BOLETIM DIREITO GV
Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br
Coordenador de Pesquisa e Publicações: José Rodrigo Rodriguez – Redação e edição: Ana Mara Machado – Criação e Editoração: FGVSP-DO/DEG Ano 2| número 15 | Outubro de 2005
Notícias
Programa de Capacitação Estatal 2005 - A Direito GV em parceria com a Delega-cia Regional de Julgamento de Campinas realizou no mês de setembro entre os dias 12 a 16 , o evento “Planejamento Tributário e Ética - Segurança, Legalidade, Igualdade, Eficiência e Desenvolvimento”. O evento dá continuidade ao Programa de Capacitação Estatal iniciado em 2004 e contou com a participação de Professores e Pesquisadores da Direito GV (Roberta Prado, Viviane Muller, Flávia Püschel, Marta Machado, Rafael Vanzela, Cassio Scarpinella, Alessandro Octaviani, Ronaldo Macedo e Rafa-el Alves), contribuindo para seu caráter interdisciplinar. Os temas tratados foram: (i) Aplicação do Direito: Entre regras e Princípios, (ii) Planejamento Tributário, (iii) Responsabilidade dos Sócios, (iii) Fraude à Lei e Abuso de Direito e (iv) Respon-sabilidade e Processo. Gostaríamos de agradecer a todos (CAV, LEPI, Secretárias e Ajudantes) que colaboraram para a realização e o sucesso deste evento.
O estagiário Vinícius Correa Buranelli (DIREITO GV) participa-rá do XXIX Encontro Anual da Anpocs, com o trabalho “Acabou em pizza. O processo de responsabilização pela corrupção no governo federal”, em co-autoria com Matthew M. Taylor (USP e FGVSP). A participação ocorre no grupo de trabalho 18, “Poder Político e Controles Demo-cráticos”, Sessão 2, Instituições Políticas e Accountability, e tem como debatedores David Samuels (Univ. Minnesota) e Rogério Bastos Arantes (PUC-SP). O evento ocorre em Caxambu – MG, entre os dias 25 a 29 de outubro.
A professora Michelle Ratton Sanchez (DIREITO GV) participará do Workshop of Young Scholars from the Global South (WYSGS) com o texto: “Claims for a new social and legal structure in the World Trade Organiza-tion and the Brazilian experience” (baseado na tese de doutorado). O evento ocorrerá entre os dias 9 a 16 de outubro, em Genebra.
O Pesquisador Alexandre dos Santos Cunha (DIREITO GV) participou no dia 17 de setembro de mesa-redonda, promovida pela Escola da Magistratura do Trabalho do Rio Grande do Sul, intitulada “Prescrição e decadência traba-lhista após a Emenda Constitucional n. 28”. Atuaram como debatedoras as juízas do TRT da 4ª. Região Carmem Camino e Magda Biavaschi.
O Prof. Marcelo Neves (DIREITO GV) participou do Congresso Brasiliense de Direito Público com o tema “Corrupção Sistêmica versus Constitucio-nalismo Democrático”. O Congresso realizou-se em Brasília, de 12 a 14 de setembro.
No dia 26 de setembro, o Prof. Marcelo Neves (DIREITO GV) participou da Conferência Nacional da OAB, realizada em Florianópolis, palestrando sobre o tema “Constituição e Esfera Pública Pluralista”.
O Núcleo Crime e Economia da Direito GV e o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (ILANUD) promove-ram mesa redonda sobre Direito Penal do Inimigo com o Prof. Catedrático de Direito Penal da Universidade de Sevilla Pablo de Olavide Dr. Francisco Muñoz Conde. O evento ocorreu no dia 19 de setembro na Direito GV.
A pesquisadora Érica Gorga (DIREITO GV) apresentou o trabalho “How legal institutions affect firm structure and market exchanges by shaping knowledge transactions: the influence of restrictive co-venants and stock options on high tech firms” na conferência da International Society for New Institutional Economics (ISNIE) de 22 a 24 de setembro em Barcelona, Espanha.
Workshop de
pesquisadores
As reuniões ocorrem às quartas-feiras, das 14h30 às 17h, Rua Rocha, 233, 6º andar.05/10 - José Ricardo Cunha (Direito Rio): “Di-reitos Humanos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro: concepção, aplicação e formação”.
19/10 - Maíra Rocha Machado (Professora Di-reito GV): “Lavagem de dinheiro e Cooperação Internacional”
Enviem seus artigos
para a Revista
DIREITO GV!
Enviem seus artigos para a Revista DIREITO GV!A Revista Direito GV continua aberta para receber artigos de todas as áreas do direito. Qualquer interessado pode enviar seu texto. Não é necessário fazer nenhum contato prévio com a revista. O único critério para a publica-ção é qualidade acadêmica.
Os textos serão submetidos à avaliação de dois pareceristas, aos quais não será revela-da a identirevela-dade de seu autor. Este, também não terá acesso ao nome dos pareceristas, selecionados dentre os membros do conselho editorial ou dentre os professores que constam da lista publicada na contra-capa do n.1 da Revista Direito GV. Em caso de necessidade, serão escolhidos pareceristas ad hoc. O processo de recebimento e seleção de artigos será contínuo. Os textos podem ser enviados em qualquer época do ano e serão publicados, após aprovação, conforme o espaço disponível em nossas edições semestrais.
Os textos devem ter até 30 laudas de 2100 caracteres, redigidos conforme os padrões da ABNT. Devem ser precedidos de resumos em português e inglês com até dez linhas, seguido de cinco palavras chave, além da tradução do título para o inglês. Textos maiores poderão ser aceitos para avaliação, a critério do Editor. Pedimos que seja utilizado o formato WORD. Os textos podem ser enviados para o e-mail revistadireitogv@fgvsp.br ou pelo correio, aos cuidados do Editor-chefe José Rodrigo Ro-driguez para a Rua Rocha 233, 7º. Andar São Paulo-SP, CEP 01331-050.
Rua Rocha, 233. São Paulo - SP – Tel: (11) 3281.3310/ 3281.3306. www.edesp.edu.br . e-mail: edesp@fgvsp.br
Grupos de Estudo
Núcleo Crime e Economia
O projeto tem por objetivo o estudo do modelo de regulação penal de determinadas áreas ligadas à atividade empresa-rial, sob dois aspectos. O primeiro deles busca identificar como o direito penal organiza sua forma de intervenção, isto é, quais são os fenômenos mais recorrentes quando se trata de incriminar condutas e que tipo de tratamento esses delitos recebem no interior do sistema. O segundo aspecto refere-se à forma de relacionamento entre as esferas penal e administrativa – como se dá a relação entre o que cada uma das esferas define como ilícito e, ainda, como se ope-racionaliza a comunicação entre elas.
Interessados em participar entrar em contato com vannucci@fgvsp.br.
Grupo de Estudos e Leitura
O grupo tem por escopo o estudo de teoria geral do direito, em especial a abordagem dos temas das re-gras e dos princípios. As reuniões ocorrem em ter-ças-feiras alternadas, das 12h às 14h, nas dependên-cias da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas. O livro de leitura é: “Las reglas em juego - Um exa-men filosófico de la toma de decisiones basada em reglas em el derecho y em la vida cotidiana”, do Autor Frederick Schauer
Grupo de Estudos de Direito Financeiro/ Finanças Públicas
Relacionando o direito com a economia na criação de me-canismos de controle do gasto público, o grupo de Direito Tributário e Finanças Públicas se reúne às terças-feiras (alternadamente com o grupo de estudos e leitura), das 12h às 14h, na Direito GV. O livro utilizado nas leituras do grupo é: “Economia do Setor Público” dos Autores Ciro Biderman e Paulo Arvate, ambos professores da FGV/ EESP e EAESP.
Publicações de Professores e
Pesquisadores
A pesquisadora Erica Gorga publicou o artigo “A ameaça da pirataria” em co-autoria com Antonio Carlos Nogueira e Décio Zylberstain. A revista agroaanlises – Revista de agora negó-cios da FGV , vol 25, n8, agosto de 2005.
O prof. José Reinaldo de Lima Lopes(DIREITO GV) publicou o capítulo “Direito Civil e Direito do Consumidor: Princípios” no livro “Código de Defesa do Con-sumidor e o Código Civil de 2002 - convergências e assimetrias” (editores: Roberto Pfeiffer e Adalberto Pasqualotto), lançado no dia 29 de setembro pela Editora Revista dos Tribunais.
Lançado em setembro o livro “Tributação Internacional e dos Mercados Financeiro e de Capitais”, coordenado pelos professores Eurico de Santi (DIREITO GV), Roberto Quiroga Mosquera e Fernando Zilveti, editora Quartier Latin. A obra representa a con-solidação do material utilizado no módulo que leva o mesmo nome no curso de Especialização de Direito Tributário do GVLaw.
O professor José Rodrigo Rodriguez (DIREITO GV) publicou o artigo “A paciência da democracia – Desigualdade social é sinônimo de ilegitimidade”, no jornal Gazeta Mercantil de 22 de setembro.
O jornal Gazeta Mercantil de 20 de setembro publicou o artigo “Só 15% dos herdeiros permanecem nos negócios”. O artigo conta com entrevistas das pesquisadoras do núcleo de Direito de Família da Direito GV, Roberta Nioac Prado e Karime Costalunga.
Pesquisadores
Pesquisadores
Pesquisadora Karime Costalunga (karime@fgvsp.br) Área de pesquisa: Direito Civil.
Temas de interesse: História do Direito Civil brasileiro; Direitos da personalidade; Direito de Família; Direito de Sucessões; Sucessão da Empresa Familiar.
Pesquisas e atividades em andamento:
• Elaboração de material didático para as disciplinas de Direito de Família, da Criança e do Adolescente e Direito de Obrigações;
• Participação no núcleo de pesquisa que versa sobre a sucessão na empresa familiar;
• Elaboração dos artigos “A colisão de princípios fundamentais na ação de investigação de paternidade” e “O art. 1829 do Código Civil e a Constituição: proposta de uma análise estrutural e axiológica”.
Pesquisadora Marta Rodriguez de Assis Machado (martamachado@fgvsp.br)
Área de pesquisa: Direito Penal e Processual Penal.
Temas de interesse: Teoria geral do direito penal; Teorias da pena e teorias dogmáticas do Direito penal (em especial o garantismo e o funcionalismo penal); “Direito penal da sociedade de risco”: transformações recentes na estratégia de imputação do direito penal (em especial a antecipação da intervenção penal e a administrativização do direito penal); Pensamento dogmático de Günther Jakobs; “Direito penal do inimigo” e modelos de direito penal de autor; Direito penal da atividade empresarial; Conceito de responsabilidade e aproximações entre responsabilidade penal e civil; Teoria da Imputação Objetiva em Direito Penal.
Pesquisas e atividades em andamento:
• Elaboração de material didático para as disciplinas “Organização da Justiça e do processo” e “Direito Penal e Processual Penal”;
• Elaboração de caso sobre a relação entre o direito civil, penal e administrativo como parâmetro para decisão de política legislativa no contexto dos modelos de responsabilidade por danos am-bientais;
• Elaboração (em andamento) de texto a integrar o livro “Direito e Nazismo”, organizado por José Rodrigo Rodriguez;
• Projeto de pesquisa: “Mapeamento da regulação penal da atividade empresarial”;
• Participação da pesquisa “Levantamento Nacional sobre aplicação e execução de penas alterna-tivas”, financiada pelo Ministério da Justiça e coordenada pelo Instituto Latino Americano das Nações Unidas – ILANUD.