• Nenhum resultado encontrado

Os múltiplos problemas pesquisados e a pesquisar na enfermagem.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Os múltiplos problemas pesquisados e a pesquisar na enfermagem."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

OS MÚLTIPLOS PROBLEMAS PESQUISADOS E A PESQUISAR NA ENFERMAGEM

M U LTIPL E ISS U ES RESEARC H E D ANO T O RESEARC H l N NURSING

LOS M ÚLTIPLES PROBLEMAS INVESTIGADOS Y POR INVESTIGAR EN ENFERM ERíA

Maria Gaby Rivero de Gutiérrez' J oséte Luzia Leite2 Lorita Marlena Freitag Pagl iuca3 Alacoque Lorenzi n i Erdman4

R E S U M O : O presente estudo teve como objetivo analisar a d i recionalidade temática de d i ssertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em enfermagem do Brasil , no período de 1 998 a 2000. A amostra constitui-se de resu mos de 337 dissertações e 1 53 teses, analisados com base no esq uema categori a l proposto por Carvalho (2000) para o agrupamento da prod ução científica da pós-g raduação em enfermagem. os resu ltados evidenciaram que as pesq uisas desenvolvidas a bordam uma g rande d iversidade de temas e abrangem todas as l i nhas d e pesq uisa das três áreas que compõem o referido esquema. As áreas Assistencial e Organ izacional concentrara m a maior q uantidade de prod uções (45 ,0% e 38,8%, respectivamente) e a Profissional contou com 1 6 , 2 % dos estudos . Diante dos resu ltados, as autoras enfatizam a necessidade d e aglutinar projetos com afi n idade temática , a fi m d e aprofundar os estudos e avançar no processo de construção do conheci mento de enfermagem.

PALAVRAS-CHAVE : pesq uisa em enfermagem, educação em enfermagem, pós-g raduação em enfermagem

ABSTRACT: The present study aims at a nalyzing topics of master's thesis and doctoral d issertations submitted to n u rsing graduate programs i n Brazil from 1 998 to 2000. The sample comprised a bstracts of 337 thesis a n d 1 53 dissertations that were analyzed based on scheme category proposed by Carvalho (2000) to g ro u p n u rsing g radu ate scientific production. Resu lts evidenced that resea rch carried out addressed a g reat range of themes, comprehending ali research lines of the three areas of the referred scheme. The Assistance and Organ izational fields concentrated most of the production (45.0% and 38.8% respectively) and the Professional field relied on 1 6 .2% of the studies. Based on the results , authors em phasize the need to bind together thematic-afi n ity projects i n order to deepen stud ies a n d to move foward i n the process of nursing knowledge construction.

KEYWORDS: nursing research, n u rsing education, n u rsing g raduate

RES U M E N : EI presente estudio tiene como objetivo anal izar el temario de las i nvestigaciones y tesis defendidas en los programas de postgrado de enfermería de Brasil, de 1 998 a 2000. La muestra se constituyó de resúmenes de 337 disertaciones de maestría y 1 53 tesis de doctorado, analizadas con base ai esq uema categorial propuesto por Carvalho (2000) para agrupar la prod ucción científica dei postg rado en enfermería . Los resultados evidenciaron que las i nvestigaciones realizadas poseen gran d iversidad de temas y abarca n todas las l íneas d e i nvestigación d e las tres áreas que componen el referido esquema. Las áreas Asistencial y Org a n izacional concentraron la mayor cantidad d e producciones ( eI 45,0% y 38,8%, respectivamente) y la Profesional contó con eI 1 6 ,2% de los estud ioso Ante los resultados, las autoras enfatizan la necesidad de aglutinar los proyectos con afi n idad temática , a fi n de profund izar los estudios y ava nzar e n el proceso de construcción dei conocimiento de enfermería.

PALAB RAS CLAVE : investigación en enfermería , educación en enfermería , postg rad o en enfermería

Recebido em 1 8/06/2002 Aprovado em 20/1 2/2002

1 Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem da U N I FESP. Representante da Área de Enfermagem na CAPES. 2 Professor Titular/Emérito da U N I RIO. Representante da Área de Enfermagem no CAlMS/CNPq.

3 Professor Titu lar do Departamento de Enfermagem da UFC. Representante Adju nto da Área de Enfermagem na CAPES. 4 Professor Titular do Departamento de Enfermagem da U FSC. Membro da Comissão de Aval iação da Área de Enfermagem da CAPES.

(2)

Os múltiplos problemas .. .

INTRODUÇÃO

A prod ução de con heci mento na enfermagem, no Brasil , há algumas décadas vem sendo alvo de estudos e d iscussões por parte da comu n i dade científica da á rea, d e staca n d o- s e , e m t o d o s e l e s , o i m p o rt a n t e p a p e l desempenhado p e l a pós-gra d u ação stri cto sen s u , n o desenvolvimento da investigação científica para geração desse conhecimento.

Um d o s a s p e ct o s a n a l i s a d o s refe r e - s e à direcionalidade temática dessa produção, organizada em áreas ou l i nhas de pesq u isa que refl itam a abrangência do corpo de conhecimentos que vem sendo construído, ao longo do tempo.

De acordo com Dias ( 1 990) as sucessivas tentativas de agrupamento da produção científica de enfermagem em l i n has de pesquisa tivera m i n ício na década de 70, em decorrência de um chamamento do C N Pq a pesquisadores l igados à pós-g raduação, para que organ izassem, de forma mais sistemática, a p rodução científica desenvolvida nos cu rsos então exi stentes.

Desde a q u e l a é p oca , as vári a s p ropostas de agrupamento dos temas explorados nas i nvestigações de enfermagem têm incl u ído três grandes categorias ou campos temáticos, mesmo que com denominações disti ntas : o que engloba questões relacionadas à profissão, o que centra seus estudos na clientela, e o que se refere à organização de serviços de saúde e de enfermagem.

Um a rg u m e n t o q u e p o d e r i a e x p l i c a r e s s a configuração é explorado por Alves ( 1 998, p . 1 00- 1 0 1 ) em artigo que trata do processo d e p rodução/reprodução do conhecimento na enfermagem. Para a autora , esse processo tem sua origem "no cotidiano da prática social (trabalho) das (os) agentes vinculadas (os) a essa á rea , decorrendo, portanto , de i nteresses p róprios e n ecessidades p ráticas desse trabalho . . . . Ass i m , ele se centra ora na gerência do tra b a l h o (em g e r a l e na e nfe rm a g e m ) , o ra n a s ( o s ) trabalhadoras (es) da enfermagem (enfermeiras, técn icos e auxi liares de enfermagem), ora nos clientes".

Ao retomar as discussões sobre o agrupamento da produção científica da pós-grad uação em enfermagem, em l i nhas e prioridades d e pesquisa, a representação da área de Enfermagem na CAPES e no C N P q , j u ntamente com as Coordenadoras de P ro g ra m a s de Pós-G ra d u a ção em Enfermagem uti lizara m , em 1 998, essas três categorias como eixo norteador para real izar o ordenamento dessa produção.

Com o evo l u i r das d iscussões , foi a p resentada e aprovada uma proposta diferenciada de esquema categorial para agrupar os diversos temas que vinham sendo a lvo de i n ve s t i g a ç ã o na p ó s - g ra d u a çã o e m e n fe r m a g e m (CARVALHO, 2000).

Embora a denom i n ação das três categorias não te n h a sofri d o a lterações s i g n ificativa s , essa prop osta representou um ava nço em termos conceituais, dada a distinção gnoseológica da sua estrutu ra . Para esta autora , a categoria profissional corresponde à esfera do sujeito epistêmico , e refere-se "às pri ncipais d isci p l i n as/conteúdos teóricos e experiências que se aj ustam ou compõem a parte substantiva do saber profissional ou área de conhecimento .. . ". Os tópicos da categoria assistencial correspondente à esfera

do objeto cognoscível ou realidade objetiva , referem-se .. . "ao que se cogita (pensar/saber), ou que se possa cogitar sobre aq u i l o que a consciência profissional se dá, a si mesma, como rea l objetivado e, tam bé m , como tudo aquilo que se possa pred icar sobre o saber-fazer do profissional . .. ". .

N a categoria organizaciona l , que corresponde a esfera da i m ag e m ou i n stru menta l , i n cl uem-se "tópicos rel ativos às d i sci p l i nas/conteúdos teóricos e experiências de ciências afi n s , correlatas ou de domínio conexo e que serve m às a p roxi m a ções da rea l i dade n o âmbito das a t i v i d a d e s do c o n h e c i m e n t o , t a l c o m o i n t e r e s s a à enfermagem".

Considerando que a própria autora enfatiza que a aceitação dos s i g n i fi cados e i m p l i cações do esq uema categori a l , bem como sua adoção, tanto para fins teóricos como práticos, é um assu nto que interessa primordialmente à pesq u i sa em e nferm a g e m , decidimos, neste estud o , real izar u m exercício de análise da direcionalidade temática das d issertações e teses defendidas nos programas de pós­ g raduação em enfermagem, no período de 1 998 a 2000 , fundamentado no referido esq uema categorial . Acreditamos que, por meio desta análise, é possível Ter uma visão geral dos m ú ltiplos problemas pesq u i sados e a pesq uisar na enfermagem.

Estamos cientes d e que qualquer recorte que se faça para analisar o que se tem pesq uisado em nossa área terá l i m itações , pois q u a ntificar e qual ificar a prod ução de con hecimentos de qualquer d isciplina científica é uma tarefa extremamente com p l exa , tendo em vista a diversidade de aspectos que devem ser considerados.

METODOLOGIA

FONTE DE DADOS

Para a rea l ização d esta pesquisa util izamos as informações fornecidas pelos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem à CAPES, especificamente as relacionadas às teses e d issertações defend idas nos anos 1 998, 1 999 e 2000 e as contidas no Catálogo "Informações sobre Pesquisas e Pesq u i sa d ores em E n fe rm a g e m " , da ABEn/C E P E n , correspondentes ao mesmo período (ABEn/CEPEn, 1 998, 1 999, 2000).

Dos relatórios d a CAPES colheram-se os seguintes dados: nome do Progra ma de Pós-G raduação , títu los das dissertações e teses e linha de pesqu isa dessas produções. Dos Catálogos d a A B E n/C E P E n , foram consultados os resumos correspondentes aos títulos das d issetações e teses nele loca l izadas.

SE LEÇÃO DA AMOSTRA

A p o p u l a ç ã o d o e s t u d o c o n s t i t u i - s e d e 7 7 2 d i ssertações e 2 4 0 teses, tota l i zando 1 . 0 1 2 prod uções científicas.

A patir dos títu los das d i ssertações e teses, foram localizados os resu mos de 526 prod u ções ( 5 1 , 9 % ) no Catá logo "Informações sobre Pesq uisas e Pesq uisadores em E n fe r m a g e m " d a A B E n / C E P E n , s e n d o 3 7 3 d e dissetações e 1 53 d e teses, o s quais constitu íram a amostra do estudo. Do total das 526 prod uções local izadas, 222 (42 , 2 % ) referiam-se a dissertações e teses defendidas em 1 998 e 300 (57 , 0 % ) a p roduções d efendidas em 1 999. Do

(3)

G UTIÉRREZ, M. G. R. de; LEITE, J . L.; PAGLlUCA, L. M. F. ; ERDMAN , A. L.

ano 2000, apenas uma ( 1 ) d i ssertação e três (3) teses constava m dos catálogos, o que corresponde a 0,8% do total das produção analisadas.

Esta peq uena freq üência d e resumos rel ativos ao ano de 2000, no Catálogo consultado explica-se pela possível demora de envio das d issertações e teses pelos Prog ramas de Pós-Gra d u a ção à A B E n e o te m p o req uerido p a ra organ ização deste materi a l , para posterior publ icação.

CATEGORIZAÇÃO DO MATERIAL

P a ra a n a l i s a r a d i re c i o n a l i d a d e temática d a s dissetações e teses, uti l izamos como referência o esquema categoria l proposto por Carvalho (2000, p . 3) para agrupar a prod ução científica da pós-g raduação em enfermagem, em l i n has e prioridades de pesq uisa .

Os proced i mentos adotados foram os seg ui ntes: leitura analítica dos 526 resu mos, categorização de acordo com o esq uema categorial su pramencionado e l ançamento da categorização rea l izada numa planilha onde constavam , a i n d a , o nome do Prog ra m a , o títu lo d a d issertação ou tese e o nome da linha de pesquisa do Programa, à qual estavam vinculadas essas prod uções .

Essa foi a etapa mais trabal hosa d o estudo, tanto p e l a com plexi d a d e i n e rente ao tra b a l h o de a n á l i s e e categorização da prod ução científica de enfermagem, como por p ro b l e m a s decorrentes da fa lta de o bjeti v i d a d e e completude de a l g u n s títu los e resumos dos tra b a l hos analisados.

Uma diiculdade adicional refere-se à falta de registro, nos resumos das d i ssertações e teses enviadas pelos Prog ramas de Pós-G raduação em E nfermagem para serem divulgadas nos Catálogos da A B E n/C E P E n , da l i n h a de pesqu isa à qual aquelas investigações estão vinculadas. Assim sendo, como a classificação por índice de assu ntos dos Catá logos d a ABEn/C E P E n é real izada a partir de uma lógica diferente daquela uti l izada pelos Prog ramas de Pós­ Grad uação em E nfermagem para agrupar a sua prod ução em l i n has de pesquisa, a local ização das dissertações e teses nessa base de dados foi bastante trabalhosa . Em que pesem essas d ifi cu l d a d e s , g osta ríamos de ressa ltar a im porta nte contrib u i ção q u e essa rica fonte de d ados vem propiciando aos pesq uisadores de enfermagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

N o g ráfico e ta belas, a seg u i r, a p resentamos o resu ltado da categorização realiza d a .

Conforme pode s e r visto n o g ráfico abaixo, a área

Assistencial foi a que concentrou o maior percentual de produções (45,0%), seguida de perto pela área Organizacional (38,8%).

Esse resultado confirma uma tendência que vem sendo obsevada em vários estudos que tratam da produção científica na e nfermagem , entre os quais destacamos o de Moriya et aI. (2000), por se referir especificamente à produção científica da pós-gra duação.

Ass i m , o p red o m í n i o d e temas relacionados ao c u i d a d o o u assistê n c i a d e e n fe rm a g e m , bem como à organ ização e a d m i n i stração dessa assistência , reforçam a afi rmação de Alves ( 1 998) e das a utoras supracitadas de que a prod ução d e con h ecimentos na enfermagem tem sua origem no cotid i a n o de trabalho dos profissionais da á rea.

E m estudo rea l izado por Lima et a I . (2000) , entre enfermeiras de serviço, estas duas dimensões do trabalho d e enfe rm a g e m , a a s s i sten c i a l e a o rg a n izaci o n a l ou gerencial , são vistas como i n d i ssociáveis.

Considerando, ainda, a observação feita por Meleis ( 1 997a ) , d e q u e o d esenvolvimento do conheci mento n a e nfe rm a g e m d eve e s t a r compro m eti d o em fazer u m a d iferença significativa n a v i d a d a s pessoas a quem sevimos, a ênfase d a d a nos P ro g ra m a s d e Pós-Grad uação em E nfermagem à i nvestigação de temas rel acionados à área assistencial, poderia ser considerada como um reflexo desse compromisso.

Tabela 1 - Dissertações e Teses defendidas nos Programas de Pós-Gra d uação em Enfermagem , no perío­ d o d e 1 998 a 2000, seg undo as l i nhas de pes­ q u isa d a á rea Profissional -200 1

Lin has de Pesquisa

Fundamentos do cu ida r na saúde e enfermagem Concepções teórico-filosóficas de saúde e de enfermagem

Tecnologia em saúde e enfermagem Ética na saúde e enfermagem H i stória da enfermagem

Total

N 9

38

1 6 07 1 5 85

%

1 0 ,6 44 ,7 1 8,8 8,2 1 7 , 7 1 00,0

Os d ados d a tabela 1 mostram uma concentração de tra b a l h o s d e i n ve s t i g a çã o na l i n h a de p e s q u i s a "Concepções teórico i losóficas d e saúde e de enfermagem" (44 , 7 % ) . Fora m inclu ídos nesta l i n h a , estudos referentes "à criação, desenvolvimento, adaptação e aplicação de sistemas de conceitos e correntes fi losóficas que norteiam a prática de saúde e de enfermagem", conforme a proposta de ementa desta l i n h a de pesq uisa e l aborada por representantes dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem da U U/USP,

Gráfico 1 - Dissertações e Teses defendidas nos Programas de Pós-G raduação em Enfermagem do Brasil, no período d e 1 998 a 2 0 0 0 , seg u n d o as á reas Profissional, Assistenci a l e Org a n izaci o n a l . São Paulo, 2001

237 204

m Profissional

85 1 6,2%

• Assistencial

38,8%

o Organizacional

(4)

Os múltiplos problemas .. .

EERP, U N I FESP e U N I CAMP. E ntre o s vários fatores que

poderiam estar i nfluenciando o desenvolvimento de t

abalhos

n e s s a l i n h a de p e sq u i s a , p o d e r í a m o s m e n c i o n a r a

paticipação de grupos de pesquisa qu

vêm i ncr

��

entando

a realização de i nvestigações nessa area tematlca: como forma de contribuir para a con strução de u m conheci mento substantivo da nossa profissão.

Consideramos importante mencionar a observação

feita por Souza ( 1 998, p. 6 1 ), ao tratar da contri buição d

S

modelos teóricos e teorias de enfermagem para a construçao do conheci mento de nossa área:

com certeza, os enfermeiros que estudaram o tema e o a p l icaram n o e n s i n o e n a p e s q u i s a , a m p l i aram a co m p ree n s ã o d o s fe n ô m e n o s d a p rofi s s ã o e s e enriqueceram muito. É necessário, no entanto, descobrir meios para que esta aquisição seja estendida para os que trabalham fora da academia, e que ela possa lhes trazer ampliação da compreensão e competência para cuidados de enfermagem de maior qualidade, aliadas a maior satisfação no trabalho.

Eis aqui uma área temática que está a nos desafiar em termos de estudos teóricos e experiências práticas.

O u tro a s p e cto q u e j u l g a m o s i m p o rt a n te s e r considerado n o s resultados desta classifi cação é o relativo às d ificu ldades por nós encontradas no processo de anál ise dos resu mos das dissetações e teses para incluí-Ias na linha de pesquisa supramencionada. E ntre elas, encontram­ se a falta de clareza na explicitação dos objetivos do estudo, deixando d úvidas sobre a i ntencionalidade do mesmo, bem como a dificuldade das próprias autoras do presente trabalho em d iferenciar com maior precisão, os estudos desta linha e o s d a l i n h a " F u n d a m e n t o s d o c u i d a r e m s a ú d e e enfermagem", uma vez que as pesquisas desenvolvidas em ambas têm como finalidade nortear ou fundamentar a prática do cuidar em enfermagem , apresentando, conseqüentemen­ te , vários pontos de convergência.

Cabe destacar, ainda, que trabalhos desenvolvidos nas l i nhas de pesq u i sa da á rea Profission a l , em vários Programas estão classificados como pertencentes à área A s s i s te n c i a l , em d e c o r rê n c i a de u m a e s t r u t u ra d e classificação d a produção científica d e enfermagem e m linhas de pesquisa, anterior à atu a l mente p ro posta . Pese ao cuidado que tivemos para examinar os trabalhos à luz da nova concepção, o fato de estarmos impregnadas ainda, com a estrutu ra da classificação a nterior, pode ter provocado a alocação de algum trabalho em outra área ou categoria que não a que de fato lhe correspo n d i a . Ao nosso ver, essa situação é pass ível de acontecer, tendo em vi sta que todo julgamento, por mais objetivo que p retenda ser, envolve a subjetividade da pessoa que julga ou examina.

No que se refere aos dados correspondentes às l i n has de pesq uisa "Tecnologia em saúde e enfermagem" ( 1 8,8%), "Ética na saúde e e nfermagem" (8,2%) e " H i stória da enfermagem" ( 1 7 , 7 % ) , chama a atenção o red uzido percentual de estudos d i recionados a temas que envolvem questões éticas e bioéticas que permeiam as práticas de saúde e enfermagem . as situações d i lemáticas vivenciadas pelos profissionais d e sa úde, tanto a s decorrentes dos avanços tecnológicos como as do próprio modelo de atenção á saúde em nosso país, demandam maior investimento nesta linha de i nvestigação.

Outra área temática d e extrema rel evância n o

cenário atual , com repercussões importantes na, maneira d e

conceber e real izar o trabalho de enfermagem , e a que trata das q u estões rel acionadas à "Tecnolog i a

m s

úde _ e enfermagem" . Embora estudos nesta l i n h a de Investl

açao estejam presentes na produção científica desenvolvida na

Pós-Gradu ação em E nfermagem, são poucos os que

e

referem à criação ou adaptação e uti l ização de tecnologia no cuidado d e enferm agem , i n c l u i n d o a ava l i ação de resultados.

Esta observação coi ncide com os achados de pesq uisa real izada por N i etsche e Leopardi (2000, p. 1 42), ao afi rmarem que estudos por elas aval iados apresentaram "poucas evidências de transposição e transformação desse saber produzido em processos que possam ser considerados tecnologias". Devido aos resultados encontrados, destacam q u e um dos e l e m entos constitui ntes necessá rios para caracterizar uma profissão é a "construção de um corpus t e c n o l ó g i co e s p e c í fi c o , ou s ej a , um conj u n to d e procedimentos transposto e m tecn ologias".

Diante d essa realidade, julgamos necessário que os grupos de pesquisa que desenvolvem estudos nesta linha de i nvestigação avan cem n a prod ução de conhecimentos que possam ser con s i d e rados tecnologias e procurem patenteá-los como tal .

Quanto à análise dos resumos d a linha d e pesquisa "História da Enfermagem", não tivemos maiores dificuldades, dada a exp l i cação do o bj eto de estu d o . Acred itamos, també m , q u e a rea l i zação de pesq u isas nesta l i n h a de i nvestigação é , conforme ressalta Barrei ra ( 1 992 ), uma das estratégias para consolidar o compromisso com a profissão.

Tabela 2 -Dissertações e Teses defendidas nos Programas

de Pós-Graduação em E nfermagem, no perío­ do de 1 998 a 2000, segundo as l i n has de pes­ q u isa da á rea Assistencial -200 1

Linhas de Pesquisa N %

Processo de cuidar em E nfermagem 24 10,1 C u idar em enfermagem no processo saudejoença 80 33,7

Determina ntes da q ualidade de vida e s a ú de-doença 1 33 56, 1

Total 237 1 00,0

Conforme a p resentado na tabela 2, a l i n h a d e pesq uisa " Determi n antes d a qual idade de vida e saúde­ doença" foi a que congregou o maior n ú mero de trabalho ( 1 3 3 - 5 6 , 1 % ) d e s e n v o l v i d o s na á rea As s i ste n c i a l . Acred i t a m o s q u e a ê n fa s e q u e v e m s e n d o d a d a à necess i d a d e de abord a r as q u estões re lacionadas ao processo saúde-doença e à qualidad e de vida , de forma abrangente e integrada , ou seja, como resultado das relações determinantes biológicos, culturais, ecológicos, econõmico­ sociais e pol íti cos , ten h a i nfl uenciado o i ncremento d e estudos nessa l i n h a de i nvestigação. Esse enfoque expl icaria o n úmero de estudos que visam a compreensão das crenças, atitudes, comportamentos e n ecessidades de saúde de i ndivíduos e gru pos específicos da comunidade. A busca de compreensão, por parte dos enfermeiros, dos aspectos subjetivos das experiências relacionadas à promoção da saúde, prevenção e tratamento d e doenças, bem como ao enfrentamento de problemas decorrentes da doença ou tratamento, seria u m a forma de aproximar suas ações às necessidades mais expressivas daqueles que estão sob

(5)

GUTIÉRREZ, M . G. R. de; LE ITE, J . L.; PAGLlUCA, L. M . F. ; ERDMAN , A. L. seus cuidados.

Va l e ressa lta r, n o e ntanto, que são poucos os estudos que descrevem o q u a nto dessa com preensão tem levado a uma ação mais efetiva de transformação da prática de cuidar, por meio do desenvolvimento de experiências de i ntervenção e ava l iação dos resu ltados a l cançados. Outro aspecto a co n s i d e ra r é q u e , e m bora se reco n h eça a importâ ncia do papel da fam íl i a n o desenvolvimento d e crenças e comportamentos de saúde, o n úmero de pesquisas sobre o papel da mesma na promoção da saúde é ainda reduzido.

Q u a n to a o s t e m a s re l a t i v o s a o s e s t u d o s epidemiológicos, inclu ídos nesta linha, destacam-se aqueles v o l t a d o s à ca racte r i z a ç ã o de g ru p o s p o p u l a c i o n a i s específicos, abord a n d o q u estões re lacionadas a perfis epidem iológ icos , ca racterísticas sócio-demográfi cas e a p ro b l e m a s d e s a ú d e c o m o D S T/A I D S , g ra v i d e z n a adolescência , desn utri ção, câncer, h i pertensão arterial e doença mental, entre outros . Conforme pode ser constatado, os problemas de saúde que vêm sendo a lvo de estudo pela e n fe rm a g e m e s t ã o i n s e r i d o s n a s á r e a s t e m á t i c a s selecionadas como prioritárias pelo C N P q , para a indução da pesquisa em saúde no Brasil ( C N Pq , 2000 ) .

Em âmbito i nternacion a l , Ogu isso (2000, p . 5 1 ) refere que enfermeiros dos pa íses nórd i cos também vêm situando suas prioridades de pesq u i s a "no cuidado ao paciente crônico , ao idoso, ao adu lto, criança e fam í l i a , estudos sobre A I O S , câncer e doenças mentais, assim como na melhoria da qualidade de vida".

Desse modo, ao desenvolver pesquisas direcionadas à solução de problemas prioritários de saúde, as enfermeiras brasileiras estariam respondendo não somente a mudanças no perfi l epidemiológ ico da população, mas também ao seu compromisso socia l para com melhoria do atendi mento. Espera-se , portanto , que os estudos rea l izados nesta l i n h a de investigação avancem para além d a descrição e anál ise comparativa de indicadores de saúde, por meio da real ização de estudos de i ntervenção e de avaliação em saúde.

No que se refere aos temas desenvolvidos nas linhas de pesq uisa "processo de cuidar em enfermagem" e "cu idar em enfermagem no processo saúde-doença" , incluíram-se os estudos referentes às ações de enfermagemdirecionadas ao processo de cuidar/cu idado n a promoção e reabil itação d a saúde, n a prevenção e trata mento de doenças, em qualquer fase do ciclo vita l , na perspectiva i n d ividual e/ou coletiva . Estas l i nhas de i nvestigação, tradicionalmente, têm c o n t a d o c o m u m n ú m e ro e x p re s s i v o d e e s t u d o s , p o s s i ve l m e n te e m d e corrê n c i a d a ca racte rísti ca d a con strução d e conhecimentos n a e nfermage m , qual sej a , estar estreitamente vinculada ao cotidiano proissional. Além d isso, o cu idado, conforme Meleis ( 1 997b), tem dado forma ao desenvolvimento do conhecinento na enfermagem .

Assim sendo, temas relacionados à experiência de i m p leme ntação d e ações d e e n fe rm a g e m , c l í n i cas o u educativas, em situações especificas de agravos à saúde, à uti l ização dos d iagnósticos de enfermagem no processo de cuidar, entre outros, se fazem presentes nestas l i n has de i nvestigação. É também expressivo o n ú mero de estudos sobre a expectativa ou percepção do paciente e/ou fam i l iar em relação ao processo saúde-doença e ao tratamento . A abordagem qualitativa e centrada n o i ndivíduo é também

predomina nte nestas l i n has de investigação. No entanto, já s e faz e m p re s e n tes estudos com fa m íl i a s ou g rupos populacionais específicos, em situações especiais, ta i s como: i dosos asilados, moradores de rua, presidiárias, entre outros.

Cabe destacar a d ificuldade que tivemos para separar os e s t u d o s v i n c u l a d o s às d u a s l i n h a s de p e s q u i s a supramencionadas, u m a vez q u e não conseguimos perceber com clareza , as d iferenças substantivas entre ambas. U ma dificuldade adicional foi representada pelas i nterfaces que a l g u n s estudos a p resentava m , tanto entre as l i n has d e pesq u isa de u m a m e s m a á rea, como entre áreas distintas. A menção a estas d ificu ldades em nada desmerece a nova p roposta de cate g o rização da p ro d u ção científi ca e m enfermagem, ao contrário, evidencia a necessidade d e testá­ la e validá-Ia , na prática , a fim de aperfeiçoá-Ia.

Tabela 3 - Dissertações e Teses defendidas nos Programas de Pós- G rad uação em Enfermage m , no perío­ do d e 1 998 a 2000, segundo as l i n has de pes­ q u i sa d a área Organizacional - 200 1

Linhas de Pesq uisa N %

Pol íticas e práticas em saúde e enfermagem 26 1 2 .8

Políticas e práticas de Educação e m E n fermagem 51 25.0 Produção e traba l h o em Saúde e E n fermagem 67 32.8 Gerenciamento d e serviços d e saúde e E nfermagem 41 20.1

I nformação/Com u n i cação e m Saúde e Enfermagem 1 9 9.3

Total 204 1 00.0

Pelo exposto n a tabela 3 , pode-se con statar que, do total de estudos desenvolvidos n a área Organ izacional, cerca d e u m terço estão relacionados à linha de pesq uisa "prod ução e trabalho em saúde e enfermagem" (32,8%). H á também u m número considerável de pesquisas direcionadas a temas vinculados às linhas de pesquisa "pol íticas e práticas de educação em enfermagem" (25 % ) e "gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem" (20, 1 % ) .

N a l i n h a de pesquisa "produção e trabalho em saúde e enfermagem" foram i nclu ídos estudos cujos temas tratavam de q uestões relativas às con dições, organização e relações de trabalho, bem como da repercussão destas, na saúde do trabalhador. Ass i m , pesquisas sobre a experiência pessoal de e n fe rm e i ro s q u a nto às re l a ções de tra b a l h o , o ra destacando as relações de poder, i nternas e externas à categoria , ora as rel ações de gênero e a repercussão n a qual idade de vida e trabalho desses profissionais, foram a s que predominaram nesta linha de investigação. Acreditamos, tam bém, q u e a construção de conhecimentos nesta l i n h a vem fo rtalecer o espaço s o c i a l d o trabalho próprio d a enfermagem, d a n d o m a i o r visi b i l i dade a o s sistemas d e rel ações e modos d e prod ução e ntre trabalho e saúde.

A linha de pesquisa "pol íticas e práticas de educação em enfermagem" engloba estudos sobre as concepções pedagógicas, pol íticas e tecnologias educacionais na saúde e enfermagem, bem como a d i mensão educativa do trabalho em saúde e e nfermagem. as investig ações nesta linha têm c o n te ú d o s e s t re i t a m e n t e l i g a d o s com o c a m p o d e c o n h e c i m e n t o d a E d u ca çã o . A s s i m c o m o n a l i n h a a n t e r i o rm e n te d es c ri t a , ta m b é m n e sta o s re l atos d e experiência pessoais com práticas educativas relacionadas aos usuários dos serviços de saúde, aos alu nos ou aos funcionários d e enfermagem , representaram u m vol u m e

(6)

Os mú ltiplos problemas .. .

considerável d e trabalhos. Espera-se que a aplicação deste con hecimento se evidencie nas concepções que noteiam a formação dos profissionais de enfermagem e suas práticas de tra b a l h o . C o n s i d e ra m o s q u e a p ó s-g ra d u ação e m enfermagem precisa acompanhar, de maneira m a i s ági l , os avanços no campo da educação e n a pol íti ca educacional brasileira .

A li nha de pesq u i sa "gerenciamento de serviços d e saúde e de enfermagem" inclui con heci mentos e práticas re l ativos aos s i ste m a s o rg a n i z a ci o n a i s , q u e m a ntêm produtivos os serviços de enfermagem e saúde. A filosofia e a ciência da administração, seus princípios, teorias, modelos e parad igmas, as novas tecnologias e processos de gestão de serviços , a organ ização física e ambiental do trabalho em enfermagem e saúde, as pol íticas socia i s e i nstitucionais de saúde e sua rel ação com a o rganização do cuidado, converg e m p a ra a con strução d e co n h e c i m entos ou tecn ologias q u e s u stentam a s pol íticas e p ráticas de gerenciamento dos serviços de saúde de enfermagem.

A construção do con hecimento em gerenciamento de s e rv i ço s é re l at i v a m e n t e r e c e n te . A c i ê n c i a d a Administração foi constru ída a partir de experiências n o setor secundário (indústrias). Hoje, face ao grande desenvolvimento do setor terciário (seviços), surge a necessidade de produção de conheci mento para esta nova realidade (F ITZS I M MONS; FITZSIMMONS, 2000). O desenvolvimento de conhecimentos em gerenciam ento de s e rviços passa a ser de m a i o r relevância também para a enfermagem e s a ú d e , devido a este contexto.

A linha de pesq u i sa "pol íticas e p ráticas em saúde e enfermagem" inclui a concepção, formulação e estratégias de operacional ização de pol íticas p ú b l icas de saúde e a aticu lação com as p ráticas de e nfermage m . as pol íticas públ icas de saúde tendem à coerência com as pol íticas sociais, ao compromisso social com a saúde como um direito d o c i d a d ã o e u m d e v e r d o E s ta d o . As p rá t i c a s d e enfermagem vêm sendo sustentadas por u m saber q u e se constró i , atento às pol íticas públ icas e sociais i m portantes para a transformação sociai.

Va l e destacar que, contra r i a m e n te aos d a d o s apresentados pelo C N Pq (2000) sobre a pesquisa no campo de saúde do Bras i l , a l i n h a d e pesq u i sa "pol íticas e práticas de saúde e enfermagem", que n o estudo por nós real izado obteve um percentual de 1 2 ,7% do total da produção científica da área Organizacional, na área temática do C N Pq "sistemas e pol íticas de saúde", predominaram os projetos provenientes da área de enfermagem (30 de um total de 53). Um aspecto que pode ter contri b u ído para este res u ltado é o de que o CNPq inclui , nessa área , conteúdos de planeja mento e gestão de seviços de saúde e recursos humanos, bem como s i st e m a s de i n fo r m a çã o , c o n te ú d o s e s t e s q u e n a classificação por nós adotadas fazem parte d e outras linhas de pesquisa.

A l i n h a " i n fo rmação/co m u n i cação e m saúde e enfermagem" teve uma produção menos expressiva , ou seja, 9,3%. Esta linha envolve i nvestig ações sobre os sistemas de i n fo r m a ç ã o ( t e o r i a s , p r i n c í p i o s , fi n a l i d a d e s e operacionalização) e os processos de comunicação em saúde e enfermagem. os conhecimentos e práticas de enfermagem e s a ú d e têm evol u í d o , acom p a n h a n d o as i n ovações tecnológicas traz i d a s p e l o s s i st e m a s i n formaci o n a i s ,

comu n i cacionais e computacionais. A s novas formas d e organização d o cuidado e toda a assistência e m saúde estão fortemente i n stru menta l izadas p o r estes si stemas q u e auxiliam a agilizar o processo produtivo e, conseqüentemente, tornar-se mais eficiente, eficaz e de melhor efetividade, e assim melhorar a qual idade da atenção à saúde.

As l i n has d e pesq u i s a d a á rea Organizaci onal podem propiciar a construção de conheci mentos orientados pela i nterd isci p l i n aridade , dada a p roxi midade com os conteúdos das áreas correlatas ou do dominio conexo.

No estudo real izado por Paim e Trenti n i ( 1 993, p. 1 1 5), verificou-se na produção científica dos pesquisadores de uma i n stituição de ensino, que a mesma convergia para duas áreas de tendências d i stintas, a denomi nada expressiva , d i recionada para a p rática assistenci a l , e a instrumental direcionada para a profissional ização da enfermagem.

Ai nda para estas autoras, "a consciência de quais são as lin has de pesquisa que persegui mos é uma cond ição para a vita l i d a d e da i nvesti gação científica da área e , fi nalmente para a aval iação d a q ualidade científica d a própria profissão.

A prática social da Enfermagem i nserida no contexto da real idade social e de saúde possi bilita a orientação para o desenvolvimento de l i nhas de i nvestigação construtivas, constitutivas e tra n sformadoras. Para Villalobos ( 1 998), a i nvestigação na enfermagem vem clareando sua natureza própri a , constru i n d o um conhecimento substantivo mais próximo da realidade social , sendo recon hecida como uma disciplina prática , o rientada para a saúde.

CONSIDERAÇÕES FI NAIS

A anál ise da produção cientíica da Pós-Graduação em Enfermagem, no período de 1 998 a 2000, realizada à luz do esquema categorial proposto por Carvalho (2000 , p . 3), evidenciou que essa prod ução abrange uma diversidade de temas que cobre m , e m maior ou menor extensão, todas as li nhas de pesquisa das três á reas que compõem o referido esquema.

Se, por um lado, a diversidade de temas pesquisados pela enfermagem poderia ser vista como decorrente da ampliação dos espaços da atuação do enfermeiro, das várias dimensões do cuidar/cuidado e da abrangência das questões relacionadas à saúde e à enfermagem , por outro, poderia ser i nterpretada como con seq üência d a fa lta de maior especificidade do seu campo de atuação, ou ainda , do n ível incipiente de consolidação das linhas de pesquisa atualmente desenvolvidas. A falta de um d i recionamento maior das pesq uisas e m enfe rmagem para os problemas cruciais de saúde e enfermagem pode resultar, não apenas na dispersão de esfo rço s , m a s tam b é m , n a b a i x a efetividade d o s resu ltados obtidos. Para Leite, M e n d e s e G utiérrez ( 1 999), a falta d e resu ltados d e i m pacto pode comprometer a relevância social do conhecimento produzido em nossa área. Acreditamos que deveria haver um esforço por pate dos P ro g ra m a s de Pós- G ra d u ação em E nfe rmagem p a ra exa m i n a r e m a s u a p ro d u ç ã o c i e n t ífi ca , busca n d o a aglutin ação de projetos que ten h a m afi n idade temática , a fi m de aprofu n d a r os estudos e p rog red i r no processo de construção do con heci mento em e nfermagem, bem como oti m izar os recursos h u manos e materiais di spon íveis para

(7)

GUTIÉRREZ, M. G. R. de; LEITE, J . L.; PAGLl UCA, L. M . F.; ERDMAN, A. L.

a atividade de pesq uisa.

Projetos que envolva m a implantação de propostas alternativas de processos e i n ovações tecnológicas em enfermagem, que redundem em maior eficácia do cuidado prestado e da mel horia da qualidade d e vida, nos âmbitos individual e coletivo, devem ser estim u lados.

É necessário, tam b é m , i ncrementar pesquisas direcionadas ao estudo de modelos inovadores do processo educacional em enfermage m , de modo a que, sem prej u ízo da qual idade, se ampliem as possibilidades de qualificação profissional .

Tendo em vi sta a com p l exidade d o s problemas relacionadas ao cam po da saúde e da educação, somos da opin ião de que para que estudos e pesq u i sas n estas áreas tenham maior impacto social, é necessário o estabelecimento de parceiras i nterdisciplinares e i nterinstitucionais. I n iciativas n e ste s e n t i d o s ã o a i n d a t í m i d a s em n o s s a á re a e , conseq üentemente , escassos o s prod utos gerados desta s íntese . Para G utiérrez (2000, p.4), "o trabalho colaborativo surge quando pessoas ou g rupos compartilham i nteresses , metas e desafi os seme l h a ntes. D a í a i m portâ ncia e a necessidade de identificarmos possíveis parcerias científicas, nacionais e i n ternaci o n a i s p a ra a com p l exa ta refa de ava nçarmos na construção d e um corpo de conhecimentos socialmente relevante" .

Quanto ao esquema categorial adotado para realizar a análise sobre o direcionamento temático da prod ução cientíica da Pós-Graduação em Enfermagem, podemos dizer que embora tivéssemos encontrado algumas dificuldades para c l a s s i f i c a r certas p ro d u ç õ e s , m o s t ro u - s e c o m o u m instrumento metodológico perti nente e claro o suficiente para alcançar o objetivo a que nos propusemos. Consideramos, ainda, que para que esse instru mento venha a tornar-se u m sistema un ificado a s e r proposto à Associação B rasileira de Enfermagem e à Associação B rasileira de Enfermagem e às agências de fomento à pesquisa, para classiicar a produção científica de nossa á re a , é necessário q u e estudos de validação sejam realizados, incluindo enfermeiras docentes e de serviços de sa úde.

REFERÊNCIAS

ALVES, O de B . Prod ução/reprod ução do con hecimento no trabalho na enfermagem: o conhecimento como forma de estar no mundo. l n : GARC IA, T. R . ; PAGL l U CA, L. M. F. (Orgs.). A construção do conhecimento em enfermagem: coletânea de trabalhos. Fortaleza: RENE, 1 998. p. 93- 1 44.

ASSOC IAÇÃO B RAS I L E I RA D E E N FERMAG E M . Centro de Estudos e Pesq u isas em E nfermag e m . I nformações s o b re

pesquisas e pesqu isadores em e nfermagem. Brasília: ABEn,

1 998. v. XVI .

. I n formações s o b re pesquisas e pesquisadores e m enfermagem. Brasília: AB En, 1 999. v . XVI I .

_ o I nformações s o b re pesq u i s a s e pesquisadores em

enfermagem. Brasília: ABEn, 1 999. V. XVI I I .

BARRE IRA, I . A . A e nfermeira A n n a Nery n o país d o futuro: a aventura da luta contra a tuberculose. Rio de janeiro, 1 992 . 366 f. Tese (Doutorado ) - Escola de E nfe rmagem A n n a N e ry, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1 992, Rio de Janeiro .

CARVALHO, V . d e . L i n h a s de Pesq u i s a e Prioridades d e E nfermagem - Proposta c o m distinção gnoseológica para o agrupamento d a produção científica da Pós-Grad uação em Enfermagem. Documento apresentado no Fórum Nacional de C o o rd e n a d o re s de P ro g ra m a s d e Pós-G ra d u a ç ã o e m Enfermagem, realizado durante o XVI Enf. Nordeste e I I I Encontro de Pesquisa da RENE, Salvador, 2000. 1 1 f. Digitado.

CONSELHO NAC IONAL DE DESENVOLVIMENTO CI ENTíFICO E TECNOLÓGICO. Apreciação geral e estratégica da pesquisa

no campo da saúde no Brasi l . Brasilia: CNPq, 2000.

D IAS, L. P. M. Linhas de pesq uisa em enfermagem . Revista

Ciências da Saúde, Florianópolis, V. 9, n. 2, p. 63-74, 1 990.

FITZS IMMONS, J. A.; FITZS IMMONS, M. J. Admin istração de serviços. Trad. Gustavo Severo de Borba . 2 . ed . Porto Alegre:

Bookma n , 2000.

G U T I É R R E Z , M. G. R. de. A pes q u i s a e m e n ferm a g e m contri b u indo para a i nteg ração e o desenvolvimento regional.

T ra b a l h o a p re s e n t a d o no 5 2 . C o n g resso B r a s i l e i ro d e Enfermagem, Recife, 2000. 1 0f. Digitado.

L E I T E , J . L . ; M E N D E S , I . A . C . ; G U T I É R R E Z , M. G. R. Considerações acerca do estabelecimento de prioridades de pesquisa em enfermagem . Trabalho apresentado na Reunião de Coordenadores de Pós-Graduação em Enfermagem, no 5 1 . Congresso Brasileiro de Enfermagem, Florianópolis, 1 999. 1 8f. Dig itado .

LIMA, M . A. D . da S . e t aI. Concepções de enfermeiras sobre seu trabalho no modelo clín ico de atenção à saúde. Rev. Bras. Enferm . Brasília, V. 53, n. 3, p. 343-354, jul ./ago. 2000.

MELEIS, A. I . O n tra n s itions and knowledge development.

Trabalho apresentado na 2. I nternational N u rsing Research Conference . Tókio, 1 997a. p. 47-66.

. N u rsing perspective. l n : . Theoretical n u rs i n g :

development a n d pro g ress o 3. e d . P h i ladelphia: Lippincott, 1 997b. cap. 6, p. 93-1 0 1 .

MORIYA, . M . et aI. A pesq uisa no ensino de pós-graduação em e n fe rm a g e m . l n : P ó s - G ra d u a ç ã o S t r i c t u S e n s u e m E nfermage m : u m estudo do seu desenvolvimento n o Brasil . Ribeirão Preto: Fundação Instituto d e Enfermagem d e Ribeirão Preto, 1 998. p. 6 1 -76 .

N I ETSCH E , A. E . ; LEOPARDI , M . T. O saber de enfermagem como tecnologia: produção de enfermeiros brasileiros. Texto e Contexto E nferm . , Florianópolis, V. 9, n . 1 , p. 1 29-1 52, 2000.

OGU ISSO, . A enfermagem no mundo atual e projeções para o futuro. Acta Paul. Enf., São Paulo, V. 1 3, p. 44-52, 2000. Especial .

PAI M , L . ; TRENTI N I , M . Linhas de pesquisa. Revista Gaúcha d e Enfermagem , Porto Alegre, v. 1 4, n . 2, p. 1 1 3-1 1 7, juI. 1 993 .

SOUZA, M . F. de. Modelos teóricos e teorias de Enfermagem: c o n tri b u i çã o p a ra a c o n s t r u ç ã o do co n h e c i m e nto e m enfermagem n o Brasil. l n : GARCIA, . R . ; PAGLlUCA, L. M . F. (Org s . ) . A constru ç ã o do c o n h eci mento em e nfermage m :

coletânea de trabalhos. Fortaleza: REN E , 1 998. p . 51 -63.

VI LLALOBOS, M . M . D . d e . E nfermería: desarrollo teórico e i nvestig ativo . Bogotà : U n i l i blos - U n iversidad Nacional d e Colômbia, 1 998. 1 8 1 p.

Imagem

Gráfico 1  - Dissertações e Teses defendidas nos Programas de  Pós-G raduação em  Enfermagem do Brasil, no período d e   1 998 a 2 0 0 0 ,  seg u n d o  as á reas Profissional, Assistenci a l  e  Org a n izaci o n a l
Tabela 3 - Dissertações e Teses defendidas nos Programas  de Pós- G rad uação em Enfermage m ,   no perío­

Referências

Documentos relacionados

Hübeman (1992), quando descreve as fases da carreira docente, aponta os primeiros anos como um período que os professores iniciantes experimentam na sua trajetória profissional

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

Este fato sugere a urgência de se acelerar o andamento do Programa, procurando beneficiar o maior número possível de escolas ( SOCINFO, Livro Verde, 2000).. gráficos, folders,

A apixaba- na reduziu o risco de AVE e embolismo sistêmico em mais de 50%: houve 51 eventos entre os pacientes do grupo apixabana versus 113 no grupo do AAS

Tendo como parâmetros para análise dos dados, a comparação entre monta natural (MN) e inseminação artificial (IA) em relação ao número de concepções e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um