• Nenhum resultado encontrado

Enraizamento de estacas herbáceas dos porta-enxertos de videira Campinas (IAC 766) e Jales (IAC) 572 em diferentes substratos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Enraizamento de estacas herbáceas dos porta-enxertos de videira Campinas (IAC 766) e Jales (IAC) 572 em diferentes substratos"

Copied!
4
0
0

Texto

(1)

1633

Enraizamento de estacas herbáceas dos porta-enxertos de videira ‘Campinas’ (IAC 766) e ‘Jales’ (IAC) 572...

Ciência Rural, v.34, n.5, set-out, 2004. Ciência Rural, Santa Maria, v.34, n.5, p.1633-1636, set-out, 2004

ISSN 0103-8478

Enraizamento de estacas herbáceas dos porta-enxertos de videira ‘Campinas’ (IAC 766)

e ‘Jales’ (IAC) 572 em diferentes substratos

1

Sérgio Ruffo Roberto2 Fernando Mendes Pereira3 Carmen Silvia Vieira Janeiro Neves2

Bruno da Silva Jubileu4 Mateus Carvalho Basílio de Azevedo5

Herbaceous cutting rooting of ‘Campinas’ (IAC 766) and ‘Jales’ (IAC 572) vine roostocks on different growth medium

NOTA

-1Parte do projeto 474709/01-9 financiado pelo Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na

modalidade de Auxílio à Pesquisa.

2Engenheiro Agrônomo, Professor Adjunto, Universidade Estadual de Londrina (UEL), CP 6001, 86051-990, Londrina, PR.

Pesquisador do CNPq em Produtividade em Pesquisa. Autor correspondente: sroberto@uel.br

3Engenheiro Agrônomo, Professor Titular, Universidade Estadual Paulista, Via de acesso Professor Paulo Donato Castellane, s/n.

14884-900, Jaboticabal, SP.

4Acadêmico de Agronomia, UEL.

5Aluno de Mestrado em Agronomia e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), UEL.

RESUMO

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o enraizamento de estacas herbáceas de dois porta-enxertos de videiras (‘Campinas’ - IAC 766 e ‘Jales’ - IAC 572) em três tipos de substratos (casca de arroz carbonizada, vermiculita de grânulos finos e vermiculita de grânulos médios). Para tanto, estacas retiradas de plantas matrizes livres de vírus foram preparadas a partir das porções medianas de ramos tenros e verdes. O enraizamento foi realizado em caixas plásticas perfuradas contendo os substratos em câmara de nebulização. O delineamento experimental empregado foi o inteiramento casualizado com 6 tratamentos e 5 repetições, sendo cada parcela composta por 10 estacas. Após quatro semanas da estaquia, o efeito dos fatores (porta-enxertos e substratos) foi avaliado, e se pode concluir que: a) a porcentagem média de enraizamento dos porta-enxertos nos diferentes substratos é alta (90%); b) a casca de arroz carbonizada propicia os melhores resultados de enraizamento para os porta-enxertos estudados; e c) o ‘Campinas’ é superior em relação ao ‘Jales’ quanto ao número de raízes emitidas por estaca e à matéria do seu sistema radicular.

Palavras-chave: Vitis spp., propagação, raízes, produção de mudas, estaquia.

ABSTRACT

This research was an attempt to evaluate the herbaceous cutting rooting of two vine rootstocks (‘Campinas’ - IAC 766 and ‘Jales’ - IAC 572) on three types of plant growth medium (hull rice coal, vermiculite - small granules and vermiculite - medium granules). Cuttings were taken from a virus-free stock plant, through the removal of green branches. Firstly, preparation of cuttings consisted on the elimination

of the leaves of the basal portion, leaving one leaf in the superior part of each one. After that, the cuttings were placed in plastic boxes containing different types of growth medium on mist chamber. A randomized design was used as statistical model with 6 treatments and 5 replications. Each plot was composed of 10 cuttings. Once the proper rooting was observed, the effect of roostock and growth medium was evaluated. It was possible to conclude that: a) the average porcentage of rooted rootstocks on the different growth medium is high (90%); b) hull rice coal provides the best results for cutting rooting for both rootstocks; and c) ‘Campinas’ rootstock is superior than ‘Jales’ regarding the number of roots per cutting and the root system weight.

Key words: Vitis spp., propagation, roots, nursery plantas,

cuttings.

O método de propagação de mudas mais usado na viticultura mundial para a formação de pomares é o assexuado, através do emprego da estaquia de porta-enxertos e posterior enxertia da variedade a ser cultivada (SOUSA, 1996). A propagação de porta-enxertos de videiras e de outras plantas frutíferas por estaquia baseia-se no princípio de que é possível regenerar uma planta a partir de uma parte da planta-mãe. Para este processo, as estacas utilizadas podem ser herbáceas, quando não possuem tecidos lignificados, lenhosas, com tecidos lignificados, e semi-lenhosas ou semi-herbáceas, quando coletadas no início da lignificação (HARTMANN & KESTER, 1990; FACHINELLO et al., 1995).

(2)

1634

Roberto et al.

Ciência Rural, v.34, n.5, set-out, 2004.

De acordo com REZENDE & PEREIRA (2001), a busca constante de inovações, com a finalidade da obtenção de mudas de videiras de q u a l i d a d e e m u m m e n o r e s p a ç o d e t e m p o , j u s t i f i c a o e s t u d o e o e m p r e g o d e n o v a s tecnologias neste sistema produtivo. A enxertia verde, empregando-se enxertos herbáceos, é mundialmente conhecida e utilizada em alguns p a í s e s p r o d u t o r e s , e e n c o n t r a - s e e n t r e o s processos de formação rápida de um vinhedo, face a redução de aproximadamente um ano na produção de mudas. Entretanto, para este tipo de produção de mudas é essencial o adequado e n r a i z a m e n t o d e p o r t a - e n x e r t o s h e r b á c e o s , h a v e n d o , p o r t a n t o , a n e c e s s i d a d e d e s e determinar substratos que propiciem um ótimo enraizamento das plantas (GABRIELS et al., 1986).

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o enraizamento de estacas herbáceas dos porta-enxertos ‘Campinas’ (IAC 766) e ‘Jales’ (IAC 572), em diversos substratos em câmara de nebulização, visando dar subsídio a ensaios sobre a produção antecipada e em larga escala de mudas de videira propagadas p o r e n x e r t i a v e r d e e m p o r t a - e n x e r t o s h e r b á c e o s .

O e x p e r i m e n t o f o i r e a l i z a d o n a s dependências do setor de Fruticultura do Centro d e C i ê n c i a s A g r á r i a s , D e p a r t a m e n t o d e A g r o n o m i a , d a U n i v e r s i d a d e E s t a d u a l d e Londrina - UEL, Paraná, a partir de dezembro de 2001. Foi avaliado o enraizamento dos seguintes porta-enxertos de videira: i) ‘Campinas’ (IAC 766) e; ii) ‘Jales’ (IAC 572). Para tanto, estacas h e r b á c e a s d o s d o i s p o r t a - e n x e r t o s f o r a m retiradas de plantas matrizes livres de vírus, a partir das porções medianas de ramos tenros e verdes. O preparo das estacas consistiu em um corte horizontal logo abaixo de um nó com a eliminação das folhas da parte basal, deixando-se apenas uma folha na parte superior (CYRILLO e t a l . , 1 9 9 9 ) , f i c a n d o a e s t a c a c o m aproximadamente 20 cm de comprimento e 0,5cm de diâmetro.

C o m o s u b s t r a t o s f o r a m u t i l i z a d o s : i ) c a s c a d e a r r o z c a r b o n i z a d a ( C A C ) ; i i ) v e r m i c u l i t a d e g r â n u l o s f i n o s ( V G F ) e ; i i i ) v e r m i c u l i t a d e g r â n u l o s m é d i o s ( V G M ) . O s u b s t r a t o C A C f o i p r e p a r a d o n o p r ó p r i o s e t o r d e F r u t i c u l t u r a d a U E L , s e g u n d o a s r e c o m e n d a ç õ e s d e s c r i t a s p o r R Ö B E R ( 2 0 0 0 ) , e n q u a n t o o s s u b s t r a t o s V G F e V G M

f o r a m a d q u i r i d o s d e e m p r e s a f a b r i c a n t e c o m e r c i a l . A e s t a q u i a f o i r e a l i z a d a i m e d i a t a m e n t e a p ó s o p r e p a r o d a s e s t a c a s , e m c a i x a s p l á s t i c a s p e r f u r a d a s ( 4 4 x 3 3 x 7 cm ) c o n t e n d o c a d a t i p o d e s u b s t r a t o , e n t e r r a n d o - s e 1 / 3 d o c o m p r i m e n t o d a s m e s m a s , e c o l o c a n d o - a s e m c â m a r a d e n e b u l i z a ç ã o e m r e g i m e i n t e r m i t e n t e d u r a n t e q u a t r o s e m a n a s .

Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3 (duas variedades de porta-enxertos e três tipos de substratos), em um total de 6 tratamentos com 5 repetições, sendo que cada parcela foi composta por 10 estacas.

O s s e g u i n t e s p a r â m e t r o s f o r a m avaliados: i) enraizamento (porcentagem de estacas que emitiram pelo menos uma raiz); ii) retenção foliar (porcentagem de estacas que não perderam a folha); iii) mortalidade (porcentagem de estacas mortas); iv) número de estacas com calos; v) número de raízes por estaca (consideradas apenas as principais que se originaram diretamente da estaca); e vi) matérias fresca e seca das raízes por estaca ( g ) . A m a t é r i a s e c a d a s r a í z e s f o i o b t i d a através da secagem em estufa a temperatura d e 7 8oC p o r 4 8 h ( C Y R I L L O e t a l . , 1 9 9 9 ;

REZENDE & PEREIRA, 2001). A partir destes dados, analisou-se o efeito dos dois fatores ( p o r t a - e n x e r t o s e s u b s t r a t o s ) p a r a c a d a parâmetro de avaliação através da análise de v a r i â n c i a e a s e p a r a ç ã o d a s m é d i a s f o i r e a l i z a d a p e l o t e s t e d e T u k e y a 5 % d e probabilidade.

Em relação à porcentagem de estacas enraizadas, não foram constatadas diferenças significativas entre os dois porta-enxertos, s e n d o o m e s m o o b s e r v a d o e n t r e o s t r ê s substratos (Tabela 1). Observa-se, porém, que s e o b t e v e u m a p o r c e n t a g e m m é d i a d e 9 0 % estacas enraizadas.

(3)

1635

Enraizamento de estacas herbáceas dos porta-enxertos de videira ‘Campinas’ (IAC 766) e ‘Jales’ (IAC) 572...

Ciência Rural, v.34, n.5, set-out, 2004.

As porcentagens de estacas mortas e de estacas com calo foram baixas, não sendo observadas diferenças significativas entre os porta-enxertos e entre os substratos (Tabela 1).Quanto ao número de raízes adventícias emitidas por estaca, diferenças significativas f o r a m o b s e r v a d a s e n t r e o s p o r t a - e n x e r t o s , q u a n d o o ‘ C a m p i n a s ’ a p r e s e n t o u m é d i a superior ao ‘Jales’ (Tabela 2). A maior média d e r a í z e s p o r e s t a c a f o i o b s e r v a d a q u a n d o e m p r e g a d o o s u b s t r a t o c a s c a d e a r r o z c a r b o n i z a d a ( C A C ) , d i f e r i n d o significativamente do substrato vermiculita de grânulos finos (VGF), sem, porém, diferir da v e r m i c u l i t a d e g r â n u l o s m é d i o s ( V G M ) . R e s u l t a d o s s e m e l h a n t e s f o r a m o b s e r v a d o s quando matérias seca e fresca de raízes por e s t a c a , o n d e o ‘ C a m p i n a s ’ a p r e s e n t o u a s maiores médias, diferindo significativamente do ‘Jales’.

O maior desenvolvimento radicular das estacas herbáceas dos porta-enxertos observado no substrato CAC deve-se, provavelmente, à melhor oxigenação e drenagem que este confere, já que a sua capacidade máxima de retenção de água é menor que a metade da capacidade máxima d o s u b s t r a t o V G F, c o n f o r m e d e s c r i t o p o r GONÇALVES & BENEDETTI (2000). Além disso, este substrato apresenta outras características favoráveis ao enraizamento de estacas, como b a i x o p e s o , b o a p o r o s i d a d e e b a i x o c u s t o , conforme relatado por PIRES & BIASI (2003).

Pelos resultados apresentados, conclui-se que a estaquia herbácea dos porta-enxertos ‘Campinas’ e ‘Jales’ quando realizada no substrato CAC em câmara de nebulização, apresenta os melhores resultados de enraizamento, sendo este método possível de ser empregado em ensaios de produção antecipada de mudas de videira por enxertia verde.

Tabela 2 - Número de raízes por estaca, matérias fresca e seca de raízes por estaca (g) dos porta-enxertos de videira 'Campinas' (IAC 766) e 'Jales' (IAC 572) propagados por estaquia herbácea em diferentes substratos em câmara de nebulização. Londrina, PR. 2003.

Parâmetros de enraizamento Porta-enxertos Número de raízes por estaca Matéria fresca de raízes por

estaca (g)

Matéria seca de raízes por estaca (g)

'Campinas' (IAC 766) 11,17 a 1 1,54 a 0,12 a

'Jales' (IAC 572) 4,40 b 0,94 b 0,08 b

Substratos

Casca de arroz carbonizada 9,35 a 1 2,56 a 0,22 a

Vermiculita de grânulos finos 6,42 b 0,63 b 0,05 b

Vermiculita de grânulos médios 7,60 ab 0,54 b 0,03 b

1Médias seguidas das mesmas letras nas colunas não diferem entre si pelo Teste de Tukey (P<0,05).

Tabela 1 - Porcentagem de enraizamento de estacas, retenção foliar, mortalidade de estacas e estacas com calos dos porta-enxertos de videira 'Campinas' (IAC 766) e 'Jales' (IAC 572) propagados por estaquia herbácea em diferentes substratos em câmara de nebulização. Londrina, PR. 2003.

Parâmetros de enraizamento Porta-enxertos

Enraizamento de estacas (%)

Retenção foliar (%)

Mortalidade de estacas (%)

Estacas com calo (%)

'Campinas' (IAC 766) 91,33 a 1 92,00 a 0,66 a 4,66 a

'Jales' (IAC 572) 88,66 a 93,33 a 2,00 a 7,33 a

Substratos

Casca de arroz carbonizada 95,00 a 1 90,00 a 1,00 a 2,00 a

Vermiculita de grânulos finos 87,00 a 97,00 a 1,00 a 11,00 a

Vermiculita de grânulos médios 88,00 a 91,00 a 2,00 a 5,00 a

(4)

1636

Roberto et al.

Ciência Rural, v.34, n.5, set-out, 2004.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CYRILLO, F.L.L. et al. Multiplicação de porta-enxertos de videira por meio de estacas semilenhosas, em dois substratos, conduzidos em câmara de nebulização. Revista Brasileira de

Fruticultura, v.21, n.3, p.266-268, 1999.

FACHINELLO, J.C. et al. Propagação de plantas frutíferas

de clima temperado. Pelotas : UFPEL, 1995. 178p.

GABRIELS, R.; VERDONK, O.; MEKERS, O. Substrate requirements for pot plants in recirculating waters culture. Acta

Horticulturae, The Hauge, v.178, p.93-99, 1986.

GONÇALVES, J.L.M.; BENEDETTI, V. Nutrição e

fertilização florestal. Piracicaba : IPEF, 2000. 427p.

HARTMANN, H.T.; KESTER, D.E. Propagación de plantas,

princípios y practicas. México : Continental, 1990. 760p.

PIRES, E.J.P.; BIASI, L.A. Propagação da videira. In: POMMER, C.V. (ed). Uva: tecnologia da produção,

pós-colheita e mercado. Porto Alegre : Cinco Continentes, 2003.

p.295-350.

REZENDE, L.P.; PEREIRA, F.M. Produção de mudas de videira ‘Rubi’ pelo método de enxertia de mesa em estacas herbáceas dos porta-enxertos IAC 313 ‘Tropical’ e IAC 766 ‘Campinas’. Revista Brasileira de Fruticultura, v.23, n.3, p.662-667, 2001.

RÖBER, R. Substratos hortícolas: possibilidades e limites d e s u a c o m p o s i ç ã o e u s o . E x e m p l o s d a p e s q u i s a , d a indústria e do consumo. In: KÄMF, A.N.; FERMINO, M . H . ( e d s . ) . S u b s t r a t o p a r a p l a n t a s : a b a s e d a

p r o d u ç ã o v e g e t a l e m r e c i p i e n t e s . P o r t o A l e g r e :

Genesis, 2000. p.123-138.

Referências

Documentos relacionados

There was no difference between the ‘IAC 766’ and ‘106-8 Mgt’ rootstocks in the fixed acidity and total acidity of Bordô and Isabel wines, however in the IAC 138-22 Máximo

Cerca de 30 dias após a instalação, foram realizadas as avaliações de porcentagem de enraizamento e de pegamento do enxerto, sendo as estacas com enxertos aparentemente

Para orientar este estudo, estabeleceu-se a questão norteadora: “Como se encontram as publicações científicas acerca da depressão pós-parto no puerpério em

A manutenção da abertura estomática, mesmo nos maiores níveis de NaCl, caracterizou, para os porta-enxertos ‘IAC 766’, ‘IAC 572’ e ‘Ripária do Traviú’, uma tolerância

Isso indica que, para o grupo estudado, a maior tolerância dos cultivares, como da ‘IAC 572’, ‘Ripária do Traviú’ e ‘IAC 766’, está relacionada à manutenção ou ao aumento

Dos animais de cada esquema de tratamento, após 30 dias sem aplicação de carrapaticida foram coletadas aproximadamente 200 teleóginas, as quais foram acondicionadas em

Estes blocos exclusivos em Hepatologia podem ser efectuados quer ao longo do seu internato de Gastrenterologia (a partir do terceiro ano), como o estágio opcional