• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DA OCORRÊNCIA DE SCOLYTIDAE E PLATYPODIDAE EM MADEIRAS DA AMAZÔNIA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "ESTUDO DA OCORRÊNCIA DE SCOLYTIDAE E PLATYPODIDAE EM MADEIRAS DA AMAZÔNIA."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DA OCORRÊNCIA DE SCOLYTIDAE E PLATYPODIDAE EM MADEIRAS DA AMAZÔNIA.

Raimunda Liége Souza de Abreu 1

R E S U M O

E s t u d o s sobre a ocorrência d a s famílias Scolytidae e Platypodidae (Insecta: C o

-leoptera) em madeiras v e r d e s s ã o e s c a s s o s na região amazônica. E s t e s besouros, apesar

de s e alimentarem de fungos manchadores, danificam a madeira, construindo galerias para

o cultivo d o seu alimento e reprodução. Durante a realização de um censo d e s t a s famílias

em dezesseis essências florestais no município de Presidente Figueiredo - A M , foi observada uma diferença significativa com relação ao número de espécimes coletados, considerando

principalmente os gêneros Xyleborus e Platypus, mais comumente encontrados. Foi observada também a susceptibilidade do cerne e alburno d a s diferentes espécies florestais ao ataque d e s t a s famílias, onde constatou-se que o cerne é mais resistente que o alburno.

I N T R O D U Ç Ã O

A Amazônia possui un grande potencial raadeireiro, porém, devido a peculiaridades de seu clima quente, com umidade relativa alta, as madeiras estão sujeitas à biodeterioração por diversos agentes x i l ó f a g o s , dentre eles os insetos.

A exploração raadeirelra ainda ê realizada em sua maioria na floresta de virzea e, como conseqüência, os rios são utilizados como meios de transporte, o que propicia condições de umidade necessária ao ataque desses insetos. Aliado a isto, o atraso no transporte, quando o rio não estã em seu leito normal, acarreta a permanência das toras na floresta, onde as condições microclimáticas também são muito favoráveis ao desenvolvimento desses insetos.

Os insetos que atacam uma essência florestal podem ser considerados sob três aspectos: aqueles que atacam a árvore viva, ou seja, passara a maior parte do seu ciclo vital no tecido meri sternali co; aqueles que atacam a árvore logo após o abate, aproveitando-se da seiva fresca e da alta umidade; e aqueles que atacam a madeira seca.

Neste trabalho serão considerados os insetos que atacam a madeira úmida, pertencentes ãs famílias Scolytidae e Platypodidae (Coleoptera), objetivando apurar as espécies que ocorrem em madeira da região, assim como o grau de susceptibilidade destas ao ataque pelos referidos Insetos.

M A T E R I A L E M É T O D O S

Este trabalho foi realizado era duas etapas. A primeira foi executada logo apôs o abate de dezesseis espécies florestais da área da Hidrelétrica de Balbina, município de Presidente

1

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, Alameda Cos me Ferreira, 1756, cp. 478, Manaus - A M , 69011-970.

(2)

Figueiredo, estado do Amazonas. Destas espécies foram retirados discos de 20 cm de espessura e com diâmetro variando entre 50 a 60 cm, e expostos ao ataque de Insetos ainda na floresta, distribuídos aleatoriamente durante dois meses. Pretendia-se analisar cinco discos por espécie florestal, porém a Insuficiência do número de amostras não permitiu que o objetivo fosse plenamente aicançado, uma vez que a amostragem variou entre dois e cinco repetições por espécie.

Na segunda etapa, os discos foram trazidos para Manaus, colocados em armadilhas, cujo principio de funcionamento é baseado na queda livre dos Insetos, quando da salda dos discos (Abreu ft Dietrich, 1989). As coletas foram feitas mensalmente, durante um ano, e os espécimes coletados foram conservados era álcool a 70% para posterior identificação.

Apôs a desraontagen das armadilhas, os discos forara examinados Internamente para verificação da Intensidade do ataque e grau de susceptibilidade dos mesmos ao ataque de tscoUtideos e platlpodídeos, através dos furos e galerias por eles construídos.

Para avaliar o grau de susceptibilidade foi usado critério abaixo adaptado das normas da IUFRO (Lepage, 1970) para testes de campo com estacas de madeira, cora algumas modificações.

SANIDADE GRAU DE SUSCEPTIBILIDADE

Pouco ou nenhum ataque Altamente resistente

Ataque leve ou superficial Resistente

Ataque evidente, mas reoderado Moderadamente resistente

Ataque Intenso Não resistente

R E S U L T A D O S E D I S C U S S Ã O

Na Tabela 1, estão relacionadas cinco espécies da família Scolytidae e três da família Platypodidie, coletadas nas dezesseis essências florestais.

Das espécies coletadas da farafüia Scolytidae, Xyleborus « f f l n f s representou 84,6% (3.060 1nd.) do total da captura; Xyleborus ferrugineus, 7,47% (270 Ind.); Xyleborus v o l v u l u s , 5,92% (214 ind.); Xyleborus spp., 1,94% (70 ind.) e Hypotenemus e r u d i t u s , 0,05% (2 ind.). Dentre os Platypodidae, Platypus p a r a i c l u s representou 19,9% (70 Ind.); Platypus spp., 74,1% (260 ind.); e Tesserocerus spp., 6% (21 Ind.).

Era quase todas as espécies florestais foram encontrados vários representantes da família S c o l y t i d a e , exceção a Hynenaea c o u r b a r i l , Jacaranda copala e L i c e r l a c a n e l a . Esta última com somente ura exemplar. Dentre os representantes, destacara-se pela freqüência: Xyleborus a f f i n i s e Xyleborus ferrugineus cora 81.25%, Xyleborus v o l v u l u s cora 37,5%, Xyleborus spp. 25% e Hypotenemus eruditus cora 12,5%. Já na família Platypodidae, a ocorrência foi baixa, destacando-se Platypus spp. cora 37.5%, Platypus parai el us cora 31,25% e Tesserocerus spp. com 25%.

(3)

Tabela 1 - Distribuição das espécies das famílias Scolytidae e Platypodidae por essência florestal encontradas no Município de Presidente Figueiredo « AM.

E S S Ê N C I A F L O R E S T A L N f D E O S S C O L Y T I D A E P L A T Y P O D I O A E

N O M E O E W T Í f K » N O M E COMUM COS POR

ar-

xyeoorut ofMtfc

Xytobonw tovghu

Xytoborut «eJvuto*

X/faòarvs «PP

typetom-i M o m e M T O M L

Ptofypu. parafato»

Ptofypuo • P P

TlOMl'OUTUO T O T A L

Mocueu d» poco 4 2 9 13 1

— 4 3

_

2 2 9 _ 2 2 9

Anocanüum açnjcmamm Caiu! 5 1 « 16

3 4 2

2

CoOtoto ÓÓOfOtU C o * © 4 1 6 1

-

9

_

_

Cotootonvo ^cfcerepto/tow Cettonlwdt poco 4 2 9

-

1

I I -

-

-

-Ctó^ünoe 6Ot0OOtfufHtit Codrorara 2 3

4

-

-dartelo neemoêo Guoriubo 2 138 3 9

-

-

-

1 9 6 19 9 2 S O

Entarotetoton xhombtwgkii Fõwtorowotoaai S 9 7

— 1 1 7 17 3 7 2 7

^ M M M COUfhorit A i t a i 2

Hymenotobium wiwm Aiiytomde nata S 17 16 3

-

-

3 9 2 2 2

-

2 4 JOGOrQndQ COfiQIQ Corata 5

Liearia conato Louro chumbo 3

-

-

1

-

1

-

-

-Mcnífcoro tuberi 5 2 2

-

-

4

13 4 19

M M M M R W itaubo Lauro itauba S 7 2 4 12 2 1 4 6 K> 2

-

12

Oeotao eymbontm Louro MMmui 4 β 4

-

IO

2 0

Ometto «p. T o n t o 2 2913 9 6 193 7

-

3101

-

9 9

Moro tota 3 13 2 3

-

3 0

9 0

_

_

T O T A L 3 0 6 0 2 7 0 2 1 4 7 0 2 3616 7 0 2 6 0 21 331

F E J K E H T A O E M 0 0 TOTAL ( % > 9 4 , 6 7 , 4 7 3 , 9 2 1,94 0 , 0 3 100 1 9 , 9 74,1 6 . 0 I O O

(4)

Apesar de en algumas espécies florestais (tabela 1) não terem sido encontrados exemplares de Scolytldae e Platypodldae e em outras, quando encontrados, terem sido em numero reduzido, na análise dos discos foi observada a presença de galerias e manchas características de ataque. Pôde-se observar ainda que o numero de exemplares de besouros coletados em algumas espécies florestais não foi coerente com o grau de susceptlbllidade (Tabelas 1 e 3). Este comportamento se deve provavelmente ao tempo de permanência dos discos no solo da floresta, que foi suficiente para emergência de todos ou da maioria dos adultos e conseqüente abandono dos mesmos. Também pode ter havido predação por fungos e outros Insetos.

Quanto aos espécimes coletados nos discos, num total de 3.616 Scolytldae e 351 Platypodldae, existe uma discrepância muito grande com relação aos machos e fêmeas, especialmente em se tratando de Scolytldae, onde o numero de machos é consideravelmente menor que o de fêmeas (Tabela 2).

0 numero aberrante de fêmeas em relação ao de machos, nas espécies do gênero Xyleborus, pode ser explicado pelo fato de que são polTgaraos consangufneos, havendo com isso uma depressão de vida. Em conseqüência, os machos são raros, haplõides, deformado, pequenos e não voam; porém conseguem atingir maturidade sexual e acasalam muito cedo, e usualmente morrem antes de completar a coloração (Wood, 1982).

Em algumas espécies, como X. ferrugineus, por exemplo, os machos rastejam para o lado de fora da galeria e, quando morrera, as fêmeas os jogam para fora, ao fazerem a limpeza da mesma (Saunders et al., 1967).

Entre os platlpodfdeos, como são monõgamos em sua maioria, não foi observado tal problema. 0 fato de o numero de machos ter sido maior que o de fêmeas pode ser explicado pela ausência de fêmea, em virtude da migração â procura de um novo hospedeiro e conseqüentemente de um novo parceiro.

Tabela 2 . Número total de machos e fêmeas nas espécies das famílias Scolytidae e Platypodldae coletados e m dezesseis essências florestais.

Espécie Machos Fêmeas Total

Hypotenemus eruditos

0 2 2

Xyleborus afíinis

19 3041 3060

Xyleborus ferrugineus

1 269 270

Xyleborus volvulus

2 212 214

Xyleborus spp.

2 68 70

Platypus paralelus

42 28 70

Platypus spp. 152 108 260

Tesserocerus spp.

15 6 21

Como pode-se notar na Tabela 1, há uma predominância de besouros da família Scolytldae era relação a Platypodldae, principalmente de espécies dos gêneros mais coraumente encontrados na região: Xyleborus e Platypus.

(5)

Tateia 3 - Grau de susceptíbilidade de espécies florestais ao ataque dos insetos das famílias Scorytido* · Pkirypodkfc» apσs dois meses de exposição no campo.

E S S Ê N C I A F L O R E S T A L

S U S C E P T Í B I L I D A D E

S C O L Y T I D A E P L A T Y P O O I O A E O B S E R V A Η Γ O

N O M E C I E N T Í F I C O N O M E C O M U M ALBURNO C E R N E A L B U R N O C E R N E

O B S E R V A Η Γ O

Aldina beterophyiki Mocucu de poco Ν  R  Μ  R 

Anocorótunt sprucoovtunt  Cojuí  Μ  R  Μ  R 

Cedroto odorata Cadrò Μ  R  A R  AR 

Cotostoma tchomphyium Cos tonta de peco  Μ  R  A R  A R 

CadroMnga eaHnoohrmlt Cedrarono  R  A R  A R  A R  Corno som ataque  d * Seefytkh»

CtarHua racemoso Goof iv Ł••".·  Ν  R  Ν  R 

Entmrohbàjm *chomburkM Fowkoororotwcupi  Ν  R  Ν  R 

HyrtionooQ courbor* A i taf  Ν  Μ  A R  A R  Não foi efetuada eotota do Seofyttdo* , porem o » galerias noo discoe indieom que h o u v t ata o i * .

Hytmnohblum mxcotm/m A n o e i m d a mota Μ  R  Ν  R 

JkKorondo capoto  Corobo  Ν  Μ  AR  A R  Não taf efetuodo cotato oo Scolytldao, porém o » colerlo» n o » di»co» indicam ove houvt otoqwt.

Ueoria conato Louro chumbo Μ  A R  A R  A R  Coleto do um único osomptor do Scoiytfdm.

Nonilkora hubmi Macoronduba  Μ  A R  Μ  A R 

Moxiiauma itoubo Louro itauba  Μ  A R  Μ  A R 

Ocotvo eymbonm Louro intamui  Μ  A R  A R  AR 

Orroooto sp.  Tonto  Ν  Ν  R  R 

Senêffhro morototonl Ν  Μ  A R  A R 

(6)

aliraentara-se de fungos, transportados e cultivado por eles dentro da madeira e por Isto são denominados besouros ambròsia (Batra, 1963; Beaver, 1976; Robert, 1977; Wood, 1982; Equihua-Martlnez & Atkinson, 1987). Selecionando hospedeiros enfraquecidos e decadentes, ou árvores recêra-abatidas, estas espécies atacam quase todas as partes da planta. No caso de algumas espécies que atacam árvores sadias ou com alguma deficiência fisiológica, podem transmitir-lhe doenças, como é o caso de X. ferrugineus, que ê o vetor do fungo manchador Ceratocystes fimbriata (Browne, 1962; Dyer, 1963; Saunders & Knoke, 1967; Beaver, 1976).

As espécies Xyleborus affinis Eichoff 1868 e Xyleborus ferrugineus Fabricius 1801, da família Scolytidae, que foram as mais freqüentes (Tabela 1), atacara qualquer tipo de árvore, não havendo especificidade de hospedeiro o que foi observado tarabéra por Beaver (1976). A condição propícia para o ataque é que haja unidade suficiente para a sobrevivência dos fungos dentro da madeira (Browne, 1962).

Segundo Wood (1982), X. affinis ê uma espécie pantropical abundante e que aparentemente é menos agressiva que X. ferrugineus. Porém foi constatado neste trabalho que, em espécies florestais da Amazônia, X. affinis mostra-se mais agressiva que X. ferrugineus. Isto pode ser atribuído à espécie florestal e às condições raicrocliraáticas que inibem o crescimento do fungo que alimenta esta espécie.

Embora entre os platlpodideos a freqüência seja baixa, a espécie Platypus parai el us Fabricius 1801 (Tabela 1) é considerada de Importância, principalmente nos trópicos, onde sua distribuição é mais regular. Segundo Wolcott (1948), ela é a espécie continental mais largamente distribuída, indo desde a baixa Califórnia até a Argentina, além de ser a raais abundante era Porto Rico.

Diversos são os registros desta espécie atacando Theobroma cacao na Colômbia, Bolívia e Venezuela (Schedi, 1960), em Ilhéus na Bahia (Nuraberg, 1971) e em diversos países da América Central (Equ1hua-Mart1nez & Atkinson, 1987).

No tocante à susceptibilidade das madeiras, a Tabela 3 mostra diferentes graus de resistência, tanto do cerne quanto do alburno.

Quando da análise dos discos, foi observado que o cerne é mais resistente que o alburno, tanto para Scolytidae como para Platypodidae. Os resultados encontrados foram os seguintes: sete espécies apresentaram o alburno não resistente ao ataque de Scolytidae, oito espécies moderadamente resistentes e uma espécie resistente. Quanto ao cerne, d n c o espécies mostraram-se altamente resistentes, mostraram-sete espécies resistentes, três espécies moderadamente resistentes e uma espécie não resistente.

Com relação ao ataque do alburno por Platypodidae, apenas três espécies apresentaram-se não resistentes, quatro espécies moderadamente resistentes, uma espécie resistente e oito espécies altamente resistentes. 0 cerne da maioria das espécies mostrou-se altamente resistente.

Embora Bletchly (1967) tenha concluído que ocorre a colonização tanto no alburno como no cerne, para as espécies estudadas (tabela 3), o alburno foi mais susceptível do que o cerne. Isto pode ser atribuído âs características diferenciadas do alburno e do cerne no que tange ao valor nutricional, teor de umidade e concentração de substâncias tóxicas.

(7)

con» X. volvulus e Η. eruditus sobrevivem em madeiras levemente sec*: (Browne, 1961; Wood, 1982).

Do ponto de vista econòmico, as espécies aqui encontradas são responsáveis por grandes perdas em volume de madeira, principalmente nos trópicos americanos (Samaniego & Gara, 1970; Beaver, 1976; Robert, 1977; Wood, 1982; Atkinson, 1987). Wood (1982) afirma que, embora nío haja registros satisfatórios, um quarto do total em volume de toras, foram descartadas na Venezuela, devido os prejuízos causados pelos besouros ambrosia X. affinis, X. ferrugineus e F . paraielus.

CONCLUSÃO

- A família Scolytidae foi predominante em todas as espécies florestais estudadas;

- Em Ν . itauba foram encontradas a maioria das espécies das famílias Scolytidae e Platypodidae, com exceção de Tesserocerus spp.;

- Quase todas as espécies das famílias Scolytidae e Platypodidae, com exceção de H. eruditus, são besouros ambrosia;

- As espécies X. affinis e X. ferrugineus não foram encontradas em H. eourbaril, J . copale e L. canela;

- o número de fêmeas encontradas para as espécies da família Scolytidae foi maior que o de machos;

- O cerne da maioria das espécies foi mais resistente que o alburno ao ataque das famílias Scolytidae e Platypodidae.

S U M M A R Y

The are few studies of the families Scolytidae and Platypodidae (Insecta: Coleoptera)

in green wood in Amazonia. Though these beetles feed on stain fungi, they do demage to the 

wood by building galeries for growing the fungi. Both families were surveyed in sixteen different

tree species from the country of Presidente Figueiredo, state of Amazonas. Number of 

individuals found in each tree species varied considerably.

 The date

are based

 primarily on the 

beetles genera Xyleboru©  a n d Platypus, both frequent. We show for different tree species

that heartwood is more resistant to attack from these families than is sapwood.

Referências bibliográficas

Abreu, R. L. S. & Dietrich, C. R. R. C. - 1989. Ocorrência de besouros (Insecta:

Coleoptera) em Madeiras Úmidas. I n : E n c o n t r o B r a s i l e i r o e m M a d e i r a s e e m E s t r u t u r a s d e M a d e i r a s , 3, Sâo Carlos - SP, v. 4. p . 227-37.

Batra, L . R. - 1963. Ecology of Ambrosia Fungi and their Dissemination by beetles.

T r a n s . K a n s a s A c a d . S c i . , 66(2):213-236.

Beaver, R. A. - 1976. Biological studies of Brazilian S c o l y t i d a e and P l a t y p o d i d a e

(Coleoptera), V. The Tribe Xyleborini. Z. A n g . E n t o m o l . , 80:15-30.

Bletchly, J. D. - 1967. I n s e c t a n d M a r i n e Borer D a m a g e t o T i m b e r a n d W o o d w o r k .

Recognition, Prevention and Eradication. London, Her Majesty's Stationery, p . 33-39.

(8)

D y e r , £ . D . Α . - A t t a c k a n d B r o o d P r o d u c t i o n o f A m b r o s i a B e e t l e s i n Loggijn D e b r i s .

C a n . E n t o m o l . , 95:624-631.

E q u i h u a - M a r t i n e z , A . & A t k i n s o n , Τ . H . - 1987. C a t a l o g o d e P l a t y p o d i d a e

( C o l e o p t e r a ) d e N o r t e y C e n t r o a m e r i c a . F. E n t o m o l . Hex., 72:5-31.

L e p a g e , E . S . - 1970. M é t o d o P a d r ã o S u g e r i d o p e l a I U F R O p a r a E n s a i o s d e C a m p o c o m

E s t a c a s d e M a d e i r a . P r e s e r v a ç ã o de M a d e i r a , S á o P a u l o , 1(4):205-216.

N u m b e r g , M . - B o r k e n k a f e r (Scolytidae) a n d K e r n k a f e x (Platypodidae, C o l e o p t e r a ) a l s S c h a d l i n g e d e s K a k a o b a u m e s (Theobroma cacao L . ) m i t B e s o n d e r e r B e r u c k s i c h t i g u n g d e s S t a t e s B a h i a , i n B r a s i l i e n . P a p é i s A v u l s o s Zool., S à o P a u l o , 25(8):57-68.

R o b e r t , H . - 1977. O b s e r v a t i o n o n t h e B i o l o g y o f S o m e T r o p i c a l R a i n F o r e s t

S c o l y t i d a e ( C o l e o p t e r a ) f r o m Fiji. I I . S u b f a m i l y I p i n a e - T r i b e X i l e b o r i n i .

J. M a t . Hist., 11:251-272.

S a m a n i e g o , A . & G a r a , R . J . - 1970. E s t ú d i o s S o b r e l a A c t i v i d a d d e V u e l o y S e l e c i ó n d e H u é s p e d e s p o r X y l e b o r u s s p p . y P l a t y p u s s p p . ( C o l e o p t e r a : S c o l y t i d a e y

P l a t y p o d i d a e ) . Turrialba, 20(4):471-477.

S a u n d e r s , J . L . ; N o r r i s , D. M . ; K n o k e , J . K . - 1967. I n s e c t - H o s t T i s s u e I n t e r r e l a t i o n s B e t w e e n X y l e b o r u s f e r r u g i n e u s ( C o l e o p t e r a : S c o l y t i d a e ) a n d

Theobroraa c a c a o i n C o s t a R i c a . A n n . E n t o m o l . S o c . Am., 60(2):420-423.

& K n o k e , J . K . - 1967. D i u r n a l E m e r g e n c e o f X y l e b o r u s f e r r u g i n e u s ( C o l e o p t e r a :

S c o l y t i d a e ) f r o m C a c a o T r u n k s i n E c u a d o r a n d C o s t a R i c a . A n n . E n t o m o l . S o c . Am., 60(5):1094-1096.

S c h e d i , Κ . E . - 1960. B a r k a n d T i m b e r B e e t l e s f r o m t h e N e o t r o p i c a l R e g i o n . 173.

C o n t r i b u t i o n t o t h e M o r p h o l o g y a n d T a x o n o m y . C o l . Bull., 14:74-80.

W o l c o t t , G . N . - 1948. T h e i n s e c t s o f P u e r t o R i c o . J. A g r i c . U n i v . P u e r t o Rico,

32(2):379-385.

W o o d , S . L . - 1982. T h e B a r k a n d A m b r o s i a B e e t l e s o f N o r t h a n d C e n t r a l A m e r i c a

( C o l e o p t e r a : S c o l y t i d a e ) , a T a x o n o m i c M o n o g r a p h . G .  B . H a t . Mem., 6:-1360

Imagem

Tabela 1 - Distribuição das espécies das famílias Scolytidae e Platypodidae por essência florestal encontradas no  Município de Presidente Figueiredo « AM
Tabela   2 .  Número total de machos e fêmeas nas espécies das famílias Scolytidae e Platypodldae coletados  e m  dezesseis essências florestais

Referências

Documentos relacionados

A implementação dos objetivos definidos no PIDSCMR só arranca efetivamente com os fundos que ficam disponíveis com a venda da licença da central à Acciona em 2006. O primeiro

Em outras palavras, a alta porcentagem de relativas padrão deve-se à alta frequência dos locais de extração não preposicionados que são mais usados com esta variante em

Objetivos: O objetivo deste estudo consiste em identificar em que medida os problemas percecionados pelos indivíduos portugueses com EM encontram-se representados na

– ácido húmico puro para análise MH – material húmico C-ácido húmico – carbono na forma de ácidos húmicos C-AF – carbono na forma de ácidos fúlvicos SH’s –

O mapa é publicado por SOUZA ARAÚJO 24 , mas o levantamento é da divisão de Profilaxia da Lepra coordenada pelo médico Aureliano Matos de Moura, que também será diretor do

A abertura que está sendo processada no país é irrestrita, pois até máquinas usadas, sem limite de idade, estão sendo importadas (sucatas). Além disso, foram

Este tipo de resultado se aproxima de la hipótesis de generación propuesta por Domahs y colegas (2010; 2011) según la cual cuanto más compleja es una representación,

Partindo desse pressuposto, o presente trabalho tem por finalidade identificar a importância da gestão de qualidade para a análise dos modos de falhas e seus