• Nenhum resultado encontrado

Verificação do número de machos e fêmeas de schistosoma mansoni capturados em camundongos infectados por duas cepas do helminto.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Verificação do número de machos e fêmeas de schistosoma mansoni capturados em camundongos infectados por duas cepas do helminto."

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

V E R I F I C A Ç Ã O D O N Ú M E R O D E M A C H O S E F Ê M E A S D E

S C H IS -

T O S O M A M A N S O N I

C A P T U R A D O S

E M

C A M U N D O N G O S

I N ­

F E C T A D O S P O R D U A S C E P A S D O H E L M I N T O

L u i z A . M a g a l h ã e s e J o s é F . d e C a r v a l h o

Os autores estu d a m c o m p a ra tiva m en te a proporção ãe m achos e fêm eas

de

S . m a n s o n i

obtidos por perfusão de cam undongos in fecta d o s por cepas d ife ­

ren tes de h elm in to , concluindo que não há variação en tre as cepas q u a n to ao

fen ô m en o estudado.

B r e n e r r e f e r i u a i m p o r t â n c i a d o f r e ­ q ü e n t e e n c o n t r o d o m a i o r n ú m e r o d e m a c h o s d o S .

m a n so n i

c a p t u r a d o s e m p e r - f u s õ e s í e i t a s e m c a m u n d o n g o s d e l a b o r a ­ tó r i o , n a b i o l o g i a d o v e r m e .

C i t a n d o S t a n d e n , B r e n e r a s s i n a l a q u e o e x c e s s o d e m a c h o s g a r a n t e o a c a s a l a ­ m e n t o d a m a i o r i a d a s f ê m e a s .

A r e l a ç ã o m a c h o - f ê m e a e s t a r i a l i g a d a , d e s t a f o r m a , à ( f o r m a ç ã o d e o v o s e m b r i o - n a d o s , f a t o q u e e v i d e n t e m e n t e t e r i a i m ­ p o r t â n c i a e p i d e m i o l ó g i c a m a n i f e s t a d a .

O p r e s e n t e t r a b a l h o v i s a a d e t e r m i n a ç ã o d a p r o p o r ç ã o d e m a c h o s e f ê m e a s d e S .

m ansoni

c a p t u r a d o s p o r p e r f u s ã o e m c a ­ m u n d o n g o s i n f e c t a d o s p o r c e p a s d o h e l ­ m i n t o d e B e lo H o r i z o n t e e d e S ã o J o s é d o s C a m p o s .

N o t e - s e q u e a c ê p a d e B e lo H o r i ­ z o n t e é m a n t i d a e m p o p u l a ç ã o d e

B.

gla-brata

e a d e S ã o J o s é d o s C a m p o s , e m

B.

tenagophila.

M É T O D O

A s c e r c á r i a s e m p r e g a d a s p a r a i n f e c ç ã o d o s c a m u n d o n g o s f o r a m o b t i d a s d e o ito c a r a m u j o s i n f e c t a d o s p o r 10 m i r a c í d i o s

c a d a u m . o r i u n d o s d a s c e p a s c o r r e s p o n ­ d e n t e s d e S .

m ansoni.

O s c a r a m u j o s f o r a m i n f e c t a d o s p o r i m e r s ã o e m s u s p e n s ã o d e c e r c á r i a s . C a d a f r a s c o , e m q u e e r a m b a n h a d o s o s c a m u n ­ d o n g o s , c o n t i n h a 60 c e r c á r i a s .

A p ó s 120 d i a s , c o n t a d o s a p a r t i r d a d a t a d a i n f e c ç ã o , o s c a m u n d o n g o s f o r a m s a c r i f i c a d o s , e r e c o l h i d o s d o s e u a b d o m e o s h e l m i n t o s p o r p e r f u s ã o e p o r e s m a g a - m e n t o d o f í g a d o e n t r e d u a s p l a c a s d e v i­ d r o .

R E S U L T A D O

A p ó s r e c o l h i d o s e c o n t a d o s , o s v e r m e s f o r a m s e p a r a d o s p o r s e x o . T r a n s c r e v e m o s n o q u a d r o a b a i x o o s r e s u l t a d o s :

B H S J

M a c h o s f ê m e a s m a c h o s f ê m e a s

142 111 80 70

5 6.1 % 4 3 .9 % 5 3 .3% 4 6.7 %

D IS C U S S Ã O E C O N C L U S Ã O

V e r i f i c a m o s q u e n o s c a m u n d o n g o s i n ­ f e c t a d o s p e l a c e p a d e

S. m a n so n i

d e B e lo

(2)

2 5 4 R e v . S o c . B r a s . M e d . T r o p . V o l . I I I — N . ° 5

H o r iz o n te , a p e r c e n t a g e m d e m a c h o s f o i l i g e i r a m e n t e s u p e r i o r à e n c o n t r a d a n o s c a ­ m u n d o n g o s i n f e c t a d o s p e lo s v e r m e s d e S ã o J o s é d o s C a m p o s .

O s v a l o r e s e n c o n t r a d o s p a r a a p r o p o r ­ ç ã o d e m a c h o s e f ê m e a s e m c a d a u m a d a s a m o s t r a s n ã o d i f e r e m s i g n i f i c a n t e m s n t e , d o p o n t o d e v i s t a e s t a t í s t i c o .

O t e s t e d e d i f e r e n ç a s d e p r o p o r ç õ e s f o r ­ n e c e u u m v a l o r z = 0,3158 q u e , c o m p a r a d o a u m a d i s t r i b u i ç ã o n o r m a l p a d r ã o , r e s u l t o u a s : a z p e q u e n o .

C o n c l u i - s e , c o m b a s t a n t e s e g u r a n ç a , q u e n ã o h á v a r i a ç ã o e n t r e a s c e p a s , q u a n ­ t o a o f e n ô m e n o e s t u d a d o .

SU M M A R Y

T he a uthors stu d y th e percentage o f m ale a n ã fe m a le

S . m a n s o n i

reco-vered fro m m ice in fe c te á w ith ã iffe r e n t stra in s o f th e w orm concluáing th a t

no sig n ific a n t á iffe re n c e ivas observeã regarding th e stra in s used in th e

ex-perience.

B I B L I O G R A F I A

Referências

Documentos relacionados

A partir daí, muitas são excluídas do convívio familiar, o que leva a atitudes como: negação da sua orientação sexual (do reconhecimento das suas atrações emocionais) para

Em um artigo publicado em 2009 na revista International Trasations in Operational Reserch , sob o título “A decision support methodology for increasing public investment efficiency

Resumo - O efeito de azadiractina e extratos aquosos de sementes de nim, Azadirachta indica, foi estudado em casa-de-vegetação na Universidade Federal do Ceará visando ao controle

Diante do que do relatado é notável a urgência na direção de estudos clínicos sobre o assunto e a legalização, já que perspectivas científicas indicam que a

Para finalizar o plano, como uma das soluções para a produção do lixo em excesso e para a conscientização da população local, estimule (caso nenhum estudante tenha dito

Além de mostrar a importância das pessoas nesse processo, este capítulo aborda os conhecimentos, habilidades, atitudes e compe- tências necessários à geração de oportunidades

Diante do exposto, surgiu a motivação para pesquisa, que originou a tese ora apresentada, na busca de entender, se o excesso de peso pré-gestacional reduz a duração do

Vale dizer, numa variedade de português como a de Porto Alegre, que tende a prevenir a redução vocálica por alçamento, consoantes que não as palatais, dorsais e labiais contribuem