• Nenhum resultado encontrado

COMPOSIÇÃO QUÍMICA E PERCENTUAL DE ADEQUAÇÃO DA DIETA REGIONAL DE MANAUS - AM.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "COMPOSIÇÃO QUÍMICA E PERCENTUAL DE ADEQUAÇÃO DA DIETA REGIONAL DE MANAUS - AM."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

COMPOSIÇÃO QUÍMICA E PERCENTUAL DE ADEQUAÇÃO DA DIETA REGIONAL DE MANAUS - AM.

Yuyama, Lucia K i y o k o Ozaki (1) Rocha, Yolanda R e b e l o (1

)

Cozzolino, Silvia Maria Franciscato (2 )

RESUMO

A dieta regional de Manaus foi

avaliada

nutricionalmente por meio da análise química e

percentual de adequação, tomando-se como

referencial

os padrões da National Academy of

Science

(19Ô9). A dieta foi elaborada utilizando-se os dados de Shrimpton & Giugliano (1979),

para famílias com rendimentos de até dois salários mínimos mensais e

preparadae

de acordo

com as técnicas culinárias habitualmente utilizadas pela

população. Doe

resultados obtidos,

observou-se um

déficit calorico

de 54,3% para o

homem adulto e

13,4% para a mulher adulta.

Pas 1906 Kcal

totale,

os glicídios

contribuíram com

60%, lipídios 20% e proteínas 20%.

Quantitativamente,

as proteínas estavam em níveis adequados,

embora parte

delas pudessem

estar

eendo

utilizadas com

finalidade energética. Dos minerais, o cálcio

estava mais

deficiente

com um percentual de

adequação da

ordem de 50%. 0 ferro

mostrou-se

deficiente para a

mulher adulta q

uando comparado com

as necessidades

recomendadae.

Em relação ao teor de

retino!

proveniente do B-caroteno da dieta, o percentual foi de

12,6% e 15,0% respectivamente

para

homem e

mulher. De acordo com os dados obtidos, concluiu-se que a dieta não

atende

às

recomendações preconizadas para a

maioria dos

nutrientes estudados.

INTRODUÇÃO

Os dados s o b r e consumo de a l i m e n t o s no B r a s i l s ã o e s c a s s o s e o ú n i c o i n q u é r i t o que abrangeu a m a i o r i a d a s r e g i õ e s b r a s i l e i r a s f o i r e a l i z a d o em 1974 p e l o Estudo Nacional de Despesa F a m i l i a r - ENDEF ( F I B G E , 1 9 7 8 ) . Nesse i n q u é r i t o , a adequação n u t r i c i o n a l f o i v e r i f i c a d a com base no consumo f a m i l i a r médio de a l i m e n t o s a v a l i a d a por meio de t a b e l a s de composição de a l i m e n t o s .

O u t r o s i n q u é r i t o s a l i m e n t a r e s têm s i d o r e a l i z a d o s a n í v e l n a c i o n a l no s e n t i d o de s e conhecer o padrão a l i m e n t a r e p r o v á v e i s d e f i c i ê n c i a s de n u t r i e n t e s que poderiam comprometer o estado n u t r i c i o n a l da população ( D u a r t e , 1989; L e h t i , 1 9 8 8 ; M a z z i l l i & Gandra, 1989; Nagahama et a i . , 1 9 9 0 ; Shrimpton et a l . , 1 9 8 3 ; Yuyama et a l . , 1 9 8 9 ) .

Geralmente, tem-se u t i l i z a d o o método de i n q u é r i t o a l i m e n t a r r e c o r d a t ó r i o p a r a se obter o padrão a l i m e n t a r do grupo a n a l i s a d o , e a s a n á l i s e s são baseadas em t a b e l a s de composição de a l i m e n t o s .

E n t r e t a n t o , s a b e - s e que a informação o b t i d a por e s t e método não p r o p o r c i o n a dados r e a i s sobre o consumo de n u t r i e n t e s , p r i n c i p a l m e n t e quanto aos t e o r e s de m i c r o n u t r i e n t e s , tendo s i d o

1 Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Manaus-AM, Alameda Cosme ferreira, 1756, C P 478.

2 Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP, São Paulo - SP, Ciências dos Alimentos, bloco 14, C P 66 355, C E P 05389.

(2)

recomendada a a n á l i s e química l a b o r a t o r i a l em d u p l i c a t a ( A b d u l l a et a l . , 1 9 7 9 ) .

Além d i s s o é de fundamental importância conhecer não apenas o s n u t r i e n t e s que compõem a d i e t a , mas também a s u a b i o d i s p o n i b i l i d a d e , no s e n t i d o de p e r m i t i r o e s t a b e l e c i m e n t o de d i e t a s adequadas, bem como de propor programas de i n t e r v e n ç ã o de acordo com a s n e c e s s i d a d e s .

0 p r e s e n t e e s t u d o teve como o b j e t i v o , i n i c i a l m e n t e , a v a l i a r o p o t e n c i a l n u t r i t i v o da d i e t a da r e g i ã o de Manaus por meio da a n á l i s e química e do percentual de adequação.

MATERIAL E MÉTODOS

A d i e t a r e g i o n a l f o i e l a b o r a d a u t i l i z a n d o - s e o s dados de Shrimpton & G i u g l i a n o (1979) para f a m í l i a s com rendimentos até d o i s s a l á r i o s mínimos m e n s a i s .

Os a l i m e n t o s a d q u i r i d o s de mercados, supermercados e p a d a r i a s de Manaus foram preparados no l a b o r a t ó r i o de n u t r i ç ã o do I N P A , de acordo com a s t é c n i c a s c u l i n á r i a s habitualmente u t i l i z a d a s pela p o p u l a ç ã o , e a n a l i s a d a s no l a b o r a t ó r i o de n u t r i ç ã o da Faculdade de C i ê n c i a s F a r m a c ê u t i c a s , U S P .

A composição centesimal da d i e t a f o i r e a l i z a d a segundo o s métodos p r e c o n i z a d o s p e l a AOAC ( 1 9 8 4 ) , ou s e j a , determinações de umidade e c i n z a s , por g r a v i m e t r i a , em e s t u f a a 105°C e mufla a 450°C r e s p e c t i v a m e n t e , até peso c o n s t a n t e . P r o t e í n a , pelo método de K j e l d a h l ( m i c r o ) para n i t r o g ê n i o t o t a l , u t i l i z a n d o - s e o f a t o r 6 , 2 5 para transformação em p r o t e í n a . A f r a ç ã o e x t r a t o e t è r e o em e x t r a t o r i n t e r m i t e n t e de s o x h l e t , u t i l i z a n d o - s e é t e r e t i l i c o Ρ . A . A f r a ç ã o f i b r a f o i determinada a t r a v é s de métodos e n z í m i c o - g r a v i m é t r i c o , segundo Asp et a l . ( 1 9 8 3 ) . A t é c n i c a usada b a s e o u - s e no tratamento da amostra com uma a l f a - a m i l a s e termo r e s i s t e n t e e p o s t e r i o r d i g e s t ã o com p e p s i n a e p a n c r e a t i n a s e g u i d a de uma p r e c i p i t a ç ã o com e t a n o ! . Os t e o r e s de c i n z a e p r o t e í n a , remanescentes no r e s í d u o i s o l a d o , foram descontados e o v a l o r r e s u l t a n t e correspondeu à f i b r a a l i m e n t a r t o t a l . E s t a metodologia permite a v a l i a r , separadamente, o conteúdo de f i b r a a l i m e n t a r s o l ú v e l e i n s o l ú v e l . A f r a ç ã o n i f e x t f o i determinada por d i f e r e n ç a após a determinação das f r a ç õ e s a n t e r i o r e s . 0 v a l o r e n e r g é t i c o da d i e t a r e g i o n a l f o i c a l c u l a d o a p a r t i r dos t e o r e s da f r a ç ã o p r o t e i c a , l i p i d i c a e ' ' n i f e x t " , u t i l i z a n d o - s e o s c o e f i c i e n t e s e s p e c í f i c o s que levam em c o n s i d e r a ç ã o o c a l o r de combustão 4 . 0 ; 9 . 0 e 4 . 0 K c a l .

Os m i n e r a i s foram determinados por e s p e c t r o f o t o m e t r i a de absorção atômica e emissão de p l a s m a , por l e i t u r a d i r e t a em s o l u ç õ e s de amostras o x i d a d a s por v i a úmida com á c i d o n i t r i c o e p e r c l ó r i c o ( P e r k i n E l m e r , 1 9 8 2 ) .

O t e o r de f i t a t o f o i determinado por c o l o r i m e t r i a segundo o método d e s c r i t o por L a j o l a et a l . ( 1 9 9 1 ) .

0 método u t i l i z a d o p a r a a a n á l i s e de caroteno f o i o d e s c r i t o por Almeida & Penteado ( 1 9 8 8 ) , que c o n s i s t e em uma e x t r a ç ã o dos pigmentos com s o l v e n t e , saponi f i c a ç ã o , s e p a r a ç ã o em c o l u n a c r o m a t o g r à f i c a a b e r t a e l e i t u r a em espectrofotòmetro u v / v i s .

RESULTADOS E DISCUSSÃO

(3)

Gráfico 1 - Composição básica da dieta regional.

Leite e derivados 10,7%

tubérculos 9% derivados Leguminosas 3,2%

No G r á f i c o 2 , onde comparamos algumas d i e t a s r e g i o n a i s do B r a s i l : de Mato G r o s s o ( B o a v e n t u r a . 1 9 9 0 ) , do Nordeste ( P e d r o s a , 1 9 8 9 ) , de São Paulo ( C i n t r a , 1 9 9 0 ; D a n t a s , 1987) e Manaus, observamos que os c e r e a i s e d e r i v a d o s têm uma c o n t r i b u i ç ã o s i g n i f i c a t i v a n a s d i e t a s de São P a u l o e Mato G r o s s o s e g u i d a pela de Manaus e N o r d e s t e . R a i z e s e t u b é r c u l o s s ã o destaques na d i e t a r e g i o n a l do Nordeste a s s i m como é o p e i x e na d i e t a r e g i o n a l de Manaus.

(4)

A i n d a n e s s e mesmo g r á f i c o , o u t r a r e l e v â n c i a é quanto ao b a i x o consumo de f e i j ã o na d i e t a r e g i o n a l de Manaus, praticamente 1 / 3 em r e l a ç ã o à s de Mato G r o s s o e São P a u l o . 0 h á b i t o de comer f o l h a s v e r d e s na r e g i ã o Amazônica é pouco d i f u n d i d o , f a t o n o t ó r i o n e s s e g r á f i c o p a r a legumes e v e r d u r a s em r e l a ç ã o à s demais r e g i õ e s .

Comparando o s r e s u l t a d o s o b t i d o s após a n á l i s e química da d i e t a r e g i o n a l de Manaus com o s padrões de r e f e r ê n c i a da N a t i o n a l Academy o f S c i e n c e s ( 1 9 8 9 ) , T a b e l a 1 , o b s e r v a - s e que a s c a l o r i a s t o t a i s f o r n e c i d a s por e s s a d i e t a (1906 K c a l ) s ã o s u g e s t i v a s de estarem a b a i x o d a s n e c e s s i d a d e s , correspondendo a 65,7¾ das recomendadas p a r a o homem a d u l t o e 8 6, 6% p a r a a mulher a d u l t a . Os g l i c i d i o s fornecem 60% d a s c a l o r i a s t o t a i s , o s l i p i d i o s 20% e p r o t e í n a s 20%.

Tabela I - Composição e adequação de consumo da dieta regional de Manaus, de acordo com o padrão de referência da National Academy of Sciences, 1989.

Componentes da dieta Total diário Ingestão recomendada e % de adequação Componentes da dieta Total diário

Homem adulto Mulher adulta

Energia (Kcal) 1906 2900(65.7) 2200 (86.6)

Proteina (g) 96.82 63(153.7) 50(193.6)

Lipidio (g) 41.70

Fibra (g) 19.60

Glicidio (g) 285.91

Cálcio (mg) 405.49 800(50.7) 800 (50.7)

Ferro (mg) 12.03 10(120.3) 15(80.2)

Zinco (mg) 10.68 15(71.2) 12(83.0)

Manganês (mg) 3.91 2-5(195.5-78.2) 2-5(195.5-78.2)

Magnèsio (mg) 278.91 350 (79.7) 280 (99.6)

Fitato (mg) 303.8

Retino! (ug) 126.42 1000(12.6) 800(15.8)

Ingestão alimentar média diária de 943 g.

Quando comparada a d i e t a s r e g i o n a i s como a de São P a u l o ( C i n t r a , 1 9 9 0 ; D a n t a s , 1 9 8 7 ) , N o r d e s t e ( P e d r o s a , 1989) e Mato G r o s s o ( B o a v e n t u r a , 1 9 9 0 ) , o b s e r v a - s e r e s u l t a d o s d i s t i n t o s quanto à s c a l o r i a s f o r n e c i d a s por e s s e s t r ê s n u t r i e n t e s .

A i n g e s t ã o de p r o t e í n a s t o t a i s e s t e v e acima d a s recomendações segundo o padrão de r e f e r ê n c i a para o homem e mulher a d u l t o s (153,7% e 1 9 3 , 6 % ) , ou s e j a , adequada.

(5)

Quanto ao t e o r de f i b r a , a i n d a não e x i s t e uma recomendação d i á r i a e s t a b e l e c i d a . O v a l o r do consumo d i á r i o o b t i d o para a r e g i ã o de Manaus de 1 9 , 6 g f o i i n f e r i o r ao da d i e t a r e g i o n a l do Nordeste e próximo ao de São P a u l o .

0 t e o r de f i t a t o f o i de 3 0 3 , 8 mg na d i e t a r e g i o n a l de Manaus.

O b s e r v o u - s e um percentual de adequação de 12,6¾ e 15,896 para homem e mulher a d u l t o s respectivamente para a v i t a m i n a A p r o v e n i e n t e de B - c a r o t e n o .

Dos m i n e r a i s a n a l i s a d o s a m a i o r i a a p r e s e n t o u - s e em n í v e i s inadequados na d i e t a , com exceção do f e r r o para o homem e manganês para ambos que s a t i s f i z e r a m em mais de 100¾. C á l c i o s e g u i d o do z i n c o foram o s que s e encontraram em menor percentual de adequação da ordem de 50% e 70% respectivamente para o homem a d u l t o . V a l o r e s semelhantes a o s da d i e t a r e g i o n a l de São P a u l o ( C i n t r a , 1 9 9 0 ; D a n t a s , 1987) e Nordeste ( P e d r o s a , 1 9 8 9 ) .

CONCLUSÕES

Pode-se c o n c l u i r deste t r a b a l h o que a d i e t a r e g i o n a l de Manaus é s u g e s t i v a de d e f i c i ê n c i a q u a n t i t a t i v a de c a l o r i a s , c á l c i o , z i n c o , f e r r o e v i t a m i n a A .

Além d i s t o , r e s s a l t a - s e a necessidade de se r e a l i z a r estudos de b i o d i s p o n i b i l i d a d e , uma vez que e x i s t e m f a t o r e s i n t r í n s e c o s e e x t r í n s e c o s que podem i n t e r f e r i r no aproveitamento real dos n u t r i e n t e s ( 0 ' D e l l , 1 9 8 4 ) .

SUMMARY

The regional diet

of

Manaus was nutritionally determined by means of

chemical

analysis

ana

as

a percentage of recommended

intakes, using the limits as given by t h e

National

Academy od Science

(19£>9). The diet was

elaborated

using d a t a

obtained

by

Shrimpton & Giugliano (1979) for families earning up t o two minimum salaries per month.

The diets were

prepared according to the

methods

of preparation

used by the local

population.

The results

obtained

showed a

calorie deficiency of

34,3¾. for adult men and

13,4% for adult women.

Of

the 1906 t o t a l Kcal, carbohydrate

contributed

60%,

fate 20%

and proteine

20%.

Quantitatively, proteine were

adequate. However, p a r t

of them may be

being

used as a source of energy. Of the

minerale,

calcium was most

deficient, with an

adequacy of about 50%. Iron

was

deficient for the adult women when compared

with t h e

recommended

intakes.

Regarding the

retinol obtained from the

^-carotene

in the diet, the

percentages were 12,6% and 15,£>% for men and women, respectively.

According to the data

obtained, it can be concluded that the diet doee not meet the recommended

intakes for

(6)

Referências bibliográficas

Abdulla, M.

et al.

1979. Assesment study conception.

Scand. J.

Gastroenter-ology,

14:28-42.

Almeida, L. B.; Penteado, Μ. V. C. 1988. Carotenoids and pro-vitamin A

value of white fleshed brazilian sweet potatoes

(Ipomoea batatas

lam. ).

J. Food Comp. Anal.,

1:341-352.

Asp, N. G.; Johansson, C. G. ; Hallmer, H.; Siljostron, M. 1983. Rapid

enzymatic assay of insoluble and soluble dietary fiber.

J. Agric. Food

Chem.

, 31:476-82.

Association Official Analytical Chemists Official Methods of Analysis.

1974. 1 4

a

ed. 1141p.

Boaventura, G. T. 1990.

Biodisponibilidade de selenio na dieta regional de

Mato Grosso.

Dissertação de Mestrado, FCF-USP. 108p.

Cintra, R. Μ. G. 1990.

Biodisponibilidade de selènio na dieta regional de

São Paulo.

Dissertação de Mestrado, FCF-USP. 74p.

Dantas, R. P. 1987.

Biodisponibilidade de zinco na dieta regional de São

Paulo.

Dissertação de Mestrado, FCF-USP. 109p.

Duarte, Μ. R. Β. 1989.

Estudo dos fatores de risco nutricional em crianças

matriculadas em pré-escolas das redes de ensino particular, estadual e

municipal da cidade de Manaus em 1987. Avaliação dos inquéritos

alimentar, sócio-econômico e cultural.

Dissertação de Mestrado. INPA/

FU A. 114p.

Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (FIBGE) - 1978.

Estudo nacional de despesa familiar. Tabelas selecionadas.

122p.

La joio, F. M.; Marquez, U. M. L. ; Filìsetti-Cozzì, T. M. C. C ; McGregor,

D. Ian. 1991. Chemical composition and toxic compounds in rape seed

(Braesica napus,

L. ) cultivars grown in Brazil.

J. Agric. Food Chem.,

39:1933-1937.

Lehti, Κ. K. 1988. The iron, folic acid and zinc status of low

socio-economic pregnant and lactating amazonian women.

Eur. J. Clin. Nutr.,

43:503-513.

Mazzilli, R. N.; Gandra, Y. R. 1981. Consumo alimentar de pré-escolares

matriculados nos centros de educação e alimentação do pré-escolar

(CEAPES) e das respectivas famílias.

Rev. Saúde Pubi.,

15(Supl.):23-32.

Nagahama, D.; Marinho, Η. Α.; Rocha, Y. R.; Ferraroni, M. J. R.; Silva, N.

B. ; Castro, J. S. 1990. Avaliação nutricional e alimentos de

pré-escolares de uma creche de Manaus e a influência da entidade no estado

nutricional da população.

Acta Amazônica,

20 20 (único): 119-129.

National Academy of Sciences. 1989.

Recomended dietary allowances.

9

a

ed.

(7)

Pedrosa, L. F. C. 19Θ9.

Efeito da suplementação com ferro na biodisponibilidade

de zinco em uma dieta regional do Nordeste.

Dissertação de Mestrado,

FCF-USP. 96p.

Perkin Elmer. 1982.

Analytical methods for atomic absorption

spectrophotom-etry.

Be 15 (Manual do Mod 373) .

Shrimpton, R. & Giugliano, R. - 1979. Consumo de alimentos e alguns

nutrientes em Manaus, Amazonas.

Acta Amazônica,

9(1)117-141.

Shrimpton, R. ; França, T. S.; Rocha, Y. R. ; Golden, Μ. Η. Ν. 1983. Estudo

sobre o estado nutricional em relação ao zinco na Amazônia. I. Níveis

de zinco no soro e ingestão de zinco em operários de Manaus.

Acta

Amazônica,

13(1):73-94.

Yuyama, L. K. O.; Nagahama, D.; Marinho, Η. Α.; Vannucchi, H. 1989.

Alimentação e estado nutricional de mães em diferentes estados fisiológicos

de um bairro pobre de Manaus.

Rev. Alimentação e Nutrição,

1:13-21.

Imagem

Gráfico 2 - Composição básica das dietas regionais.
Tabela I - Composição e adequação de consumo da dieta regional de Manaus, de acordo com o padrão de referência da National  Academy of Sciences, 1989

Referências

Documentos relacionados

Com base nestas afirmações e em outras observações, pode-se perceber que ainda há alguns problemas como a falta de servidores que apresentam perfil com habilidade em

Com base no que acima foi exposto, o presente trabalho propõe a criação do Núcleo de Aprendizagem, desenvolvimento e acompanhamento dos gestores esco- lares – NUGER - como forma de

Luciana Guimarães Leal Sad faz referência ao Parecer PGE n.º 10.597, de 1999, por meio do qual se concluiu que "as caixas escolares não estão submetidas ao regime legal

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo