• Nenhum resultado encontrado

As espécies de Simira (Rubiaceae, Rondeletieae) da Amazônia Brasileira.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "As espécies de Simira (Rubiaceae, Rondeletieae) da Amazônia Brasileira."

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

AS ESPÉCIES DE Simira (RUBIACEAE, RONDELETIEAE) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

M a r i a R e g i n a d e V a s c o n c e l l o s B a r b o s a (*) A r i a n e L u n a P e i x o t o (*) (**)

RESUMO

Õ gênoAo SUnúsia eó-tá n.epn.zòentado na Amazônia btiaA-HoÁna pon. oito eópéc/teó: S . pi òonÃiúosimià, S. macAocnateA, S. cowmben&iA, S. tinctonÃa, S. hadstAntka, S. nubeAc£n&, S. panaen&i& e uma nova eópé"cx.e dnÁcnÁta paxá o Mato GKO&ÒO, S . pÁJto&a. VQAÒOÒ, S.

nu-beécewó é α que apn.eòenta maton d-upenAão izndo htio.qu.tnZQ. na Amazônia bnaj>iZeina, vene-zuelana e peruana. S . pl&onli£ottml& oconAe na Amazônia. bnaMlleina. e venezuelana, encon-tnando-òe, ponhn, uma população dlòjunta no òul da 'Bahia. S . haáfuxxvtína., conhecida ape-naò pana. o Vem, e citada puta pnÃméMa vez pana o Bn.at>lt. OÒ canacteteò taxonômlcoi de maion òlgnlflcâncla pana. a •identificação dai tòpecleò òão a pn.eflo nação e plloòldade da conola, númeno de ραη,ΟΛ de, ηοΛναηαο òecundanÃJXò ηαλ folhai e conòl&têncla eabentuna da cãpòula.

INTRODUÇÃO

0 gênero S i m i r a e s t á r e p r e s e n t a d o n a A m a z ô n i a b r a s i l e i r a p o r 8 e s p é c i e s , distribuí^ das pelos e s t a d o s d o A c r e , A m a z o n a s , P a r á , M a t o G r o s s o , R o n d ô n i a e T e r r i t ó r i o Federal d o Amapá.

Trabalhos r e c e n t e s sobre o g ê n e r o S i m i r a e n c o n t r a m - s e nas floras da C o l ô m b i a ( S t a n d ley, 1 9 3 0 a ) , V e n e z u e l a ( S t e y e r m a r k , 1 9 7* 0 , B o l í v i a ( S t a n d l e y , 1 9 3 0 b ) , M é x i c o e N o r t e d a América Central ( S t a n d l e y , 1 9 ^ 0 ) , P a n a m á ( D w y e r , 1 9 8 0 ) e B e l i z e (Stand 1e y ε R e c o r d , 19 3 6 ) . Para o B r a s i l , s o m e n t e a s S i m i r a d o n o r t e d o E s p i r i t o S a n t o f o r a m rev i stas ( P e i x o t o , 1982). As espécies d a A m a z ô n i a b r a s i l e i r a foram e s t u d a d a s a p e n a s p o r S c h u m a n n ( 1 8 8 9 ) n a Flora Bras i1iens i s.

Devido a e x p l o r a ç ã o d e á r e a s a t é r e c e n t e m e n t e inexploradas e a o g r a n d e n u m e r o d e novas coleções delas a d v i n d a s , a r e v i s ã o d a s e s p é c i e s d e S i m i r a d a A m a z ô n i a s e faz necej; sãr ia.

(*) Departamento d e B i o l o g i a Vegetal d a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l Rural d o R i o d e J a n e i r o . (**) Bolsista d o C N P q .

ACTA AMAZONICA, 1 9 ( O n i c o ) : 2 7 - 46 . 1989 2

(2)

Tratamento s i s t e m á t i c o

Simira A u b l e t , H i s t . P I . G u i a n . 1 : 1 7 0 , t. 6 5 , 1 7 7 5 .

S i c k i n g i a W i l l s . , G e s . N a t u r f . F r . S c h r . 3 : M » 5 , 1801.

Arariba M a r t . , S i t z b . A k a d . M u n i c h . 3 2 3 , i860.

Arvores a t é 20 m d e a l t u r a , raro a r b u s t o s c o m c e r c a d e 3 m d e a l t u r a , r i t i d o m a de acinzentado a c a s t a n h o e s c u r o . F o l h a s o p o s t a s , i n t e i r a s , p e c i o l a d a s , g l a b r a s o u p i l o -s a -s , e l í t i c a -s , o v a d a -s a o b l o n g a -s , p a p i r ã c e a -s a c o r i á c e a -s ; n e r v u r a -s -secundar ia-s 10 - 2 0 pa­ res, freq٧entemente p r o v i d a s d e d o m á c e a s n a j u n ç ã o c o m a n e r v u r a p r i m á r i a ; e s t f p u l a s in-terpeciolares, t r i a n g u l a r e s a l o n g o - l a n c e o l a d a s , na face ventral p r o v i d a s de g l β n d u l a s na base. Inflorescências t e r m i n a i s o u a x i l a r e s , e m tirsos c o n g e s t o s o u l a x o s , curtos o u alongados. Flores h e r m a f r o d i t a s , a c t i n o m o r f a s o u s u b z i g o m o r f a s , g e r a l m e n t e p e n t β m e r a s . Cálice c u p u l i f o r m e , e s p a r s o - p i l o s o a t o m e n t o s o c o m lacínios t r i a n g u l a r e s , a r r e d o n d a d o s ou quase t r u n c a d o s , as v e z e s u n i l a t e r a l m e n t e f e n d i d o . C o r o l a u r c e o l a d a , i n f u n d i b u l i f o r m e o u c a m p a n u l a d a , de p r e f l o r a ç ã o a b e r t a o u i m b r i c a d a , d o t a d a o u não d e d o b r a m e m b r a n á c e a

interna, g e r a l m e n t e g l a b r a internamente e x c e t o n o p o n t o de inserção dos e s t a m e s , e x t e r ­ namente g l a b r e s c e n t e a t o m e n t o s a . A n d r o c e u g e r a l m e n t e c o m 5 e s t a m e s e x s e r t o s , p r e s o s na m e t a d e 'inferior do tubo d a c o r o l a ; f i l e t e s s u b u l a d o s (exceto e m S . h a d r a n t h a ) , p i l o s o s na base e pilosos o u g l a b r e s c e n t e s e m d i r e ç ã o a o á p i c e ; a n t e r a s o b l o n g a s , dorsif ixas, ama relas o u v e r m e l h a s . G i n e c e u c o m o v á r i o b í c a r p e l a r , bilocuiar, com k a 1 0 ó v u l o s p o r ló culo e m S. p i s o n ii f o r m i s e m a i s d e 20 nas d e m a i s e s p é c i e s , b i s s e r i a d o s , h o r i z o n t a l m e n t e d i s p o s t o s ; e s t i l e t e e x s e r t o , c i l í n d r i c o , g l a b r o ; e s t i g m a s 2, c r a s s o s , c t a v a d o s , c o s t a d o s no dorso. D i s c o e p í g i n o , e n t u m e s c i d o . Fruto c á p s u l a l o c u l i c i d a , g l o b o s a o u p i r i f o r m e , b i v a l v a r , v a l v a s inteiras o u b i p a r t i d a s , p o l i s p e r m a , c a s t a n h a o u a c i n z e n t a d a , lentícela_ d a . Semente a l a d a , s e m i l u n a r , d e c a s t a n h o - d o u r a d a a c a s t a n h o - c l a r a , p o n t u a d a o u não de branco o u m a r r o m , m a i s o u m e n o s f o v e a d a ; e m b r i ã o com c o t i l é d o n e s f o i i á c e o s e e i x o h i p o -cótilo-radícula l o n g o , c i l í n d r i c o ; e n d o s p e r m a c a r n o s o .

Tipo - Simira t i n c t o r i a A u b l e t

Gênero e x c l u s i v a m e n t e n e o t r o p i c a l , e n g l o b a n d o c e r c a d e 3 7 e s p é c i e s que o c o r r e m des^ de o M é x i c o a t é o Sul d o B r a s i l .

CHAVE PARA IDENTIFICAÇÃO DA$ E S P Ι C I E S DE S i m i r a DA A M A Z O N IA B R A S I L E I R A

1, Flores com p r e f l o r a ç ã o a b e r t a

2. Σvulos a t é 10 por l ó c u l o ; d i s c o e p í g i n o maior d o q u e o tubo d o c á l i c e ; cãp_

sula turbinada c o m v a l v a s inteiras 1. S. pisoni iformis

(3)

3. Folhas c o m 17 a 2 3 p a r e s de n e r v u r a s s e c u n d á r i a s

k. C o r o l a e x t e r n a m e n t e t o m e n t o s a 3 . S. c o r u m b e n s i s k\ C o r o l a e x t e r n a m e n t e g l a b r e s c e n t e o u p u b é r u l a k. S. t i n c t o r i a 3! Folhas c o m 1 0 a 13 p a r e s d e n e r v u r a s s e c u n d á r i a s

5 . Corola e x t e r n a m e n t e t o m e n t o s a ; lobos da c o r o l a t o r c i d o s r e v o l u t £

m e n t e n a a n t e s e 5 . S. p i l o s a

5 ! C o r o l a e x t e r n a m e n t e p u b é r u l a o u g l a b r e s c e n t e ; 1o b o s da corola , na a n t e s e , e r e t o s o u r e f l e x o s , n ã o t o r c i d o s

6 . C o r o l a p r o v i d a internamente de p ê l o s l o n g o s ; e s t a m e s presos

na base da c o r o l a 6 . S. h a d r a n t h a

6 ! C o r o l a internamente g l a b r a o u g l a b r e s c e n t e , e x c e t o no p o n t o d e inserção d o s e s t a m e s ; e s t a m e s p r e s o s na m e t a d e inferior d a c o r o l a , p o r e m n ã o e m sua base

7 . C o r o l a p r o v i d a d e d o b r a m e m b r a n á c e a no p o n t o de inserção dos e s t a m e s ; folhas e s p a r s a m e n t e p i l o s a s na face inferi­

or 7 . S. r u b e s c e n s

7 ! C o r o l a d e s p r o v i d a d e d o b r a m e m b r a n á c e a ; folhas g e r a l m e n ­

te c o m t o m e n t o sedoso na face inferior 8 . S. p a r a e n s i s

Siimiira pisoni iformis (Baillon) S t e y e r m a r k , M e m . N e w ' Y o r k B o t . G a r d . 2 3 : 3 0 5 . 1 9 7 2 . T i p o : B r a s i l , Pará (?) s . d . , S t . - H i l a i r e (Holótipo P ) .

F i g . 1

S i c k i n g i a pi s o n ? i f o r m i s B a i l o n , A d a n s o n i a 12: 3 0 7 . 1879.

Ixora p o d o c a r p a B e n t h a m , in B e n t h a m et H o o k e r f., G e n . P I . 2 : 1 1 3 . 1 8 7 3 , n o m e n n u ­ dum.

A r v o r e 820 m d e a l t u r a e 2 0 3 0 cm ( 5 0 cm) de d i β m e t r o ; ramos c i l í n d r i c o s , c a s t a -nho-escuros, g l a b r e s c e n t e s , q u a n d o j o v e n s f e r r u g f n e o - t o m e n t o s o s (glabros nos e s p é c i m e s da B a h i a ) . Folhas o b1a n c e o l a d a s , á p i c e a c u m i n a d o , base l o n g o - c u n e a d a , 1 8- 2 6 c m de c o m ­ primento e 5 , 5 - 8 , 5 c m d e l a r g u r a , t e n u i - p a p i r á c e a s , g l a b r a s , g e r a l m e n t e o p a c a s na face superior, g l a b r e s c e n t e s n a face i n f e r i o r , p i l o s a s a o longo d a s n e r v u r a s . N e r v u r a s secun darias cerca de 20 p a r e s , p r o v i d a s de d o m á c e a s c o m tufo de p e l o s ; v e n a ç ã o m a i s o u m e n o s laxa. Pecíolo 1 - 1 , h ( 2 , 5 cm) de c o m p r i m e n t o , e s p a r s a m e n t e p i l o s o . E s t i p u l a s t r i a n g u l a ­ res, m u c r o n a d a s , c o m c e r c a de 0,k c m de c o m p r i m e n t o e 0, k c m de l a r g u r a .

(4)
(5)

parsamente p i l o s o . C o r o l a c a m p a n u l a d a , l i g e i r a m e n t e i n f u n d i b u l í f o r m e , p r e f l o r a ç ã o a b e £ t a , e x t e r n a m e n t e p i l o s a , internamente g l a b r a , e x c e t o no p o n t o d e inserção d o s e s t a m e s , desprovida d e d o b r a m e m b r a n á c e a , 0, 5 0- 0 , 5 5 c m d e c o m p r i m e n t o , 0 , 3 5 - 0, 4 0 c m d e l a r g u r a ; lobos iguais e n t r e s i , a r r e d o n d a d o s . E s t a m e s 5 , e x s e r t o s , p r e s o s na m e t a d e inferior d a corola; filetes s u b u l a d o s , p i l o s o s na base e g l a b r e s c e n t e s e m d i r e ç ã o a o á p i c e ; a n t e r a s oblongas. E s t i l e t e f i l i f o r m e , e s t i g m a c o m d o r s o c o s t a d o , d i s c o e p í g i n o s a l i e n t e , m a i o r do que o tubo d o c á l i c e ; ó v u l o s 4 - 1 0 p o r lóculo.

Cápsula t u r b i n a d a c o m p e r i c a r p o finamente c r u s t á c e o , d e m a r r o m - e s c u r o a nigresceji te, quando s e c o , c i c a t r i z d o d i s c o m u i t o e v i d e n t e , d e i x a n d o u m c í r c u l o m a i s c l a r o no ápi ce d o f r u t o , 2 - 2 , 3 c m d e c o m p r i m e n t o , 2 , 5 - 2 , 8 c m d e l a r g u r a . S e m e n t e s g e r a l m e n t e 6 por lóculo (até 1 0 n o s e s p é c i m e s c o l e t a d o s na B a h i a ) , c e r c a d e 2 cm d e c o m p r i m e n t o e 0 , 7 c m de largura, c a s t a n h o - d o u r a d a s .

D i s t r i b u i ç ã o e E c o l o g i a

S. p i s o n i í f o r m i s o c o r r e na A m a z ô n i a b r a s i l e i r a e v e n e z u e l a n a , e m m a t a d e terra f i £ me, e na m a t a h í g r ó f i l a d o sul d a B a h i a . O s e s p é c i m e s d a A m a z ô n i a são d e menor p o r t e , alcançando até 8 m , a p r e s e n t a m c á l i c e e c o r o l a c o m p i l o s i d a d e m a i s d e n s a e o s lactnios do cálice a g u d o s . O s e s p é c i m e s da Bahia s ã o á r v o r e s d e a t é 2 5 m d e a l t u r a e d i β m e t r o d e até 50 c m , a p r e s e n t a m folhas d e c o n s i s t ê n c i a m a i s f i r m e , g l a b r a s , d o m á c e a s c o m p o u c o s p £

los e pecíolos m a i s a l o n g a d o s (até 2 , 5 c m d e c o m p r i m e n t o ) ; o s lacínios do c á l i c e são ge ralmente, a r r e d o n d a d o s , g l a b r e s c e n t e s e n ã o c i l i a d o s .

Nome c o m u m

B a n h a - d e - g a l i n h a .

Material e x a m i n a d o

VENEZUELA. T e r r i t ó r i o d o A m a z o n a s , R i o G u a i n i a , C a n o S a n M i g u e l , 14 o u t 1957, Β . Maguire et a l . 4 8 1 7 7 ( S P , NY) ; i b i d . , R i o Y a t u a , Piedra A r a u c a u a , 2 0 o u t 1 9 5 7 ( f l ) , B . Maguire e t a l . 4 1 9 31

» ( I A N , N Y ) .

BRASIL. A m a z o n a s : s .1 . , 19 ^ 7 ( f1, fr i m ) , R . E . S c h u l t e s 9590 ( I A N ) ; s . l . s. d . (fr), R . E . S c h u l t e s 10034 ( I A N ) . Santa Izabel, R i o N e g r o , m a t a da p r a i a , 8 a b r 1947 (fr), J . M . P i r e s  3 1 2 ( I A N ) ; S ã o G a b r i e l , beira d o rio N e g r o , 2 1 mai  19 ^ 8 ( f r ) , Black 2832 (I A N ) ; G a l o r u c a , R i o P r e t o , 2 0 a b r 1 9 5 2 ( f r ) , R . L . F r ó e s 28325 (I A N ) . B a h i a . U n a , estrada q u e liga a BA 2 6 5 a BR 1 0 1 , 2 0 k m N W d e U n a , 27 fev 1 9 7 8 , S. Mori e t a l . 9335 

(CEPLAC); C a n a v i e i r a s , S t a . L ٥ c i a , 1 2 jul 1964, C . M a g a l h ã e s 99 (CEPEC) ; Santa C r u z d e Cabral ia, Estação E c o l ó g i c a d o P a u B r a s i l , 2 0 jul 1 9 7 8 , S . Mori e t al . 10320 (CEPEC); Por_ to Seguro, km 1 8 da BR 5 , 9 a g o 1 9 6 2 , A . P . D u a r t e 6652 ( R B ) .

(6)

2 .

Simira macrocrater

(Schumann) Steyermark,Mem. New York Bot.Gard.

2 3 : 3 0 7 - 1 9 7 2 .

Tipo:

Brasil, Alto Amazonas, prope Borba, s.d., (fl. em agosto) Riedel

 1393

(Holóti

po K! Fotót ipo F!).

Fíg.

 6

b

Sickingia macrocrater Schumann, Bot. Jahrb.

1 0 : 3 2 7 .

1888; in

Martius, Fl. Bras.

6 ( 6 ) : 2 2 6 . 1 8 8 9 .

Arvore

1 2

- 1 3 m de altura, com ramos acinzentados, glabros. Folhas largamente

obo-vadas ou largamente elíticas, onduladas, base largamente obtusa e atenuada, ápice

arre-dondado-acuminado, 3 0

- ^ 0

cm de comprimento, 2 0 - 2 5 cm de largura, coriãceas, glabras, ní

tidas. Nervuras secundárias 1 ^ - 1 5 pares (16 pares segundo Schumann, 1

8 8 9 ), com domáceas

pilosas. PecTolo 1

, 5 - 2 , 5

cm de comprimento, glabro, crasso. Estipulas triangu

1

ar-alon-gadas, apiculadas, cerca de

2

cm de comprimento e

1

cm de largura. Inflorescências em

tirsos subcorimbosos axilares, longo-pedunculados,

1 1- 1 5

cm de comprimento ( 2 3 - 3 0 c m , se

gundo Schumann, I.e., incluindo o ped٥nculo ?) , raquis tetragona, glabra. Flores

sub-séseis, actinomorfas, geralmente pentβmeras. Cálice com cerca de

0 , 5

cm de comprimento

tubo muito curto. Corola tubulosa, de prefloraçao aberta, glabra, 2 , 5 - 3 c m de coinprimen

to e cerca de

0 , 5

cm de largura. Estames

5 - 6 ,

presos acima da base da corola; filetes

subulados, pilosos na base e glabros em direção ao ápice; anteras oblongas. Estilete f i

-li forme, estigma com dorso

5

-costado. Cápsula oblonga, ac i nzentada , cl aro-pontuada ;

pe-ricarpo lenhoso e valvas bipartidas, cerca de

5 , 5

cm de comprimento e 4,5cm de largura.

Distribuição e Ecologia

S. macrocrater é conhecida apenas por coletas feitas no Alto Amazonas, próximo a

Borba e no Rio Negro, em frente a Ilha das Flores.

Nome comum

Gen iparana.

Material examinado

BRASIL. Amazonas: Rio Negro, em frente a Ilha das Flores,

2 2

jan

1 9 5 9

(fr) ,

J . S .

Rodrigues et al.

1 2 0

(I AN).

S. macrocrater destaca-se das demais espécies do gênero, principalmente,pelo maior

comprimento da corola. Os frutos, de dimensões maiores do que o comum no gênero, apre­

sentam valvas bipartidas, caráter também encontrado em

S.

grazielae, do sudeste brasi­

leiro.

(7)

3. Sieira c o r u m b e n s i s (Standley) S t e y e r m a r k , M e m . N e w Y o r k B o t . G a r d . 2 3 : 3 0 6 . 1972.

T i p o : B r a s i l , in S i l v a subruderal i c l a r a , C o r u m b á , S t a t e of M a t o G r o s s o , D e ­

cember 2 0 , 1 9 0 2 , G . 0. A . M a l m e 2733 ( H o l ó t í p o S ) ; A p r i l 9 , 1 9 0 3 , G.O.A. MaJ_ roe s.n. ( P a r ã t i p o S ) .

F i g . 2 

S i c k i n g i a c o r u m b e n s i s S t a n d l e y , F i e l d M u s . N a t . H i s t . P u b l . B o t . 11: 2 7 0 . 1936.

A r b u s t o o u á r v o r e a t é 17 m de a l t u r a ; r a m o s c i l í n d r i c o s , a c i n z e n t a d o s , q u a n d o j o ­

vens c o m p i l o s i d a d e a d p r e s s a f e r r u g í n e a . F o l h a s d e e l í t i c a s a largamente e l í t i c a s , c o m

ápice largamente a g u d o o u o b t u s o e base a g u d a ou c u n e a d a , 12-16 c m de c o m p r i m e n t o( 7, 5 c m

segundo S t a n d l e y , 1 9 3 6 ) , 5 , 5 - 8 c m d e l a r g u r a , p a p i r ã c e a s , v e r d e - o l i v a q u a n d o s e c a s , gla_

bras na face s u p e r i o r , g l a b r a s ou p u b é r u l a s na face inferior q u e é m a i s c l a r a . N e r v u r a s

secundárias 18-20 p a r e s (16 segundo S t a n d l e y ) , q u a s e p e r p e n d i c u l a r e s ã n e r v u r a c e n t r a l ,

chegando bem p r ó x i m a s ΰ m a r g e m o n d e f o r m a m β n g u l o s p o u c o e v i d e n t e s ; d o m á c e a s c o m t u f o d e

pêlos. P e c í o l o g l a b r o o u l i g e i r a m e n t e p u b é r u l o , 0, 5- 1 c m de c o m p r i m e n t o . E s t i p u l a s trj_

angulares, a d p r e s s o - p u b é r u l a s na face d o r s a l , c e r c a d e 0 , 4 c m de c o m p r i m e n t o . I n f l o r e s

cência e m tirsos c o n g e s t o s , m u l t i f l o r o s , a x i l a r e s , d i s p o s t o s n o á p i c e d o s r a m o s ; p e d ٥ n

-culo até 6, 5 c m de c o m p r i m e n t o , h í r s u t o . F l o r e s s u b s ê s s e i s , a c t t n o m o r f a s , p e n t i m e r a s .

Cálice largamente c a m p a n u l a d o , βs v e z e s f e n d i d o uni l a t e r a l m e n t e (segundo S t a n d l e y ) , t o

-mentoso, c o m lobos o b t u s o s , m u i t o p e q u e n o s . C o r o l a c o m p r e f l o r a ç ã o i m b r i c a d a , ovada quan_

do em b o t ã o , c a m p a n u l a d a na a n t e s e , f e n d i d a l o n g i t u d i n a l m e n t e e m u m o u d o i s p o n t o s 0

,6-0 , 7 cm de c o m p r i m e n t o e 0 , 3 5 - 0, 4 c m de l a r g u r a , e x t e r n a m e n t e s e r i c e o - f l a v e s c e n t e - p i l o s a

e internamente g l a b r a , e x c e t o no p o n t o de inserção d os e s t a m e s , d e s p r o v i d a de d o b r a m e m

branácea, lobos o v a d o - r o t u n d a d o s , o b t u s o s , p i l o s o s e m a m b a s a s f a c e s , o m a i s interno e s ­

pesso e b a r b a d o , revolutos na a n t e s e , j u n t a m e n t e c o m p a r t e d o tubo. E s t a m e s 5 ; filetes

subulados, d e l g a d o s , d e n s a m e n t e p i l o s o s da b a s e a t é a p a r t e m e d i a n a ; a n t e r a s o b l o n g a s .

Estilete f i l i f o r m e , e s t i g m a c o m d o r s o c o s t a d o , d i s c o e p í g i n o e n t u m e s c i d o ; ó v u l o s d e 2 0

-24 por lΣculo. C á p s u l a g l o b o s a (mais larga do q u e l o n g a ) , c a s t a n h a c o m m a n c h a s c l a r a s ,

com cerca de 2 , 5 c m d e d i β m e t r o . S e m e n t e s c o m n ٥ c l e o s e m i n í f e r o g e r a l m e n t e m a r r o m , f o

-veado-ruguloso e a l a c a s t a n h o - c l a r a , f o v e a d a , c o m c e r c a de 2 , 5 cm d e c o m p r i m e n t o e 0,9cm

de largura.

Distribuição e E c o l o g i a

B r a s i l , nos e s t a d o s d e R o n d ô n i a , M a t o G r o s s o do Sul e G ó i a s . Em R o n d ô n i a a e s p é c i e

ocorre e m floresta a l t a de terra f i r m e , s o b r e s o l o a r g i l o s o , a t i n g i n d o , até 1 7 m de a l ­

tura e DAP d e 1 5 c m ( C A . C i d e t a l. , 4 8 0 4 , 4 8 9 8 ) . E m M a t o G r o s s o d o Sul e G o i á s o s e x e m

plares coletados até o m o m e n t o a t i n g e m a p e n a s 4 m de a l t u r a .

Mater i a 1 e x a m i n a d o

BRASIL. P a r á . M a r a b á , rio I t a c a í u n a s , s e r r a B u r i t j r a m a , r e g i ã o c o m m i n é r i o d e man_

(8)
(9)

k80h ( I N P A ) ; O u r o Preto d o O e s t e , R o d o v i a C u i a b á - P o r t o V e l h o , km 3 7 8 , R e s e r v a Ecológica C N P q - l N P A , 2 9 j u n 1 9 8 A (fr) , C . A . C i d e t a l . A 8 9 8 ( I M P A ) . G o i á s . A r a g u a t i n s , A n t o n t -n a , 1 7 ago 1 9 6 1 ( f r ) , E . O l i v e i r a 1 7 3 6 ( I A N ) ; J a t a i , fazenda do B a l s a e r o , salto d o rio Corrente, 15 dez 19**8 ( f l ) , H . M o r a e s d e A s s i s  15 0 6 ( S P ) ; M a t o G r o s s o do S u l , C o r u m b á , oeste d a c i d a d e , 1 fev 1 9 8 1 ( f l ) , C . A l m e i d a Ί 6 ( U E C ) .

k. Simira t i n c t o r i a A u b l e t , H i s t . P I . G u i a n e 1 : 1 7 0 , p l . 6 5 . 1775. T i p o : F o r ê t s d'Ora p u , French G u i a n e , A u b l e t s . n . (Holótipo B M ) .

Sickingia tinctoria (Aublet) L e m é e , Fl . G u y a n e F r a n c . 3 : 5 0 5 . 179**· non S c k i n g i a tinctoria (H.B.K.) S c h u m a n n .

Psychotria tinctoria (Aublet) R a e u s c h . N o m . B o t . e d . 3: 5 5 . 1797.

Psychotria p a r v i f l o r a W i l l d . S p . P l . 1: 9 6 2 . 1798.

Psychotria s i m i r a R. et S. S y s t . V e g . 5 : 1 87- 1819.

A r v o r e . Folhas o b l o n g a s a e l í t i c a s , g l a b r a s ou g l a b r e s c e n t e s n a face inferior. Nervuras secundárias 17-23 p a r e s . P e c f o l o g l a b r o .

Flores c o m p e d i c e l o d e 1 a 1,5 cm d e c o m p r i m e n t o , p e n t ã m e r a s . Cãl ice t u r b i n a d o , lo bos dentados. C o r o l a t u b u l o s a , lobos s o b r o t u n d o s , e x t e r n a m e n t e g l a b r e s c e n t e s ou pubéru

los. Estames 5 , presos no tubo d a c o r o l a ; anteras b i l o c u l a r e s . Material e x a m i n a d o

Não tivemos e m m ã o s n e n h u m e x e m p l a r d e S. tinctoria para e s t u d o . E n t r e t a n t o o p t a ­ mos pela inclusão d e s s a e s p é c i e na chave para identificaçã o d e v i d o a sua o c o r r ê n c i a no Suriname e Guiana F r a n c e s a ( S t e y e r m a r k , 1 9 7 2 ) .

A descrição sucinta a p r e s e n t a d a foi baseada na d i a g n o s e feita por A u b l e t ( 1 7 7 5 ) e nas observações d o e x e m p l a r tipo relatadas por B r e m e k a m p (195*0 e S t e y e r m a r k ( 1 9 7 2 ) .

S. tinctoria m o r f o l o g i c a m e n t e se a s s e m e l h a a S. rubescens d a qual d i f e r e por a p r e sentar folhas m a i o r e s e m a i o r n ٥ m e r o d e n e r v u r a s s e c u n d á r i a s . A c o r o l a e os lobos do cã lice são menores do q u e e m S. r u b e s c e n s .

5. Simira p i l o s a M . R . B a r b o s a e A. L. P e i x o t o . T i p o : B r a s i l , M a t o G r o s s o , Cui a b á , es trada de Cuiabá a C u i a b á de L a r g a , o u t . 191^ ( f l ) , J . G . K u h l m a n 1518 (Holót_i_ po S P ! ) .

F i g . 3

(10)

longae, 0,35 cm latae.

Thyrsus c o n g e s t u s m u f t i f í o r u s , p e d u n c u l o f e r r u g i n e o p i l o s o, 3 c m longo. F l o r e s subzi

g o m o r p h i , cálice t r u n c a t o , lobis i n c o n s p i c u i s breve t r i a n g u l a r i b u s , pi l o s i s , h y p a n t h o to

m e n t o s o ; c o r o l l a late o v a t a a e s t i v a t i o n e i m b r i c a t a , l a t e r a l i t a uni vel b i f i d a , e x t u s ba

se excepta t o m e n t o s a , intus g l a b r a , f i l a m e n t o r u m i n s e r t í o n i b u s p i l o s a , lobis p i l o s i s ,

revolutis. S t a m i n a  5 , f i l a m e n t i s p i l o s i s . S t y l u s g r a c i l i s b i r a m o s u s , ramis levita apla_

natis. D i s c u s e p i g i n u s a n n u l a r i s . O v a r i u m b i l o c u l a r e c a . 20 o v u l i s h o r i z o n t a l i t a dis^

pos í t i s.

A r v o r e c o m folhas l a r g a m e n t e o v a d a s o u r o t u n d a d a s , á p i c e e base o b t u s o s , 6­9 c m

de c o m p r i m e n t o e  3 , 5 ­ 5 c m d e l a r g u r a , m e m b r a n á c e a s , g l a b r a s o u e s p a r s a m e n t e p i l o s a s na

face s u p e r i o r , com pêlos longos na f a c e i n f e r i o r ; p i l o s i d a d e m a i s d e n s a a o longo d a s ner

v u r a s . Nervuras s e c u n d á r i a s  1 2 ­ 1 3 p a r e s ; d o m á c e a s c o m t u f o de p ê l o s . P e c í o l o e s p a r s o

-piloso com  0 , 5 ­ 0 , 9 c m de c o m p r i m e n t o . E s t i p u l a s v í l o s a s , c e r c a d e 0,5 c m d e c o m p r i m e n ­

to e 0,35 c m d e )argura. Inf]orescênc'ias em tirsos cortgestos, mu) t if loros; p e d u n c u l o f e r

-rugíneo-pi loso, até 3 cm d e c o m p r i m e n t o . F l o r e s subz i g o m o r f a s . C á l i c e truncado, lobos pojj

co d e f i n i d o s , levemente t r i a n g u l a r e s , t o m e n t o s o n o h i p a n t o , p i l o s o e m d i r e ç ã o a o s lobos.

Corola largamente o v a d a de p r e f l o r a ç ã o i m b r i c a d a , r o m p e n d o - s e na a n t e s e , e m u m o u d o i s

p o n t o s , e x t e r n a m e n t e t o m e n t o s a e x c e t o na b a s e , internamente g l a b r a , e x c e t o no p o n t o d e

inserção dos estames e nos lobos q u e são torcidos r e v o l u t a m e n t e . E s t a m e s 5, f M e t e s p i ­

losos da base a t é b e m p r ó x i m o a o á p i c e . E s t i l e t e d e l g a d o ; e s t i g m a b í f i d o ,1 e v e m e n t e apla_

nado; d i s c o e p í g i n o p o u c o e n t u m e s c i d o ; o v a r i o c e r c a d e 20 ó v u l o s e m cada l ó c u l o .

D i s t r i b u i ç ã o g e o g r á f i c a

Simira pilosa é c o n h e c i d a a p e n a s p e l a c o l e ç ã o t i p o , o r i g i n a r ia de C u i a b á , M a t o G r o £

s o .

(11)
(12)

6 . Simira hadrantha (Standley) S t e y e r m a r k , M e m . New Y o r k B o t . G a r d . 2 3 : 3 0 6 . 1 9 7 2 . T i p o : P e r u , D e p t o . L o r e t o , Rio M a z a n , Garnitanacocha, 5 m a r 1 9 3 5 ( f l ) , J . M . S c h u n k e 3^7 (Holótipo F ; Isõtipo IAN! U S ; F o t ó t i p o F! R B R ! ) .

S i c k i n g i a h a d r a n t h a S t a n d l e y , Field M u s . N a t . H i s t . P u . B o t . 2 2 ( 1 ) : 5 7 . 1 9^ 0 . F i g . 4

A r v o r e a t é 1 0 m de a l t u r a e 80 c m de d i β m e t r o , ramos d e c a s t a n h o s - e s c u r o s a m a r ­ rons. Folhas e l í t i c a s , o n d u l a d a s , o b t u s a s a a r r e d o n d a d a s n a b a s e , a c u m i n a d a s no á p i c e , 1 3 , 5- 1 9, 5 cm de c o m p r i m e n t o e 6 - 1 0 c m de l a r g u r a , s u b c o r i á c e a s , g l a b r a s . N e r v u r a s s e c u n darias 1 2- 1 3 p a r e s , d o m ã c e a s p o u c o e v i d e n t e s . P e c í o l o 1 , 3 - 2 c m de c o m p r i m e n t o , g l a b r o . I n f1o r e s c ê n c i a s em tirsos a l o n g a d o s , c o n g e s t o s , 9 - 1 1 cm de c o m p r i m e n t o , t r i c o t ô m i c a s , pro v i d a s d e brácteas folrãceas no p o n t o d e r a m i f i c a ç õ e s ; p e d ٥ n c u l o f e r r u g í n e o - p i l o s o c o m 2 , 5 - 3 cm de c o m p r i m e n t o . F l o r e s a c t i n o m o r f a s , p e n t β m e r a s , p e d i c e l o c u r t o , p i l o s o . C ã1 J _ ce irregularmente 5- l o b a d o , g l a b r o , lobos l a n c e o l a d o s , m a i o r e s d o q u e o t u b o , sinus a r ­ r e d o n d a d o , c e r c a d e 0 , 3 c m de c o m p r i m e n t o (incluindo o h i p a n t o ) . Corola c a m p a n u1a d a , pre floração i m b r i ç a d a , e x t e r n a m e n t e g l a b r a e i n t e r n a m e n t e d e n s a m e n t e f 1 a v e s c e n t e - p i1o s a p r i n c i p a l m e n t e na m e t a d e i n f e r i o r , 0 , 3 5 0 , 4 cm d e c o m p r i m e n t o ; lobos t r i a n g u l a r a l o n g a -d o s . Estames 5 , p r e s o s na base -da c o r o l a ; f i l e t e s a p l a n a -d o s . E s t i l e t e -d e l g a -d o , e s t i g m a

ligeiramente c o s t a d o ; disco e p f g i n o pouco e n t u m e s c i d o . Frutos d e s c o n h e c i d o s .

D i s t r i b u i ç ã o e e c o l o g i a

S. h a d r a n t h a e r a c o n h e c i d a a p e n a s pela c o l e ç ã o q u e tipifica a e s p é c i e , p r o c e d e n t e da a m a z õ n i a p e r u a n a . Aqui sua ã r e a d e o c o r r ê n c i a e a m p l i a d a para a arnazônia b r a s i l e i ­ ra .

Material e x a m i n a d o

B R A S I L . A m a z o n a s : Rio S o l i m õ e s , igarapé B e l é m , 1 5 dez 19 4 8 (fl). R . L . F r ó e s 2 3 7 1 6 (IAN) .

Das e s p é c i e s de S i m i r a e s t u d a d a s , a p e n a s S. h a d r a n t h a a p r e s e n t a e s t a m e s com f i l e ­ tes a p l a n a d o s e presos na base d a c o r o l a . Esta e s p é c i e também é d i s t i n t a d a s d e m a i s por apresentar a coro)a, internamente, d e n s a m e n t e p i J o s a e o s lobos t r i a n g u l a r - a l o n g a d o s .

7 . S i m i r a rubescens (Bentham) B r e m e k a m p ex S t e y e r m a r k , M e m . New Y o r k B o t . G a r d . 2 3 : 301. 1 9 7 2 . T i p o : B r a s i l , A m a z o n a s , a d gapó M a n a q u i ry , ad o r a m mer id iona 1 em f lum. A m a z o n u m , ad o s t i u m f l u m . S o l i m õ e s , j u n 1 8 5 1 , S p r u c e 1601 (Holótipo K! Isõti­ po NY) .

Spruces rubescens B e n t h a m et H o o k e r , Journ. S o t . K e w M i s c . 5·" 2 3 0 . ) 8 5 3

(13)
(14)

S i c k i n g .a j a p u r e n s i s S c h u m a n n , in M a r t . F T . B r a s . 6 ( 6 ) : 2 2 9 . 1 8 8 9 .

S i c k i n g i a x a n t h o s t e m a S c h u m a n n , in M a r t . F l . B r a s . 6 ( 6 ) : 2 2 9 . 1 8 8 9 .

F i g . 5 

A r v o r e , Ί a 8 m d e a l t u r a , raro a r b u s t o , c e r c a d e 3 m d e a l t u r a ; r a m o s c i l í n d r i ­ c o s , c a s t a n h o - e s c u r o s o u c i n z e n t o s . F o l h a s i n t e i r a s , o b l o n g a s a e l í t i c a s , á p i c e a g u d o e base a r r e d o n d a d a o u largamente o b t u s a , raro ligeiramente a u r i c u l a d a , 9 , 6- 2 4 c m ( 3 0 cm) de c o m p r i m e n t o e 5 1 2 c m de l a r g u r a , p a p i r á c e a s , g l a b r a s na face s u p e r i o r e e s p a r s o p i -losas na face inferior. N e r v u r a s s e c u n d á r i a s 1 0- 1 3 p a r e s , p r o v i d a s de d o m á c e a s p i l o s a s na a x i l a . P e c í o l o e s p a r s o p i l o s o , 0 , 8 1 c m de c o m p r i m e n t o . E s t i p u l a s l o n g o l a n c e o l a -d a s , á p i c e a g u -d o , l i g e i r a m e n t e c a r e n a -d a s n o -d o r s o , l, 2- l, 7 c m de c o m p r i m e n t o , 0 , 3 - 0 , 3 5 c m de largura na b a s e . I n f l o r e s c ê n c i a s e m t i r s o s c o n g e s t o s , t e r m i n a i s , 2 , 5 - 5 c m d e c o m p r i ­ m e n t o ; p e d u n c u l o f e r r u g í n e o - p i l o s o na f l o r a ç ã o , g l a b r e s c e n t e na f r u t i f i c a ç ã o 0 , 5 - 2 , 5 c m de c o m p r i m e n t o . F l o r e s s u b s é s s e i s , p e n t ã m e r a s , s u b z i g o m o r f a s , de p r e f l o r a ç ã o imbriçada; cálice p u b é r u l o , c o m lacínios b e m d e l i m i t a d o s , o v a d o - t r i a n g u l a r e s , c i l i a d o s , c e r c a de 0 , 4 c m de c o m p r i m e n t o ; h í p a n t o p u b é r u l o . C o r o l a u r c e o l a d a e m b o t ã o floral t o r n a n d o - s e c a m p a n u l a d o na a n t e s e , g l a b r a o u g l a b r e s c e n t e , e x t e r n a e i n t e r n a m e n t e , e x c e t o no p o n t o d e inserção d o s e s t a m e s , p r o v i d a d e d o b r a m e m b r a n ã c e a n a face i n t e r n a , 0,9-1 c m de c o m ­ p r i m e n t o , 0 , 5 - 0 , 7 c m d e l a r g u r a ; lobos p u b é r u l o s na face i n t e r n a , d e s i g u a i s e n t r e s i , o m a i s e x t e r n o ligeiramente m a i o r do q u e o s d e m a i s , c o m ápice a l a r g a d o , s e m i l u n a r , c i l i a -d o , o s -d e m a i s c o m á p i c e s e m i l u n a r m e n o s e v i -d e n t e e ei lios m e n o s c o n s p í c u o s , sen-do u m -d os lobos d e ápice a r r e d o n d a d o , não s e m i l u n a r . Estames 5 6 , e x s e r t o s na a n t e s e ; f i 1 e t e s s u -b u l a d o s , p i l o s o s na -b a s e , g l a -b r e s c e n t e s e m d i r e ç ã o a o á p i c e ; a n t e r a s d o r s i f i x a s , o -b l o n ­ g a s , a m a r e l a s ou v e r m e l h a s . E s t i l e t e f i l i f o r m e ; e s t i g m a c o m dorso c o s t a d o , d i s c o e n t u -m e s c i d o . C á p s u l a o r b i c u l a r - a l o n g a d a , e p i c a r p o p a r d o a -m a r r o -m - a c i n z e n t a d o , v e r r u c o s o , pqn

tuado d e b r a n c o , 2 , 5 - 3 c m d e c o m p r i m e n t o , 2 - 2 , 5 cm de l a r g u r a ; d e i s c e n c i a por a b e r t u r a ٥ n i c a . S e m e n t e c a s t a n h o - a v e r m e l h a d a , p o n t u a d a de b r a n c o .

D i s t r i b u i ç ã o e e c o l o g i a

S . rubescens o c o r r e na A m a z ô n i a v e n e z u e l a n a , p e r u a n a e b r a s i l e i r a , no s u b - b o s q u e de m a t a s d e terra f i r m e , v á r z e a e igapó. N o Brasil p a r e c e f r e q ٧ e n t e e m toda a b a c i a a m a _ z ô n i c a , tendo sido c o l e t a d a nos e s t a d o s do A m a p á , A m a z o n a s , P a r á , M a r a n h ã o , G o i á s , R o n ­ dônia e M a t o G r o s s o .

De a c o r d o c o m as e t i q u e t a s d o material e x a m i n a d o toda a p l a n t a a d q u i r e c o l o r a ç ã o a v e r m e l h a d a d e p o i s d e s e c a . A m a d e i r a é c l a r a t o r n a n d o - s e a v e r m e l h a d a d e p o i s de c o r t a ­ da e tem odor de b a u n i l h a . A s flores são brancas o u rosadas e m u i t o p e r f u m a d a s .

N o m e c o m u m

F a l s o - p a u - b r a s í 1 , c a n e l a - d e - s a r a c u r a . Material e x a m i n a d o

V E N E Z U E L A . T e r r . A m a z o n a s , P u e r t o A y a c u c h o , mai 1 9 3 1 , H o l t e t G . B l a k e 831 ( I A N ) ,

(15)

BRASIL. Amapá: Macapá, braço do rio Macacoary, 25 abr 198] (fl),

B. Rabelo  1 1 9 3

(MG);

Rio Araguari, porto Platon, 16 ago

1 9 6 1

( f

1

, fr), J.

M. Pires et al. 50369

(IAN, M G ) ;

Ibid., ibid., 15 ago

1 9 6 1

(fl),

J . M . Pires et al. 50333

(I AN, MG); Rio Araguai, campo,

2 2

Jul

1 9 5 1

(fl),

R. L. Fróes et G. Black 27565

(IAN); rio Flechal,

1 3

ago 1

962

(f1)

, J.

M. Pires et P. Cavalcante 52517

(IAN, MG); ibid.,

1 1

ago

1 9 6 2

(fr),

J. Μ. Pires et P.Ca

valcante 52515

(IAN); rio Jari, próximo a Santo Antonio da Cachoeira, 30 jul

1 9 6 1

(fl),

Egler et Irwin 46048

(IAN); rio Jari, entre Monte Dourado e Arapiranga,

2 2

jun 1968

(fl),

E. Oliveira 4608

(IAN). Amazonas: Humaitá, próximo a Livramento, rio Livramento, em ma

ta de terra firme,

1 2

out -

6

nov 1934,

B. A. Krukoff 6569

(IAN); Itacoatiara, igarapé

da boca do lago de Serpa,

4

jul 1913 (f

1

, f

r),

A . Ducke 12504

(MG); rio Solimões, acima

de Caiçara, boca do lago, 16 nov 1940 (fl),

A. Ducke 629

(MG). Pará: Alenquer, margem

do rio Curuá,

2 7

nov

1 9 7 3

(fr),

Ribeiro 428

(IAN); Ibid., alto rio Curuã, região da ca­

choeira Benfica,

2 7

fev 1953 (fl),

R. L. Fróes 29423

(IAN); Altamira, baixo rio Xingu,

2 2

nov

1 9 5 5

( f

1

, fr),

R. L. Fróes 32526

(IAN); ibid., Garotere, rio Fresco, 31 jul 1962

(fl, fr),

Ν. T. Silva  7 5 0 ;

Belém, horto do Museu Goeldi,

9

ma?

1 9 6 1

(fr),

P. Cavalcante

I384

(MG); Bragança, campo alagado, cultivada no campo de terra firme,

9

abr 1955,

J.M.

Pires et N. Silva 4822

(I A N ) ; ibid., boca do Solimões, ago 1906 (fl),

J . S. Santos 7287 

(MG); Cametá,

1 3

set

1 9 0 3

(fr),

R. Siqueira 37Ô5

(MG); ibid., rio Vizeu,

6

fev

I 9 6 I( f1 ,

fr),

E. Oliveira 1291

(IAN); Gurupã, entre Gurupá e serraria Xingu,

6

fev 1979 (fl),

N.

T. Silva et C . Rosário 5023

(MG); Igarapé Peixe-boi, 30 ago 1949,

Ν. Silva 325

(fl) IAN;

Iguabinha, entre Flexal e São Raimundo, rio Cupari,

2 8

dez 1947 (fr)

G. Black 47-2129

(IAN); Ilha Maior, Jacarecaia, rio Tocantins, acima de Cametá, 25 jun

1 9 8 0

(fl),

Revil-la et al.

4 5 1 8

(INPA, RBR); Itaboca, rio Tocantins,

1 1

jul 1916 ( f

1

, fr im),

A. Ducke

16240

(MG); Japurá, rio Caqueta, La Pedrera, 29 nov

1 9 1 2

(fl),

A . Ducke 12335

(MG);

La-geira, rio Maicuru, riverbank,

1 9

jul 198

1

( f

1

, fr),

Strudwick et Sobel 3218

(INPA); Ma

rabã, Capoeira do Campo, 26 jun 1949,

R. L. Fróes et G. Black 24702

(IAN); ibid., serra

de Buritirama, rio Itacaiunas,

2 7

jul

1 9 7 0

( f

1

, fr),

J . M. Pires et R. P. Belém 12309 

(IAN); Monte Alegre, estrada para CANP, beira de igarapé, abaixo de ponte grande,

9

mai

1953

(fl),

Lima 531479 (

IAN); Monte Dourado, Rio Ja٥, beira da gruta,

l 8

nov

1 9 6 7

(fr),

E. Oliveira 3620

(lAN); ibid., rio Jari, entre Monte Dourado e Caracur٥, 17 nov

1 9 6 7

(fr),

E. Oliveira 3575

(IAN); Oriximiná, rio Paru do Oeste,

4

set

1 9 8 0

(fl, fr im

),C.A.

Cid et al . 2010

(INPA); ibid., Porteira, rio Trombetas,

1

dez 1973 (ffr

),B.S. Pena 402

(IAN) Santarém, região do planalto de Santarém, rio Curua٥na,

1 8

jul 1955 (fl),

R- L.

Fróes 31958

(IAN); São Miguel, rio Tocantins, 13 set

1 9 4 8 ,

R. L. Fróes 23420

(IAN); Seco

Grande, rio Itacaiuna,

2 0

jun

1 9 4 9

(fl),

R. L. Fróes et G. Black 24615

(IAN); ibid., rio

Itacaiuna, Ponta de Pedra, 14 jun 1949,

R. L. Fróes et G. Black 24487

(IAN); Senador Jo

sé Porfírio, baixo rio Xingu, várzea seca da ilha do Piteruçu,

l 8

out 1984 (fl),

S.

Al-meida

1 2 6

(MG); ibid.,

2 7

out

1 9 8 4

(fr),

S. Almeida 173

(MG); alto Tapajós, Vila Nova,

cachoeira do Chacorão,

2 2

jan

1 9 5 2

(fl),

J . M. Pires 3996

(IAN); Tucuruí, margem direi­

ta do rio Tocantins, igarapé Pimenta,

8

fev

1 9 8 0

(fl),

P. Lisboa et al. 1508

(INPA, M G ) ;

Igarapé que vai para o lago Centrinho, região do rio Jari, rio Caracur٥,

1

mai

1963(fr),

(16)
(17)

1 9 4 9 ( f r ) . J . Μ. P i r e s e t G. Black 1768a ( J A N J ; M a r a n h ã o , rio M e a r i m , S a n t a C r u z , 2 1 mar 1 9 7 6 , N. Silva 4 2 9 8 ( I A N ) ; rio M a r a c a c u m e , 1 0 jul 1 9 5 8 ( f l ) , R. L . F r ó e s 3 4 4 6 8 ( I A N ) . G o i á s : A r a g u a t i n s , U r u r i c a c a , b r a ç o d o rio A r a g u a i a , J g a r a p é , 18 a g o 1 9 6 1 ( f r ) , E . O l i -veira 1777 ( I A N ) ; i b i d . , rio P i r a n h a , b r a ç o do rio A r a g u a i a , 2 mai 1 9 6 1 (f 1) , E . 01ive_i ra 1 6 6 5 ( 1A N ) . R o n d ô n i a : E n t r e P i m e n t a B u e n o e R o u l i n d e M o u r a , 5 k m de J a b u t i , 7 dez I 9 8 2 ( b o t ) , P . L i s b o a e t a l . 2861 ( M G ) ; P o r t o V e l h o , c a c h o e i r a S a m u e l , 2 9 mai 1 9 5 2 ( f r ) , G . B l a c k e t E . C o r d e i r o 52-14601 ( I A N ) .

S. r u b e s c e n s a p r e s e n t a uma considerável a m p l i t u d e de v a r i a ç ã o n o s c a r a c t e r e s m o r f o l ó g i c o s , e s p e c i a l m e n t e n o que se refere a o t a m a n h o e p i l o s i d a d e d a s f o l h a s , p i l o s i d a -de na s u p e r f í c i e e x t e r n a d a c o r o l a e d o c á l i c e . 0 material d a venezuel a a p r e s e n t a , em sua m a i o r i a , a corola e x t e r n a m e n t e g l a b r a , e n q u a n t o no material c o l e t a d o n o Brasil a c o r o l a varia d e q u a s e g l a b r a a d e n s a m e n t e e s t r i g o s a . Os f i l e t e s v a r i a m de p u b e s c e n t e s na p o r ­ ção basal (material da V e n e z u e l a ) a g l a b r o s o u p u b e s c e n t e s (no material b r a s i l e i r o ) ; o s

lobos do c á l i c e podem v a r i a r de r o t u n d a d o s a a g u d o s e f r e q ٧ e n t e m e n t e são irregulares.

S t e y e r m a r k ( 1 9 7 2 ) c o l o c a e m s i n ô n i m o as e s p é c i e s S í c k i n g i a t i n c t o r í a e S . j a p u r e n sis por c o n s i d e r a r impossível d i s t i n g u í - 1 a s de S. r u b e s c e n s b a s e a d o n a d i v i s ã o d o cáli c e , t a m a n h o d a c o r o l a e c o m p r i m e n t o d o s e s t a m e s , como p r o p o s t o por S c h u m a n n ( 18 8 9 ). E s ­ se m e s m o a u t o r t a m b é m n ã o a c h a possível r e c o n h e c e r S. x a n t o s t e m a c o m o taxon d i s t i n t o , baseando-se n a c o l o r a ç ã o d a a n t e r a e d o p ó l e n , como t a m b é m p r o p o s t o por S c h u m a n n ( 18 8 9 ) . Entretanto a f i r m a q u e h á uma t e n d ê n c i a no material c o n s i d e r a d o c o m o S. j a p u r e n s i s de apre sentar a b a s e d o h i p a n t o m a i s a t e n u a d a e e x t e n t e n d o - s e n u m p e d i c e l o m a i s a l o n g a d o , c a ­ racterística e s t a i n c o n s t a n t e e insuficiente p a r a d i s t i n g u i r o s d o i s t a x o n s .

S i m i r a p a r a e n s i s (Baillon) S t e y e r m a r k , M e m . New Y o r k B o t . G a r d . 2 3 : 3 0 7 · 1 9 7 2 . TJ_ p o : B r a s i l , P a r á , s . d . , S t . - H i l a i r e s.n. (Holõtipo P ) .

C h i m a r r h i s p a r a e n s i s B a i l l o n , A d a n s o n i a 1 2 : 3 0 8 . 1 8 7 9 .

S í c k i n g i a p a r a e n s i s S c h u m a n n , in M a r t i u s , F l . B r a s . 6 ( 6 ) : 2 3 1 . 18 8 9 . F i g . 6 a

A r v o r e p e q u e n a , a t é 3 m de a l t u r a , com ramos c i l í n d r i c o s , c a s t a n h o s , f e r r u g í n e o -pubérulos. Folhas o b l o n g a s , á p i c e a c u m i n a d o , b a s e o b t u s a , raro t r u n c a d a , r o t u n d a d a ou l_j_ geiramente c o r d a d a , 1 9- 3 2 cm (7,5-11 cm) d e c o m p r i m e n t o , 7 - 1 3 c m ( 4 - 6 cm) d e 1 a r g u r a , pa piráceas, g l a b r a s n a face s u p e r i o r e p u b e s c e n t e s n a face i n f e r i o r . N e r v u r a s s e c u n d á r i a s cerca d e 1 3 p a r e s ( 9 - 1 1 , s e g u n d o S c h u m a n n ) , d o m á c e a s p o u c o e v i d e n t e s . P e c í o l o 0 , 6 - 0, 8 cm de c o m p r i m e n t o , r u f o - p u b é r u l o . In f l o r e s c ê n c i a s c u r t a s , c o n g e s t a s , c e r c a de 2 cm d e c o m primento, p e d u n c u l o r u f o - p i l o s o ; b r á c t e a s e b r a c t é o l a s p e q u e n a s , o v a d o - t r i a n g u l a r e s , p_i_ losas na face d o r s a l , c i l i a d a s ; b r á c t e a s , d a b a s e do p e d u n c u l o , o b l o n g o - 1 a n c e o l a d a s , á p i ce c a u d a d o , c o m cerca de 3 c m d e c o m p r i m e n t o e 0,8 c m d e l a r g u r a . Flores s u b s s é s e i s , pen_ tβmeras. C á l i c e c u p u l i f o r m e , u n i 1 a t e r a l m e n t e f e n d i d o , i r r e g u l a r m e n t e d e n t a d o o u e r o s o

(18)
(19)

dentado, e s p a r s o p i l o s o , c í l i a d o , com 0 , 3 0 , 3 5 cm de comprimento; hipanto e s p a r s o p i l o

-so. Corola tubulosa, com prefloraçao imbricada, externamente glabrescente e internamerj

te p i l o s a próximo a inserção dos estames, desprovida de dobra membranácea, com 0 , 8 - 0 , 9 c m

de comprimento, 0 , 4 - 0 , 5 cm de l a r g u r a ; l a c í n i o s ovados ou obtusos, o mais externo c i l i £

do. Estames 5 , exsertos com f i l e t e s subulados, p i l o s o s na base. Disco carnoso. Cápsula

o r b i c u l a r , 3 - 3 , 5 cm de comprimento 2 , 8 - 3 cm de l a r g u r a . Semente com manchas marrons na

região do núcleo semi ηffer o e castanho-clara na região da a l a , cerca de 2 , 3 cm de

com-primento, 0 , 9 cm de l a r g u r a .

D i s t r i b u i ç ã o e E c o l o g i a

S. p a r a e n s i s ocorre em mata de t e r r a firme nos estados do Amazonas e Pará e Rondo

nia.

Material e x a m i n a d o

BRASIL. Amazonas: Manaus, mata do J a p i h y , mar 1945 ( f 1 , f r ) , R.L.Fróes 20493(IAN); I b i d . , estrada do Mindu, 3 nov 1 9 5 5 ( f r ) , D . F . C o e l h o 2270 (INPA). São Gabriel da C a -choeira, margem d i r e i t a do r i o Negro, próximo a boca do r i o Marié, 1 2 out 1987 ( f r ) , C . A. Cid e t a l . 93^9 (INPA, RBR); Rondônia. Rio Mutumparaná, 1 0 km above Mutumparaná, r i -ver bank, 2 3 nov 1968 ( f r ) , P r a n c e e t a l . 8794 (INPA, K , NY).

S. paraensis destaca-se das demais espécies de S i m i r a que apresentam frutos com valvas inteiras, pelas maiores dimensões e c o n s i s t ê n c i a mais firme dos f r u t o s . As

fo-lhas, embora g l a b r a s , apresentam-se sedosas ao tato. Parece afim a S . rubescens da qual se distingue principalmente, pelo f r u t o , de maiores dimensões, e folhas com base g e r a l

-mente obtusa e domãceas pouco evidentes.

SUMMARY

The gtnut, Simifia it> fiepn.es ente.d in Brazilian Amazonia by eight òpe.cies:S. pi&onii

úotmíò, S . mac/wcAaZoA, S. cofiumben&iA, S . tinctofúa, S . hadfiantha, S . fiubescem», S . pa

ηανηΑλΑ and a new í>pzcies ^fiom Mato Gfioòòo. these., S . tmbeAcent, hat, the. widest

dis-txibution, ocunjiing {,fie.quently -in Bfuxzitian, Venezuetanand PeAuvian Amazonia, S . pisonÁÃ.

£omíò occuhs In BnaziZÁan and PeAuvian Amazônia, but theAe. is also a diòtinct

populati-on in the òouth o& the. òtate ofa Bahia. S . hadfiantha, pfieviouòty populati-onty known in PeAuvian

Amazonia, ii> cited fioA the. ^inst time, in BfiaziZ. The. pfiincipattaxonomic choAacteAtôticA

to identify the òpecies afie, the, aestivation and haüiinesò ofa the cofiolta, the numbe.fi o^

(20)

R e f e r ê n c i a s b i b l i o g r á f i c a s

A u b l e t , J . B. C. F . - 1775. H i s t o i r e d e s P l a n t e s d e l a G u i a n e F r a n ç a i s e . P a r i s , Chez P. F . D i d o t . , 1 : 1 7 0 - 1 7 2 .

B r e m e k a m p , C. Ε . B . - 1 9 5 4 . The identity of S i m i r a t i n c t o r i a A u b l . A u b l . A c t a B o t . N e e r l . , 3 ( 1 ) : 1 5 0 - 1 5 3 .

D w y e r , J . D. - 1 9 8 0 . R u b i a c e a e in W o o d s o n , R. E . , S c h e r y , R. W. et c o l . , F l o r a of P a n a m a . P a r t IX ( I I ) . Ann. M i s s o u r i B o t . G a r d . , 6 7 ( 2 ) : 2 5 7 - 5 2 2 .

P e i x o t o , A. L . - 1 9 8 2 . A s e s p é c i e s de S i m i r a ( R u b i a c e a e , R o n d e l e t i e a e ) do N o r t e d o E s t a do do E s p í r i t o Santo. A r q . O n i v . F e d . R u r . R i o d e J a n e i r o , 5 ( 2 ) : 1 1 5 - 1 2 8 .

S c h u m a n n , Κ. - 1 8 8 9 . R u b i a c e a e i n : M a r t i u s . F l o r a B r a s i l i e n s i s , 6 ( 6 ) : 2 2 3 - 2 3 5 .

S t a n d l e y , P. C. - 1 9 3 0 a . T h e R u b i a c e a e of C o l o m b i a . F i e l d M u s . N a t . H i s t . P u . B o t . , 7 (1):1-176.

- 1 9 3 0 b . T h e R u b i a c e a e o f B o l i v i a . F i e l d . M u s . N a t . H i s t . P u . B o t . , 7 (4):255-339.

- _ _ 1936. S t u d i e s o f A m e r i c a n P l a n t s I V . F i e l d M u s . N a t . H i s t . P u . B o t . 11:145-276

- 1940. S t u d i e s o f A m e r i c a n P l a n t s I X . F i e l d M u s . N a t . H i s t . P u . B o t . 2 2 ( 1 ) : 3 - 6 2 .

S t a n d l e y , P. C . & R e c o r d , S. J . - 1 9 3 6 . The f o r e s t a n d f l o r a of B r i t i s h H o n d u r a s . F i e l d M u s . N a t . H i s t . P u . B o t . , 12:1-432 + 16 p i .

S t e y e r m a r k , J . - 1 9 7 2 . The B o t a n y of G u y a n a H i g h l a n d IX. M e m . N e w Y o r k B o t . G a r d . , 2 3 : 2 9 9 - 3 0 9 .

- 1 9 7 4 . R u b i a c e a e i n : F l o r a d e V e n e z u e l a , v. 9 ( 1 , 2 , 3 ) : 1 - 2 0 7 0 . C a r a c a s , E d . I n s t . B o t .

(Aceito p a r a p u b l i c a ç ã o e m 16.11.1989)

!

Imagem

Fig. 1. Simira pisoniiformis:  a .  h a b i t u s ;  b .  b o t ã o  f l o r a l ;  c
Fig. 5. Simira rubescens; a.  h a b i t u s ;  b .  b o t ã o  f l o r a l ;  c . flor  a b e r t a ;  d

Referências

Documentos relacionados

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Ainda nos Estados Unidos, Robinson e colaboradores (2012) reportaram melhoras nas habilidades de locomoção e controle de objeto após um programa de intervenção baseado no clima de

Visando mitigar riscos e oferecer a pronta- resposta adequada em caso de incidentes ou acidentes na Reserva do Paiva, foram implantadas pela AGRP, com a coordenação da Consultoria

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

¢ll', ™pe• oÙ m£qon œrga qalassopÒrwn ¡li»wn ka• buq…hj oÙk o‧da dolorrafšoj dÒlon ¥grhj, Leukoqšhj œce dîma baqÚrroon, e„sÒke pÒntou ka• s ka•

jantar, onde pedi para cada um levar um convidado não crente, fui surpreendida, compareceram vários jovens sem ser evangélicos e que nunca nem entraram em Igreja

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

O Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (ONU, 2005), ao propor a construção de uma cultura universal de direitos humanos por meio do conhecimento,