li za ção da Nova Ca pi tal da Re pú bli ca. <http://www6. senado.gov.br/sicon/PreparaPesquisa.actio n?tipoPesquisa=3>. Aces so em 07 de feve-reiro de 2007.

———. A trans fe rên cia da ca pi tal do país para o Pla nal to Cen tral. Re vis ta Bra si le i ra de Ge o gra fia, ano VIII, n. 04, out.-dez., 1946.

———. A mu dan ça da Ca pi tal do País. Re vis ta Bra si le i ra de Ge o gra fia, ano X, n. 3-4, jul.-set., 1948a.

(18)

CASTIGLIONE, Luiz Hen ri que. Bra sí lia, co di no me Vera Cruz: a co mis são en ge -nhe i ra que fun dou as ba ses da cons tru ção da nova ca pi tal. In: SENRA, Nel son (org.). Ve re das de Bra sí lia: as ex pe di ções ge o grá fi cas em bus ca de um so nho. Rio de Ja ne i ro: IBGE, 2010.

CEBALLOS, Vi vi a ne G. de. “E a his tó ria se fez ci da de...”: a cons tru ção his tó ri ca e his to ri o -grá fi ca de Bra sí lia. Dis ser ta ção (Mes tra do em His tó ria) – Insti tu to de Fi lo so fia e Ciên ci as Hu ma nas/Uni ver si da de Esta du al de Cam pi nas. Cam pi nas, 2005.

COELHO, Djal ma P. Jus ti fi ca ção da re so lu ção fi nal, es cri ta pela Pre si dên cia da Co mis são. In: COMISSÃO DE ESTU-DOS PARA A LOCALIZAÇÃO DA NOVA CAPITAL DO BRASIL. Re la tó rio Téc ni co: con ten do a jus ti fi ca ção da re so -lu ção fi nal to ma da pela Co mis são, quan to à lo ca li za ção do novo Dis tri to Fe de ral. Rio de Ja ne i ro, 1948a. Par te 1, v. 1.

———. [Jus ti fi ca ção de voto]. In: CO-MISSÃO DE ESTUDOS PARA A LO-CALIZAÇÃO DA NOVA CAPITAL DO BRASIL. Re la tó rio Téc ni co: con ten do as jus ti fi ca ções e de cla ra ções de vo tos dos mem bros da Co mis são. Rio de Ja ne i ro, 1948b. Par te 1, v. 2.

COMISSÃO DE ESTUDOS PARA A LOCALIZAÇÃO DA NOVA CAPITAL DO BRASIL. Re la tó rio Téc ni co: con ten do a trans cri ção das atas das re u niões ple ná ri as re a li za das pela Co mis são. Rio de Ja ne i ro, 1948. Par te 1, v. 3.

COUTO, Ro nal do C. Bra sí lia Ku bits chek de Oli ve i ra. Rio de Ja ne i ro: Re cord, 2001. CRULS, Luiz. Re la tó rio Cruls: re la tó rio da co mis são Explo ra do ra do Pla nal to Cen tral do Bra sil. Bra sí lia: Se na do Fe de ral, Con se lho Edi to ri al, 2003.

FARO, Clo vis de. & SILVA, Sa lo mão L. Q. da. A dé ca da de 1950 e o Pro gra ma de Me -tas. In: GOMES, Ânge la de Cas tro (org.). O Bra sil de JK. Rio de Ja ne i ro: Ed. FGV, 2002.

FERREIRA, Luís Otá vio. Uma in ter pre -ta ção hi gi e nis -ta do Bra sil Impe ri al. In: HEIZER, Alda & VIDEIRA, Anto nio Au gus to Pas sos (orgs.). Ciên cia, ci vi li za ção e Impé rio nos tró pi cos. Rio de Ja ne i ro: Access, 2001.

GOMES, Ange la Ma ria de C. (org.). O Bra sil de JK. Rio de Ja ne i ro: Ed. FGV, 2002. GUIMARÃES, Fá bio de M. S. Tra ba lhos de Cam po e de Ga bi ne te da Se gun da Expe -di ção Ge o grá fi ca ao Pla nal to Cen tral. Re vis - ta Bra si le i ra de Ge o gra fia, ano XI, n. 04, out-dez, 1949a.

———. O Pla nal to Cen tral e a mu dan ça da ca pi tal. Re vis ta Bra si le i ra de Ge o gra fia, ano XI, n. 04, out.-dez., 1949b.

KUBITSCHEK, Jus ce li no. Por que cons truí Bra sí lia. Bra sí lia: Se na do Fe de ral, Con se -lho Edi to ri al, 2006.

LAFER, Cel so. JK e o Pro gra ma de Me tas (19561961): pro ces so de pla ne ja men to e sis -te ma po lí ti co no Bra sil. Rio de Ja ne i ro: Ed. FGV, 2002.

LEOPOLDI, Ma ria Anto ni e ta P. Cres cen do em meio à in cer te za: a po lí ti ca eco nô mi -ca do go ver no JK (1956-1960). In: GO-MES, Ange la de C. (org.). O Bra sil de JK. Rio de Ja ne i ro: Ed. FGV, 2002.

LIMA, Ní sia T. Bra sí lia: a ca pi tal no ser -tão. In: SENRA, Nel son (org.). Ve re das de Bra sí lia: as ex pe di ções ge o grá fi cas em bus ca de um so nho. Rio de Ja ne i ro: IBGE, 2010. LOPES, Lu cas. Me mó ri as do de sen vol vi men -to. Rio de Ja ne i ro: Cen tro da Me mó ria da Ele tri ci da de no Brasil, 1991.

MAIA, João Mar ce lo Ehlert. As ide i as que fa zem o Esta do an dar: ima gi na ção es pa ci al, pen sa men to bra si le i ro e ter ri tó rio no Bra sil Cen tral. Da dos, vol.53, n.03, 2010, p. 621-655.

(19)

MIYAMOTO, Shi gue no li. Ge o po lí ti ca e po der no Bra sil. Cam pi nas: Pa pi rus, 1995. MORAES, Anto nio Car los R. Ter ri tó rio e His tó ria no Bra sil. São Pa u lo: Anna blu me, 2005.

MOREIRA, Vâ nia Ma ria L. Bra sí lia: a cons tru ção da na ci o na li da de – um meio para mu i tos fins. Vi tó ria: EDUFES, 1998. OLIVEIRA, Már cio de. A par ti ci pa ção go i a na na cons tru ção de Bra sí lia. So ci e da de e Cul tu ra, vol. 8, 2005a, p. 261-271. ———. A cons tru ção sim bó li ca de Bra sí -lia: o pas sa do de um mito. Inter se ções, vol. 7, n. 1, ju lho de 2005b, p. 73-93.

PEREIRA, Sér gio N. Na boca do ser tão ou in te gra da ao ecú me no? Mi li ta res, es ta tís -ti cos, geó gra fos e a lo ca li za ção da nova ca pi - tal. In: SENRA (org.). Ve re das de Bra sí lia: as ex pe di ções ge o grá fi cas em bus ca de um so nho. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

RODRIGUES, Ja i me. Arqui vo “Ge ral do Ho rá cio de Pa u la e Sou za”: um acer vo so -bre his tó ria e sa ú de. Pa tri mô nio e Me mó ria, vol. 04, n. 01, p. 1-15, 2008.

ROSAS, Ro ber ta J. Do pa ra í so ao gran de hos pi tal: dois olha res da ciên cia so bre o ser tão (Go iás – 18921912), Dis ser ta ção de Mes -tra do. Bra sí lia: UnB, 1996.

RUELLAN, Fran cis. Re la tó rio pre li mi nar da pri me i ra ex pe di ção ge o grá fi ca ao Pla nal to Cen tral. In: IBGE. Re la tó rio pre li mi nar apre sen ta do pelo Enge nhe i ro Chris to vam Le i te de Cas tro, di re tor da Se ção. Ane xo n. 1. Se ção Espe ci a li za da de Estu dos Geográficos. Rio de Janeiro: CNG/ IBGE, 1947.

SÁ, Do mi ni chi M. de. Uma in ter pre ta ção do Bra sil como do en ça e ro ti na: a re per -cus são do re la tó rio mé di co de Arthur Ne i va e Be li sá rio Pen na (1917-1935). His tó ria, Ciên ci as, Sa ú de – Man gui nhos, Rio de Ja ne i -ro, v. 16, supl. 1, jul. 2009, p. 183-203.

SILVA, Luiz Sér gio D. da. A cons tru ção de Bra sí lia: mo der ni da de e pe ri fe ria. Go iâ nia: Edi to ra da UFGo, 1997.

SILVEIRA, Pe i xo to da. A nova ca pi tal – por que, para onde e como mu dar a ca pi tal fe de ral. Rio de Ja ne i ro: Pon get ti, 1957.

———. Frag men tos do meu tem po. Go iâ nia: [s.ed.], 1997.

SKIDMORE, Tho mas. Bra sil: de Ge tú lio a Cas te lo. Rio de Ja ne i ro: Paz e Ter ra, 1982. SOUZA, Ge ral do H. de. [Jus ti fi ca ção de voto]. In: COMISSÃO DE ESTUDOS PARA A LOCALIZAÇÃO DA NOVA CAPITAL DO BRASIL. Re la tó rio Téc ni co: con ten do as jus ti fi ca ções e de cla ra ções de vo tos dos mem bros da Co mis são. Rio de Ja ne i ro, 1948. Par te 1, v. 2.

VARNHAGEN, Fran cis co. A ques tão da ca

-pi tal: ma rí ti ma ou no in te ri or? Vi en na

D’Aus tria: Imp. do fi lho de Car los Ge rald – edi ção por con ta do autor, 1877.

VERGARA, Mo e ma. Ter ri tó rio e sa ú de: o es tu do de Antô nio Pi men tel so bre o Pla -nal to Cen tral. His tó ria, Ciên ci as, Sa ú de – Man gui nhos, Rio de Ja ne i ro, v. 15, 2008. ———. Ciên cia e his tó ria no re la tó rio da Co mis são Explo ra do ra do Pla nal to Cen tral na Pri me i ra Re pú bli ca. His tó ria, Ciên ci as, Sa ú de - Man gui nhos, Rio de Ja ne i ro, v. 13, n. 4, out.-dez., 2006.

(20)

VIEIRA, Ta ma ra R. No co ra ção do Bra sil, uma ca pi tal sa u dá vel – a par ti ci pa ção dos mé di cos e sa ni ta ris tas na cons tru ção de Bra sí lia (1956-1960). His tó ria, Ciên ci as, Sa ú de – Man gui nhos, Rio de Ja ne i ro, v. 16, supl. 1, p. 289-312, jul. 2009.

———. Uma cla re i ra no ser tão? Sa ú de,

na ção e re gião na cons tru ção de Bra sí lia

(1956-1960). 2007. Dis ser ta ção (Mes tra do em His tó ria das Ciên ci as e da Sa ú de) – Casa de Oswal do Cruz/Fi o cruz. Rio de Ja ne i -ro, 2007.

Re su mo

O tema da lo ca li za ção da sede do go ver no fe de ral no Bra sil tem mo ti va do es tu dos que ana li sam os di fe ren tes mar cos tem po ra is da his tó ria da trans fe rên cia da ca pi tal para o Pla nal to Cen tral. Nes te ar ti go, dis cu ti mos a im por tân cia que ar gu men tos ori un dos da me di ci na e da ge o po lí ti ca, ali a dos a in te res ses re gi o na is, ti ve ram nas co mis sões or ga ni za das nas dé ca das de 1940 e 1950 pelo go ver no fe de ral, as qua is ti nham como ob je ti vo es co lher o lugar mais adequado para fixação do novo centro político-administrativo do país.

Pa la vras-cha ve: Bra sí lia; Pla nal to Cen tral; Go iás; Ge o gra fia; Medicina.

Abstract

The re are se ve ral stu di es con cer ning the trans fer of fe de ral go vern ment seat in Bra zil. The se stu di es analy se dif fe rent ti me fra mes in the his tory of the lo ca ti on of ca pi tal in the Cen tral Pla te au. This ar ti cle will dis cuss the

re le van ce of me di ci ne and ge o po li tics ar gu ments, ad ded to re gi o nal in te rests, in the com mit te es or ga ni zed in the 1940s and 1950s by the fe de ral

go vern ment that were res pon si ble for cho o sing the most su i ta ble pla ce for setting the new political and administrative center of the country.

Key words: Bra sí lia; Cen tral Pla te au; Go iás; Ge o graphy; Me di ci ne.

Ré su mé

Le su jet du dé bat au tour de l’en dro it le plus con ve na ble pour ins tal ler le siè ge du gou ver ne ment fé dé ral au Bré sil mo ti ve, il y a quel que temps, des étu des qui cher chent à analy ser les dif fé ren tes repè res tem po rels de l’his to i re du trans fert de la ca pi ta le au Pla te au cen tral. Dans cet ar ti cle, nous exa mi nons l’im por tan ce du rôle que des ar gu ments pro ve nus de la mé de ci ne ain si que de la géo po li ti que, al liés à des in té rêts ré gi o na ux, eu rent à l’in té ri e ur des

co mis si ons cons ti tu ées pen dant les an nées 40 et 50 du XXe siè cle par le gou ver ne ment fé dé ral, les quel les ava i ent pour but de cho i sir l’en dro it le plus adé quat pour le nou ve au cen tre po li ti co-ad mi nis tra tif du pays.

Referências

Documentos relacionados

O Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA (BRASIL,

Ingressa-se, então, no tema sobre a litigância climática, a qual consiste em um elemento essencial para dinâmica funcional do constitucionalismo climático global, na

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Art. O currículo nas Escolas Municipais em Tempo Integral, respeitadas as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Política de Ensino da Rede, compreenderá

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se