• Nenhum resultado encontrado

Estudo histomorfométrico do processo de reparo de dentes reimplantados em ratos pinealectomizados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Estudo histomorfométrico do processo de reparo de dentes reimplantados em ratos pinealectomizados"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

RESSALVA

Atendendo solicitação do autor, o texto

completo desta dissertação será

(2)

Willian Caetano Rodrigues

Estudo histomorfométrico do

processo de reparo de dentes

reimplantados em ratos

pinealectomizados

(3)

Willian Caetano Rodrigues

Estudo histomorfométrico do processo

de reparo de dentes reimplantados em

ratos pinealectomizados

Dissertação apresentada à Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FOA-UNESP) como parte integrante dos requisitos para obtenção do título de “Mestre em Odontologia”, área de concentração Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.

Orientador: Prof. Dr. Celso Koogi Sonoda

(4)

Catalogação na Publicação (CIP)

Diretoria Técnica de Biblioteca e Documentação – FOA / UNESP

Rodrigues, Willian Caetano.

R696e Estudo histomorfológico do processo de reparo de dentes reimplantados em ratos pinealectomizados / Willian Caetano Rodrigues. – Araçatuba, 2015

54 f.: il.; tab. + 1 CD-ROM

Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba

Orientador: Prof. Celso Koogi Sonoda

Co- orientador: Prof. Idelmo Rangel Garcia Júnior

1. Reimplante dentário 2. Ligamento periodontal 3. Reab- sorção da raiz 4. Glândula pineal – Cirurgia 5. Melatonina I. T.

Black D7

(5)

DADOS CURRICULARES

Willian Caetano Rodrigues

Nascimento: 01.11.1971

Filiação: Irone Caetano Rodrigues Maria Ferreira Rodrigues

2013 – 2015 Mestrado acadêmico em Odontologia - “Stricto sensu” - (Área de concentração: Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial)

Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FOA – UNESP), São Paulo, Brasil. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

2010 – 2012 Mestrado Profissional - “Stricto sensu” - (Área de concentração: Lasers em Odontologia)

Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), São Paulo, São Paulo, Brasil

2007 – 2009 Especialização em Implantodontia - “Lato sensu”

Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Brasília, Distrito Federal, Brasil

2005 – 2007 Especialização em Ortodontia - “Lato sensu”

Associação Paulista de Cirurgiões-dentistas (APCD), Araraquara, São Paulo, Brasil

1990 – 1994 Graduação em Odontologia.

(6)

DEDICATÓRIA

Dedico esse trabalho...

À minha família,

por me permitir sonhar além de minhas reais possibilidades sem jamais me

desestimular. Pelas renúncias a que todos foram obrigados para possibilitar a realização do sonho da pós-graduação. Pela solidariedade nos momentos difíceis,

que não foram poucos. A indulgência de vocês em relação aos meus defeitos e limitações demonstra o quanto sou abençoado por Deus.

Minha eterna gratidão à minha esposa, Ana Cláudia N. dos Anjos Carrijo, à

minha filha, Yasmin dos Anjos Rodrigues, aos meus irmãos, Cleuder Caetano Rodrigues e Kchristiane Ferreira Rodrigues. Especial consideração àqueles que

se integraram mais recentemente à família: minha cunhada, Lúcia Paula Lemes, e

os sobrinhos Cleuder Caetano RodriguesFilho e Júlia Caetano Lemes Rodrigues.

MÃE, eu jamais conseguiria expressar a real importância que tens em tudo na

minha vida! Com sua coragem, simplicidade e benevolência você conseguiu, mesmo diante de tantas dificuldades, possibilitar que seus três filhos estudassem

(7)

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Ao meu orientador Prof. Dr. Celso Koogi Sonoda,

principalmente pelas oportunidades concedidas e por me amparar nos momentos mais difíceis. Sem seu auxílio e benevolência eu realmente não completaria esse curso de pós-graduação! Agradeço também pelo exemplo da postura sempre ética em relação à pesquisa e ensino e, sobretudo, pelas lições de humildade. Ao senhor, meu eterno reconhecimento e gratidão.

Ao Prof. Dr. Wilson Roberto Poi,

pelo belíssimo exemplo de como "ser professor", demonstrando preocupação não apenas com sua carreira acadêmica e produção científica, mas também com o ato de ensinar. Admirável o seu comprometimento... Levarei sempre comigo os ensinamentos que obtive ao cursar, no ano letivo de 2013, a excelente disciplina "Metodologia do Ensino e Documentação Fotográfica".

Ao grupo de professores do Núcleo de Diagnóstico e Tratamento das Disfunções Temporomandibulares (NDTDTM),

nas pessoas do Prof. Dr. Paulo Renato Junqueira Zuim, Profa Dra. Daniela Atili Brandini, Profa. Dra. Karina Helga Leal Turcio, e Profa. Dra. Aimée Maria Guiotti. A troca de experiências e o convívio com vocês foi o que de melhor encontrei no ambiente da instituição. Obrigado por tudo.

Aos amigos Willian Morais de Melo e Rafael Santiago de Almeida,

(8)

Ao amigo André Luís da Silva Fabris,

um dos poucos que, por obra de caridade, demonstrou-se sempre solicito e disponível para auxiliar no que fosse preciso. Que Deus conserve sua capacidade de enxergar apenas o que todos têm de melhor! Isso com certeza o distingue dos demais colegas da pós-graduação. O acolhimento e as experiências divididas durante esses dois anos em Araçatuba serão sempre lembrados.

Aos mestres Prof. Dr. Élio Hitoshi Shinohara e Profa. Dra. Roberta Okamoto,

(9)

AGRADECIMENTOS

À Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FOA – UNESP), nas pessoas de sua Diretora Profa. Dra. Adj.

Ana Maria Pires Soubhia e Vice-Diretor Prof. Dr. Tit. Wilson Roberto Poi, pela oportunidade de realizar esse curso e esta pesquisa.

Ao Programa de Pós-Graduação em Odontologia, nas pessoas de sua Coordenadora Profa. Adj. Maria José Hitomi Nagata e Vice-Coordenador Prof. Adj. Celso Koogi Sonoda.

À CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pela concessão de bolsa de mestrado, durante um período de 13 meses, facilitando a realização deste estudo.

Aos professores da disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da FOA-UNESP, Idelmo Rangel Garcia Junior, Oswaldo Magro Filho, Francisley Ávila Souza, Alessandra Aranega, Ana Paula Bassi, e Daniela Ponzoni, pelas contribuições à minha formação cirúrgica e acadêmica.

Aos servidores do Departamento de Cirurgia e Clínica Integrada, Marco Ianner, Odair Vicente e Paulo Roberto Gratão pela disponibilidade e ajuda durante o período da pós-graduação.

À funcionária aposentada do Laboratório de Cirurgia, Maria Dirce Colli Boatto, pela extraordinária boa vontade, disponibilidade, auxílio indispensável em diversas etapas do mestrado, pelo carinho, paciência, compreensão e agradáveis momentos compartilhados.

Aos funcionários da Biblioteca desta faculdade, em especial à Ana Cláudia, Ana Paula, Cláudio, Luzia e Ivone, que sempre me atenderam com muito profissionalismo, eficiência, paciência e simpatia.

(10)

EPÍGRAFE

“Um pequenino passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar.”

(Chico Science)

“Na vida, não vale tanto o que temos, nem tanto importa o que somos. Vale o que realizamos com aquilo que possuímos e, acima de tudo, importa o que fazemos

de nós”.

(11)

RESUMO

Rodrigues, WC. Estudo histomorfométrico do processo de reparo de dentes reimplantados em ratos pinealectomizados [dissertação]. Araçatuba: Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”; 2015.

Por promover sérios danos ao ligamento periodontal e cementoblastos, a avulsão por trauma pode levar à perda do elemento dentário em consequência de reabsorção radicular. Vários fatores locais foram estudados buscando a elaboração de um protocolo de tratamento. No entanto, poucos trabalhos contemplaram a influência de alterações sistêmicas no processo de reparo. Pessoas com hábitos noturnos podem apresentar deficiência de melatonina, um hormônio produzido principalmente pela glândula pineal, que interfere no metabolismo do tecido conjuntivo fibroso e do tecido ósseo. Logo, o objetivo desse estudo foi analisar o processo de reparo de dentes reimplantados em ratos pinealectomizados. Para isso, foram utilizados 30 ratos divididos em 3 grupos de 10 animais cada. No grupo I (CON) os animais foram submetidos à extração e reimplante imediato do incisivo central superior direito. No grupo II, os animais foram submetidos à pinealectomia (PNL) e, após 30 dias, extração e reimplante dentário imediato. No grupo III (SHAM), os animais foram submetidos à exposição da glândula pineal, porém sem a sua remoção, e após 30 dias, extração e reimplante dentário imediato. Sessenta dias após o reimplante dentário, os animais sofreram eutanásia e as peças contendo os dentes foram processadas para obtenção de cortes histológicos que foram corados por hematoxilina e eosina para análise histomorfométrica. Foi avaliada e quantificada a ocorrência de reabsorção inflamatória, reabsorção por substituição e áreas de anquilose. Os dados foram convertidos em porcentagem para análise estatística. Os resultados evidenciaram maiores índices de reabsorção radicular por substituição no grupo II em comparação aos grupos I e III (Kruskal-Wallis e Teste de Dunn, p<0,05). Conclui-se que a ausência de melatonina pode induzir um comprometimento do processo de reparo de dentes reimplantados em ratos pinealectomizados.

(12)

ABSTRACT

Rodrigues, WC. Histomorphometric study of the repair process of reimplanted teeth in pinealectomized rats [dissertation]. Araçatuba Dental School, São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho”; 2015.

For causing serious damage to the cementoblasts and periodontal ligament, dental avulsion by trauma can lead to tooth loss as a result of root resorption. Several local factors were studied seeking the development of a treatment protocol. However, few studies have beheld the influence of systemic alterations in the repair process. People with nocturnal habits may have melatonin deficiency, a hormone produced mainly by the pineal gland, which interferes with the metabolism of fibrous connective tissue and bone tissue. Therefore, the aim of this study was to analyze the repair process of reimplanted teeth in pinealectomized rats. For this purpose 30 Wistar rats were divided into 3 groups of 10 animals each. In group I (CON) the animals were subjected to the extraction and immediate replantation of the right maxillary central incisor. In group II the animals underwent to pinealectomy and after 30 days the tooth was extracted and immediately reimplanted. In group III (SHAM), the animals were subjected to exposure of the pineal gland, but without removing it, and then to the tooth reimplantation. Sixty days after tooth replantation, the animals were euthanized and specimens containing the teeth were processed to obtain histological sections that were stained with hematoxylin and eosin for histomorphometric analysis. It was assessed and quantified the occurrence of inflammatory resorption, replacement resorption and areas of ankylosis. Data were converted into percentage for statistical analysis.The results showed higher rates of replacement root resorptionin group II compared to groups I and III (Kruskal-Wallis and Dunn’s Test, p<0.05). It was concluded that the absence of melatonin may induce an impairment of reimplanted tooth repair process in pinealectomized rats.

(13)

INTRODUÇÃO

Dentre os vários tipos de traumatismos dentoalveolares, a avulsão dentária

por trauma representa a condição mais crítica. Esta é caracterizada pela exarticulação do dente de seu alvéolo implicando a ruptura do epitélio gengival, do ligamento periodontal, e do feixe vásculo-nervoso da polpa dental, além de

injúrias ao cemento e ao osso alveolar (1). O reimplante dentário constitui o tratamento mais conservador e deve ser efetuado o mais rapidamente possível

com vistas à preservação do maior número de células, uma vez que a qualidade do processo de reparo depende do potencial de reconstituição dos vários tipos de tecidos envolvidos (1,2).

Após a avulsão dentária, parte das fibras do ligamento periodontal permanece aderida ao cemento e parte fica aderida à parede alveolar. A

vitalidade dessa porção cementária do ligamento periodontal é de fundamental importância para minimizar os níveis de reabsorção radicular do dente reimplantado (3). Por esse motivo, fatores locais como a intensidade do trauma

sobre a superfície radicular, o ressecamento consequente ao período de tempo extra-alveolar demasiadamente longo, e o meio de conservação em que o dente

permanece influenciam intensamente o prognóstico, porque podem levar à degeneração do ligamento periodontal e dos cementoblastos (4-8). A presença de contaminação pode intensificar o processo inflamatório e, consequentemente, o

grau de reabsorção radicular (9).

Devido à ruptura do feixe vásculo-nervoso, necrose pulpar é esperada em casos de reimplantes dentários, sobretudo em dentes maduros. Portanto, o

(14)

casos (10). O entendimento de como esse e outros fatores locais, incluindo o tipo de contenção e seu tempo de uso, o tratamento da superfície radicular, e

antibioticoterapia interferem no processo de reparo, possibilitou a elaboração de um protocolo clínico mais eficaz para o reimplante dentário após avulsão dentária traumática (11). No entanto, existem poucos trabalhos na literatura acerca da

influência de fatores sistêmicos no processo de reparo e sua compreensão poderá nortear estratégias de tratamento, prevenindo ou minimizando perdas.

Algumas alterações sistêmicas podem ser resultantes de padrões comportamentais. Por exemplo, estudos demonstraram que pessoas que

trabalham no período noturno apresentam menores concentrações de melatonina nos fluidos corporais (12,13). As consequências podem incluir distúrbios do sono e variações do estado de alerta, disfunções cardiovasculares, gastrointestinais,

reprodutivas, e até o desenvolvimento de câncer (12,13). Esse hormônio é predominantemente sintetizado pela glândula pineal, um órgão neuroendócrino

localizado entre os dois hemisférios cerebrais e controlada pelo núcleo supraquiasmático. A secreção segue um ritmo circadiano, iniciando-se com a escuridão, e cessando com a exposição do indivíduo à claridade (14-16). Outros

órgãos e tecidos, como ovários, testículos, retina, medula óssea, plaquetas, trato gastrointestinal, pele e tecido linfoide também produzem melatonina, mas a maior parte não entra na corrente sanguínea e tem ação mais localizada (17)

A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é uma indolamina de caráter anfifílico, solúvel tanto em água quanto em lipídeos, podendo entrar facilmente em

(15)

controle de pressão arterial (19), metabolismo ósseo e desenvolvimento dentário (17).

A melatonina relaciona-se ao processo de reparo tecidual de diversas formas, incluindo a modulação de processos inflamatórios e de formação de fibrilas colágenas, interferências no tempo de diferenciação de pré-osteoblastos, e

controle do estresse oxidativo (20,21). A melatonina possui significativa atividade antioxidante e atua eliminando radicais livres gerados por osteoclastos durante o processo de reabsorção óssea, protegendo o tecido de ataques de espécies reativas de oxigênio (17). Há evidências de que a síntese circadiana de melatonina interfere na formação e desnvolvimento dentário por meio de modulação da atividade de odontoblastos e ameloblastos (17,22).

Hipotetiza-se que pessoas que tenham a atividade noturna como rotina

possam apresentar alterações no processo de reparo tecidual após traumatismos dentários. Assim, o presente estudo tem por finalidade avaliar o processo de

(16)

CONCLUSÃO

Referências

Documentos relacionados

The Anti-de Sitter/Conformal field theory (AdS/CFT) correspondence is a relation between a conformal field theory (CFT) in a d dimensional flat spacetime and a gravity theory in d +

O núcleo da UFMT teve o seu triângulo constituído pelos seguintes componentes: o 1º vértice que corresponde a questão IV do Roteiro, Reversão da IDP, se deu através da

Para disciplinar o processo de desenvolvimento, a Engenharia de Usabilidade, também conceituada e descrita neste capítulo, descreve os métodos estruturados, a

Tese orientada pela Professora Doutora Cristina Azevedo Tavares especialmente elaborada para a obtenção do grau de. Doutor em Belas Artes: Escultura

o presente trabalho propôs analisar os parâmetros de operação do processo de cogaseificação de carvão e casca de arroz: razão entre combustíveis da mistura e

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

Para atingir este fim, foram adotados diversos métodos: busca bibliográfica sobre os conceitos envolvidos na relação do desenvolvimento de software com

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo