• Nenhum resultado encontrado

A alteridade: o outro como critério

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "A alteridade: o outro como critério"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

A ALTERIDADE: O OUTRO COMO CRITÉRIO

1

THE OTHERNESS AS A CRITERION OF BIOETHICS

Maria Lúcia Araújo Sadala*

SAD ALA, M.L.A. A alteridade: o outro como critério. R e v . E s c . Enf. U S P , v. 33, n. 4, p. 355-7, dez. 1999.

f^!^^J^^í!Í^ÍffÍIIttia^?í

è* f " . * >' V t V . ^

Este estudo é um convite à reflexão a respeito de como o critério da alteridade - o outro como referência para os valores éticos e morais - tornase necessário para pensar as práticas de assistência à saúde, e como transforma tais práticas, remetendo às questões da Bioética. Foi utilizada como referência a Fenomenologia Existencial.

UNITERMOS: Bioética. Assistência à saúde.

8 S Í & & i ^ ^ & M & ^ ^ ^ W ^ $ ^ M S

The present paper proposes questions about otherness as a fundamental criterion of Ethics and Bioethics, focusing on health care. The referencial mark used is the concept of otherness based on the Existencial Phenomenology.

UNITERMS: Bioethics. Medical assistance.

No pensamento ocidental moderno, o campo ético-moral está centrado no sujeito ético-ético-moral consciente, dotado de vontade para controlar seus instintos, impulsos e paixões, capaz de deliberar e perceber as situações simulta-neamente determinadas e abertas, necessárias e possíveis. Este sujeito ético-moral é igualmente capaz de definir os fins da ação ético-moral como recusa da violência contra si e contra os outros, e de estabelecer uma relação j u s t a e legítima, entre os meios e os fins da ação. O campo ético-moral, por sua vez, é formado por valores e normas, postos pelos próprios sujeitos ético-morais, n a qualidade de deveres, v i r t u d e s ou bens realizáveis por todos e cada u m (CHAUÍ, 1997). Nas palavras desta autora: "Valores e normas são exteriores e anteriores a nós, definidos pela sociedade e pela cultura onde vivemos; m a s por outro lado somos sujeitos éticos e, portanto, capazes tanto de interiorizar valores e normas existentes quanto de criar novos valores e novas normas". Tais comportamentos éticos contextualizam-se dentro de um mundo de relações intersubjetivas, entre mim e o outro, ambos sujeitos morais, livres e conscientes.

Esta visão contemporânea do campo ético-moral nos remete à noção da pessoa - o sujeito moral- relacionada ao outro, também sujeito - moral - ambos, eu e o outro, como

sujeitos e objetos da ética. Mais propriamente, nos remete ao conceito da alteridade como critério ético fundamental. A n o ç ã o d e r e c i p r o c i d a d e como e l e m e n t o fundamental n a formação do sujeito social e ético - a percepção do outro como constituinte do eu - é recente n a história do pensamento humano. Segundo CORRÊA (1993), apenas a p a r t i r de Hegel, em fins do século passado, o problema do outro é colocado em toda a s u a agudeza. Até então p r e d o m i n a r a a moral formalista kantiana, fundada n a razão universal abstrata. A partir de Hegel, os filósofos começam a se posicionar n a busca do homem concreto da ação moral - o homem situado no mundo das relações interpessoais.

P o d e m o s p e n s a r a s noções é t i c a s , a t é a q u i descritas, aplicadas ao campo da Bioética, nossa área de atuação. A Bioética se constitui no exame sistemático da conduta h u m a n a no campo d a s ciências da vida e da saúde, conduta compreendida à luz de valores e de princípios morais. Abrange os problemas éticos de todas as profissões sanitárias; as pesquisas comportamentais, i n d e p e n d e n t e d a s s u a s aplicações t e r a p ê u t i c a s ; os problemas sociais ligados às politicas sanitárias; e os problemas da vida animal e vegetal em relação à vida do homem (SGRECCIA, 1996, p. 44).

1

Critério significa originalmente " aquilo que serve para julgar, aquilo pelo qual reconhecemos uma coisa e a distinguimos da

outra, aquilo que dirige nossa opção" ( CORRÊA, 1993). No texto, pensamos critério como orientações que dirigem as nossas escolhas. ' Enfermeira, responsável pela disciplina Relacionamento enfermeira-paciente no Curso de Enfermagem da Faculdade de

(2)

A alteridade: o outro como critério Maria Lúcia Araújo Sadala

A Bioética, como p r o d u t o de u m a sociedade em evolução acelerada, particularmente n a á r e a da saúde, vem exigindo dos profissionais e dos u s u á r i o s dos serviços de s a ú d e novos c o m p o r t a m e n t o s e novos posicionamentos, decorrentes de situações i n u s i t a d a s , c r i a d a s pela ciência e tecnologia. N e s t a perspectiva q u e s t i o n a - s e o poder d a interferência do h o m e m no campo médico-biológico, assim como a necessidade da reafirmação dos direitos dos seres h u m a n o s e dos seres vivos em geral, que potencialmente seriam ameaçados pelo domínio ilimitado dos donos da ciência.

Neste sentido, p e n s a r a alteridade como critério f u n d a m e n t a l d a ética aplicada às situações da s a ú d e r e s p o n d e à s e x i g ê n c i a s a t u a i s de se a t r i b u i r aos pacientes a competência moral e a sua posição de sujeito do próprio cuidado, consciente de si mesmo e u s u á r i o crítico dos serviços de s a ú d e . Ao mesmo tempo, coloca os profissionais d a á r e a em posição de r e v e r s u a s relações profissionais com clientes e demais categorias. Mas sobretudo, a inclusão da a l t e r i d a d e como critério ético confirma os valores humanos como referência p a r a os comportamentos profissionais.

N e s t e e s t u d o nos propomos a refletir a respeito d a a l t e r i d a d e t e n d o como f u n d a m e n t o o referencial fenomenológico (MERLEAU PONTY, 1945 e BUBER, 1979), acrescido de outros autores que se ocuparam do t e m a : VIDAL (1979), DUSSEL (1984), Levinas (citado em CORRÊA, 1993) e SUSIN (1987).

I n i c i a l m e n t e , a p ó s n o t a s i n t r o d u t ó r i a s c o n c e i t u a i s , a b o r d a r e m o s a c o m p r e e n s ã o do ser-no-mundo e d a constituição do ser-no-mundo relacional, segundo a v i s ã o m e r l o p o n t i a n a . N u m s e g u n d o m o m e n t o , t r a r e m o s à reflexão a a l t e r i d a d e - constituição da moral e d a é t i c a , s e g u n d o os a u t o r e s m e n c i o n a d o s a n t e r i o r m e n t e .

P r i m e i r a m e n t e , faz-se necessário compreensão do q u e é a pessoa, e do q u e é o outro (alteridade). A p e s s o a , n a v i s ã o dos a u t o r e s e s t u d a d o s , configura-se como ser social, ser de relação destinado à comunicabilidade. P a r a MERLEAU PONTY (1945), a s relações interpessoais p r e e n c h e m vazios do ser-no-m u n d o . N e s t a concepção o h o ser-no-m e ser-no-m se constitui pessoa pela a b e r t u r a e aproximação com o outro.

B U B E R (1979) fala no ser dialogal. A pessoa t e m u m a e s t r u t u r a dialogal, o eu c o n s t i t u i - s e n a referência eu-tu.

Como se constitui apessoa-abertura no m u n d o , como se constitui o m u n d o dessa pessoa-abertura?

P a r a M E R L E A U PONTY (1945), o h o m e m não existe como consciência fechada em si mesmo: é o homem no mundo - o mundo das relações - e é no mundo que se conhece. É o ser-em-situação. Nunca totalmente livre, m a s n u m m u n d o não t o t a l m e n t e acabado. A oposição e a c o n s t a n t e t e n s ã o e n t r e a p o l a r i d a d e homem-mundo m a n t é m a constante transformação do h o m e m e do m u n d o , n u m movimento incansável, sem

fim. A d i a l é t i c a s e m s í n t e s e , p o r q u e s e m p r e em movimento. Ali o homem é o seu corpo: "Eu sou o meu corpo, sou espaço, sou tempo, sou lugar, sou linguagem, sou gesto". E vive experiências n u m a realidade concreta. N e s t a r e a l i d a d e , n e s t e m u n d o externo que habito, a m i n h a u n i v e r s a l i d a d e e n c o n t r a a u n i v e r s a l i d a d e do outro, que a limita. E n t ã o , n e s t e m u n d o de relações com o outro, quando falo no eu, falo no alter ego, o eu e o eu que é o outro (SADALA, 1995).

O mundo n a m i n h a consciência, portanto, assim como o mundo na consciência do outro, não é um mundo particular. O meu mundo r e s u l t a da m i n h a percepção do mundo, e da percepção de mim no mundo pelo outro, e da percepção que t e n h o do outro, r e s u l t a n d o n u m a

subjetividade objetividade, que Merleau Ponty chama

de intersubjetividade. A constituição do m u n d o de relações, p o r t a n t o , é u m fenômeno i n t e r s u b j e t i v o (MERLEAU PONTY, 1945).

N e s t a condição de ser-em-situação, n u m mundo de relações j á dado, a universalidade do outro me leva a u m a operação seletiva p a r a a adaptação à situação. Cada corpo, com s u a e s t r u t u r a própria, seleciona suas formas de adaptação, que nunca se repetem, nem com os outros, n e m com ele próprio em outros momentos e o u t r o s l u g a r e s . No m o v i m e n t o c o n t í n u o d e transformação.

R e p r o d u z i m o s a q u i , em t r a d u ç ã o l i v r e , a descrição do diálogo, como o vê MERLEAU PONTY (1945, p.81):

(3)

A alteridade: o outro como critério María Lúcia Araújo Sadala

Pensamos que esta descrição é tão completa que, ao l ê - l a , é possível compreender como, a p a r t i r dessa relação dialogal e n t r e os h u m a n o s , foi possível a constituição d a linguagem * c u l t u r a * civilização -> história.

A visão merlopontiana da alteridade - que ele chama intersubjetividade - pode ser complementad a por visões similares de outros a u t o r e s , ampliando a compreensão do conceito p a r a os aspectos políticos, morais e éticos, conforme está descrito a seguir.

VIDAL (1979) considera que a alteridade corrige u m a visão individualista e a b s t r a t a do personalismo, resgata o sujeito real concreto p a r a a moral e p e r m i t e -lhe viver em mediação política.

T a m b é m p a r a Levinas (citado em CORRÊA, 1993), n a relação com o outro, n a comunicação com ele, cria-se a consciência moral dos sujeitos: o homem sai de si mesmo pela c h a m a d a exterior do outro, que o desvela e convoca à luz. Ainda, de acordo com o mesmo autor, o outro consiste no meu limite: me obriga a retroceder de i n v a d i - l o . "Ele é a m o r t e d a s m i n h a s expansões ingênuas e me inverte no recuo do remorso e n a t e n t a t i v a de velamento da vergonha". É o convite a nascer de novo. Daí o nascimento da justiça: d a r a cada u m o que lhe é de direito (SUSIN, 1987).

P a r a D U S S E L ( 1 9 8 7 ) , o outro se m o s t r a ou aparece como u m a revelação (epifania), como q u e m provoca e exige justiça. Este outro é o outro sexuado, o outro discriminado, o outro político, o outro estrangeiro, etc. O outro diferente que me obriga a novas atitudes e reflexões.

Aqui nos aproximamos das questões políticas e éticas e morais. É o outro que nos t r a z essas questões. É diante do outro que sou chamado p a r a essas questões. E n t ã o é diante do outro que se constituem as questões éticas e morais.

Chegamos e n t ã o à s relações d a Ética com a alteridade. CORRÊA (1993) traz à discussão a inclusão do critério de alteridade como fundamental n a aplicação dos 3 c r i t é r i o s d a B i o é t i c a : beneficência (e não

maleficencia), autonomia e justiça. U m posicionar-se

dos profissionais da s a ú d e contemplando o outro - o paciente - não m a i s como u m paciente (ser passivo e sofredor, incapaz), m a s como u m s e m e l h a n t e , n u m a relação simétrica (ou o m a i s próximo que possa ser), n a qual ambos se contemplam como seres h u m a n o s únicos. Diríamos a relação dialógica, segundo BUBER (1979). Na v e r d a d e , a fundamentação dos 3 critérios n a a l t e r i d a d e t r a n s f o r m a a p r á t i c a da assistência: p a s s a - s e a atribuir ao paciente tudo que lhe é de direito e dever e, mais que isso, a s u a participação ativa, como fundamento. Sendo u m a relação simétrica, t a m b é m o profissional é contemplado: a p a r e n t e m e n t e tendo de a m p l i a r s u a s a t i v i d a d e s e p r e p a r a r - s e m a i s a d e q u a d a m e n t e ; e m c o n t r a p a r t i d a , n a r e l a ç ã o profissional se colocará de forma m a i s a u t ê n t i c a ,

t a m b é m protegido pelos mesmos critérios da Bioética: beneficência, autonomia, justiça.

N a p r á t i c a p r o f i s s i o n a l , p e n s a m o s q u e t a r d i a m e n t e a h u m a n i d a d e d e s p e r t o u - m a s enfim d e s p e r t o u - p a r a a s q u e s t õ e s d a a l t e r i d a d e . N ã o passivamente. Resultou de l u t a s históricas das classes sociais desprotegidas, h á longo tempo. A p e n a s agora, em fins do milênio, se fala nos direitos do paciente como cidadão. T a m b é m r e s u l t o u de u m a solicitação do p r o g r e s s o c i e n t í f i c o . H á q u e se p r e p a r a r e m a s sociedades p a r a as situações espantosas p a r a o homem c o m u m : t r a n s p l a n t e s , c l o n a g e m de s e r e s v i v o s ,

recriação d a n a t u r e z a . E a visão a s s u s t a d o r a de u m

p l a n e t a v i r t u a l m e n t e d e s t r u í d o . T a i s s i t u a ç õ e s e x t r e m a s a c i r r a m os conflitos relacionais e exigem posicionamentos críticos.

N a E n f e r m a g e m as r e p e r c u s s õ e s d a utilização do critério d a a l t e r i d a d e fazem-se s e n t i r d i r e t a m e n t e n a p r á t i c a da assistência, p a r t i c u l a r m e n t e no que se refere à questão da autonomia - momento no qual enfim se reconhece que o paciente é dono do seu próprio corpo, e sujeito do seu cuidado. Porém, n a nossa visão, o critério da alteridade, aceito e incorporado formalmente, m o s t r a - s e muito vulnerável no confuso e contraditório universo d a s relações h u m a n a s , d e n t r o do contexto desigual d a assistência à s a ú d e no nosso país.

Porém h á que se reconhecer: é u m movimento em direção à evolução das práticas de saúde, e à conscientização dos profissionais em relação às questões éticas.

R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S

BUBER, M. E u e t u . São Paulo, Cortez/ Moraes, 1979.

CHAUI, M. C o n v i t e à f i l o s o f i a . São Paulo, Ática, 1997.

CORRÊA, F. A. A a l t e r i d a d e c o m o c r i t é r i o f u n d a m e n t a l e e n g l o b a n t e d a B i o é t i c a . C a m p i n a s , 1 9 9 3 . 2 3 9 p . T e s e (Doutorado) UNICAMP-SP

D U S S E L , H. Ética da libertação. (Hipóteses f u n d a m e n t a i s ) . C o n c i l i u m , v. 192, n. 2, p. 83, 1984.

MERLEAU PONTY, M. P h é n o m é n o l o g i e d e l a p e r c e p t i o n , Paris, Gallimard, 1945.

SADALA, M. L. A. E s t a r c o m o p a c i e n t e : a possibilidade de uma maneira autêntica de cuidar. São Paulo, 1995. 235p. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo.

SGRECCIA, E. M a n u a l d e b i o é t i c a 1. Fundamentos e ética biomédica. São Paulo, Loyola, 1996.

SUSIN, L. C. O esquecimento do "outro"na história do ocidente. R e v . E c l e s . B r a s . , v. 47, p. 8 2 0 - 3 8 , 1987.

Referências

Documentos relacionados

Os experimentos com a fração hexânica nas doses de 15mg/kg, 30mg/kg e 60mg/kg apresentaram reduções respectivamente de 11,9%,, 29,8%, 8,4% nas contorções abdominais induzidas

Sob minha orientação e intitulado “A chegada da televisão nas planícies pantaneiras: da compra de aparelhos às primeiras transmissões da TV Morena para

Verifica-se uma boa taxa de concretização dos objetivos relativos a esta área, no entanto, a indisciplina revelou-se como uma área em que não foram atingidos os objetivos

Neste contexto, nanopartículas magnéticas de óxido de ferro foram preparadas através da técnica de coprecipitação homogênea sonoquimicamente assistida, usando-se dois

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Resultados obtidos nos levantamentos efetuados apontam para a possibilidade de se complementar a metodologia para avaliação de pavimentos atualmente disponível no Brasil através do

 O desempenho na Tarefa de reconhecimento de palavras com interferência semântica teve uma baixa correlação com os desempenhos nas tarefas que avaliaram a

Nos últimos 30 dias, quantas vezes você ajudou, lembrou ou insistiu com (Nome) para ele(a) se ocupar com alguma coisa, não ficar à toa, usar o seu tempo para fazer alguma coisa,