• Nenhum resultado encontrado

Uma análise sobre a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química/UNESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Uma análise sobre a estrutura curricular do Curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química/UNESP"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UMA ANÁLISE SOBRE A ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO DE QUÍMICA/UNESP

Camila Silveira da Silva1, Amadeu Moura Bego1, Luiz Antonio Andrade de Oliveira2.

1UNESP - Campus de Bauru – Faculdade de Ciências – Programa de Pós-graduação

em Educação para a Ciência.

2UNESP – Campus de Araraquara – Instituto de Química – Departamento de Química

Geral e Inorgânica.

Eixo Temático 1: Formação Inicial e Continuada de Professores para a Educação Básica.

INTRODUÇÃO

O Instituto de Química da UNESP – Campus de Araraquara (IQCAr) inicialmente, oferecia os cursos de Bacharelado e Licenciatura, nos moldes da estrutura prevista no Decreto-lei 1.190, de 04/04/1939, ou seja, no esquema de 3 anos para o Bacharelado e de um ano para o então denominado curso de Didática (3+1). A partir de 1991 o Instituto de Química passou a oferecer a Licenciatura em Química, nos moldes do Parecer CFE 297/62, no período noturno e com duração de 5 anos.

O IQCAr oferece atualmente três modalidades de cursos: Bacharelado em Química, Bacharelado em Química com atribuições tecnológicas e Licenciatura em Química, com ingresso por meio de vestibulares específicos.

A Estrutura Curricular da Licenciatura do IQCAr anterior a 2006 contava com carga horária total de 2850 horas-aula (190 créditos) e os licenciandos deveriam cursar disciplinas optativas, num total de 60 horas (04 créditos). A partir de 2006, com a Reestruturação da Licenciatura, o Currículo da Licenciatura passou a ter uma carga horária total de 3150 horas-aula (210 créditos).

Atualmente, existe uma turma cursando o currículo antigo e quatro turmas cursando o currículo vigente a partir de 2006.

(2)

PERCURSO METODOLÓGICO

O delineamento da pesquisa partiu da seleção e busca de documentos oficiais, como a legislação sobre Formação de Professores, as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química, os Programas de Ensino das disciplinas obrigatórias que compõe a Estrutura Curricular do Curso de Licenciatura analisado e o Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPP).

A análise dos documentos, nesse primeiro momento da pesquisa, teve como foco a adequação do Curso de Licenciatura em Química da UNESP de Araraquara à legislação. Buscamos também, realizar uma análise geral sobre as disciplinas pedagógicas obrigatórias do Curso. Essa última, consideramos ser uma análise geral, por se tratar de um primeiro contato com os dados, e por considerarmos necessário, um maior aprofundamento em algumas questões, como análise da bibliografia básica e complementar, formas de avaliação, metodologia. Tais análises, realizaremos nas próximas etapas dessa pesquisa, juntamente com uma investigação dessas mesmas categorias, para as disciplinas de conteúdos específicos.

PERFIL PROFISSIONAL

O perfil profissional de um licenciado em Química que o Instituto de Química de Araraquara deseja formar, de acordo com o PPP, pautou-se nas “melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, destacando em seu Curso de Licenciatura o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos de um Bacharel em Química. Em seguida, apresenta, em seu PPP, que para desempenhar as funções de professor, o Licenciado em Química deverá ter “formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média (p. 1)”.

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

(3)

de Educação (BRASIL, 2002a), estruturou seu currículo com 3150 horas1 em 210 créditos, como apresentado no Quadro 1.

Quadro 1: Resumo da distribuição de créditos e carga horária do curso de Licenciatura em Química do IQ/UNESP.

Etapas Curriculares Créditos Carga Horária

Disciplinas Obrigatórias 161 2415

Estágios Curriculares Supervisionados 27 405 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais 14 210

Disciplinas Optativas 08 120

Esse número total de 3150 horas foi distribuído em 1905 horas de Conteúdos Curriculares de Natureza Acadêmica-Científico-Cultural; 405 horas de Estágio Curricular Supervisionado; 510 horas de Prática como Componente Curricular; 120 horas de Disciplinas Optativas e 210 horas de Atividades Acadêmico-científico-culturais.

Considerando a composição curricular para a formação de um licenciado em Química proposta nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química (Zucco et al, 1999), dividida em: i) conteúdos básicos

essenciais, envolvendo teoria e laboratório, dos quais devem fazer parte a Matemática, Física e Química;ii) conteúdos profissionaisessenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades, com os quais se caracterizam as diferenças entre cada curso (Licenciatura, Bacharelado);iii)

conteúdos complementares essenciais para a formação humanística, interdisciplinar, gerencial e iv) atividades extraclasse, o curso de Licenciatura em Química do IQ/UNESP apresenta em sua estrutura curricular:

a) 19 disciplinas de Química Teórica e Laboratório (Química Geral teórica e experimental, Físico-Químicas, Orgânicas, Inorgânicas, Analíticas, Bioquímica, teóricas e experimentais);

b)4 disciplinas de Física (Física Geral de I a IV);

c)2 disciplinas de Matemática (Cálculo Diferencial e Integral I e II);

d) 14 disciplinas de conteúdos profissionais2 (todas as disciplinas

destacadas em negrito no Quadro 2);

e) 3 disciplinas de conteúdos complementares (Introdução à Computação, Introdução à Biologia, Elementos de Geologia e Mineralogia).

(4)

pedagógicas, ou seja, aquelas que abordam conteúdos profissionais que são essenciais para o desenvolvimento de competências e habilidades de um licenciado (profissional que atuará na Educação) e o que diferenciará sua formação inicial da de um bacharel ou de um bacharel em Química Tecnológica. Sobre as atividades extraclasse, o curso de Licenciatura em Química implantou em sua Estrutura Curricular, 210 horas obrigatórias de atividades acadêmico-científico-culturais, atendendo à Resolução do Conselho Nacional de Educação (BRASIL, 2002b) que propõe um mínimo de 200 horas para esse tipo de atividade, para os cursos de Licenciatura.

Quadro 2: Disciplinas Obrigatórias do Curso de Licenciatura em Química do IQ/UNESP, Departamentos responsáveis, créditos e número de disciplinas/Departamento.

Departamento Disciplinas Créditos Nº. Disc.

Química Analítica

Química Analítica Qualitativa 02 3 Química Analítica Qualitativa

Experimental 06 Química Analítica Quantitativa 08 Análise Instrumental 06

Físico-Química Cálculo Diferencial e Integral I 04 12 Introdução à Computação 04

Cálculo Diferencial e Integral II 06 Física Geral I 04 Física Geral II 04 Física Geral III 04 Física Geral IV 04 Físico-Química I 04 Físico-Química II 04 Físico-Química Experimental 04 Físico-Química III 06 Introdução à Química Quântica 02 Química Geral e Inorgânica Química Geral 08

7 Química Geral Experimental 08

Química Inorgânica Descritiva 04 Química Inorgânica 04 Química Inorgânica Experimental 04 Instrumentação para o Ensino da

Química 04

Estágio Cur. Supervisionado V (Instrumentação para o Ensino da

Química)

04

Química Orgânica Química Orgânica I 06 4 Química Orgânica II 06

Química Orgânica Experimental 04 Química Orgânica III 04 Bioquímica e Tecnologia

Química

Elementos de Geologia e Mineralogia 03 3 Fundamentos de Bioquímica 06

Introdução à Biologia 04

Ciências da Educação Fundamentos da Educação 04 1 Psicologia da Educação Psicologia da Educação 04

2 Estágio Cur. Supervisionado III

(Psicologia da Educação) 02 Didática História e Filosofia da Ciência 04

9 Organização e Desenvolvimento da

Educação Básica 04

Didática 04

Metodologia e Prática de Ensino de

Química 04

Estágio Cur. Supervisionado I (Metodologia e Prática de Ensino de

Química)

(5)

Estágio Cur. Supervisionado II (Organização e Des. da Educação

Básica)

02

Estágio Cur. Supervisionado IV

(Didática) 02

Estágio Cur. Supervisionado VI (Metodologia e Prática de Ensino de

Química) - Anual

08

Estágio Cur. Supervisionado VII (Autônomo)

O Departamento de Físico-Química do Instituto de Química é o responsável pelo maior número de disciplinas, 12 de 42, seguido do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras, responsável por nove disciplinas e do Departamento de Química Geral e Inorgânica, com cinco disciplinas. Das nove disciplinas sob responsabilidade do Departamento de Didática, cinco são Estágios Curriculares Supervisionados.

AS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: UM PRIMEIRO OLHAR

Na Estrutura Curricular vigente desde 2006, encontramos 14 disciplinas de formação pedagógica, sendo desse total, 7 disciplinas de Estágios Curriculares Supervisionados. No Quadro 3 apresentamos as disciplinas pedagógicas obrigatórias do Curso, a sequência aconselhada e o número de créditos.

Quadro 3: Disciplinas pedagógicas e sequência aconselhada, de acordo com o PPP do Curso.

Disciplina Créd. Ano Sem.

Fundamentos da Educação 04 1º 1º

Estágio Cur. Superv. I (Metodologia e Prática de Ensino de Química) 04 2º 1º

História e Filosofia da Ciência 04 2º 2º

Organização e Desenvolvimento da Educação Básica (T) 04 3º 1º Estágio Curricular Supervisionado II (Org. e Des. da Educação Básica) 02 3º 1º

Psicologia da Educação (T) 04 3º 2º

Estágio Curricular Supervisionado III (Psicologia da Educação) 02 3º 2º

Didática (T) 04 4º 1º

Estágio Curricular Supervisionado IV (Didática) 02 4º 1º Metodologia e Prática de Ensino de Química (T) 04 4º 2º Instrumentação para o Ensino da Química (T) 04 5º 1º Estágio Cur. Superv. V (Instrumentação para o Ensino de Química) 04 5º 2º Estágio Curricular Supervisionado Presencial VI (Metodologia e Prática

de Ensino de Química) – anual (04 + 04) 08 5º 1º/2º

Estágio Supervisionado VII (Estágio Autônomo) 05 5º 2º

Apresentamos no Quadro 4, a ementa de cada uma das disciplinas pedagógicas obrigatórias do Curso, retiradas dos Programas de Ensino.

Quadro 4: Ementa das disciplinas pedagógicas.

(6)

Fundamentos da Educação

Os fundamentos da educação presentes na educação e escolarização atual./Democratização do conhecimento, políticas públicas e os direitos do cidadão./A educação e a escolarização (fazer pedagógico). O “locus” de ação do professor e as influências circunstanciais./O sujeito que ensina e aprende./Necessidades e possibilidades da educação escolar e do professor em ação.

História e Filosofia da

Ciência

História da Ciência./As origens da ciência./Características básicas da ciência grega e suas influências na ciência contemporânea./Cristianismo e Ciência Medieval./Contribuições do Renascimento para a mudança dos paradigmas científicos./Fatores históricos que contribuíram para o surgimento da Ciência Moderna./As Revoluções Científicas dos séculos XIX, XX e XXI./ Filosofia da Ciência./O conhecimento científico como uma forma de procurar a verdade./A metodologia científica./Ciência, tecnologia e sociedade./Ciência e ética/A educação científica: a história da ciência como perspectiva metodológica.

Organização e Desenvolvimento

da Educação Básica

Estudo do processo histórico da constituição da materialização das políticas educacionais na estrutura e funcionamento do sistema nacional de ensino e da unidade de ensino, assim como, suas conseqüências na gestão escolar./Educação. Direito à Educação./Organizações formais./Políticas Educacionais./Sistema escolar brasileiro./Unidade escolar./Gestão escolar./Projeto político pedagógico.

Psicologia da Educação

Constituição da Psicologia como disciplina científica e suas relações com a educação./As principais abordagens teóricas da Psicologia e suas raízes epistemológicas./A importância do estudo do desenvolvimento e da aprendizagem para a formação e a prática docente e a necessária reflexão sobre as contribuições das interpretações psicológicas para a compreensão de problemas educacionais.

Didática Propõe-se que os alunos assumam uma postura crítico-reflexiva em relação ao ensino de química e de ciências no contexto educacional brasileiro e desenvolvam competências básicas que o habilitem a planejar, organizar, orientar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem em sua área de especialidade em articulação com o projeto pedagógico da escola.

Metodologia e Prática de Ensino

de Química

Educação, Ciência, Ensino de Química, Currículo e Prática Docente (Química)/A Ciência e o dia a dia escolar./Materiais Instrucionais Inovadores e Tradicionais de Ensino de Química/Linguagem, História, Cotidiano e Experimentação no Ensino de Química./Estratégias de ensino e procedimentos avaliativos./As tecnologias educacionais./Tendências do Ensino de Química.

A pesquisa educacional. Instrumentação

para o Ensino de Química

Estudo das tendências educacionais e projetos de ensino de Química./Busca de fontes de recursos existentes nas comunidades./Preocupação com segurança em laboratório(inclusive com estudo de toxicologia)./Uso de oficinas e elaboração de projetos de construção e/ou montagem de laboratórios em escolas de diferentes disponibilidades financeiras./Construção de aparelhagem e estudo de suas possíveis modificações para fins didáticos, sem prejuízo da validade da experiências proposta.

Passamos, então, a apresentar as demais informações sobre cada disciplina, uma a uma, como título das subseções que se apresentam na sequência desse texto.

Fundamentos de Educação a)

Trata-se da primeira disciplina pedagógica que os licenciandos cursam. Segundo o Projeto Pedagógico do Curso essa disciplina deve:

apresentar o contexto educacional ao estudante de licenciatura de forma pedagogicamente organizada de maneira a iniciar sua trajetória nesse processo, com textos e autores relevantes não só pelas idéias, pelas posturas que apresentam, mas também pela forma como são apresentadas aos estudantes. Extremamente importantes, as discussões decorrentes das leituras propostas devem trazer esclarecimentos acerca do ambiente no qual esses jovens deverão atuar em um futuro próximo. Por ser introdutória, sua responsabilidade e importância são vitais nesse processo, abrindo as portas para as demais disciplinas, perpassando, portanto, o curso de ponta a ponta. (p. 15)

(7)

possibilitar a reflexão dialógica sobre a realidade e a função da escola na sociedade; bem como a do professor nesse contexto; ii)oferecer e incentivar a busca e compreensão da educação na sociedade atual por uma perspectiva histórica, filosófica, sociológica, psicológica e política, e, iii) orientar e suscitar reflexões e debates sobre o conhecimento e sua “transposição didática” para a escola básica enquanto objeto de formação do aluno.

História e Filosofia da Ciência b)

Disciplina que os licenciandos deverão cursar no 2º ano, segundo semestre. Segundo o PPP do Curso, a disciplina de História e Filosofia da Ciência:

tem por objetivo mostrar aos alunos que a Ciência e, em particular, a Química não é um conjunto de conhecimentos isolados, prontos e acabados [...] são estudados alguns problemas que originaram a construção dos conhecimentos científicos e como alguns obstáculos epistemológicos foram superados, o que se constitui em um aspecto importante para compreender, também, as dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado de determinados conteúdos da Química. A metodologia científica também é apresentada, isto é, a forma como os cientistas abordam os problemas, as características mais notáveis de sua atividade e os critérios de validação e aceitação das teorias científicas. É trabalhado com os alunos uma visão crítica do papel social da Ciência e da Tecnologia e a sua natureza epistemológica, compreendendo o seu processo histórico-social de construção. Os alunos devem perceber a ciência como uma criação do intelecto humano e, como qualquer atividade humana, também deve ser submetida a avaliações de natureza ética. Por fim, a história da Química deve permear o ensino dessa disciplina, possibilitando a compreensão do processo de construção desse conhecimento com seus avanços, erros e conflitos. Assim sendo, a História da Química é um instrumento que pode promover a aprendizagem significativa e compreensiva dessa área do conhecimento. (p. 15/6)

(8)

Organização e Desenvolvimento da Educação Básica c)

Trata-se de uma disciplina, a ser cursada no 3º ano, primeiro semestre. O PPP aponta que a disciplina Organização e Desenvolvimento da Educação Básica, propõe-se a:

desenvolver no aluno a capacidade de analisar, compreender a escola básica no que se refere a sua estrutura e organização interna como também compreendê-la à luz do processo histórico. Assim sendo, pretende-se desenvolver no aluno a capacidade de entender, em última instância, a especificidade que o processo histórico, materializado na legislação de ensino, traz à unidade escolar. Com isso a disciplina pretende contribuir para que o aluno entenda que a unidade escolar faz parte de uma macro-realidade e entendê-la nessa perspectiva de totalidade, com explicitação de seus condicionantes históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais e chegar à sua essência, às categorias do real, condição necessária, implica situar a educação e a unidade escolar nessa perspectiva de totalidade mutável, em constante movimento. [...] As atividades de estágio, Estágio Curricular Supervisionado II, sob responsabilidade dessa disciplina, visam proporcionar ao educando condições para que ele vivencie a estrutura e funcionamento da escola básica, o papel e especificidades dos agentes escolares assim como analisar a legislação e as regras e normas que norteiam a unidade escolar. (p. 16)

No Programa de Ensino da disciplina, os objetivos apontam contribuições para a análise e compreensão dos seguintes aspectos: i) da influência do Estado a nível do sistema nacional de ensino e da unidade escolar, considerando a legislação e as normas vigentes; ii) das tendências e significados da organização educacional brasileira; iii) da educação numa perspectiva de totalidade, com explicitação de seus condicionantes históricos, sociais, econômicos, políticos e culturais; iv) do vínculo trabalho-educação e de uma perspectiva de onilateralidade do ser humano de uma práxis humanizada capaz de garantir a integração e unidade entre os fundamentos da educação e os procedimentos didáticos.

Psicologia da Educação d)

A referida disciplina aparece na estrutura curricular no 3º ano, segundo semestre. O PPP descreve que a disciplina volta-se:

(9)

O Programa de Ensino analisado apresenta que ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de: i) ter consciência de seu papel como futuro professor; ii) compreender o desenvolvimento e a aprendizagem humana como fundamentais para a prática docente; iii) identificar fases no desenvolvimento humano, relacionando-se a procedimentos adequados de ensino; iv) identificar princípios de aprendizagem relacionando-as a situações práticas de sala de aula e de ensino.

Didática e)

A Estrutura Curricular da Licenciatura em Química propõe a disciplina de Didática no 4º ano, primeiro semestre. O PPP descreve que a disciplina:

tem como objeto de estudo o ensino e centra-se na análise e reflexão do trabalho e ação docentes no âmbito da sala de aula, da cultura escolar e do contexto sócio-econômico-político cultural da realidade brasileira. Nesse sentido, busca uma compreensão crítica e contextualizada do ensino e do trabalho docente. [...] Em consonância com os princípios assumidos no projeto pedagógico, a disciplina Didática desenvolver-se-á em dois espaços de formação programaticamente articulados: o espaço da teoria, enquanto disciplina, e o espaço do Estágio Curricular Supervisionado IV, a ser efetivado no campo de atuação profissional, possibilitando, dessa forma, a articulação entre teoria e prática, entre pesquisa e ensino e entre campo de formação e campo de atuação profissional. [...] pretende-se que os licenciandos estudem o trabalho docente de professores (de Química), mediante registros de observação e entrevistas; analisem metodologias e procedimentos didáticos dos professores e das produções dos alunos e pesquisem alternativas que qualifiquem o ensino e melhorem a aprendizagem dos alunos, sempre refletindo sobre a prática de ensino com base no referencial teórico apresentado na disciplina. (p. 16/7)

A partir do desenvolvimento da disciplina, segundo o Programa de Ensino da disciplina, espera-se que o aluno se torne capaz de: i) refletir sobre a identidade profissional do professor e seu papel na formação de crianças e jovens, tendo em vista o compromisso com uma educação inclusiva; ii) refletir sobre os diferentes enfoques teóricos que orientam as propostas educacionais e a prática pedagógica dos professores nas escolas;

(10)

dos alunos e a natureza do conteúdo; vi) analisar a prática atual da avaliação no ensino fundamental e médio e propor práticas alternativas à luz de pressupostos e teorias educacionais, condizentes com uma educação democrática e inclusiva.

Instrumentação para o Ensino de Química f)

Essa disciplina foi incorporada na nova Estrutura Curricular do Curso de Licenciatura em Química. A Estrutura anterior não contava com essa disciplina. Tal disciplina deve ser cursada pelos licenciandos no primeiro semestre do 5º ano. Das disciplinas pedagógicas, é a única sob responsabilidade de docentes do IQ. Segundo o PPP, na disciplina:

serão abordados: as principais tendências educacionais no ensino e ensino-aprendizagem em Química; o estudo dos diferentes instrumentais à disposição do educador, incluindo a experimentação e os meios auxiliares de ensino (vídeo e televisão, utilização de recursos de informática e simulação, painéis, cartazes, retroprojeção, etc); o uso da História da Ciência e da Química no ensino; a escolha, teste e adaptação de experimentos e demonstrações elaborados com materiais de baixo custo e/ou fácil aquisição e; o ensino fora da sala de aulas e em espaços não-formais de aprendizagem, como excursões, visitas a indústrias, museus e feiras de Ciência. No estágio referente à disciplina, Estágio Supervisionado V, inicialmente serão analisados criticamente os principais projetos de ensino de Ciências e Química do país e do exterior, e a discussão de suas adequações aos objetivos definidos para o ensino de Química no Ensino Médio, conforme preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. A seguir serão atribuídas aos alunos as elaborações de programas de ensino de Química, integrando teoria, história e experimentação, relacionando sempre que possível com aplicações na vivência dos alunos. Posteriormente esses conteúdos serão ministrados preferencialmente em sala de aula de escolas públicas de ensino médio, participantes de projetos conjuntos desenvolvidos em conjunto com o Centro de Ciências de Araraquara. Na falta de escola conveniada, o material preparado deverá ser apresentado para banca de professores da área, especialmente constituída para este fim. (p. 17)

Em seu Programa de Ensino, encontra-se que ao final da disciplina, o aluno deverá ser capaz de:i) reconhecer e avaliar concepções das diversas correntes educacionais sobre Química e ensino-aprendizagem em Química;

ii) conhecer e utilizar os diferentes instrumentais à disposição do educador, dando ênfase às alternativas de baixo custo e fácil aquisição; iii) planejar, montar, utilizar e explorar atividades experimentais no ensino de Química, em laboratório didático ou espaço alternativo; iv) utilizar as fontes de informações úteis para o professor de Química.

Metodologia e Prática para o Ensino de Química g)

(11)

de Prática de Ensino de Química. A alteração maior se deu na carga-horária e na introdução de um Estágio Curricular dessa disciplina, no segundo ano do curso de Licenciatura, no primeiro semestre, caracterizando-se como o primeiro Estágio Curricular Supervisionado, após os alunos terem cursado a disciplina de Fundamentos da Educação, no semestre anterior. No PPP encontramos que:

além de sensibilizar os alunos para a docência, tem como foco aprofundar o universo específico da formação profissional de um professor que tem a Ciência, em geral, e a Química, em particular, como seu objeto principal de trabalho, em uma busca de compreensão articulada de Educação, Ciência, Currículo, Ensino e Ensino de Química bem como da análise de propostas inovadoras do ensino de Química. Essa disciplina tem, também, a intenção de contribuir para que o professor em formação estabeleça critérios de escolha, utilização e produção de materiais didáticos, de forma a tornar o seu trabalho docente permeável a inovações sem, no entanto, cair em “armadilhas” e “modismos” que não têm sustentação nem efeito duradouro no que se refere à aprendizagem dos conhecimentos químicos. Assim, a disciplina contempla as mais diferentes abordagens e tendências curriculares que se entrelaçam com o estudo do desenvolvimento do raciocínio químico, de tal forma que a construção do ensinar química se concretize na prática, na vivência dos Estágios Curriculares Supervisionados VI e VII em escolas de Ensino Médio. No Estágio Supervisionado VI, vivenciado pelos estudantes ao longo de todo um ano letivo da Graduação, pretende-se acompanhar a unidade escolar concedente de estágio ao longo do seu ano letivo. Por meio dessa experiência, o aluno participará da dinâmica escolar e aprenderá, assim, a trabalhar tanto diante das dificuldades quanto das experiências bem sucedidas. (p. 18)

Além dessas disciplinas o aluno deve realizar um estágio autônomo, no segundo semestre do último ano do curso. O aluno de Licenciatura também precisa cumprir créditos em disciplinas optativas. As disciplinas optativas que são oferecidas no horário do curso não contemplam aspectos do Ensino de Química ou da Educação. São disciplinas nas áreas tradicionais da Química e de Matemática. No PPP encontramos que:

este projeto prevê também a criação de novas optativas, além das já oferecidas pelos docentes do IQ, que tangenciem as questões emergenciais quer da escola contemporânea, quer da formação docente, norteadas pela produção de pesquisa dos docentes da área. Uma das idéias em gestação é a criação de disciplinas (que podem incluir a realização de oficinas ou workshops) que, sob o rótulo Tópicos de Prática Pedagógica e/ou Seminários em Educação Escolar, articulassem conteúdos voltados à análise e interpretação de questões como drogas, violência, sexualidade, letramento, mídia, recursos tecnológicos no ensino, etc. (p. 12)

(12)

objetivos propostos no PPP, focando os temas apresentados. A ideia parece ainda, estar em gestação.

COMENTÁRIOS FINAIS

O curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da UNESP de Araraquara está em consonância com a legislação vigente sobre os Cursos de Formação de Professores da Educação Básica, tanto na adequação aos objetivos propostos quanto no cumprimento da carga-horária. Uma análise mais apurada sobre essa Estrutura e sua relação com o Projeto Político-Pedagógico se faz necessária e será realizada, visto que alguns trabalhos têm evidenciado alguns problemas nessa relação, quando outros cursos de Licenciatura foram investigados (Mesquita; Soares, 2008; Kasseboehmer; Ferreira, 2008) e também pelo fato de que a falta de coerência entre o discurso presente nas propostas do Curso e sua efetivação na formação inicial de professores já foram apontadas em outros momentos, na Instituição que estamos priorizando nesse trabalho, quando da Estrutura Curricular anterior (Silva, 2006). Formar um professor vai além de organizar disciplinas de acordo com a legislação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ZUCCO, C.; PESSINE, F. B. T.; ANDRADE, J. B. Diretrizes Curriculares para os Cursos de Química. Química Nova, n. 22, v. 3, 1999, p. 454-481.

BRASIL (2001) Parecer CNE/CP 21.Brasília/DF. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/021.pdf>. Acesso em: 28 mai. 2009.

BRASIL (2002a). Resolução CNE/CP 01. Brasília/DF:Diário Oficial da União, 09 Abr. 2002, Seção 1, p.31. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/ arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: 28 mai. 2009.

BRASIL (2002b).Resolução CNE/CP 02. Brasília/DF: Diário Oficial da União, 04 Mar. 2002, Seção 1. p.9. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf /CP022002.pdf>.Acesso em: 28 mai. 2009.

Kasseboehmer, A. C; Ferreira, L. H. O processo de reformulação dos cursos de Licenciatura em Química nas IES públicas paulistas. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba/PR, 2008. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0306-2.pdf. Acesso em: 19 jun. 2009.

(13)

Cursos de Licenciatura emQuímica no Estado de Goiás:Relações e

Interações. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química. Curitiba/PR, 2008. Disponível em:

http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0427-1.pdf. Acesso em: 19 jun. 2009.

SLVA, C. S. Análise da formação inicial de professores:reflexões, expectativas e resistências dos licenciados em Química do Instituto de Química da UNESP de Araraquara. (Monografia) UNESP, Instituto de Química: 2006.

1O Conselho Nacional de Educação prevê 2800 horas para os cursos de Formação de Professores da Educação Básica. 2Aqui acrescentamos a disciplina “História e Filosofia da Ciência”. Zucco et al, 1999, com base nas Diretrizes Curriculares para

Referências

Documentos relacionados

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Assim, cumpre referir que variáveis, como qualidade das reviews, confiança nos reviewers, facilidade de uso percebido das reviews, atitude em relação às reviews, utilidade

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Nesse sentido, Ridola (2014) afirma o Estado possui como dever, perante a sociedade, a criação de condições que permitam o devido exercício da dignidade.. Entretanto,

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) apresenta à categoria e à sociedade em geral o documento de Referências Técnicas para a Prática de Psicólogas(os) em Programas de atenção