• Nenhum resultado encontrado

Tratamento cirúrgico dos aneurismas intracranianos: comparação entre cirurgias precoce e tardia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Tratamento cirúrgico dos aneurismas intracranianos: comparação entre cirurgias precoce e tardia."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TRATAMENTO CIRÚRGICO DOS ANEURISMAS INTRACRANIANOS

COMPARAÇÃO ENTRE CIRURGIAS PRECOCE E TARDIA

B E N E D I C T O O. COLLI*, NELSON MARTELLI,** JOAO A, A S S I R A T I JÚNIOR***, H E L I O R. MACHADO**, VALERIA P . SASSOLI****

RESUMO — Neste e s t u d o são a n a l i s a d a s a s evoluções clínicas d e 225 pacientes q u e apresen-t a r a m h e m o r r a g i a subaracnóidea (HSA) por r u p apresen-t u r a de a n e u r i s m a s , aapresen-tendidos no período áfá 1985 a 1990. A i d a d e dos pacientes variou d e 7 a 84 anos, com predomínio n a faixa de 30 a 50 a n o s (60%). Q u a n t o ao sexo, houve predomínio d o feminino (62,2%). Q u a n t o à localização dos a n e u r i s m a s rotos, os pacientes d i s t r i b u i r a m - s e e m : 75 n a a r t é r i a carótida interna, 66 na comunicante a n t e r i o r , 61 n a cerebral média, 14 n a circulação posterior, 1 n a cerebral a n t e r i o r d i s t a i ; e 8 em localização n ã o identificada. Q u a r e n t a e cinco pacientes (20%) apresentaram m a i s d e u m aneurisma. Q u a r e n t a e q u a t r o pacientes foram s u b m e t i d o s a t r a t a m e n t o cirúrgico n a s p r i m e i r a s 72 h o r a s após a HSA, 40 no período d e 4 a 7 dias, 16 n o período d e 8 a 10 dias e 57 após o 10? dia. A s evoluções clínicas dos pacientes e s t u d a d o s são analisadas, basea-d a s n a época basea-d a c i r u r g i a em relação à HSA.

PALAVRAS-CHAVE; Aneurismas intracranianos, h e m o r r a g i a subaracnóidea, cirurgia precoce, c i r u r g i a t a r d i a .

Timing and results in intracranial a n e u r y s m surgery

SUMMARY — T h e clinical course of p a t i e n t s w i t h subarachnoid h e m o r r h a g e (SAH) due to r u p t u r e of cerebral a n e u r y s m a d m i t t e d d u r i n g t h e last five y e a r s is a n a l y s e d : 157 patients w e r e t r e a t e d b y direct surgical a p p r o a c h of t h e a n e u r y s m , 58 localized in t h e a n t e r i o r commu-nicating a r t e r y (ACoA), 48 in t h e i n t e r n a l ctarotid a r t e r y (ICA), 43 in t h e middle cerebral a r t e r y (MCA), and 8 in t h e posterior circulation. F o u r t y - f o u r p a t i e n t s w e r e operated on d u r i n g the first 72 h o u r s (early s u r g e r y ) , 40 d u r i n g t h e 4th and 7th days, 16 d u r i n g t h e 8th a n d t h e 10th, and 57 after t h e 10th (late s u r g e r y ) . According t o m a i n localizations, t h e outcome of p a t i e n t s with aneu-r y s m s in t h e ACoA was good in 79.1%, in t h e ICA in 69.7%, and in t h e MCA in 69.7%. P a t i e n t s t r e a t e d in H u n t & H e s s g r a d e I and I I h a d both good r e s u l t s in 77.5%, g r a d e H I patients had good r e s u l t s in 71.3%, a n d g r a d e IV in 56.2%. According t o t i m i n g of s u r g e r y good results were observed i n 61.4% for p a t i e n t s s u b m i t t e d t o early s u r g e r y , in 80% for p a t i e n t s treated d u r i n g t h e 4th a n d 7th d a y s , in 81.2% for p a t i e n t s t r e a t e d d u r i n g t h e 8th a n d t h e 10th days, and in 70.2% for t h a t s u b m i t t e d t o late s u r g e r y . T h e overall m o r t a l i t y w a s 14.6%. F o r grade I p a t i e n t s m o r t a l i t y w a s 6.4%, for grade, I I was 12.2%, for g r a d e I I I was 15.2%, for grade" IV w a s 25%, a n d all p a t i e n t s operated on in g r a d e V died. Mortality for p a t i e n t s operated on d u r i n g t h e first 72 h o u r s w a s 29.5%, d u r i n g the 4th and t h e 7th d a y s w a s 15.0%, d u r i n g the 8th a n d t h e 10th d a y s w a s 6.2%, and after t h e 10th day was 8.7%. T h e m o r t a l i t y of non operated p a t i e n t s w a s 88.2%. T h e overall outcome for p a t i e n t s w i t h a n e u r y s m r u p t u r e w a s 52% a n d t h e overall m o r t a l i t y was 36.8%. Based on t h e r e s u l t s r e g a r d i n g t h e final clinical outcome early s u r g e r y for t r e a t m e n t of i n t r a c r a n i a l a n e u r y s m s w a s effective a s l a t e s u r g e r y , although

Disciplina d e Neurocirurgia, F a c u l d a d e d e Medicina de R i b e i r ã o P r e t o ( F M R P ) , Univer-s i d a d e d e São P a u l o ( U S P ) : *ProfeUniver-sUniver-sor AUniver-sUniver-sociado, N e u r o c i r u r g i a ; **ProfeUniver-sUniver-sor AUniver-sUniver-siUniver-stente Dou-tor, N e u r o c i r u r g i a ; ***Médico Assistente, N e u r o c i r u r g i a ; ****Médica Residente, Neurocirurgia. Aceite: 26-junho 1992.

(2)

surgical m o r t a l i t y w a s a litle higher. W e believe t h a t the prevention of rebleeding and t h e possibility of utilizing a more a g g r e s i v e t r e a t m e n t for vasospasm compensate the little h i g h e r mortality.

K E Y W O R D S : i n t r a c r a n i a l a n e u r y s m s , subarachnoid h e m o r r h a g e , early surgery, late surgery.

A hemorragia subaracnóidea (HSA) por ruptura de aneurismas

intracra-nianos é patologia frequente e extremamente grave. Kassel e Drake

8

estimaram

que anualmente ocorrem 28000 casos de HSA na América do Norte, dos quais

10000 morrem ou permanecem com incapacidade grave devido à hemorragia

inicial, sem possibilidade de tratamento. Dos 18000 restantes, 3000 morrem por

ressangramento, 3000 por vasoespasmo e 2000 por complicações clínicas ou

cirúr-gicas e, os outros 10000 (36% do total) apresentam sobrevida útil. Devido ao

desenvolvimento da técnica cirúrgica (uso do microscópio e de técnicas

micro-cirúrgicas), dos métodos diagnósticos (tomografia computadorizada), da

anes-tesia (uso de drogas neurolépticas, de soluções hipertónicas e evolução do

con-trole cardiorrespiratório) e do tratamento auxiliar dos pacientes com HSA,

observados nas últimas décadas, a superioridade do tratamento cirúrgico sobre

o tratamento conservador para pacientes com aneurismas rotos já não é mais

motivo de discussão, pois foi cabalmente demonstrada 24. Apesar de todo o

desenvolvimento da cirurgia para tratamento dos pacientes com aneurismas

intracranianos rotos, este tratamento não pode ser considerado satisfatório

quando todos os pacientes com HSA são levados em conta. Adams e col.

1

,

Ljundgren e col.

1 2

, Ropper e Zervas

1 8

, Nishimoto e col.

1 4

e Kassel e col.

1 0

»

1 1

mostraram que a mortalidade global dos pacientes com aneurismas, em todos

os graus clínicos, varia de 25 a 50% sem levar em consideração a época do

tratamento cirúrgico. Estas taxas devem-se ao elevado número de pacientes que

se apresentam em más condições logo após a HSA e nem chegam ao hospital

ou que não respondem a qualquer tipo de tratamento. Considerando-se apenas

o grupo de pacientes admitidos em boas condições, a mortalidade global atinge

até 30% e a porcentagem de pacientes que não consegue retornar ao trabalho

habitual, devido a déficits neurológicos, é de 50 a 58% n»

2 2

. Estes resultados

insa-tisfatórios devem-se, em parte, a problemas importantes como a época da

reali-zação da cirurgia («timing») e às lesões isquémicas do cérebro, durante a

rup-tura do aneurisma ou concomitante à ocorrência do vasoespasmo, problemas

estes que ainda não estão resolvidos.

Durante o período de janeiro-1985 a junto-1990 foram atendidos, no Hospital

das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC/FMRP), 362

pa-cientes com diagnóstico de HSA, em 62,2% (225 papa-cientes) a etiologia da

hemor-ragia tendo sido ruptura de um aneurisma sacular. Além destes, foram atendidos

18 outros pacientes com outra sintomatologia que não a HSA, cujo diagnóstico

foi aneurisma sacular ou gigante.

O objetivo deste estudo é analisar a evolução clínica dos pacientes

aten-didos com HSA por ruptura de aneurismas em um período determinado, com

ênfase para o tratamento cirúrgico bem como para a época da realização deste

tratamento.

M A T E R I A L B MÉTODO

Neste estudo foram a n a l i s a d a s a s evoluções clínicas de 225 pacientes com H S A por r u p t u r a de a n e u r i s m a sacular i n t r a c r a n i a n o , a t e n d i d o s n o H C / F M R P n o período de j a n e i r o -1985 a junho-1990.

(3)

A avaliação clínica dos pacientes na admissão foi efetuada empregando-se a escala de H u n t .& H e s s e 36 (16%) foram classificados em g r a u I, 56 (24,9%) em g r a u I I , 88 (39,1%) em g r a u I I I , 39 (17,3%) em g r a u IV e 6 (2,7%) em g r a u V. Dos 225 pacientes com aneurismas rotos, 140 (62,2%) e r a m do sexo feminino e 85 (37,8%), do masculino. A distribuição etária m o s t r o u predomínio n a faixa de 30 a 50 anos (135 p a c i e n t e s : 60%) e 195 pacientes (86,7%) a p r e s e n t a r a m - s e n a faixa de 20 a 60 anos.

Quanto à localização, os a n e u r i s m a s rotos d i s t r i b u i r a m - s e e m : 75 (33,3%) na artéria carótida i n t e r n a (57 j u s t a comunicante posterior, 6 carótido-oftálmicos, 2 n a parede inferior da carótida, 5 n a bifurcação d a carótida e 5 j u s t a coroidéia a n t e r i o r ) ; 66 (29,3%) na comu-nicante a n t e r i o r ; 61 (27,1%) n a cerebral m é d i a ; 11 (4,9%) na a r t é r i a b a s i l a r ; 3 (1,3%) na a r t é r i a cerebelar póstero-inf erior; 1 n a a r t é r i a cerebral a n t e r i o r distai. E m 8 (3,6%) a loca-lização n ã o foi identificada. A n e u r i s m a s únicos foram observados em 180 (80%) pacientes e dois ou mais a n e u r i s m a s em 45 (20%).

Dos 225 pacientes com a n e u r i s m a s rotos, 157 foram submetidos a t r a t a m e n t o cirúrgico e 68 n ã o foram operados p o r várias causas. A maioria dos pacientes foi o p e r a d a a t r a v é s de craniotomia pterional clássica 27, com técnica microcirúrgica. Alguns pacientes, especialmente a q u e l e s com a n e u r i s m a s carótido-oftálmicos ou j u s t a clinóideos, foram operados através de craniotomia pterional clássica associada à a b o r d a g e m e x t r a - i n t r a d u r a l , com ressecção da cli-nóide anterior-/. Os pacientes com a n e u r i s m a s d a a r t é r i a cerebelar póstero-inf erior foram operados a t r a v é s de craniectomias suboccipitais lateral ou mediana.

Os a n e u r i s m a s únicos foram t r a t a d o s p o r : clipagem do colo, em 115 p a c i e n t e s ; clipagem do colo e do vaso parente, em 3; clipagem do colo e envolvimento com músculo, em 1; exclusão do a n e u r i s m a p o r clipagem dos vasos p a r e n t e s e a n a s t o m o s e d a temporal superficialcerebral média, em 1. Os 15 pacientes com a n e u r i s m a s múltiplos u n i l a t e r a i s foram t r a -tados p o r : a b o r d a g e m unilateral e clipagem do colo de todos os a n e u r i s m a s em 13 ocasiões; em 2 pacientes, o a n e u r i s m a não r o t o não foi clipado (um paciente com um a n e u r i s m a da carótida intracavernosa e o u t r o em m a u estado neurológico). Dos 17 pacientes com aneu-r i s m a s m ú l t i p l o s bilateaneu-rais, 12 foaneu-ram opeaneu-rados p o aneu-r a b o aneu-r d a g e m bilateaneu-ral em tempos difeaneu-rentes e 11 t i v e r a m todos os s e u s a n e u r i s m a s clipados (um paciente teve um de seus aneurismas s u b m e t i d o a u m «trapping»). Os outros 5 foram operados por a b o r d a g e m u n i l a t e r a l : 3 tiveram todos os a n e u r i s m a s clipados e 1 permaneceu com u m a n e u r i s m a contralateral não clipado

( a n e u r i s m a pequeno dsa a r t é r i a cerebral m é d i a ) .

Os pacientes foram analisados s e p a r a d a m e n t e de acordo com a época em que foram s u b m e t i d o s ao t r a t a m e n t o cirúrgico do aneurisma. Suas evoluções clínicas foram comparadas e n t r e si e com a evolução dos pacientes não operados. Q u a r e n t a e q u a t r o foram operados n a s p r i m e i r a s 72 horas, 40 e n t r e 4 e 7 dias, 16 e n t r e 8 e 10 dias e 57 após o 10^ dia em relação à HSA.

A evolução d a s manifestações clínicas de vasoespasmo foi analisada, classificando-se os pacientes em g r u p o s q u e : tiveram regressão total d a sintomatologia; tiveram melhora acen-t u a d a ; acen-tiveram m e l h o r a d i s c r e acen-t a ; evoluíram p a r a óbiacen-to. A evolução clínica final dos pacienacen-tes foi a n a l i s a d a com base n a «Glasgow Outcome Scale», classificando-se os pacientes com evo-lução: boa, q u a n d o r e t o r n a r a m à condição a n t e r i o r de t r a b a l h o sem ou com limitação; regular, quando t o r n a r a m - s e i n d e p e n d e n t e s p a r a a s atividades d a vida d i á r i a ; má, quando perma-neceram dependentes p a r a as atividades d a vida d i á r i a ou p e r m a n e c e r a m vegetativos. Sepa-r a d a m e n t e foSepa-ram consideSepa-rados os pacientes que faleceSepa-ram.

A n t e s da cirurgia, os pacientes foram classificados e m : g r a u I, em 31 (19,7%) ocasiões; g r a u I I , em 49 (31,21%); g r a u I I I , em 59 (37,6%); g r a u IV, em 16 (10,2%); g r a u V, em 2 (1,3%) ocasiões.

RESULTADOS

1. Pacientes com Aneurismas Não Operados

(4)
(5)

-s e n t a r a m piora clínica e evoluíram p a r a óbito e 8 (11,8%) tiveram alta e não mai-s retornaram. Vinte e seis pacientes (48,5%) foram i n t e r n a d o s em g r a u s IV e V, nunca a d q u i r i r a m condi-ções cirúrgicas e todos evoluíram p a r a óbito.

2. Pacientes com Aneurismas T r a t a d o s Cirurgicamente

D u r a n t e a c i r u r g i a verificamos ia r u p t u r a do a n e u r i s m a em 31 (19,7%) ocasiões. E m 18 delas, a r u p t u r a ocorreu d u r a n t e a dissecção d o aneurisma, era 12 ocasiões d u r a n t e a clipagem e em outra, n a remoção do porta-clips de Yasargil. A r u p t u r a i n t r a o p e r a t ó r i a do aneurisma foi mais frequente nos pacientes operados mais t a r d i a m e n t e em relação à HSA (15,9% até o 39 dia, 15% de 4-7 dias, 18,6% de 8-10 dias e 26,3%) após o 109 d i a ) . Quanto à localização, predominou nos pacientes com a n e u r i s m a s da comunicante anterior (29% dos casos), seguida dos pacientes com a n e u r i s m a s da carótida i n t e r n a (19%) e da cerebral média (7%). Em 28 casos, o s a n g r a m e n t o pôde ser controlado por t a m p o n a m e n t o do a n e u r i s m a com algodão ou uso de clips t e m p o r á r i o s e o a n e u r i s m a pôde ser t r a t a d o pela clipagem do colo. E m 3 pa-cientes houve necessidade de clipagem do a n e u r i s m a j u n t a m e n t e com vasos p a r e n t e s para controle do s a n g r a m e n t o .

Após o t r a t a m e n t o cirúrgico, 64 pacientes (40,8%) desenvolveram vasoespasmo. A distri-buição deles, d e acordo com o dia inicial das manifestações clínicas, é a p r e s e n t a d a na Ta-bela 3. Na TaTa-bela 4 é a p r e s e n t a d a a distribuição da época d a c i r u r g i a e n a TaTa-bela 5 é m o s t r a d a a evolução clínica d e s t e s pacientes.

A evolução clínica final e s ua relação à localização do a n e u r i s m a roto, a o g r a u clínico pré-operatório e à época da cirurgia são a p r e s e n t a d a s em gráficos (Figs. 3, 4 e 5).

A m o r t a l i d a d e operatória entre os pacientes operados n a s p r i m e i r a s 72 h o r a s após a HSA foi de 27,3% (12 pacientes). E s t a t a x a cai p a r a 18,2% q u a n d o são excluídos 4 pacientes

(6)

operados p a r a t r a t a m e n t o de h e m a t o m a intracerebral, nos q u a i s o a n e u r i s m a roto foi t a m b é m t r a t a d o . A mortalidade e n t r e os operados e n t r e 4 e 7 d i a s foi d e 15% (6 p a c i e n t e s ) ; e n t r e 8 e 10 dias foi 6,2% (1 paciente) e entre, os operados com m a i s de 10 dias foi de 7,0% (4 pacientes), totalizando 9,7% (11 pacientes) e n t r e os pacientes operados após o 3*? dia desde a HSA. A mortalidade global foi de 14,7% (23 pacientes).

E m relação ao g r a u clínico, a m o r t a l i d a d e foi 6,5% (2 pacientes) e n t r e os operados em grau I e 12,2% (6 pacientes) e n t r e os operados em g r a u I I (10,0% p a r a os g r a u s I e I I ) . E n t r e os pacientes operados em g r a u s I I I e IV, a s m o r t a l i d a d e s foram respectivamente 15,3% (9 pacientes) e 25% (4 pacientes). Quanto à localização, a m o r t a l i d a d e foi d e 17,2% (10 pacientes) e n t r e os pacientes com a n e u r i s m a s da carótida interna, 11,6% (5 pacientes) e n t r e aqueles com a n e u r i s m a d a cerebral média, 12,5% (1 paciente) e n t r e aqueles com a n e u r i s m a s da circulação posterior e 14,6% (7 pacientes) e n t r e aqueles com a n e u r i s m a s d a comunicante anterior.

(7)

COMENTÁRIOS

As causas mais importantes de morte nos pacientes com HSA são os

défi-cits neurológicos tardios causados pelo vasoespasmo cerebral, os défidéfi-cits

neu-rológicos isquémicos agudos causados pelos efeitos diretos do sangramento

subaracnóideo e o ressangramento

1,9-11,15,16,20^

que contribuem com

respectiva-mente 33,5%, 25,5% e 17,3% dos óbitos 9. Segundo Sano 20, o tratamento dos

pacientes com HSA deve ser dirigido para a prevenção do ressangramento, para

a prevenção ou tratamento do vasoespasmo e para a possível redução dos

défi-cits neurológicos isquémicos agudos.

Estudos iniciais

1 3

mostraram que a maior incidência de ressangramento

ocorria n o V dia após HSA. Posteriormente, outros estudos mostraram que o

ressangramento é mais frequente nos primeiros dias após a HSA. Segundo Jane

e col.

7

, para pacientes com aneurismas da comunicante anterior e da

comuni-cante posterior, a chance de ressangramento é de 50 a 60%. Kassel e Tornera

verificaram, em estudo cooperativo internacional, que a maior incidência de

ressangramento (4,1%) ocorre nas primeiras 24 horas após a HSA inicial.

Pos-teriormente, ocorre redução acentuada deste índice até 48 horas (cerca de 1,5%

ao dia), e, em seguida, observa-se um declínio gradual. Ao final de 14 dias o

índice cumulativo é 19%. A cirurgia precoce para clipagem do aneurisma pode

prevenir o ressangramento e permite a remoção do outros elementos que podem

causar dano cerebral como hematomas e a hidrocefalia e, com o intuito de

prevenir o ressangramento, ela deve ser realizada o mais precocemente possível.

Considerando-se que o vasoespasmo tem origem a partir de reações de

radicais livres liberados pela lise dos coágulos no espaço subaracnóideo

2,3,23, e

l e

pode ser prevenido, teoricamente, pela remoção dos coágulos do espaço

subarac-nóideo durante a cirurgia precoce, que permite ainda seu tratamento com maior

agressividade e segurança, pela expansão plasmática. Os déficits neurológicos

isquémicos agudos podem ser minimizados com a remoção dos coágulos do

espaço subaracnóideo durante a cirurgia precoce *9 e com uso de protetores

cere-brais como os barbitúricos e o nizofenone, que é um derivado imidazólico

20,22,25

Teoricamente, a cirurgia precoce parece superior à cirurgia tardia nos

pa-cientes com HSA por aneurisma. Entretanto, no início do tratamento cirúrgico

dos aneurismas intracranianos, ela apresentava maus resultados devido às

difi-culdades técnicas no manuseio do cérebro edemaciado e, mesmo em publicações

mais recentes, os resultados não eram satisfatórios

1 7

. Por isso, o tratamento

cirúrgico tardio dos aneurismas intracranianos tem sido preferido pela maioria

dos neurocirurgiões. Com o desenvolvimento da técnica microcirúrgica e da

neuroanestesia, as dificuldades técnicas da cirurgia precoce foram relativamente

controladas e estudos mais recentes 9-

1 1

mostram que poucos riscos são

acres-centados em relação à cirurgia tardia e os resultados obtidos não são

estatisti-camente diferentes.

O Estudo Cooperativo Internacional sobre «timig» em cirurgia de

aneuris-mas 9-

1 1

mostrou que os pacientes submetidos à cirurgia intracraniana

apre-sentam boa recuperação em 66,8% dos casos, incapacidade moderada em 9,6%,

incapacidade grave em 6,2%, permanência em estado vegetativo em 2,2% e

evo-lução para óbito em 15,2%. No entanto, existem grandes variações quando são

considerados os locais que contribuíram com pacientes para o estudo.

Resul-tados semelhantes quanto à evolução clínica foram observados em outros

estu-dos

6,20,21,

Yasargil

2

^ apresentou melhores resultados e outros autores

&21

obti-veram mortalidades inferiores (1,4 a 7,5%). Em nossos casos, bons resultados

(pacientes normais e que retornaram à condição anterior com limitação) foram

observados em 70,1% e a mortalidade global foi 14,6%. Os resultados de

Yasargil26 e de Sano 21 mostram que a condição clínica final dos pacientes é

dependente do grau clínico pré-operatório e independente da época da cirurgia,

exceto para os pacientes operados em grau III que, segundo Sano 21, evoluem

melhor quando operados na segunda semana após a HSA. Nossos resultados

confirmam as observações da literatura em relação à influência do grau clínico

pré-operatório no resultado final do tratamento.

(8)

mostraram que a mortalidade é tanto maior quanto pior o grau clínico

pré-ope-ratório. Nossas observações são concordantes aos resultados do Estudo

Coope-rativo Internacional sobre «timing»

1 1

, embora não tenha havido diferença

signi-ficante entre as mortalidades dos pacientes operados em graus II e III. Quanto

à época da realização da cirurgia, Kassel e col.

1 1

consideram o período de 7 a 10

dias após a HSA o pior para o tratamento cirúrgico. Em nossos pacientes, de

maneira geral, não houve diferença significante quanto aos bons resultados em

relação à época da cirurgia, mas a mortalidade foi progressivamente decrescente

quanto mais tardia foi a cirurgia. Ao contrário das observações de Kassel e

col.

1 1

, os pacientes operados no período de 8 a 10 dias apresentaram os

melho-res melho-resultados e a menor mortalidade, embora o número de pacientes operados

nesse período tenha sido pequeno e não permita maiores conclusões. A elevada

mortalidade observada nos pacientes operados nos 3 primeiros dias (27,3%)

deve-se, em parte, ao fato de nestes grupos estarem incluídos 4 pacientes

ope-rados para remoção de hematoma intracerebral e, se estes casos forem excluídos,

a mortalidade cai para 18,2%.

Costa e eol.5 observaram 33% de déficits neurológicos isquémicos tardios

em pacientes operados nos 3 primeiros dias após a HSA. Observamos estes

sinais decorrentes do vasoespasmo em 40,8% dos pacientes operados, com

pre-domínio entre aqueles operados na primeira semana (43,2% para os operados

nos 3 primeiros dias, 57,5% para os operados entre 4 e 7 dias, 56,3% para os

operados entre 8 e 10 dias e para os operados no T dia, sendo significante

as diferenças ao nível de 0,05). Após o tratamento com hipervolemia, 57,8% dos

pacientes apresentaram regressão satisfatória da sintomatologia neurológica com

melhores resultados observados entre os pacientes operados n o período de 8 a

10 dias (66,7%).

Analisando os pacientes que não foram submetidos a tratamento cirúrgico,

verificamos que 25% deles ressangraram e destes, 47,1% foram internados em

graus I e II e, após o ressangramento, que ocorreu na maioria dos casos após

o primeiro dia, evoluíram para graus piores e faleceram. Portanto, estes

pa-cientes perderam a chance de serem submetidos a tratamento cirúrgico. O

vaso-espasmo ocorreu em 25% dos pacientes não operados e todos evoluíram para

graus piores, vindo a falecer. Dos 68 pacientes não operados, apenas 8 (11,8%)

tiveram alta hospitalar, dos quais 6 em boas condições clínicas. Os outros 60

pacientes faleceram durante a internação (88,2% dos casos).

(9)

REFERÊNCIAS

1. Adams H P , K a s s e l N F , T o r n e r JC, Nibbelink DK, Sans AL. E a r l y management of a n e u r y s m a l subarachnoid h e m o r r h a g e : a r e p o r t of t h e cooperative a n e u r y s m study. J N e u r o s u r g 1981, 54:141-145.

2. Asano T. Delayed ischemic neurological deficits (DINDS). I n Sano K, Asano T, Tanura A. Acute a n e u r y s m s u r g e r y . New Y o r k : Springer, 1987, p 27-51.

3. Asano T, Sasaki T, Sano K. Lipid peroxidation and cerebral vasospasm. Brain and Nerve 1981, 33:33-46.

4. Dolenc V. A combined epi a n d s u b d u r a l direct approach t o carotid-ophthalmic artery a n e u r y s m s . J N e u r o s u r g 1985, 62:667-672.

5. Costa V, L o b o H, Souza B P . Experiência com 46 casos de a n e u r i s m a s intracranianos operados na fase precoce (Abstr). X V I I Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Brasília, 1988.

6. Faleiros LCM. E s t u d o cooperativo brasileiro de a n e u r i s m a s (Abstr). X V I I Congresso Bra-sileiro de Neurocirurgia. Brasília, 1988.

7. J a n e JA, W i n n H R , Richardson AE. T h e n a t u r a l h i s t o r y of intracranial a n e u r y s m : rebleeding r a t e s d u r i n g t h e acute and long t e r m period implication for surgical manage-ment. Clin N e u r o s u r g 1977, 24:176-184.

8. K a s s e l N F , D r a k e CG. T i m i n g of a n e u r y s m s u r g e r y . N e u r o s u r g e r y 1982, 10:514-519. 9. Kassel N F , T o r n e r J C . Aneurysmal r e b l e e d i n g : a p r e l i m i n a r y report from t h e

coopera-tive s t u d y . N e u r o s u r g e r y 1983, 13:476-481.

10. K a s s e l NF, T o r n e r JC, H a l e y EC, J a n e JA, Adiams H P , K o n g a b l e GL. T h e International Cooperative Study on t h e Timing of Aneurysm S u r g e r y : P a r t 1. Overall managements results. J N e u r o s u r g 1990, 73:18-36.

11. Kassel N F , Torner JC, aley EC, J a n e JA, Adams H P , K o n g a b l e GL. The International Cooperative S t u d y on the T i m i n g of Aneurysm S u r g e r y : P a r t 2: Surgical results. J N e u r o s u r g 1990, 73:37-47.

12. L j u n d g g r e n B, B r a n t L, K a g s t r o n E, S u n d b a r g G. R e s u l t s of early operations for r u p t u r e d a n e u r y s m . J N e u r o s u r g 1981, 54:473-479.

13. Locksley H B . R e p o r t on t h e cooperative s t u d y of intracranial a n e u r y s m s and subarachnoid h e m o r r h a g e : Section V, P a r t I I . N a t u r a l history of subarachnoid hemorrhage, intra-cranial a n e u r y s m s and arteriovenous malformations based on 6368 cases in the coopera-tive s t u d y . J N e u r o s u r g 1966, 25:321-368.

14. Nishimoto A, U e t a K, Onbe H, K i t a m u r a K, Omae T, Goto F , Ohneda G, Chigasaki H, T s u r u M, Suzuki J, W a d a T, Sano K, Mannen T, Yoshioka M, Nakai O, K a g e y a m a N, N o m u r a T, H a n d a H , T a n a k a K. Nationwide cooperative s t u d y of i n t r a c r a n i a l aneurysm s u r g e r y in J a p a n . Stroke 1958, 16:48-52.

15. Odon GL. Cerebral vasospasm. Clin N e u r o s u r g 1975, 22:29-58.

16. Ohman J , Heiskenen O. T i m i n g of operation for r u p t u r e d s u p r a t e n t o r i a l a n e u r y s m s : a prospective randomized study. J N e u r o s u r g 1989, 70:55-60.

17. Pia HW. G r a d i n g of cerebral (aneurysms and t h e t i m i n g of operation. N e u r o s u r g Rev 1979, 4:143-150.

18. R o p p e r AH, Zervas NT. Outcome 1 y e a r SHA from cerebral a n e u r y s m s . J Neurosurg 1984, 60:909-915.

19. Saito I, Ueda Y, Sano K. Significance of vasospasm in the t r e a t m e n t of r u p t u r e d in-tracranial a n e u r y s m s . J N e u r o s u r g 1977, 47:412-429.

20. Sano K. T i m i n g of s u r g e r y : t h e J a p a n e s e experience (Abstr). Proceedings of the W o r k -shop «Calcium a n t a g o n i s t s : possible t h e r a p e u t i c use in neurosurgery». P u e r t o Rico, 1983. 21. Sano K. Surgical indications and decision making. I n Acute a n e u r y s m s s u r g e r y . New

Y o r k : Springer, 1987, p 170-180.

22. Sano K, Asano T. Introduction. I n Sano K, Asano T, T a m u r a A: Acute a n e u r y s m sur-gery. New York: Springer, 1987, p 1-3.

23. Sano K, Asano T, T a n i s h i m a T, Sasaki T. Lipid peroxidation as a cause of cerebral vasospasm. Neurol Rev 1980, 2:253-272.

24. Sundt M, W h i s n a n t J P . Subarachnoid h e m o r r h a g e from i n t r a c r a n i a l a n e u r y s m s : surgical m a n a g e m e n t a n d n a t u r a l history of disease. N E n g l J Med 1978, 299:116-122.

25. T a m u r a A, Asano T, Sano K, T s u m a g a r i T, Nakajima A. Protection from cerebral ischemia by a new imidazole derivate (y-9179) and p e n t o b a r b i t a l : a comparative study in chronic middle cerebral a r t e r y occlusion in cats. Stroke 1979, 10:126-134.

26. Yasargyl MG. M i c r o s u r g e r y : Clinical considerations, s u r g e r y of the intracranial aneu-r y s m s and aneu-r e s u l t s . New Y o aneu-r k : G Thieme, 1984, Vol 2, p 340.

Referências

Documentos relacionados

For the second research question, that it related with the estimation of how new smart and dynamic tolls and fares may contribute to optimal traffic solutions, it will be needed

Objetivo: Avaliar os resultados cirúrgicos após o tratamento con- vencional e eletivo do aneurisma da aorta abdominal, verificando se existe diferença entre homens e mulheres

Apenas dois doentes do Grupo III tiveram seu estado agravado pela cirurgia: em pacientes com aneurisma da comunicante anterior, as perturbações mentais que apresentaram antes

[r]

Verificando a própria terminologia empregada, extraímos que o meio ambiente rela- ciona-se a tudo aquilo que nos circunda. Costuma-se criticar tal termo, porque ple-

procedendo, nomeadamente, à avaliação, nas diferentes etapas de programação, de decisão e de acompanhamento dessas acções, das consequências que daí resultam para homens

Tendo em vista que a Amurel (Associação de Municípios da Região de Laguna) possui um grande número de indústrias madeireiras, a produção de energia elétrica através da

1) Rule inference component: The rule inference compo- nent analyses the dataset received from the context inference service. Each dataset is independent from the others, hence it