• Nenhum resultado encontrado

Aproveitamento pelo feijoeiro de um fosfato natural parcialmente solubilizado: I. Estudos em casa de vegetação com um latossolo vermelho amarelo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Aproveitamento pelo feijoeiro de um fosfato natural parcialmente solubilizado: I. Estudos em casa de vegetação com um latossolo vermelho amarelo."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

A P R O V E I T A M E N T O PELO FEIJOEIRO DE UM FOSFATO NATURAL PARCIALMENTE SOLUBILIZADO. I. ESTUDOS EM CASA DE

VEGETAÇÃO COM UM LATOSSOLO VERMELHO A M A R E L O *

L.J.I . Nakayama E. M a l a v o l t a ¬ *

RESUMO

Foi estudado o aproveitamento do fos¬ fato d e Araxá parcialmente solubili¬ zado c o m ácido sulfúrico (FAPS) em comparação c o m o do concentrado fos¬ fático de Araxá (FA) , do fosfato de Gafsa (FG) e c o m o do superfosfato simples (SPS). O solo utilizado foi um Latossolo Vermelho A m a r e l o , textu¬ ra média (Haplorthox, LVA) d e A n h e m ¬ b i , S. P a u l o , ácido e pobre em P. Fo¬

ram feitos três cultivos s u c e s s i v o s , sem readubação f o s f a t a d a , em p r e s e n -ça e ausência de calagem inicial. A análise dos dados permitiu tirar as * Recebido para publicação em 2 0 / 1 2 / 1 9 8 3 .

Parte da dissertação de Mestrado do primeiro autor a¬ presentada à ESALQ/USP.

Com ajuda da A r a f e r t i l , FAPESP e C N E N . ** D e p . de Q u í m i c a , ESALQ/USP e CENA/USP.

13400 P i r a c i c a b a , S P .

* Recebido para publicação em 2 0 / 1 2 / 1 9 8 3 .

Parte da dissertação de Mestrado do primeiro autor a -presentada â ESALQ/USP.

Com ajuda da A r a f e r t i l , FAPESP e C N E N . ** D e p . de Q u í m i c a , ESALQ/USP e CENA/USP.

(2)

INTRODUÇÃO

A justificativa para o presente trabalho e a revi-são da literatura pertinente encontram-se em NAKYAMA S MALAVOLTA (1983).

MATERIAL E MÉTODOS

V a r iedades

foi usada a cultivar C a r i o c a , três plantas por v a -seguintes conclusões principais com respeito às produções obtidas nos três cultivos em c o n j u n t o , c o n s i d e -rando-se como 100 a matéria seca cor¬ respondente ao SPS em pó: (l) em a u -sência de c a l a g e m - SPS granulado = 8 0 , FA = 8 5 , FAPS = 75 a 90

(depen-dendo da g r a n u l o m e t r i a ) , FG = 150; (2) em presença de calagem - SPS gra¬ nulado = 98 , FA = 6 6 , FAPS = 70 a 8 5 , FG = 110. A calagem a u m e n t o u a a b s o r ç ã o do P de todas as f o n t e s ,

tendo o FAPS funcionado também como fornecedor de Ca e de S. Depois do terceiro cultivo o teor de P disponí¬ vel no solo (01 sen) obedeceu a se-guinte o r d e m decrescente: S P S , F G , FAPS e FA. Os t e o r e s , independentem e n t e das f o n t e s , foraindependentem seindependentempre independentem e n o

(3)

so.

S o l o , t r a t a m e n t o , c o n d u ç ã o d o e n s a i o , a n á l i s e s

Ver NAKAYAMA S MALAVOLTA ( 1 9 8 3 ) .

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Primei ro C u l t ivo

A s produções de matéria seca no primeiro cultivo são m o s t r a d a s na Tabela 1 . 0 fosfato de Gafsa foi sign_i_ ficativãmente superior aos superfosfatos e às demais fon tes quando consideradas as m é d i a s . Os FAPS superaram o fosfato de A r a x á e todas as fontes d i f e r i r a m da testemu-n h a . A calagem promoveu m a i o r e s produções testemu-nos tratametestemu-n- tratamen-tos c o m s u p e r f o s f a t o s , enquanto q u e o fosfato de A r a x á e o de Gafsa tiveram as suas produções d i m i n u í d a s . Os FAPS responderam com as mesmas produções independentemen te da calagem. 0 fosfato de G a f s a , na ausência da c a l a -g e m , produziu a m a i o r quantidade de m a t é r i a seca quando c o m p a r a d o ãs demais fontes. A causa provável está no au mento da c o n c e n t r a ç ã o de H+

na solução que favoreceu de forma positiva o aumento da solubil idade do fosfato. Es tes resultados c o n c o r d a m c o m o s de DINYA e t alii (1 9 7 7 T e GOEDERT e LOBATO ( 1 9 8 0 ) .

(4)
(5)
(6)

Os superfosfatos e o fosfato de G a f s a , na p r e s e n ç a de c a l a g e m , forneceram maiores quantidades de P as p l a n -tas que as demais f o n t e s , mas a c a l a g e m prejudicou o fos^ fato de A r a x ã .

Quanto ã q u a n t i d a d e de cálcio absorvida (Tabela 3 ) ,

o fosfato de Gafsa diferiu s i g n i f i c a t i v a m e n t e dos super-f o s super-f a t o s . 0 FAPS (< 1 mm) igualouse ao fosfato de A r a x á , m a s ambos d i f e r i r a m da t e s t e m u n h a . Quando se c o m p a -rou o efeito da c a l a g e m , v e r i f i c o u - s e que todas as fon-tes se beneficiaram com esta p r á t i c a , com exceção dos fosfatos de Araxã e de G a f s a , que tiveram as suas quantj^ dades d i m i n u í d a s , o que indica q u e , em parte pelo m e n o s , as demais fontes funcionaram também como fornecedoras de Ca.

A Tabela h apresenta q u a n t i d a d e s de enxofre a b s o r -vidas pelas p l a n t a s . O b s e r v a - s e que o SSG superou todas as f o n t e s . Os FAPS se igualaram ao fosfato de Gafsa e ao S S , e estes d i f e r i r a m do fosfato de A r a x ã . Todas as fontes foram superiores ã t e s t e m u n h a .

C o m p a r a n d o calagem dentro da f o n t e , o b s e r v a - s e que todas e l a s , na a u s ê n c i a de c a l a g e m , provocaram um a u m e n -to significativo na q u a n t i d a d e de enxofre a b s o r v i d a . Es te fato é similar ao encontrado no ensaio com sorgo (NA-KYAMA & M A L A V O L T A , 1983).

Segundo c u l t i v o

As produções de materia seca e n c o n t r a m s e na T a b e

-la 1 , . 0 fosfato de Gafsa foi superior aos superfosfatos.

(7)
(8)
(9)

a testemunha nao tiveram as suas produções d i f e r e n c i a d a s com esta prât ica.

A Tabela 2 m o s t r a as q u a n t i d a d e s de P absorvidas pelas p l a n t a s . 0 fosfato de Gafsa diferiu s i g n i f í c a t i v £ m e n t e dos FAPS e s u p e r f o s f a t o s . Todas as fontes s u p e r a

-ram a t e s t e m u n h a . C o n s i d e r a n d o a c a l a g e m , o fosfato de Gafsa e o SSG se igualaram e ambos foram superiores às demais f o n t e s . Na o m i s s ã o da c a l a g e m o fosfato de Gafsa superou todas as f o n t e s , e os F A P S , fosfatos de Araxá e os superfosfatos foram iguais entre si e estes diferiram da t e s t e m u n h a .

A q u a n t i d a d e de cálcio a b s o r v i d a é dada na Tabela 3. 0 Fosfato de A r a x á e os superfosfatos se igualaram e ambos d i f e r i r a m dos FAPS e do fosfato de A r a x á . A c a l a -gem favoreceu todas as f o n t e s , com exceção do fosfato de G a f s a , em que houve d i m i n u i ç ã o no fornecimento.

Na Tabela k e n c o n t r a m - s e as q u a n t i d a d e s de enxofre a b s o r v i d a s pelas p l a n t a s . 0 superfosfato simples em po superou todas as f o n t e s . Os F A P S , o SSG e o fosfato de Gafsa se igualaram e diferiram do fosfato de A r a x á . Quar^ do se comparou a calagem dentro da f o n t e , o b s e r v o u - s e que a a b s o r ç ã o do enxofre foi maior em todas as fontes em que se o m i t i u a c a l a g e m . Este resultado concorda com o o b t i d o no primeiro c u l t i v o .

T e r c e i r o c u l t i v o

(10)

-trado com o sorgo.

A q u a n t i d a d e de fósforo absorvida pelas plantas (Tabela 2) a c o m p a n h o u a produção de matet i a seca. Indis cutivelmente a calagem favoreceu todas as f o n t e s , a u m e n tando a a b s o r ç ã o quando comparadas âs fontes na a u s ê n -cia de calagem.

Na Tabela 3 o b s e r v a - s e que as maiores q u a n t i d a d e s de cálcio a b s o r v i d a s pelas plantas o c o r r e r a m no tratamen to com fosfato de G a f s a , que diferiu s i g n i f i c a t i v a m e n t e dos s u p e r f o s f a t o s ; todas as fontes superaram a testemu-nha. Essa diferença no fosfato de Gafsa se d e v e , em pai te, ao teor de CaO (4Cu) nele encontrado (MALAVOLTA~ 1981). 0 FAPS (1-2 mm) diferiu do fosfato de A r a x á . A calagem beneficiou todas as fontes e , dentre e l a s , a maior absorção ocorreu no fosfato de G a f s a , seguindo um efeito a d i t i v o , Ca do calcário e Ca do adubo.

0 enxofre absorvido pelas plantas (Tabela k) foi maior no tratamento com fosfato de Gafsa que nas demais fontes. Os FAPS de menor g r a n u1o m e t r ia foram iguais ao SSC, enquanto que o FAPS (2-3 mm) igualou-se ao fosfato de A r a x a , e todas as fontes foram superiores a testemu-nha. Todas as fontes tiveram melhor comportamento na presença de c a l a g e m , o S S P , FAPS e fosfato de Gafsa for-neceram as mesmas quantidades de S as plantas e diferi-ram das demais fontes Isto se deve ao fato de que to-dos os t r a t a m e n t o s , e x c e t o a t e s t e m u n h a , receberam 6ü ppm de b na forma de K.^SO^ e Mg SO^ como adubo. A s s i m , a variação na absorção nao corresponde necessar iamente ao fornecido pelo adubo e. c o n s e q u e n t e m e n t e , a fonte de P que garantiu maior produção de m a t e r i a seca promoveu tam bem maior absorção d e S

t f i c i ê n c i a r e I a! í v a

(11)
(12)

de fósforo utilizadas em três cultivos sucessivos. No primeiro c u l t i v o , na ausência de c a l a g e m , a eficiência relativa média dos FAPS foi de 88¾ contra SkZ do fosfato de A r a x á , 89¾ do SSG e 139¾ do fosfato de Gafsa. De m a neira g e r a l , no segundo cultivo houve um aumento da e f i -c i ê n -c i a , prin-cipalmente do fosfato n a t u r a l , onde o S S G , fosfato de A r a x á e de Gafsa t i v e r a m , r e s p e c t i v a m e n t e , eficiência de 8^¾, e 1^0¾, enquanto que o FAPS teve uma eficiência média de 88¾.

No terceiro cultivo a eficiência relativa das fon-tes d i m i n u í r a m , com exceção do fosfato de G a f s a . 0 FAPS teve eficiência média de 69¾, 65¾ para o fosfato de A r a -x á , SSG = 77¾ e fosfato de Gafsa igual a 185¾.

Ana 1i s a n d o - s e as médias dos três c u l t i v o s , v e r i f i

-ca-se a eficiência maior do fosfato de Gafsa com 150¾,er^ quanto que o S S G , fosfato de Araxá e FAPS tiveram as mes_ mas e f i c i ê n c i a s , 86¾.

(13)
(14)

A r a x á ( 6 6 ¾ ) Por o u t r o lado, o SSG e o fosfato de Gafsa tiveram, r e s p e c t i v a m e n t e , 9 8 ¾ e 1 1 0 ¾ de e f i c i ê n c i a . Com parandose a eficiência das fontes em presença e a u s ê n -cia de c a l a g e m , v e r i f i c a - s e que o F P S , fosfato de A r a x á e de Gafsa têm eficiência maior na ausência de c a l a g e m .

A n a l i s e d o solo

A Tabela 5 mostra os dados de pH e P disponível no solo. O b s e r v a - s e que o pH do solo diminui com o número de c u l t i v o , tanto na a u s ê n c i a como na presença de c a l a gem. 0 teor de P disponível aumentou na a u s ê n c i a da c a lagem para todos os t r a t a m e n t o s . Os superfosfatos a p r e -sentaram a maior q u a n t i d a d e de P disponível no solo e em todos os c u l t i v o s , quando comparado às demais f o n t e s . Es tes resultados estão relacionados com a resposta da plaji ta em termos de produção de matéria seca e q u a n t i d a d e s de P a b s o r v i d a s , e também d e v i d o a natureza a l c a l i n a do extrator justifica o maior teor de P disponível e n c o n t r a do nos tratamentos na a u s ê n c i a de c a l a g e m , indicando que este fósforo disponível encontra-se como Fe e

P--Al .

As formas de P no solo encontram-se na Tabela 6 .

(15)
(16)
(17)

SUMMARY

RESPONSE OF THE BEAN (Phaseolus vulgaris L. c v . Carioca) PLANT TO A PARTIALLY ACIDULATED ROCK P H O S P H A T E . I.

G R E E N H O U S E STUDIES USING A RED YELLOW LATOSOL

The response of beans to a partially acidulated (50% sulfuric acid) rock phosphate (FAPS) w a s studied

under greenhouse c o n d i t i o n s . Simple superphosphate (SPS), the original rock phosphate ( F A ) , and Gafsa rock phosphate (FG) w e r e used for c o m p a r i s o n . The soil w a s acidic and low in available P. Three successive crops w e r e made to evaluate the residual effects both in

presence and in absence of initial liming. Main

conclusions w e r e as following. Giving to the dry matter yield obtained w i t h powder SPS the relative value of 100 the efficiency of the other P2O5 sources was: (1)

in the absence of liming - granulate SPS = 80 FA =85, FAPS = 75 to 90 (depending of the granule s i z e ) , FG = 150; (2) in th, e presence of liming - granulate SPS =98,

FA = 66FAPS = 70 to 85 FG = 110 Liming increase the uptake of P from all sources. FAPS served as source of Ca and S as w e l l . After the third crop the a v a i l a b l e

(01sen) P content o b e y e d the following decreasing o r d e r : S P S , F G , F A P S , and Fa. Respective of source the P content was lower when lime had been a p p l i e d .

LITERATURA CITADA

(18)

G O E D E R T , W . J . e E. L O B A T O , 1 9 8 0 . Eficiência agronômica de fosfatos em solos de c e r r a d o . P e s q . A g r o p e c . B r a s . B r a s í l i a , 15(3) : 3 1 1 - 3 1 8 .

M A L A V O L T A , E. , 1 9 8 1 . Manual d e Q u í m i c a A g r í c o l a A d u -bos e A d u b a ç ã o . 3a Edição. São Paulo. Editora A g r o ¬

nômica C e r e s . 596 p.

N A K A Y A M A , L.H.I. & E. M A L A V O L T A , 1983 - A p r o v e i t a m e n t o de um fosfato natural p a r c i a l m e n t e solubilizado pelo sorgo sacarino em c o n d i ç õ e s de casa de v e g e t a ç ã o . I. Latossolo V e r m e l h o A m a r e l o . A n . E.S.A. "Luiz de Quei¬

Referências

Documentos relacionados

Multivariate control charts based on net analyte signal NAS for characterization of the polymorphic composition of Piroxicam using near infrared spectroscopy Werickson Fortunato

For a better performance comparison, and due to the difficulty in categorizing ML approaches in a simple way, we began by characterizing them in agreement with Caret’s

When the independence algebra A is an algebra without operations, that is, A is just an infinite set, say A, then End(A) coincides with T (A), the transformation semigroup on A,

A escola continua, pois, a ser um espaço onde se «socializam igualmente rapazes e raparigas para uma aprendizagem das suas posições sociais desiguais» (Mosconi 2004,

Conclusão: Após o processo de adaptação transcultural, a versão brasileira da PEM-CY pode ser considerada um instrumento válido e confiável para medir a

Os amputados parciais da mão, apesar do aumento da transpiração e da diminuição da sensibilidade estão mais receptivos quanto às próteses de alta definição em silicone pois

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

A análise dos dados da amostra permitiu concluir que a confiança no website, a existência de um sistema de pagamento conveniente, a capacidade do serviço